O Grande Prêmio de Fórmula 1, que acontece de 1 a 3 de novembro no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, promete um impacto econômico recorde para a capital paulista neste ano. Segundo a Prefeitura de São Paulo, o evento deve movimentar aproximadamente R$ 2 bilhões, representando um crescimento de 21% em relação ao impacto gerado no ano passado, que foi de R$ 1,64 bilhão.
Esse aumento é impulsionado pelo crescimento no número de turistas, especialmente estrangeiros, que terão um gasto médio estimado em R$ 4.689,00 durante sua estadia de quatro dias na cidade. Em 2023, o evento reuniu um público recorde de 267 mil pessoas, e a expectativa para este ano é de um aumento para 300 mil visitantes, com cerca de um terço formado por turistas internacionais.
Além do impacto no setor turístico, o evento deve beneficiar o comércio local. O setor de hospedagem espera uma ocupação média de 89,75% em São Paulo, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo (ABIH-SP). No entorno da cidade, a ocupação projetada é de 85,85%. Bares e restaurantes também antecipam um crescimento de 10% no faturamento em comparação ao GP do ano passado.
O sucesso da Fórmula 1 segue uma tendência observada com o evento da NFL em São Paulo, que realizou seu primeiro jogo no Brasil em setembro, entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers. A partida gerou um impacto econômico de US$ 61,9 milhões, superando as expectativas iniciais de US$ 60 milhões, segundo dados da Prefeitura e da SPTuris.
Ao consolidar São Paulo como um dos principais destinos turísticos da América Latina, o GP reforça o perfil da cidade como sede de grandes eventos, movimentando a economia e promovendo a diversidade cultural e atrativa para visitantes do mundo todo. (REDAÇÃO DO DIÁRIO com agências e informações da SPTuris)
Ex CEO da Via Varejo e da Cnova, foi também presidente do Walmart.com e Diretor Executivo responsável pelo lançamento do Banco Original
A ClickBus, plataforma de soluções para viajantes e viações do setor rodoviário no Brasil, anunciou Flávio Dias como seu novo conselheiro consultivo. O executivo, com mais de 20 anos de experiência em negócios, varejo e tecnologia, também tem passagens como CEO e Presidente em grandes empresas nacionais e contribuirá principalmente com pilares de estratégia, marketplace, governança e inovação.
O novo conselheiro fortalecerá o crescimento da empresa, com novas estratégias para crescimento. “Estou honrado em assumir a posição de membro independente do conselho consultivo da ClickBus. Quero contribuir com a evolução da companhia e apoiar esse time talentoso com estratégias assertivas para o negócio. A ClickBus tem uma ambição e um plano de crescimento que está revolucionando o mercado, este é um momento especial para a empresa e quero fazer parte disso”, afirma Flávio Dias.
O executivo, com mais de 2 décadas de experiência em diversos segmentos, já assumiu o posto de CEO da Via Varejo, CNOVA e Walmart.com, impulsionando os negócios com foco em transformação digital. Flávio também já ocupou cadeiras importantes na Philips, Magazine Luiza, 500Startups e Facily. Com toda essa experiência e bagagem profissional, foco em atração de investidores, o executivo atuou e ainda atua como conselheiro de empresas como Afya Educacional, Leroy Merlin, Obramax, Coppel Mexico, MoveEdu, Loja do Mecânico, Riachuelo e Banco BMG.
“Estamos expandindo nosso time de conselheiros desde o início do ano. Sabemos do potencial gigantesco do setor e seguimos firmes em nossos objetivos e estratégias para se tornar sinônimo da categoria de viagens de ônibus do Brasil. Estamos em fase de crescimento acelerado, felizes em anunciar a chegada do Flávio para auxiliar a ClickBus”, afirma Phillip Klien, CEO da ClickBus.
Há 11 anos, a ClickBus vem fortalecendo sua posição no mercado online de passagens rodoviárias. A empresa é uma referência do segmento em relação a digitalização do modal e segue em um processo de ampliação de presença no mercado, por meio da transformação do setor.
