Inscrições para a 2ª edição do Hackathon Visite São Paulo Convention Bureau podem ser feitas até 16/10
Profissionais com experiência em turismo, marketing, negócios e tecnologia têm de 4 a 16 de outubro para inscrever-se na 2ª edição do Hackathon Visite São Paulo, que será realizada entre os dias 18 e 20 de outubro. O link para credenciamento é visitesaopaulo.com/hackathon24.
O evento, que tem como objetivo encontrar soluções para as demandas do setor de turismo, será aberto virtualmente na noite de 18 de outubro, data em que os participantes, que se organizarão em equipes de 3 a 5 pessoas, conhecerão o desafio proposto, além de orientações sobre o setor e dicas dos apoiadores.
Durante o sábado e no domingo até o início da tarde, os inscritos vão desenvolver seus projetos e criar um protótipo da solução. Nesse período, poderão tirar suas dúvidas com os organizadores, além de ter acesso a mentorias e palestras. O Hackathon será realizado no Sheraton São Paulo WTC Hotel.
Receberão prêmios os três melhores trabalhos, escolhidos por uma comissão julgadora integrada por representantes dos organizadores e apoiadores. Os ganhadores vão apresentar suas soluções durante o 8º Expo Fórum, a ser realizado no dia 3 de dezembro.
O evento é realizado pelo Visite São Paulo Convention Bureau e Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), com apoio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.
Este ano São Paulo Boat Show apresentou uma edição histórica. Evento contou com 170 embarcações em exposição, sendo 50 lançamentos, além de produtos para consumidores de diferentes perfis econômicos. Entre as inovações, destaque para o jet que vira prancha, um futurista carro que navega sobre às águas e um barco em formato de casa
O São Paulo Boat Show alcançou números recordes ao receber um público qualificado de 40 mil visitantes. Realizado entre o dia 19 e 24 de setembro no São Paulo Expo, na capital paulista, o evento se consolidou como o principal palco de negócios náuticos na América Latina.
Para chegar a esses números expressivos, o evento deste ano foi ampliado. Em um espaço de 32 mil metros quadrados, mais de 170 embarcações foram expostas, sendo 50 lançamentos.
Todos os perfis
Segundo nota enviada ao DIÁRIO, as ofertas atenderam a consumidores de diferentes perfis econômicos, com cotas compartilhadas a partir de R$ 25 mil, motos aquáticas de R$ 65 mil, até iates de luxo avaliados em mais de R$ 15 milhões.
Além das embarcações, os visitantes encontraram uma ampla gama de produtos, como brinquedos náuticos, equipamentos de segurança, decoração e serviços, como cursos de pilotagem e apólices de seguros. Entre as inovações, destaque para o jet que vira prancha, um futurista carro que navega sobre às águas e um barco em formato de casa.
Feedback positivo
“O São Paulo Boat Show deste ano confirmou uma tendência que temos observado: o público náutico cada vez mais espera pelos Boat Shows para realizar suas compras. O feedback dos expositores foi extremamente positivo, com vendas sendo concretizadas durante todos os dias do evento. Esse comportamento dos consumidores, que aguardam os Boat Shows para fechar negócios, tem causado oscilações no mercado ao longo do ano, com um aumento expressivo nas vendas coincidindo com os eventos”, afirma Thalita Vicentini, diretora geral da Boat Show Eventos.
Aumento em todo o setor
Tal mudança no comportamento dos consumidores também foi percebida por Eduardo Colunna, presidente da Acobar. “Observamos uma oscilação nas vendas do setor náutico em 2024, mas o saldo para o ano será extremamente positivo, superando os números de 2023. Atingiremos a marca de 150 mil postos de trabalho, um crescimento de 25% em relação ao ano passado, quando tínhamos 120 mil. Importante destacar que esse aumento de emprego abrange todo o setor, desde a construção de embarcações até serviços de manutenção, marinas e outras áreas relacionadas”.
Expositores também reforçaram a importância dos Boat Shows como o principal cenário para a concretização de negócios náuticos no país. Márcio Schaefer, CEO da Schaefer Yachts, celebrou os resultados obtidos. “Alcançamos nossa meta, que desde o início foi bastante ousada. O público presente foi extremamente qualificado e conseguimos superar com folga as expectativas do ano passado. Isso reforça a importância do evento para o setor e o nosso compromisso com a excelência”.
