Vendas já estão disponíveis nos canais da Azul e os novos voos para o Uruguai no período de dezembro a março de 2025
A Azul, maior companhia aérea em número de voos diários e cidades atendidas no Brasil, terá dois novos voos para o Uruguai na alta temporada de verão: um voo direto entre Florianópolis e Montevidéu, na capital uruguaia, de 16 de dezembro de 2024 a 7 de março de 2025; e outro de Campinas para Punta del Este, famoso destino de férias no litoral do país vizinho, de 18 de dezembro de 2024 a 2 de fevereiro.
Os voos de Florianópolis (SC) para Montevidéu acontecerão às segunda e sextas-feiras, decolando às 12h de Florianópolis e pousando às 13h55 em Montevidéu. Já a volta acontece às 15h10, chegando às 16h55 na capital catarinense. Já os voos de Campinas (SP) para Punta del Este acontecerão sempre às quartas e domingos, saindo às 9h25 de Campinas e chegando às 11h55 no balneário. O retorno acontece às 13h10, com chegada prevista às 15h40. Ambas as operações serão realizadas em aeronaves Embraer E2, com capacidade para 136 clientes.
“Punta del Este é um destino para onde já temos voos a partir de Guarulhos (SP), mas vimos a oportunidade de incluir este voo direto a partir do nosso principal hub, aumentando assim a conectividade e possibilitando receber a demanda tanto de Campinas e interior de São Paulo, quanto de outras regiões do país. Já entre Montevidéu e Florianópolis temos um grande fluxo de turistas entre os países, pois muitos também querem aproveitar as praias e festas de Florianópolis no período”, explica Vitor Silva, gerente geral de Malha, Planejamento Estratégico e Alianças da Azul.
Mais novidades a partir de Campinas, principal hub da Azul
Voos extras para Orlando
Com seus famosos parques de diversão, lojas e muito entretenimento, a cidade de Orlando, um dos destinos de férias mais procurados pelos brasileiros nos Estados Unidos, terá voos extras da Azul saindo de Viracopos no próximo verão. Entre 16 e 23 de novembro
deste ano, além do voo operado diariamente, haverá um voo extra aos sábados. Já partir de 30 de novembro, a frequência extra passa a ser diária, e os Clientes contarão com duas saídas por dia de Campinas.
Voos na madrugada na alta temporada
Outra novidade para Campinas será os voos extras que acontecerão durante a madrugada, nos dias 21 e 28 de dezembro de 2024, e 4, 6, 11 e 13 de janeiro de 2025. Ao todo, serão 68 decolagens durante a madrugada nesse período, com destino os aeroportos de Brasília
(DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Galeão (RJ), Goiânia (GO), Londrina (PR), Presidente Prudente (SP), Ribeirão Preto (SP), São José do Rio Preto (SP), Uberlândia (MG) e Chapecó (SC).
Com a atenção em 360º, Antonietta Varlese, SVP de Sustentabilidade e Comunicação da Accor Américas na Divisão Premium, Midscale & Economy orquestra metas e avalia as perspectivas que visam alinhar o Brasil e os demais mercados da Região com o propósito global da rede. Nesta entrevista exclusiva ao DIÁRIO DO TURISMO, a executiva fala de avanços e decifra o dia-a-dia nos hotéis da marca, a fim de cumprirem protocolos e adotarem boas práticas de ESG.
Por: Cecília Fazzini, com EDIÇÃO DO DIÁRIO
O pioneirismo da Accor na hotelaria responsável, conforme o que se extrai da fala de Antonietta Varlese, resulta de um conjunto de medidas e gestão pontual à frente de questões ambiental e social. Ela classifica três pilares estratégicos que norteiam a tomada de decisão para consolidar o conceito de ESG nos hotéis da marca: estadia, alimentação e realizações voltadas para a comunidade e áreas do entorno onde estão situados os empreendimentos.
A evolução é acompanhada de perto, conforme a executiva, desde o start do departamento de sustentabilidade da Accor, em 1994, pela relevância que essa diretriz ganhou. De relatórios ambientais, no início dos controles ao destaque nos resultados hoje, a mudança nos demonstrativos. “Os dados não financeiros – de ESG – tem o mesmo peso que as informações financeiras”, explica Varlese. O panorama é ditado pela nova regulamentação da União Europeia – CSRD (Corporate Sustainability Reporting Directive), ao prever que empresas do bloco ou subsidiárias especifiquem o quanto suas ações ambientais, sociais e de governança influenciam em seus negócios.
O nível de detalhe, de acordo com ela, está explicitado em “informes sobre como se dá internamente a questão dos direitos humanos, como tratamos as pessoas e muito o aspecto ambiental, em conformidade com o Protocolo de Paris, de 2015, especificamente sobre o tema do aquecimento global, que inquieta a todos”.
