quinta-feira, maio 8, 2025
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ICH reúne clientes em evento de comemoração dos seus 25 anos

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ICH
Marcelo Marinho (Diretor de Vendas, Distribuição, Marketing e TI), Alexandre Gehlen (CEO) e Diego Lando (Gerente Nacional de Vendas) - Foto: Ricardo Cardoso - RN

A ICH Administração de Hotéis, proprietária da marca Intercity Hotels, bandeira brasileira com maior atuação no país, completou 25 anos de história e, na noite desta segunda (10), celebrou o aniversário em evento exclusivo para 150 clientes na cidade de São Paulo (SP), com presença de executivos da alta liderança da empresa e imprensa do trade de turismo.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, para comemorar essa jornada de sucesso, a empresa escolheu um dos espaços de eventos gastronômicos mais sofisticados da capital paulista, o Casa Manioca, da chef Helena Rizzo, e apresentação da cantora britânica Jesuton, que embalou a noite com um show repleto de soul e jazz. Exclusivo para clientes, este primeiro evento faz parte de toda uma programação que a empresa realizará ao longo deste ano em comemoração ao seu aniversário.

Apresentação da cantora Jesuton no aniversário de 25 anos da ICH - Foto: Marcelo Machado - RN IMAGEM
Apresentação da cantora Jesuton no aniversário de 25 anos da ICH – Foto: Marcelo Machado – RN IMAGEM

Durante a celebração, o CEO e fundador da ICH, Alexandre Gehlen, fez uma apresentação, contando um pouco da história da empresa, destacando momentos especiais e conquistas marcantes nestes 25 anos. A empresa tem um portfólio de 43 hotéis localizados em todo o território nacional, com mais de 7 mil quartos, um time de 2,5 mil colaboradores e mais de 3800 investidores hoteleiros. Ao longo de sua trajetória, a ICH consolidou-se como referência no setor, ampliando seu portfólio para as marcas internacionais Yoo2 e Tru by Hilton. Também lançou marcas próprias como a Hi! e Cityhome, para os segmentos econômico e short term rental, respectivamente.

“Desde sua fundação, no ano de 1999, a ICH investiu na inovação e qualidade na gestão hoteleira, sempre valorizando as pessoas e as parcerias estratégicas. Ninguém cresce sozinho, então criar uma rede de apoio e negócios saudáveis foi fundamental. Esta noite é dedicada aos nossos clientes, pois sem o apoio e parceria deles nada disso seria possível”, celebrou o CEO.

Aniversário de 25 anos da ICH, no Casa Manioca, em São Paulo - Foto: Marcelo Machado RN IMAGEM
Aniversário de 25 anos da ICH, no Casa Manioca, em São Paulo – Foto: Marcelo Machado RN IMAGEM

Novos projetos em andamento

Ainda em sua apresentação, o executivo destacou os novos projetos em andamento da ICH, como a gestão de um hotel que está sendo construído dentro do Terminal 3 do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Ele também falou sobre a entrada da ICH, juntamente com a CFL Incorporadora, em dois projetos hoteleiros que serão construídos em Porto Alegre (RS), o NL2800/Estância, e na Praia de Jurerê, em Florianópolis (SC), o Oceana, parceria que faz parte de um planejamento da empresa de diversificar sua atuação no segmento de luxo. Além de administrar a gestão dos empreendimentos, a ICH também terá sociedade no patrimônio juntamente com a CFL. Gehlen comentou ainda sobre a expansão de hotéis com a marca Tru by Hilton, que terá mais cinco empreendimentos inaugurados deste ano até 2028.

“Este ano celebramos 25 anos, e damos a largada para um novo posicionamento, projetando com mais intensidade a ICH Administração de Hotéis, uma operadora multimarcas. Highlights incluem, além da nossa bandeira Intercity, as parcerias internacionais com a Hilton (marca Tru by Hilton) e Yoo2. Também prevemos o lançamento de uma nova marca para o segmento luxo em Porto Alegre (RS) e Jurerê (SC)”, finalizou Gehlen.

