terça-feira, novembro 18, 2025
Início Site Página 5

Brasil mantém liderança global e segue no comando da ONU Turismo

0
Celso Sabino seguirá à frente do Conselho Executivo da ONU Turismo até 2026. Crédito: David Agüero Muñoz/MTur
Celso Sabino seguirá à frente do Conselho Executivo da ONU Turismo até 2026. Crédito: David Agüero Muñoz/MTur

O Brasil foi reconduzido à presidência do Conselho Executivo da ONU Turismo em votação realizada nesta terça-feira (11), em Riade, na Arábia Saudita. O país venceu a disputa contra a Eslovênia por 21 votos a 13, assegurando a permanência do ministro Celso Sabino à frente do órgão até o fim de 2026. A decisão reforça o papel de liderança do Brasil na governança mundial do turismo.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur

A secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, presidiu a reunião do 125º Conselho Executivo, que também definiu a Eslovênia como primeira vice-presidência e a China como segunda vice-presidência. Coube a Ana Carla representar o Brasil durante o pleito. “Gostaria de agradecer do fundo do meu coração e da minha alma por mais esse voto de confiança no trabalho que este Conselho vem realizando e garanto que faremos do próximo ano um período espetacular para o turismo mundial”, afirmou.

Do Brasil, onde participa da COP30, o ministro Celso Sabino celebrou a vitória e destacou avanços recentes da gestão. Entre os principais, citou a inauguração do primeiro escritório da ONU Turismo nas Américas, sediado no Rio de Janeiro; a criação dos Comitês de Mérito e de Turismo e Ações Climáticas, ambos sob liderança brasileira; e o processo eleitoral que resultou na escolha de Shaikha Nasser Al Nowais como primeira mulher a assumir a secretaria-geral da agência.

“Nesse último ano, avançamos muito no turismo nas Américas, com índices de crescimento superiores aos de outras regiões do mundo. Isso é resultado de uma atuação estruturada, com foco na promoção integrada e no fortalecimento das relações multilaterais”, afirmou Sabino.

Com a reeleição, o Brasil seguirá conduzindo decisões estratégicas em áreas como atração de investimentos, qualificação profissional, sustentabilidade, digitalização e adaptação às mudanças climáticas. A reunião também marcou a despedida de Zurab Pololikashvili, que deixa o comando da ONU Turismo após oito anos de gestão.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur

Copacabana Palace promove jantar exclusivo com chefs Alberto Morisawa e Caio Yokota

0
Copacabana Palace
O jantar será realizado no restaurante MEE (Crédito: divulgação)

Experiência gastronômica no Copacabana Palace une os sabores da culinária asiática contemporânea

O Copacabana Palace, A Belmond Hotel (Av. Atlântica 1.702 – Copacabana, Rio de Janeiro) realiza mais uma edição do “Master Series”, projeto que reúne grandes nomes da gastronomia mundial. Nesta edição, o chef Alberto Morisawa, à frente do restaurante MEE, recebe o chef Caio Yokota, do restaurante Aiô (São Paulo), para um jantar colaborativo e exclusivo no dia 22 de novembro, a partir das 19h.

DA REDAÇÃO com assessorias

Os dois chefs assinam um menu-degustação inédito, que promete uma verdadeira jornada sensorial pela culinária asiática contemporânea. O cardápio combina técnicas refinadas, ingredientes de excelência e uma fusão harmoniosa de sabores e texturas.

Entre as criações estão a salada de tomate com chilli oil e moyashi frito, o otsukuri com shiromi e ovas de ikura, e o bolo de nabo com uni e caldo de mexilhão. A sequência marca-registrada inclui yukhoe com wagyu, molho chojang, gema curada e caviar chileno, além do wantan de camarão e porco com chilli oil verde e molho de vinagre taiwanês. Para preparar o paladar para o gran-final, o trio nihon sushi (futomaki, oshizushi e inarizushi) antecede o you fan com lula, arroz moti, panceta cozida no shoyu e camarão seco. E para encerrar, a sobremesa Dezato — entremet de framboesa com figo, pimenta rosa, café e chocolate.

