sexta-feira, abril 18, 2025
Início Site Página 6

Viaje Paraná leva litoral do Estado a evento global em Miami

O Governo do Paraná, por meio do Viaje Paraná – órgão responsável pela promoção comercial do turismo –, está em missão internacional para ampliar a visibilidade do Estado no mercado norte-americano. Desde o dia 7 de abril, a equipe participa do Seatrade Cruise Global 2025, principal feira do setor de cruzeiros marítimos, realizada em Miami, nos Estados Unidos.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o evento, que acontece até o dia 10, chega à sua 40ª edição reunindo as maiores operadoras e armadoras de cruzeiros do mundo. A participação paranaense faz parte da estratégia de posicionar o destino entre os mais desejados do turismo internacional, aproveitando o potencial logístico dos Estados Unidos como centro de operações e negócios de alcance global.

Segundo Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, a missão tem reforçado o potencial do Litoral paranaense como destino de cruzeiros, consolidado após duas temporadas de sucesso.

“Estamos aqui ampliando conversas e apresentações de produtos que já tínhamos iniciado do Seatrade de 2024. Todas as principais armadoras de navios turísticos estão reunidas aqui, e pudemos tratar com operadoras como a Carnival, Costa Cruzeiros, MSC e outras que têm interesse de fazer escalas no Brasil. É uma boa oportunidade de mostrar na prática o resultado das temporadas que o Paraná recebeu nos últimos anos”, explicou.

A edição de 2024 do Seatrade Cruise Global reuniu mais de 11 mil visitantes, 600 expositores de 120 países e cerca de 70 marcas de cruzeiros. Com esse histórico, o evento é reconhecido como uma vitrine essencial para conexões com o trade turístico internacional, contribuindo para atrair novos investimentos e operações para o Paraná.

Um exemplo do alcance dessas iniciativas foi a chegada do navio Scenic Eclipse à Baía de Paranaguá, no fim de março. A embarcação, operada pela Royal Caribbean – gigante do setor sediada em Miami –, trouxe mais de 200 turistas norte-americanos que visitaram a Ilha do Mel, um dos cartões-postais do litoral paranaense.

Resultados que impulsionam o setor

A primeira temporada de cruzeiros no Porto de Paranaguá ocorreu entre dezembro de 2023 e março de 2024, com 16 escalas que trouxeram mais de 39 mil visitantes. A movimentação gerou um impacto estimado em R$ 25 milhões na economia local. Já a segunda temporada, entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, somou 8 paradas e mais de 19 mil cruzeiristas.

Além dessas operações sazonais, o Porto de Paranaguá tem recebido escalas pontuais ao longo do ano, sinalizando o crescimento sustentável da rota no Paraná.

“Durante o evento, nós tratamos de futuras atracações de navios de cruzeiro no Paraná, uma vez que os resultados das últimas temporadas foram positivos e servem como atrativo para que novas operadoras nos visitem. O Estado tem feito estudos e projetos para melhorias do Porto de Paranaguá, no quesito recepção turística por via marítima, o que certamente vai aumentar o fluxo de navios e de viajantes conhecendo o nosso Litoral”, destacou Marcelo Martini, diretor de Operações e Segmentação Turística do Viaje Paraná.

Missão internacional estratégica

Antes de chegar aos Estados Unidos, o Viaje Paraná também esteve no México, onde participou do Roadshow Festival Brasil. A ação itinerante percorreu a Cidade do México, Guadalajara e Monterrey, promovendo o Paraná como destino turístico para o público latino-americano. Saiba mais aqui.

Parceria estratégica: Visite São Paulo marca presença na WTM com Setur-SP

O Visite São Paulo Convention Bureau, entidade privada e sem fins lucrativos dedicada à promoção do turismo e ao fortalecimento da economia paulista, participa mais uma vez da WTM Latin America, uma das maiores feiras do setor de viagens e turismo do continente. O evento acontece entre os dias 14 e 16 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, com o objetivo de atrair novos eventos para a capital e o interior, além de impulsionar o turismo de negócios e lazer, o Visite São Paulo atua na captação de feiras, congressos e convenções, além de promover ações de qualificação profissional e divulgação do destino. Na WTM, a entidade se apresenta como coexpositora no estande do Estado de São Paulo (J05), ao lado da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado (Setur-SP).

O espaço contará com atendimento ao público e uma programação especial. No dia 15 de abril, pela manhã, Aline Moretto, diretora de Promoção, e Denyse Kinihara, analista da entidade, conduzem uma apresentação conjunta com a Setur-SP para um grupo seleto de hosted buyers.

A participação reforça o compromisso do Visite São Paulo com o fortalecimento do setor turístico no estado. O estande do VSPCB é o J05. Saiba mais no site oficial. 

Hurb e a crise da transparência: nova controvérsia reforça desconfiança do mercado

Crise Hurb: Nesta quinta-feira (10), Senacon promete divulgar detalhes sobre os próximos passos em direção a um TAC com a empresa

A polêmica em torno da Hurb (antiga Hotel Urbano) se mantém depois de circularem notícias de que a empresa teria divulgado um suposto Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). O problema é que o acordo nunca existiu – e o próprio órgão se manifestou oficialmente negando qualquer assinatura com a companhia. A expectativa é de que os próximos passos para a finalização do termo devem ser divulgados nesta quinta-feira (10).

Para Renata Abalém, advogada, Diretora Jurídica do Instituto de Defesa do Consumidor e do Contribuinte (IDC) e membro da Comissão de Direito do Consumidor da OAB/SP, a situação revela “uma preocupante falta de transparência por parte da empresa para com seus consumidores e o mercado em geral”.  Ela destaca que a divulgação de um acordo inexistente “agrava ainda mais a situação de clientes já lesados e compromete a credibilidade da empresa”.

