Em mais uma ação do Governo da Paraíba, canais de TV na Argentina e Portugal passam a exibir um vídeo com atrativos turísticos do estado
A veiculação de mídias produzidas para promover o destino Paraíba acontece a partir desse mês de outubro, consolidando a participação de Estado nas feiras internacionais, como a BTL em Lisboa, que aconteceu em março deste ano, e a FIT Latino América, em Buenos Aires, que foi encerrada nesta terça (02).
As ações são do Governo do Estado, através da Secretaria de Comunicação – Secom, Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico – Setde e da Empresa Paraibana de Turismo – PBTur.
Na Argentina, a veiculação do Destino Paraíba será na Telefe, uma das principais empresas de comunicação de TV aberta do país. O vídeo tem duração de 30 segundos e exalta a Paraíba como grande destino turístico. Também na Argentina, em Buenos Aires, a Paraíba participou da Feira Internacional de Turismo (FIT), um dos maiores e mais influentes eventos do setor na América Latina. A Setde e a PBTur estiveram com um estande exclusivo para promover as diversas regiões turísticas do estado, além dos roteiros temáticos, gastronomia e cultura.
Já em Portugal, o vídeo promocional do Destino Paraíba será veiculado na Record Europa, que também terá 6 edições do programa Giro sobre as belezas e riquezas do estado. No caso de Portugal, a propaganda e os programas são exibidos também para mais de 150 países, chegando a toda Europa, países da Ásia, África e também da América.
A secretária da Setde, Rosália Lucas, destaca a importância destas ações no país vizinho. “A ligação entre a Paraíba e a Argentina está mais forte desde o ano passado, quando o Governo, por meio de negociação com as empresas de aviação, conseguiu incluir o voo direto entre João Pessoa e Buenos Aires. Isto impactou direta e positivamente no fluxo turístico internacional, colocando a Paraíba no radar dos argentinos. E agora, com a participação na feira e a nossa propaganda em TV aberta, temos convicção de que o resultado será muito positivo para nosso estado.”
A Hoffmann, empresa que trabalha com soluções audiovisuais, contrata Orlando Giglio como diretor comercial e aproveita a longa trajetória hoteleira do executivo
por Paulo Atzingen*
“Sonorização, painéis de led, projeção de imagens, interpretação simultânea. Em resumo, soluções audiovisuais para qualquer tamanho de evento é o que oferece o grupo Hoffmann, o grupo que agora faço parte”, disse Orlando Giglio à reportagem do DIÁRIO.
Até pouco tempo era quase impossível separar o nome de Giglio do grupo hoteleiro Iberostar. Mas isso aconteceu. Após 20 anos como diretor comercial Brasil da rede espanhola, Giglio resolveu ousar e buscar novos desafios, após um período de “quarentena”, atendendo questões contratuais da matriz europeia.
Vai além
“Este grupo que me recebe já é muito grande, possui muitos negócios espalhados pelo Brasil, em pelo menos sete estados. “Venho para manter o frescor dos negócios, mudar alguns paradigmas de certos mercados e estabelecer novos contratos, principalmente na área que fiz carreira, a hoteleira”, afirma Giglio.
Mesmo certo de que possui um trânsito livre em ambientes de negócios da hotelaria, Giglio garante à reportagem que a Hoffmann não se prende a segmentos específicos mas vai além, acompanhando inclusive, a grande demanda de mega-eventos e shows.
“Para você ter uma ideia, a Hoffmann produz e entrega grandes painéis de led para empresas de televisão. Um recente foi nos Jogos Olímpicos de Paris, uma peça com aproximadamente 20 metros de comprimento e 3.5 metros de altura”, descreve.
Novos termos
Com a humildade de um aprendiz, Giglio garante que aprendeu muito de hotelaria e que nesse novo desafio está aberto para novas aprendizagens. “A gente faz o comercial acontecer, mas uma parte muito importante, que fica por trás, é nosso time de tecnologia, de técnicos, de engenheiros, que realmente faz a coisa ser o que é”, ilustra.
“É muita coisa ainda para aprender, novos códigos e até termos. Por exemplo, falávamos tradução simultânea, correto? Agora é interpretação simultânea. Aos poucos vamos adquirindo esse conhecimento”, pondera.
