Início Site Página 58

Segue aberto o credenciamento para a ABAV Expo 51; veja como participar

0

Saiba como se credenciar para participar da feira que é considerada a maior da América Latina para fomento de negócios e relacionamentos no setor do Turismo

O credenciamento para participar da ABAV Expo 51 segue aberto. A maior feira na América Latina para fomento de negócios e relacionamentos no setor do Turismo ocorre de 26 a 28 de setembro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB -, em Brasília.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, todos os participantes credenciados têm acesso a benefícios e descontos exclusivos em passagens aéreas, hospedagem, bares e restaurantes, entre outros serviços, por meio das empresas parceiras da Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV Nacional.

A inscrição para participar da ABAV Expo 51 deve ser realizada diretamente no site www.abavexpo.com.br. Após o preenchimento do formulário, os pedidos serão analisados e confirmados pela organização do evento. São sete categorias de credenciamento:

Profissionais do turismo

  • Agente de Viagens ABAV
  • Agente de Viagens
  • Trade
  • Guia de Turismo

Imprensa & Profissionais de Mídia Digital

  • Assessoria de Imprensa
  • Imprensa
  • Criador de Conteúdo/Influencer

Oportunidades na ABAV Expo 51

Sempre realizada no período em que se celebra o Dia Mundial do Turismo, comemorado em 27 de setembro, a ABAV Expo 51 ocupará os pisos 1, 3 e 4 do CICB, em um total de mais de 30.000m², com uma programação diversificada, que inclui apresentações culturais, rodadas de negócios, espaço gastronômico e artesanato, além de mais de 60 capacitações ministradas por importantes players do mercado em segmentos variados do turismo.

Neste ano, o evento conta com 198 estandes e aproximadamente 1.500 marcas participantes. Serão 22 destinos internacionais, 26 unidades federativas e 15 municípios com estandes próprios, 36 empresas no Espaço Operadoras e 120 compradores convidados.

Público geral poderá participar

Pela primeira vez, a ABAV Expo 51 abrirá as portas para o público em geral. Além da visitação de profissionais do setor, no dia 28 de setembro, a feira proporcionará ao consumidor a oportunidade de conhecer mais sobre produtos e destinos turísticos. A entrada solidária terá valor a partir de R$ 20 reais e será totalmente revertida para o Médico sem Fronteiras. Os ingressos poderão ser adquiridos na bilheteria do evento, durante o sábado (28/09).

Mais informações e credenciamento: www.abavexpo.com.br

LEIA TAMBÉM:

“Vai ser a melhor ABAV Expo do Brasil”, garante secretário de Turismo do Distrito Federal

1º Festival de Viagens do Brasil alcança quase R$ 8 milhões em vendas

0

Sucesso de Vendas Marca o 1º Festival de Viagens do Brasil

O 1º Festival de Viagens, realizado no último final de semana, foi um grande sucesso, destacando-se como um dos eventos mais significativos do setor neste ano. O festival, que ocorreu no parque Wet’n Wild, proporcionou uma experiência única de capacitação, networking e oportunidades de vendas para os agentes de viagens e operadores participantes.

Coletiva de imprensa

Na sexta-feira (13), o festival foi oficialmente aberto com uma coletiva de imprensa que contou com a presença de mais de 40 jornalistas da mídia escrita, falada e televisada, além das principais autoridades, porta-vozes das operadoras e dos organizadores do evento. O corte da fita simbólica marcou o início das atividades comerciais, dando início a três dias intensos de vendas e negociações.

Consumidores aguardando para serem atendidos por uma das 100 agências de viagens participantes do evento (Foto: Divulgação)
Consumidores aguardando para serem atendidos por uma das 100 agências de viagens participantes do evento (Foto: Divulgação)

Capacitação e networking

O festival teve início com uma capacitação B2B na quinta-feira (12/09), que reuniu mais de 300 agentes de viagens. Durante o treinamento, as operadoras Abreu, Azul Viagens, Cativa e Viagens Promo apresentaram aos participantes promoções exclusivas preparadas especialmente para serem comercializadas durante o evento.

O encerramento da capacitação foi marcado por um animado happy hour, oferecido pela Hero Seguros e pelo Estado do Paraná, que proporcionou momentos de descontração e interação entre os presentes.

