quarta-feira, outubro 8, 2025
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36º Encatho & Exprotel: Turismo catarinense avança e já representa 12% do PIB do Estado

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36º Encatho
Catiane Seif adiantou que, privilegiada por estar abaixo da linha do Equador, o destino quer ir além do verão, nas praias ao promover em grande estilo o inverno (Crédito: Cecília Fazzini - DT)

Ponto alto das apresentações na tarde desta quarta-feira (30), durante o 36º Encatho & Exprotel, em Florianópolis, foi o otimismo de Catiane Seif, Secretária de Turismo de Santa Catarina. A titular da pasta traçou, numa concorrida palestra, o atual panorama do Turismo estadual, ao afirmar que com a criação da Secretaria, há dois anos, o setor conquistou um olhar particular.

Cecília Fazzini, de Florianópolis*

Entre os avanços, Seif relacionou a criação e consolidação da marca promocional do destino, que passou a ser permanente. A conduta em relação aos eventos também foi resignificada e o posicionamento como destino de excelência “temos muito a melhorar, mas já caminhamos”.

Santa Catarina é rica em atrativos, apesar de representar 1,12% do território nacional, e arrecadou R$ 4,5 milhões só em janeiro de 2025 com a atividade turística, que hoje representa mais de 12% do PIB do Estado. As receitas do setor injetam ânimo na economia do Estado. Bo período mensurado de junho a junho, o resultado foi de R$ 41 milhões no registro encerrado no mês passado, ante o balanço que registrou saldo de R$ 36 milhões nos doze meses contabilizados em junho de 2024.

Outra frente de crescimento ocorreu em rotas internacionais, na ligação com a Europa. Há um ano Santa Catarina é servida por voo da TAP, ligando Lisboa à capital catarinense. “No mercado internacional não basta ser bom, tem que ter credibilidade”. Hoje essa rota já conta com nível de 86% de ocupação.

Fortalecer regiões

Expandir relacionamento com outros destinos internacionais, se fixar como destino de excelência e preparado. Mas, Seif reconhece que há lições internas ainda a serem feitas. Se 2023 foi dedicado ao planejamento, o ano seguinte ao trabalho prático intensificado e 2025 dedicado ao fortalecimento dos destinos regionais, alguns mais maduros e outros ainda a serem desenvolvidos. “A missão é se aprofundar, identificar e aumentar a aposta no potencial das localidades”, antecipou a Secretária. Ela ressalta que às vezes não falta dinheiro, porque algumas localidades carecem de estratégia e criatividade, observa ela.

Encatho 2025
Seif reconhece que há lições internas ainda a serem feitas (Crédito: Cecília Fazzini – DT)

As quatro estações

Catiane Seif adiantou que, privilegiada por estar abaixo da linha do Equador, o destino quer ir além do verão, nas praias ao promover em grande estilo o inverno, com a campanha “Santa Catarina, O Inverno é Aqui”. E mais: Com o título “Onde a Primavera Vira Festa!”, intensificando as ações e reformulando o calendário de eventos no temporada de baixas temperaturas.

Seif também comemora o fato do ticket médio ter evoluído 50%. “Buscamos um visitante mais qualificado, com maior poder de desembolso de recursos, capaz de alavancar os atrativos. Planejamento, união e parcerias produtivas, sintetizam o lema da pasta que Catiane comanda.

ENCATHO – EXPROTEL

*A jornalista viajou a convite da organização do evento com seguro viagem da Europ Assistance

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Propósito e Atitude para fazer acontecer no hotel é tema na Encatho 2025

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Propósito e Atitude
Zeppelini afirmou que é preciso inovar, reconhecer falhas e, quando algo sair fora do planejado, seguir com persistência, tal como uma criança diante dos primeiros passos (Crédito: Cecília Fazzini - DT)

“Propósito e Atitude para Fazer Acontecer com Impacto no Turismo e Hotelaria” foi o nome da palestra de Márcio Zeppelini no primeiro dia da Encatho & Exprotel, que acontece em Florianópolis de 29 a 31 de julho.

por Cecília Fazzini, de Florianópolis*

Atentar aos detalhes que tornam individual e memorável a experiência na hospedagem. Para motivar a plateia, o palestrante fez um convite à mudança de atitude, a importância de se desbravar novos caminhos para conquistar o cliente.

