quarta-feira, maio 7, 2025
Início Site Página 42

Dom Pedro II decapitado no carnaval: secretário de Petrópolis expõe sua repulsa em artigo (leia!)

0
Dom Pedro decapitado
Dom Pedro II decapitado no desfile da escola de samba (Crédito: Paulo Pinto Agência Brasil)

O desfile da escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi continua gerando polêmica. A escola desfilou no último dia 2 de março no Sambódromo em São Paulo e trouxe um carro alegórico com a imagem de um indígena segurando a cabeça de Don Pedro II.

De lá para cá inúmeras notas de repúdio foram manifestadas, entre elas, a do chefe da Casa Imperial do Brasil Dom Bertrand de Orleans e Bragança e agora, esta semana, a de Pablo Kling, secretário de Turismo de Petrópolis, cidade fluminense cujo nome significa “Cidade de Pedro”. O DIÁRIO recebeu esta carta de repúdio e publica abaixo, na íntegra: 

Uma reflexão necessária sobre a representação de Dom Pedro II no Carnaval

Por Pablo Kling*
__

Como petropolitano, sinto-me no dever de expressar meu veemente repúdio à recente representação realizada pela escola de samba Acadêmicos do Turucuvi durante o desfile de carnaval deste ano, em São Paulo. Em um dos carros alegóricos, foi exposta a figura de um guerreiro indígena segurando a cabeça decapitada de Dom Pedro II, o último imperador do Brasil. Tal representação fere não apenas a memória de um importante personagem histórico, mas também nossa identidade como cidade.

Petrópolis, que significa “Cidade de Pedro,” homenageia o Imperador que, com recursos próprios, ergueu aqui seu palácio de verão e contribuiu de maneira significativa para o desenvolvimento cultural e social da nossa região. Dom Pedro II é um ícone de respeito, civilização e busca pela justiça, e sua figura é indissociável da história da nossa cidade.

O Imperador sempre foi um defensor dos direitos dos povos indígenas e possuía um profundo interesse pela cultura nativa. Ele falava e escrevia em tupi-guarani, mostrando seu compromisso em promover o entendimento entre diferentes culturas e um respeito mais profundo por sua riqueza. Seu governo incentivou expedições científicas que ampliaram nosso conhecimento sobre as riquezas do Brasil e suas diversidades. Além disso, Dom Pedro II sempre se posicionou a favor da abolição da escravidão, um aspecto que demonstra seu forte compromisso com a justiça social.

É pertinente recordar que, além de sua importância nacional, Dom Pedro II era respeitado em todo o mundo, recebendo elogios de diversos governantes, incluindo a venerada rainha Vitória da Inglaterra. Este reconhecimento internacional ressalta não apenas sua relevância histórica, mas também a necessidade de cultivar o respeito que ele merece em qualquer forma de expressão cultural.

Dom Pedro II era respeitado em todo o mundo, recebendo elogios de diversos governantes, incluindo a venerada rainha Vitória da Inglaterra’ — Pablo Kling

Agora, em um ano tão especial, que marca o bicentenário do nascimento de Dom Pedro II, a grotesca representação de sua morte no carnaval não só desrespeita a memória desse líder intelectual e progressista, mas também a cultura de dois povos: o indígena e o brasileiro. A caricatura de um evento significativo, realizada de maneira tão desatenta, deve nos levar a uma reflexão crítica.

O carnaval é uma festividade que deve celebrar a diversidade, servindo como um espaço de inclusão e aprendizado, e não como uma plataforma para ferir ou menosprezar figuras históricas que são parte fundamental da nossa formação como sociedade. É um momento para a construção cultural, não para a descontextualização de personagens que moldaram nossa trajetória.

Assim, propomos que todos os envolvidos na realização do carnaval reflitam sobre o impacto de suas alegorias. Que possamos, no futuro, celebrar a diversidade sem desmerecer a importância da história do nosso país e das figuras que, como Dom Pedro II, foram essenciais para o seu desenvolvimento.

Concluímos que é necessário ensinar e respeitar a história para que possamos construir um futuro justo, inclusivo e consciente de nossas raízes e legados. Vamos juntos valorizar o que nos une e celebrar a rica tapeçaria cultural que é o Brasil, com respeito, dignidade e gratidão a todos os que contribuíram para sua formação.

