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Mini Mundo, de Gramado, recebe três prédios icônicos símbolos do Rio de Janeiro

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A partir deste sábado (5) o Rio de Janeiro passa a fazer parte do Mini Mundo com um espaço composto por três prédios icônicos da capital carioca.

A nota enviada o DIÁRIO informa que o lançamento integra as comemorações de 40 anos do Mini Mundo, primeiro parque temático de Gramado. As novas réplicas apresentadas são a Câmara Municipal, também conhecida como Palácio Pedro Ernesto, a Biblioteca Nacional e o Theatro Municipal – construções que originalmente estão localizadas na região da Cinelândia.

Obras relevantes e icônicas

A importância histórica e a arquitetura rica em detalhes são alguns dos critérios que contribuíram para a escolha dos prédios. No processo de definição das réplicas, o Mini Mundo busca obras relevantes e icônicas, que também façam sentido dentro do contexto geral da cidade em miniatura. Elas sempre atendem aos critérios do “plano diretor”, além de contribuir para o urbanismo de forma sustentável.

O parque está fechado nesta semana para a preparação dos lançamentos e reabrirá com funcionamento normal a partir de sábado (5/10), momento em que os visitantes voltam a acessar o Mini Mundo pelo tradicional castelo de entrada, revitalizado e ampliado. Para garantir o ingresso e conhecer todas as novidades basta acessar o site www.minimundo.com.br ou o Instagram @minimundogramado.

Perú Mucho Gusto terá 145 expositores este ano

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Perú Mucho Gusto: A feira que reúne os sabores do Peru em um só lugar

A edição 2024 do Perú Mucho Gusto Lima será realizada na capital peruana de 31 de outubro a 3 de novembro e promete ser um evento culinário de grande envergadura. Trata-se da maior feira gastronômica do Peru, que celebra a riqueza e a diversidade da culinária peruana, que nos últimos anos ganhou vários reconhecimentos internacionais.

Neste evento, organizado pela Comissão de Promoção do Peru para Exportação e Turismo (PROMPERÚ), os visitantes poderão desfrutar de uma incrível variedade de pratos das 25 regiões do Peru, da costa, da zona andina e da selva. É uma oportunidade única para provar uma ampla gama de sabores e tradições culinárias peruanas, em um só lugar.
Durante os quatro dias da feira, cujo ingresso é gratuito, serão oferecidas delícias preparadas com ingredientes locais e técnicas tradicionais transmitidas ao longo dos anos, como o ceviche fresco da costa, a pachamanca da região andina e os exóticos manjares da Amazônia.

Também serão oferecidas bebidas e sobremesas que prometem encantar os paladares mais exigentes.

Sob o lema “Sabores com História”, este ano o evento reunirá 145 expositores de gastronomia, turismo, artesanato e produtos, que estarão distribuídos em áreas temáticas. Na seção de restaurantes, haverá mais de 40 estabelecimentos gastronômicos com propostas variadas e requintadas. Na área de bebidas, será possível encontrar estandes de coquetéis, cerveja artesanal e refrigerantes. Os amantes de doces poderão aproveitar diversos estandes dedicados a sobremesas peruanas e sorvetes artesanais. Já na seção de panificação artesanal, mestres padeiros mostrarão suas criações.

Haverá também um mercado com a participação de produtores de várias regiões do Peru, onde será possível conhecer os diversos insumos peruanos que enriquecem sua gastronomia. Na área de artesanato, artesãos de diferentes regiões do país exibirão e venderão seus produtos feitos à mão, e a PROMPERÚ terá estandes informativos onde fornecerá detalhes sobre destinos turísticos peruanos.

Além disso, haverá uma agenda repleta de entretenimento, que inclui shows musicais, ativações, aulas de culinária, danças regionais e muitas surpresas, oferecendo ao público uma experiência inesquecível.
A feira Perú Mucho Gusto Lima, que acontecerá na Explanada da Costa Verde, no distrito de Magdalena del Mar, é uma plataforma essencial para promover a gastronomia regional e nacional peruana, um local onde será possível encontrar os autênticos sabores do Peru. Por tudo isso, esta feira espera se consolidar como um dos principais eventos gastronômicos da América Latina.