Zeppelini afirmou que é preciso inovar, reconhecer falhas e, quando algo sair fora do planejado, seguir com persistência, tal como uma criança diante dos primeiros passos. “É preciso se construir como uma arquiteto de pontes, a fim de levar a melhor experiência ao hóspede”, prega ele, palestrante com um currículo de mais de 400 palestras, inclusive no exterior.

Ele,  que prefere defender sua fala como inspiracional no lugar de motivacional, frisa que o que leva ao objetivo e ao sonho é sempre algo grandioso, que a maioria não se dá conta. “Precisa revisitar o seu interior”, aconselhou à plateia, formada em sua maioria por colaboradores de empreendimentos hoteleiros.

Alterar rumos é primordial, “mas sem atitude não se alcança o propósito, valendo-se de recursos tangíveis e intangíveis, ir em busca de novas habilidades e criatividade”, acrescenta.

O comando de um hotel hoje está alicerçado em princípios  como ouvir com empatia e ” se tornar interessante,  muito mais do que interessado na prestação do serviço num hotel, acentua Zeppelini (Crédito: Cecília Fazzini – DT)

Gestão do negócio 

O comando de um hotel hoje está alicerçado em princípios  como ouvir com empatia e ” se tornar interessante,  muito mais do que interessado na prestação do serviço num hotel, acentua Zeppelini. Segue na receita do bem receber que indica estar onde o cliente está, por exemplo, no atendimento via WhatsApp e gerar valor, no lugar de investir energia em administrar sofisticados centros de custo. Foco nas necessidades do cliente, embasamento da fidelização, ensinamento elementar mas que gera efetiva reciprocidade, na aposta do palestrante. E, fundamental para a conquista do público que se deseja, “respeito à diversidade”.

ENCATHO – EXPROTEL

*A jornalista viajou a convite da organização do evento com seguro viagem da Europ Assistance

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36º Encatho & Exprotel: Hospitalidade pelos sentidos, muito além das vias tecnológicas

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36º Encatho
Daliana Stephanie Lecuona, palestrante no 36º Encatho, é especialista em recreação e desenvolvimento dos Hotéis Sesc - SC - (Crédito: Cecília Fazzini - DT)

No primeiro dia de atividades do tradicional encontro do setor hoteleiro do Sul do País, o 36º Encatho & Exprotel, que se realiza até quinta-feira (31), no Centrosul, em Florianópolis, combina conteúdo e exposição de serviços e produtos. Um olhar diferenciado no bem receber é destaque nas palestras a serem realizadas nesta quarta-feira (30).

por Cecília Fazzini, de Florianópolis*

Para abrir o debate em torno de como inovar e revestir de qualidade o modo de acolher da hotelaria, Daliana Stephanie Lecuona, Mestre em Ciência do Desenvolvimento Humano, graduada em educação física e analista do sistema de hospedagem do SESC de Santa Catarina. Ao abordar o tema “Hospitalidade com Sentido” ela, que se auto define como alguém apaixonada pelo brincar, ressaltou o diferencial do entretenimento dentro das estruturas dos hotéis.

Para além das vias tecnológicas, a apresentação sintetizou como inserir a conexão que acolhe na recreação. O modelo já está implantado nas três unidades hoteleiras catarinenses do SESC, nas cidades de Blumenau, Cacupé e Lages. “Conforto, satisfação e bem-estar”, constituem o tripé que assegura, sobretudo a preservação e lembranças. “Nosso objetivo é deixar a nossa digital dos negócios na hotelaria e turismo”, confirmou Lecuona.

Pilares da programação hoteleira

O trabalho desenvolvido pela especialista contempla três frentes: programação familiar, envolvimento com a cultura local e constante qualificação e investimentos. Acolher a demanda parte de atividades que integram toda a família, atividades coletivas, “pais e filhos brincando junto”, elucida a representante do SESC. Na prática, um projeto, entre outros, exemplifica a iniciativa, denominada “Movimento brincante”, acervo natural e materiais inusitados – para envolver adultos e crianças, numa imersão com a natureza e materiais não estruturados. Todos elementos encontrados no meio ambiente, que convida a aguçar os sentidos e estabelecer a memória afetiva.