Turismo 60+ é uma das apostas da Longevidade Expo Fórum
O turismo na longevidade está sendo um dos destaques do maior evento dedicado ao mercado sênior de viagens do país: a 6ª edição do Longevidade Expo Fórum, que acontece até terça-feira, 1, na capital. A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) divulga em seu estande o guia “Turismo da Maturidade no Estado de São Paulo” (https://www.turismo.sp.gov.br/guia-da-maturidade-sp), com 70 destinos paulistas inclusivos vendidos por 60 agências e operadoras de viagem de SP; além de fazer atendimentos e promoção de regiões turísticas e do Trem Republicano, que liga Itu a Salto.
“Com qualidade de vida e independência financeira, viajar tem se tornado um hábito cada vez mais frequente entre o público de mais de 60 anos”, afirma o secretário Roberto de Lucena, da Setur-SP. Os destinos turísticos para idosos estão entre os mais completos e visitados de São Paulo, como Águas de Lindoia, Socorro e Holambra. No espaço da Setur-SP também haverá degustação de cafés paulistas premiados.
Os idosos vão ultrapassar o grupo de jovens já em 2030, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – tornando-se o maior grupo de viajantes do Brasil. A geração prateada, como é chamada, viaja até três vezes por ano, segundo a Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav-SP), por destinos nacionais – e consideram o turismo a melhor forma de aproveitar o tempo, segundo a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).
O público com mais de 60 anos traz benefícios enormes para a cadeia do turismo. Eles tornam os atrativos e os meios de hospedagens mais inclusivos, além de contribuir para a qualificação dos profissionais do setor. Com pavilhões temáticos e interativos, a feira reúne produtos e serviços para profissionais e estabelecimentos ao turismo até 1º de outubro. Em cinco edições já realizadas, o evento já realizou 800 palestras e reuniu mais de 200 expositores.
Rede conclui mais uma etapa das obras de modernização e traz sofisticação ao restaurante
Nesta segunda-feira, dia 30, o Rio Othon Palace, em Copacabana, vai reinaugurar o Skylab, restaurante localizado no rooftop do hotel, que conta com uma vista deslumbrante para a orla. A expectativa é que o novo espaço eleve ainda mais o padrão gastronômico do Rio e torne o Skylab como um destino de alta gastronomia. O projeto foi assinado pela PKB Arquitetura e realizado pela construtora Niden.
O Skylab reúne o melhor da gastronomia com uma vista privilegiada da praia de Copacabana. O restaurante é aberto ao público e vai funcionar somente mediante reservas. O chef Rubens Gonçalo assina o cardápio baseado na culinária criativa. Todos os menus foram reformulados: no almoço, hóspedes e clientes poderão saborear uma variedade de pratos a cada semana. Já no jantar, será oferecido um menu degustação.
“O Skylab ficou completamente encantador! O restaurante está mais amplo, moderno e sofisticado. Temos certeza de que nossos hóspedes ficarão ainda mais satisfeitos. Além disso, o cardápio do restaurante está repleto de novas opções de pratos que prometem agradar a todos os paladares”, diz Jorge Chaves, Diretor Comercial e de Operações da Rede Othon.
Chaves também afirma que nos últimos anos, a Rede Othon tem apresentado remodelações significativas reafirmando sua posição como um dos maiores ícones da hotelaria carioca, oferecendo aos hóspedes um novo patamar de sofisticação e inovação. “Essa modernização integra um amplo projeto de renovação, criando um ambiente ímpar e deslumbrante, elevando e valorizando ainda mais a experiência do nosso cliente”, conclui.
Companhia amplia oferta de destinos e assentos, com destaque para a disponibilidade da Premium Comfort em toda a frota de Boeing 787 e 777
O cronograma de inverno europeu da KLM estará em vigor de 27 de outubro de 2024 a 30 de março de 2025. A rede da companhia incluirá 155 destinos, sendo 89 na Europa e 66 intercontinentais – a novidade é Portland, nos Estados Unidos. Além disso, a KLM oferece 15% mais assentos para destinos na Índia em comparação com o ano passado.
No próximo inverno europeu, outro destaque é que a classe Premium Comfort poderá ser reservada em todas as aeronaves Boeing 787 e 777. Essa nova classe oferece aos passageiros assentos confortáveis com espaço extra para as pernas e um conceito de catering exclusivo.
As primeiras novas aeronaves A321neo também já estão em operação em destinos europeus, como Copenhague (Dinamarca), Berlim (Alemanha) e Estocolmo (Suécia). A KLM adicionará três novas aeronaves A321neo este ano e também voará com elas para Paris (França), Praga (República Tcheca) e Viena (Áustria). A empresa espera colocar um total de quatro dessas aeronaves em operação em 2024.
