sexta-feira, abril 11, 2025
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Mariana Oleskiv, da Agência do Turismo da Ucrânia: ‘no futuro próximo, o turismo mostrará a verdadeira história da Ucrânia!’

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A guerra na Ucrânia tem mostrado o verdadeiro espírito de um povo. Toda força, esperança, garra e trabalho dos ucranianos para superar e vencer a guerra são apresentados nesta entrevista comovente de Mariana Oleskiv, presidente da agência estatal de turismo do país. Segundo ela, os ucranianos aprenderam a viver e a trabalhar em condições de guerra.
Mariana Oleskiv, Presidente da Agência Estatal para o Desenvolvimento do Turismo da Ucrânia, integra a série ENTREVISTAS PRESIDENCIAIS DO DIÁRIO. Esta entrevista, gentilmente cedida pela Think Tank Turismo e Sociedade – TSTT, apresenta uma pessoa totalmente apaixonada por seu país, e com forte esperanças de um futuro especial após a guerra, que ainda acontece em seu território: “Após a vitória da Ucrânia, o turismo será obviamente alterado”, diz na entrevista. 
Mariana tem mais de 17 anos de experiência de trabalho no setor do turismo, principalmente nos setores do MICE e do marketing. O seu conhecimento dos recursos turísticos ucranianos permitiu-lhe criar um website de turismo na Ucrânia, www.nezabarom.com.ua., que traduzido para inglês tem um significado semelhante a “não se pode perder”.
Ela também conhece bem o setor hoteleiro, trabalhando em algumas unidades em grandes centros turísticos nas cidades de Lviv, Odessa e Kiev.
Em 3 de Março de 2020, no meio da pandemia, foi nomeada Presidente da Agência Estatal para o Desenvolvimento do Turismo na Ucrânia e ao mesmo tempo criou a empresa “Travel Ukraine” com o objetivo de desenvolver o turismo doméstico na Ucrânia. Acompanhe:

EDIÇíO DO DIÁRIO:

Mariana Oleskiv, estamos atravessando tempos difíceis em geral, e em particular no seu país, acha que podemos esperar regressar a um mundo de respeito e solidariedade?

Não só esperamos por ele – na verdade, lutamos por ele. Infelizmente, o mundo tornou possível que um império como a Rússia existisse, crescesse economicamente e se tornasse uma ameaça para todo o mundo democrático. E agora ameaçam-nos a todos com as armas nucleares… Assim, a única forma de todos nós regressarmos à paz é tornando a Rússia num Estado democrático desmilitarizado. É claro que a Ucrânia está aqui na linha de frente, mas precisamos da ajuda de todos os (seres) humanos deste planeta que acreditam na paz e na democracia na nossa luta contra este puro mal.

Estou certa de que, após a vitória da Ucrânia, o papel global da Ucrânia será transformado numa ação – visitar a Ucrânia, descobrir o seu poder e beleza, conhecer o povo incrivelmente corajoso, sentir o espírito de heroísmo e tristeza, conhecer a nossa cultura, provar a gastronomia local. Para aprender a pronunciar “Slava Ukrayini” e “Heroyam Slava!

Haverá uma janela aberta para o desenvolvimento turístico. E estamos trabalhando nisto agora mesmo – em direção às rotas turísticas únicas nas regiões já libertadas. E o mesmo trabalho deverá ser feito em relação a Kherson, Crimea, Donetsk e Luhansk e outros territórios temporariamente ocupados.

Acha que o turismo, enquanto ponte entre os povos, pode ser a melhor arma?

Sejamos honestos. Muitas pessoas descobriram que a Ucrânia existe desde 24 de Fevereiro de 2022. As notícias aterradoras sobre a guerra não provocada da Rússia contra a Ucrânia – tornou-se a principal fonte de informação.

Observaram o nosso país sangrar e ser bombardeado, esperando a vitória russa dentro de alguns dias.

Depois, ficaram espantados com a nossa resistência. Afinal de contas, todos compreenderam a nossa paixão e vontade interna de vencer. Agora – o caminho para a vitória torna-se mais óbvio.

No futuro próximo, o turismo vai se tornar a melhor forma de sentir a verdadeira história da Ucrânia na guerra.

Não se trata de fatos e notícias. Mas sobre a verdadeira compreensão da nação, que impediu as hordas russas de irem mais longe.

No futuro, o turismo vai se tornar uma das coisas mais importantes para compreender, sentir e perceber o papel da Ucrânia no puzzle mundial global.

E numa situação tão complicada, o que se está promovendo por parte da Agência Estatal para o Desenvolvimento do Turismo na Ucrânia?

Neste momento, é importante para nós dizer ao mundo a verdade sobre a luta da Ucrânia contra o ruzhismo. Acreditamos que isso ajudará a Ucrânia a vencer. E, em certa medida, é a nossa contribuição para o desenvolvimento turístico futuro. Encorajamos as pessoas a visitar a Ucrânia após a nossa vitória.

No nosso mercado interno, trabalhamos com bloggers e líderes de opinião numa campanha que dirá aos ucranianos que têm o direito de respirar e descansar um pouco nestes tempos emocionalmente muito difíceis. E a melhor maneira de o fazer é inspirar-se na beleza do nosso país ao viajar. Com esta campanha queremos recomeçar lentamente o turismo doméstico e apoiar a indústria.

Sendo você uma jovem mulher, onde o golpe de uma guerra afeta emocionalmente, o que faz para expressar tal força?

A bravura e a liberdade estão no nosso DNA. Durante os primeiros dias da guerra, ficámos chocados. A nova realidade que enfrentávamos era difícil de aceitar. A pior sensação que tive durante as primeiras semanas de guerra foi o medo de perder o nosso país, a nossa liberdade. Mas o trabalho cura, por isso comecei apenas a fazer o que podia para o meu país ganhar.

Após o duro golpe nas infra-estruturas nacionais e outros problemas relacionados com um desenvolvimento normal da indústria do turismo, por onde começar?

Após a vitória da Ucrânia, o turismo será obviamente alterado. Desde as abordagens ao planejamento urbano – questões de segurança com abrigos em locais turísticos, planos completos para a evacuação em museus, etc. – para as novas rotas turísticas nos territórios libertados.