Harmonização e coquetelaria exclusiva

Para completar a experiência, uma carta exclusiva de coquetéis e uma opção de harmonização foram criadas pelos bartenders Stephano Giglio (Head Bartender do Copacabana Palace) e Maurício Barbosa (Head Bartender do Aiô).

O jantar será realizado no restaurante MEE e o menu (sem bebidas) está ao valor de R$ 695 + 10% por pessoa.

Serviço

Evento: Master Series com Aiô no MEE
Data/hora: 22 de novembro, a partir das 19h
Local: Copacabana Palace, Av. Atlântica 1.702, Copacabana – Rio de Janeiro
Reservas: (21) 2548-7070 | restaurantemee.cop@belmond.com

Copacabana Palace
Caio foi reconhecido pela Forbes Under 30 (2023), e o Aiô foi indicado no Guia Michelin em 2024 e 2025, eleito Chef Revelação pelo Prêmio Paladar 2025 e premiado pela Folha de S.Paulo como Novidade do Ano (2024) e Melhor Asiático (2025) (Crédito: divulgação)

Sobre o chef convidado

Natural de Bragança Paulista, Caio Yokota (30 anos) cresceu em meio à gastronomia — seu pai comanda um restaurante há mais de quatro décadas. Formado em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e em Engenharia de Alimentos pela UNICAMP, atuou em casas renomadas em São Paulo como Miya, Aizomê e Tuju. Após um período de estudos no Japão, aprofundou-se em negócios e técnicas da culinária japonesa, conheceu o restaurateur Duilio Lin e se encantou pela culinária taiwanesa. Junto com o chef Victor Valadão abriu o Aiô, restaurante que combina pesquisa, técnica e criatividade na releitura da gastronomia de Taiwan. Caio foi reconhecido pela Forbes Under 30 (2023), e o Aiô foi indicado no Guia Michelin em 2024 e 2025, eleito Chef Revelação pelo Prêmio Paladar 2025 e premiado pela Folha de S.Paulo como Novidade do Ano (2024) e Melhor Asiático (2025).

Accor anuncia Novotel no Casa Royal, novo marco imobiliário de Blumenau

0
Fachada do futuro Casa Royal, complexo multiuso que abrigará o Novotel Blumenau — Crédito: Divulgação - Accor
Fachada do futuro Casa Royal, complexo multiuso que abrigará o Novotel Blumenau — Crédito: Divulgação - Accor

Blumenau, no Vale do Itajaí, dá mais um passo em sua consolidação como polo de inovação e desenvolvimento urbano. A cidade receberá o primeiro complexo multiuso de Santa Catarina, o Casa Royal, que contará com a chegada do Novotel Blumenau, nova unidade da Accor em parceria com a Torresani Incorporadora e a Atrio Hotel Management. O investimento total é de cerca de R$ 200 milhões.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

Localizado no centro da cidade, o empreendimento preserva o nome e a memória da tradicional loja Casa Royal, ícone do comércio local, e agora se transforma em um símbolo da revitalização urbana. Com 42 mil m² de área construída, o projeto reunirá residências, escritórios, lojas, restaurantes e áreas de lazer, além de um amplo estacionamento.

O Novotel Blumenau integrará o complexo com 120 suítes, restaurante, bar, piscina, sauna e rooftop com vista panorâmica, oferecendo uma combinação de bem-estar e produtividade — marca registrada da rede. O hotel será o 41º administrado pela Atrio na região Sul, sendo o quinto em Blumenau.

“Blumenau combina inovação, indústria e turismo de forma única, e o Casa Royal traduz essa nova fase da cidade. O Novotel vai somar o melhor da hospitalidade ao DNA da Atrio, com serviços diferenciados e experiências que qualificam o destino”, destaca Beto Caputo, CEO da Atrio.

Complexo de R$ 200 milhões

Para Valter Torresani, presidente da incorporadora, o projeto vai além da construção civil. “Mais do que um conjunto de edifícios, o Casa Royal representa uma forma contemporânea de pensar a cidade, ao revitalizar o centro e integrar diferentes usos em um mesmo espaço. Ter uma bandeira como o Novotel reforça essa proposta e amplia a relevância do empreendimento no cenário imobiliário e de hospitalidade catarinense.”