História do Perú Mucho Gusto

Perú Mucho Gusto é um evento gastronômico gratuito organizado pela PROMPERÚ. Desde 2009, foram realizadas 25 edições em 11 regiões diferentes do país, atraindo milhares de participantes, tanto nacionais quanto estrangeiros. A edição em Lima será a 26ª.
Em 2023, foram realizadas três edições nas cidades peruanas de Tumbes, Tacna e Lima, que reuniram mais de 135 mil participantes que se deleitaram com a grande variedade e o sabor da gastronomia peruana.

Além disso, é importante destacar que o Perú Mucho Gusto Lima continuará com o foco em sustentabilidade e será um evento neutro em carbono. Por isso, na feira haverá estações de reciclagem, utensílios biodegradáveis, além de lixeiras para coleta e processamento de resíduos recicláveis e orgânicos.

Dados do Evento:
Datas: De 31 de outubro a 3 de novembro
Horário: Das 10:00 às 21:00 horas
Local: Explanada da Costa Verde, distrito de Magdalena del Mar, Lima
Site: https://perumuchogusto.com/Lima/

Campos do Jordão lança Natal dos Sonhos; confira a programação

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Atividades foram lançadas hoje durante encontro com operadoras de Turismo no estúdio da Mauricio de Sousa Produções

O Natal dos Sonhos do Parque Capivari, em Campos do Jordão, terá como tema deste ano a Turma da Mônica. A programação foi apresentada nesta terça-feira (1º) a operadoras de turismo em um evento realizado no estúdio da Mauricio de Sousa Produções, em São Paulo. Participaram as operadoras Azul, Befly, BestBuy Travel, CVC Corp, Diversa, eHTL, Europlus, Interep, New Age, Orinter, Viagens Promo e Zarpo, que, na ocasião, puderam conhecer mais sobre as atividades oferecidas no evento que deve atrair muitas famílias para a cidade mais alta do Brasil.

A partir de 8 de novembro, a decoração da Turma da Mônica estará presente para alegrar crianças e adultos, moradores e visitantes. O Natal dos Sonhos do Parque Capivari, em parceria com a Fundação Lia Maria Aguiar, visa oferecer um espetáculo de decoração natalina, unindo a magia dos personagens com experiências para toda a família. O objetivo é atrair mais visitantes e transformar o Natal local em uma referência nacional de celebração.

A programação contará com uma escultura em 3D da Mônica, com 4 metros de altura e iluminada, criando um cenário ideal para fotos. Haverá também uma árvore de Natal de 15 metros de altura, parte de um espetáculo sincronizado de luzes e música. A decoração temática da Turma da Mônica se espalhará por todo o parque, trazendo personagens e cenários que criarão uma atmosfera cheia de cor.

Os visitantes poderão participar, nos dias 7, 14 e 21 de dezembro (sábados) de um encontro com os personagens com cinco personagens da Turma da Mônica, em trajes natalinos, além de interagir com o Papai Noel e seus ajudantes em um ambiente especial para fotos e momentos em família. Uma passarela de luzes, repleta de cores e elementos da Turma da Mônica, também irá compor o cenário, celebrando o encanto do evento e convidando o público para muitos registros na câmera ou no celular.

Ainda tem mais! O palco principal do Parque Capivari será o cenário de apresentações com espetáculos gratuitos da Fundação Lia Maria Aguiar até o dia 22 de dezembro, levando performances artísticas para o público. Além disso, os visitantes poderão vivenciar a magia de um Natal com neve artificial, tornando a experiência ainda mais especial.