36º Encatho
O trabalho desenvolvido pela especialista contempla três frentes: programação familiar, envolvimento com a cultura local e constante qualificação e investimentos (Crédito: Cecília Fazzini – DT)

Pacotes temáticos, baseados em datas comemorativas, temporada de verão e experiência de imersão, com personagens e vivências propostas, em especial aos hóspedes mirins, contemplam encenações, personagens e atividades propostas de forma exclusiva. Numa soma de esforços do time dos hotéis catarinenses do SESC, considera Lecuona.

ENCATHO – EXPROTEL

*A jornalista viajou a convite da organização do evento com seguro viagem da Europ Assistance

Inovação em voo: Inteligência Artificial transforma aeroportos e turismo

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IA no turismo
Inteligência Artificial nos aeroportos japoneses (Crédito: Aviation Markerting) Consulting

A integração entre Inteligência Artificial (IA) e o turismo tem recriado silenciosamente nossa forma de viajar — desde o controle de fluxo em terminais até conteúdos personalizados entregues em tempo real. Essa transformação não é futurista: já é realidade nos grandes hubs globais, elevando eficiência e experiência.

DA REDAÇÃO com assessorias

Em Singapura, o Aeroporto Changi testa um sistema de triagem automatizada que interpreta imagens de raio‑X de bagagens de mão com IA, acelerando a segurança e reduzindo filas, sem perder precisão.

No aeroporto de Seattle-Tacoma, os passageiros experimentam filas virtuais gerenciadas por IA, que ajusta o fluxo em tempo real para evitar congestionamentos e melhorar a fluidez do embarque. .

A tecnologia Digi Yatra, implantada em aeroportos da Índia como Delhi, Bangalore e Hyderabad, usa reconhecimento facial para autorizar o acesso a áreas de check-in, segurança e embarque — tudo sem necessidade de documentos físicos, promovendo uma experiência documental e ágil.

Em Denver, nos EUA, o aeroporto testa a tecnologia Hexwave para detectar itens explosivos com IA nos funcionários da aviação, antecipando riscos em pontos de acesso restrito, em consonância com regulamentações previstas até 2026.

Além disso, o conceito de “Digital Twin” aplicado ao aeroporto de Aberdeen, no Reino Unido, permite simular virtualmente operações de turnaround, coordenando chegadas e partidas de forma mais eficiente, com visualizações em VR e um aplicativo para equipes em solo.

No turismo global, plataformas como a DragonPass incorporam IA para oferecer concierge digital, recomendações personalizadas de salões VIP, restaurantes ou traslados com base no perfil do passageiro, ampliando o engajamento em cerca de 65%.

Essas iniciativas fazem parte de uma tendência crescente: a McKinsey estima que até 2030 a adoção de IA no setor de viagens pode gerar uma economia global de até US$ 1,2 trilhão, conectando eficiência operacional, automação e experiências de alto valor agregado.

Dois exemplos no Brasil

Aeroporto de Cuiabá (MT): sistema CORE com IA e IoT
No Aeroporto Internacional de Cuiabá, foi lançado, em junho de 2025, o sistema CORE – Inteligência Integrada, que combina Inteligência Artificial, Machine Learning e Internet das Coisas (IoT). Ele monitora operações em tempo real, detecta comportamentos anômalos e situações críticas sem depender de vigilância humana constante, sinalizando apenas o que exige atenção imediata. Além disso, integra sensores do sistema predial automatizado para monitorar abertura de portas, vazamentos e condições ambientais, exibindo tudo em um painel centralizado. O sistema promete aumentar a segurança e a eficiência operacional e poderá ser expandido a outros terminais sob gestão da concessionária COA

LATAM no Aeroporto de Guarulhos (SP): IA para otimização de atendimento

A LATAM foi pioneira na América do Sul ao implementar IA no atendimento em aeroporto, com um sistema no check-in doméstico de Guarulhos. Usando nove câmeras, o software transforma imagens em dados analíticos sobre fluxo e tempo de espera dos passageiros, sem armazenar imagens para garantir a privacidade segundo a LGPD. Isso permite monitorar em tempo real a demanda, ajustar a escala da equipe e reduzir filas, entregando um atendimento mais eficiente e fluido.
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Turismo em São Luís atinge maior patamar em 13 anos com impulso das festas juninas

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Mirante de São Luís, no Maranhão (Foto: Divulgação)
Mirante de São Luí­s, no Maranhão (Foto: Divulgação)

A temporada junina em São Luís, Maranhão, trouxe números inéditos para o turismo local: 89.657 pessoas desembarcaram no Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado apenas em junho de 2025. O dado, levantado pelo Observatório do Turismo (Obstur-MA), é o maior registrado desde 2012 e simboliza uma fase de crescimento consistente para o setor no estado.