Resultados das vendas e destinos destaque

As vendas das operadoras participantes foram encerradas no domingo (15), às 20h, alcançando um total de aproximadamente 8 milhões de reais em vendas. Em função do local estar localizado em rodovia estadual, as vendas online tiveram mais adesão, sem prejudicar a animação e o brilho do evento presencial.

Área de vendas movimentada no 1º Festival de Viagens (Foto: Divulgação)
Área de vendas movimentada no 1º Festival de Viagens (Foto: Divulgação)

Os destinos mais procurados pelos visitantes foram uma mistura de opções nacionais e internacionais, com destaque para:

Destinos Nacionais:

Segundo a comunicação do 1º Festival de Viagens, o Brasil se destacou nas vendas como um todo, com ênfase para o Nordeste e o Sul.

Destinos Internacionais:

  • Américas: Flórida, Caribe (com destaque para Curaçao, Punta Cana e Cancun), Chile, Peru e Argentina.
  • Europa: Circuitos pela Europa, com destaque para Portugal, Espanha, Itália e França.
  • Ásia e Outros: Maldivas.

Palladium Hotel Group nomeia novo Executivo de Contas para a região Sul

0

O Palladium Hotel Group é uma cadeia hoteleira espanhola com mais de 50 anos de experiência, pertencente ao Grupo Empresas Matutes (GEM)

O Palladium Hotel Group anunciou nesta terça-feira (17) a nomeação de Diogo Almeida Karas como o novo Executivo de Contas para a Região Sul do Brasil. Com formação em Administração de Empresas e especialização em Gestão Comercial e Logística, Diogo chega com a missão de fortalecer a presença do grupo na região, expandir parcerias estratégicas e oferecer suporte aos principais operadores e agentes de viagens.

“Estou entusiasmado por integrar o Palladium Hotel Group com o propósito de ampliar nossa atuação no segmento MICE na região Sul do Brasil. Minha experiência, somada à sólida rede de contatos e parceiros estabelecida ao longo dos anos, contribuirá para fornecer um atendimento diferenciado às operadoras e agências locais. Nosso foco será impulsionar o crescimento do grupo por meio de iniciativas estratégicas que reforcem nossos diferenciais competitivos e fortaleçam as parcerias comerciais”, destaca Diogo Karas.

Experiência

Com mais de 14 anos de experiência na área comercial, Diogo desenvolveu uma sólida trajetória no atendimento a grandes contas corporativas em empresas de destaque no setor de turismo, como o Beto Carrero World e a rede Bristol Hotéis & Resorts. Em sua nova posição, ele será responsável pela gestão da carteira de clientes nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, reportando-se à Diretoria Comercial Brasil.

Contato:

Diogo Almeida Karas
Email: diogo.almeida@palladiumhotelgroup.com
Telefone: (11) 91255-4938

Sobre Palladium Hotel Group

O grupo opera mais de 40 hotéis e mais de 13.000 quartos, distribuídos em sete países: Espanha, México, República Dominicana, Jamaica, Itália, Brasil e Estados Unidos, e gerencia 9 marcas: TRS Hotels, Grand Palladium Hotels & Resorts, Palladium Hotels, Fiesta Hotels & Resorts, Ushuaïa Unexpected Hotels, Only YOU Hotels, BLESS Collection Hotels, a marca Hard Rock Hotels sob licença com três hotéis em Ibiza, Tenerife e Marbella e a marca efêmera 45 Times Square Hotel.

O Palladium Hotel Group é conhecido por sua filosofia de atenção à sua equipe humana e por oferecer aos seus clientes um alto nível de qualidade em seus produtos e serviços. Saiba mais em: www.palladiumhotelgroup.com

Azul já levou mais de 70 mil clientes para Fernando de Noronha em 2024

0

A Azul já transportou 71 mil Clientes de janeiro até agosto deste ano para o arquipélago de Fernando de Noronha.

Segundo informações enviadas ao DIÁRIO pela companhia aérea, esse número representa um aumento de 10% em relação ao número de Clientes transportados no mesmo período do ano passado. Desde 2013, a empresa mantém uma operação regular na ilha e hoje, opera cinco voos diários saindo da cidade de Recife (PE).

