Início Site Página 7

Juliana Tahamtani e a arte de compartilhar experiências pelo mundo

0

Nas lembranças e memórias afetivas, tenho a imagem da Juliana de mãos dadas com minha filha correndo pelo pátio da escola. Minha pequena chegou ofegante e me soltou: “Mãe, é ela, Jú, a minha melhor amiga”. Na mesma ocasião conheci sua mãe e pronto; formamos um time pois a empatia foi instantânea e a partir deste dia, colecionamos passeios, encontros e até viagens com as nossas meninas.

*Por Márcia Kovacs, em colaboração ao DIÁRIO

Juliana e minha filha cresceram e ficaram próximas até o fim do primeiro grau. Com mudança de escolas, os amigos se reciclam e acabam indo por outros caminhos. Tanto elas como nós, mães, continuamos tendo contato, mas o tempo, mudança de rumos e objetivos, nos afastou, mas não apagou tudo que vivemos, durante anos. Ainda tenho uma grande amizade com a Maria Alice, mãe da Juliana e nos visitamos periodicamente.

Duas décadas se passaram, minha filha teve formação na área da Publicidade e alcançou destaque e paralelamente, a Juliana fez teatro no Macunaíma, uma vez ou outra participa de algumas peças e também concluiu o curso de Jornalismo e entrou em uma grande emissora de televisão. Além de participar de um blog das ‘Mulheres Jornalistas’, relatando suas viagens fora do país, até mesmo intercâmbio, entregando dicas e experiências. 

Foto: Juliana Tahamtani
Foto: Juliana Tahamtani

Orgulho e nostalgia

Relembrar da Juliana criança e constatar o que se tornou, causa um misto de orgulho, emoção e nostalgia, pois não temos a percepção que o tempo passa e tudo se modifica. Ela foi sábia e aproveitou bem o período com tanto aprendizado e vivências.

E é sobre esta menina que se transformou em uma mulher empoderada, sábia e viajante nata, que estou destacando nesta entrevista. Vamos conhecer questões que a levaram por este caminho das artes, aventuras e relatos intensos e grandiosos. Confesso, me sinto imensamente feliz por ter convivido com ela, mesmo que no passado…

Foto: Juliana Tahamtani
Foto: Juliana Tahamtani

Juliana, qual foi o gatilho para que se interessar e envolver, pelo turismo e escrever sobre este segmento?

Sempre gostei de viajar, conhecer culturas diferentes e lugares bonitos. Quem não gosta? mas sempre que eu me preparava para alguma viagem passava horas pesquisando e lendo experiência de outras pessoas. Na minha opinião, ler experiências de outros viajantes faz toda diferença na hora de entender o caminho que você vai percorrer, e decidir se aquele roteiro serve ou não pra você. Então decidi que eu também queria contar aos outros a melhor forma de viajar e onde ir.

Compartilhar, essa foi a grande motivação para eu querer escrever sobre turismo.  Já ouviu aquela frase: “A felicidade só é real quando compartilhada?” Essa frase norteia muito das minhas aventuras pelo mundo e acho que todo viajante precisa estar compartilhando descobertas. Seja com alguém que viaja junto ou com aquele que está longe esperando para ler o que você encontrou no caminho. 

Foto: Juliana Tahamtani
Foto: Juliana Tahamtani

Como uma jovem profissional, conseguiu transitar, vivenciar, superar e hoje estar em uma renomada emissora de televisão? Compartilhe suas experiências e como foi chegar onde está?

Quando decidi fazer jornalismo foi porque não conseguia encontrar uma única coisa que eu queria fazer. Não conseguia me ver estudando algo e deixando todas as outras possibilidades para trás. Então escolhi o jornalismo para que eu pudesse viver diversos assuntos, conversar com pessoas que sabem muito uma coisa só, e me transformar em uma pessoa que sabe um pouco de cada coisa. Fui buscando oportunidades onde encontrava, pedindo, conhecendo pessoas, dando as caras. é assim que tem que ser, nunca esperei as coisas acontecerem.

Foto: Juliana Tahamtani
Foto: Juliana Tahamtani

Cada meio de comunicação que eu passei me transformou um pouco e hoje estar em uma emissora de TV é muito gratificante, mas também é onde o jornalismo se perde um pouco, a gente precisa sempre pensar no que os outros querem ouvir ou ver. A Televisão é entender o mundo e a sociedade que você vive, entender o que interessa e o que as pessoas não querem viver, é uma luta diária encontrar histórias que mudem os outros e que sejam importantes ser contatadas. Buscar essas histórias é o que eu mais adoro na profissão e é contando a história dos outros que eu construo a minha. Sejam esses outros, lugares ou pessoas.