Rafael Montenegro, diretor do Parque Capivari; Mauricio de Sousa, cartunista e empresário brasileiro; e Sidney Isidro, presidente do Comtur e representante do Consórcio Aproveite Campos do Jordão - Foto: Divulgação
Rafael Montenegro, diretor do Parque Capivari; Mauricio de Sousa, cartunista e empresário brasileiro; e Sidney Isidro, presidente do Comtur e representante do Consórcio Aproveite Campos do Jordão – Foto: Divulgação

Sidney Isidro, presidente do Conselho Municipal de Turismo de Campos do Jordão e representante do Consórcio Aproveite Campos do Jordão, comentou sobre a iniciativa e destacou a importância de trabalhar com operadoras na divulgação da cidade. “Campos do Jordão tem um compromisso com o turismo de qualidade, oferecendo eventos e atrações culturais ao longo de todo o ano e para visitantes de todas as idades. A parceria com as operadoras é fundamental para potencializar a divulgação do destino, permitindo que mais turistas tenham acesso a nossas experiências”.

Rafael Montenegro, diretor do Parque Capivari, comentou sobre os resultados alcançados e as expectativas para o Natal dos Sonhos. “Neste ano, já recebemos 3,4 milhões de visitantes no parque, e a expectativa é que entre novembro e dezembro recebamos 800 mil visitantes, contra 500 mil no mesmo período no ano passado. Com o Natal dos Sonhos, esperamos proporcionar uma experiência inesquecível, que encante e traga momentos encantadores para as famílias. Estamos preparando um evento especial para que todos possam aproveitar ao máximo essa celebração”.

Rafael também explicou a escolha da Turma da Mônica para o primeiro Natal temático do Capivari. “Os seus personagens criam memórias afetivas que atravessam gerações. A Mônica, o Cebolinha e toda a turma fazem parte da infância de muitas pessoas, e trazer esses personagens para o Parque Capivari é uma forma de resgatar momentos especiais que marcam a vida das famílias”, afirma.

O Natal da Turma da Mônica no Parque Capivari começa no dia 8 de novembro e vai até 30 de dezembro.

Destino Floripa & Região apresenta estudo com demandas e soluções para o turismo

Entidade representa as empresas do segmento de hoteis, bares, lazer e serviços e elaborou propostas a partir de dados colhidos com associados

A melhoria da infraestrutura voltada à recepção de visitantes é o ponto mais crítico na percepção do turismo pelo trade da Capital, segundo pesquisa realizada pelo Destino Floripa & Região com os seus associados. Com 20 anos de atuação pelo desenvolvimento do turismo, a entidade elaborou um dossiê com dados e propostas concretas colhidos junto aos diversos segmentos que compõem o setor, entregue aos candidatos a prefeito de Florianópolis.

“Tivemos um olhar mais abrangente, pontuando não apenas os problemas do trade, mas em especial aqueles que impactam a vinda de turistas para a cidade”, explica o presidente da entidade, Mario Costa Junior. A entrega do documento em reunião presencial ocorreu com a candidata a vice-prefeita na chapa de Dário Berger, Maria Cláudia, com o candidato Marquito, com o candidato Pedrão e com o candidato Topázio – a entidade ficou aguardando os demais disponibilizarem data.

“Nosso objetivo é que esse estudo sirva de base para a formulação de propostas concretas, aprimorando a promoção do destino e a infraestrutura turística. E que resulte também no fortalecimento das políticas públicas voltadas ao setor e na promoção de um ambiente favorável ao crescimento e à maximização dos benefícios econômicos do turismo para a cidade”, complementa Mario.

Falta de infraestrutura, como banheiros nas praias, vias de acesso adequadas e equipamentos turísticos, é o principal ponto fraco da cidade, apontado por 31% dos associados do Detsino Floripa & Região, e é também o tipo de apoio da gestão municipal mais importante para 64,1% deles. Ainda, o investimento em infraestrutura turística é a ação prioritária para 84,6% dos participantes da pesquisa, seguido de promoção turística nacional e internacional (76,9%) e do incentivo à criação de novos equipamentos e atrações turísticas (64,1%).

