Entidade representa as empresas do segmento de hoteis, bares, lazer e serviços e elaborou propostas a partir de dados colhidos com associados
A melhoria da infraestrutura voltada à recepção de visitantes é o ponto mais crítico na percepção do turismo pelo trade da Capital, segundo pesquisa realizada pelo Destino Floripa & Região com os seus associados. Com 20 anos de atuação pelo desenvolvimento do turismo, a entidade elaborou um dossiê com dados e propostas concretas colhidos junto aos diversos segmentos que compõem o setor, entregue aos candidatos a prefeito de Florianópolis.
“Tivemos um olhar mais abrangente, pontuando não apenas os problemas do trade, mas em especial aqueles que impactam a vinda de turistas para a cidade”, explica o presidente da entidade, Mario Costa Junior. A entrega do documento em reunião presencial ocorreu com a candidata a vice-prefeita na chapa de Dário Berger, Maria Cláudia, com o candidato Marquito, com o candidato Pedrão e com o candidato Topázio – a entidade ficou aguardando os demais disponibilizarem data.
“Nosso objetivo é que esse estudo sirva de base para a formulação de propostas concretas, aprimorando a promoção do destino e a infraestrutura turística. E que resulte também no fortalecimento das políticas públicas voltadas ao setor e na promoção de um ambiente favorável ao crescimento e à maximização dos benefícios econômicos do turismo para a cidade”, complementa Mario.
Falta de infraestrutura, como banheiros nas praias, vias de acesso adequadas e equipamentos turísticos, é o principal ponto fraco da cidade, apontado por 31% dos associados do Detsino Floripa & Região, e é também o tipo de apoio da gestão municipal mais importante para 64,1% deles. Ainda, o investimento em infraestrutura turística é a ação prioritária para 84,6% dos participantes da pesquisa, seguido de promoção turística nacional e internacional (76,9%) e do incentivo à criação de novos equipamentos e atrações turísticas (64,1%).
Outro ponto central destacado pelos participantes é a importância da diversificação de atrações turísticas, para que Florianópolis não dependa exclusivamente de suas praias e consiga atrair visitantes durante todo o ano. “A criação de novas atrações, como espaços culturais e estruturas para eventos indoor, surge como uma das maiores necessidades, apontada por mais de 30% dos associados”, contabiliza o documento. As belezas naturais são o ponto mais forte da cidade (28%), seguida de infraestrutura privada, com destaque para o novo aeroporto e rede hoteleira diversificada (26%), de gastronomia local, cultura e patrimônio histórico (13%).
Sugestões do trade turístico
A principal sugestão para contornar os problemas apontados na pesquisa é a melhoria da comunicação entre o poder público e o trade turístico (resposta de 26%), construindo soluções debatidas com o setor e por intermédio de parcerias público-privadas, consideradas por 15% a maneira mais eficaz de impulsionar o desenvolvimento turístico.
O desenvolvimento de novas atrações que complementem as praias e melhorem a mobilidade urbana, para tornar a cidade mais atrativa para turistas o ano todo, foi indicada por 26%. Os associados da entidade também sugerem como crucial a seleção de gestores para a área com conhecimento técnico e dedicação ao setor, além de um planejamento estratégico de longo prazo, que transcenda as trocas de gestão e promova a continuidade dos projetos turísticos (15%).
Outras sugestões incluem a criação de uma secretaria exclusiva para o turismo (6%), a manutenção de planos e implementação de políticas existentes (6%), e a necessidade de transparência e eficiência na gestão (6%).
Quais os principais problemas que têm impacto negativo no turismo em Florianópolis?
74,4% > Mobilidade urbana deficiente
48,7% > Falta de planejamento estratégico
48,7% > Escassez de novos serviços e produtos turísticos
43,6% > Infraestrutura turística inadequada
43,6% > Falta de promoção turística eficiente
28,2% > Falta de mão de obra qualificada
20,5% > Saneamento básico e degradação ambiental
12,8% > Elevados custos para turistas
2,6% > Falta de um porto para atracação de navios
Quais os principais pontos fortes do turismo em Florianópolis?
28% > belezas naturais, incluindo praias, trilhas e paisagens preservadas
26% > infraestrutura, com destaque para o aeroporto renovado, a rede hoteleira diversificada e os serviços de qualidade
13% > gastronomia local, com ampla variedade de opções culinárias que complementam a experiência do turista
13% > a rica herança cultural e o patrimônio histórico
10% > segurança, com confiança no ambiente que a cidade oferece
5% > o engajamento e a resiliência do trade turístico
Quais os principais pontos fracos do turismo em Florianópolis?
31% > falta de infraestrutura, como banheiros nas praias, vias de acesso adequadas e equipamentos turísticos
19% > mobilidade urbana, incluindo problemas de trânsito e transporte
17% > falta de investimentos e apoio público ao turismo, ausência de inovações e falta de fiscalização
8% > burocracia e entraves legais, que dificultam o progresso e a aprovação de novos projetos
6% > sazonalidade, ou seja, a falta de atrativos durante o ano todo
6% > a capacitação e qualificação do pessoal em serviços turísticos
Quais ações a futura gestão pública municipal deve priorizar para melhorar o turismo em Florianópolis?
84,6% > Investimento em infraestrutura turística
76,9% > Promoção turística nacional e internacional
64,1% > Incentivo à criação de novos equipamentos e atrações turísticas
53,8% > Fomento à eventos turísticos de medio e grande porte
41% > Capacitação e Treinamento para Profi ssionais do Setor
7,7% > Conservação e manutenção de pontos turísticos
7,7% > Melhoria na segurança pública em áreas turísticas
FONTE: Pesquisa “Percepção e Proposições dos Associados para o Turismo em Florianópolis”, realizada em julho de 2024 pelo Destino Floripa & Região