Prazer voltar
Com uma agenda já tomada por reuniões e encontros, Giglio trabalha com uma equipe composta por 26 profissionais, estrategicamente distribuídos em postos de serviços pelo Brasil. “Às vezes temos 8 eventos no mesmo dia, simultaneamente”, quantifica.
Giglio afirma que a Hoffmann – com 39 anos no mercado de eventos e entretenimento – tem muito a oferecer no mundo dos eventos de turismo e hotelaria, já que conta com filiais no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre, Curitiba e Brasilia. “Está sendo um prazer voltar a ativa, rever amigos e exercitar o que sei fazer de melhor, que é vender um bom produto”, conclui.
Roteiro do Hotel Nacional, no Rio de Janeiro, conta com uma série de atividades lúdicas para a garotada no Dia das Crianças
Eleito este ano pela Revista Veja Rio como uma das três melhores opções de entretenimento infantil dentro de hotéis cinco estrelas do Rio de Janeiro, o Espaço Kids do Hotel Nacional, em São Conrado, na Zona Sul, preparou uma programação especial para a garotada gastar energia e se divertir no Dia das Crianças.
Com 200 metros quadrados, o local conta com videogame, casa na árvore, parede de escalada, cineminha e outras atrações.
Sábado
O roteiro de atividades especiais, que vai das 9h às 21h, começa na próxima sexta-feira, dia 11, e se encerra no próximo domingo, dia 13. No primeiro dia, haverá uma oficina de artes (argila), pintura facial, caça ao tesouro, escalada, cinema com pipoca e outras ações. No sábado, o Dia das Crianças começa com um café-da-manhã receptivo com brincadeiras, oficina de slime, pintura facial, oficina de miçangas e culinária infantil. O ponto alto dessa festa será um show especial de mágica.
Domingo
Já no domingo, dia 13, competição de corda, piquenique no jardim, um show de talentos, oficina de artes e sessão de cineminha com pipoca encerram as celebrações pelo Dia das Crianças.
“O nosso Espaço Kids é um ativo importante do hotel. Além de ser um local repleto de atividades lúdicas para toda a garotada, também proporciona aos pais a tranquilidade necessária para curtirem um dia agradável sem qualquer tipo de preocupação, pois eles podem perceber que seus filhos são muito bem tratados e cuidados por um time de monitores altamente qualificado”, destacou Maurício Junior, gerente-geral do Hotel Nacional.
Inaugurado em 2021, o Espaço Kids do HN recebe crianças até 12 anos (de cinco anos em diante precisam estar acompanhadas dos responsáveis) e tem capacidade para 35 pessoas. O acesso das crianças ao local é gratuito para hóspedes e para o público externo, mas esses precisam consumir no Restaurante ‘A Sereia’ ou no Lounge Bar Carybé.
Localizado em área nobre da capital federal, o Ramada Brasília Alvorada compõe com o Tryp, ambos da bandeira Wyndham, do mesmo grupo empreendedor, dobradinha no conceito moderno da categoria midscale, com plus em atendimento e serviços
Por Cecília Fazzini
Uma estrutura preparada para comportar 264 apartamentos, hoje operando 229 somada a capacidade dos dois hotéis com plantas idênticas, mas com perfil distinto de hóspede. O Ramada é um hotel que atende 50% de público corporativo interessado em negócios com governo, uma característica da própria Brasília, enquanto o Tryp tem uma vocação para atender o hóspede mais jovem e despojado. Segundo de Almeida, gerente geral do Ramada, observa que o segmento de lazer e entretenimento não é representativo no mercado local, contudo há alguma relevância do turismo cívico.
Com dois anos em funcionamento, o Ramada tem, ressalta o gerente geral, quebrado paradigmas no sentido de atender melhor o hóspede, o que resulta na ocupação média diferenciada, acima inclusive da registrada no mercado hoteleiro da capital do País. A marca de 68% a 74%, registrada no hotel, supera os indicadores oficiais do mercado local, aferidos entre 60% e 65%. Em setembro último, a ocupação no Ramada alcançou 72%, enquanto o Tryp bateu os 80%.