A Hurb tem sido alvo de uma enxurrada de reclamações por parte de clientes que tiveram viagens canceladas sem aviso e não conseguiram reembolso. A nova controvérsia, segundo a especialista, “intensifica o sofrimento dos consumidores, que permanecem sem soluções concretas para seus problemas”. Para a advogada, a postura da empresa “reflete uma estratégia empresarial que prioriza a autopreservação em detrimento da responsabilidade e ética”.

crise Hurb
Renata Abalém alerta que a veiculação de informações falsas pode configurar propaganda enganosa, prática proibida pelo Código de Defesa do Consumidor (crédito: divulgação)

Renata Abalém alerta que a veiculação de informações falsas pode configurar propaganda enganosa, prática proibida pelo Código de Defesa do Consumidor. “O artigo 37 do referido código proíbe expressamente a publicidade enganosa ou abusiva, sujeitando o infrator a sanções administrativas, civis e penais”, afirma. “O representante legal da Hurb pode ser responsabilizado por tais práticas, enfrentando possíveis processos judiciais e sanções aplicáveis”, completa a advogada.

De acordo com Renata Abalém, a conduta da empresa “revela uma alarmante falta de compromisso com a transparência e a ética empresarial” e pode prejudicar relações com fornecedores e parceiros. “Empresas que não honram seus compromissos e propagam informações falsas tendem a enfrentar isolamento no mercado”, alerta.

A advogada defende a responsabilização dos envolvidos: “É imperativo que medidas sejam tomadas para proteger os consumidores e restaurar a integridade no mercado de turismo. A disseminação de informações falsas não pode ser tolerada, e os responsáveis devem ser devidamente penalizados”.

Para os consumidores lesados, a especialista recomenda procurar o Judiciário o quanto antes.

LEIA TAMBÉM:

Lista de melhores operadoras fere princípios de idoneidade empresarial e responsabilidade fiscal

Celso Guelfi, presidente da GTA, segue receita de gestão inteligente

0
Celso Guelfi, presidente da GTA – Global Travel Assistance é o entrevistado da série Entrevistas Presidenciais, espaço onde o DIÁRIO provoca outras discussões e abordagens além do trivial. Nesta entrevista não foi diferente. A jornalista Cecília Fazzini, acompanhada do editor Paulo Atzingen traçou uma linha inteligente na entrevista com Celso, líder de uma empresa que completa três décadas no mercado de agenciamento de seguros. Confira:
EDITORES DO DT

Menos é mais. Na GTA a máxima se aplica na simplificação de processos combinada à atenção pontual às agências de viagem e expediente ininterrupto na assistência ao passageiro. À frente dessa política da empresa de não dourar a pílula e, sim, valorizar e atender as demandas em todas as suas instâncias, está Celso Guelfi, presidente da GTA, de espírito informal e realizador, que nem na pandemia se eximiu de cumprir sua rotina no escritório, localizado na região central da capital paulista. “Sempre acordo muito cedo, e sinto necessidade de administrar meus negócios de forma presencial”, garante ele.

Guelfi também reúne em seu patrimônio uma empresa de logística, além de fazenda dedicada à plantação de soja, arroz, milho e criação de gado de corte no Estado do Tocantins. Amante do trabalho e da área que escolheu para empreender no turismo, ele, nascido em Tabapuã, Interior paulista, é ouvinte invariavelmente atento quando vendedores e representantes da GTA. Estes, vindos de diversas partes do País, se reúnem na sede da empresa para rever metas, aparar arestas na gestão, apontar problemas operacionais e comerciais, além de traçar estratégias, já que integram o grupo internamente denominado de Núcleo de Inteligência.

Com um exército que já ultrapassa o número de 3 mil colaboradores no atendimento, 153 profissionais na frente de vendas e 8 pessoas nas atividades administrativas, centrais em Miami, Colômbia e Rio de Janeiro, a GTA se consolida entre as três maiores empresas de assistência no País. 

Celso: valorizar e atender as demandas em todas as suas instâncias

A cobertura ao viajante, aplicação e vocação

O público em geral pouco sabe sobre os meandros da cobertura que o seguro viagem oferece. O senso comum, de acordo com o presidente da GTA, absorve tratar-se tão somente de cobertura médica/hospitalar, sem conhecimento de que é extensivo a atendimento odontológico e despesas farmacêuticas. É corriqueiro, no deslocamento aos destinos nacionais, o viajante optar em se garantir com o plano de saúde, de alcance estadual ou regional. Na hipótese desse viajante arcar com despesas, pode recorrer ao reembolso – pela tabela AMB, que corresponde a apenas 33% do valor pago. Além disso, observa Guelfi, o plano de saúde não prevê a compra de medicamento se necessário, nem traslado de corpo e nem repatriação. E não contempla cobertura de bagagem e nem dá suporte financeiro em cancelamento de viagem. “E este é o ponto fundamental que diferencia a assistência à viagem. Mantemos 28 motivações passíveis de cancelamento na GTA”, salienta.

Episódios inesperados ocorrem. Guelfi cita situações reais que podem provocar a desistência de viajar: casamentos desfeitos, o casal desiste de embarcar na viagem programada a dois; para aproveitar uma promoção ocorre a compra antecipada em 10 meses, nesse período uma criança pode ser concebida e nascer, a saída é adiada. E prossegue nos exemplos: uma desejada viagem de lua-de-mel e o casamento não se concretiza; férias suspensas ou perda de emprego; viagem de formatura mas ocorre a repetência escolar. Situações que estão entre as possibilidades de cancelamento previstas no seguro da GTA.