Os resultados positivos também foram comemorados pela Ventura Experience. “Este é o maior evento náutico da América Latina, um evento que vende, que atrai público e que transforma empresas. Todos os anos, o São Paulo Boat Show se supera, e este ano não foi diferente. Lançamos um produto de pequeno porte que se tornou o mais vendido de toda a nossa história. O evento é um sucesso absoluto. Se você não expôs ou não visitou, venha no próximo ano. São Paulo Boat Show é um sucesso garantido, tanto para as empresas quanto para as famílias que participam”.
Público qualificado
Fábio Bisolatto, sócio da WellCraft, também destacou o impacto positivo do São Paulo Boat Show. “A feira cresce a cada ano e o público está extremamente qualificado. Recebemos muitos clientes de alto nível e o evento superou nossas expectativas. 2024 já é nosso recorde de vendas desde 2021, quando começamos a participar. Só temos a agradecer ao Boat Show”, detalhou.
José Carlos Barros, diretor comercial da Sessa Marine, compartilhou a expectativa de resultados contínuos após o evento: “O São Paulo Boat Show sempre gera uma expectativa muito alta em termos de visitação qualificada e volume de negócios. Algumas vendas já foram realizadas, mas muitas negociações ainda estão em andamento e acreditamos que o evento trará resultados ainda melhores à medida que essas negociações se concretizem nos próximos meses”.
Ainda em 2024, a Boat Show Eventos realizará mais dois eventos náuticos. De 6 a 10 de novembro, ocorre o inédito Salvador Boat Show, na Bahia Marina. De 28 de novembro a 1º de dezembro, será realizada a segunda edição do Foz Internacional Boat Show, no Lago de Itaipu.
Acompanhe o calendário dos próximos eventos náuticos brasileiros de 2024:
Praia de Manaíra, na capital da Paraíba, recebeu ação de limpeza do Instituto Bancorbrás e do Parahyba de Sustentabilidade (IPAS)
Pauta atual e de importância global, sobretudo no que diz respeito às mudanças climáticas e poluição marinha, a saúde dos oceanos tem ganhado atenção das principais empresas e organizações do mundo todo.
Uma delas é o Instituto Bancorbrás, que em parceria com o Instituto Parahyba de Sustentabilidade (IPAS), promoveu uma ação de limpeza da Praia de Manaíra, em João Pessoa (PB). O movimento ocorreu no último sábado (28).
Fazer a diferença
A iniciativa contou com a participação dos voluntários dos dois institutos, além da comunidade local.
“Essa foi uma oportunidade para todos nós fazermos a diferença e promovermos um ambiente mais limpo e saudável. Foi gratificante poder ajudar de alguma forma a manter a conservação e preservação do local”, afirma Núbia Carrijo, Analista de Responsabilidade Social do Instituto Bancorbrás.
Além da limpeza, os voluntários também tiveram a oportunidade de ouvir uma palestra educativa sobre a importância da redução do consumo de plástico e práticas sustentáveis no dia a dia.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO, o evento também celebrou a revitalização da sede do Observatório Marinho, na Praia de Jacumã, que contou com o patrocínio do Instituto Bancorbrás.
Número de passageiros domésticos da LATAM em Congonhas e Brasília cresce 8% nos sete primeiros meses de 2024
O número somado de passageiros domésticos da LATAM nos aeroportos de Congonhas e Brasília cresceu 8% nos sete primeiros meses de 2024, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Na prática, o volume passou de 9 milhões de janeiro a julho de 2023 para cerca de 10 milhões no mesmo período de 2024 – sendo mais de 5,6 milhões em Congonhas e quase 4,2 milhões em Brasília. Os dados são da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
Os resultados consolidam a LATAM como a companhia aérea que mais investe no Brasil e a que mais conecta viajantes nos dois maiores hubs (centros de conexão) domésticos do Brasil. No período analisado, a LATAM também constatou que Rio de Janeiro, Fortaleza e Salvador foram os destinos mais procurados pelos passageiros nos voos que partiram desses dois hubs, considerando o volume de passagens vendidas.
