O festival Rock in Rio aconteceu nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024 e movimentou o turismo da Cidade Maravilhosa
O HotéisRIO divulgou nesta segunda-feira (23) seu balanço dos números de ocupação hoteleira durante o período de realização do Rock in Rio 2024. De acordo com o levantamento, a média na cidade ficou em 88% durante os dois fins de semana do festival.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO, algumas regiões ficaram acima, com destaque para Ipanema/Leblon, que registrou o pico de 93,39% na segunda semana (de 19 a 22 de setembro) do evento.
De acordo com o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, as previsões otimistas se confirmaram. “Nossa cidade se preparou para comemorar esses 40 anos do Rock in Rio. Foi uma festa, com casa cheia e muita animação, com hotéis, bares e restaurantes com muitos turistas”, comemorou.
Turistas no Rock in Rio 2024
Roberta Medina, vice-presidente de reputação da Rock World, empresa responsável pelo evento Rock in Rio, confirmou a próxima edição em 2026. De acordo com a organização do festival, quase metade (46%) do público de 730 mil pessoas veio de fora do Rio de Janeiro, de 31 países diferentes. Eles acompanharam as apresentações de 200 artistas ao longo de sete dias, com 500 horas de experiência.
Um dos destaques da programação desta edição foi o Dia Brasil, que reuniu em todos os palcos diferentes vertentes da música brasileira. Medina, no entanto, avalia que a experiência valeu somente como comemoração de 40 anos do festival. O mesmo formato não deve se repetir para as próximas edições.
Transporte e limpeza
Entre os acertos desta edição estão o transporte público, com chegadas e saídas tranquilas, os pontos de hidratação, a limpeza das instalações e o aplicativo, que atualizava a programação e permitiu a compra antecipada de ingressos. Como pontos a corrigir estão as filas em restaurantes e banheiros e problemas técnicos no som e em telões.
A CLIA Brasil em nota enviada ao DIÁRIO informa que deu início à sua série de reuniões pré-temporada, fundamentais para alinhamentos e ajustes estratégicos da próxima temporada de cruzeiros.
Segundo a entidade, em menos de uma semana, o presidente da CLIA Brasil, Marco Ferraz, e representantes da Costa Cruzeiros e da MSC Cruzeiros, estiveram em Ilhabela, São Sebastião, Balneário Camboriú, Porto Belo e Itajaí.
Com a presença de representantes de órgãos essenciais para a operação dos cruzeiros, como Polícia Federal, Receita Federal, Anvisa, Autoridade Portuária, Capitania dos Portos, Praticagem, Guarda Portuária, Polícia Civil, Polícia Militar, além de representantes das prefeituras, estados, receptivos turísticos, terminais de passageiros, entre outros, estes encontros visam discutir em detalhes as operações dos cruzeiros de acordo com as particularidades de cada região, trazendo o melhor do último período de navegação e aprimorando o que for necessário para garantir uma temporada com ainda mais sucesso.
“Estas reuniões são muito importantes para manter todos os atores envolvidos próximos e engajados em oferecer experiências únicas para os cruzeiristas. Por isso, realizamos edições antes e depois das temporadas. De abril a julho, estivemos com mais de 400 pessoas nas reuniões de balanço da última temporada, percorrendo todos os destinos que recebem navios de cabotagem, e vamos fazer o mesmo agora”, disse Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil.
Confira fotos das outras reuniões:
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Na temporada 2024/2025, Ilhabela receberá 65 escalas de navios, sendo 53 de cabotagem e 12 de longo curso, com uma oferta de mais de 204 mil leitos. Em Balneário Camboriú, serão 64 escalas, 52 de cabotagem e 12 de longo curso), com mais de 211 mil leitos disponíveis. Itajaí contará com 40 escalas (37 de cabotagem e 3 de longo curso, oferecendo quase 161 mil leitos, enquanto Porto Belo terá 17 escalas (13 de cabotagem e 4 de longo curso), com mais de 55 mil leitos totais.