Hoje temos o plano de recuperação da Ucrânia, desenvolvido pelo Gabinete do Presidente. É para 10 anos. Abrange todos os setores mais importantes da economia, incluindo o turismo. Estabelecemos um grupo de trabalho especial que é responsável pelo desenvolvimento deste plano e por uma maior recuperação da indústria.

Até agora, para reconstruir os danos causados por esta agressão, estimamos que o Estado e os investidores privados investirão perto de 200 bilhões de dólares.

Os números podem ser muito mais elevados, no entanto, uma vez que não podemos estimar os danos reais até à libertação total das nossas terras. Mas o dinheiro não é nada. A Ucrânia paga com o sangue e a vida do nosso povo pela segurança europeia.

E quanto aos próximos passos?

Estamos apoiando o negócio turístico na Ucrânia. Vamos criar capacidade para abrir a Ucrânia após a nossa vitória. Estamos prontos para enfrentar a nova procura – para descobrir a nação que parou a Terceira Guerra Mundial.

Antonio Santos, presidente del Tourism and Society Think Tank, teve a sorte de viver em Kiev e Kharkiv durante alguns meses por razões profissionais, e disse que a Ucrânia é um país diferente do que esperávamos. O que é que o seu país tem para fazer com que todos se apaixonem por ele?

A Ucrânia tem os fantásticos recursos turísticos. Temos montanhas, mares, rios, florestas e até desertos. Cultura ancestral, tradições únicas, cozinha incrivelmente deliciosa. Cidades modernas com vida noturna brilhante e autênticos povoados nos Cárpatos, onde se pode cair na calma e conhecer a natureza. Temos as infra-estruturas – estradas, aeroportos, hotéis, restaurantes. Mas a nossa maior vantagem é o nosso povo. Corajosos e indomáveis, e incrivelmente hospitaleiros.

Estou certo de que, no futuro mais próximo, o aperto de mãos com os nossos heróis será a nova tendência no turismo.

De um ponto de vista turístico, o que podemos encontrar num país onde, apesar de uma situação tão trágica como esta em que vivem, os seus cidadãos continuam a sorrir para si em cada esquina?

Os ucranianos aprenderam a viver e a trabalhar em condições de guerra, apoiando assim a economia da Ucrânia. Hoje podemos até ver que o turismo doméstico começou gradualmente a se recuperar.

No entanto, queremos que o mundo se lembre que a Ucrânia é um grande destino turístico. Por conseguinte, após a nossa vitória, queremos usar o nosso atual interesse na Ucrânia e acolher estrangeiros para viajar para o nosso país indomável e conhecer os nossos corajosos cidadãos.

Na Ucrânia, é possível encontrar de tudo – turismo urbano, esqui, mar e praia. Mas o mais importante são as pessoas que irá conhecer durante as suas viagens. A nossa bravura já é a marca ucraniana.

Quais são os principais objetivos na agenda da Agência Estatal para o Desenvolvimento do Turismo da Ucrânia?

Apoiar o negócio do turismo, ajudar a transformar e a adaptar-se às condições da guerra. As nossas principais tarefas são restaurar a indústria do turismo, ajudar na reabilitação dos nossos heróis, desenvolver o conceito de locais de guerra visitados nos territórios desocupados. E apoiar o turismo interno – encorajar os ucranianos a viajar, apoiando assim a indústria turística ucraniana e a economia do país.

Após a guerra, quais são os principais passos a dar para o renascimento da indústria turística nacional?

Agradecendo ao Covid2019, intensificamos o turismo interno. 2020 foi quase o melhor ano em termos do desenvolvimento do turismo nacional.

Em 2021, acolhemos mais de 3 milhões de turistas estrangeiros. Por exemplo, o regime de isenção de vistos para os países do Golfo tinha aumentado significativamente o tráfego turístico proveniente desta parte do mundo.

Tínhamos planos muito ambiciosos para 2022. Mas a guerra fez as correções. Durante os primeiros 6 meses de 2022, os impostos do setor do turismo diminuíram 26%.

Mas hoje podemos até ver que o turismo interno começou a recuperar ligeiramente. Os operadores turísticos domésticos já renovaram as suas atividades em 20-50% em relação ao ano passado. Os ucranianos começaram a viajar por todo o país. Há sobretudo uma fuga de fim-de-semana para regiões ocidentais e centrais relativamente seguras. Contudo, estas viagens são antes para um reinício, e não para férias ou descanso.

O que define culturalmente a oferta turística do país?

A Ucrânia tem um produto cultural muito rico e diversificado. Casas de ópera significativas em Lviv e Odesa. Muitos festivais de música eletrônica, jazz e música clássica, tais como Atlas Weekend, Leopolis Jazz Festival e MozArt Festival.

Existem 7 sítios Património Mundial da UNESCO na Ucrânia. Estes são a Catedral de Santa Sofia e os edifícios monásticos adjacentes, a Lavra Kyiv-Pechersk, o conjunto arquitetónico do centro histórico de Lviv, a residência dos metropolitanos de Bukovyna e Dalmácia, o Tavrian Chersonese, as igrejas de madeira na região dos Cárpatos da Polónia e Ucrânia, o Arco de Struve, as antigas florestas de faias dos Cárpatos. Temos artesanato folclórico bem desenvolvido, que está incluído na lista do património imaterial da UNESCO e que sempre foi parte integrante da cultura ucraniana – pintura Petrykiv e cerâmica kosovar. O borscht ucraniano foi também recentemente acrescentado a esta lista.

Falemos dos profissionais do turismo na Ucrânia. Considera que a formação e a profissionalização dos trabalhadores do turismo são adequadas?

Muitas pessoas da indústria do turismo requalificaram-se no início da pandemia. Durante a guerra, o número de especialistas que foram forçados a deixar os seus empregos no turismo aumentou significativamente. Mas compreendemos que é muito importante para nós não perder pessoal qualificado, o que será necessário após a vitória e a restauração da indústria do turismo, particularmente na Crimeia. É por isso que a agência estatal planeja a criação do Instituto de Hospitalidade. Queremos que esta organização atue como um Think Tank para unir os esforços dos especialistas internacionais para o desenvolvimento de programas educacionais e atrair muitas universidades internacionais para a Ucrânia.