Para este mês, a empresa anunciou operações extras na rota que sai do Recife. De 17 a 22 de setembro, haverá voos extras nas terças, quintas, sextas e domingos. Os voos sairão de Recife às 13:40 e chegarão em Fernando de Noronha às 16:25. O retorno de Fernando de Noronha será às 16:55, chegando em Recife às 17:30. De 26 a 29 de setembro os voos extras serão nas quintas, sextas e domingos, com os mesmos horários de saída e chegada.

Já a operadora de Turismo da companhia, a Azul Viagens, que comercializa pacotes completos para o destino com voos dedicados, viu o número de Clientes crescer 122%. Sendo as principais origens, Recife, João Pessoa, Belo Horizonte, Campinas e São Paulo.

“A Azul construiu uma história sólida em Fernando de Noronha, mantendo uma operação contínua e um compromisso de levar cada vez mais brasileiros para conhecer esse paraíso. Oferecemos pacotes para diferentes públicos, com voos que partem de todo o país, hospedagens que vão desde opções mais acessíveis até luxuosas, além de uma programação de lazer completa com o apoio dos nossos parceiros na Ilha”, afirmou Giulliana Mesquita, Gerente de Produtos de Azul Viagens.

De acordo com Giulliana, a empresa está focada em desenvolver novos produtos tematizados como a corrida de 21km que será realizada em 30 de novembro. “Este ano somos os operadores oficiais da meia maratona de Noronha e queremos expandir nossa atuação neste tipo de experiência. Os Clientes estão buscando vivências diferenciadas e viagens com um propósito, seja de superação dos próprios limites ou de aprendizado. Na Ilha, há espaço para os dois caminhos, sendo o lugar ideal para se conectar com a natureza, conhecer a história e praticar esportes”, completou.

Equipotel começa nesta terça-feira no Expo Center Norte, São Paulo

0

A 61° edilção da Equipotel, evento que abrange todo o mercado de hospitalidade começa nesta terça (17) no Expo Center Norte, em São Paulo.

Reconhecida como o destino para profissionais de meios de hospedagem, bem-estar, alimentação e setores correlatos, a Equipotel 2024 é a principal plataforma para a apresentação de produtos e serviços relacionados a arte de receber bem. Com uma exposição diversificada, programação de palestras, workshops e demonstrações ao vivo, a feira abrange todas as necessidades do mercado, destacando as últimas tendências e avanços tecnológicos.

Programação

Por mais um ano, a feira dá destaque para uma série de palestras e experiências simultâneas, que abordarão as mais recentes tendências e novidades do setor. Entre as personalidades confirmadas estão Miguel Falabella, Ricardo Amorim, Luiza Trajano, Chieko Aoki, e Cássio Garkalns.

Falabella participará da “Motel Experience”, espaço temático idealizado pela ABMotéis com apoio do Guia de Motéis. No dia 18 de setembro, às 16h, o ator irá compartilhar insights sobre a relação entre a arte e a hospitalidade. No dia seguinte, o economista Ricardo Amorim dará continuidade ao evento, às 17h, também na “Motel Experience”, com uma palestra voltada para os impactos econômicos no setor.

O evento contará com a presença de Cássio Garkalns e Luiza Trajano na Arena ESG, reforçando a crescente importância das práticas ambientais, sociais e de governança na hospitalidade. Garkalns, especialista em sustentabilidade, trará suas perspectivas no dia 17 de setembro às 17h30, enquanto Luiza Trajano, nome por trás do Magazine Luiza, contribuirá com sua visão estratégica às 14h50 do mesmo dia.

Dentro da programação da Equipotel, os visitantes poderão acompanhar o Congresso Nacional de Hotéis (Conotel 2024), promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), que este ano traz João Mendes Miranda, fundador da Non Stop; Pablo Spyer, apresentador do “Minuto Touro de Ouro”; Cintia Chagas, influenciadora digital e colunista da Jovem Pan; Zico, ícone do futebol; Celso Sabino, Ministro do Turismo; a senadora Daniella Ribeiro; e os deputados federais Felipe Carreras e Renata Abreu. Estes líderes compartilharão insights sobre o cenário legislativo, políticas públicas e estratégias digitais essenciais para a indústria de hotéis e turismo.

