quarta-feira, outubro 8, 2025
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MSC Cruzeiros publica Relatório de Sustentabilidade 2024 e detalha ações para atingir emissões líquidas zero até 2050

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Sustentabilidade 2024 – MSC Cruzeiros
Ilha de Corais na Ocean Cay (Crédito: MSC divulgação)

A Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC divulgou seu Relatório de Sustentabilidade 2024, apresentando os principais avanços do ano em temas ambientais, sociais e operacionais. A publicação também inclui o lançamento do Plano de Transição Energética (PTE), documento com metas intermediárias e etapas claras para alcançar emissões líquidas zero de gases de efeito estufa (GEE) até 2050.

REDAÇÃO DO DIÁRIO com assessorias

O relatório consolida os resultados das operações das marcas MSC Cruzeiros e Explora Journeys, abordando a integração de soluções de eficiência energética, programas de inclusão e preservação ambiental.

Principais destaques:

Lançamento do Plano de Transição Energética, com verificação independente e metas intermediárias de redução de emissões;

Prevenção de 50 mil toneladas de CO₂ por meio de ferramentas de otimização de performance de frota (OptiCruise e Oceanly Performance);

Expansão de conexões elétricas em terra: de 44 em 2023 para 142 em 2024, em 13 portos. Todos os navios novos já vêm preparados para esse tipo de conexão;

Aumento na taxa de retenção de tripulantes, de 83% para 89%, com ações voltadas para engajamento e desenvolvimento profissional;

Criação de Comitê Consultivo de Diversidade e Inclusão, com representatividade de mais de 140 nacionalidades;

Continuidade dos investimentos em Ocean Cay (Bahamas), com foco em restauração de corais e preservação marinha;

Capacitação de 469 tripulantes para prevenção de colisões com baleias, em parceria com a instituição ORCA;

Oferta de mais de 4.500 excursões em terra, em 84 países, incluindo 284 opções de baixo impacto ambiental (“Protectours”).

Em 2024, as frotas das duas marcas receberam 4,6 milhões de passageiros e operaram 341 itinerários em 90 países.

Para os próximos anos, a Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC projeta avanços na adoção de energia limpa, modernização de embarcações, investimentos em infraestrutura portuária e cooperação com o setor marítimo para acelerar a transição energética.

O Relatório de Sustentabilidade 2024 completo está disponível para download [aqui].

LEIA TAMBÉM:

O MSC Preziosa e seu lá maior, ao se despedir de Santos – por Paulo Atzingen*

 

Cop30: Representantes de 25 países pressionam governo Lula a desistir de Belém

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Cop30
O governo brasileiro tem até 11 de agosto para apresentar um plano de resposta (Crédito; WWF divulgação)

Cop30: A pressão internacional levou à convocação de uma reunião de emergência da UNFCCC em 29 de julho, voltada a tratar dos problemas logísticos. O governo brasileiro tem até 11 de agosto para apresentar um plano de resposta.

Agências com Edição do DIÁRIO

Representantes de 25 países enviaram uma carta à organização da COP30 e à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) alertando para os riscos de manter integralmente a conferência em Belém. A preocupação central é com os preços exorbitantes de hospedagem na capital paraense, além de dificuldades logísticas envolvendo transporte e segurança. A informação foi divulgada pela Folha de S.Paulo.

No documento, os países reconhecem os esforços do governo do presidente Lula para sediar a COP30 e valorizam a escolha de Belém, que simboliza os desafios da Amazônia frente às mudanças climáticas. Ainda assim, os signatários cobram providências imediatas. “Se a COP inteira for mesmo acontecer em Belém, essas condições precisam ser garantidas”, diz a carta. Eles destacam que participar do evento significa “poder viajar para Belém, ficar em acomodações adequadas e acessíveis, e ir ao pavilhão e voltar de forma segura e eficiente em termos de tempo, inclusive tarde da noite”.