Tom da mudança
A fidelidade do hóspede é trunfo da gestão, fruto de um conjunto de ações que passa pelo atendimento personalizado e serviço diferenciado do hotel, salienta Daniel Oliveira, gerente de operações. “A primeira proposta feita para um hóspede no Ramada foi convertida em venda”. Também o cômputo de cada hospedagem em pontos contribui para essa reincidência nas reservas, comum aos dois hotéis.
Se o panorama hoteleiro de Brasília é formado por maioria absoluta de hotéis independentes, apesar de outras redes que já terem desembarcado na cidade, Almeida observa o tom da mudança. “Ao apresentar a este mercado uma bandeira consolidada como a Wyndham, se alterou em particular o olhar do hóspede combinada à visão interna, mais empenhada em corresponder ao que o cliente aprecia e busca, uma “gestão mais empática”, sentencia.
Diferencial nas acomodações
Embora a vocação do Ramada seja a de bem receber o cliente corporativo, esse mesmo zelo é destinado a outros hóspedes. Almeida relaciona famílias que vêm à Brasília visitar parentes, por exemplo, contam com acomodações que contemplam esse perfil. “Temos apartamentos conjugados que se diferenciam da oferta de outros hotéis de Brasília”. A depender da necessidade, essas acomodações são oferecidas a casais com filhos ou grupo de amigos num pacote específico. Mas esses quartos podem se transformar em dois apartamentos singles, apenas fechando a comunicação entre eles, que permitem a flexibilidade e passam a contar com duas entradas independentes.
Novos ares da hospitalidade
Mas se há sinais novos, o que mudou conceitualmente no setor que o Ramada e o Tryp – empreendimentos da operadora Hotelaria Brasil – passam a imprimir no segmento? O gerente geral é enfático, considera que a despeito de manter o trivial que as boas práticas da hospitalidade recomendam, a atividade hoteleira, de acordo com o executivo, se profissionalizou. E há ainda o aspecto do surgimento de um consumidor muito melhor informado, com o advento das redes sociais. Em contrapartida, o nível de exigência e das avaliações se dissipou com o mesmo grau de agilidade, refletindo na expectativa e opinião do hóspede.
E, ainda no entender do gerente geral, a tecnologia também aparelhou os hotéis a prestarem melhores serviços e a obterem maior êxito na administração. Exemplo da contribuição que esses recursos oferecem é na força-tarefa na baixa temporada, sobretudo quando o recesso parlamentar esvazia a capital da República. A saída, sentencia Almeida, nesses períodos e aos finais de semana o recurso é olhar com atenção para as promoções e os preços praticados nas diárias. “As boas alianças mantidas com os demandantes de reservas também são um reforço na missão de manter os hotéis com ocupação satisfatória”, frisa.
Reservas em alta
E os eventos que acontecem na cidade fora de dias úteis, sejam musicais ou de outra natureza, somam-se à perspectiva de manter em alta as reservas. Acrescido de um movimento típico do brasiliense, conforme observação de Almeida, que é adepto de passar um final de semana hospedado. “O morador local percebeu que a sensação de fazer o check-in é similar ao de uma viagem”, contextualiza Almeida. Numa aferição mais precisa, o gerente calcula que entre 50% a 60% desses hóspedes são habitantes da cidade sobretudo famílias e casais.
Expansão em curso
Um centro de de eventos deverá se somar ao espaço já existente – que comporta 120 pessoas – a ser erguido em área de 1.200 metros quadrados, acoplada à edificação. Além de toda a tecnologia que já serve a construção do hotel, a ideia é modernizar ainda mais. ” Meu sonho de consumo é um dia nossos empreendimentos estrelarem no programa da TV por assinatura ” Hotéis Incríveis”, almeja o gerente geral do Ramada e Tryp.
Mas a boa nova é que, em janeiro próximo, o portfólio da bandeira Wyndham na capital do País deve ganhar um novo endereço. “Estamos em expansão, porém com os pés no chão”, reitera o executivo.
Dados da Booking.com mostram que comunidade LGBTQ+ ainda enfrenta desafios na hora de conhecer o mundo, mas aposta em planejamento para ter uma experiência mais segura
A Booking.com, empresa de reserva de acomodação, aluguel de carros e outros serviços de viagem, encomendou uma pesquisa que investiga as preferências e considerações que pessoas LGBTQ+ têm antes de viajar. Os achados, divulgados às vésperas do Dia de Sair do Armário (Coming Out Day), celebrado nos EUA em 11 de outubro, visam ajudar a indústria do turismo a compreender as melhores maneiras de atender e acolher esses viajantes.