Outros pontos importantes do evento serão as ações da TURISTECH, com curadoria da Resorts Brasil e Escola de Hoteleiros, com conteúdo selecionado por sua fundadora Lizandra Nunes. Mais informações e a programação completa podem ser obtidas no site oficial da Equipotel.

Profissionais do setor, expositores e visitantes terão oportunidade de explorar as mais recentes inovações, tendências e soluções que estão moldando o futuro da hospitalidade no país. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pelo link: https://www.equipotel.com.br/pt-br/credenciamento.

Serviço:
Equipotel
Data: 17 a 20 de setembro
Horários: 17 a 19 de setembro, das 13h às 20h, e no dia 20 de setembro, das 13h às 18h
Local: Expo Center Norte
Credenciamento: Gratuito no link.

GOL começa a vender passagens para voos Brasília-Bogotá

Rota da GOL entre as capitais de Brasil e Colômbia terá primeiro voo em fevereiro de 2025, com três frequências semanais

A GOL Linhas Aéreas começou nesta segunda-feira (16) a venda de bilhetes para a rota entre Brasília (BSB) e Bogotá (BOG), sua mais recente base internacional. Anunciado em abril, na capital colombiana, durante evento no qual estiveram presentes os presidentes brasileiro e colombiano, Luiz Inácio Lula da Silva e Gustavo Petro, o voo entre as duas capitais terá frequência de três operações semanais, de ida e volta, às terças, quintas e sábados, iniciando em 4 de fevereiro de 2025. Em 30 de março, os voos serão operados às segundas, sextas e domingos, nos mesmos horários (confira tabela abaixo).

O novo voo teve sua aprovação pelos órgãos reguladores colombianos na última semana e vai atender à crescente demanda para transporte de clientes, cargas e e-commerce entre Brasil e Colômbia, e é um estímulo ao comércio, turismo e geração de riquezas em ambas as nações.

A GOL inaugurou sua operação em Bogotá no início de abril, com voos a partir de Guarulhos/São Paulo (GRU) e Buenos Aires/Ezeiza (EZE), e agora amplia a oferta neste que é um dos principais centros econômicos do continente. Além disso, a novidade fortalece o Aeroporto de Brasília como importante hub para a GOL, consolidada como a maior operadora para voos internacionais na capital federal, onde já conta com voos para Miami (MIA) e Orlando (MCO), e em dezembro também terá a retomada dos voos diretos para Cancún (CUN).

Em Brasília, clientes de 30 destinos do país contarão com uma rápida conexão para a Colômbia, fomentando o turismo e os negócios internacionais das regiões Centro-Oeste, Sul, Norte e Nordeste. Com uma rica oferta de e para Brasília, clientes do Rio de Janeiro e de São Paulo, por exemplo, poderão embarcar nos aeroportos centrais das cidades (Santos Dumont e Congonhas) e fazer uma rápida conexão no Distrito Federal para seguir até a Colômbia.

Em Bogotá, os clientes terão à disposição conexões para mais de 50 destinos operados pela parceira avianca, como por exemplo Cartagena, Quito, Medellín, Lima, Barranquilla, Cidade do México, Cali, Guayaquil, San Andrés, Curaçao, San Salvador, Cidade da Guatemala, Cidade do Panamá, Santo Domingo, entre outras.

Já clientes voando a Bogotá terão também à disposição o serviço de “Stopover” em Brasília. O passageiro que que vai ou volta da Colômbia, mas que tem como destino outra cidade brasileira servida a partir de Brasília, poderá desembarcar com suas bagagens e permanecer por até duas noites no Distrito Federal antes de seguir viagem para o ponto final da sua viagem, sem custos. Para usufruir desse benefício, basta clicar em “Stopover” no momento da compra da passagem. Essa mesma facilidade é oferecida pela GOL, desde 2019, para aqueles que desejam fazer uma parada intermediária em São Paulo e mais recentemente foi disponibilizada pela companhia no Rio de Janeiro.

A rota entre Brasília e Bogotá se soma a outras importantes novidades apresentadas pela GOL ao mercado nos últimos meses. Ainda em 2024, a Companhia terá voos para Aruba (AUA), no Caribe, e San José (SJO), na Costa Rica, dois destinos exclusivos da GOL a partir de Guarulhos (GRU), além da retomada para Cancun (CUN) a partir do Distrito Federal.