DA REDAÇÃO com assessorias

O avanço representa um crescimento de 19,03% em relação ao mesmo período de 2024, consolidando São Luís como um destino de referência nas festas juninas brasileiras. A expansão não apenas confirma o sucesso do calendário cultural, mas também movimenta a economia local, gerando empregos e fortalecendo setores como comércio, hotelaria e serviços.

Superando o recorde anterior de 83.192 desembarques, registrado em 2012, o dado atual é reflexo direto de ações estratégicas do Governo do Maranhão para a promoção do destino, segundo a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA). O São João estendido, com programação até o fim de julho, ajuda a manter o ritmo elevado de visitantes, em sintonia com as férias escolares.

De janeiro a junho de 2025, o fluxo total de passageiros em São Luís já supera em 12,58% o volume do mesmo período do ano passado. A tendência de crescimento é confirmada ano após ano: só em julho de 2024 foram 85.787 desembarques, contra 84.538 em 2023 e 74.259 em 2022.

Socorro Araújo, secretária estadual de Turismo do Maranhão [ Foto – Marcos Rocha/Setur-Ma ]

A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, destacou que os números refletem o trabalho integrado de promoção do destino: “Esse resultado é fruto do investimento em eventos, participação em feiras e campanhas que fortalecem a imagem do Maranhão no mercado turístico”.

A expansão também alcança Imperatriz, principal acesso ao sul do estado. A cidade registrou um salto de 16,32% nos desembarques em 2024, somando 158.913 passageiros. O fluxo total de viajantes subiu 14,07%, atingindo 324.038.

O coordenador do Observatório do Turismo, Igor Almeida, reforça que os dados têm papel central no planejamento de políticas públicas e no direcionamento de estratégias para manter o turismo como vetor de desenvolvimento.

 

A Verdade

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Verdade
(Pixabay)

A porta da verdade estava aberta
mas só deixava passar
meia pessoa de cada vez.

Assim não era possível atingir toda a verdade,
porque a meia pessoa que entrava
só conseguia o perfil de meia verdade.
E sua segunda metade
voltava igualmente com meio perfil.
E os meios perfis não coincidiam.

Arrebentaram a porta. Derrubaram a porta.
Chegaram ao lugar luminoso
onde a verdade esplendia os seus fogos.
Era dividida em duas metades
diferentes uma da outra.

Chegou-se a discutir qual a metade mais bela.
Nenhuma das duas era perfeitamente bela.
E era preciso optar. Cada um optou
conforme seu capricho, sua ilusão, sua miopia.

Carlos Drummond de Andrade – (*1902 – +1987)

36º Encatho traça diretrizes para o futuro do setor e convida à união para enfrentar os desafios

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36º Encatho
Corte da fita, da Encatho Exprotel 2025 (Crédito das fotos: Cecília Fazzini - DT)

O 36º Encatho, promovido pela ABIH regional, foi inaugurado, no início da noite desta terça-feira (29), em cerimônia no espaço de convenções do Centrosul, em Florianópolis, (SC)

CECÍLIA FAZZINI – especial para o DIÁRIO, de Florianópolis

A 36ª. edição do evento – que se estende até a próxima quinta-feira (31) une conteúdo em torno do tema central: “Turismo Conectado, Negócios e Hospitalidade” e destaca, simultaneamente, na Exprotel,  produtos e serviços voltados ao setor, reunindo mais de 200 marcas, distribuídas em 86 estandes.

Num clima festivo e ao mesmo tempo reflexivo sobre os desafios que a hotelaria do País tem pela frente, Margot Rosenbrock, Diretora-presidente da ABIH-SC elogiou o trabalho dos players que atuam em terras catarinenses e listou pautas que norteiam os pleitos dos empreendedores da atividade.