O material revela que os viajantes brasileiros dessa comunidade continuam enfrentando grandes desafios: eles sempre esperam alguma forma de comportamento discriminatório tanto por parte de outros viajantes (46%) como dos habitantes nos destinos (49%), sendo que 58% já sofreram alguma discriminação durante suas viagens. Paralelamente, quase metade (47%) concorda que ser LGBTQ+ os deixa mais inseguros e autoconscientes em viagens.
Os desafios na hora de tirar férias fazem com que os viajantes tomem cada vez mais o controle de suas viagens, se planejando para terem mais segurança. Segundo o estudo, a escolha criteriosa do destino, a pré-reserva de assentos em voos e até a criação de alter-egos são práticas comuns.
Escolha do destino passa por pesquisa sobre aceitação local da comunidade LGBTQ+
Para três em cada quatro (75%) viajantes brasileiros LGBTQ+, ter a possibilidade de serem autênticos durante a viagem é o segundo fator mais importante na hora de escolher um destino, perdendo apenas para encontrar uma acomodação que caiba no orçamento (82%). Outras variáveis decisórias também estão ligadas a sua identidade: 70% avaliam o que consumiram nas notícias sobre experiências de viajantes da comunidade; 67% consideram a legislação local de um destino em relação aos direitos humanos, à igualdade de gênero e ao casamento de pessoas do mesmo sexo; e 64% avaliam se o destino aceita mais ou menos pessoas LGBTQ+ do que o seu país de origem.
Estas preocupações influenciaram claramente as percepções e a tomada de decisões dos viajantes LGBTQ+, com dois quintos (38%) dos participantes brasileiros da pesquisa tendo cancelado uma viagem em 2023 depois de perceberem que um destino não apoia os seus residentes LGBTQ+. Por outro lado, mais de metade (56%) reservou nos últimos 12 meses uma viagem para um destino considerado a favor dos residentes que se identificam como LGBTQ+.
Tendo como escolher, 62% afirmam preferir visitar destinos onde o turismo LGBTQ+ já está bem estabelecido, em comparação com 51% que preferem considerar locais onde a sua presença possa contribuir para aumentar a conscientização e a aceitação social. A cultura pop queer também desempenha um papel na tomada de decisões: 70% dos viajantes brasileiros LGBTQ+ dizem que são mais propensos a reservar experiências de viagem inspiradas nelas.
Medo de discriminação durante o voo é fator de preocupação
Com quase uma pessoa em cada três (27%) no Brasil já tendo sofrido uma experiência negativa diretamente relacionada com a sua identidade durante um voo, e com 39% expressando apreensão com a ideia de se sentar ao lado de um estranho com medo da sua reação ou comportamento diante uma pessoa LGBTQ+, os viajantes têm tomado medidas proativas para reduzir suas preocupações em relação a uma possível discriminação dentro do avião. Dessa maneira, metade (52%) dos viajantes LGBTQ+ do país optam por reservar com antecedência um assento específico, minimizando assim a interação com outras pessoas por medo de discriminação.
Adotar personagens e alter-egos também é estratégia
Uma das soluções empregadas é assumir personagens e alter-egos: um terço (33%) da comunidade no Brasil afirma que modifica aspectos da sua aparência e comportamento para evitar uma possível discriminação ou atenção indesejada, e 45% já criaram um alter-ego para se movimentar em diferentes ambientes quando viajam. A principal razão para os viajantes apelarem para a tática é para se protegerem e se sentirem em segurança (56%), com um em cada três (36%) fazendo isso para se adaptar às possíveis sensibilidades culturais locais.
Aliados da indústria de viagens
Os viajantes LGBTQ+ reconhecem o progresso na indústria das viagens, com 82% dos brasileiros dizendo que a maior inclusão os fez sentir mais à vontadequando viajam. Visitar destinos que possuem uma legislação adequada aumenta a sensação de inclusão, se refletindo nas interações com quem trabalha na indústria de viagens: 89% dos viajantes LGBTQ+ no Brasil sente-se à vontadeao chegar para fazer o check-in na sua acomodação, 88% ao se comunicar com os anfitriões das acomodações e companhias aéreas e 87% ao interagir com os profissionais do setor de hospitalidade, como guias turísticos, comissários de bordo e motoristas de táxi. Além disso, quando questionados sobre quais recursos os viajantes LGBTQ+ gostariam de ver nas empresas de viagens para melhorar suas futuras experiências, 37% mencionaram filtros que facilitariam a identificação de propriedades que oferecem uma experiência acolhedora.