Já as rotas com maior crescimento em número de passageiros em relação a 2023 foram São Paulo/Congonhas-Curitiba (+37%) e São Paulo/Congonhas-Florianópolis (+33%), Brasília-São Paulo/Congonhas (+29%), Brasília-Curitiba (+22%) e Brasília-Salvador (+20%).
Atualmente, em número de voos, a LATAM é responsável por 41% da operação total de Congonhas e 48% da operação do aeroporto de Brasília. Ao todo, a companhia operou 72,4 mil voos domésticos nesses aeroportos de janeiro a julho de 2024, sendo quase 44 mil em Congonhas e quase 29 mil em Brasília. Os voos domésticos da companhia tiveram um crescimento de 2% em Brasília, enquanto em Congonhas o número foi similar ao mesmo período do ano anterior.
Ainda assim, a taxa média de ocupação dos voos domésticos da LATAM saindo dos dois aeroportos em 2024 teve crescimento significativo, com 80% de ocupação em Congonhas (6% superior ao mesmo período de 2023) e 82% em Brasília (4% superior ao mesmo período de 2023).
O investimento e o crescimento da LATAM no Brasil
Atualmente, a LATAM é a empresa que mais adiciona voos e assentos ao mercado brasileiro, operando a maior malha aérea da sua história no Brasil, com voos para 53 aeroportos em território nacional. Na operação internacional, é a companhia que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos próprios do País para 90 aeroportos no exterior.
Como consequência, a LATAM lidera a aviação brasileira desde 2021 (market share calculado em RPK¹), segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O índice considera a quantidade de passageiros por quilômetro transportados pela empresa sobre o volume de passageiros por quilômetro transportados por todas as companhias aéreas que operam no País.
Em 2024, a LATAM já adicionou 1 milhão de assentos domésticos no Brasil e ultrapassou a marca de 150 aeronaves em sua frota no País. Ao todo, a companhia prevê para 2024 um crescimento de 8% a 10% na sua oferta doméstica de assentos no Brasil na comparação com 2023.
*RPK: sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados
Famtour Experience São Paulo 2024 trará operadores de viagens dos dois países em parceria exclusiva
São Paulo está motivado a aumentar a participação dos turistas argentinos e uruguaios que visitam o seu território. Para isto, entre outras ações, anunciou, durante participação na FIT América Latina, a primeira edição do Famtour Experience São Paulo. A ação acontecerá de 20 a 24 de novembro, é fruto de parceria entre o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens (Setur-SP), com um pool de operadoras, AIR Canada, Enjoy Experience e Aeroporto de Guarulhos.
O objetivo da famtour, de acordo com Roberto de Lucena, titular da pasta de turismo paulista, é apresentar o potencial de São Paulo para os operadores de turismo, além de celebrar um ano da assinatura da parceria com o pool de operadoras. “Começando pela experiência náutica no litoral, em Guarujá, a apenas 100 quilômetros da capital. Em seguida preparamos um city tour no coração de São Paulo, onde conhecerão o Mercadão Municipal, e à noite visitam o Allianz Parque para um show do Lenny Kravitz, oferecido pela Enjoy Experience”, explicou.
O incentivo a viagens internacionais acontece em meio ao crescente número de turistas internacionais para o Brasil. Segundo o Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal, no primeiro semestre 3,6 milhões de turistas internacionais visitaram o país, número que se aproxima de recorde histórico, 9,7% maior que o observado no mesmo período de 2023 e 1,9% acima do registrado em 2019.
Como principal porta de entrada aérea do país, São Paulo foi responsável por 1,3 milhão destes viajantes estrangeiros, com destaque para os turistas provenientes dos Estados Unidos, Argentina e Uruguai, respectivamente.
De acordo com Aurelio Moniz, diretor geral da Enjoy Experience, a Famtour vai consolidar ainda mais São Paulo, onde o turista poderá vivenciar a energia de grandes eventos.
Conectividade internacional
A expectativa da Setur-SP e parceiros é de consolidar São Paulo como maior destino da América do Sul. Em dezembro, Guarulhos e Ezeiza, Buenos Aires, iniciarão voos operados pela Air Canadá.