“A operação entre Brasília e Bogotá será um marco para Brasil e Colômbia, ligando dois dos principais hubs de operação da GOL e da Avianca. A partir das duas capitais, as companhias atendem a mais de 80 destinos em 310 decolagens diárias”, comentou Rafael Araújo, diretor de Planejamento de Malha Aérea da GOL. “A ampliação da oferta de voos internacionais é uma das metas da Companhia para 2024 e Bogotá, com sua posição estratégica de conexão entre países das Américas do Sul, Central e do Norte, apresenta as condições ideais para integrar ainda mais os nossos povos e reforçar nosso compromisso com a democratização do transporte no continente”, completou.

LATAM: conheça a nova gerente de Sustentabilidade e Impacto Social no Brasil

0

A LATAM Brasil informa que Raquel Argentino é a sua nova gerente de Sustentabilidade e Impacto Social. A executiva reporta diretamente à Maria Elisa Curcio, diretora de Assuntos Corporativos, Regulatórios e Sustentabilidade da LATAM Brasil.

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Cecília, com Pós-graduação em Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Mestrado em Biologia pela Universidade de São Paulo (USP), Raquel tem ampla experiência em cargos de liderança em Meio Ambiente e Sustentabilidade de importantes empresas como a Serena Energy.

Raquel substitui Lígia Sato, que deixou a LATAM Brasil após 14 anos de carreira na companhia. A LATAM agradece a Lígia por toda a sua trajetória no grupo e deseja a Raquel sucesso em seus novos desafios e na liderança da agenda de Sustentabilidade e Meio Ambiente da companhia no País.

Raquel Argentino, nova gerente de Sustentabilidade e Impacto Social da LATAM Brasil
Raquel Argentino, nova gerente de Sustentabilidade e Impacto Social da LATAM Brasil (Foto: Divulgação)

Mais informações sobre Sustentabilidade e Impacto Social na LATAM em: Link.

VI Fórum Nacional da Hotelaria reverencia a Era da Experiência

0

Edição do FOHB realizada no hotel Rosewood, na capital paulista, nesta segunda-feira (16) abordou o cenário econômico, tecnologia e histórias inspiradoras para iluminar os caminhos do mercado hoteleiro no Brasil

Por Zaqueu Rodrigues, texto e fotos (Colaboração)

O FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) realizou nesta segunda-feira (16), no hotel Rosewood, na capital paulista, o VI Fórum Nacional da Hotelaria. Sob o tema A Era da Experiência, o evento apresentou ao longo do dia uma programação diversificada de conteúdos e experiências que jogou luz sobre os desafios, oportunidades e tendência da hotelaria.

O diretor executivo do FOHB, Orlando de Souza destacou que a edição deste ano conectou conteúdos técnico e de experiência para aprofundar o olhar sobre a nova era da hospitalidade. “2024 está fundamentando a recuperação do mercado hoteleiro. A gente deve continuar nessa pegada neste segundo semestre. A recuperação ainda é lenta, mas continua a jornada de subida, como mostrou esta edição do Fórum Nacional da Hotelaria”.

FOHB
Perspectiva da Economia brasileira, por Mailson da Nóbrega (Credito: Zaqueu Rodrigues)

Macroeconomia

O economista Mailson da Nóbrega compartilhou uma leitura em tom de alerta sobre as perspectivas da economia brasileira. “O Brasil pode estar diante de uma grande crise gestada há muito tempo”, apontou ele, ressaltando que o país, no entanto, está mais preparado do que nunca para navegar essa crise e sair dela muito melhor”.

FOHB
Filósofa Lucia Helena Galvão destacou a importância da leveza no trabalho. “Líderes que não aceitam erros estão despreparados e desmotivando a equipe” ((Crédito: Zaqueu Rodrigues)

Entre os desafios para o crescimento, o Mailson disse que o país se tornou uma economia de baixo crescimento. “Já estamos há tanto tempo nisso que a gente comemora quando o Brasil cresce 2%. O país precisa crescer muito mais do que isso. Se o Brasil quer se tornar um país rico, precisa crescer mais do que os países ricos”.