Alexandre Gehlen - CEO da ICH Administração de Hotéis - Foto: MARCELO MACHADO - RN IMAGEM
Alexandre Gehlen – CEO da ICH Administração de Hotéis – Foto: MARCELO MACHADO – RN IMAGEM

Estrelas da música e da gastronomia abrilhantam a noite

Após a apresentação, a festa foi comandada por Jesuton, cantora britânica radicada no Brasil. Conhecida pela voz potente e por misturar em seus setlists vários ritmos musicais, como R&B e pop, foram o soul e o jazz os gêneros escolhidos para animar a festa.
A experiência gastronômica foi orquestrada pela famosa chef Helena Rizzo, reconhecida por ser a única mulher a possuir restaurante com estrela Michelin no Brasil, o Maní. Um dos highlights da noite foi o menu que começou com coquetel, no qual foram servidos terrine de queijo de cabra com geleia de tomate; harumaki de cogumelos com emulsão de missô; ceviche de peixe branco com chips de batata-doce; polvo com batata-roxa e vinagrete de manga; tartar de atum com emulsão de gengibre; entre outros.

Em seguida, foi a vez dos pratos brilharem, onde as estrelas foram arroz negro com tucupi preto, pasta de amendoim e couve-flor; peixe com purê de banana, vinagrete de pimenta-biquinho e farofa de castanha; rosbife com purê de grão-de-bico e molho de jamón ibérico. E claro, a sobremesa ficou por conta do famoso “O Segredo do Bolo”, um bolo de chocolate que leva muito brigadeiro e sorvete de baunilha, que todo mundo que comer no Maní.

Bebidas igualmente selecionadas como Whisky Johnnie Walker Black Label, espumante e vinho da vinícola gaúcha Don Giovanni foram servidos para celebrar o aniversário da ICH em grande estilo.

Da alta liderança da ICH, também estiveram presentes o diretor de Vendas, Distribuição, Marketing e TI, Marcelo Marinho; o diretor de Desenvolvimento, Sérgio Bueno; o diretor de Relacionamento com Investidor, Vinícius Azevedo; a diretora de Gente & Cultura, Deyzi Weber; a diretora de Operações, Flávia Camargo; o gerente nacional de vendas, Diego Lando; e a gerente corporativa de Marketing, Paula Waskow.

Diretoria da ICH - Diego Lando, Vinícius Azevedo, Alexandre Gehlen, Deyzi Weber, Flávia Camargo , Sérgio Bueno e Marcelo Marinho - Foto: MARCELO MACHADO - RN IMAGEM
Diretoria da ICH – Diego Lando, Vinícius Azevedo, Alexandre Gehlen, Deyzi Weber, Flávia Camargo , Sérgio Bueno e Marcelo Marinho – Foto: MARCELO MACHADO – RN IMAGEM

Sobre a ICH Administração de Hotéis

A ICH Administração de Hotéis S.A é uma das maiores empresas hoteleiras do Brasil, em atuação desde 1999. Com presença em todas as regiões do país, possui 43 hotéis sob sua operação e/ou propriedade, em diferentes modelos de negócios, sendo responsável pelas marcas Intercity Hotels, Yoo2, Tru by Hilton (no Brasil), Hi! e Cityhome by Intercity Hotels nos segmentos midscale, design/luxo, econômico e locação por temporada, respectivamente.

Passageira tira a roupa e causa transtorno dentro de avião nos EUA

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Passageira surta e tira a roupa em voo nos Estados Unidos - Foto: Reprodução X
Passageira surta e tira a roupa em voo nos Estados Unidos - Foto: Reprodução X

Uma passageira sem roupas e gritando atrasou um voo da Southwest Airlines em uma hora, obrigando a aeronave a retornar ao portão de embarque no Aeroporto Hobby, em Houston, Texas. O incidente aconteceu na segunda-feira (6).

Redação do DT

A mulher caminhou em direção à frente do avião e pediu para desembarcar. Naquele momento, a aeronave estava taxiando, prestes a partir de Houston em direção a Phoenix, Arizona.

Antes da decolagem, ela se despiu completamente e começou a gritar. “Ela começou a pular e gritava alto. Foi uma surpresa total para todos os presentes”, contou uma testemunha ao portal 12 News.

O comportamento dela foi registrado em vídeo e rapidamente se espalhou pelas redes sociais. O clipe que circula online mostra a passageira nua caminhando pelo corredor.

Em determinado momento, a mulher chegou até a se “esfregar” em uma comissária de bordo. De acordo com o 12 News, ela também começou a bater na porta da cabine de comando, tentando entrar.