“Nas cidades de escala, cada cruzeirista gera um impacto econômico médio de R$ 668,91, enquanto nas cidades de embarque e desembarque esse valor é de R$ 877,01. Esse impacto se reflete no restaurante, no vendedor de água de coco na praia, na loja de lembrancinhas, na manicure local, no supermercado, no taxista, nas empresas de passeios, nos hotéis e em muitos outros negócios que fazem parte do cotidiano da região”, completou Ferraz.
A Galeria Visit Brasil – Amazônia foi oficialmente aberta nesta segunda-feira (23), em Nova York, nos Estados Unidos.
Em nota enviada ao DIÁRIO, a Embratur informa que o espaço, em parceria com o Sebrae, apresenta as riquezas da região amazônica e a sustentabilidade de vida das comunidades locais por meio de uma jornada multissensorial: música, artesanato, fotografia, artes visuais, moda e gastronomia.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou da cerimônia de abertura e reforçou o objetivo do projeto. “Quando a gente fala da Amazônia, imediatamente vem à nossa cabeça a preservação. E é verdade, a Amazônia precisa ser preservada, mas preservar a Amazônia significa gerar e produzir um novo modelo de desenvolvimento que deixe a floresta de pé e seus povos também. E o turismo é uma grande ferramenta para isso e toda essa Galeria Visit Brasil baseada na Amazônia é uma demonstração de que o Brasil com S voltou: o S do Saber, o S do sabor, indicando a Amazônia como um grande destino”, afirmou Freixo.
O projeto inovador permite uma imersão pelo maior bioma do mundo instalado numa galeria de arte e receberá empresários, associações e operadores de turismo, formadores de opinião, influenciadores e jornalistas internacionais até o dia 27 de setembro.
A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, também marcou presença no primeiro dia de galeria. Ela acredita que o espaço-conceito irá contribuir para uma maior conscientização sobre a importância da ancestralidade indígena brasileira em sua totalidade. “É um espaço para a chamada da tomada de consciência, onde as pessoas que não conhecem a Amazônia de perto, que nunca visitaram a Amazônia, têm aqui uma noção do que é a Amazônia em toda a sua diversidade, de culturas, de povos, de territórios, de espécies, e essas espécies precisam ser protegidas não só por nós indígenas, mas por todas as pessoas”, afirmou Guajajara.
Estratégia: Amazônia
O mercado norte-americano é estratégico para a Embratur. Os Estados Unidos foram o segundo maior emissor de turistas internacionais para o Brasil em 2023, atrás apenas da Argentina. Segundo o Portal de Dados da Embratur, o país enviou 668.478 visitantes aos destinos brasileiros no ano passado, um salto de mais de 50% em relação a 2022, quando 441 mil turistas dos EUA visitaram o Brasil. De janeiro a agosto deste ano, já foram 461,3 mil visitantes.
Conectividade
A promoção internacional da região amazônica também é acompanhada de uma estratégia que busca ampliar a conectividade aérea. A Embratur atua em parceria com as companhias aéreas para atrair novos voos internacionais, em acordos que preveem promoção conjunta das novas rotas. Hoje, os visitantes estrangeiros podem acessar a região pela nova rota Lisboa (PT)-Belém (PA)-Manaus (AM), da companhia aérea TAP. Além disso, a frequência de voos para a região também aumentou. Atualmente são cinco voos Lisboa-Belém (TAP) e sete saindo de Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, para Belém, pela Azul. (EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências)
Jurema Monteiro destacou o empenho do modal pela redução das emissões de CO² em evento do IBP
A presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Jurema Monteiro, reafirmou nesta segunda-feira (23) o compromisso do setor aéreo com a descarbonização e reforçou a importância de o Brasil liderar, em nível global, a transição energética. Ela participou do painel “O futuro da demanda de combustíveis para mobilidade no contexto da transição energética”, parte do evento “ROG.e – Conectando energias”, realizado no Rio de Janeiro pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP).