Para ilustrar a dimensão do desafio, Mailson comparou os crescimentos econômicos acumulados dos Estados Unidos e do Brasil ao longo dos últimos 11 anos. “Nesse período, os EUA cresceram 28,3%, e o Brasil cresceu 8,3%. O país precisa atacar os gastos obrigatórios e aumentar a produtividade”, constatou o economista.

O especialista ressaltou que, embora o quadro econômico nacional preocupe, o Brasil é um país forjado nas resiliências institucional e do mundo dos negócios. Entre os motivos para celebrar, ele apontou que “o Brasil superou as crises bancárias e cambial, está com as contas externas saudáveis, conta com o mundo dos negócios mais evoluído e sofisticado e oportunidade de atrair investimentos com energia limpa”.

FOHB
Cristiano Vasques, da HotelInvest, apontou cenário positivo. “A diária cresceu 11% no primeiro semestre de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023. 7% acima da inflação”.

Reforma Tributária

Na palestra Reforma Tributária, Felipe Tavares, economista-chefe da CNC (Confederação Nacional do Comércio, Serviços e Turismo) seguiu a mesma leitura de Mailson e constatou que o cenário brasileiro levanta pontos que preocupam, como é o caso do equilíbrio na arrecadação dos municípios.

O especialista afirmou que a simplificação dos impostos pela Reforma Tributária foi o grande ganho do mercado hoteleiro. “Conseguimos a simplicidade, mas não conseguimos a redução dos impostos. Ao tributar mais, podemos perder o aquecimento do setor e tornar o mercado hoteleiro exposto à concorrência internacional”.

Horizonte positivo

Na palestra Panorama da Hotelaria, o sócio-diretor da HotelInvest, Cristiano Vasques, pintou um cenário mais positivo para os hoteleiros. “No primeiro semestre de 2024, a ocupação permaneceu estável e a diária cresceu 11% – 7% acima da inflação. Já o RevPar aumentou 11% acima da inflação. Das 10 cidade pesquisadas pela HotelInvest, 6 registraram crescimento”.

Vasques projeta que, entre 2024 e 2028, o país contará com 4 a 5 mil quartos por ano. Hoje o Brasil tem 500 mil quartos qualificados. Apesar de considerar o crescimento pequeno, 1%, Vasques observou que o horizonte é favorável para pensar em novos projetos de hotéis, principalmente os que conciliam imobiliária com residencial. Se a economia ajudar, os próximos anos serão de recuperação”, encorajou o especialista.

FOHB
Segundo os organizadores, cerca de 500 pessoas participaram do Fórum (Crédito: Zaqueu Rodrigues)

Humanização

A filósofa e professora Lúcia Helena Galvão sublinhou que a leveza no ambiente de trabalho é divisora de águas neste momento. “A palavra-chave é humanização. A desmotivação pesa muito no trabalho. Uma gestão leve e flexível gera inovação e criatividade. Líderes que não aceitam erro são despreparados”, ensinou Lúcia, que enfatizou: “Impactamos a vida das pessoas. Tudo o mais é secundário”.

A Nova Hotelaria

As renovações do mercado inspiraram o painel Eliminando Práticas Ultrapassadas e Abraçando uma Nova Era de Geração de Receita. Sob a mediação de Paulo Salvador, a conversa reuniu Beto Sobrinho, especialista em Relacionamento e Experiência com o cliente; e Marcos Gay, fundador da B2B.reservas.
Salvador ressaltou que a hotelaria investe muito pouco em tecnologia em comparação com outros setores. Enquanto o mercado financeiro investe 8% sua receita, o hoteleiro investe apenas 2,3%. Beto lembrou que hoje, um hotel investe por ano apenas 0,8% do orçamento em tecnologia.

“Está na hora de mudar. O principal é a mudança de mindset. Temos que entender que a tecnologia está vindo para agregar, que tem investimento de tempo, custo, pessoas… temos que nos preocupar com a opinião do hóspede na internet, que pode ser ótima ou catastrófica”, disse Beto.
Para Marcos não faz mais sentido na hotelaria fazer check-in e check-out de forma manual. “Leva muito tempo. Temos que olhar três coisas hoje: pessoas, processos e tecnologia. Não adianta a gente automatizar um processo ruim. E isso acontece bastante. Também não adianta mais a hotelaria dar um preço fixo para uma hospedagem corporativa. Holofote na precificação. O modelo atual não vai trazer resultados diferentes”.