Outro ponto central destacado pelos participantes é a importância da diversificação de atrações turísticas, para que Florianópolis não dependa exclusivamente de suas praias e consiga atrair visitantes durante todo o ano. “A criação de novas atrações, como espaços culturais e estruturas para eventos indoor, surge como uma das maiores necessidades, apontada por mais de 30% dos associados”, contabiliza o documento. As belezas naturais são o ponto mais forte da cidade (28%), seguida de infraestrutura privada, com destaque para o novo aeroporto e rede hoteleira diversificada (26%), de gastronomia local, cultura e patrimônio histórico (13%).

Sugestões do trade turístico

A principal sugestão para contornar os problemas apontados na pesquisa é a melhoria da comunicação entre o poder público e o trade turístico (resposta de 26%), construindo soluções debatidas com o setor e por intermédio de parcerias público-privadas, consideradas por 15% a maneira mais eficaz de impulsionar o desenvolvimento turístico.

O desenvolvimento de novas atrações que complementem as praias e melhorem a mobilidade urbana, para tornar a cidade mais atrativa para turistas o ano todo, foi indicada por 26%. Os associados da entidade também sugerem como crucial a seleção de gestores para a área com conhecimento técnico e dedicação ao setor, além de um planejamento estratégico de longo prazo, que transcenda as trocas de gestão e promova a continuidade dos projetos turísticos (15%).

Outras sugestões incluem a criação de uma secretaria exclusiva para o turismo (6%), a manutenção de planos e implementação de políticas existentes (6%), e a necessidade de transparência e eficiência na gestão (6%).

Quais os principais problemas que têm impacto negativo no turismo em Florianópolis?

74,4% > Mobilidade urbana deficiente
48,7% > Falta de planejamento estratégico
48,7% > Escassez de novos serviços e produtos turísticos
43,6% > Infraestrutura turística inadequada
43,6% > Falta de promoção turística eficiente
28,2% > Falta de mão de obra qualificada
20,5% > Saneamento básico e degradação ambiental
12,8% > Elevados custos para turistas
2,6% > Falta de um porto para atracação de navios

Quais os principais pontos fortes do turismo em Florianópolis?

28% > belezas naturais, incluindo praias, trilhas e paisagens preservadas
26% > infraestrutura, com destaque para o aeroporto renovado, a rede hoteleira diversificada e os serviços de qualidade
13% > gastronomia local, com ampla variedade de opções culinárias que complementam a experiência do turista
13% > a rica herança cultural e o patrimônio histórico
10% > segurança, com confiança no ambiente que a cidade oferece
5% > o engajamento e a resiliência do trade turístico

Quais os principais pontos fracos do turismo em Florianópolis?

31% > falta de infraestrutura, como banheiros nas praias, vias de acesso adequadas e equipamentos turísticos
19% > mobilidade urbana, incluindo problemas de trânsito e transporte
17% > falta de investimentos e apoio público ao turismo, ausência de inovações e falta de fiscalização
8% > burocracia e entraves legais, que dificultam o progresso e a aprovação de novos projetos
6% > sazonalidade, ou seja, a falta de atrativos durante o ano todo
6% > a capacitação e qualificação do pessoal em serviços turísticos

Quais ações a futura gestão pública municipal deve priorizar para melhorar o turismo em Florianópolis?

84,6% > Investimento em infraestrutura turística
76,9% > Promoção turística nacional e internacional
64,1% > Incentivo à criação de novos equipamentos e atrações turísticas
53,8% > Fomento à eventos turísticos de medio e grande porte
41% > Capacitação e Treinamento para Profi ssionais do Setor
7,7% > Conservação e manutenção de pontos turísticos
7,7% > Melhoria na segurança pública em áreas turísticas

FONTE: Pesquisa “Percepção e Proposições dos Associados para o Turismo em Florianópolis”, realizada em julho de 2024 pelo Destino Floripa & Região

Palladium Hotel Group anuncia nova executiva de vendas

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Letícia de Souza Mutuberria passou pela Total Linhas Aéreas e tem experiência em hotelaria

O Palladium Hotel Group anuncia a chegada da nova Executiva de Contas, Letícia de Souza Mutuberria, que atuará nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Com ampla experiência no setor de turismo e hotelaria, a nova integrante começou sua carreira na Total Linhas Aéreas (hoje Azul) e consolidou sua trajetória em importantes redes hoteleiras, como o Hotel Bourbon e o Alven Palace Hotel.