Evento será de 2 a 4 de outubro, no Pernambuco Centro de Convenções, com conteúdo relevante em palestras e workshops
A capacitação e atualização dos profissionais que compõem o mercado de hospedagem e alimentação fora do lar no Nordeste estão entre os papéis fundamentais da feira HFN – Hotel & Food Nordeste, considerada a segunda maior do País e a principal da região. A sexta edição do evento, reunindo mais de 270 expositores de todo o Brasil, ocorrerá de 2 a 4 de outubro, das 14h às 21h, no Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda.
A HFN agrega informações importantes sobre tendências do mercado e possibilidade de criar redes de relacionamento (networking) entre clientes e fornecedores, sendo realizada de modo simultâneo com outro grande evento direcionado a um público qualificado de profissionais do setor de varejo, a Super Mix, que alcança sua 18ª edição.
A feira é realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Pernambuco (ABIH-PE), pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (Abrasel-PE) e pela Insight Feiras & Negócios, com o patrocínio da Pan Cristal e apoio das marcas Cofapinox, ABIMAQ e Mais Vida. A diretoria da Insight, liderada pelos sócios Carol Baía, Rodrigo da Fonte e Tatiana Menezes, ressalta que 80% dos fornecedores presentes à HFN são de fora de Pernambuco, representando uma ótima oportunidade para o setor fechar negócios para o estado e a região Nordeste.
“Nossa expectativa está altíssima, pois receberemos representantes de toda a cadeia produtiva e da indústria brasileira do setor, para se conectar com os compradores, trazendo novidades que interessam ao turismo como um todo”, garantem os sócios, destacando que a previsão de público é de 26 mil visitantes para as duas feiras.
Uma curiosidade é que o grande volume dentre essa quantidade de inscritos é formado por micro e pequenas empresas. “Quem está pensando em abrir sua empresa também pode fazer uma degustação do que precisa para começar. Contaremos com a participação de representantes do Governo do Estado, como a Adepe (Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco) e Prefeituras”, explicam.
Diretora da Abrase em Pernambuco, Rhaissa Soares também encara a realização da HFN como um momento crucial para o segmento, no que tange à capacitação. “Temos 88 mil CNP’s diferentes em Pernambuco e, deste total, 72% são MEI’s. É preciso capacitá-los, para que eles sejam capazes de gerenciar seus negócios da melhor maneira possível”, coloca Rhaissa.
À frente da ABIH-PE, Artur Maroja pontua que a diversidade das empresas é um dos maiores chamarizes da feira, onde estarão juntos desde as grandes redes hoteleiras, até as pousadas de menor porte. “Conseguimos um engajamento dos que fazem o turismo em Pernambuco, no Nordeste e no Brasil, por recebermos todos de braços abertos. Muitas vezes esses estabelecimentos pequenininhos não teriam a oportunidade de dialogar de igual para igual. E ainda de ter contato com novas tecnologias, com conteúdos sobre questões como orçamento e a preocupação com o ESG nas empresas”, observa o gestor.
Maroja garante que a ABIH-PE vem trabalhando para que Pernambuco continue sendo destaque como polo turístico regional. “Temos o melhor a oferecer. Seja no campo do lazer, dos eventos, da gastronomia. E nosso papel logístico é muito importante, por estarmos a uma hora de voo de outras capitais nordestinas. E atrações para todos os gostos e bolsos, de Porto de Galinhas a Tamandaré e Noronha; de Gravatá a Caruaru e Petrolina, entre tantos outros, deixando o turista escolher se quer ficar na capital ou interior”, coloca.
Eventos de conteúdo da HFN
Padaria do Amanhã – O destaque será a exibição ao vivo dos processos de fabricação dos mais diversos tipos de pães. O público terá a visão completa da produção, com todos os equipamentos utilizados na padaria montada dentro do pavilhão de feiras. O projeto é idealizado pela arquiteta especialista em panificação Dani Figueirôa, com parceria com o Padeirão.
Confeitar – Para quem quer aprender mais sobre o mercado dos doces e da confeitaria. Contará com aulas gratuitas com uma das principais chefs patissier (de confeitaria) de Pernambuco, Anna Corina. Entre os palestrantes dos workshops estarão também nomes como Vânia Elihimas e a Confeitaria do Oliveira. Já os temas vão de delícias pernambucanas como bolo de rolo ao bolo de noiva, até bolos natalinos, cheesecake e tortinhas saudáveis.