FOHB
Alê Costa, presidente-fundador da Cacau Show. “Temos que entregar acima das expectativas e com sustentabilidade”. (Foto: Zaqueu Rodrigues)

Fantástica Fábrica de Chocolates 

A jornada de conteúdo do VI Fórum Nacional da Hotelaria chegou ao fim com a palestra A Fantástica Fábrica de Chocolates, conduzida pelo presidente-fundador da Cacau Show, Alê Costa, recém-chegado ao mercado e que se prepara para abrir o quarto hotel no país. “As pessoas querem viver histórias. A nossa missão é fazer mais para mais com menos e transformar o ordinário em extraordinário”.

LEIA TAMBÉM:

Inteligência artificial e posicionamento digital são discutidos no VI FNH

Inteligência artificial e posicionamento digital são discutidos no VI FNH

Especialistas aconselharam hoteleiros a adotarem medidas estratégicas para utilizar IA e gerenciar melhor os perfis no Google

Por Bruno Almeida, colaborador do DIÁRIO

O uso de inteligência artificial (IA) e a importância de aprimorar a presença digital dos hotéis foram temas amplamente discutidos durante a tarde desta segunda-feira (16), durante o 6o Fórum Nacional de Hotelaria (FNH), organizado pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB). Especialistas nas aplicações bem-sucedidas da IA e em posicionamento nas buscas do Google destacaram as tendências que guiarão o comportamento de viajantes para gerar insights ao público que esteve no Rosewood Hotel, em São Paulo, onde o evento aconteceu.

IA aliada dos hoteleiros

No primeiro encontro da tarde “IA e hotelaria: será que elas se entendem?”, o palestrante especializado em tecnologia, Fabio Gandour, explicou como a IA generativa – quando a inteligência artificial cria conteúdo novo a partir de padrões e dados de treinamentos – pode ser aliada de hoteleiros. Gandour estimula que hotéis também atuem na criação de bancos de dados ordenados, para que informações úteis direcionem melhorias e mudanças nos estabelecimentos.

“A IA é capaz de identificar coisas no seu hotel, principalmente se essa IA for baseada em imagens. Este conhecimento gera saber”, afirmou.

Defensor da maneira “humans inside” – com os seres humanos no centro – de trabalhar, o especialista aponta o uso da IA como uma maneira de lidar melhor com funcionários e com clientes. “A gente fala de algoritmo, aprendizado de máquina, criação modelos. Mas o uso da tecnologia na implementação da ciência de serviços gera mais coisas inusitadas. O funcionário, para trabalhar em serviços, incluindo hotéis, tem que ter conhecimentos e skills em formato de T (quando há conhecimentos específicos e aprofundados, mas também um pouco de outras disciplinas). (A IA) pega isso para formar melhores profissionais”, finalizou.

Newton Neto é criador de negócios digitais do Google
Newton Neto é criador de negócios digitais do Google (Foto: Bruno Almeida / DT)

Ferramentas do Google

Ainda durante a tarde, Newton Neto, criador de negócios digitais do Google, abordou como a ferramenta de busca pode impulsionar novos negócios no setor da hotelaria. Na palestra “Potencializando sua presença no Google: Ferramentas, AI e melhores práticas”, Neto mostrou ferramentas que ajudam a tornar os perfis online das empresas mais visíveis. “No caso da indústria de turismo, a gente quer ajudar os usuários a tomarem decisões rápidas”, pontuou.

“Grandes redes já fazem um trabalho de gerenciamento do perfil da empresa. Quem tem uma operação mais local precisa fazer o mesmo (para competir). Quem tem perfil que está mais atualizado é mais visto”, aconselhou o executivo aos hoteleiros na plateia. Entre as dicas, ele afirma que fotos e vídeos das instalações e serviços oferecidos nos estabelecimentos “fazem a diferença”.

Palestra de Neto trouxe estratégias para hoteleiros superarem concorrência por meio do Google
Palestra de Neto trouxe estratégias para hoteleiros superarem concorrência por meio do Google (Foto: Bruno Almeida / DT)

“90% dos hospedes visitam hotéis com perfis mais completos, com informações sobre ações de sustentabilidade, inclusão e acessibilidade”, acrescentou.