Blumenau em ascensão

Com quase 400 mil habitantes e um PIB anual de R$ 20 bilhões, Blumenau integra o chamado Vale do Silício Catarinense, ao lado de Joinville e Florianópolis. Além da força em tecnologia, destaca-se nos setores têxtil, metalmecânico e eletrônico, e atrai milhares de turistas pela cultura germânica e pela Oktoberfest, a segunda maior do mundo — que em 2025 registrou recorde histórico de 689 mil visitantes.

Expansão da Accor

Para Olivier Hick, Chief Operating Officer da Accor Brasil, a cidade é estratégica. “Blumenau reúne os elementos que buscamos em nossos projetos: economia sólida, setores diversificados e um calendário turístico internacional. A chegada do Novotel em um endereço histórico como o da antiga Casa Royal reforça nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável das cidades onde operamos.”

Com 58 hotéis em operação no Sul do país e mais de 325 no Brasil, a Accor segue com plano de expansão voltado a destinos de lazer e negócios com alto potencial de crescimento. Saiba mais no site.

Casa Grande Hotel realiza 1ª Festa do Hawaii com open bar e jantar à beira-mar

0
Festa do Hawaii no Casa Grande Hotel reúne gastronomia, música ao vivo e open bar premium — Crédito: Divulgação / Casa Grande Hotel
Festa do Hawaii no Casa Grande Hotel reúne gastronomia, música ao vivo e open bar premium — Crédito: Fernando Moraes / Divulgação / Casa Grande Hotel

O Casa Grande Hotel Resort & SPA, ícone da hospitalidade paulista localizado de frente para a Praia da Enseada, no Guarujá, realiza no dia 15 de novembro, a partir das 20h, a 1ª Festa do Hawaii. O evento promete uma noite inesquecível, com música ao vivo da Banda de Fernando Rios, apresentação de Escola de Samba, open bar premium e jantar temático assinado pelos chefs do resort.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

Integrando o calendário anual de lazer do hotel, a celebração terá decoração inspirada nas tradicionais festas havaianas — com tochas, lounges, flores tropicais e iluminação especial em volta da piscina. O público poderá escolher entre adquirir o ingresso individual ou optar por um pacote completo de hospedagem durante o fim de semana.

Decoração havaiana transforma o Casa Grande Hotel em cenário paradisíaco no Guarujá — Crédito: Divulgação / Casa Grande Hotel
Decoração havaiana transforma o Casa Grande Hotel em cenário paradisíaco no Guarujá — Crédito: Divulgação / Casa Grande Hotel

Experiência gastronômica

O jantar oferecerá uma ampla seleção de finger foods e pratos típicos com toque tropical. Entre os destaques estão o Poke Havaiano, Ceviche fresco, Salmão Lomi Lomi, Gratin de Siri, Ramequim de Bobó de Camarão, Nasi Goreng e Entrecôte com molho barbecue.

Na estação de sobremesas, opções como Cheesecake de Manga, Crostata de Maracujá com Grenadine, Bolo de Abacaxi com Blueberries, Torta de Chocolate com fudge de Doce de Leite e picolés tropicais completam a experiência.

Open bar e ambientação

O open bar premium incluirá água, sucos, chá de hibisco, água de coco, cerveja, caipirinhas, caipiroskas e drinques variados — alcoólicos e não alcoólicos — servidos durante toda a noite.

A piscina será liberada para uso entre 22h e 00h, e todos os convidados receberão colares de flores para entrar no clima havaiano. O dress code sugerido inclui camisas florais e bermudas brancas para homens e vestidos ou sarongues florais para mulheres, com calçados leves.

Clima tropical toma conta da piscina do Casa Grande Hotel durante a 1ª Festa do Hawaii — Crédito: Fernando Morates / Divulgação / Casa Grande Hotel

Pacotes e reservas

Os ingressos custam R$ 550 por pessoa, com mesas compartilhadas mediante reserva antecipada. Para quem quiser aproveitar o final de semana completo, o resort oferece pacote de 14 a 16 de novembro, em apartamento Premium Duplo, com café da manhã, jantar e entrada na Festa do Hawaii, pelo valor de R$ 4.400 + 3% ISS. As vagas são limitadas para garantir conforto e exclusividade.