Segundo Jurema, o setor aéreo tem conduzido uma agenda para atingir suas metas de descarbonização. “Nosso país tem condições de ser protagonista na produção de combustíveis sustentáveis, assim como o fez na década de 1970 com o etanol, mas é preciso ter responsabilidade na discussão da regulamentação da Lei do Combustível do Futuro, visando custo e competitividade. Dessa forma, teremos uma transição energética justa e inclusiva, mantendo o nosso compromisso de democratização do transporte aéreo, atendendo cada vez mais passageiros e destinos”, afirmou a presidente da ABEAR.
Para a diretora-executiva interina de Downstream do IBP, Ana Mandelli, a agenda da descarbonização é urgente, mas precisa ser discutida pensando no consumidor. “A necessidade de descarbonização é mais do que reconhecida. Mas precisamos estimular a eficiência na descarbonização para ter o menor impacto no custo ao consumidor. O processo de descarbonização precisa ser inclusivo”, disse Ana.
Participaram também do painel a diretora de Estudos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Heloísa Esteves; e a diretora de Mobilidade Urbana da Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro (SEMOVE), Richele Cabral. O vice-presidente Executivo da Vibra Energia, Marcelo Bragança, foi o mediador.
Operadora lança temporada para o Chile com 2 mil bloqueios e campanha de vendas
A Cativa Operadora apresenta para a temporada de inverno 2025 mais de 2 mil bloqueios aéreos garantidos para Santiago do Chile, com saídas dos aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e Recife.
Os bloqueios aéreos são a garantia para o Agente de viagens oferecer lugares reservados, mesmo em alta temporada, com maior segurança e competitividade, além de flexibilizar e aumentar as oportunidades para os passageiros viajarem, com inúmeras opções de datas ao longo do período de maior procura, entre junho e setembro, época em que o destino se destaca pelo turismo de neve.
“Chile tem sido o nosso principal destino internacional neste ano, o que nos fez olhar ainda mais para a temporada de inverno de 2025, incrementando em mais de 30% os nossos bloqueios aéreos”, explica Mateus Eidt, Diretor Comercial da Cativa Operadora.
Cativa vai levar 15 Agentes para o Chile
Para incentivar as vendas, a Cativa Operadora lançou uma campanha para o destino que levará os 15 Agentes de viagens que mais pontuarem para Santiago do Chile. Os pontos são somados em produtos do portal da Operadora para o destino, com pontuação de acordo com serviços e fornecedores selecionados.
As vendas têm validade até 30 de outubro e o Famtour para Santiago do Chile será realizado de 22 a 26 de novembro. Para evidenciar as condições da campanha, a Operadora criou um hotsite exclusivo para o Agente.
Saiu o resultado do 10º Prêmio Especialistas, que enaltece os jornalistas setorizados da grande imprensa e também os profissionais que trabalham na mídia segmentada, realizado pelo Cecom – Centro de Estudos da Comunicação e Plataforma Negócios da Comunicação. Diretor do Diário do Turismo, Paulo Aztingen é um dos indicados na categoria Turismo e Hotelaria
A décima edição do Prêmio Especialistas divulgou os três escolhidos em cada uma das 26 categorias econômicas. Tais profissionais, eleitos democraticamente via voto eletrônico pela própria comunidade de imprensa, receberão o prêmio em evento presencial em São Paulo, dia 19 de novembro.
A partir desta seleção, foram abertas as votações para que sejam eleitos um destaque em cada categoria do 10º Prêmio Especialistas. Paulo Atzingen, diretor e editor do Diário do Turismo, foi um dos três indicados na categoria Turismo e Hotelaria. Esta é a segunda vez consecutiva que o jornalista recebe a nomeação.
Todos os escolhidos são nomes consagrados no jornalismo e que se dedicam ao aprofundamento de notícias em cada uma de suas editorias ou publicação especializada. Além de manter a sociedade bem-informada, esses profissionais ajudam a entender a conjuntura, setores econômicos e colaboram na tomada de decisão de empresários e trabalhadores.