“Na Booking.com, acreditamos com paixão que todos devem poder viajar e conhecer o mundo de uma maneira única”, afirma Arjan Dijk, CMO e Vice-Presidente Sênior da Booking.com. “Como homem gay, conheço infelizmente de primeira mão as dificuldades que persistem em muitas partes do mundo. Apesar de tudo isto, estou muito inspirado ao ver viajantes LGBTQ+ abraçando com resiliência as suas experiências tanto em casa como durante as suas viagens. Embora já haja um progresso real e tangível, devemos permanecer atentos e fazer a nossa parte para fazer com que viajar com orgulho seja realmente mais fácil para todos.”
Desde seu lançamento em 2021, o programa Travel Proud, da Booking.com, oferece treinamento gratuito de hospitalidade inclusiva para acomodações a fim de ajudá-las a entender melhor os desafios específicos enfrentados por viajantes LGBTQ+ (desde hotéis e pousadas até casas e apartamentos). Além disso, os participantes aprendem o que pode ser feito para que todos os hóspedes se sintam mais acolhidos, independentemente de onde vêm, quem amam ou como se identificam. O treinamento está disponível em inglês, italiano, francês, espanhol, português, croata, japonês, grego, tailandês e alemão, e as sessões de treinamento são disponibilizadas regularmente. A Booking.com já conta com mais de 67 mil acomodações certificadas pelo “Travel Proud”, distribuídas em 133 países e territórios e em mais de 12 mil cidades e destinos.
A Booking.com também é parceria global da IGLTA, Associação Internacional de Viagens LGBTQ+, do Global Equality Fund (GEF) e do Stonewall National Monument Visitor Center.
O grupo começou a aplicar nos aviões de sua frota Boeing 777 um revestimento com milhões de escamas para deixar de emitir mais de 6 mil toneladas de CO₂ por ano
O Grupo LATAM Airlines anuncia o investimento em uma tecnologia inovadora, inspirada na pele de tubarão, que utilizando milhões de escamas permite reduzir a fricção do fuselagem e diminuir a emissão de CO₂ enviada à atmosfera. AeroSHARK é o nome da tecnologia, desenvolvida pela Lufthansa Technik e BASF, que está em processo de instalação em alguns aviões Boeing 777 do grupo LATAM e que, graças às suas milhões de escamas, permitirá reduzir o consumo de combustível em aproximadamente 1% e reduzir a emissão de 6 mil toneladas de CO₂ por ano, uma vez que esteja instalada nos aviões designados.
Em dezembro de 2023, a LATAM teve seu primeiro Boeing 777-300ER equipado com o revestimento de superfície biônica da Lufthansa Technik em São Paulo. Desde então, a companhia aérea latino-americana tem testado a tecnologia inspirada na pele de tubarão em operações diárias. Dado os bons resultados, o grupo LATAM decidiu instalar esta tecnologia inovadora em mais quatro aviões.
“Nossa estratégia de modernização da frota é um pilar fundamental do nosso compromisso com a sustentabilidade e nossa visão de alcançar emissões líquidas zero até 2050. Continuamos focados na inovação e na adoção de tecnologias de ponta, garantindo que nossa frota evolua em linha com nossos objetivos ambientais”, disse Sebastián Acuto, diretor de Frota e Projetos do Grupo LATAM Airlines.
Essa inovação reflete o investimento contínuo do grupo LATAM em novas tecnologias, uma de suas quatro áreas-chave para avançar na descarbonização da aviação. As outras três áreas são: aumento da eficiência operacional, compensação de emissões e adoção de SAF (Combustível Sustentável de Aviação).