Formada em Turismo e Hotelaria pelo Centro Universitário do Triângulo (UNITRI) e com pós-graduação em Gestão Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC), Leticia traz uma rica bagagem de experiências em áreas como hospitalidade hospitalar, marketing farmacêutico e, mais recentemente, na gestão de clínicas veterinárias.

Agora, seu foco está em fortalecer a presença do Grupo Palladium nessas regiões, superando metas e proporcionando atendimento de excelência. Com entusiasmo, ela encara o desafio de contribuir para o crescimento da empresa, oferecendo experiências memoráveis aos clientes.

“Estou empolgada com meu trabalho com o Palladium, creio que terei a chance de explorar novas estratégias de mercado e aprofundar meu relacionamento com clientes e parceiros. Sem contar que o ambiente dinâmico da empresa está alinhado com meus objetivos de crescimento e desenvolvimento profissional”, comenta animada. Letícia será responsável pelos estados: Minas, Goiás, Rio de Janeiro e Espírito Santo e Mato Grosso e se reportará à diretoria comercial Brasil.

Sobre Palladium Hotel Group 

O Palladium Hotel Group é uma cadeia hoteleira espanhola com mais de 50 anos de experiência, pertencente ao Grupo Empresas Matutes (GEM). O grupo opera mais de 40 hotéis e mais de 13.000 quartos, distribuídos em sete países: Espanha, México, República Dominicana, Jamaica, Itália, Brasil e Estados Unidos, e gerencia 9 marcas: TRS Hotels, Grand Palladium Hotels & Resorts, Palladium Hotels, Fiesta Hotels & Resorts, Ushuaïa Unexpected Hotels, Only YOU Hotels, BLESS Collection Hotels, a marca Hard Rock Hotels sob licença com três hotéis em Ibiza, Tenerife e Marbella e a marca efêmera 45 Times Square Hotel. O Palladium Hotel Group é conhecido por sua filosofia de atenção à sua equipe humana e por oferecer aos seus clientes um alto nível de qualidade em seus produtos e serviços. Saiba mais em: www.palladiumhotelgroup.com

926 turistas passam mal e processam hotéis de luxo em Cabo Verde, na África

O problema havia sido constatado em outro momento em hotéis de Cabo Verde, país africano

926 pessoas enfrentaram uma infecção estomacal em Cabo Verde, país insular da África. A situação levou os viajantes a processarem os hotéis de luxo onde estavam hospedados.

Conforme indicado em matéria do jornal O Globo, as pessoas que fizeram seus relatos descreveram sintomas semelhantes, como vômitos e diarreia. Em alguns casos, os hóspedes foram diagnosticados com infecções bacterianas, por Shigella e Salmonela.

Segundo a publicação The Telegraph, muitos hóspedes foram hospitalizados e incapazes de sair dos quartos por dias.

Confinado em hotel em Cabo Verde

Um dos casais afetados, Cordelia Plummer e Ian Waller, esteve em um hotel cinco estrelas na ilha de Sal durante uma viagem de duas semanas no mês de julho. Plummer, que pagou US$ 5.800 (cerca de R$ 31.524) pela estadia com tudo incluído, relatou ter ficado doente por uma semana, com sintomas que a mantiveram confinada ao quarto.

“Foi a pior doença e diarreia que já tive”, afirmou Plummer, ao falar que o que deveria ser as “férias dos sonhos” se transformou em um pesadelo. Após retornar ao Reino Unido, seu médico suspeitou de Shigella.