*Pablo Kling é secretário de Turismo de Petrópolis.

Marcelo Picka Van Roey: um nome que molda a hotelaria brasileira

0
Marcelo Picka
O envolvimento de Marcelo com o setor não se limitou à atuação corporativa. Van Roey também se dedicou à docência e ao desenvolvimento de projetos inovadores, sendo peça-chave no reposicionamento estratégico dos hotéis-escola do Senac (Crédito: divulgação)

Com uma trajetória marcada pela inovação e pelo olhar estratégico, Marcelo Picka Van Roey é um dos 20 hoteleiros que transformam a hotelaria brasileira.

Em abril, quando o DIÁRIO DO TURISMO celebra 20 anos, Marcelo será um dos destaques da revista PAYSAGE ENTREVISTA, revelando os bastidores de sua trajetória e sua visão para o futuro da hotelaria no Brasil. Uma história de dedicação, estratégia e paixão que inspira e molda o turismo nacional.

Sua jornada começou na administração, mas a paixão pela hospitalidade o levou a complementar sua formação no Senac e a se especializar na USP e em Cornell. Desde o início, soube enxergar oportunidades, ingressando na BSH International ainda como estagiário e consolidando sua expertise em viabilidade de empreendimentos e gestão hoteleira.

Seu envolvimento com o setor não se limitou à atuação corporativa. Van Roey também se dedicou à docência e ao desenvolvimento de projetos inovadores, sendo peça-chave no reposicionamento estratégico dos hotéis-escola do Senac. Sua liderança ganhou ainda mais força quando assumiu a presidência do Resort Brasil, onde trabalha para fortalecer o setor e impulsionar investimentos.

Confira em abril a nossa revista digital PAYSAGE: 20 hoteleiros que constroem a hotelaria brasileira

www.paysagerevista.com.br

Iberia é a companhia aérea mais pontual da Europa e a segunda do mundo, diz estudo

0
Aeronave Iberia (Crédito:: Arquivo DT - divulgação)

Iberia se posicionou no mês de fevereiro como a companhia aérea mais pontual da Europa e a segunda do mundo, conforme o ranking elaborado pela consultora internacional Cirium. A companhia aérea alcança assim o topo do pódio na Europa e se consolida na segunda posição ao nível mundial, lugar conquistado também do mês de janeiro, continuando os bons resultados obtidos em 2024.

REDAÇÃO DO DIÁRIO com assessorias

Conforme nota enviada ao DIÁRIO, durante o último mês de fevereiro, 91,25% dos 13.759 voos operados pela companhia aérea espanhola chegaram ao seu destino no horário previsto. Nesta categoria competem as companhias com maior número de Assento-Quilômetro Disponível (ASK) no mercado; concretamente, devem estar entre 10% das companhias aéreas com mais ASK do mundo e que, além disso, operam em pelo menos três regiões.

Ibéria

Ramiro Sequeira, diretor de produção da Iberia, garantiu que “é uma enorme satisfação ser a companhia aérea mais pontual da Europa e a segunda do mundo, evidenciando o trabalho em equipe dos funcionários da Iberia para que todos os dias nossos aviões possam decolar e pousar na hora certa”, disse.

Segundo o diretor, dados demonstram o compromisso com a pontualidade e regularidade, especialmente após o desafiador último semestre de 2024. “É importante oferecer aos nossos clientes a melhor experiência”, finalizou.

Setur-SP e SJC criam Guia Turístico de Religiões Orientais

0
Representantes de religiões orientais em reunião sobre guia turístico de religiões orientais. Foto: Luiz Lioni - Setur/SP
Representantes de religiões orientais em reunião sobre guia turístico de religiões orientais. Foto: Luiz Lioni - Setur/SP