Como funciona o Aeroshark
AeroSHARK é uma camada especial que imita a estrutura otimizada da pele de tubarão. Desenvolvida conjuntamente pela BASF e Lufthansa Technik, conta com tecnologia biométrica que mede aproximadamente 50 micrômetros. Quando se aplicam centenas de metros quadrados desse revestimento à fuselagem e às naceles dos motores, a resistência do ar é reduzida, o que leva a uma diminuição no consumo de combustível e nas emissões de CO₂ em aproximadamente 1%. Para a frota de Boeing 777-300ER do grupo LATAM, isso se traduz em uma economia anual esperada de cerca de 2.000 toneladas métricas de querosene e uma redução aproximada de 6.000 toneladas de emissões de CO₂ uma vez que todos os aviões estejam com a tecnologia, o que equivale aproximadamente a 28 voos programados de São Paulo a Miami em um Boeing 777.
“A decisão do grupo LATAM confirma mais uma vez que o AeroSHARK funciona. Isso nos motiva a continuar utilizando nossas habilidades de engenharia e força inovadora para contribuir com uma aviação com menores emissões de CO₂”, disse Robin Johansson, Diretor Sênior de Vendas para América Latina e Caribe na Lufthansa Technik. “Esperamos colaborar com mais clientes em nível mundial e aplicar nossa tecnologia de economia de combustível em ainda mais aviões”.
Localizado em São Roque, o Hotel Villa Rossa terá uma programação com oficinas, brincadeiras antigas, teatro infantil e infláveis que prometem divertir crianças e adultos de todas as idades
Em uma área de 350 mil m² na Mata Atlântica, o Hotel Villa Rossa, localizado em São Roque, a apenas 50Km da capital paulista, é o destino ideal para quem quer se divertir em família. E para celebrar o Dia das Crianças, o hotel terá uma programação especial no final de semana do dia 12 de outubro com direito a Balada Kids com desfile de fantasias, oficina circense, teatro infantil, buffet especial de guloseimas e outras atrações para deixar o momento inesquecível.
“Recebemos muitas famílias com crianças em nosso hotel, que é reconhecido por suas atividades ao ar livre como tirolesa, escalada, caiaque, por exemplo, e também por oferecer atividades com monitoria para crianças a partir de 4 anos. Além disso, temos investido cada vez mais em novos espaços como recém-inaugurado o Labirintixo – labirinto sensorial em forma de lagarto, concebido pelo Atelier O’R, junto ao projeto recreativo A Floresta – planejado para estimular a reconexão com o ambiente natural”, afirma Rafael Alegre, Gerente Geral do Hotel Villa Rossa.
Ainda durante todo o mês, os hóspedes também poderão se divertir com brincadeiras antigas, oficina de donuts, teatro infantil, brinquedos infláveis, clínica de golfe e baile anos 80, além de apreciar o pôr do sol no Espaço de Arte Kairós, empresa parceira e fundamentada nas Economias Criativa e Colaborativa que fica localizada na Vila Darcy Penteado, próximo ao hotel.
Pacote Dia das Crianças
Além de muita diversão para crianças de todas as idades, o final de semana terá um buffet especial de guloseimas e drinks não alcoólicos, e no sábado (12), o almoço terá degustação de acarajé, com destaque na sequência para a feijoada. Já no domingo (13), o tradicional bacalhau Villa Rossa promete deliciar os hóspedes no almoço.
O pacote de 11 a 13 de outubro tem diárias de pensão completa a partir de R$ 2.451,40 para casal com duas crianças cortesia em Luxo Superior. O pacote tem o mínimo de duas diárias e o pagamento total antecipado pode ser parcelado em até 6x.
Atividades para todas as idades
O Hotel Villa Rossa possui ainda um complexo aquático climatizado que conta com piscinas que atendem a diferentes faixas etárias, incluindo uma piscina de 800m2 e toboágua, além de mais duas piscinas externas e a piscina coberta aquecida (adulto, infantil e jacuzzi) que também completa a diversão, assim como A Floresta, área recreativa com 900m2 de área construída e que está dividida em ambientes por faixas etárias para que famílias e crianças possam curtir e aproveitar o momento de brincar sempre com muita segurança e com atividades indicadas para sua idade, com monitoria a partir de 4 anos.
Outras atividades integradas à natureza como circuito radical composto por arvorismo, tirolesa, parede de escalada, arco e flecha, lago com pedalinho, caiaque, stand up paddle, e a Arena Villa Rossa com quadras poliesportivas, de beach tennis, tênis e pickleball complementam as opções de lazer e promovem a diversão e o bem-estar em família.
