De acordo com notícia veiculada no site Consultor Jurídico desta quarta-feira (2), o STJ entendeu que nomear bar como ‘Do Leme ao Pontal’ não fere direitos autorais de Tim Maia.
A nota, assinada pelo jornalista Danilo Vital, do Conjur, informa que o título da música “Do Leme ao Pontal”, por si só, não é objeto de proteção intelectual. E o registro dessa expressão no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) não confere exclusividade a quem a registrou.
Com essa conclusão, a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça negou provimento ao recurso especial dos herdeiros do cantor Tim Maia, morto em 1998, em uma ação contra um bar de São Paulo batizado com o título da famosa canção.
Ao STJ, o espólio alegou que, além de o termo ser protegido por direitos autorais, houve o registro da marca no INPI, o que dá fundamento autônomo para a procedência dos pedidos.
Quando analisou o caso, o Tribunal de Justiça de São Paulo afastou a pretensão da família ao destacar que o estabelecimento faz referência e homenagem à cultura carioca, e não apenas à obra do compositor.
Cultura Carioca
O ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, relator do caso, manteve essa posição. Ele destacou que, muito antes de ser título de uma música de Tim Maia, a expressão “do Leme ao Pontal” já era usada como referência a um trecho do litoral da cidade do Rio de Janeiro.
Entre a Praia do Leme, na Zona Sul da capital fluminense, e a Praia do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes, estão as praias mais famosas da cidade: Copacabana, Ipanema, Leblon, Arpoador e outras.
“Nomes e títulos, tomados isoladamente, não são objeto de proteção como direitos autorais, haja vista que a garantia se estende à integralidade da obra intelectual, considerada em seu conjunto”, explicou o ministro Cueva.
Assim, o título “Do Leme ao Pontal”, por si só, não é objeto de proteção intelectual. E a marca de mesmo nome não confere exclusividade de uso de sua parte nominativa, sendo possível que a expressão seja usada por estabelecimento comercial. (Fonte: Consultor Jurídico – Conjur)
Wet’n Wild Celebra 26 Anos com programação especial no mês de outubro
Em outubro de 2024, o parque aquático Wet’n Wild comemora 26 anos de muita diversão com uma programação especial voltada para todas as idades. Com o slogan “O aniversário é nosso, mas quem ganha é você!”, o parque preparou uma série de atrações e promoções imperdíveis para garantir momentos inesquecíveis para seus visitantes.
Destaques da Programação
Mês gratuito para crianças de até 6 anos: (desde que acompanhados de um pagante – exceto para os dias de programação especial). Para celebrar o mês das Crianças, o Wet’n Wild traz a Bubble Party, uma festa de espuma com bolhas gigantes que prometem encantar os pequenos. A animação fica por conta da Turma da Boiadeira, que retorna após o sucesso na SuperFérias de julho, garantindo muita música, dança e brincadeiras. É um convite para as famílias aproveitarem o dia repleto de diversão.
Show de MC Daniel (19 de outubro): O show acontecerá na icônica piscina de ondas e promete agitar o público. Os ingressos para esse dia já estão à venda com opções para áreas Premium, Camarote Seco e Camarote Open Bar. Não perca a oportunidade de ver o “Falcão do Funk” ao vivo! – Horário: Abertura do parque às 10h e show às 15h – Ingressos: A partir de R$ 129,00
Promoção para Servidores Públicos (28 de outubro): servidores públicos também terão entrada gratuita, acompanhados de um pagante, para celebrar o Dia do Servidor Público. O Wet’n Wild reforça a importância desses profissionais e os convida a desfrutarem de um dia de descanso e diversão – Data: 28 de outubro de 2024 – Ingresso acompanhante: R$ 129,00.
Outubro também é mês de Eleição e o Wet´n Wild preparou uma surpresa: “Combo vote na diversão” – Depois da Urna de Eleição, Vote na diversão! – Valor: R$ 420,00 | 4 PESSOAS (R$ 105,00 por pessoa) – Validade: 05/10/2024 e 06/10/2024.
E para finalizar, de 10 a 27 de Outubro, Smurfs no Wet!