Nesta terça-feira, 11, as secretarias da Justiça e Cidadania (SJC) e de Turismo e Viagens (Setur-SP) do Estado de São Paulo divulgaram a criação do Guia Turístico de Religiões Orientais. O material foi apresentado a representantes do Budismo, Hinduísmo, Hare Krishna e Seicho-no-iê durante um evento no miniauditório do Palácio Campos Elíseos, em São Paulo, sede da Secretaria da Justiça e Cidadania, através do Fórum Inter-religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, com previsão de lançamento ainda este ano, o guia tem por objetivo reunir informações que auxiliem agências e operadoras na criação de roteiros turísticos, além de servir como referência acessível e qualificada para visitantes. O material também busca fomentar investimentos e incentivar o desenvolvimento econômico dos espaços religiosos. “Esse guia é uma forma de darmos visibilidade às diferentes religiões de origem oriental que existem no Estado de São Paulo, tanto no Brasil quanto no exterior, garantindo que continuem acolhidas e legitimadas pelo governo”, destacou a secretária-geral do Fórum Inter-religioso, Vânia Soares.

Os espaços religiosos devem atender a critérios específicos, como infraestrutura física adequada para recepção de público e presença digital ativa (via site e/ou redes sociais) e podem ser cadastrados por gestores responsáveis pela administração das instituições religiosas de origem oriental no link. Os atrativos devem ter um responsável designado para o atendimento ao público e um roteiro ou apresentação organizada sobre seu funcionamento e sua tradição. A seleção dos espaços será realizada com o apoio de membros titulares do Fórum Inter-religioso, que atuarão na identificação e fornecimento de informações sobre espaços religiosos em diferentes municípios paulistas.

São Paulo tem uma herança oriental importantíssima nas artes, na literatura, na ciência e também na religiosidade. Ao estruturarmos a oferta, valorizamos um legado essencial para a formação da identidade cultural do povo paulista e fomentamos a visitação de destinos de todo o Estado, com novos fluxos turísticos”, afirma Roberto de Lucena, secretário da Setur-SP.

Para o secretário da Justiça e Cidadania, Fabio Prieto, o guia representa um passo importante no reconhecimento e na valorização da diversidade religiosa no Estado de São Paulo. “Ter um material que facilite o acesso a esses espaços sagrados é essencial para fortalecer o diálogo inter-religioso, enriquecer a experiência de visitantes e fiéis e ampliar o conhecimento sobre as tradições espirituais de origem oriental”, explicou.

A SJC e a Setur-SP já estabeleceram parcerias anteriores, sendo a mais recente a criação do Guia Turístico de Religiões de Matrizes Africana e Indígena, apresentado em fevereiro e previsto para lançamento este ano. A iniciativa reafirma o compromisso do Governo do Estado de São Paulo em promover a sinergia entre suas Pastas, fortalecer o respeito à diversidade religiosa e ampliar o reconhecimento das tradições que integram o patrimônio cultural paulista.

Azul aumenta oferta de voos para o feriadão da Semana Santa e Tiradentes

0
Novas aeronaves Embraer 195-E2 da Azul - Foto: divulgação
Novas aeronaves Embraer 195-E2 da Azul - Foto: divulgação

A Azul ampliou as frequências de voos para o feriado prolongado da Semana Santa, que, neste ano, se unirá ao dia de Tiradentes. A companhia irá operar 132 voos extras, oferecendo um total de mais de 18 mil assentos adicionais, entre os dias 17 e 21 de abril, de quinta a domingo.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, as operações atenderão 28 cidades, em 9 estados, com o Nordeste, com forte cultura religiosa e muitos destinos turísticos, liderando com 57 voos extras (43%), ofertando aproximadamente 7,6 mil assentos. Entre os mais movimentados estão Aracaju (SE), Porto Seguro (BA), Fortaleza (CE), Juazeiro do Norte (CE) – local de devoção a Padre Cícero -, João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN), Petrolina (PE), São Luís (MA) e Salvador (BA).

Já a região Sudeste, terá 55 voos extras (41%), com cerca de 7,5 mil assentos, tendo Viracopos (SP), Recife (PE) e Confins (MG) – os principais hubs da companhia – com 18, 20 e 26 operações cada, respectivamente, interligando Clientes aos principais destinos no Brasil e exterior.