“Os dados não financeiros – de ESG – tem o mesmo peso que as informações financeiras”, Antonietta Varlese, SVP de Sustentabilidade e Comunicação da Accor Américas na Divisão Premium, Midscale & Economy
Compromisso com a Ciência
Varlese reafirma o compromisso da Accor em se manter na vanguarda de basear seus dados de ESG na Ciência, nada do que se mensura, segundo assinala, é aleatório. Essa desejável transparência alcança a meta de redução na pegada de carbono de 46% até 2030, o que corresponde a 7 milhões de toneladas no âmbito global, sendo que as Américas respondem por 3% desse volume. E, até 2050, zerar totalmente as emissões.
Para aumentar a eficiência na gestão da sustentabilidade, a Accor conta com a tecnologia como aliada. Desde o início deste ano, o software GAIA 2.0, consolida as ações e mensura as emissões de gases de efeito estufa, além do consumo de energia, gás e água (informados nos extratos mensais), sinaliza desperdício de alimentos, resíduos, nível de utilização de artigos de plástico descartáveis nas dependências dos hotéis, além de inventariar outros itens. “E é uma ferramenta que vai evoluindo à medida em que a necessidade de dados aumenta”, relaciona Varlese. A captação de dados se tornou uma tarefa muito mais séria, para assegurar maior assertividade no que vai ser transmitido.
“A gestão ambiental conta com ajuda da tecnologia capaz de mensurar emissões de gases de efeito estufa, consumo de energia e desperdício de alimentos”, Antonietta Varlese – SVP de Sustentabilidade e Comunicação da Accor Américas na Divisão Premium, Midscale & Economy
Capacitação de colaboradores e bônus
A SVP de Sustentabilidade e Comunicação também cita a capacitação como via para difundir os conceitos. Colaboradores e gerentes de hotéis Accor participaram do programa global de treinamento School for Change, em 6 módulos. As metas de ESG dizem respeito, indistintamente, a todos os quadros da empresa, que selam a participação conjunta nos objetivos a serem atingidos. Varlese lembra que esse compromisso está atrelado à performance de cada funcionário, referendada no bônus individual a ser recebido por ele.
Grau de maturidade dos países
Se o uso intensivo de energia verde no Brasil tem uma característica e o México se vê às voltas com a impreterível dessalinização da água, isso prova que há especificidades nos países das Américas. Seja pelo maior uso de energias limpas e distintas realidades econômicas, ambientais, culturais e de mercado. Esse o panorama sob a responsabilidade da gestora, desde janeiro de 2023, nas divisões Premium, Midscale & Economy. Ela ressalta que as regras Accor são válidas para todas as regiões, porque a meta é global. A diferença está no grau de maturidade em ESG de cada país. O que vale dizer que a variação da pegada de carbono ocorre em função das características e desafios locais.
Normatização de consumo
Os critérios pedem um grau de imersão a ponto de saber, a propósito, como se dá a mudança na conta de energia, a reutilização e qual a solução para salvar essa energia e também o consumo de água. Os guidelines da área de Design & Technical Services da Accor sinalizam esses parâmetros no momento da construção ou reforma de hotéis pelos investidores.
“O diferencial no bloco das Américas é o grau de maturidade em ESG de cada país”, Antonietta Varlese, SVP de Sustentabilidade e Comunicação da Accor Américas na Divisão Premium, Midscale & Economy
Olhar para o grau de desperdício na alimentação é outra frente relevante da gestão de ESG na rede. Apesar de ainda elevadas, hoje cerca de 40% dos hotéis já calculam essas perdas. E aportes estão sendo feitos com retorno assegurado, compara Varlese. “Hoje um sistema de trituração elimina alimentos direto para a área de resíduos, reduzindo volume de lixo produzido”. E uma base de dados indica o que pode ser diminuído no abastecimento de gêneros, o que tem revertido em êxito na missão de minimizar prejuízos. Ainda há a oferta de comida excedente para algumas ONGs, mas esse não é o objetivo final e sim fazer com que a estrutura do hotel seja autossustentável. Depois do tema energia, a alimentação é o segundo item no compromisso Accor com a pegada de carbono.
O crivo e a aplicação de boas práticas no terreno do ESG, conforme a executiva, contam com a participação de certificadoras internacionais – Green Key e outras – que emitem a garantia de que todo o modelo operacional está em linha com os padrões globais. “A meta é uma estrutura limpa, sem resíduos”.