Fórum Gourmet – Promovido pela ABRASEL-PE, o Fórum Gourmet e Gourmet Experience são espaços voltados para proporcionar uma experiência imersiva aos participantes, com foco na inovação e na conexão contínua entre fornecedores e compradores.
Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste (FHAN) – A programação de palestras e painéis tem a curadoria do Hotelier News com mediação de seu CEO e fundador, Peter Kutuchian, com a organização da ABIH-PE. Com debates e painéis sobre temas como a distribuição com foco na estratégia omnichannel, os processos ESG na hotelaria, além das tendências e desafios para 2025, além da realização e eventos e contratação de mão de obra, considerando as mudanças demográficas e entre gerações.
Arena Burguer – Com demonstrações ao vivo, dicas para os participantes e interatividade, o espaço é ideal para ficar por dentro do universo dos hambúrgueres. Estarão juntos especialistas em técnicas de churrasco, grelhas e temperos, tais como Bruno BBQ, Pedro Valsas (da Pão com Carne) e Saulo Matos e Marcos Brito, que atuam no segmento de carnes premium.
Pizza Maker & Down – Concurso de pizzaiolos que conta com a participação de profissionais e alunos com Síndrome de Down, uma das peculiaridades do evento é ter nascido dentro da HFN. Premiada consecutivamente nos últimos cinco anos com o título de melhor projeto social do Brasil, a iniciativa é liderada pela chef pizzaiola Erilene Monteiro.
Investimentos em São Paulo podem gerar até R$ 80 milhões por ano na economia do estado, beneficiando destinos do litoral e do interior paulista
Em nota enviada ao DIÁRIO, o Governo de São Paulo divulga um estudo inédito que revela o impacto dos investimentos públicos em obras de infraestrutura turística. De acordo com o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), os repasses realizados no primeiro semestre deste ano pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) contribuíram para o deslocamento de 630 mil turistas e excursionistas pelo Estado, acrescentando até R$ 80 milhões por ano à economia de 174 destinos paulistas.
Recursos do Estado
Três obras públicas inauguradas recentemente em Lençóis Paulista: um orquidário, o Jardim Botânico e o Centro Educacional Ambiental devem receber mais de cinco mil turistas e excursionistas, acrescentando R$ 2,4 milhões na economia do município nos próximos dois anos. A visitação é gratuita e todas contam com recursos do Estado. “A infraestrutua é fundamental uma vez que viabiliza a conexão até o atrativo, restaura uma edificação que já recebe visitantes ou cria um novo ponto de interesse”, diz o secretário Roberto de Lucena, de Turismo e Viagens de São Paulo.
Entre os investimentos públicos já realizados pelo Governo de São Paulo, destaque para o Parque Cidade das Crianças, de Holambra, que recebe cerca de sete milhões de visitantes por ano desde que foi inaugurado, em 2020; e a revitalização do teleférico de Pedreira, desativado por 20 anos e, hoje, um dos principais pontos turísticos da região, com capacidade para receber 250 pessoas por hora, vista para o Rio Jaguari e as montanhas da Serra da Mantiqueira.
Em 2024, foram repassados mais de R$200 milhões para 174 municípios com obras em andamento. Também foram inauguradas 114 obras, mais que o dobro do ano passado no mesmo período. Nos últimos dez anos, o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos, o Dadetur, ligado à Setur-SP, repassou quase R$ 2 bilhões aos municípios turísticos paulistas, resultando em um impacto adicional de R$ 775 milhões a cada ano no PIB do Estado, segundo o CIET.
Turismo em alta
O turismo é um dos setores que mais cresce na economia de São Paulo. No primeiro semestre, avançou 4,81% e pode elevar o PIB do setor para acima de R$ 300 bilhões até o fim de 2024. Por esta razão, é também uma força econômica, uma vez que aciona meios de hospedagem, restaurantes, transportes e mais de 50 setores. O destaque deste ano tem sido o crescimento do setor aéreo e o aumento da empregabilidade: a estimativa é gerar a 47 mil vagas até o fim deste ano e aumentar em 9% o número de chegadas de turistas em aeroportos regionais. A Setur-SP também mantém um programa de crédito turístico (CrediturSP), que já ofereceu mais de R$ 1,5 bilhão em crédito em condições sob medida para investidores que atuam em SP, de pequenos a grandes empreendedores, do público ao privado.