Concurso da Fundação Europamundo terá os vencedores anunciados na Espanha, em 10 de outubro
Idealizado pelo projeto BELO e tendo a Fundação Europamundo e o Rotary Club Madri Corporate como fomentadores, o concurso Luzes na Escuridão foi criado para premiar a criatividade de pacientes que sofrem ou sofreram um problema de saúde mental, além de familiares e profissionais dessa área.
“Expor a obra dessas pessoas foi a forma que encontramos de promover a interação com as emoções para criar elos de empatia”, pontua Luis Garcia, fundador da Europamundo e idealizador da iniciativa.
Entre os 605 participantes, 42,81% foram brasileiros, número que levou o País a conquistar o primeiro lugar entre as 14 nações com trabalhos concorrendo em uma das nove categorias do concurso. Em termos de inscrições, o Brasil ficou em segundo lugar com 37,65%, atrás apenas da Espanha, com 44,81%. “Há uma diferença entre o número de participantes e o número de inscrições, porque cada participante poderia se inscrever em mais de uma categoria”, explica Marina Leal, líder do projeto BELO no Brasil.
As nove categorias incluem obras escritas, imagens (pinturas, desenhos, comics e vídeos), entre outros formatos gráficos, criações musicais e conteúdo publicado em redes sociais. Produções geradas com o auxílio de inteligência artificial – como imagens ou contos em vídeo – também poderiam ser inscritas no concurso que distribuirá 27 prêmios em dinheiro.
Os vencedores serão divulgados no Dia Mundial da Saúde Mental em uma cerimônia realizada no Espaço ALL IN ONE do CaixaBank, em Madri, às 18h do horário local (13h no horário de Brasília) para cerca de 150 convidados. O evento será transmitido ao vivo pelas redes sociais oficiais do projeto BELO – Facebook, Instagram e //youtube.com/@belo.global” >Youtube – com expectativa de alcançar uma audiência online de cerca de mil expectadores.
Uma mostra destacará as obras ganhadoras e os depoimentos de vários voluntários que tornaram possível a realização do concurso. Entre eles, estão 40 jurados de diferentes países que foram responsáveis pela seleção dos ganhadores de cada categoria e dos vencedores dos dois prêmios máximos. Na ocasião também será destacado o Núcleo de Apoio à Saúde Mental do Rotary Distrito 4730, composto por 95 Rotary Clubs brasileiros do Paraná e Santa Catarina.
“A cerimônia convidará as pessoas à reflexão e realizará dois lançamentos importantes para a ampliação do debate”, adianta Garcia. O primeiro é um museu virtual do concurso no Metaverso, com exposição das obras ganhadoras e de trabalhos finalistas. Também será aberta a galeria interativa no site do projeto que fará as vezes de memorial do concurso, com a coleção de obras que tenham sua divulgação autorizada pelos autores.
A primeira edição superou todas as expectativas, o que levou a organização à decisão de expandir o projeto para mais países em 2025. A data de abertura das inscrições será informada em breve. “Mais do que uma entrega de prêmios, a cerimônia é a celebração da coragem de muitos em expor suas emoções, dificuldades e superações em relação à saúde mental. Com ela esperamos jogar luz na importância de combater o preconceito, mostrando talentos de pessoas que geralmente são estigmatizadas e até excluídas de diversas oportunidades”, finaliza Marina Leal.
A partir deste sábado (5) o Rio de Janeiro passa a fazer parte do Mini Mundo com um espaço composto por três prédios icônicos da capital carioca.
A nota enviada o DIÁRIO informa que o lançamento integra as comemorações de 40 anos do Mini Mundo, primeiro parque temático de Gramado. As novas réplicas apresentadas são a Câmara Municipal, também conhecida como Palácio Pedro Ernesto, a Biblioteca Nacional e o Theatro Municipal – construções que originalmente estão localizadas na região da Cinelândia.
Obras relevantes e icônicas
A importância histórica e a arquitetura rica em detalhes são alguns dos critérios que contribuíram para a escolha dos prédios. No processo de definição das réplicas, o Mini Mundo busca obras relevantes e icônicas, que também façam sentido dentro do contexto geral da cidade em miniatura. Elas sempre atendem aos critérios do “plano diretor”, além de contribuir para o urbanismo de forma sustentável.