Entre os signatários estão blocos como o Grupo de Negociadores Africanos e o Grupo dos Países Menos Desenvolvidos (LDC), além de nações ricas como Áustria, Bélgica, Canadá, Finlândia, Holanda, Noruega, Suécia e Suíça. A principal apreensão está relacionada à cúpula de chefes de Estado, que reúne o mais alto nível de autoridades e antecede as negociações centrais da COP. De acordo com a carta, nunca antes tantas delegações estavam sem saber como iriam participar do evento a apenas 100 dias do início.

O diplomata Richard Muyungi, presidente do Grupo de Negociadores Africanos, reforçou à agência Reuters a necessidade de ação imediata: “O Brasil tem muitas opções para termos uma COP melhor, uma boa COP. Por isso estamos pressionando para que o Brasil forneça respostas melhores, em vez de nos dizer para limitar nossa delegação”. A declaração evidencia a insatisfação crescente com os altos preços e a escassez de leitos em Belém.

A pressão internacional levou à convocação de uma reunião de emergência da UNFCCC em 29 de julho, voltada a tratar dos problemas logísticos. O governo brasileiro tem até 11 de agosto para apresentar um plano de resposta. Segundo a secretaria extraordinária da COP30, não existe possibilidade de a conferência ser realizada fora de Belém, embora soluções emergenciais estejam em curso. Entre elas, incluem-se investigações sobre práticas abusivas de hotéis, uso de Airbnb, mobilização de escolas e habitações do Minha Casa, Minha Vida, além da utilização de navios-cruzeiro para ampliar a capacidade de hospedagem.

O presidente da COP30, André Corrêa do Lago, reconheceu que há pressões para mudar a localização do evento: “Acredito que talvez os hotéis não estejam se dando conta da crise que eles estão provocando”, disse. Desde o anúncio de Belém como sede, os preços dispararam, comprometendo a participação de delegações e sociedade civil. Para mitigar o problema, foi lançada uma plataforma de hospedagem voltada inicialmente a delegações de países em desenvolvimento, com diárias a partir de US$ 200, mas a demanda continua superior à oferta.

Na carta, os países também criticam a possibilidade de compartilhamento de quartos para reduzir custos e destacam que a participação plena da sociedade civil é fundamental para o sucesso das negociações. A mensagem final é clara: “Se essas condições não forem atendidas para todos que precisam estar em nossas negociações multilaterais, não teremos chance de chegar a um resultado de sucesso”.

Voos ampliados por companhias aéreas para atender à COP30 em Belém

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Belém, Pará Foto SEMOB Prefeitura Municipal de Belém
Belém, Pará (Foto SEMOB Prefeitura Municipal de Belém)

Em vista da realização da COP30 em Belém (PA), prevista para novembro deste ano, as companhias aéreas estão reforçando a malha para atender à demanda esperada. O Ministério do Turismo anunciou que a oferta de assentos domésticos para Belém será 25% maior em comparação ao mesmo período do ano passado.

REDACÃO com informações da Folha de São Paulo

O ministro Celso Sabino destacou que essa expansão da malha aérea é vital para assegurar uma logística eficiente durante o evento. Segundo ele, em entrevista à Folha, as aéreas brasileiras se comprometeram a disponibilizar mais de 245 mil assentos domésticos em novembro — um aumento superior a 25% sobre o mesmo mês de 2024.

Em relação aos voos internacionais, houve um crescimento significativo: o número de frequências passou de 22 para 31 — um salto de 44% —, com os assentos subindo de 3.888 para 5.610. Sabino afirmou que essa estratégia foi articulada diretamente com as empresas aéreas.

Entre os dias 7 e 23 de novembro, a Gol oferecerá 600 voos domésticos e internacionais — um incremento de 230% em relação ao mesmo período de 2024 — com 56.730 assentos disponíveis e cerca de 77 mil no mês inteiro. Rafael Araújo, diretor de planejamento da Gol, revelou que a empresa operará rotas exclusivas como Belém‑Fortaleza e Belém‑Salvador, além de lançar a rota internacional Belém‑Miami com duas frequências semanais (três durante a COP).