O turismo e a cultura estão intimamente relacionados. Que programas desenvolvem nesta relação estratégica para divulgar um dos grandes tesouros da identidade cultural da Ucrânia?

Com efeito, a cultura e o turismo estão intimamente ligados. Temos muitos projetos conjuntos com o Ministério da Cultura e da Política de Informação. Um dos maiores é o programa do Presidente “Grande Restauração”, que foi iniciado em 2021. Juntamente com colegas do ministério, desenvolvemos os critérios para incluir sítios neste programa. Avaliámos o potencial turístico, desenvolvemos a lista de castelos e outros locais que poderiam ser atrativos para os viajantes. O trabalho deveria ter continuado em 2022.

Infelizmente, a guerra adiou os planos. Terroristas da Rússia destruíram muitos monumentos de cultura e arquitetura durante os sete meses da guerra. Estas perdas são registadas pelo Ministério da Cultura e da Política de Informação. De acordo com os seus últimos dados, desde o início da guerra em grande escala, os ocupantes russos destruíram ou danificaram 388 monumentos culturais.

O DART está também muito interessado na cooperação no âmbito do Projeto Orange -Creativity Innovation and Technology (O-City). Os objetivos do O-City são identificar, popularizar e expandir o património cultural (tangível e intangível) das cidades. Ao mesmo tempo, deve estimular a economia através da formação de profissionais (peritos) em tecnologias criativas para integrar este conhecimento em empresas existentes ou novas. Este objetivo será alcançado através da criação de elementos multimídia (vídeos, jogos de vídeo, fotografias, vídeos 360º) que representam o património das cidades (chamamos realidades culturais). Estes elementos multimídia serão carregados para a plataforma O-City.

Considera que a digitalização da indústria turística nacional é importante, prioritária ou secundária?

A digitalização é um dos principais vetores no desenvolvimento da economia ucraniana ao longo dos próximos 10 anos. É também muito importante para nós. Estamos atualmente a criar um registo turístico único que permite que todas as licenças sejam emitidas em linha. A licença será substituída por um registro. O operador turístico irá preencher um formulário electrônico especial e estes dados serão sincronizados com outros registos.

Também planejamos criar um sítio web especial onde os consumidores poderão verificar a fiabilidade dos operadores turísticos e agentes de viagens. Cada um dos participantes no registro terá a sua própria conta e a possibilidade de aí atualizar informação.

Turismo, cultura e sustentabilidade são ofertas invencíveis na oferta turística de qualquer país, como está a integrar estes conceitos na oferta atual e na dos próximos meses?

Atualmente, um dos principais projetos em que o SATD está empenhado – é a estratégia para visitar memoriais de guerra. Estamos desenvolver este projeto em cooperação com o Ministério das Infra-estruturas da Ucrânia e o Ministério da Cultura e Política de Informação em conjunto com ONG. A nossa principal tarefa é criar uma plataforma profissional de discussão para gerar ideias e propostas. A questão chave que merece especial atenção – como evitar o turismo excessivo e o turismo não desejado, bem como a desvalorização do sacrifício feito pelos ucranianos para a vitória.

Falemos das zonas turísticas que estão a ser afetadas pela guerra, por onde começar?

Posso dizer que a SATD, juntamente com o Ministério das Infra-estruturas da Ucrânia e a Kyiv School of Economics, já está a desenvolver a estratégia para a rápida recuperação da Crimeia, com o envolvimento das melhores práticas mundiais e de investidores globais.

É já óbvio que os russos transformaram a Crimeia numa base militar e destruíram grande parte da flora e fauna. No entanto, após a libertação, graças ao programa do Presidente, a Ucrânia pretende transformar a Crimeia num dos destinos turísticos mais atrativos do mundo. E, claro, para fazer esta transformação precisaremos da ajuda profissional de toda a comunidade turística mundial.

Acha que eles estão recebendo ajuda e colaboração suficientes?

Atualmente, parte do Leste, Sul da Ucrânia e a Crimeia estão ocupados. É difícil avaliar o estado do turismo e das infra-estruturas de recreio aí existentes. Não podemos sequer imaginar a quantidade de trabalho a ser feito após a desocupação destes territórios. Em primeiro lugar, vamos começar com a avaliação das perdas e a restauração das infra-estruturas, bem como o envolvimento de investidores internacionais.

Nos territórios desocupados – regiões de Kyiv e Chernihiv, muitas organizações internacionais estão envolvidas na reconstrução, e estamos-lhes muito gratos. Mas o principal para todos os ucranianos é libertar o nosso país dos invasores. É por isso que a coisa mais importante para nós hoje é a ajuda militar. O armamento ajudar-nos-á a salvar a vida do nosso povo, dos nossos filhos e entes queridos, bem como a nossa herança cultural e histórica.

Diga-nos como podemos colaborar no desenvolvimento da indústria e da oferta turística nacional?

A Ucrânia precisa de ajuda neste momento. Vamos restaurar tudo o que pudermos. Para isso, precisaremos dos seus bons conselhos, da sua contribuição profissional, da sua experiência no desenvolvimento do setor do turismo. Teremos todo o prazer em receber a sua ajuda no desenvolvimento de programas educacionais para a hospitalidade e o envolvimento dos melhores especialistas. Agradecemos qualquer experiência e cooperação que nos ajudem a restaurar o turismo e a apoiar as regiões, que sofreram com esta guerra.

O Tourism and Society Think Tank é constituído por especialistas em diferentes áreas envolvidas no desenvolvimento turístico, diga-nos cinco áreas em que poderíamos colaborar?

Em primeiro lugar, estamos à procura de parceiros que nos ajudem a estabelecer o Instituto de Hotelaria e Turismo. Estamos interessados nos profissionais que possam partilhar conosco a sua experiência, dar palestras e criar programas educativos. Em segundo lugar, é importante para nós receber aconselhamento especializado sobre como reconstruir as nossas instalações de saúde em instalações de reabilitação – para desenvolver o programa de reabilitação para a recuperação psicológica e física dos nossos militares. O terceiro, estamos interessados nos especialistas que nos ajudem a desenvolver o conceito de visitar memoriais de guerra.

Em quarto lugar, pode ajudar a promover a Ucrânia como um destino turístico no mundo. E pode fazê-lo hoje. Falar do nosso incrível país e da sua corajosa luta pela independência nas suas publicações e websites.