Evitar os tabus

Ainda há tabus como se é necessário contratar o seguro em viagens de curta duração, Guelfi desaconselha tal conduta, porque pesquisas comprovam que 98% dos casos de acidentes ocorre nos três primeiros dias da viagem. Por questões climáticas, com choque de temperatura; stress próprio do deslocamento; impacto do fuso horário sobre o bem-estar do passageiro e algum tipo de distúrbio alimentar. Para elucidar e promover o conceito de suas categorias de planos de assistência ao viajante, Guelfi relata uma providência atual: “há um trabalho de imagem da marca GTA destinado ao público final, que é o de despertar o desejo pelo nosso produto, sempre orientando que o consumidor, depois de fazer a opção, procure as agências de viagens parceiras”, reitera ele. E movido pelo mesmo objetivo de tornar a assistência da GTA ainda mais conhecida e acessada, o espírito empreendedor de Guelfi atribui valor à exposição através das redes sociais, sem qualquer intenção de realizar venda direta.

Entrevista foi feita pela jornalista Cecília Fazzini (Crédito: DT)

A soma de opiniões e experiência

Em linha com o que rezam as boas práticas de gestão, que inclui estratégia bem estruturada para atuar no mercado, o desenho do negócio GTA passa pelo estreito relacionamento com os representantes da empresa em todo o País. Eles que trazem na bagagem os sinais da demanda e dos concorrentes, contribuem em conjunto para diagnosticar acertos e pontos falhos e aparar arestas, em reuniões que medem de tudo um pouco. Assim funciona os encontros batizados apropriadamente de Núcleo de Inteligência. Por ele passam reflexões sobre o que o mercado está oferecendo, respeitadas as características e realidades regionais do negócio, adequação da equipe e das ferramentas tecnológicas. “A partir dos relatos de problemas e soluções apresentadas a gestão engrena melhor”, aponta Guelfi. O Núcleo de Inteligência, criado há mais de 15 anos, é uma espécie de pulo do gato, seja na área operacional ou comercial. “É preciso ter coragem para ouvir críticas”, reconhece Guelfi. De acordo com ele, o próprio modelo de administração da GTA foi construído, desde o início, valendo-se do feedback do agente de viagens, com queixas e sugestões, receita para aprimorar produto e atendimento, no universo do cliente GTA, no qual 80% tem o lazer como motivação da viagem.

Academia GTA

Sem abrir mão de capacitar pessoas, a GTA empresa conta com uma academia, criada durante a pandemia que, remotamente, transmite conhecimento a parceiros do Brasil todo. Contudo, as visitas presenciais às agências de viagens continuam a ser recurso indispensável para o treinamento do canal de vendas, além do call center que dá suporte à distância a praças com menor volume de vendas. Fora isso, acrescenta o presidente da GTA, há treinamentos em resorts, imersão que seleciona a praça a ser capacitada e representa mais um investimento que a GPA faz no aprimoramento comercial do produto, oportunidade que, igualmente, promove maior aproximação entre os agentes. “Também estamos presentes nas feiras de turismo, nada menos do que 22 eventos por ano”, acrescenta. Ainda nesse elenco de medidas que visam privilegiar o trade, há promoções e premiações aos parceiros, prova de fidelização e coerência ao formato original que a empresa e seu fundador insistem em conservar.

“Viajar é… tudo! Porque te traz conhecimento, traz troca de experiência” (Celso Guelfi, presidente da GTA)

Os caminhos do mercado e o Turismo

Se as lentes se voltarem para o movimento do mercado do Turismo após a pandemia, o que se vai encontrar, na observação do presidente da GTA, são empresas se reorganizando, agentes de viagens que já mantinham  grande afinidade com a carteira de clientes abrindo o próprio negócio, entre outras formas inusitadas de atuar. Esse rearranjo no perfil das agências leva à certeza, no entender de Guelfi, de que a base desse nicho de intermediação do negócio de viagem se alargou, ainda sem mensuração exata e nem caminhos para localizar, de pronto, os novos players. O empresário lamenta a falta da informação mais consistente a respeito, porque gera entraves no momento de costurar as estratégias para o segmento. Outro vetor pormenorizado, porém no que diz respeito ao universo dos contratantes do seguro viagem, é a alteração etária da população brasileira, com a longevidade despontada de forma significativa nas estatísticas, o que torna crescente o grupo de idosos se deslocando para destinos nacionais e internacionais.

Celso Guelfi: imagem do Brasil não é bem trabalhada, em especial no exterior

Missão do Negócio

Guelfi classifica que a imagem do Brasil, destino dotado de riquezas naturais e diversidade em atrativos turísticos, não é bem trabalhada, em especial no exterior. Para ele, o potencial de visitação do território nacional é mal comercializado e depende de maior esforço de vendas e marketing. “Atrair divisas para as bases dos destinos nacionais é fundamental, porque desencadeia o desenvolvimento das respectivas regiões e muda a história do local”, recomenda o presidente da GTA. A solução de unir os atores – público e toda a estrutura do setor privado – compõem a receita de tentar elevar a participação da atividade turística na riqueza nacional. “É uma espécie de missão do negócio, empreender esforço para despertar o interesse do visitante e viabilizar o destino”, ensina Guelfi que conhece quase 100 países. Ele aponta como gargalos a falta planejamento, de estratégia e de estrutura para cativar o turista internacional. “Os Estados Unidos realizam um filme numa determinada localidade e promove largamente o destino que serviu de cenário para a película, o que desperta o interesse em massa”, relaciona ele.