A Gol ainda introduzirá voos para Congonhas (um por dia) e Manaus (seis no período), além de aumentar as frequências diárias de rotas regulares: Guarulhos, de uma para quatro; Galeão, de uma para três; e Santarém e Macapá, de uma para duas. Também será operada a rota Belém‑Paramaribo (capital do Suriname), estabelecendo conexão com a Europa via Paramaribo e companhias como a KLM, que voa de Amsterdã até lá.

A Latam afirmou que elevará sua oferta de voos em 48% em comparação a novembro de 2024. A medida visa fortalecer a conectividade aérea nacional e internacional, facilitando o deslocamento de passageiros. Entre as rotas inéditas está a de Bogotá (Colômbia) — três frequências semanais às segundas, quartas e sábados durante todo o mês de novembro. Essa rota permite conexão com passageiros vindos dos EUA (Atlanta, Miami e Orlando) por meio da parceria com a Delta Airlines.

No mercado doméstico, a partir de agosto, a Latam aumentará a frequência semanal da rota Belém–Guarulhos de 28 para 35 e da Belém–Brasília de 10 para 14. Em novembro, estreia a rota Galeão–Belém com dois voos semanais e eleva a frequência entre Fortaleza e Belém de sete para doze por semana. Mantém-se ainda a oferta atual de dois voos semanais entre Manaus e Belém e três vindos de Macapá.

Em 16 de julho, a Avianca anunciou, junto ao governo do Pará, a rota Belém–Bogotá, que começa em 27 de outubro, com três frequências semanais e aviões Airbus A320 com capacidade superior a 180 passageiros. O CEO Frederico Pedreira destacou que essa operação vai facilitar a chegada de visitantes ao norte do Brasil antes e depois da COP30, reforçando sua continuidade para além do evento.

A Azul, por sua vez, comunicou que terá 646 voos (entre chegadas e partidas) em Belém entre 9 e 22 de novembro, oferecendo 103,6 mil assentos. Os voos partirão de diversas regiões do país, especialmente dos hubs da companhia em Campinas, Belo Horizonte e Recife, com conexões para mais de 130 destinos.

O diretor da TAP Air Portugal para as Américas, Carlos Antunes, informou que a empresa opera seis voos semanais ligando Belém a mais de 50 destinos europeus via Lisboa, com aeronaves A321LR (168 assentos). Para outubro e novembro, a companhia pode adotar aeronaves maiores, como o A330‑900neo (298 assentos), se a demanda justificar.

 

 

 

 

Viagens a trabalho para São Paulo crescem acima da média nacional: aumento dos bilhetes é destaque

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Viagens a trabalho
Luiz Moura, CMO e cofundador da VOLL. Crédito: Divulgação

No primeiro semestre de 2025, viagens a trabalho para São Paulo registraram crescimento superior à média nacional, apesar da alta no preço médio das passagens aéreas.

DA REDAÇÃO com assessorias

Viagens a trabalho para São Paulo aumentam significativamente
O levantamento da VOLL, agência digital de viagens corporativas, analisou mais de 400 mil trajetos comprados pela plataforma e encontrou um crescimento de 45% no volume de passagens aéreas corporativas no Brasil, com aumento de 13% no ticket médio (de R$ 831 para R$ 946). Já viagens a trabalho para São Paulo tiveram crescimento de 52% no volume e ticket médio subindo 21%, de R$ 728 para R$ 885.

viagens a trabalho
Luiz Moura, CMO e cofundador da VOLL. Crédito: Divulgação

Transporte rodoviário e viagens a trabalho para São Paulo

No transporte por ônibus, as viagens a trabalho para São Paulo dispararam 172% no volume e 19% no preço médio (de R$ 218 para R$ 260). O Brasil como um todo teve 120% de alta na demanda por ônibus corporativos, com passagens subindo modestos 3% (de R$ 232 para R$ 240).