Um comportamento surpreendente perdurou por 25 minutos até que as autoridades atuassem. A aeronave voltou ao terminal, a mulher desembarcou apressadamente e foi levada ao hospital para uma avaliação clínica, conforme informações fornecidas pela Polícia de Houston.

Fonte: Portal UOL

São Paulo recebe 16,5 milhões de foliões no carnaval e movimenta R$ 3,4 bilhões

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Carnaval de São Paulo
De acordo com a SPTuris, empresa pública responsável pela organização dos eventos, a capital paulista registrou um aumento significativo de 73,7% no número de turistas (Crédito: SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo)

A Prefeitura de São Paulo divulgou, na tarde desta segunda-feira (10), os números oficiais do carnaval deste ano. Durante os três fins de semana de festa e desfiles, a cidade recebeu 16,5 milhões de foliões, gerando um impacto econômico de R$ 3,4 bilhões e criando cerca de 50 mil empregos diretos e indiretos.

Turismo cresce 73,7% no carnaval de rua

De acordo com a SPTuris, empresa pública responsável pela organização dos eventos, a capital paulista registrou um aumento significativo de 73,7% no número de turistas que participaram do carnaval de rua em comparação com edições anteriores.

Segurança, limpeza e transporte são destaques na folia

A prefeitura também destacou os avanços em segurança, limpeza urbana e transporte público. Nos blocos de rua, foram recolhidas 645 mil toneladas de lixo, sendo 140 mil toneladas enviadas para reciclagem. A limpeza após a passagem dos blocos foi realizada, em média, em 40 minutos.

No transporte, os foliões realizaram 35 milhões de viagens de ônibus municipais, com 20,8 milhões apenas nos cinco dias de carnaval e 8,9 milhões de viagens gratuitas aos domingos, beneficiadas pela isenção da tarifa. Além disso, 55 mil dos 220 mil espectadores que acompanharam os desfiles no Sambódromo do Anhembi utilizaram as linhas especiais de ônibus. O serviço Atende+, voltado a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, transportou 2.367 passageiros ao Anhembi para acompanhar os desfiles.

Ações de direitos humanos reforçam proteção aos foliões

Durante a coletiva de imprensa, a SPTuris também destacou ações voltadas à promoção dos direitos humanos. O protocolo “Não Se Cale”, que combate o assédio e a violência contra mulheres, a população LGBTQIA+ e o racismo, registrou 100 mil interações ao longo do evento.

As ações preventivas incluíram a distribuição de preservativos e tatuagens adesivas em campanhas de conscientização, além do atendimento a 65 pessoas vítimas de assédio. Outro destaque foi a iniciativa de busca por desaparecidos, que resultou no reencontro de 41 pessoas. (REDAÇÃO DO DIÁRIO com assessorias)

American Airlines se posiciona após relato de Ingrid Guimarães sobre coação durante voo

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Ingrid Guimarães
A atriz Ingrid Guimarães relatar que foi forçada a mudar de assento durante um voo dos Estados Unidos para o Brasil. 

A American Airlines se posicionou após a atriz Ingrid Guimarães relatar que foi forçada a mudar de assento durante um voo dos Estados Unidos para o Brasil. 

REDAÇÃO DO DIÁRIO com agências

Em nota enviada ao DIÁRIO, a companhia afirmou: “Nosso objetivo é proporcionar uma experiência de viagem positiva e segura para todos os nossos passageiros. Um membro de nossa equipe está entrando em contato com um cliente para entender mais sobre sua experiência e resolver a questão.”

A American Airlines se pronunciou após a atriz Ingrid Guimarães relatar que foi forçada a mudar de assento durante um voo da companhia para o Brasil. Guimarães contou que comprou uma passagem na Premium Economy, mas foi deslocada para a classe econômica após o assento de um passageiro na classe executiva quebrar.

A manifestação da American Airlines ocorreu após uma série de comentários de brasileiros na página oficial da companhia no Instagram, que se intensificaram após uma publicação no Dia Internacional da Mulher. A postagem recebeu mais de 17 mil interações, um número consideravelmente superior ao usual.