Homologar fornecedores
Mas como comprometer a cadeia de fornecimento com a gestão de ESG da rede? A Accor possui plataforma própria de compras, a Astore que presta serviços na intermediação também para outros hotéis. A partir dessa expertise, focada no segmento da hospitalidade, os fornecedores são auditados. “Além de produzir resultados não financeiros com as ações de sustentabilidade, é preciso atestar também com quem a empresa se relaciona. E os clientes, em sua seleção, são sensíveis à este item, em particular o hóspede corporativo, para quem esse critério é eletivo”, frisa Varlese.
Brasil bem situado, área social é destaque
“Uma excelente aceitação”. Essa é a forma que a executiva recebe o veredito de gerentes, parceiros e investidores em relação à forma como é conduzida a trajetória de ESG da Accor no Brasil. Ela considera que os hotéis no País que levam a marca são muito colaboradores no sentido de cumprirem as metas, além da grande vantagem de poder contar com boa matriz renovável, verde. A expectativa é prosseguir com a descarbonização dos hotéis com maior facilidade.
Mas a ‘menina dos olhos’ – quando o tema é o reconhecimento do que está sendo realizado no Brasil – são os programas sociais. Uma constatação que Varlese faz ao mesmo tempo em que assegura que diversidade, inclusão e equidade de gênero são conceitos vividos na prática. A acolhida em seu quadro funcional de pessoas da comunidade LGBT empresta relevância ao projeto de responsabilidade social. “Tanto as pesquisas internas que detectam aprovação da conduta corporativa, quanto a busca de emprego por profissionais, que elegem a Accor como local para trabalhar, justamente pelo ambiente plural com que se deparam”, acrescenta ela que é membro do Conselho da IGLTA – International LGBT Travel Association.
A equidade se soma ao prestígio da meta brasileira. Mais de 50% do quadro de gerentes é constituído por mulheres, que ainda são beneficiadas por projetos de valorização e priorização. O estímulo ao primeiro emprego, na rede Ibis, que é uma hotelaria mais enxuta também tem o viés social. A veia formativa da Academia Accor está relacionada ao mesmo mérito, incluindo treinamento bem- sucedido realizado com transgêneros. As iniciativas de inclusão racial e a admissão de refugiados nos hotéis prosseguem e tem resultado de forma satisfatória. Ainda no mesmo enredo está o programa “Acolhe” – realizado em parceria com o Instituto Avon – que, sob critérios, oferece hospedagem temporária nos hotéis a mulheres vulneráveis, vítimas de violência doméstica.
“Os hotéis estão prontos, retiramos todas as embalagens em plástico, constituímos cardápios à base de vegetais, e nos preparamos para esse momento”. Antonietta Varlese, SVP de Sustentabilidade e Comunicação da Accor Américas na Divisão Premium, Midscale & Economy
Preparar hotéis para a COP 25
A confirmação da cidade de Belém (PA) como sede da Conferência do Clima sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas, a ser realizada de 10 a 21 de novembro de 2025, gera expectativa na hotelaria local. A Accor, conforme Varlese, se prepara para certificar – através da Green Key – os cerca de 8 hotéis na capital paraense. “Os hotéis estão prontos, retiramos todas as embalagens em plástico, constituímos cardápios à base de vegetais, e nos preparamos para esse momento”.
Para informações globais de sustentabilidade da rede acessar
*Entrevista realizada pelos jornalistas Cecília Fazzini e Paulo Atzingen durante a Equipotel, em São Paulo, sem a utilização de AI.
No verão norte-americano de 2025, Delta terá mais de 700 voos semanais para 33 destinos europeus; destaque é a Itália, onde a companhia aumentará seu serviço em mais de 10%
A Delta está se preparando para um verão (do Hemisfério Norte) inesquecível em 2025, oferecendo mais oportunidades do que nunca para explorar os destinos mais cativantes da Europa, desde as praias ensolaradas da Catânia, na Sicília, até o charme histórico de Roma.
Os destaques incluem a programação transatlântica mais expansiva da Delta a partir dos principais hubs, como Nova York-JFK, Atlanta, Boston, Minneapolis-St. Paul e Detroit, juntamente com uma experiência de viagem aprimorada com a estreia dos Delta One Lounges, wi-fi internacional gratuito e mais assentos premium nas aeronaves A330-900 e A350-900.
“Com mais de 700 voos semanais para 33 destinos europeus e além deles, estamos expandindo o acesso a cidades importantes como Barcelona e Dublin com novas rotas, enquanto introduzimos nosso primeiro serviço sem escalas para Catânia, na Sicília”, disse o vice-presidente sênior de Planejamento de Rede da Delta, Joe Esposito.
“Também inauguramos recentemente um impressionante Delta One Lounge no aeroporto JFK, com outros que chegarão a Los Angeles, Boston e Seattle. Juntamente com o lançamento do wi-fi internacional gratuito e o aumento de assentos premium em toda a nossa frota, estamos garantindo que nossos clientes desfrutem do melhor em conectividade e conforto, desde o momento em que chegam ao aeroporto até quando aterrissam”.
Mais rotas a partir de Atlanta e Detroit
A Delta continua a expandir suas ofertas transatlânticas a partir de Atlanta, acrescentando mais opções para os viajantes explorarem a Europa. Com quatro voos semanais adicionais para Atenas, elevando o total para 11, a Delta fortalece sua posição como a principal companhia aérea dos Estados Unidos para a Grécia.
Os viajantes também podem desfrutar de três voos semanais extras para Barcelona e Roma, totalizando 10 e 17, respectivamente, ou optar por um serviço diário para Zurique, para uma escapada espetacular para a Suíça.
Em Detroit, a Delta está transformando seu serviço para Munique em voos diários, tornando mais fácil para os viajantes explorarem o coração da Bavária.
Pesquisa com apoio educacional do Senac São Paulo, indica estratégias de negócio, remuneração e benefícios para atração e retenção de talentos
Com o objetivo de fomentar uma maior transparência no setor e fornecer informações precisas para a elaboração de estratégias sustentáveis de remuneração, o Sindicato Patronal das Empresas de Turismo do Estado de São Paulo (Sindetur-SP), em parceria com a Celerh e o apoio educacional do Senac São Paulo, conduziu um estudo inédito sobre Remuneração e Benefícios no setor de Turismo. A pesquisa, que contou com a participação de 28 empresas do ramo localizadas em 20 estados do Brasil, englobou dados de 5.207 colaboradores, distribuídos em 134 cargos e funções diferentes.
A relevância do estudo não só ressalta a diversidade e complexidade do setor cujo Dia Internacional do Turismo será celebrado na próxima sexta-feira, dia 27 de setembro, mas também demonstra o potencial de crescimento e empregabilidade. Segundo o Ministério do Turismo, da Embratur e da Polícia Federal, o país recebeu mais de quatro milhões de turistas internacionais nos sete primeiros meses de 2024. O número é 10,4% superior ao resultado de 2023 e 1,9% maior quando comparado ao mesmo período em 2019, antes da pandemia.
Segundo os resultados, os cargos de nível operacional predominam, representando 82,3% da força de trabalho, com um salário médio superior a R$ 2,7 mil. Essa constatação coloca o setor de turismo em posição competitiva em relação a outras áreas de serviços, como o telemarketing, cuja remuneração média é 30% inferior. As posições de supervisão e gestão, com salários médios de R$ 4,5 mil e mais de R$ 19 mil, respectivamente, reforçam a possibilidade de uma carreira sólida e ascendente dentro do segmento.
A coordenadora de desenvolvimento da área de turismo e hospitalidade do Senac São Paulo, Jessica Kobayashi Corrêa, destacou a importância estratégica dos dados revelados pelo estudo: “Estamos contribuindo para qualificar as políticas salariais do setor, que não são comumente compartilhadas no mercado. Esse estudo inédito revela que empresas que participam de pesquisas como essa demonstram abertura e vontade de aprender com os outros players do setor. O que mais chama atenção é a profissionalização crescente do turismo, um mercado que se preocupa não só com a competitividade, mas também com a qualidade de vida de seus colaboradores”, define.
Ainda segundo a coordenadora, um dos grandes desafios enfrentados pelo setor é a falta de mão de obra qualificada, destacando que apenas uma das empresas participantes possui uma universidade corporativa. “Esse dado evidencia a urgência das empresas em implementar políticas de treinamento mais agressivas, demonstrando aos colaboradores que há oportunidades de crescimento e desenvolvimento. O turismo, como setor de serviços intensivos, precisa de pessoas e pode ser um fator importante de atração e retenção de talentos”, complementa Jessica.
O estudo também revelou que 90,9% dos colaboradores possuem vale-refeição, e 83,6% contam com assistência médica. Além disso, 41,4% dos trabalhadores de nível operacional têm acesso à Participação nos Lucros e Resultados (PLR), com valor médio de aproximadamente R$5,6 mil, um sinal de que o setor está avançando na oferta de benefícios que fortalecem a retenção de talentos e a motivação dos profissionais.
Esses resultados indicam que o setor de turismo tem buscado melhorar sua atividade para aqueles que buscam não só estabilidade, mas também a possibilidade de crescimento em um ambiente que valoriza o bem-estar dos colaboradores.
Na visita ao Casa Grande Hotel Resort & Spa no Guarujá conversamos com o diretor comercial Sérgio Souza, que falou dos ótimos índices de desempenho do hotel nos últimos meses: “Tínhamos a previsão de chegar a R$ 2 milhões de faturamento no mês de agosto e chegamos a R$ 5 milhões, sendo que R$ 1 milhão destes cinco aconteceu no próprio mês”, disse à reportagem. Segundo ele, setembro e outubro mantêm esse mesmo ritmo.
por Paulo Atzingen (de São Paulo)*
Com esses números superlativos Sérgio concedeu uma entrevista ao DIÁRIO durante uma agradável caminhada pelo resort praiano.
“As coisas estão acontecendo de forma muito intensa e fazendo uma comparação ao mercado gastronômico, estamos trabalhando muito com eventos delivery, igual ao Mc Donald’s”, brinca Sérgio. Ele explica:
“As empresas estão fechando eventos na quinta-feira para fazer check-in na terça da semana seguinte, ou seja, muita reserva em cima da hora”, ilustra o executivo.
Sérgio revela que a previsão de faturamento total do resort, somando os setores de hospedagem, Alimentos e Bebidas (A&B) e eventos no mês de agosto ultrapassou todas as expectativas. “Em agosto tínhamos uma previsão de chegar a R$ 2 milhões de faturamento, mas a gente fez R$ 5 milhões, sendo que R$ 1 milhão desses cinco aconteceu dentro do próprio mês”, comemora.
Ele reforça que as empresas estão tomando a decisão de fazer ou não o evento muito em cima da hora porque, detalha ele, uma grande parte desses eventos são convenções de vendas.
Natal, Réveillon, Verão e Carnaval
Por outro lado, contrariando a tendência das decisões instantâneas, os pacotes para as festas de fim de ano, Verão e Carnaval já se encontram no sistema do hotel e, o departamento comercial se antecipou oferecendo produtos com grande prazo para pensar.
“Estamos com tudo no ar: Feriado de 15 de Novembro no ar, Semana do Saco Cheio tá no ar, Natal tá no ar, Réveillon tá no ar, Verão tá no ar, Carnaval no ar, tudo com bastante antecedência”, completa o executivo.
Investimentos e modernização
Um pouco antes, visitamos as áreas sociais do resort e o diretor geral, Lourival Di Pieri, adiantou ao DIÁRIO os investimentos que o hotel recebeu nos últimos dois anos. “Modernizamos os restaurantes. O Atlântico ganhou uma varanda ampliada, ao mesmo tempo que o Casa Grande 1 e o Casa Grande 2 também tiveram sua área externa expandida. De 6 mesas para o café da manhã, agora temos 25, quadruplicamos a oferta de mesas para amanhecer vendo o oceano Atlântico”, descreve o diretor. No total, foram investimentos em torno de R$ 10 milhões nos últimos dois anos revela Di Pieri.
Esses investimentos nos restaurantes, segundo Sérgio Souza, tem uma explicação simples:50% do faturamento do resort é resultado do setor de A&B.
“50% do nosso faturamento é oriundo do A&B. Por quê? Porque a gente não trabalha com All Inclusive e 72% das nossas diárias, de lazer, são com café da manhã”, enumera.
Segundo ele, evidentemente, existem hóspedes de eventos, que possuem pensão completa, hóspedes que preferem serviços ainda mais personalizados, etc.
Variedade gastronômica
“No entanto, desses 72% que a gente comercializa (de hóspede de lazer), eles optam pela variedade gastronômica que nós oferecemos, ao invés de procurar restaurantes lá fora”, revela o diretor comercial.
“Por isso que o faturamento de alimentos e bebidas é tão alto, pois o cliente investe em seu prazer, em seu tempo de qualidade, almoçando ou jantando aqui no próprio hotel”, comemora. O resort possui seis restaurantes: Thai Restaurante, Vila Rica, Sushi Bar, Atlântico Frutos do Mar, Colonial Café e o Casa Grande I e II.
Centro de Eventos
Ao final da caminhada, chegamos a um dos espaços de eventos do hotel. Trata-se de uma complexa oferta para qualquer tipo de acontecimento que requer o encontro, seja uma confraternização social, uma convenção de vendas, de pequeno ao gigante: Centro de Convenções, salas moduláveis, salões, lounges e área de exposições.
“O total de espaços de eventos do hotel é de 9 mil metros quadrados, sendo o Centro de Exposições com uma área de 4 mil metros quadrados que pode receber até 3 mil pessoas no auditório; o centro de convenções com 1.2 mil metros quadrados, com um auditório para até 920 pessoas. Temos um total de 11 espaços para eventos” enumera o executivo.
Grande projeto
Sérgio Souza, como diretor e fiel colaborador do hotel a quase duas décadas conhece a força de seu negócio e a responsabilidade de entregar um produto de excelência. Ele não escondeu sua alegria e orgulho em participar deste grande projeto de hospitalidade que completou 50 anos em 2022.
SERVIÇO:
CASA GRANDE HOTEL RESORT & SPA
+55 13 3389.4000
hotel@casagrandehotel.com.br
Av. Miguel Stéfano, 1.001
Enseada Guarujá/SP – CEP: 11440-530
COMO CHEGAR?
*O jornalista viajou ao Guarujá convidado pelo Casa Grande Hotel Resort & Spa
Novo equipamento faz parte dos 13 novos aviões anunciados para este ano
A Azul recebeu nesta terça-feira mais uma aeronave Embraer 195-E2, o terceiro dos 13 aviões anunciados em abril, em investimento de mais de R$ 3 bilhões da Companhia na indústria brasileira. A estimativa é de receber as demais aeronaves ainda neste ano e no começo do próximo. Com matrícula PS-AEX, a aeronave foi batizada de “Força Azul”, e pousou no aeroporto de Belo Horizonte, hoje, dia 24, para processo de registro.
A frota da Azul passa a contar, no total, com 185 aeronaves, sendo 24 modelos E2, com idade média de 7,2 anos, considerada a mais nova do Brasil. Somente neste ano, a Companhia já recebeu nove equipamentos: 3 unidades do Airbus A330 (widebody), 3 Embraer E2, 2 Airbus A320 e um ATR.
“O novo Embraer E2 que está chegando permite não somente ampliar nossa malha, com sua maior capacidade, mas também proporcionará mais economia, pois tem uma importante redução de consumo. Com os demais E2, receberemos praticamente um novo avião por semana, baixando o custo da operação em escala, o que associado a um cenário de retomada de demanda e diminuição dos preços do combustível, pode deixar os preços das passagens mais acessíveis para os Clientes”, afirma John Rodgerson, CEO da Azul.
O E2 da Embraer possui capacidade para 136 Clientes, e é a maior e mais moderna aeronave fabricada no Brasil. O equipamento é o modelo de corredor único mais eficiente atualmente no mercado, oferecendo uma economia de até 25% de emissões de CO2. A Azul já opera atualmente 24 aeronaves do mesmo modelo, incluindo a “Força Azul”, todas equipadas com wi-fi e televisões individuais. Desde o início de suas operações, a Azul tem a Embraer como parceira em suas operações, contribuindo, assim, diretamente para o desenvolvimento da indústria aeroespacial brasileira, com a criação de centenas de empregos diretos e indiretos.
Brasília sediará maior feira de turismo da América Latina
Após 22 anos, a ABAV Expo Internacional de Turismo retorna a Brasília. E, mais uma vez, o Grupo Bancorbrás estará presente no evento que ocorre entre os dias 26 e 28 de setembro. Conhecida por ser a maior feira de turismo da América Latina, o evento chega a sua 51ª edição e reúne os principais players do setor do país que aproveitam a excelente oportunidade para fechar parcerias e alinhar estratégias de atuação.
Neste ano, o Grupo Bancorbrás estará presente na feira trazendo todas as áreas do ecossistema de turismo da empresa: Operadora de Turismo, Corporativo, Agência de Viagens, Clube de Turismo, Viagem como Benefício, Travel Tech, OTA – Online Travel Agency, Programa de Recompensa, Grupos de Viagem, Unidades Hoteleiras, Zarpo e Móblix. “A ABAV é o primeiro evento oficial para apresentarmos o nosso novo posicionamento estratégico para o trade de turismo”, afirma Claudio Roberto Nogueira, Diretor Geral de Negócios e Marketing da Bancorbrás. “Não haveria lugar mais apropriado para mostrar para todos as novidades, visto que somos uma empresa de Brasília para o Brasil. O Grupo Bancorbrás é uma empresa que preza pelo bem-estar e conforto do cliente ao mesmo tempo que valoriza a seriedade e compromisso com os parceiros. Buscamos oferecer uma maior eficiência operacional que irá facilitar e apresentar soluções para o turismo em um só lugar”, afirma.
A força do Grupo Bancorbrás
É a primeira vez que a Bancorbrás estará na ABAV se posicionando como Grupo Bancorbrás. E será a oportunidade da empresa mostrar a sua força e estreitar o relacionamento com o trade. “Depois de 41 anos de história, concluímos que era o momento de evoluir a marca, de melhorar a experiência do cliente e dos nossos parceiros como um todo e de mostrar a nova Bancorbrás para o mercado. A nova identidade visual reforça o nosso compromisso de oferecer os melhores serviços voltados para soluções em turismo”, comemora Claudio Roberto.
O diretor ainda afirma “Nós somos movidos pela inovação e empreendedorismo e não queremos ser o maior grupo de turismo do Brasil e sim o melhor, oferecendo experiências únicas e completas em um mesmo lugar, para tornar a jornada do cliente cada vez mais fluida, tranquila e confiável” e completa “A nossa estratégia visa priorizar, além dos clientes, ainda mais a nossa atenção e cuidado com o trade e com os agentes de viagem”.
Para o Gerente de Marketing do Grupo Bancorbrás, Dannilo Trindade, a nova marca é uma evolução da atual, mais sóbria, porém com novas cores e elementos que trazem essa cara “mais digital”. “Esse novo momento do Grupo é uma evolução para uma estratégia de multimarcas. Ela vem mais sólida para agregar todo o ecossistema de negócios da empresa, de modo a multiplicar a presença da Bancorbrás no mercado turístico”.
Claudio destaca ainda que a empresa está conectada e antenada às tendências de mercado e novas tecnologias, tendo como foco as necessidades dos clientes. “Vamos oferecer serviços voltados para soluções em turismo, que possibilitem o atendimento integral das necessidades dos nossos parceiros”, afirma.
O espaço Grupo Bancorbrás na ABAV
Para apresentar seus produtos e serviços, o Grupo Bancorbrás optou por um estande moderno, compacto e interativo. Criado pela montadora JD Stand & Cenografia, o espaço conta com 60m², sete pontos de atendimento fixos e lounge. “No stand, estaremos com uma equipe de pelo menos 45 colaboradores para atender os visitantes”, conta Claudio Roberto. “Mas, durante os três dias de evento, contaremos com cerca de 250 colaboradores que estarão na feira prontos para tirar dúvidas e atender da melhor forma os nossos parceiros e clientes”.
Incêndio mobilizou equipes no Aeroporto Internacional de São Paulo, ocorrido durante procedimento de pushbak, quando o avião é rebocado
Um veículo de reboque pegou fogo enquanto transportava um Boeing 787 da companhia aérea American Airlines, na manhã desta segunda-feira (23), no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.
Um vídeo divulgado pelo canal do Youtube “Aviação Guarulhos JPD” (confira abaixo) mostra o momento do incidente. Segundo informações do portal g1, ninguém se feriu no ocorrido e o avião não foi atingido pelo fogo.
Pushback
Nas imagens, é possível ver que era realizado o procedimento de pushback, que é quando o avião é rebocado desde a porta de embarque até a pista de decolagem, quando o veículo responsável pelo serviço acaba sendo tomado por uma fumaça preta.
O vídeo também exibe o reboque sendo suspenso imediatamente. Logo após as equipes de emergência foram acionadas para combaterem as chamas.
Os profissionais conseguiram controlar o fogo e outro veículo de reboque chegou à pista para continuar o procedimento com a aeronave.
Nota do aeroporto
Em nota, a concessionária GRU Airport confirmou o incidente e informou que o equipamento de reboque é de uma empresa contratada pela American Airlines.
“Os bombeiros do Centro de Operações de Emergência do Aeroporto foram acionados e imediatamente atuaram na ocorrência. As operações seguem normalmente”, disse a GRU Airport.
Pesquisa da Viva América sobre vistos americanos também revela que um número recorde de brasileiros tem ido para os EUA para se casar com cidadãos do país
O Departamento de Estado americano emitiu 106.066 vistos para brasileiros em julho – um aumento de 34,8% sobre o mês anterior. No acumulado do ano, já são mais de 691 mil emissões, alta de 5,9% sobre o mesmo período de 2023. Os dados são de um levantamento da consultoria imigratória Viva América.
De acordo com os números, julho registrou o terceiro maior volume na concessão de vistos americanos para brasileiros neste ano, sendo a maioria (92,8%) referente a vistos de turismo e negócios, conhecidos como B1/B2.
Na primeira semana de setembro, a fila de espera para obter o documento era de 35,6 dias em média. O consulado dos EUA no Rio de Janeiro era o que registrava o maior tempo (56 dias), seguido pelo de São Paulo (23). A Embaixada de Brasília (37) e os consulados de Recife (8) e Porto Alegre (3) completam a lista de postos diplomáticos que realizam o serviço de emissão de B1/B2 no Brasil.
“No ano passado, os Estados Unidos expediram mais de 1,1 milhão de vistos para brasileiros, recorde histórico. Considerando a taxa de emissão deste ano e um possível aquecimento no final do ano, é bem provável que em 2024 seja anotado uma nova máxima”, comenta Rodrigo Costa, CEO da Viva América.
Ano letivo americano
Como acontece tradicionalmente, os meses de junho e julho registram um pico na emissão de vistos de turismo e de intercâmbio, uma vez que o ano letivo nos EUA se inicia entre o final de agosto e o início de setembro.
Um levantamento divulgado no começo do ano pela Viva América revelou que o Brasil é o quinto país estrangeiro com mais alunos matriculados nas universidades americanas, com 37,9 mil estudantes.
O visto de estudante mais comum é o F-1, emitido para 1.400 brasileiros em julho. Já a autorização de intercâmbio (J-1) foi dada a 1.284 pessoas. Eles ficaram, respectivamente, na segunda e terceira posição dos vistos mais emitidos no mês.
Febre do casamento
Um dado que também chamou atenção no levantamento da Viva América foi o crescimento, em 2024, na emissão do visto K-1 – destinado a noivos de cidadãos americanos. A autorização permite que os brasileiros viagem para os EUA para ficarem com seus companheiros, contanto que ambos se casem em até 90 dias.
Nos sete primeiros meses de 2023, foram emitidos 359 vistos K-1 para brasileiros. Já no mesmo período deste ano, a quantidade subiu para 799 – crescimento de 122% e maior volume da série histórica, iniciada em 2019.
“É um número que se destaca muito da média histórica recente. É possível que seja um fenômeno espontâneo, provocado pelo maior intercâmbio entre os dois países, impactado inclusive pelo fim da exigência do visto para turistas americanos. Ao mesmo tempo, pode ser que haja algum movimento mais organizado na indústria legal ou ilegal de vistos que explique essa questão. É algo ainda não muito claro e que merece observação ao longo dos próximos meses”, afirma Costa.
Emissão de vistos americanos para brasileiros (2023-2024)
Mapeamento do Setur-SP e da São Paulo para Crianças garante que destinos que recebem bem as famílias com crianças são mais seguros e diversificados, além de gerar benefícios para toda a cadeia do turismo
A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), em parceria com a plataforma São Paulo para Crianças, realiza, até o dia 4 de outubro, um mapeamento da percepção de famílias que frequentam atrativos turísticos com crianças e também uma avaliação dos próprios empreendimentos do setor, no que diz respeito à estrutura, programação, equipe, facilidades e serviços.
As famílias são responsáveis pela maior parte das compras de viagens no Estado de SP, de acordo com a Fundação Seade. “Destinos que agradam famílias são inclusivos e mais seguros para todos os públicos. A presença das crianças traz vantagens para toda a cadeia do turismo, tornando o setor mais completo”, afirma o secretário Roberto de Lucena, da Setur-SP.
Percepção dos turistas
A sondagem vai captar a percepção dos turistas e moradores sobre espaços público e privados sobre os atrativos turísticos paulistas. Já a sondagem voltada aos empreendimentos será compartilhada com atrações turísticas, meios de hospedagem, restaurantes e áreas públicas, entre outros, para entender a infraestrutura oferecida às crianças nesses locais.
“Ser amigável às crianças, ou “child-friendly”, como se diz, vai além de oferecer uma mesinha com giz ou algum passatempo. É sobre ter estrutura, segurança e uma equipe treinada no estabelecimento; acima de tudo, engajar os profissionais em uma cultura de empatia e respeito às crianças como cidadãs plenas”, afirma Priscilla Negrão, do São Paulo Para Crianças.
Parques e natureza
São Paulo se tornou um dos eixos de lazer mais qualificados do país: tem a maior oferta de parques temáticos da América Latina, gastronomia premiada, atrações de aventura certificada e natureza exuberante, para além dos negócios que consolidaram o Estado como um dos principais destinos de feiras e eventos corporativos do país.
São Paulo do lazer
O lazer se tornou a motivação de quase metade (49%) dos turistas que viajam para SP, de acordo com o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), em parceria com a ABAV-SP/Aviesp – e São Paulo é o principal destino turístico do Brasil. De acordo com dados de pesquisa do IBGE, uma a cada cinco viagens no país foram feitas para São Paulo.
No ano passado, o secretário Lucena assinou um protocolo de intenções com a plataforma São Paulo para Crianças (SPPC) para a troca de conteúdos, pesquisas e fomento às atividades ligadas ao público infantil, além de formalizar por meio de uma resolução a criação de um Grupo de Trabalho (GT) de fomento ao turismo familiar no estado de SP.
Está disponível a turistas e moradores de destinos turísticos de todo o Estado de São Paulo, incluindo empreendimentos comerciais e gestores públicos e os questionários podem ser respondidos pela internet através dos seguintes links abaixo:
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