Finalmente, Senhora Mariana Oleskiv, quando poderemos realizar uma reunião do TSTT no seu país?

Após a nossa vitória, a Ucrânia terá todo o prazer em receber como convidados peritos do TSTT.

É claro que gostaríamos de assumir a liderança. Nos sentiríamos muito honrados em acolher um evento deste tipo e isso nos daria também a oportunidade de promover os benefícios e atrações do nosso país a uma vasta audiência global.

Cara Mariana Oleskiv, como disse o escritor americano Mark Twain, “Viajar é fatal para o preconceito, fanatismo e estreiteza de visão”. Obrigada pelo seu tempo, gentileza e esperança para o futuro.

DIÁRIO 20 ANOS – Publicado originalmente dia 13 de março de 2023

DIÁRIO de um cruzeirista no MSC Grandiosa (1)*

Embarco no MSC Grandiosa no Rio de Janeiro e da minha cabine, a 14161, avisto a ponte Rio-Niterói. Essa gigante de concreto e aço vista do Rio não passa de uma gigante de concreto e aço. Mas daqui, da cabine do navio, vejo-a com outros olhos. Ela liga pessoas, sonhos e esperanças, presentes e futuras desde 1974. Parece até que este ar da cabine está pressurizado ou seriam insights de meu confinamento em fevereiro no MSC Preziosa?.

Por Paulo Atzingen – De Santos*


Este gigante dos mares chegou em águas nacionais ligando Gênova a Maceió na semana passada e desde 2019 tem ligado não duas, mas centenas de cidades e pessoas, planos e esperanças pelo mundo afora.

Aqui dentro, da popa à proa, das salas de máquinas à cabine do comandante, acontece a união das ciências aplicadas, engenharia, design, matemática, física, tecnologia da informação e inteligência artificial com as artes conhecidas como maiores, a pintura, escultura, música, literatura, arquitetura, dança e cinema. O navio é um gigante com a soma de todos os saberes produzidos ao longo da história e está recheado de espírito humano!

MSC Grandiosa
Vejo a ponte Rio-Niterói da minha cabine 14161

Vejo a ponte Rio-Niterói da minha cabine 14161 e me vem o insight: para se alcançar o ápice desta aventura humana é preciso muita força, força suficiente para as travessias, as grandes travessias! O MSC Grandiosa é a própria força!

Infinity Atrium

Assim que eu entro no navio, o Infinity Atrium aparece como uma afronta ao cinza do porto. Mas é uma fonte de inspiração. Ali, um artista em seu piano de cauda toca Burt Bacharach remetendo os acima de 50 (anos) a um estado fluido, invisível e impalpável, mas real, como as notas musicais que me entram pelas orelhas e se pulverizam na mente e se espalham no coração.

No Atrium, arte e engenharia, poesia e matemática, sons e matérias se abraçam e se beijam. Uma serpentina prateada, na verdade um genoma metálico, corta de cima a baixo todo o espaço do Atrium e seus espelhos multiplicam o movimento (e o sentimento) de dentro pra fora e de fora prá dentro de cada um que ali está.

Duas escadas sinuosas fazem a moldura de um espetáculo de engenharia que impacta por sua beleza, reluz por sua claridade e atrai por sua grandeza artística.

MSC GRANDIOSA
No Atrium uma serpentina prateada, na verdade um genoma metálico, corta de cima a baixo todo o espaço e seus espelhos multiplicam o movimento (e o sentimento)
MSC GRANDIOSA
Duas escadas sinuosas fazem a moldura de um espetáculo de engenharia que impacta por sua beleza, reluz por sua claridade e atrai por sua grandeza artística.

Galleria Grandiosa

A Galleria Grandiosa com suas lojas em fachada colonial oferece uma cultura gastronômica ou de compras recheada de autenticidade. Foi aqui que uma ala da Escola de Samba União Imperial batizou o navio em águas brasileiras unindo samba e gingado e quase que dizendo: Aqui é Brasil!

Ao caminhar pela galeria pude ver quadros de pintores da Renascença projetados na cúpula em led em um mosaico que uniu o passado ao futuro, gênios da humanidade dos pincéis a gênios da atualidade da engenharia da informação e da inteligência artificial.

MSC GRANDIOSA
Ao caminhar pela galeria pude ver quadros de pintores da Renascença projetados na cúpula em led

Masters of the Sea

Na primeira noite no MSC Grandiosa, após o doce espetáculo Sweet da Companhia Carousel – que leva ao país da imaginação a mente mais acinzentada, fui para o Masters of the Sea, um barzinho intimista ótimo para um papo e uma, duas, três cervejas. Ali, a surpresa: encontro a amiga Maristela Kalil e seu marido Carlos Campos que embarcaram em Gênova.

“Fizemos toda a travessia Marselha, Barcelona Málaga, Funchal, Maceió, Salvador, Rio de Janeiro, Ilhabela e finalmente Santos, foi ótimo”, elogia Maristela.

MSC GRANDIOSA
Maristela e Carlos não pouparam adjetivos positivos ao navio o que reforçou minhas observações preliminares

Os dois não pouparam adjetivos positivos ao navio o que reforçou minhas observações preliminares e referendou a minha tese: Não basta eu falar bem, frases de marinheiro incidental não valem. É preciso ouvir os viajantes que experimentaram a travessia em sua plenitude.  “O navio tem tudo pra justificar o seu nome grandioso, porque realmente é um navio bem cuidado, bem estruturado, possui  atendimento espetacular, uma navegação suave e tranquila mesmo em mares algumas vezes pesados, vale a pena, foi muito bom ter feito esse cruzeiro. Eu recomendo a todos”, disse-me Carlos.

MSC GRANDIOSA
Após duas ou três cervejas servidas no melhor estilo pub-inglês, subimos para o Attic Club.

Após duas ou três cervejas servidas no melhor estilo pub-inglês, subimos para o Attic Club. Balancei o esqueleto por alguns minutos e a alma pediu: “vai dormir!” Obedeci e fui.