“Sempre pensamos em operações que ofereçam alternativas atrativas para que os nossos Clientes aproveitem ao máximo tanto o turismo religioso quanto o de negócios. Vale destacar a forte operação da Azul para os destinos regionais, dando mais opções para quem deseja aproveitar o super feriado, que emendará duas datas importantes no calendário nacional”, destacou Vitor Silva, gerente geral de Malha, Planejamento Estratégico e Alianças da Azul.

Trechos com mais voos

A Azul também direcionou para o Nordeste as rotas com mais voos a partir do Confins/BH Airport, em Belo Horizonte (MG), segundo maior hub da companhia. São 5 voos para Porto Seguro (BA), 4 para Maceió (AL), 3 para Natal (RN), 3 para Recife (PE) e outros 2 para Aracaju (SE).

Saindo do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes, na capital pernambucana, haverá 3 voos para Juazeiro do Norte (CE) e 3 para Petrolina (PE). Já de/para o Aeroporto Internacional de Fortaleza, capital cearense, serão 3 voos.

“São rotas estratégicas para destinos importantes da região, com experiências de praia e religiosas muito atrativas, tanto para o mercado nacional quanto para o internacional. Neste contexto, vale ressaltar que, em Confins, conectamos várias rotas para o Brasil todo, o que demonstra a potência da nossa malha regional”, explicou Vitor. “Vale destacar a encenação realizada em Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, em Pernambuco, reconhecida como o maior teatro ao ar livre do mundo, atraindo milhões de pessoas que acompanham de perto um dos maiores espetáculos religiosos do Brasil”, reiterou.

Saiba mais no site oficial da Azul.

“Descobri que era rico de sonhos” – O Pequeno Príncipe

0
Sonhos
Qual é o seu sonho? Acreditamos que todo mundo tenha um sonho em algum momento da vida. Algo que inspira, conforta e motiva a cada um de nós (Divulgação Amazon)

“Descobri que era rico de sonhos. Eles vieram até mim silenciosamente como a água de uma fonte, e a princípio eu não sabia como interpretar o sentimento de felicidade que me invadia”.*

-Saint-Exupéry em Terra dos Homens.

“Terra dos Homens” é uma obra autobiográfica que nos teletransporta para os tempos do poeta-aviador, onde seus percalços e desafios diários como piloto da Aéropostale, são relatados junto com outros episódios de sua vida pessoal.

Através de seu livro somos instigados a descobrir como sua carreira na aviação começa na Latécoère, em Toulouse na França, e como conheceu seus amigos para a vida toda, que se tornariam conhecidos como os Quatro Cavaleiros do Céu: Saint-Exupéry, Jean Mermoz, Henri Guillaumet e Marcel Reine (o antigo proprietário da *La Grande Vallée* – Casa histórica em Petrópolis, RJ, onde os cavaleiros descansavam entre uma escala e outra em suas escalas no Áerodromo de Campo dos Afonsos no Rio de Janeiro).

A obra, por ser escrita pelo próprio poeta-aviador, é rica em detalhes e fatos, como as aventuras que viveram na América do Sul. No decorrer da leitura, ele escreve muito sobre seus valores, e ainda divide seus pensamentos sobre a amizade, o heroísmo, a morte, etc.

E refletindo sobre essa frase, perguntamos: Qual é o seu sonho? Acreditamos que todo mundo tenha um sonho em algum momento da vida. Algo que inspira, conforta e motiva a cada um de nós.

A psicologia explica que “sonhos são realizações de desejos ocultos e são ferramentas que buscam equilíbrio pela compensação”. Já no dicionário o sonho é “um desejo permanente, vivo e constante”.

Um sonho costuma custar caro, onde requer esforço, perseverança e o mais importante: a esperança de conseguí-lo. A sua espera traz um sentimento de felicidade e ela se multiplica quando o conseguimos.

É triste é monótona uma vida sem sonhos, em um mundo que o tempo passa rápido demais. O tempo não para, e nos ensina a cada dia, e tentar realizar um sonho e trabalhar por ele dá sentido e compartilhar com quem amamos faz toda a diferença.

