Apresentado pelo comediante Ed Gama, ViagemCast é o primeiro podcast do Brasil a ser realizado em um ônibus
A ClickBus, plataforma de soluções para viajantes e viações do setor rodoviário no Brasil, acaba de estrear o ViagemCast, podcast exclusivo que contará histórias reais e inspiradoras de quem viaja de ônibus pelo Brasil. O conteúdo está disponível para os ouvintes no Spotify e YouTube e em breve no próprio aplicativo da marca.
Como parte da campanha “ClickBus, o app para viajar de ônibus”, lançada neste mês de novembro, o podcast tem o objetivo de se conectar com o público que já faz compras online e que utiliza os apps do YouTube e Spotify no dia a dia. Segundo a empresa, criar um conteúdo proprietário dentro do app da empresa é uma forma de tangibilizar um comportamento habitual de utilizar o aplicativo para fazer diferentes atividades e que pode ser estendido para a compra de passagens de ônibus.
Aniversário de 11 anos da ClickBus
Serão lançados 11 episódios para comemorar o aniversário de 11 anos da ClickBus, com destaque para experiências autênticas com abordagem intimista. O programa será publicado entre os meses de novembro a janeiro de 2025, todas às quintas-feiras no App ClickBus, YouTube e Spotify da empresa. O ViagemCast é conduzido pelo apresentador Ed Gama, que foi escolhido pela ClickBus por representar a cultura da marca, e receberá convidados para contar diversas histórias vivenciadas durante viagens: aventuras amorosas, amizades, lições de vida, mistérios e situações inusitadas.
“Sou cliente ClickBus, fazer parte desta campanha de alta temporada e ajudar a contar as histórias incríveis de quem atravessa o Brasil de ônibus foi muito divertido. Espero que todos também curtam”, destaca Ed Gama.
Valorização do modal rodoviário
O podcast é o primeiro programa de conteúdo exclusivo da marca, que também de maneira inédita trouxe clientes para entrevistas e gravações dentro de ônibus. O ViagemCast valoriza o modal rodoviário, pois enfatiza o conforto e as vantagens de viajar de ônibus, o que garante um espaço acolhedor para o compartilhamento de histórias.
Além da comemoração de aniversário da marca, o programa é parte da estratégia de conexão da marca com o hábito de seus clientes e uma maneira inovadora de compartilhar o estilo de vida dos brasileiros que preferem viajar de ônibus.
“A ideia criativa do ViagemCast foi transformar a viagem de ônibus em uma oportunidade de conexão e inspiração. Mostramos que além do trajeto, as histórias dos passageiros são o destino, e com condução do Ed Gama o resultado ficou ainda mais autêntico.” — Flavio Waiteman, CCO da agência Tech&Soul.
Histórias emocionantes
Os passageiros foram convidados a dividir suas narrativas por meio das redes sociais da ClickBus, onde mais de 100 histórias passaram por avaliações, que selecionaram as mais emocionantes, desde formação de amizades até pedidos de casamento.
“Acabamos de lançar nossa nova campanha de alta temporada e o ViagemCast é parte de uma estratégia que mais do que nunca coloca o cliente como centro de nossas decisões. Queremos nos conectar ainda mais com os passageiros de ônibus que compram seus bilhetes online e na rodoviária. Vamos conhecer histórias genuínas de pessoas reais, curiosidades e dicas de viagens pelo Brasil. Este projeto é muito especial e faz parte da nossa missão de mostrar como viajar transforma nossas vidas.”, afirma Michelle Xavier, Diretora de Marketing e Growth da ClickBus.
Além do lançamento do podcast, a marca também revelou ações exclusivas e pioneiras no setor como parceria com o iFood para reforçar a associação entre conveniência digital e compra de passagens. Nas próximas semanas, 15 mil embalagens personalizadas da ClickBus serão distribuídas em pedidos do iFood nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. “Queremos que o cliente perceba que, assim como já faz com comida e outros serviços, ele pode comprar sua passagem de ônibus pelo app, sem precisar ir até a rodoviária,” explica Michelle.
“O porto de Barcelona cobra em média R$ 4 mil dólares para atracar um navio, enquanto o de Salvador (BA) cobra pelo mesmo serviço um valor abusivo de R$ 100 mil, o que faz com que os navios escolham destinos com atracagem e taxas menores para realização de cruzeiros”, essa comparação foi feita por Renê Hermann diretor da Costa Cruzeiros no Brasil.
De acordo com Renê Hermann, uma pesquisa realizada pela Clia Abremar – Brasil (Cruise Lines International Association) por meio da Fundação Getúlio Vargas, revelou que o país arrecadou R$ 1,1 bilhão com os cruzeiros marítimos na temporada 2013/2014. Este valor corresponde a transporte, hospedagens, passeios, alimentação, atracagem e taxas portuárias. Em entrevista ao DT, Hermann faz um detalhamento da pesquisa e revela que as taxas abusivas cobradas por práticos para ancorar os navios acabam encarecendo o preço das cabines e diminuído o números de navios que realizam cruzeiros pelo país, acompanhe abaixo entrevista exclusiva concedida ao editor do DIÁRIO, jornalista Paulo Atzingen e ao repórter freelancer do DT, Guilherme Brito.
DIÁRIO – O custo de um prático incide no custo de uma passagem?