Informações Adicionais
Durante todo o mês de outubro, crianças com até 6 anos de idade têm entrada gratuita (exceto no dia 19). Além disso, o parque oferece uma promoção especial para o show de MC Daniel, com a opção do combo Expresso Wet, que inclui transporte de ida e volta saindo do Terminal Barra Funda, em São Paulo.
Com uma estrutura completa, que inclui mais de 25 atrações, lanchonetes, vestiários, fraldários e estacionamento, o Wet’n Wild promete um mês repleto de diversão e celebração para seus visitantes. Não perca essa oportunidade de comemorar o aniversário de um dos maiores parques aquáticos do Brasil.
Serviço
Local: Wet’n Wild – Km 72 da Rodovia dos Bandeirantes
Damien Perrot, executivo global da área de design, technical services & innovation officer da Accor, realiza tour na América do Sul e destaca conquistas regionais e ambições futuras
Em uma recente passagem pela América do Sul, Damien Perrot, Global Chief Design, Technical Services & Innovation Officer da divisão Premium, Midscale & Economy da Accor, reafirmou o compromisso do Grupo em promover inovação e excelência no design hoteleiro.
Durante a viagem, Perrot visitou mais de 20 hotéis da rede, principalmente das icônicas marcas ibis, Pullman, Mercure e Tribe, para observar de perto os desafios e necessidades locais. O executivo destacou o Pullman Lima Miraflores, no Peru, pelo seu rooftop deslumbrante, que atrai tanto viajantes quanto moradores da cidade. No Novotel Medellín El Tesoro, na Colômbia, o rooftop também chamou a atenção como um dos melhores da região.
“Estamos entusiasmados com os novos conceitos redesenhados para as marcas Pullman e Novotel. Esses conceitos são adaptados para atender às necessidades regionais, mantendo os padrões globais”, afirma Perrot que também teve a oportunidade de explorar o recém-reformado quarto modelo do Pullman São Paulo Ibirapuera, durante sua estada no Brasil. “O quarto modelo do Pullman em São Paulo é um exemplo primoroso da nossa abordagem inovadora. Ele combina funcionalidade e design sofisticado, aprimorando a experiência do hóspede”.
A visita de Damien Perrot reafirma a posição da Accor como líder em inovação e design na indústria hoteleira nas Américas. À medida que a rede expande suas operações, o foco em experiências diferenciadas para os hóspedes, somado ao trabalho colaborativo de suas equipes regionais, segue impulsionando o sucesso global da empresa.
Descanso, lazer e diversão com conforto e atendimento para ninguém botar defeito. Essa é a proposta do Villagio Embu Resort & Convention, comprovada de perto pelo DIÁRIO em uma visita feita em família que durou quase três dias.
Localizado no Embu das Artes, a cerca de 30 quilômetros da capital paulista, o Villagio Embu surpreende pelo fácil acesso e por oferecer tanta natureza e silêncio em meio à região metropolitana. É realmente um refúgio para quem é de São Paulo e quer respirar ar puro sem precisar ir tão longe.
Começamos nossa estadia – a minha e de minha família: marido e dois filhos – recebendo as boas vindas e conhecendo nosso quarto, que fica em um dos diversos prédios charmosos distribuídos por todo o resort. Ficamos na vila Rouxinol e mesmo com o quarto no térreo ganhamos uma vista privilegiada da vegetação que cerca o espaço.
Como é o quarto do Villagio Embu
Há diversos tipos de suítes, os quais são detalhados no momento de reserva. Mas o padrão tende a ser semelhante, com a capacidade para até três pessoas e um bebê, com uma cama de solteiro e outra tamanho kingsize, como foi o meu caso. Ambas as camas super confortáveis!
Todos os quartos têm ar condicionado, janela com varanda, frigobar e televisão com canais a cabo.
Uma grande bancada ajuda na organização dos pertences e ainda serve de mesa para quem visa fazer home office nos dias de estadia. Também há um guarda-roupas e cofre.
O banheiro do nosso quarto era grande, contendo duas pias e secador de cabelo. A acessibilidade ficou por conta do assento no chuveiro e barra de apoio. Toalhas, até mesmo as de uso na piscina, e cobertores são por conta da casa.