Crédito: Jose Augusto Cavalcanti Wanderley
Colaborou: Nicole B. Vieira da Rocha Santos

FÓRUM PANROTAS 2025: Inovação e Tendências no Turismo Brasileiro

0
FÓRUM PANROTAS 2025
Reprodução de foto de Gute Garbelotto - divulgação)
O FÓRUM PANROTAS 2025, em sua 22ª edição, reuniu líderes e especialistas do setor de turismo nos dias 11 e 12 de março, no WTC Events Center, em São Paulo. O evento destacou-se por debates sobre inovação, tecnologia e as perspectivas econômicas do turismo brasileiro.

Debates sobre Tecnologia e Inovação

Palestras como “Resolvendo o Quebra-Cabeça da Fragmentação” por Chinmai Sharma, do Sabre Travel Solutions, e “Inovação e Inteligência Artificial” com Álvaro Machado Dias e 

Painéis sobre Hospitalidade e Viagens de Luxo

Ron Pohl, da BWH Hotels, discutiu o futuro da hospitalidade na América Latina, enquanto especialistas como Erik Sadao e Leandro Rodrigues abordaram as tendências nas viagens de luxo.

Perspectivas Econômicas e Liderança Feminina

Felipe Tavares, economista-chefe da CNC, apresentou perspectivas econômicas do turismo brasileiro. Em seguida, Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza, participou de um talk show sobre liderança feminina no setor.

Geopolítica e Turismo de Experiência

No segundo dia, Heni Ozi Cukier discutiu cenários geopolíticos para 2025. Carolina Haro e Germana Magalhães apresentaram pesquisas sobre turismo de experiência, destacando seu potencial de crescimento.

Desafios e Oportunidades no Receptivo Brasileiro

Especialistas como Any Brocker e Bruno Teixeira debateram a preparação do receptivo brasileiro para a era da experiência, ressaltando a necessidade de inovação para atender às expectativas dos turistas.

Tendências Globais e Liderança no Turismo

O painel internacional contou com Alberto Gutiérrez, da CIVITATIS, e DT Minich, da Experience Kissimmee, que compartilharam desafios e tendências para aumentar o número de visitantes em destinos de sucesso. Líderes como Daniela Araujo, da Decolar, e Thomas Dubaere, da Accor Américas, discutiram estratégias para o futuro do turismo.

Encerramento com CEOs de Companhias Aéreas

O evento terminou com um painel reunindo os CEOs das principais companhias aéreas brasileiras: Celso Ferrer (GOL), Jerome Cadier (LATAM Brasil) e John Rodgerson (AZUL), que discutiram os desafios e oportunidades no setor aéreo.

O FÓRUM PANROTAS 2025 reafirmou seu papel como um dos mais importantes eventos do setor, promovendo debates essenciais para o desenvolvimento do turismo no Brasil. (Fonte: Fórum PANROTAS) 

Hotéis reforçam compromisso com sustentabilidade e eliminam ovos de galinhas confinadas

0
ovos cage-free
O setor hoteleiro se junta a um movimento global que inclui empresas como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour, Unilever e McDonald's (Crédito: Andrew Skowron)

Os viajantes estão cada vez mais atentos ao impacto ambiental e social das redes hoteleiras. Segundo uma pesquisa da Booking.com, 49% dos turistas preferem acomodações com certificações sustentáveis. Além da economia de recursos e do gerenciamento de resíduos, um dos temas que mais desperta atenção é a origem dos alimentos, especialmente a forma como os animais são tratados na produção. (REDAÇÃO DO DIÁRIO com agências)

O confinamento de galinhas em gaiolas para a produção de ovos é uma das práticas mais criticadas. Em resposta, grandes redes hoteleiras vêm eliminando esses produtos de suas cadeias de suprimentos, alinhando-se às expectativas dos consumidores.

Accor lidera adoção de ovos cage-free na América Latina

A Accor assumiu o compromisso de eliminar ovos de galinhas confinadas até 2025 em suas operações nas Américas. Atualmente, 98% dos hotéis da rede nos EUA e Canadá já utilizam ovos livres de gaiolas, assim como 87% na América Central e Caribe e 59% na América do Sul.

“Nosso objetivo é garantir que nossa cadeia de suprimentos reflita nosso compromisso ético e sustentável”, afirma Antonietta Varlese, SVP de Sustentabilidade da Accor Américas. A iniciativa tem sido amplamente comunicada aos hóspedes e recebeu feedback positivo, fortalecendo a reputação da marca.