36º Encatho
Num clima festivo e ao mesmo tempo reflexivo sobre os desafios que a hotelaria do País tem pela frente, Margot Rosenbrock, Diretora-presidente da ABIH-SC elogiou o trabalho dos players que atuam em terras catarinenses (crédito: DT)

Conversar e nos unir

Da indispensável bandeira de manutenção das garantias do PERSE à escala 5×2 na hotelaria, indústria que trabalha em regime de jornada intensiva, lembrou a respeito da reforma tributária, uma luta que permanece, conforme a dirigente. O cancelamento sem ônus nas compras online na hotelaria, ao pagamento do ECAD (direitos autorais) foi relacionado entre os assuntos que afetam a hotelaria diretamente. “Precisamos conversar sobre todos esses assuntos e nos unir e assinalar a hotelaria como negócio, representamos um setor produtivo relevante, precisamos estar irmanados no mesmo ideal e isso faz toda a diferença”, sintetizou a dirigente e anfitriã do 36º. Encatho.

36º Encatho
Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional: “Deus foi generoso com Santa Catarina”

Espírito colaborativo

Ao falar ao público presente, Manuel Cardoso Linhares, presidente da ABIH Nacional, acentuou a relevância, não apenas regional mas também no âmbito nacional do encontro catarinense. Ele, que completa uma dezena de participações no Encatho à frente da entidade, considerou que “Deus foi generoso com Santa Catarina, por suas belezas naturais, hoje o brasileiro procura ter mais lazer e este estado faz toda a diferença nessa demanda crescente”, salientou Linhares ao DIÁRIO DO TURISMO antes do seu discurso.

Considera que a hotelaria do estado sulista, no seu entender, conta com gestão qualificada e tem o bem receber afinado com que há de mais moderno. “Quem vem à Santa Catarina quer voltar”, sentencia. O sucesso do Encatho mostra, de acordo com ele, que aqueles que dedicaram a vida ao Turismo colhem os resultados de um setor que gera emprego e movimenta a cadeia produtiva. “Juntos, com espírito colaborativo, vamos construir um País mais forte em que o setor seja o vetor do desenvolvimento econômico”.

36º Encatho
Grupo de folclore regional ‘Os Cinquentões’ abrilhanta o espaço da Exprotel

Destino Seguro

O destacado papel do Encatho compôs a fala de Catiane Seif, secretária de Turismo do Estado de Santa Catarina, para quem o evento é um marco, “oportunidade de conectar os municípios turísticos e também a hotelaria”. Frisou que o governo do Estado trabalha para fazer o destino ser reconhecido como um dos principais polos turísticos do País. Reafirmou, ainda, o compromisso da esfera oficial com o setor: “acreditem em Santa Catarina e no nosso turismo, nosso objetivo é posicionar nossos atrativos como um dos melhores do Brasil e no cenário internacional”. Entre os atributos que vão além de natureza e estrutura para receber o visitante, considerou o alto grau de segurança como um dos fatores que contribuem para a escolha do viajante pelas localidades disponíveis no mapa turístico estadual.

36º Encatho
Grupo de bordadeiras de bilro ‘Mulheres do Sambaqui’

Homenagens

Tradicional nas edições do Encatho, a homenagem à personalidades que destacam na vida privada e pública.

Na noite desta terça-feira, o Prêmio Maria Helena Petry, foi destinado a Lara Perdigão, como destaque feminino, como reconhecimento ao trabalho da consultora. Ela que foi secretária de Turismo de Ubirici (SC), tem comprovada experiência em gestão de pessoas, consultoria de vendas, MKT, programas de qualidade total e responsabilidade social.

O Prêmio João Eduardo Amaral Moritz, coube ao hoteleiro Osmar Vaillati, proprietário da Pousada Pedra da Ilha e do Solar Pedra da Ilha, no município de Penha – SC.

36º Encatho
Manuel Cardoso Linhares (ABIH-Nacional), Margot Rosenbrok (ABIH-SC) e Osmar Vailatti (Conselho Deliberativo ABIH-Nacional)

Distinção como homem público, a homenagem coube ao Governador Jorginho Melo, que não compareceu ao evento, foi representado na ocasião pela secretária do Turismo Katiane Seif. Já a iniciativa privada foi condecorada na pessoa do executivo Marcelo Dezoni, da empresa Colchões Onix.