Por que viagens a trabalho para São Paulo estão crescendo mais

O desempenho superior das viagens a trabalho para São Paulo está relacionado à maior integração econômica do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Peru), com redução de tarifas via acordos como o pacto de livre-comércio com a EFTA — fomentando reuniões presenciais e negociações comerciais na capital paulista, polo de negócios (viagens a trabalho para São Paulo).

Eventos e feiras corporativas impulsionam viagens a trabalho para São Paulo

No 1º semestre de 2025, São Paulo sediou feiras e eventos com recorde de participantes. Segundo levantamento da FecomercioSP e Alagev, somente em abril as empresas brasileiras gastaram R$ 12,5 bilhões com turismo corporativo — a maior cifra já registrada para o mês, com alta real de 9,5% em relação a abril de 2024. Esse cenário reforça São Paulo como destino estratégico para viagens a trabalho para São Paulo.

A VOLL como motor da gestão de viagens a trabalho para São Paulo

A VOLL atende mais de 800 mil usuários corporativos, oferecendo tecnologia, atendimento em três idiomas, e gestão completa das viagens a trabalho para São Paulo, incluindo reserva, pagamento, hospedagem, alimentação, estacionamento e relatórios em tempo real. Integrada a clientes como Itaú, Nubank, Localiza, iFood e Águia Branca, a VOLL facilita o planejamento e controle de despesas por categoria para viagens corporativas.

Embraer livre de taxa: alívio estratégico para indústria aeroespacial brasileira

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Terceira maior fabricante de aeronaves do mundo, a Embraer vê a decisão como um reconhecimento da relevância de suas operações para as economias dos dois países (Crédito: Embraer - divulgação)

A notícia de que a Embraer está livre de taxa de 50% imposta pelos Estados Unidos representa um alívio estratégico não apenas para a companhia, mas para toda a cadeia aeroespacial brasileira.

A isenção inclui aeronaves, motores, peças e componentes, inseridos na seleta lista de 694 produtos considerados exceções pela nova política tarifária americana.

REDAÇÃO DO DIÁRIO

Terceira maior fabricante de aeronaves do mundo, a Embraer vê a decisão como um reconhecimento da relevância de suas operações para as economias dos dois países. Em nota oficial, a empresa destacou: “Continuamos acreditando e defendendo firmemente o retorno à regra de tarifa zero para a indústria aeroespacial global. Mais importante ainda, apoiamos o diálogo contínuo entre os governos brasileiro e norte-americano”.

Na última semana, a Embraer alertou que o impacto do tarifaço poderia inviabilizar vendas aos EUA, elevando em até R$ 50 milhões o preço de cada avião exportado. A projeção até 2030 indicava um prejuízo potencial de R$ 20 bilhões apenas em tarifas. Com a retirada da taxa, a expectativa é de estabilidade e expansão comercial.

Segundo a Amcham Brasil, os produtos brasileiros isentos da medida representam US$ 18,4 bilhões em exportações — 43,4% do total enviado aos EUA em 2024. O setor de aeronaves, liderado pela Embraer, foi responsável por US$ 2 bilhões desse montante, sendo metade em aeronaves leves.

Desde abril, os produtos da Embraer estavam sujeitos a uma tarifa de 10%, vigente até agosto. Com a nova resolução e a inclusão na lista de exceções, as ações da empresa valorizaram 10,93% somente nesta quarta-feira, demonstrando a confiança do mercado no potencial de recuperação e crescimento da fabricante agora livre de taxa.

Embraer livre de taxa
Desde abril, os produtos da Embraer estavam sujeitos a uma tarifa de 10%, vigente até agosto (Crédito: Embraer divulgação)

Outros setores e política

A medida que ameaça outros setores da economia brasileira foi resultado de uma escalada política envolvendo o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Em uma Ordem Executiva contundente, Trump acusou o governo brasileiro de minar o Estado de Direito ao perseguir o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores, citando censura, prisões sem julgamento e perseguições políticas como justificativas para o aumento das tarifas.