Outras redes, como Atlantica, Best Western, Fasano, Hyatt, Marriott e Wyndham, também adotaram políticas cage-free, reforçando a tendência no setor.

A Accor assumiu o compromisso de eliminar ovos de galinhas confinadas até 2025 em suas operações nas Américas (Crédito: Andrew Skowron)

Impacto do confinamento de galinhas na cadeia produtiva

As galinhas criadas em gaiolas enfrentam condições extremamente restritivas, sem espaço para expressar comportamentos naturais, como ciscar ou esticar as asas. Segundo o Animal Welfare Footprint Project, essa privação causa sofrimento psicológico e vulnerabilidade a doenças, elevando o uso de antibióticos e aumentando o risco de resistência antimicrobiana.

“A eliminação dos ovos de galinhas confinadas representa um avanço essencial para reduzir o sofrimento animal”, explica Julia Almeida, da Animal Equality. A ONG tem negociado com grandes empresas para implementar políticas cage-free, reforçando a transparência e a responsabilidade corporativa.

O setor hoteleiro se junta a um movimento global que inclui empresas como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour, Unilever e McDonald’s, mostrando que sustentabilidade e ética são pilares fundamentais para o futuro da hospitalidade.

LEIA TAMBÉM:

Antonietta Varlese fala ao DT sobre a ‘Pegada socioeconômica’

Caravanas fortalecem Expo Turismo Paraná 2025

0
Expo Turismo Paraná
O evento ocorre nos dias 27 e 28 de março, no Viasoft Experience, em Curitiba (PR), e tem entrada gratuita para agentes de viagens, profissionais do trade turístico e imprensa especializada (Crédito: divulgação)

A Expo Turismo Paraná 2025, um dos maiores eventos B2B do setor turístico no Sul do Brasil, se prepara para uma edição histórica. Com a confirmação de caravanas de agentes de viagens vindos de diversas regiões do país e até do Paraguai, a feira se consolida como um polo de networking e geração de negócios. Além disso, a organização comemora o recorde de inscrições antecipadas, refletindo o crescimento e a importância do evento.

Agentes de diversas regiões e do Paraguai marcam presença

Os grupos confirmados incluem agentes de viagens de São Paulo, Rio de Janeiro, Maringá, Londrina, Florianópolis, outras cidades catarinenses e do Paraguai. A mobilização é impulsionada por empresas como GTA – Global Travel Assistance, além de profissionais como Karla Porto, da Tradicional Turismo LTDA (SP), Maria da Conceição Junckes, da ABAV-SC, e Maria Asunción Villalba, da Maitei Turismo (Paraguai).

Para João Alceu Rigon Filho, presidente da ABAV-PR, a adesão maciça demonstra o papel estratégico da Expo. “A presença de caravanas de diferentes localidades reforça a importância do evento como um ambiente de integração e novas oportunidades de negócios”, destaca.

Expo Turismo Paraná terá programação completa para profissionais do setor

Com a expectativa de atrair um público altamente qualificado, a Expo Turismo Paraná 2025 oferecerá uma programação diversificada, incluindo capacitações técnicas, rodadas de negócios e eventos paralelos. A iniciativa visa aprimorar o conhecimento dos participantes e ampliar suas oportunidades comerciais.

O evento ocorre nos dias 27 e 28 de março, no Viasoft Experience, em Curitiba (PR), e tem entrada gratuita para agentes de viagens, profissionais do trade turístico e imprensa especializada. As inscrições seguem abertas no site oficial: www.expoturismoparana.com.br.

LEIA TAMBÉM:

Minhas Amigas e Amigos do Paraná

Costa Cruzeiros anuncia promoção especial para temporada 2025/2026

0
Costa Cruzeiros
Costa Favolosa. Foto: Divulgação

Para celebrar seus 77 anos de história, a Costa Cruzeiros lançou uma promoção imperdível: um desconto de 50% na tarifa marítima para todas as viagens agendadas na temporada 2025/2026 na América do Sul, a bordo dos navios Costa Diadema e Costa Favolosa.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a próxima temporada da companhia na região conta com minicruzeiros de 3 e 4 noites e roteiros de 7, 8 e 9 noites, que percorrem as mais belas praias brasileiras e os destinos de Buenos Aires e Montevidéu.