Serviço

Azul amplia malha aérea no verão com mais de 600 voos extras pelo Brasil

0
Nova aeronave Embraer E2 da Azul, batizado de “Belezas do Brasil” - Foto: divulgação
Nova aeronave Embraer E2 da Azul, batizado de “Belezas do Brasil” - Foto: divulgação

A Azul Linhas Aéreas anunciou a ampliação de sua malha doméstica durante o verão, com novas frequências de voos entre 7 de janeiro e 28 de fevereiro de 2026. A operação especial inclui mais de 615 voos adicionais — entre partidas e chegadas — e cerca de 98 mil assentos extras, fortalecendo a conectividade entre os principais hubs da companhia: Viracopos (Campinas), Confins (Belo Horizonte) e Recife.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

A partir de 7 de janeiro, entram em operação novos voos diários nas rotas Viracopos–Recife e Viracopos–Vitória, com aeronaves Embraer 195-E2, que comportam até 136 passageiros. No total, serão aproximadamente 102 operações em cada trecho, somando mais de 14 mil assentos ofertados por rota.

A partir de 15 de janeiro, a Azul reforça também as ligações Recife–Manaus, Confins–Manaus e Confins–Recife, operadas por aeronaves Airbus A320, com capacidade para 174 passageiros. Cada rota contará com 83 voos de ida e volta durante o período, totalizando 14,5 mil assentos disponíveis.

Novos voos em Brasília, Salvador e Fortaleza

As conexões Recife–Brasília e Brasília–Recife também receberão reforço, com voos diários em ambos os sentidos e 84 operações no total, o que representa 14,6 mil assentos extras.

Para os passageiros que viajam entre Recife e Salvador, a Azul adicionará uma nova frequência às segundas, terças, quintas e sextas-feiras. As decolagens da capital pernambucana ocorrerão às 13h10, com chegada em Salvador às 14h35. O retorno parte às 15h20, pousando em Recife às 16h35 — um total de 40 voos e 5,4 mil assentos extras.

Já na rota Recife–Fortaleza, haverá nova operação às quartas, sábados e domingos, saindo às 13h10 e chegando às 14h30, com retorno às 15h10. A ampliação soma 38 voos de ida e volta e 6,6 mil assentos no período.

Alta temporada e conectividade

Segundo Beatriz Barbi, gerente sênior de Planejamento e Malha da Azul, a iniciativa busca atender à alta demanda típica do verão brasileiro.

“O verão é um período em que vemos crescer significativamente a procura por viagens. Fizemos um ajuste na malha para ampliar nossa oferta e reforçar a conectividade entre nossos hubs, garantindo mais opções de horários e facilitando o deslocamento dos nossos Clientes para destinos estratégicos em todo o país”, afirma a executiva.

Saiba mais no site oficial da Azul.

TAP Air Portugal anuncia voos diretos entre Lisboa e Curitiba em 2026

0
TAP Air Portugal: companhia amplia presença no Brasil com nova rota entre Lisboa e Curitiba a partir de julho de 2026 — Crédito: Divulgação/TAP Air Portugal
TAP Air Portugal: companhia amplia presença no Brasil com nova rota entre Lisboa e Curitiba a partir de julho de 2026 — Crédito: Divulgação/TAP Air Portugal

A TAP Air Portugal iniciou as vendas para sua mais nova rota ligando Lisboa à capital paranaense, Curitiba. O voo inaugural está programado para o dia 2 de julho de 2026, reforçando a presença da companhia no Brasil e ampliando a conectividade entre América do Sul e Europa.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias

Para celebrar o lançamento, a TAP oferece tarifa promocional de USD 498 (ida e volta) para diversos destinos europeus, sem taxas incluídas.