O advogado Jatinder Paul, que representa os turistas, expressou preocupação com o aumento do número de casos: “O grande volume de clientes que continuamos a ver se apresentando depois de terem adoecido durante estadias em Cabo Verde nos últimos três anos é incrivelmente preocupante.”

Fonte: O Globo

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Azul reforça sua operação e terá mais de 3 mil voos extras na temporada de verão

Companhia aumentou em cerca de 12% a quantidade de voos e assentos ofertados, em relação ao ano passado

A Azul terá 3.048 voos extras durante a alta temporada de verão, entre 16 de dezembro de 2024 e 2 de fevereiro de 2025. O aumento foi de 12% na comparação com o ano passado, quando foram realizados 2.705 voos extras. Ao todo, entre regulares, voos extras e dedicados da Azul Viagens, a Companhia terá 43,3 mil voos na temporada, incluindo novos voos internacionais.

“Esse aumento será muito importante para comportar a demanda, oferecer novas possibilidades de rotas e conexões diretas, além de ser essencial para que, mesmo com a alta procura, os preços se mantenham acessíveis. Teremos uma oferta de cerca de 460 mil assentos a mais na alta temporada, em comparação ao último verão”, afirma Vitor Silva, gerente geral de Malha, Planejamento Estratégico e Alianças da Azul.

Mais voos para o Nordeste e Sudeste

As duas regiões que mais receberão voos serão o Sudeste e o Nordeste. O primeiro se destaca por ser uma importante origem e ter dois dos principais hubs da Azul no Brasil, Viracopos e o BH Airport, em Campinas (SP) e Belo Horizonte (MG), respectivamente, responsáveis por conectar as diferentes regiões do país, e serão os aeroportos que mais terão pousos e decolagens no período.

Ao todos serão 1.471 voos na região, que contempla os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Já o Nordeste é a região mais procurada como destino de férias, recebendo 1.159 voos durante o período, com destaque para Recife, Maceió e Porto Seguro, as cidades que mais terão voos.

Os aeroportos mais movimentados no período serão os hubs de Viracopos, em Campinas (SP), Confins – BH Airport (MG) e Recife (PE), importantes para a conexão dos clientes com os mais de 160 destinos atendidos pela Azul.

Novas rotas nacionais

A alta temporada contará com 10 rotas diretas inéditas, como entre o aeroporto de Guarulhos e Ilhéus (BA), além de Navegantes, que contará com voos direto para Recife (PE), Vitória (ES) e Rio de Janeiro (RJ).

Voos na madrugada na alta temporada

Outra novidade serão os voos extras que acontecerão em Campinas durante a madrugada, nos dias 21 e 28 de dezembro de 2024, e 4, 6, 11 e 13 de janeiro de 2025. Ao todo, serão 68 decolagens durante a madrugada nesse período, com destino aos aeroportos de Brasília
(DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Galeão (RJ), Goiânia (GO), Londrina (PR), Presidente Prudente (SP), Ribeirão Preto (SP), São José do Rio Preto (SP), Uberlândia (MG) e Chapecó (SC).

GRÁFICO DT

Novas rotas internacionais

Campinas – Punta del Este – Além do reforço nos voos domésticos, a Azul iniciará operação de Campinas para Punta del Este, famoso destino de férias no litoral do país vizinho, de 18 de dezembro de 2024 a 2 de fevereiro de 2025. Os voos de Campinas (SP) para Punta del Este acontecerão sempre às quartas e aos domingos, saindo às 9h25 de Campinas e chegando às 11h55 no balneário. O retorno acontece às 13h10, com chegada prevista às 15h40.

Florianópolis – Montevidéu – A companhia oferecerá ainda um voo direto entre Florianópolis e Montevidéu, na capital uruguaia, de 16 de dezembro de 2024 a 7 de março de 2025. Os voos de Florianópolis (SC) para Montevidéu acontecerão às segunda e sextas-feiras, decolando às 12h de Florianópolis e pousando às 13h55 em Montevidéu. Já a volta acontece às 15h10, chegando às 16h55 na capital catarinense.