Veja todos os indicados ao 10º Prêmio Especialistas:
AGRICULTURA
Clarice Couto / Bloomberg
Kellen Severo / Grupo Jovem Pan
Sidnei Maschio / Terraviva
BELEZA E HIGIENE PESSOAL
Anna Paula Buchalla / Harper’s Bazaar Brazil
Bárbara Öberg / Vogue Brasil
Isabella Marinelli / Glamour Brasil
BENS DE CAPITAL
Ivo Ribeiro / O Estado de S. Paulo
Luciana Collet / O Estado de S. Paulo
Taís Mayumi Hirata / Valor Econômico
CONSTRUÇÃO CIVIL, ARQUITETURA E DECORAÇÃO
Alex Alcantara / Casa e Jardim
Circe Bonatelli / Agência Estado
Giovanna Jarandilha / CASACOR
CONSTRUÇÃO CIVIL, ARQUITETURA E DECORAÇÃO
Alex Alcantara / Casa e Jardim
Circe Bonatelli / Agência Estado
Giovanna Jarandilha / CASACOR
CULTURA
Adriana Couto / TV Cultura
Charlise Morais / Estadão
Walter Porto / Folha de S.Paulo
EDUCAÇÃO
Isabela Palhares / Folha de S.Paulo
Luiza Tenente / Rede Globo
Renata Cafardo / Estado de S. Paulo
ELETROELETRÔNICO
Bruno Ignácio de Lima / Olhar Digital
Emerson Alecrim / Tecnoblog
Thássius Veloso / Tecnoblog e CBN
Leonardo Barreiros Rocha / NZN
ESPORTE
Marcelo do Ó / Rádio Bandnews FM, RedeTV e NSports
Mauro Beting / SBT, TNT Sports e Jovem Pan
Nilson César / Rádio Jovem Pan
FARMACÊUTICO
Beth Koike / Valor Econômico
Diogo Sponchiato / Abril
Natália Cuminale / Futuro da Saúde
FINANCEIRO
Ana Estela / Folha de S. Paulo
Denise Campos de Toledo / TV Gazeta/Rádio Capital
Mateus Fagundes / Agência Estado/Broadcast
Valéria Bretas / Estadão
GASTRONOMIA
Arnaldo Lorençato / Abril
Patrícia Ferraz / Estadão
Rafael Tonon / UOL
LOGÍSTICA E TRANSPORTE
Cristian Favaro / Valor Econômico
Fernando Richeti Junior / Brasil Caminhoneiro
João Geraldo / GG Midia
MATRIZ ENERGÉTICA
Bruno Rosa / O Globo
Ludmylla Lopes Rocha / Agência Estado
Roberto Samora / Reuters News
MINERAÇÃO, SIDERURGIA E METALURGIA
Joseph Young / Minérios & Minerales
Lilian Moreira / Conexão Mineral
Maroni Silva / ABM
MOBILIDADE
Fernando Miragaya / Automotive Business
Jorge Moraes / AutoMotor/TV Band, Rádio CBN, Uol Carros
Milene Rios / AutoEsporte
Paulo Campo Grande / Quatro Rodas
MODA
Luigi Torre / ELLE Brasil
Maria Rita Alonso / Marie Claire
Paula Merlo / Vogue Brasil
Renata Garcia / Glamour
PECUÁRIA
Cassiano Ribeiro / Valor Econômico
Fabiano Reis / Canal do Boi
Viviane Taguchi / Grupo Bandeirantes
POLÍTICA
Alexa González Salomão / Folha de S.Paulo
César Felício / Valor Econômico
José Roberto de Toledo / UOL
Josias de Souza / UOL/Gazeta
QUIMICA E PETROQUIMICA
Hélio Helman / Plásticos em Revista
Marcelo Fairbanks / QD
Stella Fontes / Valor Econômico
SEGUROS
Carol Rodrigues / Revista Cobertura
Denise Bueno / Isto É Dinheiro
Jamille Niero / InfoMoney
Kelly Lubiato / Pequenas Empresas & Grandes Negócios / Editora Globo
Com vendas 100% B2B e já com 35 anos de operação no mercado de seguro viagem nacional e internacional, a GTA formalizou acordo com a Iza Seguradora para dar continuidade ao ciclo de modernização das operações da empresa
A GTA – Global Travel Assistance anunciou nesta segunda-feira (23) uma parceria com a Iza Seguradora, a primeira plataforma 100% digital aprovada pela Susep (SUSEP – Superintendência de Seguros Privados). Segundo a empresa, essa união promete revolucionar a experiência do consumidor. O objetivo é oferecer uma solução ainda mais ágil e dinâmica, com foco na excelência e praticidade no atendimento ao cliente.