Ingrid Guimarães compartilhou em suas redes sociais

Na segunda-feira (10/3), Ingrid Guimarães compartilhou em suas redes sociais o relato sobre o incidente. A atriz estava em um voo com destino ao Rio de Janeiro, partindo de Nova York, quando foi surpreendida pela ordem de mudança de assento. “Comprei uma passagem na Premium Economy e, quando já estava sentada, um funcionário me informou que eu teria que mudar para a classe econômica, pois um passageiro da executiva precisava do meu lugar”, contou.

Ela continuou o relato, dizendo que não aceitou a exigência, pois não conhecia essa “regra”, e foi ameaçada por funcionários da companhia. “Eles começaram a me coagir dizendo que eu nunca mais viajaria de American Airlines. Apareceram três pessoas me ameaçando, dizendo que o voo não sairia sem minha colaboração”, relatou Ingrid.

Em seguida, a atriz disse que a situação piorou quando uma funcionária, gritando, afirmou que todos os passageiros teriam que descer do avião devido à sua recusa. Ingrid também contou que foi apontada como a responsável pelo atraso. Ela relatou ainda que, ao tentar intervir, sua irmã e cunhado foram mandados a se calar.

A atriz destacou o constrangimento público e afirmou que, devido à pressão, acabou aceitando a mudança de assento para a classe econômica. Ela criticou a atitude da companhia, descrevendo a situação como “coação, abuso moral, desrespeito e ameaças.” No final, ela recebeu um voucher de US$ 300 para uma próxima viagem, mas sem qualquer explicação sobre a situação.

Ingrid questionou: “O que eu tenho a ver com a cadeira quebrada da executiva dos outros? Não deveria ser oferecido um desconto ou uma alternativa para outras pessoas?”. Ela concluiu seu relato pedindo um tratamento mais digno aos brasileiros, especialmente considerando as dificuldades financeiras para comprar passagens internacionais

Alimentos anunciados pela União com redução de impostos já tem tarifa zerada; alerta Fhoresp

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Diretor-executivo da Fhoresp, Edson Pinto - Foto: divulgação
Diretor-executivo da Fhoresp, Edson Pinto - Foto: divulgação

A tentativa do governo federal de segurar o aumento nos preços dos alimentos com a isenção de impostos de importação não terá efeito no mercado interno, pois a maioria dos produtos já tem tarifas zeradas. A avaliação é da Federação dos Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp), que classificou a medida como “inócua”.

A proposta da União, divulgada na quinta-feira (6/3) pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), incide sobre nove alimentos que compõem boa parte da cesta básica do brasileiro.

Segundo o diretor-executivo da Fhoresp, Edson Pinto, o problema é que a maioria dos produtos anunciados nesta semana com imposto zerado são provenientes de países vizinhos do Mercado Comum do Sul (Mercosul) — formado por Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina —, já beneficiado com a isenção na tributação:

“O que poderia ser feito é uma compensação da perda do repasse de impostos aos Estados e uma medida que forçasse uma redução do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), bem como uma forte redução nas taxas e tarifas elevadíssimas do vale-refeição. Isso, sim, poderia, de alguma forma, refletir numa redução na carga tributária sobre os produtos brasileiros e na refeição fora-do-lar e, consequentemente, nas prateleiras dos supermercados e no bolso do brasileiro. O que se tem até agora é sem efeito, totalmente inócuo”, aponta.

A inflação nos alimentos fechou 2024 com alta de 7,69% – índice acima dos 4,83% da média geral apontada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A isenção anunciada pelo governo federal teria o objetivo de manter o poder de compra do brasileiro e aumentar a popularidade da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo o diretor de Relações Institucionais da Fhoresp, Sylvio Lazzarini, questões climáticas impactaram sobremaneira a safra nacional. Em 2024, ocorreu uma das maiores estiagens já registradas no Brasil, com reflexo direto na colheita e na inflação de alimentos, como milho e café.

Boi gordo

Já em relação à carne, há dados que justificam a elevação dos preços. Em 2022, quando Lula assumiu a Presidência da República, a arroba do boi gordo custava R$ 343. Atualmente, o valor está em R$ 310, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA). Lazzarini vê correlação entre estes fatores:

“Em 2024, houve o maior abate de fêmeas em matrizes em decorrência do preço baixo, o que desestimulou a produção. Este ano, estamos num momento em que há menor oferta de animais e, por consequência, valorização da carne. O governo precisa agir em outras frentes com a valorização do produtor brasileiro. A isenção para os importados, neste momento, não tem nenhum alcance econômico”, destaca o diretor de Relações Internacionais da Federação.