O documento norte-americano ainda aponta o ministro Moraes como figura central nesse contexto, alegando abuso de autoridade e coordenação com outras instituições brasileiras para reprimir dissidências políticas. Tais alegações serviram de base para classificar o Brasil como uma “ameaça extraordinária à segurança nacional dos EUA”, equiparando o país a regimes considerados hostis, como Cuba e Irã.

Autonomia e soberania do país

Esse episódio evidencia o quanto disputas políticas internas podem reverberar no cenário internacional, afetando diretamente setores estratégicos da economia brasileira. O caso da Embraer ressalta a urgência de se preservar a autonomia das instituições nacionais e reforçar o diálogo diplomático para garantir a soberania do país, evitando que divergências políticas internas sirvam de pretexto para retaliações externas que comprometam a competitividade e o desenvolvimento do Brasil.

Inteligência Artificial na hotelaria é indispensável, mas pede cautela, indicam especialistas no 36º Encatho

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Inteligência Artificial
Cabeças da Inteligência Artificial, da esquerda para a direita: Diego Corrêa, da Hsystem; Daniel Françoso, da Turbox e Thiago Akira, especialista em marketing digital (Crédito: Cecília Fazzini - DT)

Inteligência Artificial – No mesmo palco três especialistas, que têm se aprofundado nos progressos operacionais gerados pelas novas tecnologias na automação nos hotéis, falaram ao público do evento.

Por Cecília Fazzini, de Florianópolis*

A 36ª. edição do Encatho & Exprotel, que encerra nesta quinta-feira (31), no Centrosul, em Florianópolis, abriu espaço para o debate sobre o tema “O Ponto Sem Retorno: IA e Automações Redesenham a Hotelaria”.  Diego Corrêa, da HSystem – plataforma de soluções para o setor; Daniel Françoso, da Turbox – aplicativo para agências de viagens que visa ampliar a experiência do cliente e Thiago Akira – especialista em marketing digital e na aplicação de IA aos negócios esclareceram pontos polêmicos da adoção dos recursos que visam modernizar o jeito de atuar dos hotéis.

Separar conceitos da Inteligência Artificial 

O primeiro nó a ser desmanchado é o de separar os conceitos de automação e IA. Françoso considera crucial que todos entendam se há a disposição no mercado para a imersão nesses avanços e identificar as demandas. Thiago Akira entende que é preciso mapear as necessidades e processos, para então contratar o serviço e definir sobre a aplicação, sob o risco de, se dispensado o adequado diagnóstico, se adquirir um elefante branco. Por sua vez,  Corrêa frisa que como fornecedor faz treinamentos semanais para direcionar a linha de conversa entre vendedor e cliente, providência que antecede a chegada da  automação com IA.

As pessoas começam a entender a forma de entrega da IA às buscas. Contudo, Akira alerta que é fundamental “entender a jornada do hóspede”, que varia de acordo com destino e produto. Outra recomendação do especialista é ficar atento às tendências e ao ritmo das mudanças.

Autonomia vigiada

Diego Corrêa alertou que, apesar do uso mais disseminado da IA, ainda não dá pra delegar toda a autonomia na escolha de um destino ou na compra de um bilhete aéreo. Há, conforme atesta, que se considerar o grau de alucinação da ferramenta, recheada de irrealismo. Akira avisa que é necessário se valer de dados consistentes para disponibilizar informações. Recomenda que a credibilidade do negócio esteja zelada e acima do facilitador que advém da ferramenta. Por sua vez, Daniel Françoso orienta a estimular usuário a utilizar as informações com o suporte tecnológico com o devido critério. Lembrou que a própria sociedade alimenta os conteúdos, com suas crenças e conceitos, o que a IA faz, no entender do especialista, é apenas retroalimentar a base de informações.