A nova operação contará com três frequências semanais — às terças, quintas e sábados — partindo do Aeroporto Humberto Delgado (Lisboa) para o Aeroporto Internacional Afonso Pena (Curitiba). Após o desembarque na capital paranaense, a aeronave seguirá para o Rio de Janeiro (Galeão) antes de retornar a Lisboa. Os voos serão realizados com aeronaves Airbus A330-200, com capacidade para 269 passageiros.

Com a adição de Curitiba à malha aérea, a TAP passa a atender 14 cidades brasileiras, consolidando-se como a companhia aérea europeia com maior presença no Brasil.

“Essa nova rota representa mais um passo estratégico na expansão da TAP Air Portugal e reforça os laços culturais, turísticos e econômicos entre os dois continentes”, destaca a companhia em comunicado.

Sobre a TAP Air Portugal

Fundada em 1945, a TAP é líder nas ligações entre Brasil e Europa e membro da Star Alliance desde 2005. Seu hub em Lisboa funciona como porta de entrada para destinos na Europa, África, América do Norte, Central e do Sul.

Atualmente, a companhia opera voos de Lisboa para São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Maceió, Porto Alegre, Recife, Salvador, Florianópolis e Manaus, além de voos do Porto para São Paulo e Rio de Janeiro.

Reconhecida pela Airlines Ratings como a companhia aérea mais segura da Europa e a 11ª mais segura do mundo em 2025, a TAP segue expandindo sua rede com foco em segurança, eficiência e conectividade internacional.

Curupira e “bichos da floresta” abrem estande do Turismo na COP30 em Belém

0
COP30: Ministro reúne Curupira e “bichos da floresta” na abertura oficial do estande do Turismo na Green Zone - Foto: Henrique Huff/MTur
COP30: Ministro reúne Curupira e “bichos da floresta” na abertura oficial do estande do Turismo na Green Zone - Foto:

Com uma ação simbólica que destacou a força da cultura amazônica e a importância da preservação ambiental, o Ministério do Turismo deu início, nesta segunda-feira (10), à programação oficial do estande “Conheça o Brasil”, na Green Zone da COP30, em Belém (PA). A cerimônia contou com a presença do ministro Celso Sabino e da mascote oficial da cúpula, o Curupira — o lendário guardião das florestas brasileiras.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur 

Sabino chegou à Green Zone a bordo de um dos ônibus do projeto de city tour, criado em parceria com a Escola Nacional de Turismo. Durante o trajeto, foi recebido pela “Bicharada de Juaba”, manifestação cultural tradicional da Vila de Juaba, em Cametá (PA), que celebra a fauna amazônica e a conexão entre natureza, cultura e sustentabilidade.

“A Amazônia é símbolo da força do nosso povo e do compromisso do Brasil com a preservação ambiental. Queremos que cada visitante da COP30 sinta a energia desse bioma e entenda que o turismo sustentável é um caminho eficaz para garantir desenvolvimento e proteção da floresta”, destacou o ministro.

Criado há mais de 50 anos pelo Mestre Zenóbio, o “Cordão da Bicharada” surgiu em 1975 e percorre comunidades ribeirinhas levando mensagens de conscientização sobre a importância da fauna e da preservação ambiental. “A Amazônia não precisa pedir licença pra ser quem é. Aqui, a cultura é viva, e não um espetáculo de estúdio”, afirmou o prefeito de Cametá, Victor Cassiano.

Turismo sustentável em destaque

A abertura marcou o início das atividades do estande “Conheça o Brasil”, que será palco de painéis, ativações e lançamentos voltados ao turismo sustentável, inclusivo e de baixo carbono. O primeiro dia foi dedicado à Amazônia e terminou com uma roda de carimbó — patrimônio cultural imaterial do Brasil — ao pôr do sol, animando o público presente.

O espaço interativo, aberto ao público, conta com estúdio para transmissões ao vivo e gravações de videocast, que será exibido no canal do YouTube do Ministério do Turismo. O programa trará entrevistas e debates sobre os desafios e oportunidades de um turismo conectado à agenda climática global.

O Auditório Carimbó também receberá painéis sobre turismo regenerativo, financiamento climático, justiça ambiental e valorização das comunidades tradicionais.

Ao longo da semana, o ministério lançará produtos estratégicos, como a Trilha Amazônia Atlântica, o Mapeamento do Turismo em Comunidades Indígenas, a série “Pelos Rios da Amazônia” e o Plano de Adaptação Climática do Turismo.

Catálogo de Experiências Turísticas

Para guiar os visitantes por uma jornada pelo país, o MTur lançou o Catálogo de Experiências Turísticas “Conheça o Brasil – Edição Especial COP30”, disponível em português e inglês nas InfoZones de Belém e no estande do ministério na Green Zone.

A publicação reúne mais de 100 experiências turísticas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, reforçando os pilares da COP30: conservação ambiental, justiça climática e sustentabilidade.

Veja o catálogo completo clicando aqui.

Curupira: o guardião da floresta

Escolhido como mascote oficial da COP30, o Curupira simboliza a proteção da Amazônia e a força das lendas brasileiras. Desde sua chegada a Belém, em 5 de novembro, ele tem cumprido uma agenda repleta de atividades, incluindo visitas ao Aeroporto Internacional de Belém e ao Porto de Outeiro, onde estão atracados os cruzeiros MSC Seaview e Costa Diadema, que servirão de hospedagem durante o evento.

Agora, o personagem participa das ações do estande do Ministério do Turismo, reforçando a mensagem central da COP30: um futuro sustentável para o planeta depende do respeito às florestas e da valorização das comunidades que vivem nelas.

Confira o que vai rolar na terça-feira (11) no estande do MTur clicando aqui.

No CQCS 2025, Europ Assistance apresenta inovações na assistência 24h

0
Tecnologia e experiência do cliente são destaques da Europ Assistance no CQCS 2025 - Crédito: Facebook Europ Assistance
Tecnologia e experiência do cliente são destaques da Europ Assistance no CQCS 2025 - Crédito: Facebook Europ Assistance

A Europ Assistance Brasil, referência global em serviços de assistência 24 horas e presente em mais de 200 países, participa do CQCS Insurtech & Inovação 2025, o maior evento de inovação em seguros da América Latina, que ocorre nos dias 11 e 12 de novembro, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo (SP).

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

A companhia marcará presença com estande próprio e participação no painel “Assistência 24h – Tecnologia e eficiência otimizando a experiência no seguro”, que acontece no dia 12 de novembro, às 15h10. A mesa contará com Paulo Hussar, Chief Information Officer da Europ Assistance Brasil; Ricardo Alexandre, CEO da Notro; e Bruno Couto, Head of AI Strategy da Mutant.

Durante o debate, os executivos vão discutir como a integração de dados, automação e inteligência artificial estão transformando a jornada do cliente e elevando o padrão de eficiência dos serviços de assistência.

“O investimento em tecnologia é fundamental para oferecer experiências cada vez mais ágeis, personalizadas e seguras. A transformação digital nos permite antecipar necessidades e fortalecer a confiança com nossos clientes e parceiros”, afirma Paulo Hussar.

No estande da Europ Assistance, o público poderá conhecer de perto as soluções digitais e iniciativas voltadas à automação e transformação do atendimento emergencial, reforçando o compromisso da marca com um setor mais conectado, sustentável e centrado no cliente.

CQCS Insurtech & Inovação: epicentro da transformação do seguro

Reconhecido como o maior evento de inovação em seguros da América Latina, o CQCS Insurtech & Inovação 2025 reunirá os principais nomes do setor global. Pela manhã, Keynote Speakers da América Latina, Europa, Ásia e América do Norte apresentarão tendências e estudos de caso em inovação e proteção. À tarde, painéis simultâneos em seis salas trarão executivos e especialistas debatendo o futuro das insurtechs, a digitalização do mercado e novas formas de colaboração entre empresas.

O evento, com tradução simultânea das palestras internacionais, reforça sua vocação integradora ao promover conexões e oportunidades de negócios capazes de redefinir o futuro do setor.