FNH

Em sua sexta edição, O FNH é um dos principais eventos de conteúdo, tendências e inovação do setor e reúne palestrantes e conteúdos estratégicos.

Região Uva e Vinho (RS) ganha passeio em ônibus panorâmico; veja como funciona

O roteiro contempla pontos turísticos e empreendimentos da área urbana e turística de Bento Gonçalves, Vale dos Vinhedos e Monte Belo do Sul e o passageiro pode embarcar e desembarcar em mais de 30 pontos

Uma das regiões que mais recebe turistas no Rio Grande do Sul, a Região Uva e Vinho, se alinha às tendências de turismo do mundo e agora conta com uma nova opção de city tour panorâmico, o Ciao Bus. A operação inicia no 21 de setembro através de uma parceria entre a Transportes Monte Belo, empresa concessionária da linha, e a Giordani Turismo, operadora oficial do passeio, que há mais de 30 anos realiza turismo receptivo na região.

O Ciao Bus (lê-se tiao, e significa “oi” em italiano) é um passeio a bordo de um ônibus Double Deck panorâmico, aberto no piso superior, com mais de 70 lugares, que possibilita ao passageiro contemplar a cidade e a rota de uma forma diferente do que já existia até então na região. O visitante poderá embarcar e desembarcar (sistema hop on / hop off) durante o percurso e retornar ao ônibus quantas vezes desejar durante o dia, podendo visitar pontos turísticos, as principais vinícolas do estado (instaladas no Vale dos Vinhedos), além de restaurantes, cafeterias e outros empreendimentos.

Ciao Bus terá saídas de hora em hora, aos sábados e domingos, das 9h às 16h, finalizando o último percurso às 18h (Foto: Zéto Telóken)
Ciao Bus terá saídas de hora em hora, aos sábados e domingos, das 9h às 16h, finalizando o último percurso às 18h (Foto: Zéto Telóken)

A frota do Ciao Bus é composta por dois ônibus idênticos, na cor vermelha, seguindo a identidade visual dos passeios nas principais cidades turísticas do mundo – Londres, Nova Iorque, Roma, Barcelona e Buenos Aires -, com elementos que remetem à cultura e aos atrativos da região de Bento Gonçalves.

Pontos de parada

São mais de 30 pontos de parada exclusivos do Ciao Bus, sendo algumas contemplativas, em 48 quilômetros (circuito de ida e volta). Se embarcar no ponto inicial, localizado na Estação Maria Fumaça, e não desembarcar em nenhum ponto, o passageiro conclui o roteiro em aproximadamente duas horas, contemplando belas paisagens e ampliando seus conhecimentos culturais sobre as cidades visitadas.

“O projeto é uma iniciativa que busca diversificar o turismo na região de Bento Gonçalves e arredores, englobando Vale dos Vinhedos e Monte Belo do Sul, através da oferta de City Tour hop on/hop off, alinhado às tendências do turismo mundial”, explica a gerente de Marketing da Giordani, Cristiane Tomazini.

Horários

O Ciao Bus terá saídas de hora em hora, aos sábados e domingos, das 9h às 16h, finalizando o último percurso às 18h, na Estação Férrea de Bento Gonçalves (Maria Fumaça).

O bilhete pode ser adquirido ao embarcar no ônibus ou antecipado no site: www.ciaobus.com.br, na opção 1 dia, para uma pessoa custa R$105,00, adquirindo para duas ou mais pessoas, o valor reduz para R$ 55,00 cada, e na opção passaporte (2 dias) R$ 100 cada, crianças até 5 anos não pagam.

Cada ônibus tem capacidade para 73 passageiros e possuem acessibilidade, podendo receber 1 cadeirante por viagem.

CIAO BUS – City Tour Panorâmico

  • Bento Gonçalves, Vale dos Vinhedos e Monte Belo do Sul – Saídas aos sábados e domingos
  • Das 9h às 16h (de hora em hora)
  • Embarque e desembarque quantas vezes quiser –  hop on / hop off.
  • Ingressos: a partir de R$ 55,00
  • Informações: @ciaobusoficial | www.ciaobus.com.br