A Iza Seguradora tem foco em seguro de pessoas e vai se somar ao trabalho de referência da GTA na promoção de seguro viagem no Brasil.
Em entrevista coletiva realizada nesta segunda, com participação do DIÁRIO, a GTA confirmou que a união das duas corporações culminará em uma solução completa. Vai mesclar eficiência tecnológica e tranquilidade para as viagens aos passageiros.
“Identificamos nesta empresa uma plataforma totalmente afinada com os novos desafios do mercado de viagens e seguro ao viajante. Precisávamos de uma empresa que desse agilidade ao processo de agenciamento”, disse Celso Guelfi, presidente da GTA.
Segundo Gelson Popazoglo, a perspectiva de crescimento com a parceria gira em torno dos 20%. “Com a entrada da IZA vamos nos posicionar com um crescimento constante com produtos ainda mais competitivos. Essa parceria vai acelerar o crescimento e esperamos índices de 20% de crescimento em vendas”, disse Gelson ao DT. Ainda segundo ele, atualmente a GTA trabalha diretamente com 6 mil agências e faz aproximadamente 75 mil transações diárias de seguro viagem e assistência ao viajante.
Vantagens aos clientes da GTA
De acordo com a GTA, a parceria cria um ecossistema que facilita o gerenciamento de seguros viagem. A partir de 28 de setembro, os produtos da empresa terão a proteção da Iza Seguradora e terão uma ampla variedade de coberturas personalizadas.
“O acordo reforça nosso compromisso com as tendências de consumo, agregando inovação, segurança e conveniência aos nossos clientes, alinhadas às necessidades do mercado moderno de seguro viagem”, afirma o presidente Celso Guelfi.
Mais tecnologia
A nova parceria viabiliza a oferta de ferramentas exclusivas. Está entre elas o monitoramento remoto de saúde via scan facial, de origem israelense e que utiliza inteligência artificial. Tal tecnologia, incorporada aos serviços de Telemedicina, permitirá que os profissionais monitorem e recebam, em tempo real, sinais vitais como ritmo cardíaco, respiração, hemoglobina, pressão arterial, nível de estresse, bem-estar e HRV-SDNN (variabilidade de frequência cardíaca).
Os dados são coletados diretamente dos smartphones do passageiro. Essa funcionalidade agiliza o diagnóstico e suporte, proporcionando um atendimento mais completo e eficiente, especialmente em emergências.
“Mesmo com a modernização junto a uma nova seguradora, nossos canais de distribuição seguem sendo o agente de viagem, operadoras e corretores. Valorizamos esses profissionais incondicionalmente. Eles continuarão a receber treinamento para garantir que oferecerão a solução ideal para cada cliente”, pondera Guelfi.
O DIÁRIO aproveitou a oportunidade para entrevistar os executivos, confira:
DIÁRIO: A partir desse acordo o que vai continuar não sendo coberto pelo seguro ao viajante?
Celso Guelfi: Fenômenos naturais não se cobre, Guerra não se cobre. Mas doenças pré-existentes, sim, se cobre.
DIÁRIO: O início das operações está marcado para dia 28? Na prática, como será?