*Este texto é a continuação da série DIÁRIO de um cruzeirista confinado, publicada em fevereiro deste ano, quando o autor contraiu covid em um cruzeiro de 7 noites para a Bahia. (confira nas próximas edições a continuidade deste diário)

**Paulo Atzingen é jornalista e fundador do DIÁRIO DO TURISMO

DIÁRIO 20 ANOS – Matéria publicada originalmente dia 29 de novembro de 2023


LEIA TAMBÉM:

DIíRIO de um cruzeirista confinado (1)

Foz do Iguaçu: “Uma cidade com atrativos turí­sticos, mas não turí­stica?”

Quando o fundador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli falou na coletiva de imprensa que Foz do Iguaçu não é uma cidade turística, mas que possui atrativos turísticos pensei imediatamente nas próprias Cataratas, uma das Sete Maravilhas da Natureza, que como uma dádiva dos deuses ofereceu aos seus moradores, empresas e a própria cidade uma forma de pagar as contas, gerar receita, obter lucros e planejar o futuro.
Por Paulo Atzingen (de Foz do Iguacu)*

É evidente que este acidente geográfico e sua série de cachoeiras por si só não garantiria tudo isso por muito tempo. Era preciso que o homem melhorasse seus acessos e utilizasse-a a seu favor e gerasse, a partir dela, outros atrativos complementares.  Foi isso que aconteceu. Hoje temos o Macuco Safari, o Parque das Aves, o próprio Parque Nacional de Foz do Iguaçu que abraça as cataratas. Todos esses, somados à excepcionais hotéis de 2 a 6 estrelas recebem milhares de turistas todos os anos.

Arrisco dizer que Foz do Iguaçu está no topo da cadeia alimentar que nutre a economia do turismo. Oferece um banquete a céu aberto com seus atrativos e equipamentos turísticos, como se diz no jargão do trade.

O poder de engenharia dos Iguaçuenses e dos forasteiros que aqui chegaram transformaram a antiga Vila Iguassu, com seus 3 mil habitantes no início do século XX a um conglomerado de atrativos e fontes de interesse na segunda década do século XXI e
que já fizeram vir para cá, este ano, antes mesmo que ele termine, mais de 1 milhão de visitantes.

Embora o turista de compras que vem buscar bugigangas no Paraguai para revender no país tenha diminuído com o enfraquecimento do dólar, é inegável o peso que esse tipo de turista tem para os cofres da cidade. Segundo Felipe González, presidente do Visit Iguassu, hoje o visitante pode levar em suas compras do lado paraguaio e do argentino até 1 mil dólares/por pessoa em eletrônicos e outros penduricalhos.

Paulo Angelis, fundador e CEO do Festival das Cataratas, e Felipe González, presidente do Visit Iguassu e vice-presidente da ABAV Paraná
Paulo Angelis, fundador e CEO do Festival das Cataratas, e Felipe González, presidente do Visit Iguassu e vice-presidente da ABAV Paraná (Foto: DT)

Números oficiais

Ainda em outubro, só as Cataratas do Iguaçu já haviam recebido mais de um milhão de visitantes, atingindo quase o mesmo nível de 2019, ano em que houve recorde de visitação. Já o Complexo Turístico Itaipu está prestes a alcançar 25 milhões de visitantes em sua história, informam os dados oficiais.

Quando Angeli fala que a cidade não é turística ele se refere à falta de interação desse visitante com a população economicamente produtiva. “Não temos um artesanato próprio, uma cultura própria que nos identifique. Os turistas saem de seus hotéis, vão até seus pontos de interesse e retornam para os hotéis”, analisa.

Cidade de Foz do Iguaçu: inúmeros atrativos além dos naturais (Crédito: arquivo divulgação)

Atrativos

Polêmicas à parte, o turista ama Foz do Iguaçu independente se ela tenha um museu ou uma Casa da Cultura com quadros de artistas da terra ou estátuas de poetas nascidos às margens de suas cachoeiras. Não tem. Ou se tem, a força midiática das Cataratas os engoliu (perdoem o trocadilho). Angeli acerta quando fala que na cesta do turista que visita Foz falte a cultura autóctone – como os guaranis do outro lado do rio, ou o tango do outro lado das quedas d’água.

Angeli acerta quando fala que na cesta do turista que visita Foz falte a cultura autóctone – como os guaranis do outro lado do rio, ou o tango do outro lado das quedas d’água.

No entanto, o turismo de experiência imersiva que a cidade propõe, tanto a oferecida pela natureza quanto aquela produzida pela mão do homem é tão variada e tão rica, que falta tempo para o visitante conhecer tudo.

Nesses curtos três dias de realização do Festival das Cataratas a organização do evento, em acordo com os atrativos (equipamentos turísticos no jargão do trade), ofereceu acesso a esses pontos de imersão contemplativa criados pelo homem. Aqui, destaco o Marco das Três Fronteiras, a Itaipu Binacional, o Movie Cars, o Blue Park e o Dreams Park Show.

Um cardápio variado de história, cultura, empreendedorismo e gerador de mão de obra, renda, sonhos e vocações. Um produto interno líquido, impalpável, chamado felicidade que acontece aqui nesse encontro de três fronteiras.


*Paulo Atzingen é jornalista e viajou a Foz do Iguaçu convidado pelo Festival das Cataratas

DIÁRIO 20 ANOS – Publicado originalmente dia 5 de dezembro de 2022

 

Ministério do Turismo e SENAC Abrem 1.910 Vagas em Qualificação

Para quem deseja impulsionar sua trajetória profissional no setor turístico, o momento é agora. O Ministério do Turismo, em parceria com o SENAC, anuncia a abertura de 1.910 vagas em cursos de qualificação profissional — totalmente gratuitos — distribuídos por 22 estados brasileiros. As inscrições estão abertas até o dia 25 de abril, e a seleção será feita por ordem de inscrição. Ou seja, agilidade é essencial.

Entre as formações ofertadas, há opções que vão desde Qualidade no Atendimento ao Turista (40 horas, disponível no Acre) até o curso de Recepcionista em Meios de Hospedagem (160 horas, no Amazonas). Também se destacam qualificações em Boas Práticas na Manipulação de Alimentos (15 horas, no Tocantins), entre muitas outras oportunidades alinhadas às exigências do mercado.