Foto: Juliana Tahamtani
Foto: Juliana Tahamtani

O turismo é um mercado repleto de oportunidades. Você enfrentou algum obstáculo ou correu algum risco, ‘turistando’ em alguma viagem? Relate…

Comecei a viajar sozinha, viagens pequenas e curtas para lugares que eu achava que seria fácil de me comunicar. Mas qualquer lugar do mundo que não seja o seu lugar no mundo, a sua casa, a sua língua, e que você precise de um mapa para encontrar seus caminhos é difícil.  Se colocar em uma situação de vulnerabilidade quando você está conhecendo algo desconhecido é um risco.

Já senti muito medo em hotéis inseguros, em lugares não acolhedores e pessoas mal intencionadas. Mas esses riscos são importantes para que você entenda o seu lugar no mundo e até onde pode ir. Daí voltamos na questão de compartilhar, se você lê sobre os riscos, se você compartilha os obstáculos, você se prepara para enfrentá-los. Viajar é ir atrás de conhecer o desconhecido, é impossível não correr riscos. Como Chico César diz: “Caminho se conhece andando e de vez em quando é bom se perder”. 

Foto: Juliana Tahamtani
Foto: Juliana Tahamtani

Quais são seus projetos profissionais dentro do setor de turismo. Pretende manter paralelo às suas atividades atuais? Uma curiosidade, você tatua nas suas costas todos os países que visitou.

Hoje eu não trabalho com turismo, mas sempre que eu viajo e acho que vale a pena compartilhar, gosto de escrever sobre a experiência. Tenho alguns sites e veículos que faço parceria sem compromisso e acabo mandando textos sobre as viagens. Gosto que seja algo sem compromisso, para que fique ainda mais prazeroso. 

Eu tenho no braço uma tatuagem do mapa mundi. Todo mundo costuma me perguntar se eu pinto os países que eu visito, mas não. Eu gosto do mapa mundi inteiro, e não quero ter a ansiedade de viajar para pintar espaços. Vou vivendo e viajando por onde dá vontade e se precisar, repetir caminhos. 

Foto: Juliana Tahamtani
Foto: Juliana Tahamtani

Quantas tatuagens você possui e quantas pretende fazer até fim de 2025?

Eu tenho 8 tatuagens, algumas fiz durante algumas viagens. Vamos ver o que 2025 vai esperar pra mim… tatuagens são tão imprevisíveis. 

Foto: Juliana Tahamtani
Foto: Juliana Tahamtani

Conte qual foi a viagem mais marcante que fez até hoje, e quais dicas que você recomenda para mulheres que viajam sozinhas?

É muito difícil pensar em uma viagem que me marcou, todas me deixaram alguma marca.  Mas a que me transformou por completo foi a Austrália. Aprendi a ser parte de outra família, aprendi o que é estar realmente longe de casa e dos meus, aprendi a me manter perto mesmo longe e tive que ser forte pra me apaixonar e deixar ir. 

Agora se eu for pensar na viagem que mais me encantou, foi sem dúvida a África do Sul, onde eu vi de perto animais tão lindos, onde eu ouvi histórias de um povo tão feliz e vi o pôr do sol mais lindo da vida. Tem algo nos países africanos que me chama pra mais perto. Meu pai me disse uma vez, que todo mundo tem um lugar mais perto do coração, e acho que esse é o meu. 

Foto: Juliana Tahamtani
Foto: Juliana Tahamtani

Viajar sozinha não é de fato estar sozinha, acho que é estar tão mais aberta para as possibilidades, para as amizades, e para o novo. é preciso ter coragem pra caminhar só, ter atenção e principalmente vontade de compartilhar o caminho. Seja com quem vai ou com quem fica. 

Um dia em um hostel na Tasmânia eu li a seguinte frase: “Todo viajante precisa de um travesseiro“. Que é pra gente não esquecer, que não importa o quanto a gente ande, sempre precisa voltar pra casa. Seja lá onde ela for. 

Avianca Cargo apresenta seu novo posicionamento de marca; saiba mais

A renovação da marca foi anunciada em 13 de novembro no Air Cargo Forum, em Miami, onde a companhia aérea destacou o posicionamento de Avianca Cargo, reafirmando sua dedicação para seus clientes, parceiros, empregados e comunidades

A Avianca Cargo apresenta com orgulho seu novo conceito de marca, marcando a transformação fundamental que ressalta seu compromisso com um serviço excepcional. Essa reinvenção incorpora a nova essência de “Avianca Cargo, nós fazemos para você”, refletindo a abordagem da companhia aérea para as necessidades de seus clientes e as associações em longo prazo.