Serviço

  • Evento: CQCS Insurtech & Inovação 2025
  • Data: 11 e 12 de novembro de 2025
  • Painel Europ Assistance: “Assistência 24h – Tecnologia e eficiência otimizando a experiência no seguro”
  • Horário: 12 de novembro, às 15h10
  • Local: Pro Magno Centro de Eventos – Av. Prof. Ida Kolb, 513, Jardim das Laranjeiras, São Paulo (SP)
  • Participantes: Paulo Hussar (Europ Assistance Brasil), Ricardo Alexandre (Notro) e Bruno Couto (Mutant)

Sobre a Europ Assistance Brasil

Fundada em 1996, a Europ Assistance Brasil (EABR) integra o Europ Assistance Group, com presença em mais de 200 países e territórios. A empresa oferece mais de 80 tipos de serviços, nas áreas de Auto, Lar & Família, Saúde, Residencial e Proteção Viagem, com a missão de “levar as pessoas do estresse ao alívio, a qualquer hora e lugar”, desde 1963.

Vila de Natal em Gramado ganha novo visual e conquista visitantes no 40º Natal Luz

0
Visitantes exploram a Vila de Natal, um dos espaços mais encantadores do 40º Natal Luz de Gramado — Crédito: Cleiton Thiele/Serra Press.
Visitantes exploram a Vila de Natal, um dos espaços mais encantadores do 40º Natal Luz de Gramado — Crédito: Cleiton Thiele/Serra Press.

A tradicional Vila de Natal, instalada na Praça das Etnias, ganhou um novo visual em 2025 e segue como um dos grandes atrativos do 40º Natal Luz de Gramado. Com uma decoração temática inspirada em doces e em homenagem às quatro décadas do evento, o espaço reforça seu papel como vitrine do artesanato local e da economia criativa.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

Diariamente, das 9h às 21h, o público pode visitar as casinhas da Vila, na avenida Borges de Medeiros, ao lado da rodoviária, onde artesãos e empreendedores da gastronomia artesanal expõem seus produtos. Neste ano, as estruturas foram reposicionadas de forma a se voltarem para a avenida, criando um ambiente mais aberto e convidativo.

A artesã Marta Mombach, que trabalha com fibra, pelúcias e bonecas de pano, destaca o carinho dos visitantes pelas peças personalizadas.

“As pessoas valorizam quando colocamos o nome Gramado e do Natal Luz nas peças, gostam de levar uma lembrança da cidade”, comenta.

Já Sônia Costa, do Ateliê da Madeira, celebra 16 anos participando do evento e aprovou o novo formato. “O ambiente está muito agradável e o público tem aproveitado bastante. Os personagens mais procurados nos meus produtos são o Papai Noel e a rena. Eu decoro algumas peças aqui mesmo na casinha e as pessoas gostam de acompanhar esse processo de pintura”, afirma.

Na gastronomia, o destaque é para a empreendedora Janete Wodarski Cruz, da Per Tutti Polvilhos, que oferece biscoitos natalinos sem glúten e sem lactose. “O público gostou da nova estrutura. A expectativa para a temporada é muito positiva”, diz.

A Vila de Natal abriga ainda a Casa do Papai Noel, aberta diariamente das 14h às 18h, e oferece apresentações artísticas gratuitas às 16h. O espaço é um dos mais visitados do 40º Natal Luz, que segue até 18 de janeiro.

O evento é apresentado pelo Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Bradesco, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com realização da Gramadotur e apoio da Prefeitura Municipal de Gramado.

Roberto Henríque, vice-ministro da República Dominicana fala ao DIÁRIO

0
O vice-ministro de Qualidade dos Serviços Turísticos da República Dominicana, Roberto Henríquez, visitou o estande do Diário do Turismo no Festuris 2025, em Gramado (RS), e falou sobre o crescimento do turismo dominicano - Crédito: DT
O vice-ministro de Qualidade dos Serviços Turísticos da República Dominicana, Roberto Henríquez, visitou o estande do Diário do Turismo no Festuris 2025, em Gramado (RS), e falou sobre o crescimento do turismo dominicano - Crédito: DT

Durante o Festuris 2025, em Gramado (RS), o vice-ministro de Qualidade dos Serviços Turísticos da República Dominicana, Roberto Henríquez, esteve no estande do Diário do Turismo, onde concedeu entrevista exclusiva sobre o crescimento expressivo do setor e o fortalecimento da conectividade aérea com o Brasil. Segundo ele, o país vive um momento histórico, com expansão da hotelaria, novas rotas internacionais e diversificação de produtos turísticos.