*A jornalista Cecília Fazzini viajou convidada pela organização da Encatho  & Exprotel com seguro viagem da Europ Assistance

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Encatho & Exprotel 2025 destaca inovação, negócios e hospitalidade no turismo catarinense

 

 

 

Recife Expo Center se engaja no Agosto Lilás com ação inédita contra o feminicídio

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Recife Expo Center
Até o dia 15, o público que transita pela área externa do centro encontrará uma instalação que vai além do simbólico: o Banco Vermelho — um banco urbano gigante, pintado na cor que simboliza a luta contra o feminicídio (divulgação)

“Queremos que o Recife Expo Center seja mais do que um palco para grandes eventos. Queremos que ele seja também um lugar que acolhe, provoca e inspira”, afirma Tatiana Menezes, diretora do centro de convenções, ao anunciar uma das iniciativas sociais mais significativas do ano em Pernambuco.

REDAÇÃO DO DIÁRIO com assessorias

Durante o mês de agosto, o Recife Expo Center transforma-se em um espaço de conscientização e mobilização com foco em duas importantes campanhas nacionais: o Agosto Lilás, que combate a violência contra a mulher, e o Agosto Dourado, que promove o aleitamento materno. O destaque vai para a parceria inédita com o Instituto Banco Vermelho (IBV), organização que atua incansavelmente pela erradicação do feminicídio no Brasil.

Até o dia 15, o público que transita pela área externa do centro encontrará uma instalação que vai além do simbólico: o Banco Vermelho — um banco urbano gigante, pintado na cor que simboliza a luta contra o feminicídio. Já visto em pontos emblemáticos do Recife, como o Marco Zero e o Aeroporto Internacional, o banco exibe dados contundentes sobre os cinco tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha, além de orientar sobre os canais de denúncia.

“Não podemos ficar sentadas esperando que os homens parem de nos matar. É hora de levantar e agir!”, dispara Paula Limongi, vice-presidente do IBV. A fala contundente ecoa no evento que acontece no dia 11 de agosto, às 16h, na sala 10 do centro — oferecida gratuitamente para uma roda de conversa aberta ao público, promovida pelo Instituto Banco Vermelho.

Andrea Rodrigues, presidenta da instituição, lembra com emoção a origem do projeto: “Quando perdi minha amiga Patrícia, assassinada pelo ex-marido em 2018, compreendi que essa luta não era só por ela, mas por todas nós. Foi assim que surgiu o Banco Vermelho: um elemento do cotidiano que nos convida à reflexão e à ação.”

A campanha ganha ainda mais força com a fixação de materiais educativos nas portas internas dos banheiros do centro de eventos, ampliando o alcance da mensagem em todos os espaços.

Paralelamente, no espírito do Agosto Dourado, o Recife Expo Center promove ações de valorização do aleitamento materno, com sinalizações educativas e incentivo à criação de ambientes acolhedores para mães lactantes.

Localizado no Cais Santa Rita, o Recife Expo Center consolida-se como muito mais do que um centro de eventos. Ao abraçar causas sociais e culturais de grande relevância, posiciona-se como agente ativo de transformação e cidadania.

Serviço:

Recife Expo Center
Endereço: Cais Santa Rita, 156 – Recife – PE
Site: www.recifeexpocenter.com.br
Instagram: @recifeexpocenter

Voa Brasil decola devagar: só 1,5% das passagens ofertadas foram vendidas no primeiro ano

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Voa Brasil

Lançado com a promessa de democratizar o acesso ao transporte aéreo no Brasil, o programa Voa Brasil teve uma adesão tímida em seu primeiro ano: apenas 1,5% dos três milhões de bilhetes disponibilizados foram vendidos — cerca de 45 mil reservas entre julho de 2024 e julho de 2025.

da REDAÇÃO

O programa oferece passagens por até R$ 200 para aposentados do INSS que não tenham voado nos últimos 12 meses. Apesar de não haver restrição de renda, o impacto foi modesto. A proposta é aproveitar assentos ociosos em voos com baixa ocupação e estimular o turismo doméstico com tarifas acessíveis.

São Paulo, Rio de Janeiro e Recife lideram o ranking de destinos mais procurados. No total, os beneficiários do Voa Brasil viajaram em 510 trechos diferentes, com destaque para rotas entre capitais do Sudeste e Nordeste.

Outros destinos populares incluem Fortaleza, Salvador, João Pessoa, Maceió, Belo Horizonte e Natal. Trechos curtos, como a ponte aérea Rio–São Paulo, e até longas distâncias como São Paulo–Fernando de Noronha, também foram contemplados.