O primeiro minicruzeiro do navio Costa Favolosa para a temporada 2025/2026, com embarque em Santos no dia 23 de novembro está com desconto de 50% na tarifa marítima assim como os minicruzeiros de 3 noites, com escalas em Porto Belo e Balneário Camboriú, saindo de Santos nos dias 27 de novembro e em 04, 07 e 10 de dezembro de 2025.

Ainda no Costa Favolosa, os roteiros de 8 e 9 noites, com embarques entre 01 de janeiro e 21 fevereiro de 2026 do porto do Rio de Janeiro e paradas em Buenos Aires e Montevidéu, também estão na promoção.

Já a bordo do Costa Diadema, os cruzeiros especiais de Natal e Réveillon, com embarques em Itajaí e em Santos, nos dias 20 e 21 de dezembro e 27 e 28 de dezembro de 2025, respectivamente, estão com 50% off na tarifa marítima assim como o cruzeiro de Carnaval, partindo de Itajaí e de Santos em 14 e 15 de fevereiro de 2026. Outro cruzeiro especial em promoção é a 21ª edição do cruzeiro temático Dançando a Bordo, com embarques de Itajaí e Santos nos dias 14 e 15 de março de 2026. Em todas essas saídas, o hóspede conhece as cidades de Montevidéu e Buenos Aires em 7 noites.

Se a ideia for realizar viagens mais curtas, o desconto de 50% na tarifa marítima também contempla minicruzeiros de 3 e 4 noites a bordo do Costa Diadema, partindo de Santos e Itajaí entre o final de novembro e meados de dezembro de 2025 e entre o final de março e meados de abril de 2026, com escalas em Ilhabela.

A promoção de aniversário Costa já está vigente e é aplicada ao 1º, 2º, 3º e 4º hóspedes reservados em cabines internas, externas, com varanda e em suítes, nas tarifas My Cruise e All Inclusive até o dia 13 de junho de 2025 ou limitada a 50 cabines por saída, o que ocorrer primeiro.

“Celebrar 77 anos de história é um marco que merece ser compartilhado com nossos hóspedes de maneira especial. Queremos que mais pessoas tenham a oportunidade de viver a experiência de viajar com a Costa, desfrutando do melhor da gastronomia, entretenimento, lazer e serviços a bordo de nossos navios”, afirma Ruy Ribeiro, Diretor Comercial da Costa Cruzeiros.

Os cruzeiros a bordo do Costa Diadema e do Costa Favolosa na temporada 2025/2026 pela América do Sul com desconto de 50% podem ser adquiridos em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito. Mais informações no site Costa Cruzeiros e no portal Costa Extra, exclusivo para as agências de viagens.

Cruzeiros
Costa Diadema. Fotos: Divulgação

Saiba mais sobre navios da temporada 2025/2026 na América do Sul

O Costa Diadema reúne 11 restaurantes, incluindo o Teppanyaki, Sushino At Costa, La Fiorentina Steak House e a Pizzeria Pummid´Oro, e 12 bares, entre eles: Aperol Spritz Bar, Heineken Bar e a Gelateria Amarillo; o Solemio Spa com área termal, piscina de talassoterapia e salas de tratamentos, além de cassino, shopping, academia, teatro, pista de jogging, campo poliesportivo, 11 piscinas e hidromassagens e espaços dedicados para as crianças e adolescentes como o Squok Club e o Teen Zone.

O Costa Favolosa tem 9 piscinas e jacuzzis, teatro com espetáculos exclusivos, cassino, shopping, campo poliesportivo, academia com vista para o mar, o Solemio Spa com sauna e piscina de talassoterapia. Para as crianças e adolescentes, há o Squok Club Baby, Squok Club e Teen Zone. Na parte gastronômica, são 8 restaurantes, entre eles o Teppanyaki, o Archipelago, o Sushino, e a Pizzeria Pummid’Oro; e 10 bares, incluindo o Sunset Bar, o Aperol Spritz Bar e a Gelateria Amarillo.

Saiba mais no site oficial da Costa Cruzeiros.