Quem pode participar e como garantir sua vaga

Para concorrer, é necessário possuir renda familiar per capita de até dois salários mínimos mensais, além de não ter desistido de outro curso do Programa SENAC de Gratuidade (PSG) no último ano. Os requisitos específicos de escolaridade e idade variam conforme o curso desejado e podem ser consultados no momento da inscrição.

O processo de seleção é simples, porém criterioso: apenas uma inscrição por candidato será aceita, e os primeiros colocados garantem a vaga — os demais formarão uma lista de espera. Uma vez convocado, o candidato deve realizar a matrícula presencialmente (ou conforme instruções digitais específicas), apresentando documentos como RG, CPF, comprovantes de residência e escolaridade. Atenção especial para o estado de São Paulo, onde a convocação será feita por meio de uma lista oficial.

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Rio de Janeiro intensifica promoção turística nos principais mercados do país

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O Rio de Janeiro deu início à sua agenda nacional de promoção turística com a edição 2025 do projeto Experiência Rio de Janeiro, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e da TurisRio. A ação já passou por três das principais cidades emissoras de turistas: Belo Horizonte, Brasília e Goiânia, reunindo cerca de 400 agentes e operadores de turismo.

REDAÇÃO DO DIÁRIO

“O “Experiência Rio de Janeiro” traz um novo formato, ampliando ainda mais a possibilidade de vendas de pacotes e roteiros dos nossos destinos nos principais mercados emissores de turistas”, afirmou o secretário de Turismo do Estado, Gustavo Tutuca. Segundo ele, o projeto tem se mostrado um sucesso por onde passa e reforça a busca pelos turistas nacionais, consolidando a marca Rio de Janeiro em todo o Brasil.

Imersão sensorial e rodada de negócios

O evento oferece aos participantes uma imersão sensorial nos atrativos do estado, com vídeos, talk shows, apresentações culturais e uma rodada de negócios com representantes dos municípios fluminenses. A proposta é clara: ampliar a venda de pacotes turísticos para o Rio, movimentar a economia local e apresentar um portfólio de experiências que vão além do clichê sol e mar.

O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, marcou presença na edição de Brasília_Ascom Setur-RJ

Em Brasília,  Tutuca participou da recepção dos cerca de 180 profissionais da área:
“Em 2024, o Rio registrou mais de 1,5 milhão de turistas internacionais, um aumento de 26,8% em relação ao ano anterior. Eventos como o Carnaval e o show da Madonna, que atraiu 1,6 milhão de pessoas, são fundamentais. Essa troca com os agentes de Brasília é essencial para estreitarmos ainda mais os laços com a capital federal”, afirmou.

Até o fim do ano, o projeto passará por mais 11 cidades brasileiras com a meta de capacitar cerca de 1.500 profissionais de turismo. A participação de representantes de destinos como Saquarema, Petrópolis, Maricá, Vale do Café e Búzios reforça o caráter diverso e plural da oferta fluminense.

O encerramento em cada cidade conta com um show temático com músicas que celebram a identidade carioca, marcando o fim de cada etapa com a leveza e o carisma que fazem do Rio uma vitrine natural para o turismo brasileiro.

Agentes e operadores assistem a talkshow de atrativos e destinos_Crédito Ascom Setur-RJ

*Experiência Rio de Janeiro em Números*

400 agentes e operadores capacitados;

Já passou por 3 cidades, principais mercados emissores de turistas ao Rio de Janeiro: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Goiânia (GO);

Divulgação das 12 regiões turísticas do RJ;

3 talkshows com a participação de representantes de destinos e atrativos do Estado.

*Próximas etapas do roadshow*

*Confira a agenda:*

27 de maio – Porto Alegre/RS

29 de maio – Curitiba/PR

10 de junho – Campo Grande/MS

12 de junho – Cuiabá/MT

07 de agosto – Recife/PE

18 de agosto – São José dos Campos/SP

19 de agosto – Campinas/SP

21 de agosto – Ribeirão Preto/SP

01 de setembro – Uberlândia/MG

 

Lady Gaga no Brasil: Azul amplia voos para fãs no Rio de Janeiro

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A Azul se conecta mais uma vez às rotas que concentram grandes espetáculos no país, a fim de facilitar o deslocamento de seus Clientes. Desta vez, a empresa marcará presença com o reforço das operações nos aeroportos Santos Dumont e RIOgaleão/Tom Jobim para atender ao público de uma das artistas internacionais mais aclamadas da atualidade – Lady Gaga – que se apresentará gratuitamente no dia 3 de maio, na Praia de Copacabana, na Zona Sul da capital fluminense.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, no período de 30 de abril a 05 de maio, que compreende o feriado prolongado do Dia do Trabalho, para quem, além de ver a diva pop, também for prolongar sua estada no Rio de Janeiro, a Azul terá 482 voos com destino ou origem dos dois aeroportos cariocas. No total, serão ofertados mais de 30 mil assentos para os amantes da cultura pop. Serão 230 operações no Aeroporto do Galeão e outras 252 com destino ao Santos Dumont.

Segundo Vitor Silva, gerente geral de Malha, Planejamento Estratégico e Alianças da Azul, os calendários culturais são estratégicos para a companhia. “Os grandes shows movimentam não somente a malha nacional, mas também a internacional. E quando se  trata de destinos como o Rio de Janeiro, os nossos Clientes têm um motivo a mais para viajar, pois conciliam as atrações artístico-culturais aos passeios turísticos, especialmente porque a apresentação ocorre em meio a um feriado prolongado. Nesse sentido, a Azul vai manter a regularidade dos seus voos semanais até o fim de semana, com o intuito de manter todos seus assentos disponíveis para a ida e retorno do Rio de Janeiro”, explicou.

Reconhecimento

Não é de agora que a Azul leva seus clientes para aproveitar grandes shows no Brasil, e o trabalho da companhia tem rendido frutos. Por ocasião da turnê Celebration Tour, da cantora Madonna, também realizado na praia de Copacabana, em 2024, a administração
do RIOgaleão concedeu à Azul o prêmio RIOgaleão – Excelência Operacional 2024, pela organização durante o evento. A equipe da base levou o troféu “Destaque – Operações Especiais”, o que demonstra o compromisso do time com a experiência dos seus Clientes.