Ambas as operações serão realizadas em aeronaves Embraer E2, com capacidade para 136 clientes.

Voos extras para Orlando – Com seus famosos parques de diversão, lojas e muito entretenimento, a cidade de Orlando, um dos destinos de férias mais procurados pelos brasileiros nos Estados Unidos, terá voos extras da Azul saindo de Viracopos no próximo
verão. Entre 16 e 23 de novembro deste ano, além do voo operado diariamente, haverá um voo extra aos sábados. Já partir de 30 de novembro, a frequência extra passa a ser diária, e os clientes contarão com duas saídas por dia de Campinas.

ANAC oferece cursos gratuitos em manutenção aeronáutica; inscreva-se

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Além da oferta de bolsas de estudo para jovens e adultos da rede pública de ensino, os cursos são uma oportunidade de inclusão social e diversificação do setor aeronáutico brasileiro

Alunos do ensino médio de escolas da rede pública poderão se candidatar a vagas e bolsas de estudo para dois cursos técnicos em manutenção aeronáutica. A iniciativa é uma parceria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) com o Serviço Social do Transporte (Sest), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e o Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de fomentar a formação de profissionais para o modal aéreo, de acordo com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

As inscrições poderão ser feitas até o dia 5 de outubro, por formulário eletrônico e todas as regras estão dispostas em edital.

Como são os cursos gratuitos em manutenção aeronáutica

As aulas serão realizadas de forma presencial na unidade de Samambaia, em Brasília (DF), com início previsto para o dia 11 de novembro de 2024, com vagas para o curso técnico em Manutenção Aeronáutica em Grupo Motopropulsor, que será realizado no período da manhã, das 8h às 12h, e para o curso técnico em Manutenção Aeronáutica em Célula, que terá aulas à noite, das 18h40 às 22h40.

Parceria da Anac com o Sest Senat e o MEC lança cursos técnicos gratuitos em manutenção aeronáutica para alunos de baixa renda
Foto: divulgação

Os cursos terão duração estimada de 24 meses, e serão ofertadas bolsas de estudos de R$ 700, como incentivo para que os alunos permaneçam e concluam os cursos.

Asas para Todos

A ação faz parte do programa Asas para Todos, da Anac, que tem como foco a promoção da equidade de gênero na aviação, garantindo que pelo menos 50% das vagas sejam destinadas a mulheres, incentivando a participação feminina nas áreas técnicas da aviação. A ação também reserva vagas para estudantes que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas, além de pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

Para mais informações, acesse o portal da Anac.

Usar o termo “Do Leme ao Pontal” não fere direitos autorais de Tim Maia

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De acordo com notícia veiculada no site Consultor Jurídico desta quarta-feira (2), o STJ entendeu que nomear bar como ‘Do Leme ao Pontal’ não fere direitos autorais de Tim Maia.

A nota, assinada pelo jornalista Danilo Vital, do Conjur, informa que o título da música “Do Leme ao Pontal”, por si só, não é objeto de proteção intelectual. E o registro dessa expressão no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) não confere exclusividade a quem a registrou.

Com essa conclusão, a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça negou provimento ao recurso especial dos herdeiros do cantor Tim Maia, morto em 1998, em uma ação contra um bar de São Paulo batizado com o título da famosa canção.

Ao STJ, o espólio alegou que, além de o termo ser protegido por direitos autorais, houve o registro da marca no INPI, o que dá fundamento autônomo para a procedência dos pedidos.

Quando analisou o caso, o Tribunal de Justiça de São Paulo afastou a pretensão da família ao destacar que o estabelecimento faz referência e homenagem à cultura carioca, e não apenas à obra do compositor.