11 12 de maio de 2023

 

Estudantes da UERJ conhecem de perto o Ministério do Turismo em Brasília

O Ministério do Turismo promoveu, nesta terça-feira (08/04), um importante encontro com alunos do 7º período do curso de Turismo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). A reunião, realizada em Brasília (DF), foi organizada pela Assessoria de Participação Social e Diversidade (ASPADI) da Pasta e teve como objetivo aproximar os futuros profissionais da realidade do setor turístico nacional.

REDAÇÃO DO DIÁRIO 

Durante o evento, os estudantes conheceram de perto as atribuições do Ministério e puderam compreender como suas ações impactam diretamente o desenvolvimento do turismo no Brasil. Além disso, o encontro se consolidou como uma excelente oportunidade de troca de experiências entre o governo e a comunidade acadêmica.

“O evento foi importante, pois conseguimos compartilhar o conhecimento do Ministério com esses estudantes. Muito além disso, trabalhamos a escuta ativa, entendendo as demandas desses futuros profissionais da área”, destacou Jacqueline Salles, colaboradora da ASPADI.

Ao longo da visita, os alunos tiveram contato com representantes de diferentes setores da Pasta, como a Secretaria Executiva, a Secretaria Nacional de Políticas de Turismo (SNPTur) e a Secretaria Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo (SNINFRA). Esses momentos permitiram uma visão mais ampla sobre o funcionamento interno do órgão e as políticas públicas em andamento.

Formação prática e novas perspectivas

A programação incluiu a apresentação de ferramentas e iniciativas voltadas à qualificação dos estudantes e à valorização do turismo como motor do desenvolvimento sustentável. As ações discutidas poderão, inclusive, ser aplicadas nos estados de origem dos alunos, ampliando o impacto do conhecimento adquirido.

“Essa visita foi fundamental para a nossa formação. Conhecemos o espaço do Ministério, o dia a dia de quem trabalha aqui e como o trabalho é feito. As apresentações nos deram um norte da profissão, mas também nos fizeram acreditar no mercado de turismo no Brasil”, comentou a estudante Letícia Barbosa.

A iniciativa também foi elogiada pelo corpo docente da universidade. Para o professor Marcelo Sotratti, é essencial que os futuros profissionais tenham contato direto com o órgão que orienta e executa as políticas do setor no país.

“Quero agradecer ao Ministério por estar de portas abertas. Acredito que é primordial que todos os alunos de turismo do Brasil conheçam o Ministério, entendam a importância do trabalho que é feito aqui”, reforçou.

Com essa ação, o Ministério do Turismo reafirma seu compromisso com a formação de mão de obra qualificada e com o fortalecimento da relação entre governo e academia, preparando novos talentos para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do setor turístico brasileiro.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Salta e as delí­cias de uma Argentina ainda mais saborosa

No último dia 4 de julho a Aerolíneas Argentinas inaugurou o voo Guarulhos (SP) – Salta (Argentina) completando o ciclo de novos voos para o país vizinho, conforme anunciado pelo DIÁRIO. A cultura original da região noroeste do país, as paisagens, a produção de vinho e a gastronomia tornam Salta a primeira opção para brasileiros que querem substituir a neve de Bariloche e da Patagônia, ou trocar a agitação de Buenos Aires, tão conhecidos, por uma Argentina ainda mais autêntica e ainda mais saborosa!

por Mary Ellen Aquino (Com EDIÇÃO DO DIÁRIO)

Nesta viagem a Ronda dos Sabores realiza um tour gastronômico pela província de Salta, e apresenta essas experiências  realizadas em 9 restaurantes: Cerdo Negro (Cerrillos/Salta), Penã Folklorica Vieja Estación (Salta capital), Adobe (Salta capital), Adega Puna (Cachi/Salta), Hacienda Molinos (Molinos/Salta), Vinãs de Cafayate (Cafayate/Salta), Peña Doña Argentina (Cafayate/Salta), Estância las Carreras (Tafi de Valle/Tucumán), Guemes 125 (Cafayate/Salta) e Casa Chicoana (Chicoana/Salta). Dividiremos a reportagem em três partes para que você, leitor, possa conhecer um pouco melhor de cada restaurante.

A Argentina passa por uma variação monetária, então não vamos apresentar os valores do cardápio como de costume, mas isso não afetará seu tour gastronômico ao destino, você pode levar dólares e trocar nas casas de câmbio, que é o ideal ou usar o cartão de débito ou crédito.

Almoço no Cerdo Negro (Crédito: Mary Ellen Aquino)

Memórias do paladar

A região, no noroeste argentino,  tem inúmeras vinícolas (bodegas) e um vinho mais incrível que o outro, e, juntamente com a comida, cria-se a combinação perfeita marcar as memórias do seu paladar. As cidades visitadas têm muitas casas do típico doce argentino, o alfajor, com muitas variações de sabores, com coberturas diferentes, recheio de diversos doces além do tradicional de leite, uma opção ótima e barata para levar para casa e presentear familiares e amigos.

O próprio Kiko Fernández assa a carne de porco. (Foto: Mary Ellen Aquino).

Cerdo Negro

A quinta chama-se Finca La Montanera e o produtor Kiko Fernández que veio de Andaluzia na Espanha trazendo na bagagem a memória da produção do jamón ibérico e serrano. O mesmo jamón que é tradição na família do Kiko e é consumido 100% na Argentina  (700 peças por ano), nem ele mesmo sabe quando foi o início: “A produção de jámon sempre esteve na minha família, em todos os tempos e espero que meu filhos continuem com a tradição,” conta.