Renê Hermann – Sim, especialmente porque o custo de um prático aqui no Brasil é bastante abusivo. Um exemplo é Salvador, onde o prático cobra R$ 100 mil para simplesmente atracar e depois tirar o navio dessa atracação, enquanto em outros lugares os valores cobrados variam de US$ 5 mil a US$ 10 mil dólares. Este valor que é cobrado aqui faz com que as empresas tenham que cobrar mais caro, ou faz com que as empresas tenham um retorno menor de navios quando eles vêm para América do Sul, levando seus navios para destinos com prático e outras despesas portuárias mais baratas, tanto que a indústria do turismo tinha 20 navios na costa brasileira, nesta temporada o número reduziu para 10 e a previsão para 2016 é que o número continue o mesmo.
DÍARIO – O Senhor pode fazer um comparativo do custo de um porto na Europa e o custo deum porto no Brasil?
Renê Hermann – O porto de Barcelona, que é um destino onde você tem muitos navios, que podemos comparar a Salvador, cobra perto de 4 mil dólares para atracar um navio, enquanto na capital baiana cobra-se R$ 100 mil reais a atracação. Nós temos que valorizar este trabalho, mas os preços são bastante abusivos. A própria presidente Dilma Rousseff criou a Comissão Nacional de Assuntos de Praticagem (CNAP) e vamos ver se com isso iremos conseguir regular essas tarifas a um preço justo.
DIÁRIO – Nesses último anos ocorreu algum avanço na estrutura dos portos brasileiros?
Renê Hermann – Muito pouco, quase nada. Nós temos hoje o terminal Concais (Santos) que é um terminal excelente. Já o Rio de janeiro está passando por uma modernização que deve ficar pronta para a próxima temporada. Mas na verdade o que nós precisamos são de novos destinos; hoje quando você vai para o Nordeste você sai de Santos, passa pelo Rio de Janeiro, depois Ilhéus. Nesta cidade temos sempre problemas. Ali você faz uma solicitação de atracação um ano antes e se tiver um cargueiro no dia da atracação nós somos obrigados a retirar o cargueiro e pagar as custas deste cargueiro para podermos atracar, e isso gira em torno de R$S 25 mil dólares , que acaba entrando no nosso cálculo de custos incidindo no preço da cabine. E isso não é só em Ilhéus, isso acontece em Maceió e em outros lugares. Isto é um absurdo, porque nós já solicitamos esta atracação um ano antes, o pedido é aprovado por eles, mas quando você chega no berço você não tem a atracação, então o que nós precisamos é mais destinos e modernização nos portos e controle de atracagem.
DIÁRIO – O que o Brasil ganha com os cruzeiros marítimos?
Renê Hermann – Um pesquisa feita pela [Fundação] Getúlio Vargas na temporada 2013/2014 revelou o impacto econômico dos navios quando eles aportam e seus destinos. Só cruzeiristas e tripulantes deixaram em toda a temporada R$ 455 milhões no País, os armadores gastaram R$ 693 milhões, em Santos, no Rio de Janeiro, Salvador, Ilhéus e em todos os destino que nós atracamos os nossos navios, e tudo isso foi gasto em que? Foi gasto em combustível, água, mantimentos e também as despesas portuárias. O impacto econômico nos destinos na temporada 2013/2014 foi de R$ 147 milhões. Transporte antes e após a viagem: R$ 74 milhões. Transporte durante a viagem, ou seja passageiro que desceu, pegou um ônibus, um táxi ou outro meio de transporte: R$ 26 milhões. Alimentos e bebidas: R$ 133 milhões. Passeios turísticos: R$ 61 milhões. E hospedagem antes e após a viagem: R$ 14 milhões. Então nós temos ai um total de R$ 1,1 bilhão, um valor que o governo tem que ver que é muito importante. O imposto que é gerado sobre este R$ 1,1 bilhão eles sabem muito bem o que representa. É isso que os destinos internacionais vêem, mas que infelizmente os nossos governantes não vêem. E se o brasileiro, que anteriormente eram 850 mil fazendo cruzeiros, e hoje são 600 mil, podemos afirmar que se ele não faz o cruzeiro aqui ele faz lá fora, e o dinheiro que ele deixa de gastar aqui ele gasta lá fora, então o governo tem que se atentar para este montante que os cruzeiros marítimos no Brasil deixa em cada destino.
DIÁRIO – Qual o balanço da temporada 2014/2015 até agora?
Renê Hermann – Nesta temporada nós tivemos menos navios, com uma capacidade de aproximadamente 600 mil leitos, a Costa Cruzeiros por exemplo manteve os preços em reais, o dólar subiu agora no final da temporada, portanto não tivemos muito prejuízo, nós tivemos uma ocupação de 108%. Você pode me perguntar, por que 108%? A ocupação nós medimos com total de passageiros do primeiro, segundo, terceiro e quarto leito, dividido pelo total de cabine duplas que temos a bordo, que totalizou 108% percentual que consideramos bom; já a ocupação de cabines duplas ficou em torno de 98%. Esta foi uma temporada que vendemos destino Bahia e Argentina, fizemos poucos mini-cruzeiros. No ano que vem estamos vindo com dois navios, Costa Pacífica e voltando com o Costa Mediterrâneo e agora estamos trabalhando para 2017 com o objetivo em aumentar este número para quatro navios, mas tudo isso vai depender do desempenho e do emprenho dos nossos governantes.
Entrevista publicada originalmente dia 31 de março de 2015
Gabriel Rego, Head Travel da Europ Assistance Brasil, aponta que o seguro viagem movimenta por ano cerca de R$ 900 milhões no Brasil, com potencial de crescimento para R$ 1,5 bilhão nos próximos anos. Os dados são do CNseg*
Por Zaqueu Rodrigues (Jornalista colaborador do DT)
Os viajantes brasileiros estão dando mais atenção à proteção e assistência durante suas viagens. Essa conscientização da importância de se preparar para os imprevistos fora de casa reflete uma tendência global impulsionada pela pandemia de Covid-19.