Gabriel de Ségur: Nós teremos a partir do dia 28 as primeiras emissões, portanto, as vendas a partir do dia 28 serão 100% por meio da Iza. Vai ter uma virada de chave. E a gente começa já a partir do dia 28 a proteger os clientes da GTA de maneira 100% digital.
Seguiremos protocolos indicados pela GTA sobre nível de serviço e qualidade do atendimento, que a gente entende que tem uma oportunidade de comprovar para a GTA que ela fez a diligência necessária para ver e temos a capacidade de evoluir e melhorar isso. E também a transparência na parte de gestão, das contas que são apresentadas, na parte do Sinistro, o dispêndio financeiro da reposição financeira para aquele cliente da GTA.
Então, somos uma empresa hoje de 37 pessoas, com estrutura enxuta, com uma mão de obra diferenciada, 60% mão de obra feminina, sendo que na liderança 70% é feminina.
DIÁRIO: Você falou de seguro intermitente, como é que é isso? Explica pra gente.
Gabriel de Ségur – Seguro intermitente, é aquele que a gente chamaliga e desliga. Seguro intermitente é: nós cobrimos aquele profissional, enquanto ele presta serviço para aquele aplicativo. No caso, a gente começou com seguro intermitente para motoboys. Como é que você cria uma empresa do nada dentro de um mercado já dominado por empresas que faturam bilhões nacionais ou internacionais? Você tem que entender ‘qual que é a dor daquele consumidor’. Vou criar uma seguradora, mas que difere você das demais como novo entrante.
O segundo ponto é qual o problema que a gente quer resolver: proteção financeira e acesso à saúde que o Consumidor possa pagar. E a partir daí a gente foi identificando que o mercado de profissional autônomo é um mercado realmente grande. São mais de 40 milhões de consumidores.
Pensamos, vamos criar uma solução digital, que resolva aquele problema de uma forma muito simples, 100% pelo aplicativo ou pelo WhatsApp, que o brasileiro usa muito. Vamos simplificar todo o processo. Produto, processo e o preço.
Celso Guelfi – Só um complemento… quando você troca de seguradora dá impressão que você vai trocar tudo aquilo que existe dentro da empresa. Como é que funciona hoje. Nós temos a SUSEP, abaixo da SUSEP nós temos a seguradora, que ela dá chancela para operar. Sem chancela da SUSEP, que garante a seguradora, não existe negócio. Abaixo da seguradora existe um representante da seguradora, que é GTA, e o que faz esse elo é uma central de atendimento no mundo inteiro.
Temos uma central de atendimento hoje com 3.500 funcionários no mundo, representado em 45 países para atendimento. Essa Central não muda. O passageiro fica com a mesma central de atendimento, então para o passageiro não muda nada com esse nosso acordo. Muda somente a questão da representatividade entre uma seguradora e a outra. E o que veio de bom com a seguradora: por ser uma plataforma totalmente digital, estamos fazendo uma inovação muito grande no índice por exemplo de telemedicina, que cresceu durante a pandemia.
RAIO X DAS EMPRESAS PARCEIRAS:
*Paulo Atzingen é jornalista e fundador do DIÁRIO DO TURISMO
O Dia dos Professores, comemorado em 15 de outubro, vai poder ser celebrado do alto da famosa roda gigante Roda Rico, na capital paulista
Localizada no Parque Cândido Portinari, ao lado do Parque Villa-Lobos, a Roda Rico, considerada a maior roda-gigante da América Latina., concederá entradas gratuitas aos professores no próximo dia 15 de outubro, quando é celebrado o Dia dos Professores.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO, para ter acesso ao benefício da gratuidade, o professor deve apresentar, na bilheteria do empreendimento, documento que comprove a relação com alguma escola da rede pública ou privada. Neste dia, a atração irá funcionar das 12h às 19h.