Europa
Em vários destinos europeus, a KLM voará com maior frequência neste inverno europeu. A partir de 28 de outubro, haverá seis voos por dia para Billund (Dinamarca) e dois voos por dia para Belfast (Reino Unido). Na Espanha, a companhia voará três vezes ao dia para Bilbao e quatro vezes por semana para Málaga e Alicante. A capacidade para Bremen (Alemanha) será aumentada para quatro voos por dia. A companhia também pousará três vezes por semana em Rovaniemi (Finlândia), um aumento em relação às duas frequências semanais do inverno passado.
América do Norte
Nesta programação, a KLM voará para 19 destinos na América do Norte (Canadá, EUA, México). Nos EUA, a empresa estará em Portland três vezes por semana, um novo destino herdado da Delta Air Lines. Além disso, a aérea voará cinco vezes por semana para São Francisco, aumentando para uma frequência diária no meio da temporada. A companhia ainda irá operar de quatro a cinco vezes por semana para Edmonton, no Canadá.
Caribe e Suriname
A KLM voará diariamente para Paramaribo (Suriname) neste inverno europeu, uma operação a mais por semana. Saint Maarten será combinado com Port of Spain (Trinidad e Tobago), com a frequência aumentada para cinco vezes por semana. Durante os períodos de Natal e primavera, o número de voos de e para Curaçao também será ampliado.
América do Sul
A KLM voará diariamente para Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Panamá. Buenos Aires (Argentina) continuará em combinação com Santiago (Chile), como no ano passado. San José (Costa Rica) será atendida quatro vezes por semana, combinada com Libéria (Costa Rica), após a conclusão da manutenção da pista. Além disso, haverá seis voos por semana para Lima (Peru) e a combinação de Quito e Guayaquil, no Equador.
África
A KLM voará sete vezes por semana para Lagos (Nigéria) durante a temporada de inverno na Europa. A companhia ainda irá operar diariamente para dois destinos na África do Sul: Joanesburgo e Cidade do Cabo. A capacidade para Cidade do Cabo será aumentada a partir do período de Natal até o final desta temporada, com duas frequências extras por semana, às terças e aos domingos. Também haverá voos diários para Nairóbi (Quênia) e Acra (Gana). Os passageiros poderão chegar ainda a três destinos na Tanzânia: um voo diário para Dar es Salaam, combinado cinco vezes por semana com Kilimanjaro e duas vezes por semana com Zanzibar. Além disso, Kigali, em Ruanda, e Entebbe, em Uganda, serão atendidos cinco vezes por semana.
Ásia e Oriente Médio
A capacidade para a Ásia ainda não se recuperou totalmente da pandemia, e devido ao desvio em torno da Rússia, os voos demoram mais do que o habitual. Neste inverno europeu, será mantido o mesmo cronograma do inverno passado. Na China, a KLM voará diariamente para Xangai e Pequim e quatro vezes por semana para Hong Kong. A empresa também voará diariamente para Tóquio-Narita e três vezes por semana para Osaka, no Japão. Seul, na Coreia do Sul, será atendida cinco vezes por semana. Os passageiros podem também voar diariamente para Bali (Indonésia) com uma escala em Singapura. Além disso, a KLM voará seis vezes por semana para Jacarta (Indonésia) com uma escala em Kuala Lumpur (Malásia). Bangkok (Tailândia) será acessível todos os dias com um voo diário. Na Índia, Délhi e Mumbai serão atendidas diariamente, e haverá um voo para Bengaluru seis vezes por semana.
A KLM voará diariamente para Dubai (Emirados Árabes Unidos) neste período. A rota para Riad e Dammam, na Arábia Saudita, também será operada seis vezes por semana.
Em parceria com a Starlink, Air France oferece conectividade estável e rápida durante os voos
A partir de 2025, a Air France implantará progressivamente um serviço de Wi-Fi com velocidade “semelhante à de solo”. Esse novo serviço, segundo a companhia, será totalmente gratuito em todas as cabines de viagem e poderá ser acessado pelos clientes ao fazer login em sua conta Flying Blue*.
Com o tempo, o serviço de Wi-Fi será disponibilizado a bordo de todas as aeronaves da companhia aérea, substituindo a oferta atual.
Parceria
Para lançar esse novo serviço de Wi-Fi a bordo, a Air France escolheu a Starlink, líder mundial em conectividade. Ao aproveitar a maior constelação de satélites do mundo em órbita baixa da Terra, a Starlink oferece acesso à Internet de alta velocidade e baixa latência em todo o globo, inclusive nas áreas mais isoladas**. Isso proporciona uma experiência de usuário estável, rápida e segura.
Durante o voo, os clientes poderão se manter facilmente em contato com amigos e familiares, acompanhar todas as notícias mundiais ao vivo, jogar videogames online e, claro, assistir a TV, filmes e séries via streaming.
O serviço estará acessível a partir de smartphones, tablets digitais e laptops, e cada cliente poderá conectar vários dispositivos simultaneamente.
Login no Wi-Fi da Air France
Os clientes poderão acessar esse serviço fazendo login na conta Flying Blue*, o programa de fidelidade do Grupo Air France-KLM. Aqueles que ainda não possuem uma conta Flying Blue poderão criar uma gratuitamente a bordo, com apenas alguns cliques.
A partir da temporada de verão europeu de 2025, a Air France equipará gradualmente todas as suas aeronaves com essa tecnologia de ponta, incluindo sua frota regional. Durante esse período de transição, a companhia aérea continuará oferecendo um serviço de conectividade a bordo de aeronaves que ainda não estejam equipadas, incluindo um “Pacote de Mensagens” gratuito para membros Flying Blue e uma oferta paga*** que cobre outras necessidades.
* Clientes La Première continuarão se conectando diretamente.
** Restrições podem se aplicar ao sobrevoar certos países.
*** Oferta gratuita para clientes Flying Blue Ultimate e La Première.
Segundo a companhia, a partir de outubro, o Parque do Caracol, em Canela, começa uma nova história
Administrado há quase dois anos pela holding Grupo Iter, o Parque do Caracol, em Canela, no Rio Grande do Sul, promete ressignificar o turismo da Região das Hortênsias com a chegada de seis atrações inéditas no próximo ano.
Para implementar essas novas experiências, o parque estará fechado de 28 de outubro até a sua reabertura em março de 2025, preservando a segurança de colaboradores e visitantes.
“Os novos atrativos que estamos preparando irão enriquecer ainda mais a experiência dos nossos visitantes. É uma pausa temporária para, em breve, podermos curtir ainda mais o nosso querido Parque do Caracol”, comenta Sandra Ferraz, Gerente Geral do atrativo.
Novidades do Parque do Caracol
Idealizado pelo escritório de arquitetura e urbanismo Índio da Costa A.U.D.T, entre as novidades do novo Parque do Caracol também está a revitalização do Mirante da Cascata, que passará de 40m² para 800m², além de receber um amplo deck e também um bistrô. O espaço terá ainda uma plataforma suspensa para caminhada sobre o Cânion a 40 metros de altura.
Outra novidade é a reabertura da Trilha Elevada da Perna Bamba, que leva o visitante até a base da Cascata em mais de 700 degraus. A Trilha do Moinho, umas das três vias ecológicas do lugar, também recebe melhorias e contará com um novo Deck do Moinho para uma vista mais próxima das águas.
Uma das atrações será o Salto de Pêndulo, onde o visitante irá saltar em uma queda livre de 100 metros de altura a uma velocidade que pode chegar a 100km/h. Operada em parceria com a empresa Natural Extremo, a queda dura quatro segundos seguidos por um balanço que simula o movimento de um pêndulo. A atração é inédita no Rio Grande do Sul.
Revitalização
A área das churrasqueiras também será revitalizada, passando de três quiosques para dez. A nova estrutura irá oferecer um espaço mais confortável e moderno para o preparo do tradicional churrasco gaúcho.
O investimento para esta fase do projeto do novo Parque do Caracol será de R$ 32 milhões, totalizando R$ 40 milhões desde o início da chegada do Grupo. Durante os 30 anos de concessão, o Grupo Iter projeta investir mais de R$ 100 milhões no Parque.
Reagendamento em até um ano
Os visitantes que já tinham adquirido ingresso para conhecer o Parque do Caracol entre outubro e março podem manter a sua visita programada de duas formas: antecipando o passeio até 27 de outubro ou reagendando para alguma data depois da reabertura, em março de 2025.
A remarcação pode ser realizada pelo SAC através dos telefones (54) 3699.9695 ou (54) 99976.9063 (WhatsApp) ou através do e-mail sac@cnct.com.br. Os bilhetes podem ser reagendados por até um ano.
Grupo Bancorbrás. É com essa nova nomenclatura que a Bancorbrás Turismo ressignifica sua marca e se transforma em holding. Além desta grande novidade, Carlos Eduardo Pereira, o Cadu, Diretor Executivo da empresa, destaca produtos que estão sendo apresentados na 51ª ABAV Expo, realizada em Brasília
Por REDAÇÃO DO DT, (com entrevista de Paulo Atzingen da ABAV Expo)
Depois de 22 anos de volta a Brasília, a ABAV Expo tem surpreendido a Bancorbrás, que marca presença na feira com estande próprio com seus 240 colaboradores prontos para atender os visitantes, fortalecer relações e fechar negócios.
“Para nós é muito importante que a ABAV dê certo, para que todos os agentes, operadores e fornecedores se sintam acolhidos aqui na cidade e que nós possamos representar a nossa cidade muito bem. Que todos venham fazer grandes negócios aqui, porque ela está bem movimentada”, torce Carlos Eduardo Pereira, Diretor Executivo da empresa, em entrevista ao DIÁRIO.
Segundo ele, a ABAV Expo em Brasília está mostrando alguns diferenciais. “Até agora temos visto muitos fornecedores. Companhias aéreas, hotelaria, fornecedores de câmbio, todo o universo do fornecedores de produtos para a cadeia do Turismo está vindo aqui agora nesse momento. Estou vendo também alguns agentes já rodando por aqui, que é coisa que a gente não vê nas outras ABAVs. Percebi que os agentes de viagens de Brasília e do entorno estão muito unidos para que essa feira dê certo”, detalha o executivo.
Nova marca
Recentemente, a Bancorbrás passou pelo processo de reestruturação de marca, cujo estudo foi iniciado há mais de um ano. Agora denominado Grupo Bancorbrás, o ecossistema reúne toda a experiência de seus 41 anos de atuação para continuar colhendo bons frutos no segmento do Turismo.
“A novidade maior [que a empresa levou para a 51ª ABAV Expo] é que nós estamos trazendo a nossa nova marca: o Grupo Bancorbrás. Virou uma holding na área de turismo encabeçada pelo nome Grupo Bancorbrás”, explica Cadu.
Com sede em no Distrito Federal, o Grupo tem em seu escopo: Operadora de Turismo, Corporativo, Agência de Viagens, Clube de Turismo, Viagem como Benefício, Travel Tech, OTA – Online Travel Agency, Programa de Recompensa, Grupos de Viagem, Unidades Hoteleiras, Zarpo e Móblix.
Enoturismo na capital federal
Já primeiro dia da ABAV Expo, o Grupo Bancorbrás lançou um passeio exclusivo em Brasília: a Degustação Harmonizada Esplanada. Voltado para os apreciadores de um bom vinho, a empresa, em parceria com a Vinícola Brasília, irá oferecer um pacote exclusivo de enoturismo.
“Estamos trazendo aqui as vinícolas da região de Brasília, pacotes para Brasília, contemplando as principais vinícolas, que é um show. Tem vinícola aqui na região de Brasília. Nossa eu tomei um vinho, é monumental. E também falar sobre o pacote de Fortaleza, para atletas que praticam corrida. É um produto diferenciado”, afirma o Diretor Executivo do Grupo.
Segundo o gestor, a região de Brasília é perfeita para a produção de uvas. “Tem uma região aqui no ‘PADF’, próxima aqui de Brasília, onde pequenos agricultores se uniram e montaram várias vinícolas. Uma delas tem hotel, tem passeios, hospedagem com degustação, harmonização, alimentação. E nós estamos lançando aqui na ABAV esse produto para vender para o Brasil”, revela Cadu.
Experiência única
PADF, região citada pelo executivo da Bancorbrás, fica a apenas 50 minutos de Brasília. É lá que fica a Vinícola Brasília, que agora tem parceria com o Grupo para pacotes de enoturismo exclusivos. Nesse passeio os clientes terão a oportunidade de degustar quatro rótulos harmonizados com empanadas artesanais, além de realizar uma visita guiada pela área de produção de vinhos, como a sala de tanques e barricas de carvalho.
À entrevista ao DIÁRIO, Cadu explicou que a região conta com cinco vinícolas no total, todas integrantes de uma cooperativa. Entretanto, por ora, somente uma delas no momento oferece hospedagem e atrativos para turistas.
Segundo o Diretor Executivo do Grupo Bancorbrás, o novo produto tem tudo para ganhar ainda mais força nos próximos anos, afinal, um grande grupo de hotelaria internacional tem intuito de construir um ‘mega hotel’ na região.
O tradicional ‘Trem Republicano’ ganha novo nome para reafirmar o caráter histórico e cultural do atrativo que liga as cidades de Itu e Salto, em São Paulo
A partir do dia 30 de setembro de 2024, o Trem Republicano, que liga as cidades de Itu e Salto, em São Paulo, passa a se chamar Trem da República. A mudança é sutil, mas significativa. A nova nomenclatura chega para reforçar o caráter histórico da atração, que remete à Proclamação da República, momento marcante da história do Brasil ocorrido em 1889.
Segundo Adonai Arruda Filho, diretor-geral do Trem da República, a alteração visa destacar a relevância histórica do trem. “Queremos que o nome esteja ainda mais alinhado com o legado que o trem representa. Ele é uma verdadeira testemunha de um marco histórico nacional e o novo nome reforça esse vínculo com o passado do país”, comenta Arruda Filho.
Estrutura e atrativos do Trem da República
O Trem da República percorre um trajeto de 7,6 quilômetros entre Itu e Salto, proporcionando uma viagem que vai além do transporte: é uma imersão na história do nosso país. Com vagões temáticos e uma ambientação que remete ao século XIX, a experiência é um convite para explorar o Brasil sob uma nova perspectiva. Além disso, o trajeto revela as belezas naturais da região e oferece atrações culturais e gastronômicas nas cidades que o trem interliga.
A estrutura do trem segue padrão de conforto e segurança, guias que contextualizam os pontos turísticos ao longo do percurso e intervenções artísticas durante o trajeto. Estes elementos tornam o passeio uma experiência diferenciada para visitantes de todas as idades.
Alta temporada
Desde seu lançamento, em dezembro de 2020, o Trem da República (antigo Trem Republicano) tem se consolidado como um importante atrativo no turismo regional. A rota não apenas conecta as cidades históricas de Itu e Salto, como também fortalece o desenvolvimento local, gerando fluxo constante de turistas e impulsionando a economia.
A expectativa para os próximos meses é otimista, com diversos eventos programados. Entre eles, destaca-se o Hallowtrain, a popular “Festa das Bruxas” realizada a bordo do trem, que chega à sua terceira edição este ano. A procura pelo evento foi tão grande que as três datas programadas para outubro estão esgotadas. “O sucesso do Hallowtrain reflete o quanto as pessoas abraçaram o Trem da República como parte de sua rotina de lazer e cultura”, destaca Arruda Filho.
Outro destaque que promete atrair público é o Natal no Trem da República, que há anos transforma o trem em um ponto de encontro mágico, tanto para moradores da região quanto para turistas. A experiência natalina a bordo é marcada por cenários temáticos, iluminação especial e surpresas que encantam visitantes de todas as idades. “O Natal é sempre um momento muito aguardado. Nosso trem se transforma em um espaço mágico, onde a tradição e a fantasia se encontram”, acrescenta o diretor.
Projeções para o futuro
Com a alta temporada se aproximando, o Trem da República espera um aumento significativo no número de visitantes, impulsionado pelos eventos temáticos e pela experiência histórica que ele oferece. A expectativa é que o novo nome fortaleça ainda mais a conexão do trem com o legado histórico da Proclamação da República, além de seguir posicionando o passeio como uma das experiências turísticas mais emblemáticas da região.
“O Trem da República carrega uma história e nosso objetivo é continuar oferecendo experiências que agreguem cultura, lazer e aprendizado. A nova marca é parte desse esforço”, finaliza Arruda Filho.