Esse cenário é evidenciado pelo Head Travel da Europ Assistance Brasil, Gabriel Rego. “O mercado de seguro-viagem no Brasil cresceu significativamente desde o início da pandemia. Essa mudança de mentalidade indica um mercado cada vez mais focado na segurança e no suporte ao viajante”.
A constatação reflete-se nos números do segmento. O executivo aponta que o mercado brasileiro de seguro viagem movimenta atualmente cerca de R$ 900 milhões ao ano, com projeções indicando um potencial de crescimento para R$ 1,5 bilhão nos próximos anos.
Esses dados, explica Gabriel, contemplam tanto o aumento das contratações do seguro viagem quanto a elevação nas indenizações pagas, acompanhando o crescimento da demanda por serviços de assistência ao viajante.
O Head Travel da Europ Assistance revela que os serviços de seguro viagem da Europ Assistance são populares entre viajantes com destinos internacionais como Estados Unidos, Europa e durante a realização de cruzeiros.
O perfil dos clientes é diverso e inclui, principalmente, viajantes corporativos e idosos. “Esses perfis refletem um público que valoriza a segurança e que busca minimizar os riscos – como emergências médicas – que possam impactar sua experiência de viagem”, identifica Gabriel.
Ele afirma que a Europ Assistance oferece, entre outros serviços, coberturas de despesas médicas, hospitalidades e odontológicas durante viagem ao exterior (DMHO); proteção contra perda ou extravio de bagagens; cobertura para cancelamento de viagem; e assistência jurídica.
“A Europ Assistance se compromete a garantir uma experiência de viagem tranquila e segura para seus clientes, oferecendo uma ampla gama de assistências que atendem às necessidades essenciais dos viajantes”, assegura Gabriel Rego.
A seguir, o executivo relaciona os principais serviços e benefícios oferecidos pelo seguro viagem da Europ Assitance.
Seguro: Incluímos coberturas como Despesas Médicas e Hospitalares em Viagem ao Exterior, Despesas Odontológicas em Viagem ao Exterior e Cobertura em caso de Morte Acidental durante a viagem.
Assistência: Nossa assistência vai além, incluindo hospedagem para acompanhantes em caso de internação, hospedagem para convalescença, e passagens aéreas de ida e volta para um familiar, caso o viajante precise de apoio durante a viagem.
Cobertura de Despesas Médicas e Hospitalares no Exterior (DMHO): Em caso de necessidade de atendimento médico, o seguro garante acesso a serviços de saúde, cobrindo despesas médicas e hospitalares.
Proteção contra extravio de bagagem: Em casos de perda ou extravio de bagagem, o seguro oferece assistência para minimizar os transtornos ao viajante.
Cobertura para cancelamento de viagem: Imprevistos podem acontecer, e o seguro garante reembolsos ou compensações em caso de cancelamento por motivos cobertos.
Assistência jurídica: Em caso de situações legais inesperadas, o viajante conta com suporte jurídico, trazendo mais tranquilidade.
SAIBA MAIS:
*Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização-CNseg
Para atrair mais viajantes brasileiros, o Grupo Xcaret tem investido nas feiras de turismo e em parceria com agentes e operadores nacionais
Durante o 36º Festival de Turismo Internacional de Gramado – Festuris, o DIÁRIO, conversou com Gustavo Colin, diretor comercial do Grupo Xcaret. Na entrevista, concedida à jornalista Neila Oliveira, o executivo falou sobre a expectativa da rede em atrair mais turistas brasileiros; sobre a importância do mercado nacional para os destinos mexicanos; da participação em feiras e eventos de turismo no Brasil e a parceria com o trade turístico; confira!
Sobre a expectativa do Grupo Xcaret no Brasil em relação a ida dos brasileiros para o México Gustavo destacou que o Brasil é topfive na lista de turistas: “A expectativa é muito grande, porque o mercado brasileiro é importante para nós e está entre os cinco maiores mercados a nível mundial”, destacou. “Estamos contentes com a questão dos vistos, porque os passageiros que chegam aos nossos hotéis são aqueles que possuem vistos americanos ou europeus. Eles também possuem alto poder aquisitivo e não têm problemas para entrar no México por causa de questões migratórias”, pontuou.
Quanto à chegada dos brasileiros, em especial ao Parque Xcaret, Gustavo comenta que possui números que são compartilhados com o governo de Quintana Roo. “Em 2023, foram 19.315 passageiros e até março de 2024, chegamos a 22.476. Isso representa mais ou menos 14% em comparação com o ano passado. Significa que o mercado brasileiro está em franco crescimento”, pontuou.
Últimos investimentos do grupo destacam-se: No hotel Xcaret México são 900 apartamentos, investimentos no parque aquático e discoteca. No Parque, em Cancun, um novo toboganxote, o maior tobogã da América Latina.
Rio Grande do Sul
Colin também falou sobre o motivo de escolher o Festuris, no Rio Grande do Sul, para promover seu produto “Primeiro porque é uma terra rica e maravilhosa, com pessoas boas, bonitas e que adoram viajar e que sabem apreciar os valores, a força e os atributos que tem o Caribe Mexicano. É um povo que tem muita vontade de conhecer e sentir o Caribe Mexicano, a cultura, a gastronomia, a festa, o conforto, e paga por isso. Nós gostamos de estar aqui”, explicou.