No cruzamento de três porcos, o Javali, o Duroc Jersey e Che Tapuy de Córdoba ele buscou chegar ao mais puro porco espanhol, o preto, e alimentá-los com bolotas (um fruto dos Carvalhos com castanha saborosa dentro e que auxiliam no combate ao envelhecimento, Alzmeimer e câncer e é usado para alimentar os porcos na fase final, antes ração equilibrada, capim e água), Kiko chegou a plantar na infância, Azinheiras, Sobreiros e Carvalhos. A carne do porco fica pendurada de 3 a 6 anos, todas as partes são aproveitas na Finca La Montanera.

Experiências

A experiência Cerdo Negro ocorre no almoço e jantar para os visitantes em grupos, para beber o vinho Torrontés (aroma floral e cítrico, muito perfumado, com certa acidez) e o Malbec Grand Reserve da vinícola Piattelli (aroma de frutas vermelhas), prove e agende uma degustação com chocolate na vinícola Piatelli (Cafayate- Salta).

A degustação começa com os embutidos derivados do porco, sabor leve e marcante, textura macia, corte fino (na Espanha tem até competição de corte de jámon) passando para as folhas de alface verdinhas e tão bonitas, assim como os tomates, a argentina produz tomates doces e muito saborosos, o mix de batatas assadas bem coradas e tostadas por fora e fofa por dentro, todos de agricultores locais, a costela é assada com sal, alecrim e folhas de louro, carne macia, saborosa e perfumada. Uma experiência única com ingredientes saudáveis, que começou há um ano e recebe muitos locais e estrangeiros.

Serviço: RP 24 km 5,5 Finca La Montanera, A4403 Cerrillos, Salta, Argentina. Telefone: + 54 387 685 4184

Grupo de dança folclórica, Vieja Estácion. (Foto: Mary Ellen Aquino).

Peña Folklorica Vieja Estación

Um lugar para ver e ouvir a Argentina,  a dança folclórica fica por conta do La Guardia de Guemes, eles animam uma competição de passos que vai arrancar boas gargalhadas e fazer soltar palmas espontâneas, eles são excelentes no que fazem, são seguidos por um grupo musical, o Kaymanta, que vão te fazer imaginar estar no Festival de Cosquin (o mais importante de música folclórica da Argentina, que dura nove dias), o grupo de músicos é um show de talentos.

O local fica numa antiga estação de trem, bem movimentada nas décadas de 50 e 60 do século passado, virou zona boêmia, lançou diversos cantores ao estrelato argentino, e movimentou a vida artística de Salta, com dançarinos, poetas, músicos.

Na decoração bandeiras argentinas penduradas, lustres redondos dourados e muitos quadros na parede que contam a história do lugar. Na cozinha comida típica: Empanadas saltenhas de entrada (todos os lugares na Argentina fazem bem as empanadas salgadas), e a Tamal, que é uma espécie de pamonha com carne dentro, em formato redondo, mas se você esperar o sabor da pamonha brasileira vai se decepcionar, pois é diferente, um bolinho de milho com carne moída e ervas de recheio, vem com textura de pamonha goiana, quentinho na trouxinha de palha. O prato principal eleito foi um bife de costela com osso (Asado en tiras). Eis ai o primeiro choque cultural: veio três pedaços gigantes de bifes, muita comida mesmo, com fritas e salada de tomate e alface, um prato que pode ser dividido tranquilamente. De sobremesa: queijo com melaço de cana e sorvete de nozes.

Serviço: Balcarce 875 –Salta, Argentina. Telefone: + 54 0387 421 7727 e-mail:info@laviejaestacion.com.ar

Restaurante Adobe e um pouco de todas as comidas argentinas típicas. (Foto: Mary Ellen Aquino).
Restaurante Adobe Cocina Regional

No coração de Salta, ao lado do nosso hotel, uma casa do século 18 nos recebeu para um jantar. O local por si só é um evento histórico, as mesas foram feitas das portas antigas da casa, tem o Fernando o garçom celebridade, uma selecionada carta de vinhos argentinos, muitos produzidos ali mesmo em Salta e cerveja Salta, entre as massas, os sorrentinos: de llama, cabrito e jamón, produtos típicos da região. O cardápio ainda tem pratos com carne bovina, frango e porco.

A Tábua Salteña foi a eleita para um mix completo da culinária local: empanadas argentinas com todo tipo de recheio: carne de vaca, porco, queijo, llama, cabrito vem quente e bem temperada e um molho de tomate picante a parte que é maravilhoso, tigelas de ensopados com variação de carnes, lentilha, milho e o tamal. Uma excelente opção para conhecer uma pouco de tudo que Salta tem a oferecer, como o Humita en Chala (espécie de pamonha assada) e Humita a la Olla (ensopado de milho), o Locro (ensopado a base de abóbora, feijão e milho)

De sobremesa, sorvete de baunilha com calda de caramelo e doce de cayote, uma abóbora-chila com aparência externa de melancia, típica do noroeste argentino, bem popular nos restaurantes e cafés locais.  O Adobe tem vista para praça e tem uma decoração para lá de charmosa.

Serviço: Endereço: Caseros 511 Primer Piso, A4400 Salta, Argentina.