Com foco em viajantes ou famílias que buscam alternativas fora do tradicional, a concessionária Parquetur oferecerá três modalidades de estadia em meio aos parques naturais
Parquetur Hospedagem é o mais novo braço e âncora do portfólio que vem sendo formado pela Parquetur como gestora do uso público de parques naturais. A partir de outubro, visitantes do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO), parque Caminhos do Mar (SP), Parque Nacional do Itatiaia (RJ) e Parque Estadual do Ibitipoca (MG) poderão comprar pacotes de hospedagem nos mesmos canais oficiais em que adquirem os ingressos.
Com a oferta dividida em três modelos, o objetivo da Parquetur é apresentar ao público o conceito de hospedagem em diferentes formatos. A categoria “Camping” estará disponível nos quatro parques concessionados, “Refugio” no parque Caminhos do Mar, e “Lodge” inicialmente no Parque Nacional do Itatiaia, com uma opção na Parte Alta e outra na Baixa, ainda em fase de implantação.
“Nossa proposta é oferecer conforto, comodidade e inserção na natureza, em meio a uma atmosfera totalmente inovadora, onde o hóspede terá a possibilidade de conviver com a fauna e flora dos nossos biomas, usufruindo de serviços e atividades que unem contemplação, imersão e interação”, explica Heber Garrido, diretor de Marketing da Parquetur.
Hospedagem ‘refúgio’
De acordo com Heber, a ideia é expandir a visibilidade sobre como e porque as pessoas devem visitar e vivenciar uma Unidade de Conservação, a partir de um dos grandes pilares da missão da Parquetur na gestão do uso público dos parques naturais, que é a educação ambiental.
Entre as grandes apostas está o conceito da hospedagem “Refúgio”, que no Caminhos do Mar envolve três trailers aconchegantes localizados em um ponto recluso e geograficamente privilegiado do parque e conta com serviço all-exclusive, em que o visitante desfruta de todas as experiências que o parque tem a oferecer sem custo adicional.
Optando por essa modalidade, o visitante terá disponível um pacote completo de experiência, que inclui as trilhas, voos de tirolesa, a prática de esportes náuticos, passeio de bicicleta, uso da van internamente e o café da manhã no parque. Os trailers são entregues com roupa de cama e banho, amenities básicos, bebidas como água, refrigerante, leite e petiscos.
Trailers
Os “refúgios” podem acomodar grupos pequenos, em um único trailer, ou grandes que podem dividir a ocupação entre dois ou três veículos, o que é ideal para famílias e amigos que buscam conforto e novas experiências, totalmente imersos na natureza.
Vale consultar a agenda disponível no portal oficial da Parquetur porque todos os serviços do all-exclusive estão sujeitos à disponibilidade diária; o uso da base náutica e das bicicletas fica disponível apenas nos fins de semana e feriados, e o Roteiro Aventura, que inclui visita à Cachoeira da Torre, requer agendamento prévio.
Maior aproximação com o trade
O lançamento da Parquetur Hospedagem durante a ABAV Expo reforça o objetivo da empresa de estreitar as relações com o trade turístico. Outras iniciativas nesse sentido englobam um conjunto de medidas para oferecer acesso às agências de turismo e aos receptivos nas localidades dos parques concessionados por meio de apoio na confecção de materiais de comunicação eficazes, treinamentos especializados e um sistema de comissões competitivo.
Parque Nacional do Itatiaia
O Parque Nacional do Itatiaia foi o primeiro a implantar um programa de parceria com o trade local envolvendo treinamento de vendas. “Lançamos o Somos PNI com o objetivo de capacitar as empresas a venderem os parques naturais de maneira eficaz, enquanto promovem práticas sustentáveis e responsáveis”, explica Heber Garrido. “Estamos unindo esforços para fortalecer o turismo em todas as regiões em que atuamos como gestores do uso público dos parques, porque temos um compromisso firme com a conservação ambiental e com a qualidade da experiência que oferecemos aos visitantes”, completa.
Outro projeto pioneiro que também iniciou em Itatiaia é o Guias da Natureza, focado nos guias de turismo que são fundamentais para conectar os turistas aos parques. “Além de profissionais experientes, os guias são apaixonados pelo ofício e pelos parques concessionados Parquetur”, conta Garrido, explicando que o nome foi escolhido por sua conexão direta com o principal atrativo dos parques, que é a natureza.
Em etapas futuras, a ideia é que ambos os projetos sejam replicados nos demais parques concessionados da Parquetur.
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