Cultura Carioca

O ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, relator do caso, manteve essa posição. Ele destacou que, muito antes de ser título de uma música de Tim Maia, a expressão “do Leme ao Pontal” já era usada como referência a um trecho do litoral da cidade do Rio de Janeiro.

Entre a Praia do Leme, na Zona Sul da capital fluminense, e a Praia do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes, estão as praias mais famosas da cidade: Copacabana, Ipanema, Leblon, Arpoador e outras.

“Nomes e títulos, tomados isoladamente, não são objeto de proteção como direitos autorais, haja vista que a garantia se estende à integralidade da obra intelectual, considerada em seu conjunto”, explicou o ministro Cueva.

Assim, o título “Do Leme ao Pontal”, por si só, não é objeto de proteção intelectual. E a marca de mesmo nome não confere exclusividade de uso de sua parte nominativa, sendo possível que a expressão seja usada por estabelecimento comercial. (Fonte: Consultor Jurídico – Conjur)

Wet’n Wild anuncia programação especial para outubro

Wet’n Wild Celebra 26 Anos com programação especial no mês de outubro

Em outubro de 2024, o parque aquático Wet’n Wild comemora 26 anos de muita diversão com uma programação especial voltada para todas as idades. Com o slogan “O aniversário é nosso, mas quem ganha é você!”, o parque preparou uma série de atrações e promoções imperdíveis para garantir momentos inesquecíveis para seus visitantes.

Destaques da Programação

Mês gratuito para crianças de até 6 anos: (desde que acompanhados de um pagante – exceto para os dias de programação especial). Para celebrar o mês das Crianças, o Wet’n Wild traz a Bubble Party, uma festa de espuma com bolhas gigantes que prometem encantar os pequenos. A animação fica por conta da Turma da Boiadeira, que retorna após o sucesso na SuperFérias de julho, garantindo muita música, dança e brincadeiras. É um convite para as famílias aproveitarem o dia repleto de diversão.

Show de MC Daniel (19 de outubro): O show acontecerá na icônica piscina de ondas e promete agitar o público. Os ingressos para esse dia já estão à venda com opções para áreas Premium, Camarote Seco e Camarote Open Bar. Não perca a oportunidade de ver o “Falcão do Funk” ao vivo! – Horário: Abertura do parque às 10h e show às 15h – Ingressos: A partir de R$ 129,00

Promoção para Servidores Públicos (28 de outubro): servidores públicos também terão entrada gratuita, acompanhados de um pagante, para celebrar o Dia do Servidor Público. O Wet’n Wild reforça a importância desses profissionais e os convida a desfrutarem de um dia de descanso e diversão – Data: 28 de outubro de 2024 – Ingresso acompanhante: R$ 129,00.

Outubro também é mês de Eleição e o Wet´n Wild preparou uma surpresa:
“Combo vote na diversão” – Depois da Urna de Eleição, Vote na diversão! – Valor: R$ 420,00 | 4 PESSOAS (R$ 105,00 por pessoa) – Validade: 05/10/2024 e 06/10/2024.

E para finalizar, de 10 a 27 de Outubro, Smurfs no Wet!

Informações Adicionais

Durante todo o mês de outubro, crianças com até 6 anos de idade têm entrada gratuita (exceto no dia 19). Além disso, o parque oferece uma promoção especial para o show de MC Daniel, com a opção do combo Expresso Wet, que inclui transporte de ida e volta saindo do Terminal Barra Funda, em São Paulo.

Com uma estrutura completa, que inclui mais de 25 atrações, lanchonetes, vestiários, fraldários e estacionamento, o Wet’n Wild promete um mês repleto de diversão e celebração para seus visitantes. Não perca essa oportunidade de comemorar o aniversário de um dos maiores parques aquáticos do Brasil.

Serviço

  • Local: Wet’n Wild – Km 72 da Rodovia dos Bandeirantes
  • Horário de Funcionamento: Das 10h às 17h
  • Mais informações e ingressoshttps://www.wetnwild.com.br