Alan Veiga, fundador da AV Viagens e Turismo, aponta que a falta de oferta do aéreo é o principal desafio para o desenvolvimento do turismo na região
Por Zaqueu Rodrigues (Texto) / Paulo Atzingen (Entrevista)
Apaixonado pelo turismo desde a juventude, quando ajudava os professores a preparar as excursões escolares, Alan Veiga, fundador da agência AV Viagens e Turismo, conversou com o editor do DIÁRIO, Paulo Atzingen, durante a participação na 51ª Abav Expo, uma das principais feiras de turismo da América Latina realizada de 26 a 28 de setembro no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF).
Alan Veiga, que também é conselheiro suplente da Associação Comercial (ACIM) de Marabá (PA) e representante dela no Conselho Municipal de Turismo da cidade, conta que fundou a sua agência em 2017. “Em 2019 fizemos uma grande renovação na agência, voltando o foco para o turismo receptivo, trabalhando o turismo executivo, de lazer, e com uma van de 8 lugares focada nos pequenos grupos”.
Pisando em ovos
Veiga revela que “as agências de viagens estão sempre pisando em ovos. Somos o primeiro filtro para que o cliente não tenha problemas durante a viagem. A prioridade é sempre escolher os melhores fornecedores para o pacote que a gente vai oferecer para os nossos clientes. Além de, primeiro, oferecer o melhor atendimento, existe a Responsabilidade Solidária imposta na Lei Geral do Turismo, que nos obrigada a arcar com qualquer problema que comprometa a viagem do cliente”.
Responsabilidade solidária
O agente considera injusta a Responsabilidade Solidária estabelecida pela Lei Geral do Turismo. “Muitas vezes a gente recebe 5%, 7%, 10% do valor. Então, acaba sendo uma Responsabilidade Solidária muito injusta. O que a gente está recebendo é pela prestação de serviço, pela consultoria da venda, e não pela prestação efetiva do serviço. Na hora que afeta os grandes players, acaba estourando na mão da agência, que vai ter que honrar com o pagamento integral para o cliente”.
A AV Viagens e Turismo, prossegue Alan Veiga, também continua fazendo emissivo sob demanda, mas o foco mesmo é operar roteiros regionais na região. “Hoje temos, no Parque Estadual Serra dos Martírios, conhecido como Serra das Andorinhas, 13 roteiros concluídos e 12 em construção. Teremos 25 roteiros e estamos trabalhando para projetar isso em nível Brasil”, diz.
“Eu tenho me envolvido bastante com as tratativas não só municipais como regionais. A gente tem trabalhado bastante para o desenvolvimento da Instância de Governança Regional da região turística de Carajás. Estou bem ligado às comissões que têm trabalhado para concluir o processo de estruturação da governança regional, que hoje está no processo de decidir se vai ser um Convention Bureau, Associação ou Sindicato”, afirma Veiga.
Cidades riquíssimas
Ele diz que as discussões avaliam como serão as participações dos 12 municípios da região. “Temos cidades riquíssimas, com as maiores arrecadações do país, assim como temos municípios que não têm arrecadação expressiva nenhuma. As cidades são Marabá, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado dos Carajás, São Geraldo do Araguaia, São Domingos do Araguaia, São João do Araguaia, Brejo Grande do Araguaia, Piçarra, Palestina do Pará e Bom Jesus do Tocantins”.
O agente de viagem diz que o Aéreo é um dos principais desafios para o desenvolvimento do turismo na região e diz que “as notícias sobre a Azul estão criando um momento de tensão. Claro que pode haver muita especulação. Eu acredito e espero que seja isso, mas cria aquela tensão, porque eu vou vender uma passagem aérea da Azul agora, e se, de repente, ela quebra daqui a dois meses?”
Ele explica que o receio diante das notícias sobre possível recuperação judicial da companhia aérea se justifica também pela Responsabilidade Solidária determinada pela Lei Geral do Turismo. “Se a Azul quebra, o agente é responsável por fazer cumprir o que o cliente adquiriu”.