Lista de alimentos

A medida da União de zerar o imposto de importação na tentativa de baratear os produtos no mercado interno ainda precisa ser aprovada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), o que deve ocorrer dentro dos próximos dias.

Os alimentos que estão na cesta de isenção são azeite, milho, óleo de girassol, sardinha, biscoitos, massas, café, carnes e açúcar.

Promoção especial: Slaviero Hotéis oferece descontos na Semana do Consumidor

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Promoção da Slaviero Hotéis é válida de 7 a 17 de março, com opções de hospedagem até 30 de setembro de 2025 - Foto: divulgação
Promoção da Slaviero Hotéis é válida de 7 a 17 de março, com opções de hospedagem até 30 de setembro de 2025 - Foto: divulgação

Em comemoração à Semana do Consumidor, a Slaviero Hotéis e a Slim Hotéis, marcas sob a gestão da Slaviero Administradora, apresentam uma oferta especial. Entre 7 e 17 de março, reservas feitas no site possibilitam 25% de desconto com o cupom MINHASEMANA. A condição se aplica a estadas até 30 de setembro de 2025, em mais de 20 destinos pelo Brasil.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, essa ação oferece uma excelente oportunidade para quem planeja viagens a lazer ou negócios com preços mais acessíveis. A rede conta com unidades em diferentes regiões, incluindo áreas urbanas, turísticas, litorâneas e no interior, atendendo a diversos perfis de viajantes.

As compras devem ser feitas exclusivamente no site oficial e estão sujeitas à disponibilidade, com restrições em períodos de alta demanda, como feriados, datas comemorativas e temporadas específicas, que podem variar conforme a localidade. O desconto não pode ser combinado com outras promoções.

Confira as unidades participantes e todas as condições da Semana do Consumidor no site oficial da Slaviero Hotéis.

Sobre a Slaviero Hotéis 

A história da Slaviero Hotéis começou em 1981, com a inauguração do Slaviero Palace Hotel em Curitiba, Paraná. Em mais de 40 anos de atuação, alcançamos todas as regiões do país, totalizando 39 hotéis (entre unidades em operação e futuras aberturas), 22 cidades em 10 estados e cerca de 4 mil apartamentos administrados.

Ingrid Guimarães denuncia American Airlines após ser forçada a trocar de assento em voo

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Ingrid Guimarães American Airlines
Ingrid Guimarães afirmou que pretende processar a companhia aérea, enfatizando que não há compensação financeira que repare o constrangimento que sofreu.

A atriz Ingrid Guimarães relatou, neste domingo (9), um incidente ocorrido durante um voo da American Airlines de Nova York para o Rio de Janeiro. Segundo a atriz, que estava na classe econômica premium, ela foi obrigada pela companhia aérea a ceder seu assento para um passageiro da classe executiva, cujo assento apresentava defeito.

Em suas redes sociais, Ingrid compartilhou detalhes do ocorrido:

“Eu disse que não ia sair do meu lugar, que não conhecia essa regra, e que era meu direito [sentar no lugar dela]. Eles começaram a me coagir dizendo que eu nunca mais viajaria de American Airlines.”

A atriz também mencionou que três tripulantes a abordaram, afirmando que o voo não decolaria enquanto ela não cedesse seu lugar. Ela descreveu a situação como um “constrangimento público” e, diante das ameaças, acabou acatando a ordem e se deslocando para a classe econômica. Como compensação, recebeu um voucher de US$ 300 para desconto em uma próxima viagem. Ingrid ressaltou que foi informada que foi “sorteada” para trocar de assento por estar “viajando sozinha”, embora estivesse acompanhada de familiares em reservas diferentes.

Em resposta, a American Airlines declarou:

“Nosso objetivo é proporcionar uma experiência de viagem positiva e segura para todos os nossos passageiros. Um membro da nossa equipe está entrando em contato com a cliente para entender mais sobre sua experiência e resolver a questão.”oglobo.globo.com

Ingrid Guimarães afirmou que pretende processar a companhia aérea, enfatizando que não há compensação financeira que repare o constrangimento que sofreu. Ela descreveu a experiência como “abusiva, violenta e injusta”.oglobo.globo.com

O caso ganhou destaque na mídia e levantou debates sobre os direitos dos passageiros e o atendimento das companhias aéreas.