DIÁRIO 20 ANOS – Publicado dia 17 de julho de 2022


*O DIÁRIO viajou a convite da Província de Salta com Seguro GTA

 

Luis Raul Asmet, enólogo, fala dos vinhos das alturas

Luis Raul Asmet antes de assumir a vinícola Puna trabalhava em Mendoza. Ele está à frente de projetos com vinhos em Salta há 24 anos e desde 2014 na Puna. Auxiliou mais de 10 vinícolas na região a iniciarem e progredirem nos seus negócios. O DT conversou com ele, confira:

O que diferencia a plantação dos vinhos produzidos em Cachi, Salta dos demais?

Luis Raul Asmet: Sempre estamos em busca de região com maior altitude na plantação das uvas, pois temos uma diferença no tipo de vinhos que produzimos nas alturas, isso tem a ver com a fisiologia da planta. Durante o dia a planta tem o processo de fotossíntese, e por estar nas alturas a radiação solar é mais forte, a fotossíntese é mais intensa e isso se traduz no motor que tem a planta (fotossíntese) que vai produzir maior quantidade de compostos que irá se distribuir no vegetal e se concentrar no fruto.

Os rótulos da vinícola Puna em Cachi, Salta na Argentina. Alguns premiados em concursos internacionais. (Foto: Mary Ellen Aquino).

Além do processo de fotossíntese, há outras manifestações da viticultura nas alturas?

Luis Raul Asmet: O outro processo que ocorre nas 24 horas da planta é a respiração, que não tem influência da luz, mas da temperatura, é um processo inverso, é de consumo, a fotossíntese é um motor que cria. Como a respiração não para entre dia e noite há um determinado consumo do que produz a planta por este processo, ao ter noites mais frias, a temperatura cai, a respiração se atenua mais que nos países baixos ou de menor altitude, vamos ter uma de consumo menor, que no final do ciclo de amadurecimento da uva, vai ser possível obter uma uva com maior concentração, sobretudo de tanino, matéria colorante, ácido e outros componentes aromáticos. Em síntese, o que conseguimos nessa região são uvas mais concentradas em componentes, é como se tivesse um diamante bruto, isso não significa que vai conseguir um vinho espontaneamente, tem que saber trabalhar esta condição de fruta para extrair o melhor proveito possível o vinho que vai obter.

Vinícola Puna, em Salta (Crédito: Mary Ellen Aquino)

Quais os vinhos que a vinícola Puna tem produzido?

Luis Raul Asmet: Aqui temos uma distribuição dos vinhos que fazemos (aponta para as garrafas), vou começar pelos brancos: o Torrontés é uma uva que foi muito difundida no Noroeste Argentino, Salta.  Passa a ser a maior expressão dessa variedade no país. Nós aproveitamos essa variedade para dois tipos de vinhos, um Torrontés seco e outro suave natural, que tem uma espera mais longa para ter mais concentração de açúcar da própria fruta. Também fazemos um Sauvignon Blanc, que vende tudo o que é produzido por sua singularidade. Não tenho ele para venda.

Entre os suaves fazemos também um rosé Malbec, a maceração é curta, pois a cor está na pele da uva, então o contato com a pele é rápido, menos de 24 horas e se fermenta sem a pele, como se fosse um vinho branco. E neste caso também tem o controle do amadurecimento da uva para deixar no teor do álcool e açúcar restante.

E de todas as gamas de vinhos tintos que fazemos, o mais alto é o Gran Reserva, as características do Gran Reserva é que tem que ter passado dois anos em barrica e um tempo de garrafa. Nós fazemos com o Malbec que é a uva emblemática dos vinhos tintos que produzimos e na potencialização do gran final trabalhamos com a prestigiada enóloga espanhola Maria Isabel Mijares, logo nos encontraremos para finalizar o de 2020, que está dois anos na barrica, nós provamos e elegemos as barricas que vamos usar.

Um dos vinhos premiados no VIRTUS INTERNATIONAL AWARD LISBOA 2021 (Crédito: Mary Ellen Aquino – DT)

Serviço:

BODEGA PUNA

Km 6,5 Camino a la Aguada – Cachi, Salta – Argentina – CP 4417. Dirección Comercial
Miguel de Cervantes 2240 – Grand Bourg . Telefone(+54 387) 5685737

DIÁRIO 20 ANOS – Publicado originalmente dia 21 de julho de 2022

ABAV TravelSP 2025 cresce 7,6% e reforça compromisso com sustentabilidade

A 47ª edição da ABAV TravelSP, que terminou nesta sexta-feira (10), no Royal Palm Hall, em Campinas, se consolidou como um marco no calendário do turismo nacional. Com crescimento expressivo e foco em inovação, o evento reuniu profissionais de todo o Brasil e de diversos países, promovendo negócios, networking e debates sobre sustentabilidade no setor. Todos esses itens foram confirmados no fechamento do evento, durante uma coletiva de imprensa.

por Paulo Atzingen, de Campinas*

Crescimento e alcance internacional

“A quantidade de visitantes, inclusive de outros estados e países, foi bastante expressiva. Todo o trabalho que a gente pretendia realizar nessa feira, conseguimos cumprir”, destacou Bruno Waltrick, presidente da ABAV-SP | Aviesp. Ele adiantou que o evento registrou 6.281 visitantes ao longo dos dois dias, representando um crescimento de 7,6% em relação ao ano anterior. Além disso, houve um aumento de 40% na metragem da feira, totalizando 5.000 m², e a presença de 272 marcas em 116 estandes.

A capilaridade da feira também impressionou: “Recebemos visitantes de todos os estados do Brasil, incluindo o Distrito Federal, e de 15 países diferentes, das regiões da Ásia, África, Europa e das três Américas”, afirmou Waltrick. Em termos de origem dos visitantes por cidade, segundo Bruno, 28% vieram da cidade de São Paulo, 16% de Campinas e os demais de outras 409 cidades.