O local é uma atração turística que propõe ao visitante um passeio panorâmico a 91 metros de altura em uma das 42 cabines da roda-gigante que são equipadas com ar-condicionado e bluetooth. Uma volta completa dura aproximadamente 25 a 30 minutos, tempo suficiente para que o público contemple diferentes cenários da cidade, como as áreas verdes, o Pico do Jaraguá, a Marginal e o Rio Pinheiros, entre outras paisagens paulistanas de um único ponto e, claro, o que também irá render lindas fotos e selfies.
Todos bem-vindos
E a diversão pode ficar mais completa se for ao lado do animal de estimação. Por ser Pet friendly, o profissional da área da educação pode ir com seu amigo de quatro patas, que também terá entrada gratuita. Já se preferir se divertir em grupo, é possível optar pelos ingressos promocionais da Cabine VIP, com capacidade para até oito passageiros. No entanto, é importante observar que o pet será considerado um passageiro, ocupando uma das vagas disponíveis (totalizando sete pessoas e o pet). Durante o passeio, ele pode permanecer solto na cabine.
Alimentação e recordação
Se o passeio abrir o apetite, a Roda Rico oferece várias opções de alimentação em food trucks, incluindo sorvetes, cafés, chocolates, açaí, pizza, hambúrgueres, hot-dogs, batata-frita e pipoca. Para quem deseja adquirir lembranças, há uma loja Waiss próxima à bilheteria, com itens como camisetas, chaveiros, miniaturas, ímãs e canecas.
Funcionamento da Roda Rico
Os horários de funcionamento podem variar a cada mês. Geralmente, o local opera de terça a sexta, das 12h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h. No entanto, esses horários podem ser ajustados em função de eventos e atividades especiais no local. Como é o caso, por exemplo, do dia 3 de outubro onde o parque estará fechado. Recomendamos sempre verificar o site para confirmar os horários atualizados antes da visita.
Operado pela Serra Verde Express, o Trem Republicano oferece um passeio histórico e cultural único entre Itu e Salto, ao longo de um trajeto de 7 km
Os moradores de Jundiaí agora têm uma oportunidade imperdível para conhecer o Trem Republicano, que faz o trajeto ferroviário entre as cidades históricas de Itu e Salto. O novo pacote bate e volta inclui transporte rodoviário, saindo de Jundiaí, até a estação do Trem Republicano, além de um tour completo com almoço e retorno no mesmo dia. O próximo tour está marcado para o dia 12 de outubro.
As saídas acontecem uma vez por mês e oferecem aos participantes um passeio completo. Os visitantes vão de Jundiaí até a cidade de Itu, onde o grupo faz um roteiro turístico com visitas guiadas a pontos históricos e naturais, como o Museu Republicano, o Centro Histórico de Itu e o Parque Rocha Moutonnée.
“O pacote foi pensado para proporcionar uma experiência prática e confortável para quem deseja explorar as belezas e a história do interior paulista, sem se preocupar com deslocamento ou planejamento,” explica Lilian Sanches, gerente do Trem Republicano.
Roteiro
O tour começa com o transporte rodoviário de Jundiaí até Itu, onde os visitantes terão a oportunidade de explorar o Museu Republicano e conhecer mais sobre a história da Proclamação da República. Após o almoço no Restaurante Stazione Salto, localizado na estação de trem, os participantes visitam o Complexo da Cachoeira, um ponto menos poluído do Rio Tietê. À tarde, embarcam no Trem Republicano para um passeio de cerca de uma hora, entre as cidades de Salto e Itu.
O retorno para Jundiaí está previsto para o fim da tarde, após um dia repleto de atividades culturais e históricas.
Preços e mais detalhes
O pacote custa R$ 329 para adultos, R$ 269 para crianças de 6 a 12 anos e R$ 80 para crianças de 3 a 5 anos. Bebês de colo pagam apenas a taxa de embarque de R$ 32. Mais informações e reservas estão disponíveis no site do Trem Republicano: www.tremrepublicano.com.br
O interior de São Paulo abriga um empreendimento incrível para quem quer se conectar com a natureza, aprender história e aproveitar atividades de lazer com a família toda: o Hotel Fazenda Dona Carolina. Descubra mais detalhes sobre o local!