Café da manhã, almoço e jantar
O regime de pensão completa, que compõe a reserva no resort, concede o direito a café da manhã, almoço e jantar. Para atender a essa demanda, o Villagio tem um restaurante amplo e aconchegante, com música ambiente agradável e funcionários super solícitos e bem humorados.
O café da manhã é serviço das 7h às 10h, com um menu de pães salgados e doces, frios, frutas, iogurtes, cereais, além dos tradicionais ovos mexidos.
Eu e minha família aprovamos a oferta de pratos nas refeições principais. Havia diversas opções de carnes e guarnições, além de massas tanto no almoço quanto no jantar. Além disso, tudo parecia bem fresquinho. As sobremesas foram um deleite à parte – adoramos tudo!
Vale frisar que as bebidas sem álcool, como sucos, refrigerantes, água sem e com gás, estão inclusas na contratação da hospedagem com pensão completa. Já as bebidas alcoólicas, como cervejas e vinhos, são cobradas à parte.
Piscinas para todas as idades e níveis de coragem
O ponto alto do Villagio Embu são suas piscinas. Na parte externa ficam as que são ideais para dias de calor intenso – em temperaturas amenas só os mais corajosos conseguem arriscar entrar nelas.
Já no interior de uma grande estrutura há duas piscinas com as águas aquecidas – uma menor, perfeita para quem está com crianças pequenas, e outra em tamanho olímpico, conseguindo atender diversas famílias de uma única vez.
Nos dias que fomos, mesmo estando calor, não enfrentamos as piscinas externas e resolvemos ficar somente nas aquecidas. Mas houve hóspedes aproveitando as águas mais frias mesmo assim, com toda a comodidade das espreguiçadeiras e a exuberância da vegetação que cerca o espaço.
O mais bacana é que, para as duas áreas com piscinas, há disponível um serviço de bar. Assim o usuário recebe bebidas e porções que desejar sem precisar deixar seu momento de lazer de lado.
Demais opções de lazer no Villagio Embu
Além de poder mergulhar nas piscinas espaçosas do Villagio, o hóspede do resort pode aproveitar outras alternativas de diversão, descanso e contemplação.
Beach tennis, vôlei e futebol
Duas quadras de beach tennis, esporte super em alta no Brasil atualmente, fazem a alegria de jovens e adultos. O mesmo recinto pode ser adaptado também para jogo de vôlei. Os monitores presentes aos finais de semana costumam colocar todos para disputar partidas divertidas em horários combinados.
Para quem prefere bater uma bola, ao lado há uma quadra de futebol de areia e em outra região do empreendimento há um campo de futebol que, apesar de estar sem alambrado, pode ser uma boa ideia para brincar com as crianças na grama.
Mini golf
Você já jogou golfe? O Villagio Embu te dá a chance de testar sua mira e paciência em pequenos campos em concreto. É uma atividade que agrada tanto crianças, quanto jovens e adultos. Nós não jogamos desta vez, mas assistimos algumas partidas e achei bem interessante.
Playground e brinquedoteca
Planeja curtir o resort com crianças? Além de toda a área verde, campo e piscinas, os pequenos podem aproveitar o playground tradicional, com escorregadores, escalada, balanço e pula pula.
Em uma sala também há uma brinquedoteca, que atende sobretudo crianças até três anos de idade. O espaço fica livre para pais que queiram levar seus filhos em qualquer momento do dia.
Próximo ao playground, há um espaço com redes, puffs e banco para quem quiser descansar e contemplar a vista.
Sala de Jogos
Um espaço super aproveitado por minha família foi a sala de jogos. Com exceção do boliche, que está em reforma, pudemos curtir bastante a mesa de pingue-pongue e de pebolim.
Logo ao lado há uma sala com três grandes mesas de bilhar para não deixar nenhum hóspede esperando a vez. No local há mesas e sofás para quem quiser assistir à jogatina.
Trilha contemplativa
No último dia de estadia resolvemos conhecer a trilha, que nos foi ofertada desde que chegamos. Há, se não me engano três caminhos livres, que podem ser feitos sem a presença de um monitor.
Apesar de curto, o percurso é cercado por exemplares da Mata Atlântica, nos fazendo acreditar que estamos bem longe da cidade grande. Na caminhada contemplativa chegamos a ver alguns esquilos.
Monitoria
Lembrando que o Villagio Embu oferece recreação voltada para crianças a partir de quatro anos. Os monitores lideram diversas atividades nos finais de semana, que englobam os diversos espaços do resort, garantindo a paz dos responsáveis e a diversão dos jovens.
Infraestrutura geral do Villagio Embu
Alguns pontos positivos não podem ser esquecidos no relato dessa visita do DIÁRIO no Villagio Embu.
O Wi-Fi disponibilizado pelo hotel é excelente, não falhou em nenhum momento e pega em todos os ambientes, até mesmo no percurso da trilha que realizamos. É uma excelente informação para quem deseja tirar uns dias de descanso, mas não pode ficar sem checar suas redes sociais ou até precisa manter o trabalho home-office em dia.
Além disso, há vagas de estacionamento por todo o resort, próximas dos prédios onde ficam os quartos, facilitando o acesso dos hóspedes.
Importante ressaltar que o Villagio Embu tem três Centros de Convenções versáteis, os quais podem receber personalização de acordo com a necessidade do contratante. Esses espaços podem ser configurados para diversos tipos de eventos, desde os descontraídos até os mais exigentes.
A simpatia dos funcionários é algo a ser mencionado. Todos, sem exceção, foram bastante atenciosos e preocupados em simplesmente atender bem do começo ao fim da estadia.
LEITOR DO DIÁRIO TEM DESCONTO NO VILLAGIO EMBU
Endereço: Estrada p/ Votorantim, 700 – Vila Votorantim, Embu das Artes – SP
Telefone: (11) 4785-4500
Com o código DIARIO10 você consegue 10% de desconto na reserva no Villagio Embu. Inclua o promo code na hora de finalizar a compra para gerar o desconto.
A LATAM Airlines Group S.A, por meio de um fato relevante enviado à Comissão para o Mercado de Valores (CMF), acaba de informar que lançou uma oferta de títulos de dívida com garantia no mercado internacional no valor de US$1,400 bilhão.
Em nota enviada ao DIÁRIO, a companhia informa que a taxa de juros anual é de 7,875%, com vencimento no ano de 2030. “A transação gerou muito interesse de investidores com uma demanda de mais de 5 vezes ao valor da oferta, proveniente de mais de 250 investidores globais”, diz a nota.
Com este refinanciamento, o grupo reduzirá de forma importante seu custo de dívida a uma taxa de juros significativamente menor que sua dívida existente, gerando economias anuais de aproximadamente US$83 milhões em pagamento de menores juros.
Ainda, segundo a nota, com os recursos obtidos desta emissão e com a utilização de US$200 milhões em caixa, o grupo LATAM realizará o pré-pagamento do título de US$450 milhões com vencimento em 2027 com uma taxa de juros de 13,375%, além do pré-pagamento do empréstimo a prazo (Term Loan B) de US$1.081 milhões com vencimento em 2027, com uma taxa de juros de SOFR + 950 bps, equivalente a aproximadamente 15%. Tanto o título de dívida quanto o empréstimo a prazo foram parte do Financiamento de Saída do processo de Capítulo 11.
Além disso, com a utilização de US$200 milhões em caixa, o grupo está reduzindo ainda mais seus níveis de dívida bruta.
“Por fim, em termos contábeis, este refinanciamento terá um impacto não recorrente nos resultados do grupo em cerca de US$134 milhões, dos quais US$45 milhões serão refletidos nos movimentos de caixa durante o quarto trimestre deste ano”, finaliza o comunicado. (Edição do DIÁRIO com assessorias)
O site Consultor Jurídico informa na edição de segunda-feira (2), que o Partido Solidariedade ingressou com ação no Supremo Tribunal Federal contra a chamada Lei das Bets, que regulamenta as apostas esportivas online. A ação direta de inconstitucionalidade é a segunda contra a norma.
Na semana passada, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) também havia ajuizado ação. Relator da matéria, o ministro Luiz Fux convocou para o próximo dia 11 uma audiência pública para subsidiar de argumentos técnicos a análise dos processos.
Endividamento
Na ação, o Solidariedade cita estudos recentes que demonstram o aumento exponencial do endividamento das famílias e o comportamento de risco associado ao jogo compulsivo.
A legenda aponta também a diminuição do poder de compra das famílias e da circulação de renda, envolvendo inclusive o destino dos recursos de programas sociais para as pessoas mais vulneráveis financeiramente, como o Bolsa Família.
Para o partido, a Lei das Bets (Lei 14.790/2023) viola princípios constitucionais relativos à proteção da dignidade da pessoa humana, do valor social do trabalho, da livre iniciativa e do direito à saúde. Com informações da assessoria de imprensa do STF.
Ana Paula Lubianca, arquiteta e sócia do Lubianca Arquitetos, conversou com o DIÁRIO DO TURISMO durante a Equipotel, que aconteceu em São Paulo de 17 a 20 de setembro, no Expo Center Norte. A fonte originária desse escritório de arquitetura é Porto Alegre e ele foi o primeiro do Sul do país a segmentar um canal B2B e só trabalhar com empresas.
Por Paulo Atzingen*
Este ano o escritório comemora 45 anos e a história de Ana Paula começa com sua mãe, Arlene Lubianca, que, arquiteta, inspirou a filha.
“O nosso foco sempre foram três segmentos: varejo, hospitalidade que inclui hotéis, e sedes corporativas. A história do escritório começa com a minha mãe, Arlene Lubianca que também é arquiteta. Agora eu e a minha irmã estamos na segunda geração em um processo sucessório para dar continuidade a esse trabalho de muitos anos que já vem sendo construído e que se o mercado não nos expulsou até agora é porque acho que a gente faz alguma coisa certa”, brinca a arquiteta.
De acordo com Ana Paula, o escritório conta com especialistas em neurobusiness, marketing e negócios, que valorizam os projetos com uma abordagem completa, transversal e estratégica.
Durante a Equipotel Ana fez uma palestra sobre motelaria e seu tema foi a rede de motéis Drops, no qual seu escritório desenvolveu uma identidade arquitetônica.
“ADrops Motel é a primeira rede de hotéis franquia que existe no Brasil, e desenvolvemos para ela uma identidade arquitetônica. As fachadas obedecem um conceito estético que a identificam de longe. Desenvolvemos nessa rede todo um sistema, tanto de arquitetura como posicionamento de marca, parte de serviços, a parte de vendas e de outros itens que vão além da hospedagem”, enumera.
Rede Hilton Internacional
Com parcerias com diversas redes hoteleiras, a Lubianca Arquitetos assina também desenhos arquitetônicos da rede Hilton internacional. “Acabamos de entregar o retrofit do Hilton Porto Alegre e fizemos os dois primeiros Tru by Hilton do Brasil. Trabalhamos para a Rede Atlantica e todas as bandeiras, Laghetto, Intercity… Trabalhamos independente do tamanho da rede e fazemos projetos para hoteleiros individuais também”, explica.
Sempre trabalhando em cima de conceitos e posicionamento de marca, sem importar o tamanho do cliente, Ana explica que desenvolve projetos na medida e no tamanho da realidade do cliente. “Sabemos ouvir”, resume.
Questionada sobre qual foi o projeto arquitetônico para rede hoteleira mais ousado que ela criou ou participou Ana não teve dúvida em apontar o hotel IL Campanario em Jurerê Internacional, em 2002.
“Era um novo momento do turismo brasileiro e o IL Campanario em Jurerê Internacional começava. Esse projeto foi muito desafiador porque veio logo após o atentado às Torres Gêmeas e as pessoas estavam voltadas para o turismo interno no Brasil e também foi o início do processo de Jurerê Internacional. Foi um hotel todo pesquisado, trabalhado junto com os frequentadores da praia, criamos um apartamento padrão e tinha que ter um posicionamento que acompanhasse o posicionamento da praia e por isso foi um grande desafio e um momento de quebra de paradigma na nossa empresa”, recordou.
Hoje o (escritório) Lubianca Arquitetos tem projetos em 108 cidades e em todas as regiões do país.