ABAV TravelSP 2025
O evento registrou 6.281 visitantes ao longo dos dois dias, representando um crescimento de 7,6% em relação ao ano anterior (Crédito: Éric Ribeiro )

Flexibilidade e Planejamento Estratégico

O jornalista Ariel Figueiroa, da Coluna de Turismo de Ilhéus, questinou sobre a projeção de crescimento para os próximos anos e a Juliana Assunção, diretora da ABAV-SP | Aviesp, explicou:

“A gente mudou a data com base nos roadshows em que participamos nos últimos meses. Temos uma colaboradora focada em visitar cidades do interior, e passamos por oito delas. Quando estivemos nessas cidades, os associados com quem conversamos nos pediram para alterar um pouco a data. Então, trazemos o evento para os dias 11 e 12 de março. Vamos sentir como será, e seguimos com a flexibilidade que sempre tivemos — o hotel também nos permite essa adaptação.”

A diretora ainda acrescentou que a construção do evento é para os agentes de viagens, expositores e imprensa. “Nosso evento sempre foi muito humanizado. Não é à toa que todos vocês fazem parte dessa história. A gente vai construindo juntos, aprendendo juntos. Por isso, ainda não conseguimos fazer projeções exatas”, afirmou frisando que já “estamos mudando bastante a história”. Segundo Juliana, existem mercados e fornecedores que serão abordados no próximo ano. “Por exemplo, este ano tivemos, pela primeira vez, uma área dedicada aos Estados Unidos. Há outras novidades que queremos trazer e que já estão em nosso plano estratégico, mas ainda não temos números definidos para essa projeção de crescimento,” ponderou. 

ABAV TravelSP 2025
Fernando Fernandes (diretor da ABAVsp), Antonio Dias (presidente do grupo Royal Palm Plaza), Bruno Waltrick   (presidente da ABAVsp), Juliana Assunção (diretora executiva da ABAVsp) e Edmar Bull (vice-presidente da ABAVsp)

Compromisso com a Sustentabilidade

Em resposta ao DIÁRIO DO TURISMO, sobre ações relacionadas ao ESG – Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança), Juliana Assunção afirmou:

“Tem sim. Temos duas ações voltadas para o ESG com dois parceiros. A primeira é com a R1: todos os tecidos utilizados nos estandes são reutilizados e doados para a Primavera, uma ONG aqui de Campinas que ajuda crianças e adolescentes. A segunda ação é com apoio de um associado nosso, o Grupo Tour House, para conseguirmos o selo de neutralização de carbono. Essas são as duas principais ações que estamos realizando,” enumerou.

 “No verso do crachá de todos vocês, colocamos informações sobre ESG, falando sobre descarte de materiais, crachás e a nossa responsabilidade com a sustentabilidade. A gente vem plantando essa sementinha — é um processo,” arrematou a diretora.

ABAV TravelSP 2025
“No verso do crachá de todos vocês, colocamos informações sobre ESG, falando sobre descarte de materiais, crachás e a nossa responsabilidade com a sustentabilidade”, afirmou Juliana Assunção, diretora da ABAV-SP (Crédito: Éric Ribeiro)

Iniciativas Sustentáveis​

Antonio Dias, presidente do grupo Royal Palm Plaza, também destacou as iniciativas sustentáveis: “Quero aproveitar para destacar o trabalho da R1. Em quase toda feira, muito poucos estandes adotam essa prática. Em eventos tradicionais, com estruturas de madeira, marcenaria e lona, tudo isso acaba sendo descartado no lixo. Se vocês andarem pela feira com calma, vão ver que todos os painéis são de tecido. É uma mudança significativa. Esse projeto da R1 é muito sustentável. Reduzimos bastante o lixo produzido. Em feiras tradicionais, há muito material desperdiçado — lona, madeira, impressão — e aqui não temos nada disso. Depois, esses tecidos ainda são utilizados como enchimento para as bonequinhas do Projeto Primavera”, afirmou Dias.

Ele lembrou que o Projeto Primavera é realizado em Campinas e é voltado principalmente para mulheres em situação de violência. “Elas confeccionam essas bonequinhas com muito carinho, e o forro delas é feito com os tecidos reutilizados dos eventos. É um projeto lindo do ponto de vista ESG, com responsabilidade social. Essa sempre foi uma preocupação nossa — e, de verdade, é um projeto muito bonito. Uma empresa com propósito de verdade, ” completou.

ABAV Travel SP
Em termos de origem dos visitantes por cidade, segundo Bruno, 28% vieram da cidade de São Paulo, 16% de Campinas e os demais de outras 409 cidades.

*O jornalista viajou a Campinas convidado pela ABAV SP.

Olímpia (SP) terá aeroporto internacional com capacidade para 1 milhão de passageiros

0

O estado de São Paulo se prepara para receber um novo aeroporto internacional, que será construído na cidade de Olímpia, localizada na região de São José do Rio Preto. De acordo com a prefeitura, as obras estão previstas para começar ainda no primeiro semestre de 2025, marcando um passo importante para o fortalecimento da infraestrutura aérea no interior paulista.

REDAÇÃO DO DIÁRIO

Com uma pista projetada de 2,1 km de extensão por 45 metros de largura, o aeroporto já nasce com possibilidade de expansão futura para 2,5 km, o que permitirá atender voos de maior alcance. O projeto inclui ainda um pátio de aeronaves com 200 metros, possibilitando a movimentação simultânea de até seis aeronaves de grande porte, como modelos da Boeing e Airbus. Além disso, está previsto o recebimento de aviões cargueiros, reforçando o potencial logístico da nova estrutura.