Para mais detalhes sobre o relato de Ingrid Guimarães, confira o vídeo abaixo:

Prorrogadas as inscrições para o Programa de Estágio GOL 2025

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Programa de Estágio GOL 2025

As inscrições para o Programa de Estágio GOL 2025 foram prorrogadas até 12 de março. São disponibilizadas 70 vagas com diversos benefícios para trabalhar em São Paulo (SP) ou na GOL Aerotech, o Centro de Manutenção da GOL em Confins (MG), de acordo com a localidade em que residirem. As inscrições podem ser feitas via site da GOL.

O processo é composto por cadastro, dinâmica de grupo, teste de inglês não eliminatório, teste comportamental e entrevista com áreas de negócio. Entre os benefícios concedidos pela Companhia, os selecionados receberão bolsa-auxílio compatível com o mercado, vale-transporte, vale-refeição, recesso remunerado, day-off no aniversário, seguro de vida e assistência médica e odontológica.

Os Colaboradores ainda terão a oportunidade de conhecer diversos destinos, nacionais e internacionais, operados pela GOL e companhias aéreas parceiras, utilizando o benefício viagem oferecido pela empresa, além de usufruir do clube de parcerias com descontos em medicamentos, aluguel de carros, hoteis e instituições de ensino.

Emissão de vistos americanos para brasileiros cai 0,65% em 2024

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Vistos
Pesquisa inédita da consultoria Viva América mostra que, apesar da queda, volume de concessões é o segundo maior da história; crescimento de green card indica fuga de cérebros - Foto: Pixabay

Em 2024, o Brasil ocupou a terceira posição entre os países com maior número de vistos americanos emitidos. Foi concedido um total de 1,151 milhão de autorizações a brasileiros, o que representa uma leve diminuição de 0,65% em relação ao ano anterior. As únicas nações que superaram esse número foram o México, com 2,5 milhões, e a Índia, com 1,4 milhão. A lista dos cinco primeiros lugares é finalizada pela China, com 975 mil vistos, e pela Colômbia, que obteve 511 mil.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, os dados fazem parte da edição mais recente da pesquisa “Os vistos americanos mais concedidos para brasileiros”, realizada anualmente pela Viva América, consultoria imigratória especializada em serviços para quem quer estudar, trabalhar ou morar nos EUA.

“A emissão de vistos americanos para brasileiros registrou valores bem elevados no primeiro semestre, dando a entender que ultrapassaria o recorde de 2023. Contudo, a média de expedições dos documentos caiu a partir do segundo semestre, impedindo que uma nova máxima histórica fosse registrada”, diz Rodrigo Costa, CEO da Viva América, destacando que as emissões para brasileiros representam 10,3% dos 11,8 milhões de vistos concedidos pelo governo estadunidense no período.

O executivo explica ainda que a queda no segundo semestre não é incomum e não está relacionada à eleição de Donald Trump, cujo resultado foi confirmado em novembro do ano passado. “Não houve mudança na política consular de emissão de vistos no período. Como a variação foi muito pequena, fatores como folgas extras, feriados prolongados e, com certeza, o período de quase dois meses em que o consulado de Porto Alegre ficou fechado por causa das enchentes na região pode ter impactado o resultado.”

A pesquisa foi elaborada a partir de relatórios oficiais do Departamento de Estado americano, que administra a emissão de vistos em todos os consulados e embaixadas dos EUA ao redor do mundo.

Com mais de 568 mil emissões, o consulado de São Paulo foi o terceiro posto diplomático dos EUA que mais processou vistos em 2024, atrás apenas do consulado de Monterrey, no México, e da embaixada na capital mexicana. O consulado do Rio de Janeiro ficou na 16ª colocação, seguido por Brasília (20ª), Porto Alegre (25ª) e Recife (31ª).

Os vistos queridinhos

De acordo com a pesquisa da Viva América, 81 vistos diferentes – entre temporários e imigratórios – foram concedidos a brasileiros em 2024. A liderança, claro, ficou com o visto de turismo e negócios (conhecido como B1/B2), que registrou 1,088 milhão de emissões – maior volume da história e equivalente a 94,5% de todos os vistos dados a nacionais do Brasil.