Necessidades heterogêneas

Para Akira a empolgação com a IA pode desviar o executivo do propósito genuíno da gestão, acentua que é tudo muito sedutor neste caminho. No seu ponto-de-vista, as inovações tecnológicas podem, sim, ajudar e muito nos processos, mas as consultas não podem ser feitas de forma leiga e ingênua.

A dica é empregar pessoas dedicadas e melhor preparadas para operar com IA. Corrêa, lembra que as necessidades são heterogêneas e Françoso destaca que as regras e o contexto do negócio precisam estar bem definidas, a construção da obra ainda é humana, o conceito é anterior à IA e guiado pela via da criatividade. Mesmo que os avanços nivelem a competitividade, a diferença, aposta ele, passa pela inventividade humana, a propósito da tarefa de divulgar destinos e produtos turísticos.

*A jornalista viajou a convite dos organizadores do evento com seguro viagem Europ Assistance

 

Fairmont Copacabana celebra seis anos com festival que exalta o Rio

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Fairmont Copacabana
O festival acontece das 12h às 17h na praça em frente ao hotel, oferecendo programação para todas as idades — inclusive espaços dedicados a crianças e pets (Crédito: divulgação)

Fairmont Copacabana será palco da segunda edição da Fair Fest, no dia 3 de agosto, reunindo gastronomia autoral, música ao vivo e experiências voltadas ao bem-estar, em uma celebração aberta ao público e integrada à paisagem da orla carioca.

DA REDAÇÃO com assessorias

A ação marca os seis anos de operação do hotel de luxo que, desde sua chegada em 2019, vem reforçando o protagonismo do Rio de Janeiro no turismo internacional de alto padrão.

O festival acontece das 12h às 17h na praça em frente ao hotel, oferecendo programação para todas as idades — inclusive espaços dedicados a crianças e pets. Inspirada na essência do bairro, a Fair Fest reforça o vínculo do Fairmont com a comunidade e com o estilo de vida carioca, traduzido em experiências que combinam sofisticação, identidade local e acessibilidade.

Na gastronomia, o chef francês Jérôme Dardillac assina um menu criativo com releituras de clássicos brasileiros servidos em food trucks. Entre os destaques estão o cupim assado com ketchup de goiaba e queijo minas padrão, a costela no bafo com agrião e picles de cebola roxa, e o sanduíche de pão de alho com linguiça artesanal e vinagrete carioca. As sobremesas ganham um espaço exclusivo, com o mini pudim de leite Fairmont, gelatos e raspadinhas.

Fairmont Copacabana e seus itens exclusivos

A programação musical trará nomes frequentes das noites do hotel como Camila Marotti, Tibi, Pedro Mahal, Gui Valença e Rafael Direito, além de DJs convidados. Já o pilar wellness será representado por uma aula de yoga com Adriana Camargo (método Ônix Yoga), quick massage com profissionais do Fairmont Spa e uma pop-up da Fairmont Boutique com itens exclusivos.

Desde sua inauguração, o Fairmont Rio de Janeiro Copacabana vem se destacando não apenas pela excelência na hospitalidade, mas também por seu compromisso com a sustentabilidade e o apoio à economia local. Iniciativas como o reaproveitamento de alimentos, o uso de materiais recicláveis e mutirões de limpeza de praia reforçam a atuação consciente do hotel, alinhada com as demandas contemporâneas de um turismo mais responsável.

Serviço:
Praça em frente ao Fairmont Rio (Av. Atlântica, 4240 – Copacabana)
3 de agosto de 2025 (domingo)
Das 12h às 17h
Evento gratuito e aberto ao público

Sakuras colorem Campos do Jordão e encantam turistas na Festa da Cerejeira

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Visitantes se encantam com a florada das sakuras - Crédito: Fastleap/Parque da Cerejeira

Sakuras em flor são a atração principal da 54ª edição da Festa da Cerejeira em Campos do Jordão, que segue neste fim de semana (2 e 3 de agosto), das 9h às 16h, no Parque da Cerejeira.