Capacidade e investimentos

A expectativa é que o novo terminal atenda até 1 milhão de passageiros por ano, contribuindo significativamente para a descentralização do tráfego aéreo no estado. Segundo a Prefeitura de Olímpia, a área total construída terá pouco mais de 2 mil m², localizada a 20 km do centro da cidade. O projeto já possui CNPJ e CEP definidos, o que demonstra o avanço do planejamento.

O investimento inicial estimado é de R$ 500 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os recursos serão direcionados tanto para a construção quanto para o desenvolvimento da infraestrutura necessária.

Infraero assume gestão e planejamento

A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) será responsável por implantar, administrar e operar o Aeroporto do Norte Paulista. A outorga foi assinada em outubro de 2024 pelo Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Além da gestão, cabe à estatal realizar os estudos prévios, definir o volume de investimentos e avaliar fatores estratégicos, como a demanda turística e econômica da região e o nível de saturação dos aeroportos próximos.

Esse projeto visa não apenas melhorar a logística regional, mas também impulsionar o turismo e os negócios na região norte do estado de São Paulo. Com forte vocação para o turismo, Olímpia já se destaca por atrair visitantes ao longo de todo o ano, o que reforça o potencial de sucesso da nova estrutura aeroportuária.

Fonte: Uol

Brasil bomba no turismo mundial e entra no top 5 global de buscas em 2025

Com uma combinação irresistível de praias paradisíacas, cidades vibrantes e atrações culturais diversificadas, o Brasil segue entre os destinos mais desejados no turismo internacional. Segundo levantamento da plataforma global Booking.com, o país aparece entre os cinco destinos mais procurados do mundo para o período de abril a junho de 2025, ficando atrás apenas da Espanha, Itália, Estados Unidos e França.

REDAÇÃO DO DIÁRIO 

Em comparação com o mesmo período de 2024, as buscas por acomodações no Brasil cresceram 61%, evidenciando o crescente interesse global pelos atrativos brasileiros.

Rio de Janeiro lidera buscas para férias de julho

Entre os destinos nacionais, o Rio de Janeiro se destaca como o mais procurado por turistas estrangeiros para as férias de julho, com um aumento de 80% nas buscas, em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse desempenho acompanha os números positivos da chegada de visitantes internacionais ao estado nos primeiros meses de 2025.

De acordo com dados do Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur e a Polícia Federal, o Rio recebeu 502.259 turistas internacionais apenas em janeiro e fevereiro — sendo 240.151 em janeiro e 262.108 em fevereiro — o que representa uma alta de 50% em relação a 2024.

“A cidade maravilhosa é uma das principais portas de entrada de turistas internacionais no Brasil e isso é fruto do enorme trabalho realizado pelo Governo Federal para melhorar a infraestrutura, facilitar o acesso e ampliar a promoção do Brasil lá fora, tornando os nossos destinos ainda mais atrativos”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Cidades como Búzios, Foz do Iguaçu e Porto de Galinhas também se destacam

Além da capital fluminense, outros destinos brasileiros têm ganhado destaque nas buscas de viajantes internacionais. Entre os destaques estão:

  • Foz do Iguaçu (PR): aumento de 248%

  • Porto de Galinhas (PE): crescimento de 153%

  • Búzios (RJ): alta de 144%

  • Florianópolis (SC): aumento de 108%

Esses dados reforçam a diversidade da oferta turística nacional, que atrai desde viajantes em busca de praias e natureza até aqueles que buscam experiências urbanas e culturais.

Interesse internacional cresce, com destaque para argentinos, chilenos e franceses

No ranking das nacionalidades que mais ampliaram o interesse pelo Brasil em julho de 2025, os argentinos lideram, com um salto de 137% nas buscas. Em seguida aparecem os chilenos (+53%), franceses (+66%) e norte-americanos (+57%), consolidando o país como destino de destaque na América do Sul e na rota de grandes mercados emissores.

Viagens nacionais também crescem, com destaque para o Nordeste e a Serra Gaúcha

Entre os brasileiros, destinos como Gramado (RS) e Fortaleza (CE) aparecem como os mais buscados, com aumento de 11% nas pesquisas. Maceió (AL) registrou crescimento de 73% e Porto Seguro (BA) também figura entre os favoritos. A preferência se dá pela variedade de experiências, que vão do clima serrano ao litoral ensolarado, com boa oferta de lazer, gastronomia e cultura.

A pesquisa da Booking.com ainda revela que, entre abril e junho, o Rio de Janeiro lidera a intenção de viagem nacional, seguido por São Paulo, Ubatuba, João Pessoa e Porto de Galinhas.

Busca por passagens confirma tendência de alta

O estudo também analisou as buscas por passagens aéreas em julho. Entre os destinos mais procurados pelos brasileiros estão:

  • Salvador (BA): +148%

  • Fortaleza (CE): +56%

  • Maceió (AL): +46%

  • Natal (RN): +49%

  • Recife (PE): +43%

Conheça o Brasil: campanha do MTur incentiva turismo interno

Lançado em 2023, o movimento “Conheça o Brasil”, coordenado pelo Ministério do Turismo, tem como objetivo estimular as viagens nacionais. A campanha promove maior conectividade e mobilidade entre os destinos, além de incentivar a geração de negócios, empregos e renda nas comunidades receptoras. A iniciativa vem reforçando a competitividade do turismo brasileiro e o posicionamento do país como destino de destaque no cenário internacional.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo