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Azul Viagens registra 120% em vendas em São Paulo

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Operadora de Turismo da Azul consolida sua atuação na capital paulista com mais de 300 agências de viagens cadastradas e ações de capacitação para profissionais de Turismo

Azul Viagens, operadora de Turismo da Azul, registrou um crescimento expressivo de 120% nas vendas em São Paulo em 2024, em comparação ao ano anterior. Esse desempenho robusto reflete o foco da operadora em expandir suas operações e melhorar ainda mais os serviços e produtos oferecidos ao público paulista, consolidando sua presença na capital.

Com uma presença sólida no mercado de São Paulo, a Azul Viagens opera voos dedicados para 11 destinos turísticos populares como Aracaju, Porto Seguro, Caldas Novas, Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Recife, Santos Dumont, Comandatuba e Natal. Entre os destinos mais procurados pelos Clientes paulistanos, Maceió lidera, seguido de Recife + Porto de Galinhas e Porto Seguro.

Para a alta temporada de verão, a Azul Viagens aumentará em 140% o número de voos dedicados, oferecendo 2.764 voos no período de 7 de dezembro de 2024 a 2 de fevereiro de 2025. Esse aumento mais que dobra a operação em comparação com o verão anterior, quando foram realizados 1.142 voos. Todos os voos são comercializados pelos canais oficiais da Azul, oferecendo mais opções para os Clientes que desejam aproveitar os destinos turísticos mais desejados do Brasil.

A Azul Viagens também fortalece sua presença física em São Paulo com lojas espalhadas pela capital e conta com mais de 350 agências de viagens cadastradas. Essa infraestrutura combinada com o crescimento constante das vendas, posiciona a operadora como uma das líderes do setor turístico na região.

Para estreitar o relacionamento com os agentes, a Azul Viagens promoveu recentemente uma série de roadshows na capital, reunindo mais de 100 agentes em eventos realizados nos hotéis Intercity Paulista, Intercity Anhembi e Intercity Tatuapé. Os encontros reforçaram as ofertas de voos dedicados, tarifas especiais e o programa “Agente Tá On”, além de oferecer um espaço para ouvir as necessidades do setor.

Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional: “O turismo tem uma força muito grande”

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Anfitriã da 51ª Abav Expo, Ana Carolina Medeiros afirma que é preciso acreditar muito no que o agenciamento pode proporcionar para o Brasil

por Cecília Fazzini, Zaqueu Rodrigues e Paulo Atzingen (De Brasília)*

A 51ª Abav Expo, um dos principais palcos do turismo na América Latina, iniciou nesta quarta-feira (25), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a sua tradicional solenidade de abertura com a presença de autoridades, lideranças do mercado turismo e convidados.

Em conversa com o DIÁRIO, a presidente da Abav Nacional, Ana Carolina Medeiros, pontuou que a feira deste ano, que ocupa de 26 a 28 de setembro o Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), na capital Brasília, será memorável para os participantes.

A 51ª Abav Expo conta com mais de 1500 expositores representando os principais segmentos do turismo, 150 compradores nacionais e internacionais convidados, 60 capacitações na Abav Talks e uma estimativa de receber 30 mil visitantes nos três dias de evento.

Organizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagem, o evento retorna a Brasília após 22 anos. A realização da feira no Distrito Federal é extremamente importante, apontou Ana Carolina Medeiros.

“É a capital da política brasileira, das principais decisões do que a economia vai fazer, de onde investir. Estamos aqui com os três poderes. Isso é muito importante para mostrarmos o melhor do turismo para que percebam e vejam o quão o setor é importante”, destacou ela.

Para Medeiros, o turismo tem potencial para representar muito mais dos atuais 8% do PIB do Brasil. “Esse número pode ser muito maior, porque o turismo é uma economia rápida, limpa, que gira imediatamente e que dá empregabilidade, que dá receita”.

Potencial de Brasília

A presidente da Abav Nacional também destacou o potencial de Brasília como destino turístico. “A importância de trazermos a feira para cá não é só pelo público emissor. Brasília tem condições de ser uma grande capital receptiva. Brasília é linda, tem uma arquitetura maravilhosa e uma gastronomia diferenciada. É um destino que tem várias nacionalidades”

A presidente da Abav observa um cenário de expansão do turismo brasileiro. “As pessoas estão percebendo que o turismo é muito importante. O turismo feito com responsabilidade e inteligência faz o país, o estado e a cidade enriquecerem e aumentarem a qualidade de vida para as pessoas”.

“Turismo tem uma força muito grande”

A presidente da Abav Nacional afirma que o país está entendendo que o turismo tem uma importância muito grande para a economia. “Através do turismo a gente pode ter mais capacitação e muita empregabilidade. A gente vê bastante investimento tanto da iniciativa pública quanto da iniciativa privada em equipamentos turísticos”.

“O turismo tem uma força muito grande. Eu sempre me surpreendo positivamente que a força da Abav é sempre maior do que a gente imagina que seja. A Abav tem essa liderança. Temos que acreditar cada vez mais na Abav e no poder do agenciamento para o desenvolvimento do turismo e do Brasil”, sublinha Ana Medeiros

SERVIÇO:
ABAV Expo 51
Local: Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília/DF
Data: 26 a 28 de setembro | Visitação para o público em geral: 28 de setembro
Horário: das 13h às 20h

 

51ª ABAV Expo é aberta, em Brasília, com apelo por maior presença do Turismo no desenvolvimento econômico

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Na noite desta quarta-feira (25), aconteceu a solenidade de abertura da 51ª ABAV Expo, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O evento em si começa nesta quinta-feira (26) e vai até o próximo sábado (28), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), na capital federal. Ao todo, segundo os organizadores, vai reunir, no CICB, 1.500 marcas participantes, em 198 estandes.

Por Cecília Fazzini*

A presidente da ABAV nacional, Ana Carolina Medeiros, convocou trade, governo e setor privado a conciliarem objetivos para promover o setor para que ultrapasse a participação ainda tímida de 8% no Produto Interno Bruto.

A dirigente, que é natural de Brasília, mas cresceu no Maranhão, ressaltou a emoção de desembarcar com o evento na cidade que se torna pujante com atrativos aos viajantes.
Cenário de negócios, novidades em produtos, destinos e debate de temas relevantes do turismo. Medeiros comemorou a marca de 1500 expositores, 140 compradores nacionais e do exterior e 30 mil. “O futuro já está presente na ABAV Expo que contará com maior interatividade com games que permitirão ao público imergir nas novidades expostas”.

Abav Expo
Ana Medeiros, em seu pronunciamento (Crédito: Paulo Atzingen – DT)

Confira vídeo:

Fórum ABAV 2030

Outra evidência da forma com que a entidade se alinha à modernidade e ao que o mundo espera das agências de viagens é a realização do Fórum ABAV 2030, que atualizará os empreendedores sobre os caminhos da sustentabilidade.

Com a fala repleta de agradecimentos, a presidente da ABAV falou do empenho em fazer prosperar pautas como a da responsabilidade civil das agências, vetada pelo governo federal. Reiterou o pedido para que a questão seja transformada em Medida Provisória, tal a relevância para os negócios e estabilidade do setor.

ABAV Expo
O ministro do Turismo, Celso Sabino (Crédito: Paulo Atzingen – DT)

Investimentos e resultados

Ao defender que a convergência pelo crescimento do turismo seja meta comum dos setores público e privado, Celso Sabino, ministro do Turismo, lembrou os novos investimentos em infraestrutura. Ao todo a gestão do presidente Lula aportou para este fim 1, 6 trilhões no programa que amplia e estimula a movimentação das pessoas pelo País.

Também citou o crescimento de 18,5 % na malha aérea que incentiva novas chegadas de turistas estrangeiros. “Estamos vencendo as notícias falsas e revelando no exterior a solidez da democracia, da segurança e economia brasileiras.

Sobre os números favoráveis, o ministro citou que entre janeiro de 2023 e agosto deste ano foram criados 315 mil novos postos de trabalho no turismo. E a cadeia do turismo movimentou receita de R$ 213 bilhões no período de oito meses de 2024.
Também reportou o volume de passagens aéreas vendidas. No exercício passado foram 112 milhões de bilhetes emitidos, o que evolui a passos largos pois, até agosto deste ano as emissões totalizaram 110 milhões.

Ao final de sua apresentação, Sabino assinou perante o auditório lotado, documento público que registra o ingresso da ABAV nacional na Organização Mundial do Turismo.

O auditório do Centro de Convenções Ulysses Guimarães lotou com a solenidade da ABAV-Expo 2024:

Nova campanha e imagem do Brasil

Marcelo Freixo, presidente da Embratur frisou a aproximação de meio século do órgão de promoção do turismo nacional com ABAV. E aproveitou a cerimônia de abertura do evento para um anúncio importante. Em maio de 2025 será realizado o Visit Brasil Summit , no Rio, no qual será lançado o novo Plano de Marketing da Embratur. ” Vamos atualizar a nossa imagem fora do país, porqueo último plano nesse sentido é de 2003. Já estava na hora de repensar essa estratégia”, considerou Freixo.

Em ressonância à convocatória de união do setor, ele acrescentou: ” O turismo passa pela boa política de estado e o que se propõe é sermos agentes de ação e não de reação”

SERVIÇO:
ABAV Expo 51
Local: Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília/DF
Data: 26 a 28 de setembro | Visitação para o público em geral: 28 de setembro
Horário: das 13h às 20h

Cataratas do Iguaçu – passeios e hospedagem no Parque Nacional

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O Parque Nacional do Iguaçu tem a maior área de mata atlântica do País e é também o lar das majestosas Cataratas do Iguaçu, um espetáculo da natureza que enche os brasileiros de orgulho.

Ponto de visitação de milhares de turista estrangeiros, sobretudo, a área do parque é extensa e encantadora pela variedade de fauna e flora – área de 185 mil hectares de reserva florestal no extremo oeste do Estado do Paraná, na Bacia do Rio Iguaçu. Foz do Iguaçu é um dos três destinos mais procurados por turistas internacionais em viagem ao Brasil, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro.

Por Simone Barros, @viagemelifestyle, colaboradora do DT
Parque Nacional do Iguaçu com rica fauna e flora em meio à mata Atlântica (foto: Simone Barros)
Parque Nacional do Iguaçu com rica fauna e flora em meio à mata Atlântica (foto: Simone Barros)

Mais que um ponto turístico brasileiro, não podemos esquecer que essa é considerada a última área extensiva de Mata Atlântica no Sul do Brasil e o parque nacional foi criado com o propósito principal de preservar essa região para as gerações futuras. Em 1986, a UNESCO o reconheceu como Patrimônio Natural da Humanidade.

Para quem já visitou, uma unanimidade: a vista das cataratas – divisa com Argentina, é mesmo mais linda do lado verde e amarelo.

As Cataratas do Iguaçu são impactantes. São ao todo 275 quedas que se estendem ao longo de 5 km, formando um impressionante cânion no Rio Iguaçu. Dessas quedas, 19 são grandes saltos, sendo o mais imponente deles a famosa Garganta do Diabo, com impressionantes 90 metros de altura, que rende impressionantes registros fotográficos.

Parque Nacional do Iguaçu com rica fauna e flora em meio à mata Atlântica (foto: Simone Barros)
Visão das Cataratas do Iguaçu (foto: Simone Barros)
Parque Nacional do Iguaçu com rica fauna e flora em meio à mata Atlântica (foto: Simone Barros)
As deslumbrantes Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, Paraná (foto: Simone Barros)

Emocionante

As águas em suas quedas geram um barulho impactante e emocionante, que pode ser escutado antes mesmo de chegarmos em primeira área de avistamento das cataratas . A vazão média do rio nas cataratas é de 1800 m3 por segundo, o que equivale a cerca de 10 milhões de litros de água. E, avançando na trilha do parque, rumo a Garganta do Diabo, é possível ver os vapores de água refletindo a luz do sol e propiciando as mais belas vistas dali em lindos arco-íris.

Outra surpresa do passeio que encanta turistas de todas as idades é encontrar pelo trajeto: tucanos, borboletas, quatis e fala-se muito por ali das onças-pintadas que circulam pela região. Vale dizer que o quati é símbolo de Foz do Iguaçu, por ser uma espécie protegida.

Passeio de barco com Macuco Safari (foto: Simone Barros)
Passeio de barco com Macuco Safari (foto: Simone Barros)

Para ter vistas especiais e únicas das Cataratas, dois passeios fazem muito sucesso com os turistas e são oferecidos por empresas terceirizadas. O passeio do Macuco Safari, que inclui trilha e caminhada pela mata Atlântica e termina com um emocionante passeio de barco a motor bem próximo às quedas d’água e o passeio de helicóptero- em geral sobrevoos de 15 minutos pelo parque nacional.

O hotel fica dentro do parque nacional do Iguaçu (foto: Simone Barros)
O hotel fica dentro do parque nacional do Iguaçu (foto: Simone Barros)

Experiência única

E no meio desse imenso e diverso paraíso natural está uma pérola de hospitalidade, sustentabilidade e que tem muita história. O Hotel das Cataratas foi construído em 1958. Desde 2007 está sob a administração do grupo Belmond, que realizou amplas reformas, com um investimento de R$ 60 milhões destinados a recriar 184 acomodações e os espaços de uso comum, como piscinas, restaurantes, jardins e a abertura de um novo spa.

O charme de ser o único empreendimento hoteleiro situado dentro do Parque Nacional do Iguaçu é, de fato, diferenciado por oferecer uma experiência única aos hóspedes: eles podem acessar o parque e suas trilhas em horários exclusivos. Isso garante uma experiência tranquila e inesquecível às Cataratas e é possível fazer o passeio com um guia local.

Jardins à frente do hotel (foto: Simone Barros)
Jardins à frente do hotel (foto: Simone Barros)

Melhor Hotel da América do Sul

A hospedagem no Belmond Hotel das Cataratas é uma experiência única de serviço, excelência, gastronomia e também de bem-estar.  Vale lembrar que o hotel conquistou nesse ano de 2024, pela sétima vez consecutiva, pela Forbes Travel Guide o título de melhor Hotel da América do Sul. Além disso, sua posição em oitavo lugar na lista global La Liste faz jus à qualidade e ao serviço genuíno.

As acomodações do hotel são amplas, seguem um estilo clássico e algumas suítes oferecem vista para as Cataratas. Como padrão de atendimento Belmond, os hóspedes são frequentemente surpreendidos com mimos e novidades nos serviços do hotel.  Os amenities em toda a hospedagem são da tradicional marca brasileira Granado.

Bar Tarobá

A gastronomia é realmente um capítulo a parte.  O hotel conta com o bar Tarobá, o bar da piscina e os restaurantes Ipê e o novíssimo Y, que conta há poucos meses com novo e premiado chef, e impressionante menu.  Com um clima mais informal e à beira da piscina, o Ipê foi totalmente reconstruído na grande reforma e ganhou um salão climatizado, e possui um cardápio para todos os gostos. Do delicioso buffet de café da manhã até o almoço variado, o Ipê apresenta pratos tradicionais brasileiros, buffet internacional ou a típica feijoada aos sábados.

Bar Tarobá ( foto: Simone Barros)
Bar Tarobá ( foto: Simone Barros)

Para fim da tarde e também tomar um drink antes de jantar, a boa pedida é o Bar Tarobá. Ali também é o local perfeito para apreciar um dos mais lindos pôr do sol – com as Cataratas como cenário . A carta de drinks impressiona e são destaque as opções autorais – recomendo o drink Tucano (Gin Brasileiro, xarope de maçã verde, suco de laranja, xarope de pitanga, espuma de gengibre).

Restaurante Y

Já o restaurante Y oferece uma proposta de alta gastronomia com toques de brasilidade.  O premiado chef Luiz Filipe Souza ( que também atua no restaurante paulista Evvai) apresenta ali uma cozinha criativa brasileira, trazendo ingredientes, técnicas, preparos e sabores de diferentes regiões do país em roupagem contemporânea.

A experiência no Y começa uma pausa no seu bar intimista, que tem carta assinada por Matheus Gusman – bartender dos restaurantes Evvai e Trattoria. Composta por clássicos brasileiros revisitados, como o Rabo de Galo Especyal e o Marya RYja (que brinca com o Maria Mole), ela ainda conta com cinco drinks autorais baseados em ingredientes nacionais, entre eles o CambucY FYzz, o ButYá Sour e o Cupu MulY.

Ovo dourado com tucupi e mandioca é destaque no menu do restaurante Y ( foto: Simone Barros)
Ovo dourado com tucupi e mandioca é destaque no menu do restaurante Y (foto: Simone Barros)

A experiência gastronômica do Y segue no salão principal com 48 lugares, totalmente reformulado e que agora conta com um mural das artistas plásticas Adriana Pedrosa e Carlota Gasparian, remetendo às cores da Mata Atlântica que circunda a região. Aberto a hóspedes e visitantes, o Y tem menu criado pelo chef Luiz Filipe, privilegiando pratos icônicos da gastronomia nacional em releituras únicas. Fazem sucesso o camarão carabineiro na brasa, o snack de chipa feito com queijo meia-cura, pimenta Muripi fermentada e papada de porco Carunxo defumada.Um ovo dourado com tucupi e mandioca já é um ícone do menu e, segundo o chef,  uma homenagem à cultura alimentar indígena.

Lazer no Hotel das Cataratas

O Belmond Hotel das Cataratas oferece aos hóspedes duas piscinas, sendo a principal de impressionantes 310m2. Outro charme do hotel são os jardins tropicais exuberantes que o cerca, com árvores centenárias e uma variedade de exemplares raros de orquídeas e bromélias.

Piscina do hotel das Cataratas com 310m2 ( foto: Simone Barros)
Piscina do hotel das Cataratas com 310m2 (foto: Simone Barros)

Para completar a experiência, quadra de tênis e um spa muito completo. O menu do spa oferece uma variedade de opções de terapias relaxantes, reparadoras, revigorantes e tonificantes em suas seis salas de tratamento, alem de espaços com banheiras e saunas a vapor.

É fácil chegar em Foz do Iguaçu e viver todas essas experiência de explorar a natureza e conhecer um dos hotéis mais bonitos do País . As companhias aéreas oferecem vôos diretos para lá a partir das seguintes cidades de origem: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte, Campinas, Florianópolis. Salvador e Fortaleza.

Risco de extinção do Perse assusta setor de turismo – Por Manoel Linhares

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Muita preocupa um forte rumor de bastidores de que o governo federal irá extinguir o Perse – Programa Emergencial para Retomada do Setor de Eventos com a justificativa de que os recursos destinados a subsidiá-lo teriam chegado ao fim. Não seria o primeiro movimento para acabar com o único benefício concedido exclusivamente para o turismo. Pelo contrário, a tentativa de por fim ao programa parece sistemática, uma vez que, entre idas e vindas, ele foi aprovado diversas vezes no Congresso Nacional.

Antes de mais nada, precisamos considerar três pontos básicos: a razão do Perse ter sido criado, quais os setores foram atendidos e em que condições as empresas poderiam se habilitar. O motivo de sua edição, tenho certeza, ainda está vivo em nossa memória, uma vez que seus beneficiados, a indústria do turismo, grande geradora de emprego, ficou quase dois anos paralisada, por força das restrições sanitárias impostas pela pandemia. No caso da hotelaria, 80% dos meios de hospedagem permaneceram fechados completamente e o restante funcionou com 5% de ocupação, principalmente, para atender médicos e pessoas ligadas às atividades essenciais que trabalharam durante o isolamento social. Entre os critérios para as empresas se habilitarem no programa, também estava a inscrição no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e a renegociação e o pagamento de dívidas tributárias e não tributárias com a União.

Como forma de aprofundar o debate sobre a questão, já que as justificativas do governo para o término do Perse, além do fim dos recursos, estão possíveis fraudes, nossa proposta é que a Receita Federal torne público, através da Lei da Transparência, todos os valores envolvidos até hoje. As empresas que não estão em conformidade, deveriam ser obrigadas a devolver os recursos que se juntariam aos milhões arrecadados com pagamento das dívidas fiscais das empresas honestas.

Casa cheia discutindo o PERSE
Na primeira manifestação, Senado discutindo o PERSE (Crédito: Secom – Senado – divulgação)

A sociedade precisa ter acesso a esses números até mesmo para avaliar a iniciativa e sua real efetividade, já que os cofres públicos devem receber cerca de R$ 28 bilhões através da renegociação de débitos até o término do programa. É fundamental também diferenciar as empresas realmente aptas a estarem no Perse, através do cruzamento de dados, num verdadeiro trabalho de investigação, para identificar quem cumpre as exigências adequadamente.

Outro ponto que precisa ser destacado e esclarecido pelo governo é a sua abrangência que aceitou entre seus beneficiários empresas como o IFood, uma corporação internacional típica da indústria 4.0, que consolidou seus negócios durante a pandemia, e que não atende às exigências básicas do programa, como ser inscrito no Cadastur – Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos.

Entendemos o zelo do governo federal com o gasto público, mas não é aceitável que aqueles que estão contribuindo para retomada da economia do país sejam punidos com o fim de uma iniciativa que ainda é fundamental para a expansão do turismo brasileiro e cuja extinção traria grandes dificuldades financeiras para as empresas do setor que já fizeram seus investimentos, além de consolidar uma enorme insegurança jurídica e fiscal no país.

Nossos senadores e deputados federais já mostraram antes que estão atentos às questões que envolvem nosso segmento e comprometidos com o bem comum e com o progresso do Brasil. A permanência do programa, após ser cortado por uma medida provisória, comprova que a indústria nacional de turismo passou a receber a atenção proporcional à sua relevância como parte fundamental da cadeia produtiva do turismo.

Reforma Tributária
Manoel Linhares, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH Nacional

O governo federal e os congressistas reconheceram a importância do turismo brasileiro como vetor da economia, principalmente devido à união de diversas lideranças setoriais que por diversas vezes, de maneira inédita, percorreram os gabinetes dos parlamentares para mostrar-lhes a importância e o impacto do setor na economia brasileira. Caso contrário, o que teríamos hoje, certamente, seria cenário devastador para uma das principais indústrias do país.

Por último, mais do que uma vitória, a (re) aprovação do Perse pelo Congresso Nacional é a comprovação da força do associativismo e a certeza gratificante de que vivemos em um país democrático, em que os compromissos podem ser debatidos abertamente pelo Poder Legislativo federal e de que a Casa do Povo está aberta para debates e pautas suprapartidárias que possam estimular o desenvolvimento da economia do turismo brasileiro.

Manoel Linhares, presidente da associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH Nacional

Costa Cruzeiros apresenta ofertas especiais na 51ª Abav Expo

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A Costa prorrogou até o dia 18 de outubro a campanha Mês do Cliente, que oferece o pacote de bebidas My Drinks Grátis na tarifa All Inclusive e adicionou a oportunidade de reservar cabines com varanda ao preço de cabines externas em saídas selecionadas nos navios Costa Diadema, Costa Pacifica e Costa Favolosa

A Costa Cruzeiros marca presença na ABAV Expo, feira de turismo que reúne os principais players do turismo nacional e internacional, que começa nesta quinta-feira, 26 de setembro, e segue até o dia 28 de setembro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, e destaca a prorrogação até o dia 18 de outubro da campanha Mês do Cliente que garante o pacote de bebidas My Drinks grátis na compra de uma cabine na tarifa All Inclusive pelo preço da My Cruise para os cruzeiros a bordo dos navios Costa Diadema, Costa Pacifica e Costa Favolosa durante a temporada 2024/2025.

A campanha promocional abrange as reservas efetuadas em cabines internas, externas e com varanda para o 1º, 2º, 3º e 4º hóspedes na tarifa All Inclusive. O pacote de bebidas My Drinks garante, durante todo o cruzeiro e a qualquer hora do dia, o consumo ilimitado de bebidas selecionadas, alcoólicas e não alcoólicas.

Costa Favolosa - Foto - Divulgação
Costa Favolosa – Foto – Divulgação

My Drinks oferece cafés, cappuccinos, chás, refrigerantes, bebidas quentes, aperitivo, cerveja, chopp, licores, coquetéis sem e com álcool, bebidas mistas e seleção de vinhos na taça. Para crianças e jovens entre 4 e 17 anos, a Costa tem reservado um pacote que não contém bebidas alcoólicas.

Além dessa superpromoção, a Costa anuncia uma nova campanha que oferece a cabine com varanda ao preço de cabine externa nas reservas feitas na tarifa All Inclusive em saídas selecionadas a bordo do Costa Diadema, Costa Pacifica e Costa Favolosa entre novembro de 2024 e abril de 2025. A nova promoção é cumulativa ao benefício do pacote de bebidas My Drinks grátis e é válida para 1º, 2º, 3º e 4º hóspedes reservados também até o dia 18 de outubro.

No Costa Pacifica, o navio mais divertido da temporada, o hóspede pode reservar a cabine com varanda ao preço da cabine externa nos minicruzeiros de 4 noites que partem de Santos em 25 de novembro, 02 de dezembro de 2024, 23 de fevereiro de 2025 e 16 de março de 2025, além dos minicruzeiros de 5 noites e de 3 noites, saindo em 17 de dezembro de 2024, 06 e 23 de março de 2025, respectivamente.

Costa Diadema - Foto - Divulgação
Costa Diadema – Foto – Divulgação

Embarques no Rio de Janeiro e Santos

A campanha abrange ainda os roteiros de 7 noites com embarques no Rio de Janeiro e em Santos, em janeiro de 2025 nos dias 04 e 05; 11 e 12; 18 e 19; 25 e 26; e em fevereiro de 2025 nos dias 01 e 02; 15 e 16. Em todas as saídas, o Costa Pacifica passa por Ilhabela, Balneário Camboriú, Porto Belo, e alterna paradas em Búzios e Angra dos Reis.

Entre as saídas contempladas a bordo do Costa Diadema: os cruzeiros de 7 noites com embarques em Itajaí em 03, 12 e 26 de janeiro de 2025; nos dias 02 e 23 de fevereiro e 16 e 30 de março de 2025; e com embarque em Santos em 11, 18, 25 de janeiro; 01, 08, 15 e 22 de fevereiro e em 01, 08 e 22 e 29 de março de 2025. Em todos esses roteiros, o Costa Diadema visita Buenos Aires e Montevidéu. Os minicruzeiros de 4 noites, com embarque em Santos e parada em Ilhabela nos dias 05, 09 e 13 de abril de 2025, também estão incluídos na nova promoção.

Já a bordo do Costa Favolosa, os cruzeiros de 8 noites incluídos na promoção têm embarque no Rio de Janeiro em 08 e 16 de janeiro e 09 de fevereiro de 2025, visitando Ilhabela ou Ilha Grande, Balneário Camboriú, Montevidéu e Buenos Aires.

Onfly está com mais de 20 vagas abertas

Há posições para analista de integração, Consultor de viagens, Coordenador de Operação, Desenvolvedor Back-end, Executivo de Vendas, entre outras

A Onfly, travel tech B2B da América Latina, está com 23 vagas abertas com opções presenciais, para São Paulo (SP)  e Belo Horizonte (MG), híbridas e remotas. A Companhia também oferece vagas afirmativas para pessoas PCDs.

Entre os cargos disponíveis estão: Analista de integração pleno com foco em low code, Analista de Onboarding, Analista de Sourcing, Analista de Sucesso do cliente, Analista Fiscal e Contábil, Consultor de viagens (com vagas de júnior a sênior), Desenvolvedor Back-end (pleno e sênior), Executivo de Vendas, Analista de SRE, Assistente de emissões, Cyber Security, Product Operations Jr, entre outras.

Com um escritório com conceito “no dress-code”, todas as pessoas do time recebem como benefícios seguro de vida, plano de saúde, vale-alimentação, vale-transporte, serviços para a saúde como Gympass, Total Pass e Vittude, além de descontos em graduação e Pós-graduação pela UNA e pela UNIBH e cursos superiores e bolsa de até 90% para cursos de idiomas.

Também estão contemplados como benefícios assistência Funeral (Grupo Zelo), licença Maternidade e paternidade estendida e voucher de R$200,00 no Onhappy, plataforma exclusiva para viajar com desconto para qualquer lugar do Brasil. Saiba mais sobre as oportunidades e inscrições clicando aqui.

Sobre a Onfly

A Onfly é uma travel tech B2B da América Latina, com mais de 1.600 clientes que utilizam a plataforma para uma completa gestão de viagens e despesas corporativas. A companhia ajuda empresas de todos os tamanhos a melhorar seus processos de viagens com uma plataforma tecnológica exclusiva que contribui para redução de custos e transparência dos gastos, desde a despesa do café do aeroporto até passagem aérea, hotel, carro e ônibus.

Para os colaboradores, a plataforma permite que uma reserva de viagem e relatório de despesa possam ser realizados em apenas alguns minutos. Em 2023, a Onfly recebeu um investimento de R$80 milhões em uma rodada liderada pela Left Lane Capital e pela Cloud9 Capital.

Slaviero Administradora tem nova gerente nacional de Reservas

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Slaviero Administradora promove Regiane Scarante a gerente nacional de Reservas. Nova líder assume o comando estratégico da área em toda a rede

A Slaviero Administradora, responsável pela gestão das marcas Slaviero Hotéis, Slim Hotéis e 1/4 UmQuarto, anunciou a promoção de Regiane Scarante ao cargo de gerente nacional de Reservas.

Em sua nova função, Regiane liderará a estratégia de reservas em todas as unidades do grupo, com o objetivo de aprimorar processos, políticas e padrões, além de conduzir auditorias para garantir a excelência no atendimento. Ela também será responsável por supervisionar a implementação de novas tecnologias e soluções integradas em todo o processo.

Carreira na Slaviero

Regiane está na Slaviero Administradora desde 2018, quando ingressou como assistente de reservas, e mais tarde assumiu o posto de supervisora da Central de Reservas. Natural de Curitiba e graduada em Turismo, possui mais de uma década de experiência no setor hoteleiro, tendo iniciado sua carreira em hotéis de lazer no sul da Bahia.

“Trabalharemos intensamente para fortalecer o setor de Reservas, capacitando as equipes e buscando altas taxas de conversão, com foco tanto na qualidade das vendas quanto no pós-venda, além de implementar estratégias para captar e fidelizar clientes em toda a rede”, comentou Regiane. Sobre o novo desafio, ela acrescenta: “Estou animada e pronta para contribuir de forma estratégica, garantindo que nossos hóspedes tenham uma ótima experiência desde o primeiro contato, mantendo sempre o alto padrão de serviço que oferecemos”.

Voos para o Uruguai pela Azul: companhia anuncia novidades

Vendas já estão disponíveis nos canais da Azul e os novos voos para o Uruguai no período de dezembro a março de 2025

A Azul, maior companhia aérea em número de voos diários e cidades atendidas no Brasil, terá dois novos voos para o Uruguai na alta temporada de verão: um voo direto entre Florianópolis e Montevidéu, na capital uruguaia, de 16 de dezembro de 2024 a 7 de março de 2025; e outro de Campinas para Punta del Este, famoso destino de férias no litoral do país vizinho, de 18 de dezembro de 2024 a 2 de fevereiro.

Os voos de Florianópolis (SC) para Montevidéu acontecerão às segunda e sextas-feiras, decolando às 12h de Florianópolis e pousando às 13h55 em Montevidéu. Já a volta acontece às 15h10, chegando às 16h55 na capital catarinense. Já os voos de Campinas (SP) para Punta del Este acontecerão sempre às quartas e domingos, saindo às 9h25 de Campinas e chegando às 11h55 no balneário. O retorno acontece às 13h10, com chegada prevista às 15h40. Ambas as operações serão realizadas em aeronaves Embraer E2, com capacidade para 136 clientes.

“Punta del Este é um destino para onde já temos voos a partir de Guarulhos (SP), mas vimos a oportunidade de incluir este voo direto a partir do nosso principal hub, aumentando assim a conectividade e possibilitando receber a demanda tanto de Campinas e interior de São Paulo, quanto de outras regiões do país. Já entre Montevidéu e Florianópolis temos um grande fluxo de turistas entre os países, pois muitos também querem aproveitar as praias e festas de Florianópolis no período”, explica Vitor Silva, gerente geral de Malha, Planejamento Estratégico e Alianças da Azul.

Mais novidades a partir de Campinas, principal hub da Azul

Voos extras para Orlando

Com seus famosos parques de diversão, lojas e muito entretenimento, a cidade de Orlando, um dos destinos de férias mais procurados pelos brasileiros nos Estados Unidos, terá voos extras da Azul saindo de Viracopos no próximo verão. Entre 16 e 23 de novembro
deste ano, além do voo operado diariamente, haverá um voo extra aos sábados. Já partir de 30 de novembro, a frequência extra passa a ser diária, e os Clientes contarão com duas saídas por dia de Campinas.

Voos na madrugada na alta temporada

Outra novidade para Campinas será os voos extras que acontecerão durante a madrugada, nos dias 21 e 28 de dezembro de 2024, e 4, 6, 11 e 13 de janeiro de 2025. Ao todo, serão 68 decolagens durante a madrugada nesse período, com destino os aeroportos de Brasília
(DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Galeão (RJ), Goiânia (GO), Londrina (PR), Presidente Prudente (SP), Ribeirão Preto (SP), São José do Rio Preto (SP), Uberlândia (MG) e Chapecó (SC).

Antonietta Varlese: “O diferencial no bloco das Américas é o grau de maturidade em ESG de cada país”

Com a atenção em 360º, Antonietta Varlese, SVP de Sustentabilidade e Comunicação da Accor Américas na Divisão Premium, Midscale & Economy orquestra metas e avalia as perspectivas que visam alinhar o Brasil e os demais mercados da Região com o propósito global da rede. Nesta entrevista exclusiva ao DIÁRIO DO TURISMO, a executiva fala de avanços e decifra o dia-a-dia nos hotéis da marca, a fim de cumprirem protocolos e adotarem boas práticas de ESG.

Por: Cecília Fazzini, com EDIÇÃO DO DIÁRIO

O pioneirismo da Accor na hotelaria responsável, conforme o que se extrai da fala de Antonietta Varlese, resulta de um conjunto de medidas e gestão pontual à frente de questões ambiental e social.  Ela classifica três pilares estratégicos que norteiam a tomada de decisão para consolidar o conceito de ESG nos hotéis da marca: estadia, alimentação e realizações voltadas para a comunidade e áreas do entorno onde estão situados os empreendimentos.

A evolução é acompanhada de perto, conforme a executiva, desde o start do departamento de sustentabilidade da Accor, em 1994, pela relevância que essa diretriz ganhou. De relatórios ambientais, no início dos controles ao destaque nos resultados hoje, a mudança nos demonstrativos. “Os dados não financeiros – de ESG – tem o mesmo peso que as informações financeiras”, explica Varlese. O panorama é ditado pela nova regulamentação da União Europeia  – CSRD (Corporate Sustainability Reporting Directive), ao prever que empresas do bloco ou subsidiárias especifiquem o quanto suas ações ambientais, sociais e de governança influenciam em seus negócios.

O nível de detalhe, de acordo com ela, está explicitado em “informes sobre como se dá internamente a questão dos direitos humanos, como tratamos as pessoas e muito o aspecto ambiental, em conformidade com o Protocolo de Paris, de 2015, especificamente sobre o tema do aquecimento global, que inquieta a todos”.

 “Os dados não financeiros – de ESG – tem o mesmo peso que as informações financeiras”, Antonietta Varlese, SVP de Sustentabilidade e Comunicação da Accor Américas na Divisão Premium, Midscale & Economy

Compromisso com a Ciência

Varlese reafirma o compromisso da Accor em se manter na vanguarda de basear seus dados de ESG na Ciência, nada do que se mensura, segundo assinala, é aleatório. Essa desejável transparência alcança a meta de redução na pegada de carbono de 46% até 2030, o que corresponde a 7 milhões de toneladas no âmbito global, sendo que as Américas respondem por 3% desse volume. E, até 2050, zerar totalmente as emissões.

Para aumentar a eficiência na gestão da sustentabilidade, a Accor conta com a tecnologia como aliada. Desde o início deste ano, o software GAIA 2.0, consolida as ações e mensura as emissões de gases de efeito estufa, além do consumo de energia, gás e água (informados nos extratos mensais), sinaliza desperdício de alimentos, resíduos, nível de utilização de artigos de plástico descartáveis nas dependências dos hotéis, além de inventariar outros itens. “E é uma ferramenta que vai evoluindo à medida em que a necessidade de dados aumenta”, relaciona Varlese. A captação de dados se tornou uma tarefa muito mais séria, para assegurar maior assertividade no que vai ser transmitido.

“A gestão ambiental conta com ajuda da tecnologia capaz de mensurar emissões de gases de efeito estufa, consumo de energia e desperdício de alimentos”, Antonietta Varlese SVP de Sustentabilidade e Comunicação da Accor Américas na Divisão Premium, Midscale & Economy 

Capacitação de colaboradores e bônus

A SVP de Sustentabilidade e Comunicação também cita a capacitação como via  para difundir os conceitos. Colaboradores e gerentes de hotéis Accor participaram do programa global de treinamento School for Change, em 6 módulos. As metas de ESG dizem respeito, indistintamente, a todos os quadros da empresa, que selam a participação conjunta nos objetivos a serem atingidos. Varlese lembra que esse compromisso está atrelado à performance de cada funcionário, referendada no bônus individual a ser recebido por ele.

Grau de maturidade dos países

Se o uso intensivo de energia verde no Brasil tem uma característica e o México  se vê às voltas com a impreterível dessalinização da água, isso prova que há especificidades nos países das Américas. Seja pelo maior uso de energias limpas e distintas realidades econômicas, ambientais, culturais e de mercado. Esse o panorama sob a responsabilidade da gestora, desde janeiro de 2023, nas divisões Premium, Midscale & Economy. Ela ressalta que as regras Accor são válidas para todas as regiões, porque a meta é global. A diferença está no grau de maturidade em ESG de cada país. O que vale dizer que a variação da pegada de carbono ocorre em função das características e desafios locais.

Normatização de consumo

Os critérios pedem um grau de imersão a ponto de saber, a propósito, como se dá a mudança na conta de energia, a reutilização e qual a solução para salvar essa energia e também o consumo de água. Os guidelines da área de Design & Technical Services da Accor sinalizam esses parâmetros no momento da construção ou reforma de hotéis pelos investidores.

 

“O diferencial no bloco das Américas é o grau de maturidade em ESG de cada país”, Antonietta Varlese, SVP de Sustentabilidade e Comunicação da Accor Américas na Divisão Premium, Midscale & Economy

 

Olhar para o grau de desperdício na alimentação é outra frente relevante da gestão de ESG na rede. Apesar de ainda elevadas, hoje cerca de 40% dos hotéis já calculam essas perdas. E aportes estão sendo feitos com retorno assegurado, compara Varlese. “Hoje um sistema de trituração elimina alimentos direto para a área de resíduos, reduzindo volume de lixo produzido”. E uma base de dados indica o que pode ser diminuído no abastecimento de gêneros, o que tem revertido em êxito na missão de minimizar prejuízos. Ainda há a oferta de comida excedente para algumas ONGs, mas esse não é o objetivo final e sim fazer com que a estrutura do hotel seja autossustentável. Depois do tema energia, a alimentação é o segundo item no compromisso Accor com a pegada de carbono.

O crivo e a aplicação de boas práticas no terreno do ESG, conforme a executiva, contam com a participação de certificadoras internacionais – Green Key e outras – que emitem a garantia de que todo o modelo operacional está em linha com os padrões globais. “A meta é uma estrutura limpa, sem resíduos”.

Homologar fornecedores

Mas como comprometer a cadeia de fornecimento com a gestão de ESG da rede? A Accor possui plataforma própria de compras, a Astore que presta serviços na intermediação também para outros hotéis. A partir dessa expertise, focada no segmento da hospitalidade, os fornecedores são auditados. “Além de produzir resultados não financeiros com as ações de sustentabilidade, é preciso atestar também com quem a empresa se relaciona. E os clientes, em sua seleção, são sensíveis à este item, em particular o hóspede corporativo, para quem esse critério é eletivo”, frisa Varlese.

Antonietta Varlese
“Olhar para o grau de desperdício na alimentação é outra frente relevante da gestão de ESG na rede”, afirma Antonietta à entrevista do DIÁRIO

Brasil bem situado, área social é destaque

“Uma excelente aceitação”. Essa é a forma que a executiva recebe o veredito de gerentes, parceiros e investidores em relação à forma como é conduzida a trajetória de ESG da Accor no Brasil. Ela considera que os hotéis no País que levam a marca são muito colaboradores no sentido de cumprirem as metas, além da grande vantagem de poder contar com boa matriz renovável, verde. A expectativa é prosseguir com a descarbonização dos hotéis com maior facilidade.

Mas a ‘menina dos olhos’ – quando o tema é o reconhecimento do que está sendo realizado no Brasil –  são os programas sociais. Uma constatação que Varlese faz ao mesmo tempo em que assegura que diversidade, inclusão e equidade de gênero são conceitos vividos na prática. A acolhida em seu quadro funcional de pessoas da comunidade LGBT empresta relevância ao projeto de responsabilidade social. “Tanto as pesquisas internas que detectam aprovação da conduta corporativa, quanto a busca de emprego por profissionais, que elegem a Accor como local para trabalhar, justamente pelo ambiente plural com que se deparam”, acrescenta ela que é membro do Conselho da IGLTA – International LGBT Travel Association.

A equidade se soma ao prestígio da meta brasileira. Mais de 50% do quadro de gerentes é constituído por mulheres, que ainda são beneficiadas por projetos de valorização e priorização. O estímulo ao primeiro emprego, na rede Ibis, que é uma hotelaria mais enxuta também tem o viés social. A veia formativa da Academia Accor está relacionada ao mesmo mérito, incluindo treinamento bem- sucedido realizado com transgêneros. As iniciativas de inclusão racial e a admissão de refugiados nos hotéis prosseguem e tem resultado de forma satisfatória. Ainda no mesmo enredo está o programa “Acolhe” – realizado em parceria com o Instituto Avon – que, sob critérios, oferece hospedagem temporária nos hotéis a mulheres vulneráveis, vítimas de violência doméstica.

“Os hotéis estão prontos, retiramos todas as embalagens em plástico, constituímos cardápios à base de vegetais, e nos preparamos para esse momento”. Antonietta Varlese, SVP de Sustentabilidade e Comunicação da Accor Américas na Divisão Premium, Midscale & Economy

Preparar hotéis para a COP 25

A confirmação da cidade de Belém (PA) como sede da Conferência do Clima sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas, a ser realizada de 10 a 21 de novembro de 2025, gera expectativa na hotelaria local. A Accor, conforme Varlese, se prepara para certificar – através da Green Key – os cerca de 8 hotéis na capital paraense. “Os hotéis estão prontos, retiramos todas as embalagens em plástico, constituímos cardápios à base de vegetais, e nos preparamos para esse momento”.

Para informações globais de sustentabilidade da rede acessar


*Entrevista realizada pelos jornalistas Cecília Fazzini e Paulo Atzingen durante a Equipotel, em São Paulo, sem a utilização de AI.