Sobre as feiras que eles têm participado para captar os hóspedes no Brasil, Colin destaca: “participamos da WTM; da ABAV-SP, do Festuris-RS e estamos participando em eventos em Brasília, Campinas, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza e Manaus”.
Expansão
Quanto aos planos de expansão para outros destinos mexicanos e se o grupo tem outras filiais, ele explica: “Nós estamos na Riviera Maya, pensando em fortalecer e expandir nossos produtos na Riviera Maya. Em julho de 2025, abriremos 900 apartamentos de um dos nossos hotéis no México que deverá complementar e atender nossas necessidades. Estamos fortalecendo nossos parques e agregando valor para que as pessoas tenham vontade de desfrutar ainda mais dos nossos serviços e da nossa cultura mexicana”, explica.
Relação sólida com os agentes de viagens
O executivo também falou sobre como está a relação com as agências de viagens e agentes de turismo brasileiro: “A relação está muito forte, sólida e maravilhosa, está correndo tudo bem e acredito em um grupo de agências muito unido e que entendeu muito bem a mensagem, o que tem nos ajudado muito. Sempre digo e direi que sem Deus, as linhas áreas e as agências não estaríamos no Brasil. Nós trabalhamos por eles, para estarmos juntos deles, brindarmos, tiramos fotos, capacitamos e oferecemos um produto de qualidade para os clientes finais e acertamos em cheio no mercado consumidor brasileiro”, comemora.
Localização
O Parque Xcaret está estrategicamente localizado na Riviera Maya, a 74 km ao sul de Cancun, cerca de uma hora de carro pela rodovia 307.
Esta proximidade com Cancun torna o parque um destino de fácil acesso para aqueles que estão hospedados na cidade ou nas proximidades. Além disso, Playa del Carmen, uma das cidades mais populares da região, fica a meros 6 km de distância do Xcaret, permitindo uma viagem de cerca de 15 minutos de carro.
Entrevista: Neila Oliveira; Transcrição e tradução: Clara Silva; Edição: REDAÇÃO DO DT
Com programação preparada para os próximos feriados prolongados de 2015, o Grande Hotel, hotel-escola Senac conta com um empreendimento em Águas de São Pedro e outro em Campos do Jordão. Em entrevista ao DIÁRIO, a gerente geral do Grande Hotel, Graziela Zanin, fala sobre como é administrar um hotel-escola e como conciliar a excelência no atendimento à atribuição de agente-educador, proporcionando aos alunos a vivência profissional como parte do aprendizado. Confira:
DIÁRIO – Como é administrar um hotel-escola, principalmente em um mercado que se aperfeiçoa e fica cada vez mais exigente?
GRAZIELA ZANIN – Além de todas as características inerentes à atividade do gerente geral, em um hotel-escola há ainda a atribuição de agente-educador. Essa mesma atribuição é exigida não apenas do gerente geral, mas também de cada funcionário, pois devemos proporcionar aos alunos vivência e experiência profissional como diferenciais no processo de conhecimento. Propiciamos oportunidades de reflexão sobre a atitude profissional nos mais diferentes postos de trabalho de um hotel. Todos os profissionais dos hotéis-escola Senac estão em constante desenvolvimento e atuando como agente educador no seu dia a dia de trabalho, ou seja, as entregas são sempre com focos em nossos hóspedes e alunos. Os hotéis-escola Senac são centros educacionais de referência que desenvolvem pessoas e organizações para o segmento de hospitalidade, atuando por meio da integração de modelo pedagógico e hotéis próprios com operação comercial de excelência. Para todos nós, participar desse processo de desenvolvimento de pessoas e profissionais é um enorme prazer e com certeza um grande e contínuo aprendizado.
DIÁRIO – Como você consegue harmonizar a equipe que toca o hotel e a equipe que ensina aos alunos as práticas de hotelaria?
GRAZIELA ZANIN – Resumidamente, o conceito dos hotéis-escola é formar profissionais capacitados para o mercado da hospitalidade, incluindo a gastronomia. Sendo que para isso temos que sustentar e honrar diariamente o fato de sermos referência em serviços hoteleiros e de gastronomia, proporcionando aos alunos vivências em hotéis com reconhecimento de mercado e aliando a teoria com a prática. Portanto, a equipe que opera o hotel é a mesma que ensina. Ou seja, todos os funcionários atuam também como agentes educadores e são constantemente capacitados e exigidos para que suas entregas sejam muito além do que um hotel puramente comercial deve entregar a seus hóspedes, pois nosso hotel-escola é sinônimo de empresa pedagógica. Além disso, antes de ingressar nas atividades práticas nos nossos hotéis-escola, os alunos passam por conteúdos teóricos em sala de aula e exercitam as práticas em laboratórios especializados.
DIÁRIO – No atual contexto da economia, quais têm sido as campanhas promocionais ou eventos que o hotel tem promovido para atrair hóspedes?
GRAZIELA ZANIN – Realizamos nossas campanhas promocionais muito mais fortemente através de mídia on-line, divulgando nossos serviços tanto para o público de lazer quanto para o de eventos. Nosso banco de dados também é bastante utilizado, uma vez que a nossa taxa de fidelidade é altíssima. Dessa maneira, podemos divulgar ações especiais diretamente aos nossos clientes.
Entrevista originalmente publicada dia 7 de abril de 2015
O Rio de Janeiro é palco, nesta segunda-feira e terça-feira (dias 18 e 19), da cúpula do G20, reunindo líderes das 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia e da União Africana. O encontro aborda temas cruciais como conflitos armados, inteligência artificial e mudanças climáticas, culminando na assinatura da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
REDAÇÃO DO DIÁRIO com agências de notícias
No primeiro dia, a declaração final do G20 condenou os conflitos em andamento na Ucrânia e no Oriente Médio, enfatizando a necessidade de cessar-fogo e aumento da ajuda humanitária. O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, anfitrião do evento, destacou: “O G20 tem que acontecer todo santo dia, porque tem 733 milhões de habitantes passando fome”
O presidente francês, Emmanuel Macron, reforçou o compromisso com a paz e a estabilidade global, afirmando que “a comunidade internacional deve unir esforços para enfrentar os desafios contemporâneos”.
A cúpula também abordou a regulamentação da inteligência artificial, reconhecendo seu potencial transformador e a necessidade de diretrizes éticas para seu desenvolvimento. Além disso, os líderes reafirmaram o compromisso com a agenda climática, destacando a importância de ações coordenadas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.
Um dos marcos do encontro foi o lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa liderada pelo Brasil que visa erradicar a fome mundial até 2030. A aliança já conta com a adesão de 41 países e o interesse de outros 50
O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, ressaltou que a proposta busca reunir países que sofrem com a desigualdade a nações e instituições com recursos disponíveis para implementar projetos eficazes no combate à fome e à pobreza.
A cúpula do G20 no Rio de Janeiro representou um esforço significativo para enfrentar desafios globais, promovendo a cooperação internacional e a busca por soluções conjuntas para questões prementes da atualidade.
Javier Milei
A participação do presidente argentino, Javier Milei, na cúpula do G20 no Rio de Janeiro foi marcada por posições divergentes em relação a temas centrais do encontro. Milei manifestou oposição à inclusão de propostas sobre igualdade de gênero e à taxação de grandes fortunas na declaração final do evento. Segundo relatos, a delegação argentina recebeu instruções expressas para rejeitar menções a esses tópicos, alinhando-se a uma postura mais conservadora e liberal.
Além disso, o governo argentino demonstrou resistência a compromissos relacionados à Agenda 2030 da ONU, que visa promover o desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza. Essa postura gerou tensões nas negociações, uma vez que o Brasil, anfitrião do evento, defendia a inclusão desses temas na declaração final.
A participação de Milei no G20 também foi influenciada por sua recente aproximação com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. Após um encontro em Mar-a-Lago, na Flórida, Milei adotou posições alinhadas às políticas de Trump, o que impactou as discussões no G20, especialmente em relação à taxação dos super-ricos e às políticas de igualdade de gênero.
Essa postura argentina contrastou com a de outros países membros do G20, que buscaram consenso em torno de medidas para combater a desigualdade e promover a inclusão social. A resistência de Milei às propostas sobre igualdade de gênero e taxação de grandes fortunas evidenciou as divergências internas no grupo e representou um desafio adicional para a diplomacia brasileira na condução das negociações.
Em resumo, a participação do presidente Javier Milei no G20 foi marcada por uma postura contrária a temas como igualdade de gênero e taxação dos super-ricos, influenciada por sua aliança com Donald Trump, o que gerou tensões nas negociações e contrastou com as posições de outros membros do grupo. REDAÇÃO DO DIÁRIO com agências)
No acumulado dos primeiros nove meses do ano, receitas operacionais aumentam 2,8 por cento em relação ao mesmo período do ano passado, para um total de 3 253 milhões de euros
A TAP alcançou no terceiro trimestre de 2024 (3T24) um resultado líquido de EUR 117,8 milhões, uma diminuição de EUR 62,8 milhões em comparação com o 3T23, devido ao impacto de perdas cambiais. No entanto, quando comparado com o 3T19 (antes da pandemia), o resultado melhorou em EUR 116,6 milhões.
No 3T24, comparando com o terceiro trimestre de 2023 (3T23), o número de passageiros transportados aumentou em 1,3%, enquanto o número de voos operados diminuiu em 1,9%. Comparando com os níveis pré-crise de 2019 (3T19), o número de passageiros atingiu 91% e os voos operados atingiram 84%.
A Capacidade (medida em ASK) aumentou em 1,2% em comparação com o 3T23, representando 97% dos níveis pré-crise do 3T19. O Load Factor atingiu 86,2%, melhorando em 1,4 p.p., quando comparado com o ano anterior, e em 3,3 p.p. quando comparado com os níveis pré-crise.
Receitas operacionais
As Receitas operacionais totalizaram EUR 1.284,1 milhões, aumentando em 2% em comparação com o 3T23, ultrapassando e representando 123% das receitas operacionais do 3T19. As receitas de passagens registaram um aumento de EUR 6,2 milhões (+0,5%) face ao 3T23, totalizando EUR 1.187,5 milhões, e gerando um PRASK de EUR 8,07 cêntimos – uma diminuição de 0,7% (-EUR 0,05 cêntimos) quando comparado com o 3T23 e um aumento de 32,4% (+EUR 1,98 cêntimos) com o 3T19.
Receitas de Manutenção
As receitas de Manutenção registaram um aumento de EUR 15,8 milhões (+48,0%) face ao 3T23, totalizando EUR 48,7 milhões, devido maioritariamente ao aumento da atividade da oficina de motores. As receitas de Carga e Correio aumentaram em EUR 3,3 milhões para EUR 41,3 milhões, registando um aumento de 8,6% em comparação com o 3T23, devido a um aumento do Load Factor, compensando a diminuição das yields de carga observada no mercado.
Custos operacionais
Os Custos operacionais recorrentes totalizaram EUR 1 045,5 milhões, registando um aumento de 6,4% ou de EUR 63,3 milhões em comparação com 3T23. Esta variação resulta principalmente do aumento dos custos com o pessoal (+EUR 44,9 milhões ou 26,3%) devido aos novos acordos de empresa, que produziram efeito apenas no quarto trimestre de 2023, excetuando o acordo com os Pilotos que entrou em vigor no 3T23, e pelo aumento das depreciações e amortizações (+EUR 19,0 milhões ou 16,6%).
Estes aumentos foram parcialmente contrabalançados pelo decréscimo dos custos operacionais de tráfego (-EUR 19,7 milhões ou 7,4%) devido à redução de contratação de ACMI e redução de custos com irregularidades. O CASK total de custos operacionais recorrentes aumentou 5,2% (+EUR 0,35 cêntimos), atingindo EUR 7,11 cêntimos, quando comparado com o 3T23. Excluindo custos com combustíveis, o CASK de custos operacionais recorrentes atingiu EUR 5,13 cêntimos, aumentando 7% (+EUR 0,33 cêntimos) face ao 3T23.
EBITDA
O EBITDA recorrente totalizou EUR 372 milhões no 3T24, representando uma margem de 29%, diminuiu em EUR 18,7 milhões (-4,8%) em comparação com o 3T23. O EBIT recorrente diminuiu em EUR 37,7 milhões (-13,6%) face ao 3T23, totalizando EUR 238,6 milhões, representando uma margem de 18,6%.
Considerando itens não recorrentes, o EBIT totalizou EUR 227,2 milhões. Comparando com os níveis pré-crise, o EBIT recorrente e o EBIT aumentaram em EUR 108,7 milhões e EUR 98,6 milhões, respetivamente.
A 30 de setembro de 2024, o Balanço apresentava uma posição de caixa e equivalentes de caixa robusta no valor de EUR 943,1 milhões, um aumento de EUR 153,7 milhões face a 31 de dezembro de 2023.
O rácio divida financeira líquida / EBITDA melhorou para 2,3x em comparação com o final do ano de 2023 (2,6x).
Nova rota Portugal – Brasil
De uma perspetiva operacional, foi aberta uma nova rota de Lisboa para Florianópolis. A frota operacional era composta por 99 aeronaves, a 30 de setembro de 2024, com a adição de um A320 NEO e a saída de 1 A319 CEO durante o trimestre, sendo que 69% da frota operacional de médio e longo curso consistia em aeronaves da Família NEO (face a 68% a 30 de setembro de 2023 e 33% a 30 de setembro de 2019).
Luís Rodrigues, Presidente Executivo da TAP, afirma que “estamos satisfeitos com a nossa performance no terceiro trimestre de 2024, apesar dos dois grandes desafios enfrentados: a situação difícil de gestão do espaço aéreo europeu, e as desvalorizações cambiais significativas. A melhoria da pontualidade e do NPS (Índice de Satisfação do Cliente) e a estabilização da regularidade, confirmam uma operação mais robusta e com um melhor serviço para os nossos clientes, que se traduz em aumentos de receitas e consolidação de resultados operacionais.”
“O sucesso na emissão de obrigações, com uma clara criação de valor para a TAP, dado a redução significativa do spread implícito, resultou de uma resposta positiva por parte dos investidores à performance financeira da empresa”, destaca o executivo.
“Apesar do atual contexto desafiante do setor, mantemo-nos focados na transformação da TAP, com o apoio das nossas pessoas e dos nossos stakeholders, numa companhia sustentadamente rentável e numa das mais atrativas da indústria”, conclui Luís Rodrigues.
Resultados acumulados a 30 de setembro de 2024
Nos primeiros noves meses de 2024, a TAP transportou um total de 12,3 milhões de passageiros, o que representa um aumento de 1,5% em relação ao ano anterior, atingindo 95% dos valores alcançados em 2019. O número total de voos operados diminuiu em 1,1% comparativamente com período homólogo, atingindo 87% dos níveis pré-crise.
A capacidade continua a superar os níveis pré-crise, atingindo 103%, representando um aumento de 2,3% face aos primeiros nove meses de 2023 (9M23). O Load Factor aumentou 1 p.p. em termos homólogos, atingindo 82,9% nos 9M24, melhorando também em 2 p.p. face aos primeiros nove meses de 2019 (9M19).
Nos 9M24, as receitas operacionais totalizaram EUR 3 252,6 milhões, o que representou um aumento de 2,8% face aos 9M23 e um aumento de 30,6% face aos 9M19, impulsionadas por um aumento da capacidade (+2,3%) e melhor load factor (+1 p.p.), nas receitas de passagens, e por um aumento significativo de atividade nas receitas de manutenção (+39,8%).
O PRASK nos 9M24 atingiu EUR 7,29 cêntimos, tendo diminuído em 0,5% (-EUR 0,04 cêntimos) quando comparado com o valor do mesmo período de 2023 e aumentado 29,7% (+EUR 1,67 cêntimos) quando comparado com 2019.
Os custos operacionais recorrentes aumentaram 4,0%, atingindo EUR 2 874,9 milhões. O CASK dos custos operacionais recorrentes aumentou 1,7% para EUR 7,11 cêntimos, comparando com os 9M23. Excluindo custos com combustível, atingiu um valor unitário de EUR 5,11 cêntimos, aumentando em 4,4% quando comparado com 9M23.
Em termos financeiros, o EBITDA Recorrente atingiu EUR 744,8 milhões nos 9M24, com uma margem de 22,9%, diminuindo em EUR 7,6 milhões ou 1,0% em comparação com 9M23. O EBIT Recorrente totalizou EUR 377,8 milhões nos 9M24, com uma margem de 11,6%, menos EUR 23,0 milhões ou 5,7% do que nos 9M23.
O resultado líquido acumulado totalizou EUR 118,2 milhões, diminuindo em EUR 85,3 milhões em relação ao anterior, tendo sido impactado por perdas cambiais. Quando comparado com 2019, este registou um aumento de EUR 229,0 milhões.
A 30 de setembro de 2024, o Grupo apresentava uma posição de liquidez forte de EUR 943,1 milhões, um aumento de EUR 153,7 milhões face ao final de 2023. Adicionalmente, verificou-se uma melhoria do rácio Dívida Financeira / EBITDA, atingindo um nível de 2,3x, quando comparado com o rácio de 2,6x a 31 de dezembro de 2023, reforçando a estabilização das métricas financeiras de desalavancagem e a gestão financeira disciplinada da TAP, com o objetivo de inspirar confiança nos nossos investidores.
Para o quarto trimestre de 2024 (4Q24), as reservas encontram-se ligeiramente acima do ano anterior, sendo expectável que compensem alguma pressão sobre as yields. Em novembro, concluiu-se com sucesso a emissão de senior notes no valor de EUR 400 milhões com um cupão de 5,125%, o que permite à TAP otimizar a sua estrutura financeira e cumprir com os compromissos do Plano de Reestruturação. No 4Q24, o investimento no mercado brasileiro continua, com a abertura da nova rota para Manaus, bem como, o investimento na modernização da frota, com a entrega de duas novas aeronaves A320 NEO, em substituição de duas aeronaves da família A320 CEO. Por fim, o compromisso com o plano estratégico continuará.
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), está com 3.330 vagas abertas para cursos gratuitos remotos de qualificação profissional do Qualifica SP – Novo Emprego, programa destinado a pessoas que buscam recolocação no mercado de trabalho.
As aulas são online e ao vivo, com vagas distribuídas nos turnos da manhã, tarde e noite. Há cursos de assistente administrativo (780 vagas), assistente contábil de crédito e cobrança (210 vagas), assistente de recursos humanos (570 vagas), auxiliar de logística (270 vagas), balconista de farmácia (330 vagas), espanhol para recepção (390 vagas), inglês para recepção (510 vagas), operador de caixa (150 vagas), operador de telemarketing (30 vagas), porteiro e controlador de acesso (30 vagas), recepção e atendimento (30 vagas) e técnicas de vendas (30 vagas).
A escolha dos cursos foi realizada após análises das demandas de mercado em todo o território estadual. O objetivo é fazer a conexão entre aprendizado e empregabilidade, oferecendo treinamento em segmentos em que há vagas em aberto.
Como se inscrever
As inscrições devem ser realizadas pelo site www.qualificasp.sp.gov.br até o dia 25 de novembro. Podem se inscrever candidatos que tenham idade mínima de 16 anos, alfabetizados e domiciliados no estado de São Paulo. Caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas, serão priorizadas as pessoas desempregadas, com baixa renda e com deficiência.
A convocação dos candidatos selecionados ocorrerá por e-mail. As aulas têm previsão de início para o dia 2 de dezembro. Para receber o certificado, o aluno deve ter ao menos 75% de presença nas aulas do curso.
Inscrições para cursos profissionalizantes do Qualifica SP – Novo Emprego
Celebrar o casamento em um país diferente é o sonho de muita gente. Os brasileiros que conseguem realizar esse desejo buscam destinos acolhedores e que ofereçam estrutura não só para a cerimônia, mas também para hospedagem de excelência e turistar com tudo o que se tem direito, claro.
Em conversa ao DIÁRIO, a Diana Parigot, diretora de casamentos da agência de viagens Welcome Weddings, que compõe a Welcome Trips, revelou as principais tendências dos chamados ‘destination weddings’ que acontecem no exterior.
A agência, inclusive, é uma referência na organização de viagens voltadas para noivos, tanto que lançou uma plataforma exclusiva para os clientes escolherem a hospedagem deles e dos convidados.
Acompanhe a entrevista!
DIÁRIO – Quais são os destinos em alta para quem quer se casar fora do Brasil?
Diana Parigot:No Caribe, os destinos mais buscados ultimamente são Curaçao e República Dominicana.
Já na Europa, Portugal e Itália são sempre os queridinhos dos brasileiros.
Agora quando o assunto é a própria América do Sul, a cidade de Mendoza, na Argentina, ganhou muito destaque nos últimos anos.
DIÁRIO – Quais são os destinos mais em conta atualmente?
Diana Parigot:O Caribe. As redes hoteleiras da região, em geral, oferecem as melhores condições financeiras e benefícios aos casais que desejam realizar um destination wedding.
Além disso, o sistema All Inclusive de alimentação e entretenimento permite que a viagem dos convidados seja facilmente planejada.
DIÁRIO – E para quem deseja uma experiência de luxo, quais destinos você indica?
Diana Parigot: Itália, principalmente. De modo geral, a Europa oferece uma alta qualidade de serviço e o luxo que muitos casais buscam.
DIÁRIO – Como funcionam os pacotes para casais que levam convidados?
Diana Parigot: A experiência do destination wedding só é realmente completa quando a viagem dos convidados é um sucesso. Pensando nisso, a Welcome Weddings desenvolveu uma plataforma exclusiva para atendimento de hospedagens, de forma que todo o processo de viagem dos convidados seja descomplicado. Cada convidado pode personalizar sua viagem conforme suas preferências.
Trata-se da WedMe (www.wedme.com.br), uma plataforma de planejamento de casamentos que combina tecnologia e atendimento personalizado para ajudar casais a realizar o casamento dos sonhos. O WedMe oferece um serviço completo que permite a criação do site do casamento e dá a opção aos convidados de adquirir hospedagem e outros serviços, como passagens aéreas, diretamente pelo site, adaptando às necessidades individuais de cada casal.
DIÁRIO – Esse tipo de serviço cresceu após a pandemia ou ainda está estagnado na agência Wedding Weddings?
Diana Parigot: Notamos um aumento significativo após a pandemia. As pessoas estão realizando mais seus planos e buscando experiências transformadoras, intensas e que durem mais dias.
DIÁRIO – Como é o trabalho da agência e os serviços oferecidos em relação a pacotes para casamentos e outros?
Diana Parigot: A Welcome Weddings é uma empresa de Curitiba que assessora casais de todo o Brasil. Somos especializados em destination weddings, que são casamentos realizados fora do local de residência dos noivos. Atendemos em destinos como Nordeste, Caribe, Europa, entre outros, direcionando de acordo com as expectativas de cada casal.
Nossa assessoria está no mercado há mais de 10 anos, e nesse período fomos reconhecidos por diversos meios de comunicação e premiados por quatro anos consecutivos como a melhor produtora de casamentos em destinos na América Latina. Ao longo desse tempo, realizamos mais de 550 cerimônias, tanto no Brasil quanto no exterior, variando de casamentos íntimos a grandes eventos, conforme as escolhas dos noivos.
DIÁRIO – Em detalhes, como funciona a assessoria da Welcome Weddings para quem busca turismo de casamentos?
Diana Parigot: Nossa assessoria começa na fase inicial, ajudando os noivos a definir o melhor destino e hotel. Trabalhamos em parceria com grandes redes hoteleiras, auxiliando na escolha da melhor época do ano para evitar períodos de chuva e alta temporada, e buscando o melhor custo-benefício.
Apesar de ser um casamento fora da cidade de residência, todas as decisões são tomadas virtualmente, mas com total autonomia dos noivos para personalizar o evento. Desde a escolha da decoração, das cores, até a contratação de serviços como maquiador, assim como fotógrafo e DJ. Apresentamos fornecedores de qualidade e referência no destino e intermediamos as contratações. É como contratar uma empresa local para organizar o casamento, mas com todo o suporte e autonomia oferecidos pela nossa equipe, à distância.
Além da assessoria para casamentos, temos a Welcome Trips, nossa agência de viagens, que já está há 20 anos no mercado. Nela, uma consultora de viagens auxilia com todos os detalhes da viagem, incluindo passagem aérea, hospedagem, transfer, passeios, e até a criação do site do casamento.
Nosso site de casamento, o Wedme, permite que os noivos escolham o layout, incluam fotos e mensagens para os convidados, e disponibilizem informações sobre o casamento. Os convidados também podem adquirir hospedagem, bem como outros serviços, como passagens aéreas, diretamente pelo site
Companhia americana afirma que permanecerá operando durante o processo e que os salários de seus colaboradores não serão impactados
REDAÇÃO DO DT
A Spirit Airlines entrou com pedido de proteção contra falência. A pioneira em viagens de luxo nos Estados Unidos enfrentou uma longa série de perdas trimestrais, tentativas frustradas de fusão e vencimentos iminentes de dívidas.
De acordo com matéria publicada na Reuters, a companhia aérea sediada na Flórida disse que havia pré-organizado um acordo com seus acionistas para reestruturar suas dívidas e levantar dinheiro para ajudá-la a operar durante o processo de falência, que espera encerrar no primeiro trimestre de 2025.
A empresa disse que espera continuar operando seus negócios normalmente durante o processo e que os clientes poderão reservar voos sem interrupção.
A abertura do processo de falência não impactará os salários ou benefícios de seus funcionários. Além disso, seus fornecedores e arrendadores de aeronaves também continuarão a ser pagos e não serão prejudicados, segundo informações divulgadas pela Spirit Airlines.
A empresa também informou que esperava ser retirada da Bolsa de Valores de Nova York em um futuro próximo e que suas ações seriam canceladas e não teriam valor como parte da reestruturação.
Luta pelo lucro
A Spirit Airlines, conhecida por sua pintura amarela brilhante, é a primeira grande companhia aérea dos EUA a entrar com pedido de concordata na última década. Ela tem enfrentado um futuro incerto após o colapso de sua fusão planejada de US$ 3,8 bilhões com a JetBlue Airways em janeiro.
Enquanto isso, a intensa competição entre as companhias aéreas dos EUA por viajantes de lazer sensíveis a preço, bem como uma oferta excessiva de assentos de avião no mercado doméstico, atingiu seu poder de precificação.
A nota da Reuters também enfatizou que a Spirit Airlines está entre as companhias aéreas mais afetadas por problemas com a RTX Motores turbofan com engrenagens da Pratt & Whitney, o que a forçou a aterrissar diversas aeronaves e consequentemente aumentar os custos.
A Spirit não registra lucro anual desde 2019. Ela perdeu cerca de US$ 360 milhões no primeiro semestre deste ano, apesar da forte demanda por viagens.
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