Esse novo conceito simboliza o espírito de um herói dedicado a servir os outros por dever, compromisso e convicção. Essa mudança é mais que um slogan, é uma declaração de compromisso renovado aqueles que confiam na companhia.

“Nossa transformação tem nos posicionado como uma das seis melhores companhias aéreas de carga do mundo”, comentou Diogo Elias, vice-presidente sênior da Avianca Cargo. “Temos elevado nossos níveis de serviço, atualizado a nossa frota e melhorado nossas ofertas de produtos, enquanto asseguramos uma operação mais consistente e eficiente. Nossa equipe dedicada, trabalha incansavelmente para satisfazer cada solicitação e solução que buscam nossos clientes, permitindo-lhes fazer crescer o seu negócio”.

Com o fechamento do terceiro trimestre de 2024, a Avianca Cargo aumentou seu fator de ocupação da rede em mais de 5%, em linha ano após ano, como resultado da recuperação do mercado de importações de carga na América Latina e a renovação da sua frota.

O novo posicionamento da marca é a culminação de esforços que melhoraram a eficiência operativa e a conectividade.

Mais capacidade de carga e sustentabilidade para nossos clientes:

  • A Avianca Cargo é comprometida com a sustentabilidade, opera o Airbus A330, a frota de tamanho médio mais moderna com o menor impacto ambiental da região.
  • A frota da companhia aérea é aproximadamente 51% mais jovem que a média de aviões de carga na América Latina. Uma frota mais nova é mais eficiente em consumo de combustível e gera menos emissões de CO2.
  • Em associação com a empresa de tecnologia climática CHOOOSE™, a Avianca Cargo lança oficialmente uma plataforma em tempo real que permite aos clientes monitorar, rastrear e compensar as emissões de carbono do transporte de caga, apoiando projetos ambientais na América Latina.

Rede e frota mais robustas

  • Como parte de uma estratégia de investimento, a Avianca Cargo expandiu a frota com quatro aeronaves A330-300/200 P2F, melhorando a capacidade e eficiência do combustível. A primeira juntou-se ao seu parceiro comercial AeroUnion em julho, mais dois o farão em 2025 e a última em 2026, oferecendo maior carga útil e flexibilidade nem rotas de médio alcance.
  • Conectamo-nos ao maior número de destinos desde a pandemia, com cerca de 350 assentos por meio de voos de carga, voos de passageiros e acordos entre linhas.
  • Conectamos mais de 75 destinos com 220 voos de carga semanais junto com mais de 1.400 voos de passageiros.
  • Em 3 de novembro, em parceria com a Turkish Airlines, a Avianca Cargo lançou um novo serviço de Liège-Miami, melhorando a conectividade de carga e expandindo o acesso a uma rede global além de Miami com maior capacidade.

A primeira a inovar na América do Sul

  • A Avianca Cargo é a primeira companhia aérea sul-americana a integrar-se à DB Schenker, revolucionando a logística em serviços de carga mais rápidos e confiáveis do continente.
  • A primeira companhia aérea nas Américas a obter quatro certificações CEIV: Farmacêutica, Fresca, Baterias de Lítio e Animais Vivos, estabelecendo um padrão de destaque na indústria.
  • Uma das seis melhores companhias aéreas de carga do mundo, segundo Air Cargo News Awards.

Melhora contínua e inovação das operações

  • A Avianca Cargo agora oferece 100% de suas rotas para carga GCR, com conexões para três grandes mercados: CargoAI, cargoONE e WebCargo, tornando as reservas mais eficientes desde janeiro de 2024.
  • A companhia aérea implementou estratégias avançadas de eBooking para melhorar a precisão das reservas e agilizar os processos da confirmação.
  • Os investimentos recentes em infraestrutura em seus principais terminais em Miami e Bogotá, aumentaram a capacidade na alta temporada em 83% e melhoraram a eficiência média do tempo de entrega em 20%
  • A Avianca Cargo otimizou suas vinícolas para reduzir a impressão de carbono, implementando uma sala fria de eficiência energética e zero ODP em Medellín e um sistema de refrigeração zero GWP, em Miami, para reduzir as emissões

Integração sem interrupções com os principais agentes de carga

  • Em sua integração com CargoWise, a Avianca Cargo gerencia reservas a partir do Panamá, El Salvador, Brasil, Colômbia, Equador e Estados Unidos, garantindo operações fluídas de carga com os 25 principais agentes de carga à nível global

Por meio da Airbox, a Avianca Cargo oferece mais de 280 voos para acordos eletrônicos de espaço bloqueado (eBSA em inglês) em um período de dois meses, proporcionando aos despachantes flexibilidade e espaço de carga garantido.