DA REDAÇÃO com assessorias

O evento celebra a cultura japonesa em plena Serra da Mantiqueira, atraindo milhares de visitantes que buscam contemplar a beleza efêmera das cerejeiras em plena floração.

Mais de 6 mil pessoas marcaram presença na abertura da festa, realizada no último fim de semana. A expectativa da organização é receber cerca de 20 mil visitantes até o encerramento, em 17 de agosto. Com cerca de 800 árvores tingindo os jardins de tons rosados, o Parque da Cerejeira se transforma em cenário de um verdadeiro hanami à brasileira.

A programação contempla atrações para toda a família: apresentações de taikô, danças típicas japonesas (odori), folclore internacional, demonstrações de artes marciais e espaços dedicados à cultura pop japonesa, incluindo cosplayers e fãs de anime.

Entre os destaques deste ano está a “Dança do Dragão de Nagasaki” (Jya Odori), apresentada pelo grupo homônimo de São Paulo, único no Brasil a preservar essa tradição. O dragão, com mais de 20 metros de extensão e 100 quilos, será exibido no domingo (3), às 13h e 14h30.

A gastronomia é outro atrativo. A praça de alimentação oferece desde clássicos como sushi, tempurá e yakisoba até pratos menos conhecidos como o udon, além de delícias regionais preparadas pela Associação Cozinha da Mantiqueira, com participação de chefs renomados da região.

Este ano, a festa ganha ainda mais relevância com a proximidade da celebração dos 130 anos do Tratado de Amizade entre Brasil e Japão, marco histórico que será comemorado em 2025. A cerimônia de abertura contou com a presença do cônsul japonês Akihiko Goto, do prefeito Carlos Eduardo (Cauê) e representantes da Enkyo, JICA e outras instituições nipo-brasileiras.

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Programação conta com apresentações da cultura japonesa. Crédito: Caio Maruiya

Além de promover a cultura japonesa, a Festa da Cerejeira tem caráter beneficente: toda a renda obtida é destinada à manutenção do Sakura Home Residencial Sênior, da Associação Nipo-Brasileira de Assistência Social – Enkyo.

Serviço:
54ª Festa da Cerejeira em Flor de Campos do Jordão
Avenida Tassaburo Yamaguchi, 2.173 – Vila Albertina
Finais de semana até 17 de agosto
Das 9h às 16h
R$50 (inteira), R$25 (meia); crianças até 6 anos e idosos acima de 80 anos não pagam
Estacionamento: R$35
Ingressos: Sympla

Evento de turismo em Macaé debate integração regional e hospitalidade

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Macaé
Cidade de Macaé, no Rio de Janeiro (Crédito: Prefeitura de Macaé - divulgação)

No próximo dia 6 de agosto, Macaé, no Norte Fluminense, receberá a nona edição do Encontro Fluminense FBHA – Integração do Turismo Regional, reunindo especialistas, empresários, gestores públicos e profissionais dos setores de hospedagem, alimentação e turismo para um dia de discussões, exposições e oportunidades de negócios no Hotel Mercure.

REDAÇÃO DO DIÁRIO com assessorias

Com inscrições gratuitas e vagas limitadas, o encontro é promovido pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e conta com o apoio da Fecomércio RJ, Sesc, Senac RJ, Sebrae RJ, além de parcerias com a Associação Comercial de Macaé (ACIM), Macaé Convention & Visitors Bureau, Conselho de Turismo da Costa do Sol (Condetur) e Secretaria de Turismo de Macaé.

A proposta do evento é impulsionar o desenvolvimento sustentável do turismo regional, fortalecendo cadeias produtivas locais por meio da troca de conhecimento, estímulo ao associativismo e articulação entre os principais agentes do setor.