*Paulo Atzingen é jornalista (colaborou na transcrição da entrevista, a jornalista Clara Silva)
Helene Boucher assim como Saint-Exupéry, era apaixonada por aviões. Quando criança, colecionava fotos de aviadores e artigos sobre aviões. Aos 22 anos, no auge da sua juventude, Helene decidiu se tornar aviadora, agora não mais como um desejo ingênuo de criança, mas para vingar a morte do amigo de seu irmão, Jean Hubert. Não demorou muito para o seu batismo no ar, o seu primeiro voo em julho de 1930, ainda aos 22 anos.
Helene se destacou como uma grande figura feminina no setor aéreo, quando se tornou a primeira mulher a cruzar a linha de chegada de uma competição chamada Paris – Saigon (hoje Vietnã), e tendo quebrado o recorde mundial de altitude feminina para aviões pequenos de segunda categoria.
Sua trajetória conta com acrobacias aéreas, e sua luta feminista ao lado das também aviadoras Maryse Bastié e Adrienne Bolland, completando o trio das precursoras femininas no ramo da aviação.
A marca renomada de perfumaria, a Guerlain, decidiu homenagear a pioneira da aviação com uma fragrância exclusiva a ela. A curiosidade é que o perfume leva o nome do livro de Saint-Exupéry, autor de O Pequeno Príncipe, lançado 2 anos antes do perfume, chamado Vol de Nuit (Voo Noturno). Seria uma maneira de homenagear o As dos Ases da aviação feminina. Jacques Guerlain era amigo do escritor e piloto Saint-Exupéry e pediu sua orientação sobre a ideia do perfume.
Ainda hoje, o perfume é vendido, com o nome requintado da marca de quase 200 anos de história, levando elegância através de aromas.
Vale lembrar, que Voo Noturno é mais um dos sucessos de Saint-Exupéry, tendo inclusive ganhado versão cinematográfica com o galã Clack Gable. O best-seller internacional foi coroado com o Prêmio Femina, grande prêmio da literatura francesa.
Crédito: José Augusto Cavalcanti Wanderley – Colaborou: Nicole B. Vieira da Rocha Santos
Inscrições para a 2ª edição do Hackathon Visite São Paulo Convention Bureau podem ser feitas até 16/10
Profissionais com experiência em turismo, marketing, negócios e tecnologia têm de 4 a 16 de outubro para inscrever-se na 2ª edição do Hackathon Visite São Paulo, que será realizada entre os dias 18 e 20 de outubro. O link para credenciamento é visitesaopaulo.com/hackathon24.
O evento, que tem como objetivo encontrar soluções para as demandas do setor de turismo, será aberto virtualmente na noite de 18 de outubro, data em que os participantes, que se organizarão em equipes de 3 a 5 pessoas, conhecerão o desafio proposto, além de orientações sobre o setor e dicas dos apoiadores.
Durante o sábado e no domingo até o início da tarde, os inscritos vão desenvolver seus projetos e criar um protótipo da solução. Nesse período, poderão tirar suas dúvidas com os organizadores, além de ter acesso a mentorias e palestras. O Hackathon será realizado no Sheraton São Paulo WTC Hotel.
Receberão prêmios os três melhores trabalhos, escolhidos por uma comissão julgadora integrada por representantes dos organizadores e apoiadores. Os ganhadores vão apresentar suas soluções durante o 8º Expo Fórum, a ser realizado no dia 3 de dezembro.
O evento é realizado pelo Visite São Paulo Convention Bureau e Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), com apoio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.
Este ano São Paulo Boat Show apresentou uma edição histórica. Evento contou com 170 embarcações em exposição, sendo 50 lançamentos, além de produtos para consumidores de diferentes perfis econômicos. Entre as inovações, destaque para o jet que vira prancha, um futurista carro que navega sobre às águas e um barco em formato de casa
O São Paulo Boat Show alcançou números recordes ao receber um público qualificado de 40 mil visitantes. Realizado entre o dia 19 e 24 de setembro no São Paulo Expo, na capital paulista, o evento se consolidou como o principal palco de negócios náuticos na América Latina.