Henríquez destacou que a República Dominicana já ultrapassou a marca de 11 milhões de visitantes em 2024. O destino, que ficou conhecido por suas praias paradisíacas e hospitalidade, amplia agora sua oferta turística com investimentos em cultura, bem-estar, turismo religioso e infraestrutura portuária e hoteleira.

O crescimento do turismo dominicano

“A República Dominicana está na moda. O crescimento turístico nos últimos cinco anos foi extraordinário”, afirmou Henríquez. “Em 2024, recebemos 11 milhões de turistas, e a expectativa para 2025 é de 12,3 milhões de visitantes — um número que supera a própria população dominicana”.

O vice-ministro explicou que esse avanço se reflete na presença das maiores redes hoteleiras do mundo, muitas delas já em operação ou em fase de construção no país.

“O desenvolvimento turístico é enorme. Cada dia cresce o interesse das principais cadeias internacionais. E não apenas na região leste, em Punta Cana e Bávaro, mas também no nordeste, em praias como Miches, Puerto Plata e Sosúa”, completou.

Henríquez também mencionou os investimentos no sul dominicano: “Estamos impulsionando o turismo em Bahía de las Águilas, na fronteira com o Haiti, onde foi inaugurado recentemente um novo porto de cruzeiros. A aceitação tem sido incrível.”

Segundo ele, o fluxo de brasileiros está em alta. “Até setembro deste ano, recebemos cerca de 97 mil brasileiros, e a tendência é de crescimento contínuo.”

Conectividade e expansão aérea

Ao falar sobre a malha aérea, o vice-ministro destacou a importância da Arajet, companhia aérea nacional da República Dominicana, e da Copa Airlines, que ampliou suas operações no Caribe.

“Hoje temos voos diários da Arajet, nossa linha aérea nacional, que tem apenas quatro anos e já oferece excelente conectividade com o Brasil, Argentina e Colômbia”, explicou. “A Copa Airlines também está abrindo novas rotas, inclusive para Santiago, nossa segunda maior cidade.”

Perguntado sobre os estados brasileiros que mais enviam turistas à República Dominicana, Henríquez foi direto: “São Paulo e Rio de Janeiro continuam liderando, mas há também crescimento em regiões como Manaus.”

“O desenvolvimento turístico é enorme. Cada dia cresce o interesse das principais cadeias internacionais. E não apenas na região leste, em Punta Cana e Bávaro, mas também no nordeste, em praias como Miches, Puerto Plata e Sosúa”, afirmou o vice-ministro ao DIÁRIO (Crédito: arquivo DT)

Cultura, história e novos atrativos

Henríquez lembrou que a República Dominicana é um dos destinos históricos mais importantes do continente americano.

“Você sabe que foi o ponto de partida para o descobrimento da América. Santo Domingo tem a primeira universidade, a primeira igreja católica, a primeira rua e o primeiro palácio constitucional das Américas.”

O governo, segundo ele, vem investindo pesado na restauração da capital:

“Com apoio da ONU, foram aplicados milhões de dólares na recuperação do centro histórico, que é Patrimônio Mundial da Humanidade. Está lindíssimo, com muita vida e atividades culturais.”

Além do turismo histórico, o país aposta em segmentos como turismo religioso, bem-estar e gastronomia de alto nível.

“Santo Domingo tem uma oferta diversificada e profissional. Temos restaurantes maravilhosos e praias incríveis em regiões como Puerto Plata, Sosúa, Samaná, La Romana, Bávaro, Miches, Bahía de las Águilas e Punta Rucia – novos polos turísticos com infraestrutura moderna e serviços de excelência.”

Encerrando a entrevista, o vice-ministro citou a dimensão da hotelaria nacional: “Hoje, o país conta com cerca de 15 mil leitos disponíveis, e esse número segue crescendo.”