A programação será estruturada em três eixos temáticos: palestras técnicas voltadas à gestão empresarial; exposições e rodadas de negócios com fornecedores; e painéis institucionais com autoridades e líderes setoriais. O conteúdo é pensado para apresentar ferramentas de gestão, dados atualizados do setor e fomentar políticas públicas estratégicas para o turismo regional.

“Macaé tem vocação clara para o turismo de negócios e lazer. Nosso desafio é integrar os atores do setor, fomentar o associativismo e destacar o papel estratégico do turismo como vetor de crescimento e geração de empregos”, afirma Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.

Durante o evento, os participantes terão acesso a workshops, conteúdos especializados e soluções voltadas à hotelaria e gastronomia. O ambiente será propício ao networking entre empresários, empreendedores, representantes do poder público e instituições de apoio ao setor.

O Encontro Fluminense FBHA – Integração do Turismo Regional já passou por importantes destinos do estado, como Campos dos Goytacazes, Armação dos Búzios, Teresópolis, Petrópolis, Niterói, Nova Friburgo e Nova Iguaçu, consolidando-se como uma plataforma estratégica para o fortalecimento do turismo no Rio de Janeiro.

Serviço
Evento: Encontro Fluminense FBHA – Integração do Turismo Regional
Data: 6 de agosto
Horário: das 8h30 às 18h
Local: Hotel Mercure Macaé (RJ)

Hot Beach fatura R$ 1 milhão em apenas uma hora com Live Commerce 

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Hot Beach
A transmissão, conduzida por apresentadores especializados, contou com roteiro envolvente, ofertas exclusivas e uma linguagem cuidadosamente pensada para capturar a atenção da audiência (Crédito: reprodução de tela)

O Hot Beach Parques & Resorts, em uma ação pioneira realizada em julho, atingiu a impressionante marca de R$ 1 milhão em vendas em apenas uma hora de transmissão em Live Commerce.

DA REDAÇÃO com assessorias

O feito foi possível graças à parceria estratégica com a Mimo Live Sales, principal plataforma de Live Commerce da América Latina. O complexo turístico, localizado em Olímpia (SP), é formado por quatro opções de hospedagem, o parque aquático Hot Beach Olímpia, a charmosa Vila Guarani e o sofisticado Terraço Hot Beach – estrutura que oferece experiências completas de lazer e bem-estar.

Com foco total em conversão, a live, que aconteceu na semana passada, permitiu que os espectadores conhecessem pacotes, tirassem dúvidas e efetuassem a compra sem sair da transmissão. A ação integrou o planejamento de alta temporada do grupo e foi desenhada para gerar engajamento autêntico e decisões de compra imediatas.

“Acreditamos que o turismo precisa evoluir junto com os novos hábitos de consumo. O Live Commerce nos permite apresentar o destino com profundidade, engajar o público de forma autêntica e converter em tempo real. O resultado expressivo comprova o potencial desse canal como ferramenta de vendas eficiente e escalável”, comenta Rodrigo Vaz, Diretor Comercial e de Marketing do Hot Beach Parques & Resorts.

A transmissão, conduzida por apresentadores especializados, contou com roteiro envolvente, ofertas exclusivas e uma linguagem cuidadosamente pensada para capturar a atenção da audiência. A experiência uniu entretenimento, conteúdo e oportunidade, transformando a tela em uma verdadeira vitrine digital.

De acordo com a Mimo, o Brasil ocupa a segunda posição mundial em interações durante transmissões ao vivo, atrás apenas da China. Aproximadamente 50% dos consumidores brasileiros já demonstram preferência por compras via vídeo, reforçando o poder dessa modalidade. A Mimo já realizou mais de 2 mil lives em 20 segmentos distintos.

“A performance que registramos com essa ação mostra que o Live Commerce veio para ficar. Vamos seguir investindo em estratégias que conectem o consumidor ao nosso produto de forma direta, e que também sirvam de apoio ao trabalho do trade, com inteligência, agilidade e foco em resultado”, finaliza Rodrigo Vaz.

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