“O Brasil historicamente é um dos dez países que mais enviam turistas aos EUA. Mesmo com a alta do dólar que vimos nos meses finais do ano passado, não é algo que costuma afetar o apetite do brasileiro pelos destinos norte-americanos”, analisa o CEO da Viva América.

De janeiro a novembro de 2024, segundo os dados mais recentes do Escritório de Turismo e Viagem dos EUA, 1,68 milhão de brasileiros viajaram ao país, passando pelo menos uma noite. Já é um número superior aos 1,62 milhão de 2023 inteiro e o maior volume desde 2019 (2,2 milhões).

Os vistos de intercâmbio (J-1) e de estudante (F-1) foram, respectivamente, o segundo e o terceiro mais concedidos para brasileiros em 2024, com 11,3 mil e 7,2 mil autorizações expedidas.

Com 41.704 alunos matriculados em escolas, universidades e programas de intercâmbio dos Estados Unidos, o Brasil é o 5º país com mais estudantes internacionais em instituições de ensino americanas. Trata-se do maior volume já registrado, segundo um levantamento da Viva América a partir de dados do programa Open Doors. Ao mesmo tempo, o País é o 4º com pesquisadores ou professores convidados atuando em instituições de ensino superior dos EUA, de acordo com dados da AG Immigration. Também é o maior dado da série histórica.

“Enquanto os alunos vão estudar com os vistos F ou M, esses pesquisadores geralmente entram nos EUA com o visto J”, explica Costa.

Aparecem ainda nas primeiras colocações os vistos L-1 – destinados a executivos de empresas brasileiras que são transferidos para os EUA ou empreendedores que vão abrir um negócio em solo americano – e L-2, para os dependentes (cônjuge e filhos) de L-1.

Fuga de cérebros

Em 2024, foram registrados recordes na emissão de 20 tipos de vistos para brasileiros. Chama atenção no levantamento da Viva que metade destes vistos são permanentes, ou seja, concedem o green card ao portador. É o caso do EB-2, destinado a profissionais com habilidades acima da média, e o EB-1, para pessoas com habilidades extraordinárias. Foram emitidos, respectivamente, 2.302 e 491 vistos. “É um cenário de fuga de cérebros que já vínhamos observando”, pontua Costa.

Entre os vistos que tiveram emissão recorde também estão o H-1B, destinado a talentos em áreas que exigem alto nível de especialização profissional, e o O-1, para imigrantes com habilidades extraordinárias.

“Diferentemente do EB-2 e o EB-1, os vistos H-1B e O-1 são temporários, ou seja, permitem que o estrangeiro fique uma quantidade determinada de anos nos EUA. Contudo, sabemos que a maioria deles acaba depois pedindo o green card e ficando de vez no país”, observa o CEO da Viva América, que há mais de dez anos vive na Flórida.

Vistos dos EUA mais emitidos para brasileiros em 2024

1. B1/B2 (turismo e negócios): 1.088.407

2. J-1 (intercâmbio): 11.350

3. F-1 (estudo): 7.266

4. L-2 (dependentes de L-1): 6.843

5. L-1 (transferência de executivos e abertura de empresas): 4.868

6. C-1/D (tripulantes): 4.814

7. A-2 (diplomatas): 3.326

8. B-1 (negócios): 3.071

9. EB-2 (habilidades acima da média): 2.302

10. H-1B (profissionais altamente especializados): 1.947

11. O-1 (habilidades extraordinárias): 1.722

12. J-2 (dependentes de J-1): 1.512

13. F-2 (dependentes de F1): 1.287

14. H-4 (dependentes de H-1B): 1.181

15. K-1 (noivos de cidadãos americanos): 1.104

A pesquisa completa dos vistos americanos mais concedidos para brasileiros em 2023 pode ser acessada no site do Viva América.