Para chegar a esses números expressivos, o evento deste ano foi ampliado. Em um espaço de 32 mil metros quadrados, mais de 170 embarcações foram expostas, sendo 50 lançamentos.
Todos os perfis
Segundo nota enviada ao DIÁRIO, as ofertas atenderam a consumidores de diferentes perfis econômicos, com cotas compartilhadas a partir de R$ 25 mil, motos aquáticas de R$ 65 mil, até iates de luxo avaliados em mais de R$ 15 milhões.
Além das embarcações, os visitantes encontraram uma ampla gama de produtos, como brinquedos náuticos, equipamentos de segurança, decoração e serviços, como cursos de pilotagem e apólices de seguros. Entre as inovações, destaque para o jet que vira prancha, um futurista carro que navega sobre às águas e um barco em formato de casa.
Feedback positivo
“O São Paulo Boat Show deste ano confirmou uma tendência que temos observado: o público náutico cada vez mais espera pelos Boat Shows para realizar suas compras. O feedback dos expositores foi extremamente positivo, com vendas sendo concretizadas durante todos os dias do evento. Esse comportamento dos consumidores, que aguardam os Boat Shows para fechar negócios, tem causado oscilações no mercado ao longo do ano, com um aumento expressivo nas vendas coincidindo com os eventos”, afirma Thalita Vicentini, diretora geral da Boat Show Eventos.
Aumento em todo o setor
Tal mudança no comportamento dos consumidores também foi percebida por Eduardo Colunna, presidente da Acobar. “Observamos uma oscilação nas vendas do setor náutico em 2024, mas o saldo para o ano será extremamente positivo, superando os números de 2023. Atingiremos a marca de 150 mil postos de trabalho, um crescimento de 25% em relação ao ano passado, quando tínhamos 120 mil. Importante destacar que esse aumento de emprego abrange todo o setor, desde a construção de embarcações até serviços de manutenção, marinas e outras áreas relacionadas”.
Expositores também reforçaram a importância dos Boat Shows como o principal cenário para a concretização de negócios náuticos no país. Márcio Schaefer, CEO da Schaefer Yachts, celebrou os resultados obtidos. “Alcançamos nossa meta, que desde o início foi bastante ousada. O público presente foi extremamente qualificado e conseguimos superar com folga as expectativas do ano passado. Isso reforça a importância do evento para o setor e o nosso compromisso com a excelência”.
Os resultados positivos também foram comemorados pela Ventura Experience. “Este é o maior evento náutico da América Latina, um evento que vende, que atrai público e que transforma empresas. Todos os anos, o São Paulo Boat Show se supera, e este ano não foi diferente. Lançamos um produto de pequeno porte que se tornou o mais vendido de toda a nossa história. O evento é um sucesso absoluto. Se você não expôs ou não visitou, venha no próximo ano. São Paulo Boat Show é um sucesso garantido, tanto para as empresas quanto para as famílias que participam”.
Público qualificado
Fábio Bisolatto, sócio da WellCraft, também destacou o impacto positivo do São Paulo Boat Show. “A feira cresce a cada ano e o público está extremamente qualificado. Recebemos muitos clientes de alto nível e o evento superou nossas expectativas. 2024 já é nosso recorde de vendas desde 2021, quando começamos a participar. Só temos a agradecer ao Boat Show”, detalhou.
José Carlos Barros, diretor comercial da Sessa Marine, compartilhou a expectativa de resultados contínuos após o evento: “O São Paulo Boat Show sempre gera uma expectativa muito alta em termos de visitação qualificada e volume de negócios. Algumas vendas já foram realizadas, mas muitas negociações ainda estão em andamento e acreditamos que o evento trará resultados ainda melhores à medida que essas negociações se concretizem nos próximos meses”.
Ainda em 2024, a Boat Show Eventos realizará mais dois eventos náuticos. De 6 a 10 de novembro, ocorre o inédito Salvador Boat Show, na Bahia Marina. De 28 de novembro a 1º de dezembro, será realizada a segunda edição do Foz Internacional Boat Show, no Lago de Itaipu.
Acompanhe o calendário dos próximos eventos náuticos brasileiros de 2024:
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