Brasilidade

Os grandes eventos do país também acompanham as cores da Azul. A companhia acaba de lançar sua nova campanha publicitária, O Céu do Brasil é Azul – com jingle dos cantores Alceu Valença e Céu – reposicionando sua marca no mercado da aviação, reforçando seu
DNA nacional. Com uma frota jovem, moderna e diversificada de mais de 200 aeronaves, a malha da empresa consegue cobrir todas as regiões do país e pode pousar e decolar em aeroportos dos mais diversos tamanhos e infraestruturas, como os dois hubs cariocas.
Em cerca de 100 destinos, apenas a aérea consegue operar e conectar os Clientes com o Brasil e o mundo. Saiba mais no site oficial.

Nova rota LATAM: Fortaleza-Lisboa estreia com 94% de ocupação

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Reconhecida como a companhia aérea que mais investe em voos, assentos e serviços no Brasil, a LATAM deu início nesta segunda-feira (7 de abril) à operação da nova rota sazonal entre Fortaleza e Lisboa. Com voos previstos até 20 de outubro, a estreia já começou com sucesso: o voo inaugural registrou 94% de ocupação. Para marcar o lançamento, foi realizada uma cerimônia de corte de fita no Aeroporto de Fortaleza, com a presença de autoridades como Eduardo Bismarck (Secretário do Turismo do Ceará), Denise Carrá (Secretária do Turismo de Fortaleza), Wagner Silva (Ministério do Turismo), Fábio Montanheiro (Embratur), Eduardo Macedo (LATAM Brasil) e Leonardo Carnielle (Fraport Brasil).

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, com um voo por semana com 7h30 de duração média, a rota é operada às segundas-feiras em aeronaves Boeing 787 (capacidade para 30 passageiros na cabine Premium Business, 57 na Economy+ e 213 na Economy). Decola de Fortaleza às 6h15 (hora local do Brasil). No sentido inverso, parte de Lisboa às 18h30 (hora local de Portugal). As passagens estão à venda em latam.com e demais canais.

Além de passageiros, a rota também tem a estimativa de realizar o transporte semanal de mais de 20 toneladas de frutas partindo de Fortaleza com destino ao mercado europeu, o que reforça a expertise da LATAM Cargo no transporte internacional de perecíveis.

“A LATAM reconhece a importância da aviação para o Brasil, sobretudo em um estado estratégico como o Ceará. Por isso, buscamos sempre estar atentos às demandas regionais e às oportunidades de ampliação de nossa operação. A nova rota sazonal Fortaleza-Lisboa foi planejada nesse contexto, para levar mais brasileiros e mercadorias à Europa e vice-versa, aproximando pessoas e negócios entre o Ceará e o mundo”, comenta Eduardo Macedo, Head de Assuntos Públicos da LATAM Brasil.

“Portugal é, historicamente, o país que mais manda turistas internacionais para o Ceará e essa nova rota operada pela LATAM, com quem temos uma parceria muito importante, vem para facilitar ainda mais esse acesso. Sabemos que Portugal é um hub importante da Europa, e a gente quer que cada vez mais visitantes europeus venham para nosso Nordeste, conheçam nossa diversidade, gastronomia, cultura e praias. O Ceará reúne tudo isso, faz parte da Rota das Emoções, um roteiro que temos promovido em nossas ações no exterior, e com certeza receberá mais estrangeiros com essa nova rota, gerando emprego e renda para os empreendedores locais”, afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

“Essa nova rota mostra que o Ceará está se consolidando como um destino turístico no cenário internacional. Tenho a certeza de que a parceria com a LATAM tem contribuído para impulsionar ainda mais o turismo e os negócios do Ceará. Seguiremos investindo na promoção do nosso estado e em outros mercados para continuarmos fortalecendo a nossa cadeia do turismo, gerando mais oportunidades para o nosso povo”, comenta Elmano de Freitas, Governador do Ceará.

“A chegada desse novo voo da LATAM, conectando Lisboa diretamente ao Ceará, representa um avanço significativo para o nosso turismo e reforça a relevância da LATAM em nosso estado. Através desse voo, passageiros de todo o país poderão se conectar com a Europa através de Fortaleza, bem como passageiros europeus poderão conectar outros destinos no Brasil pelas mesmas asas. Facilita portanto que turistas europeus e domésticos conheçam ainda mais as nossas belezas naturais, cultura e hospitalidade, impulsionando ainda mais a economia local. Só temos a agradecer à LATAM por investir no Ceará”, diz Eduardo Bismarck, Secretário do Turismo do Ceará.

“O Aeroporto de Fortaleza segue oferecendo a melhor infraestrutura aeroportuária e estamos muito felizes com o início desse voo e com a nossa parceria com a LATAM. A rota Fortaleza-Lisboa é mais uma opção de conexão direta da capital cearense com a Europa”, diz Leonardo Carnielle, vice-presidente da Fraport Brasil.

Saiba mais no site oficial da LATAM.

Trade Partners 2025: Teresa Perez promete edição histórica com foco em experiências exclusivas

A Teresa Perez confirmou para o dia 5 de maio a realização da 4ª edição do Trade Partners, evento anual que acontece durante a ILTM Latin America, mas com um foco exclusivo: conectar agências parceiras que não participam da feira a grandes redes hoteleiras, hotéis boutique e representantes de órgãos de turismo internacionais.

Marcado para ocorrer novamente no Club Athletico Paulistano, o encontro é considerado o principal evento B2B da operadora e promete ser o maior desde 2022. São esperados mais de 300 participantes, entre cerca de 100 agências e 130 fornecedores estrangeiros, além de consultores da própria Teresa Perez.

Segundo Renata Yano, diretora de B2B da operadora, o objetivo do evento é ampliar as possibilidades de conexão:

“É uma oportunidade interessante para ambos os lados: uma vez que os fornecedores estrangeiros encontram um número muito maior de agências, para além da ILTM, enquanto as nossas parceiras têm a possibilidade de conhecer de perto a operação e os diferenciais dos melhores hotéis de alto padrão do mundo”, afirma.

Teresa Perez
Marcado para ocorrer novamente no Club Athletico Paulistano, o encontro é considerado o principal evento B2B da operadora e promete ser o maior desde 2022 (Crédito: divulgação)

Sistema de matchmaking traz mais dinamismo à edição 2025

Como novidade, esta edição contará com uma ferramenta de matchmaking, já consolidada em outras feiras internacionais. O sistema permite que os encontros entre fornecedores e agências sejam agendados com base em sinergias específicas, otimizando o tempo e direcionando as conversas.