Administrado pela Hotelaria Brasil, o Hotel Histórico Fazenda Dona Carolina é um verdadeiro refúgio repleto de verde e história, localizado em Itatiba, a 110 quilômetros da metrópole paulista.
O hotel funciona em uma fazenda colonial com mais de 100 hectares, rodeada por Mata Atlântica, e isso sem parecer rústico demais. Suas acomodações são luxuosas se harmonizam com o meio ambiente e a experiência incrível de estar imerso em um espaço do século 19.
História do Hotel Fazenda Dona Carolina
Fundado em 1872 por Dona Carolina e seu marido José Alves Cardoso, o hotel faz parte do cenário da antiga Fazenda Jaboticabal, uma das grandes produtoras de café e pioneira do movimento abolicionista no Brasil.
Em 1993, os descendentes de Dona Carolina decidiram compartilhar a beleza natural e o valor histórico da propriedade, transformando-a em um hotel histórico, onde o conforto moderno encontra a preservação do patrimônio cultural.
Acomodações, gastronomia e eventos
O empreendimento oferece 98 apartamentos amplos, que combinam a elegância do estilo colonial com infraestrutura moderna, como ar-condicionado, frigobar, TV a cabo e Wi-Fi.
Divididos nas categorias Luxo, Luxo Superior e Suíte Master, os quartos contam com banheiros de mármore, roupas de cama de algodão 330 fios e amenities da marca L’Occitane. Confira detalhes dos quartos clicando neste link.
A hospedagem inclui pensão completa (exceto bebidas alcoólicas e não alcoólicas).
Os hóspedes podem desfrutar de uma variedade de experiências gastronômicas, com dois restaurantes, um bar à beira da piscina, um piano-bar no casarão da fazenda e uma cachaçaria.
O empreendimento também dispõe de uma área completa para eventos empresariais e privativos, com capacidade para até 300 pessoas em auditório, além de salas de reuniões menores.
Atividades rústicas e modernas
O Hotel Dona Carolina oferece diversas experiências autênticas de fazenda, como o “Tour do Café”, que explora todo o processo da produção de café, desde a plantação até a xícara, e o “Tour da Cachaça”, que leva o hóspede da plantação à degustação de cachaça artesanal.
Para uma imersão na história local, o “Tour Histórico” é conduzido por guias especializados que revelam o passado da fazenda.
Outras atividades incluem passeios de trator, cavalo e charrete, além de pônei para as crianças.
Para os aventureiros, o hotel oferece arco e flecha, slackline, pescaria esportiva, caiaque, cavalgadas, trilhas ecológicas, tirolesa, arvorismo e parede de escalada, além de três lagos para diversas atividades ao ar livre.
Também há momentos de diversão e relaxamento com piscina climatizada, quadras esportivas, salão de jogos, playground e um redário para relaxar sob as árvores. Além disso, o Hotel Fazenda Dona Carolina oferece um SPA com tratamentos de bem-estar e ainda um centro hípico para atividades de hipismo.
100 anos de história
“A combinação de história, luxo, natureza e experiência cultural é uma fórmula de sucesso. Como um hotel boutique situado em uma fazenda histórica com mais de 100 anos de história, o Hotel Histórico Fazenda Dona Carolina proporciona uma experiência diferenciada que alia o charme colonial ao conforto moderno”, explica Márcio Lacerda, CEO da Hotelaria Brasil.
Philippe Patay, Diretor de Operações da Hotelaria Brasil, destaca que o Hotel Dona Carolina foi projetado com paixão e atenção aos detalhes: “Nosso objetivo sempre foi criar um espaço onde os hóspedes possam se desconectar da correria do dia a dia e se reconectar com a natureza, com o bem-estar e, acima de tudo, consigo mesmos”, pontua o gestor.
O que acha de conhecer o Hotel Fazenda Dona Carolina?
Localização
Rod. Alkindar Monteiro Junqueira, s/n, Itatiba – SP, 13252-670
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