O parque está fechado nesta semana para a preparação dos lançamentos e reabrirá com funcionamento normal a partir de sábado (5/10), momento em que os visitantes voltam a acessar o Mini Mundo pelo tradicional castelo de entrada, revitalizado e ampliado. Para garantir o ingresso e conhecer todas as novidades basta acessar o site www.minimundo.com.br ou o Instagram @minimundogramado.
Perú Mucho Gusto: A feira que reúne os sabores do Peru em um só lugar
A edição 2024 do Perú Mucho Gusto Lima será realizada na capital peruana de 31 de outubro a 3 de novembro e promete ser um evento culinário de grande envergadura. Trata-se da maior feira gastronômica do Peru, que celebra a riqueza e a diversidade da culinária peruana, que nos últimos anos ganhou vários reconhecimentos internacionais.
Neste evento, organizado pela Comissão de Promoção do Peru para Exportação e Turismo (PROMPERÚ), os visitantes poderão desfrutar de uma incrível variedade de pratos das 25 regiões do Peru, da costa, da zona andina e da selva. É uma oportunidade única para provar uma ampla gama de sabores e tradições culinárias peruanas, em um só lugar.
Durante os quatro dias da feira, cujo ingresso é gratuito, serão oferecidas delícias preparadas com ingredientes locais e técnicas tradicionais transmitidas ao longo dos anos, como o ceviche fresco da costa, a pachamanca da região andina e os exóticos manjares da Amazônia.
Também serão oferecidas bebidas e sobremesas que prometem encantar os paladares mais exigentes.
Sob o lema “Sabores com História”, este ano o evento reunirá 145 expositores de gastronomia, turismo, artesanato e produtos, que estarão distribuídos em áreas temáticas. Na seção de restaurantes, haverá mais de 40 estabelecimentos gastronômicos com propostas variadas e requintadas. Na área de bebidas, será possível encontrar estandes de coquetéis, cerveja artesanal e refrigerantes. Os amantes de doces poderão aproveitar diversos estandes dedicados a sobremesas peruanas e sorvetes artesanais. Já na seção de panificação artesanal, mestres padeiros mostrarão suas criações.
Haverá também um mercado com a participação de produtores de várias regiões do Peru, onde será possível conhecer os diversos insumos peruanos que enriquecem sua gastronomia. Na área de artesanato, artesãos de diferentes regiões do país exibirão e venderão seus produtos feitos à mão, e a PROMPERÚ terá estandes informativos onde fornecerá detalhes sobre destinos turísticos peruanos.
Além disso, haverá uma agenda repleta de entretenimento, que inclui shows musicais, ativações, aulas de culinária, danças regionais e muitas surpresas, oferecendo ao público uma experiência inesquecível.
A feira Perú Mucho Gusto Lima, que acontecerá na Explanada da Costa Verde, no distrito de Magdalena del Mar, é uma plataforma essencial para promover a gastronomia regional e nacional peruana, um local onde será possível encontrar os autênticos sabores do Peru. Por tudo isso, esta feira espera se consolidar como um dos principais eventos gastronômicos da América Latina.
História do Perú Mucho Gusto
Perú Mucho Gusto é um evento gastronômico gratuito organizado pela PROMPERÚ. Desde 2009, foram realizadas 25 edições em 11 regiões diferentes do país, atraindo milhares de participantes, tanto nacionais quanto estrangeiros. A edição em Lima será a 26ª.
Em 2023, foram realizadas três edições nas cidades peruanas de Tumbes, Tacna e Lima, que reuniram mais de 135 mil participantes que se deleitaram com a grande variedade e o sabor da gastronomia peruana.
Além disso, é importante destacar que o Perú Mucho Gusto Lima continuará com o foco em sustentabilidade e será um evento neutro em carbono. Por isso, na feira haverá estações de reciclagem, utensílios biodegradáveis, além de lixeiras para coleta e processamento de resíduos recicláveis e orgânicos.
Dados do Evento:
Datas: De 31 de outubro a 3 de novembro
Horário: Das 10:00 às 21:00 horas
Local: Explanada da Costa Verde, distrito de Magdalena del Mar, Lima
Site: https://perumuchogusto.com/Lima/
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