“Esse formato traz mais dinamismo e assertividade ao nosso evento, pois permite entender e alinhar interesses baseados nas vendas e no repertório de cada destino. Isso otimiza o tempo e amplia o potencial de geração de oportunidades”, destaca Leonardo Mignani, vice-presidente comercial da Teresa Perez.

Além do Trade Partners, a agenda anual da Teresa Perez inclui outros encontros estratégicos como o Cruise Partners, o Africa Partners, o Teresa Perez Legends Awards e o Teresa Perez Legends Summit.

Brasil disputa 11 categorias no World Travel Awards 2025; saiba como votar

O Brasil está em destaque na 32ª edição do World Travel Awards América do Sul 2025, uma das mais prestigiadas premiações do setor turístico mundial. Conhecida como o “Oscar do Turismo”, a cerimônia reconhece os destinos que mais se sobressaíram ao longo do último ano. Ao todo, o país recebeu 11 indicações em categorias que vão do turismo de aventura à gastronomia.

REDAÇÃO DO DIÁRIO

A Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo – é uma das indicadas, concorrendo como Melhor Conselho de Turismo da América do Sul. Para o presidente da agência, Marcelo Freixo, as nomeações refletem os frutos de uma estratégia internacional eficaz.

“O Brasil está em alta. Essas indicações reconhecem o esforço de promoção internacional e aumentam a visibilidade do país como um destino turístico competitivo. Isso impacta diretamente na economia, na geração de empregos e renda por meio do turismo, afirmou.

Categorias em que o Brasil está concorrendo no World Travel Awards 2025:

  • Melhor Destino de Turismo de Aventura da América do Sul 2025

  • Melhor Destino de Cruzeiros da América do Sul 2025

  • Melhor Destino Culinário da América do Sul 2025

  • Melhor Destino Cultural da América do Sul 2025

  • Melhor Destino da América do Sul 2025

  • Melhor Destino Sustentável da América do Sul 2025

  • Melhor Destino para Lua de Mel da América do Sul 2025 (Fernando de Noronha)

  • Melhor Destino de Natureza da América do Sul 2025

  • Melhor Conselho de Turismo da América do Sul 2025 (EMBRATUR)

  • Melhor Destino para Observação de Baleias da América do Sul 2025

  • Melhor Destino de Viagem para Jovens da América do Sul 2025

Como votar no Brasil

A votação está aberta até 3 de agosto de 2025. Podem participar profissionais do setor, veículos de comunicação e viajantes. Para votar, basta acessar o site oficial do World Travel Awards e realizar um breve cadastro.

Cerimônia de premiação

Os vencedores serão revelados no tradicional Baile de Gala do World Travel Awards América Latina, que acontecerá no dia 27 de setembro de 2025, no luxuoso AVA Resort Cancún, no México.

Histórico de vitórias do Brasil

Nos últimos três anos (2022 a 2024), o Brasil tem mantido uma presença constante entre os vencedores da premiação. Em 2024, o país foi campeão em quatro categorias:

  • Melhor Destino de Cruzeiros da América do Sul

  • Melhor Cidade para Fim de Semana da América do Sul

  • Melhor Destino de Turismo Esportivo da América do Sul

  • Melhor Cidade Cultural da América do Sul

TikTok e Embratur se unem para fortalecer PMEs do turismo

Pela primeira vez, o TikTok firmou uma colaboração com a Embratur para capacitar pequenas e médias empresas (PMEs) do setor de turismo. A iniciativa, que marca um passo importante na integração entre redes sociais e promoção turística, tem como principal objetivo transformar a maneira como destinos brasileiros são divulgados e como empreendedores locais podem se destacar no mercado digital.

REDAÇÃO DO DIÁRIO

O projeto começou em 3 de abril com uma série de três webinars gratuitos. Nesses encontros, especialistas da Embratur e do TikTok estão compartilhando estratégias de marketing, técnicas de criação de conteúdo e dicas para engajar o público global de forma autêntica e criativa. A ação visa beneficiar diretamente um setor composto majoritariamente por PMEs – que representam cerca de 98% dos profissionais de turismo, segundo dados da própria Embratur.

O impacto do TikTok no turismo e nos pequenos negócios

A influência do TikTok no comportamento do consumidor é cada vez mais evidente. Estima-se que cerca de 15% dos usuários da plataforma tenham maior propensão a comprar de pequenos e médios empreendedores, o que revela o enorme potencial do app como canal de visibilidade e conversão. A criação de conteúdo criativo, somada à possibilidade de construir comunidades engajadas, coloca o TikTok como uma ferramenta estratégica essencial para negócios turísticos.

O Brasil, por sua vez, continua se consolidando como um destino cada vez mais atrativo. Em 2024, o país arrecadou cerca de US$ 7,3 bilhões com o turismo internacional, e só em janeiro de 2025 recebeu 1,48 milhão de visitantes estrangeiros. A procura por conteúdos sobre o país também disparou: o termo “Brazil” registrou um aumento de 80% nas buscas no TikTok em relação ao mesmo período do ano anterior – um indicativo do interesse global pela diversidade cultural e natural brasileira.

Tecnologia, criatividade e estratégia integrada

Além de ensinar o uso prático da plataforma, a capacitação promovida pelo TikTok e pela Embratur tem um olhar estratégico. As PMEs participantes terão acesso a orientações que vão desde a produção de conteúdo até a construção de parcerias e identificação de oportunidades de negócios. A ideia é oferecer uma formação completa que ajude os empreendedores a se posicionarem melhor online e aumentarem seu alcance global.

Essa abordagem integrada, que une inovação digital e criatividade, promete abrir novas portas para o setor turístico nacional, gerando mais engajamento e resultados concretos para quem vive do turismo.

Parceria estratégica para impulsionar o turismo nacional

Com acesso gratuito ao programa e conteúdos pensados especialmente para o cenário atual, as PMEs ganham não só conhecimento, mas ferramentas para crescer de forma sustentável. Em um momento de grande competitividade e mudanças rápidas no comportamento dos viajantes, investir em capacitação e presença digital é essencial para transformar desafios em oportunidades.