Aeroporto de Marabá
O aeroporto de Marabá recebe operações das companhias áreas Gol, Latam e Azul. “A Azul é a que tem uma operação mais abrangente dentro do estado, oferecendo conexões de Marabá a Belém (PA) e Marabá a Confins (BH). Desses dois, oferece conexões para o Brasil todo”, dimensiona o proprietário da AV Viagens e Turismo.
Veiga aponta que – nas regiões Sul e Sudeste do Pará – a oferta aérea não contempla o potencial da região. “Infelizmente a gente tem uma oferta muito abaixo do ideal. A demanda não é suprida. Como a oferta é baixa, os preços são muito altos. Isso tem causado uma dificuldade muito grande para a gente trabalhar e vender mais”.
Hopi Hari oferece entrada gratuita para crianças até 12 anos no sábado do Dia das Crianças
Neste Dia das Crianças, celebrado no sábado, 12 de outubro, o Hopi Hari promete diversão para toda a família com uma promoção especial: crianças de até 12 anos terão entrada gratuita, sem a necessidade de estarem acompanhadas por um pagante. A ação oferece uma excelente oportunidade de lazer para que toda a família aproveite o feriado com muitas aventuras em um dos maiores parques temáticos da América Latina.
Os visitantes também poderão curtir a tradicional Hora do Horror, maior evento de terror da América Latina, que mistura adrenalina e emoção em uma temática assustadora.
Além disso, o Hopi Hari oferece atrações revitalizadas para todas as idades, como as clássicas Katapul, Speedi’64 e Jambalaia. Para tornar o passeio ainda mais emocionante, o parque também inaugurou recentemente três novas atrações:
Aribabobbi (Aribabiba): Um barquinho conduzido pelo marinheiro Bobbi, proporcionando uma divertida aventura em família.
Bugabalum (Infantasia): De volta ao parque, esta atração clássica encanta as crianças com seus balões coloridos e cenário mágico.
Vamvolari (Wild West): Inédita no Brasil, essa atração simula o voo de uma ave, garantindo uma experiência imersiva e cheia de adrenalina para todas as idades.
O parque estará aberto das 11h às 20h30, com a gratuidade válida exclusivamente no dia 12 de outubro.
Serviço
Promoção: Entrada gratuita para crianças até 12 anos
Data: Sábado, 12 de outubro de 2024
Horário de funcionamento: Das 11h às 20h30
Local: Hopi Hari – Rodovia dos Bandeirantes, km 72, Vinhedo – SP
O Grande Prêmio de Fórmula 1, que acontece de 1 a 3 de novembro no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, promete um impacto econômico recorde para a capital paulista neste ano. Segundo a Prefeitura de São Paulo, o evento deve movimentar aproximadamente R$ 2 bilhões, representando um crescimento de 21% em relação ao impacto gerado no ano passado, que foi de R$ 1,64 bilhão.
Esse aumento é impulsionado pelo crescimento no número de turistas, especialmente estrangeiros, que terão um gasto médio estimado em R$ 4.689,00 durante sua estadia de quatro dias na cidade. Em 2023, o evento reuniu um público recorde de 267 mil pessoas, e a expectativa para este ano é de um aumento para 300 mil visitantes, com cerca de um terço formado por turistas internacionais.
Além do impacto no setor turístico, o evento deve beneficiar o comércio local. O setor de hospedagem espera uma ocupação média de 89,75% em São Paulo, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo (ABIH-SP). No entorno da cidade, a ocupação projetada é de 85,85%. Bares e restaurantes também antecipam um crescimento de 10% no faturamento em comparação ao GP do ano passado.
O sucesso da Fórmula 1 segue uma tendência observada com o evento da NFL em São Paulo, que realizou seu primeiro jogo no Brasil em setembro, entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers. A partida gerou um impacto econômico de US$ 61,9 milhões, superando as expectativas iniciais de US$ 60 milhões, segundo dados da Prefeitura e da SPTuris.
Ao consolidar São Paulo como um dos principais destinos turísticos da América Latina, o GP reforça o perfil da cidade como sede de grandes eventos, movimentando a economia e promovendo a diversidade cultural e atrativa para visitantes do mundo todo. (REDAÇÃO DO DIÁRIO com agências e informações da SPTuris)
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