Mapa do Turismo tem nova nomenclatura para a categorização das cidades

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Com a mudança, as localidades passam a ser denominadas como “municípios turísticos”, “municípios com oferta turística complementar” e “municípios de apoio ao turismo”. A mudança atende às diretrizes da Nova Lei Geral do Turismo e do Plano Nacional do Turismo 2024-2027 - Crédito: Ministério do Turismo
Com a mudança, as localidades passam a ser denominadas como “municípios turísticos”, “municípios com oferta turística complementar” e “municípios de apoio ao turismo”. A mudança atende às diretrizes da Nova Lei Geral do Turismo e do Plano Nacional do Turismo 2024-2027 - Crédito: Ministério do Turismo

No último dia (6) ocorreu a atualização dos nomes das categorias das cidades que fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro, alinhando-se assim à sua vocação turística. Antes identificadas pelas letras A, B, C, D e E, as localidades agora serão agrupadas em três novas categorias: “municípios turísticos”, “municípios com oferta turística complementar” e “municípios de apoio ao turismo”. Essa mudança está em conformidade com as diretrizes da Nova Lei Geral do Turismo e do Plano Nacional do Turismo 2024-2027, destacando nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e estratégico do setor nos próximos anos.

“A nova nomenclatura representa um avanço importante para o setor. Com critérios mais claros e alinhados à realidade de cada município, conseguiremos direcionar melhor as políticas públicas, fortalecer os destinos e impulsionar o turismo de forma mais estratégica. O objetivo é que que cada cidade receba o suporte adequado para desenvolver seu potencial e gerar ainda mais oportunidades para a economia e a população”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Os “municípios turísticos”, que atualmente estão classificados nas categorias A e B do Mapa do Turismo, são aqueles que recebem os maiores volumes de visitantes e oferecem as principais atrações e serviços do setor. Por outro lado, os “municípios com oferta turística complementar” (anteriormente nas categorias C e D) apresentam atrativos e serviços que enriquecem a oferta da região. Já os “municípios de apoio ao turismo” (atualmente na categoria E) não possuem um fluxo turístico significativo ou apresentam apenas um movimento reduzido, mas se beneficiam dessa atividade ao fornecer mão de obra, serviços ou produtos relacionados ao setor para as cidades com oferta complementar.

A adesão ao Mapa está disponível para qualquer município brasileiro que cumpra os critérios estabelecidos em um Ato Normativo do Ministério do Turismo, desenvolvido em colaboração com as Unidades da Federação. Os estados e o Distrito Federal têm a possibilidade de incluir requisitos adicionais, que também precisam ser seguidos. Essa ferramenta é fundamental para acompanhar o desempenho econômico do turismo nas cidades. Além disso, ela oferece suporte para a formulação de políticas públicas e para a alocação de recursos federais.

Para integrar o Mapa, o município deve atender aos seguintes critérios:

• Possuir uma secretaria ou departamento de Turismo;

• Contar com uma Lei Orçamentária específica;

• Ter prestadores de serviços turísticos cadastrados no CADASTUR;

• Manter um Conselho Municipal de Turismo ativo;

• Assinar um termo de compromisso;

• Preencher a aba de atividades turísticas no sistema.

Os municípios interessados em se integrar a uma região turística no Mapa do Turismo Brasileiro devem preencher o cadastro por meio do sistema eletrônico, disponível em www.sistema.mapa.turismo.gov.br.

PNT 2024/2027

Além da reestruturação na classificação do Mapa do Turismo, o novo Plano Nacional do Turismo estabelece metas ambiciosas para o setor nos próximos três anos. Dentre essas metas, destacam-se o aumento do número de viagens nacionais de 93 milhões para 150 milhões, além de alcançar 8,1 milhões de turistas internacionais visitando o Brasil e gerar receitas de US$ 8,1 bilhões provenientes de estrangeiros.

O documento apresenta a visão, princípios, eixos de atuação e objetivos para o desenvolvimento do setor durante esse período, e também prevê um incremento de 2 milhões para 3 milhões no número de empregos formais no turismo nacional. Outra meta é ultrapassar a marca de 8,1 milhões de turistas internacionais, com a ambição de atingir 10 milhões.

Os fundamentos definidos para a execução do PNT incluem cooperação e regionalização, promoção do desenvolvimento e inclusão produtiva de indivíduos, sustentabilidade, inovação e transformação digital, além da ampliação do acesso ao turismo. Em sua visão para 2027, o Plano busca colocar o Brasil como um “destino incomparável, seguro, inclusivo, sustentável, inovador e referência em experiências únicas e memoráveis”.

Fonte: Ministério do Turismo