Anunciado em 2023, o programa só foi lançado oficialmente em 2024, já sob a gestão do ministro Silvio Costa Filho. O Voa Brasil não representa custo para os cofres públicos: as passagens são resultado de um acordo entre governo e companhias aéreas para preencher assentos não vendidos.

Por que os aposentados brasileiros não têm usado o Voa Brasil?
1. Plataforma pouco amigável e exigência digital
A FecomercioSP destaca que boa parte dos potenciais beneficiários tem dificuldade com plataformas digitais. O programa exige conta gov.br nível Prata ou Ouro e familiaridade com ferramentas online, o que limita o acesso de idosos com menor educação tecnológica.

2. Falta de apoio do trade de turismo
O Voa Brasil não envolve agências de viagem, e muitos aposentados dependem desses intermediários para planejar e comprar viagens. A ausência de agentes limita a divulgação e compreensão do programa.

3. Oferta restrita e sazonal
As passagens por até R$ 200 são disponibilizadas apenas quando há assentos ociosos; não há garantia de quantidade ou frequência. O universo elegível (INSS + sem viagem no ano) é de cerca de 23 milhões, mas apenas 3 milhões de bilhetes foram previstos — ou seja, cerca de 13% da demanda.

4. Limitações geográficas e de rotas
As tarifas reduzidas concentram-se em rotas curtas ou em épocas de baixa demanda. Trechos longos e destinos menos populares raramente aparecem dentro do limite de preço.

5. Cancelamentos e acompanhamento de acompanhante pouco claros
Não está claro se acompanhantes podem comprar bilhetes via Voa Brasil. Para muitos aposentados, viajar acompanhado é essencial, o que pode desestimular o uso isolado pelo sistema.

Embora o programa ofereça passagens baratas para aposentados do INSS, diversos desafios técnicos, operacionais e estruturais estão travando sua adesão em massa: a complexidade da plataforma digital, ausência de apoio de agências, oferta limitada e escolhas restritas de rotas são entraves reais à popularização.

Prêmio Mauricio de Sousa reconhece criatividade e sustentabilidade do setor de parques

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Prêmio Maurício de Souza
Mauricio de Sousa apresenta o troféu criado por ele, durante o lançamento da premiação, em 2019 (divulgação)

Já estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Prêmio Mauricio de Sousa, que reconhece projetos de criatividade, inovação e sustentabilidade no setor de parques e atrações turísticas do Brasil.

Por REDAÇÃO com assessorias

Com foco em valorizar as melhores práticas e inovações do entretenimento nacional, a Associação Brasileira de Parques e Atrações (ADIBRA) abre oficialmente as inscrições para a 5ª edição do Prêmio Mauricio de Sousa. Considerado uma das mais importantes distinções do setor, o prêmio homenageia projetos que se destacam em criatividade, impacto social e inovação tecnológica.

Prêmio Maurício de Souza
Troféu Maurício de Souza (Crédito: divulgação)

Empresas associadas à ADIBRA e ao SINDEPAT poderão se inscrever até 20 de outubro pelo site oficial. Os projetos serão avaliados em três categorias: Criatividade, Inovação e ESG. Os três primeiros colocados em cada categoria receberão os troféus Ouro, Prata e Bronze, além de visibilidade em redes nacionais e internacionais.

INSCRIÇÕES AQUI

A cerimônia de premiação acontecerá em novembro, durante o Adibra International Networking (AIN), tradicional encontro do setor promovido em Orlando, na Flórida, referência global na indústria do entretenimento.

Criado em 2019, o prêmio leva o nome do cartunista Mauricio de Sousa, que também assina a estatueta entregue aos vencedores — uma escultura do personagem Horácio segurando o catavento da ADIBRA, símbolo da criatividade e da responsabilidade social que movem o setor.

Prêmio Maurício de Souza
Vanessa Costa, Mauricio de Sousa e Mauro Sousa na edição 2024 do Prêmio Mauricio de Sousa (crédito: divulgação)

Com mais de 200 projetos inscritos desde sua criação, a premiação já reconheceu nomes como Beto Carrero World, Parque da Mônica, Beach Park e Grupo Cataratas, celebrando ideias que se tornaram referência em inclusão, inovação e gestão sustentável.

A ADIBRA, com mais de 35 anos de atuação, representa cerca de 700 operações de parques fixos e itinerantes no Brasil e reforça, com essa iniciativa, o compromisso com a excelência e a evolução do entretenimento no país.