Economia aquecida: Turismo deve gerar mais de 76 mil empregos

Os números concedidos pela CNC sobre a alta temporada são animadores para o setor

REDAÇÃO DO DT 

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) informou nesta quarta-feira (13) que o turismo brasileiro deve gerar 76,5 mil vagas de emprego temporárias entre outubro de 2024 e janeiro de 2025. 

O número revela uma retomada no setor com o melhor resultado para a alta temporada desde 2015. 

A expectativa é que o setor de alimentação oferte 54,2 mil vagas, seguido por transportes com 10,6 mil vagas e hospedagem com 8,4 mil vagas. O salário médio gira em torno de R$ 1.842. 

Um estudo realizado pela Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), revelou uma projeção de 450 mil vagas de emprego temporárias para o último semestre de 2024. Destas, 35% são para o setor de Serviços, do qual o turismo faz parte. 

Faturamento de quase 160 bi

Os números esperados para novembro de 2024 e fevereiro de 2025 são animadores. Segundo a CNC, o turismo deve gerar um faturamento de R$ 157,74 bilhões. 

De acordo com um comunicado do Ministério do Turismo: “O turismo envolve e impacta 57 segmentos diretos da economia e outros tantos indiretos. As festas de final de ano, aliada as férias e feriados, impactam positivamente no setor, estimulando uma maior demanda por empregos, contribuindo também, para o aumento da renda média do brasileiro”.

BeFly anuncia parceria inovadora com a Cãomigo para demandas de viagens com pets

0

A partir de agora, as marcas do ecossistema da Befly passam a oferecer uma assessoria completa para viagens com pets

A BeFly, maior ecossistema de turismo da América Latina, anuncia uma parceria inédita com a Cãomigo, empresa especializada em turismo e negócios pet friendly, e que oferece entre outros serviços uma assessoria completa para viagens com pets.

Com esse lançamento, todas as unidades de negócio da holding poderão oferecer uma assessoria completa, proporcionando uma experiência de viagem segura e confortável para clientes que desejam levar seus animais de estimação em suas aventuras.

O serviço, que já está sendo homologado pelo time de produtos da BeFly, chega ao mercado como parte do compromisso da empresa de expandir seu ecossistema e atender às demandas dos tutores que desejam viajar com seus pets.

Por meio da parceria com a Cãomigo, os tutores terão acesso a uma gama completa de serviços que abrangem todas as necessidades para uma viagem segura com seus pets. Os principais serviços incluem:

Serviços veterinários: exames e acompanhamento veterinário especializado para a saúde e segurança dos pets antes, durante e depois da viagem.
• Microchipagem e vacinas: garantia de que os pets estejam devidamente identificados e imunizados para viagens nacionais e internacionais.
• Atestado Internacional de Saúde (CVI): obtenção de certificados exigidos para a entrada em diversos países.
• Assessoria jurídica e documentação de viagem: apoio especializado na obtenção de documentos necessários para viagens nacionais e internacionais, com respaldo jurídico em questões legais.
• Consultoria comportamental e orientação para treinamento: suporte para que o pet se adapte bem ao ambiente de viagem, além de orientação sobre treinamentos necessários para garantir seu conforto.
• Adaptação na nova residência e orientações comportamentais: dicas para ajudar os pets a se ambientarem na nova residência, minimizando o estresse da mudança.

Segundo Sylvio Ferraz, Vice-presidente de Novos Negócios e Produtos da BeFly, “a parceria com a Cãomigo reflete nossa visão de criar um ecossistema de turismo cada vez mais completo e acessível. Reconhecemos que os pets são parte da família e entendemos a importância de incluir serviços que ampliem a experiência de nossos clientes com segurança e tranquilidade. Acreditamos que essa assessoria será um diferencial importante para todos que compartilham suas viagens com seus animais de estimação”.

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

0

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do grupo

Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.

“A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiência financeira e desenvolvimento rápido e sustentável. A Accor está totalmente comprometida em apoiar a comunidade local e o crescimento econômico à medida que expandimos nosso portfólio”, disse Morin. “Os hotéis da divisão PM&E são uma parte importante de nossa operação e um dos principais impulsionadores de nossa estratégia global, adaptando-se às constantes mudanças de comportamento dos consumidores e aprimorando os destinos onde escolhemos crescer.”

Em sua viagem ao Brasil e México, Morin reforçou a importância do Brasil como um motor da expansão da Accor nas Américas, citando o fato de que quase 330 dos 450 hotéis PM&E na região estão localizados no país. No México, onde a Accor conta com mais de 40 hotéis, Morin reforçou que o país desempenha um papel fundamental em sua estratégia de desenvolvimento. Classificado como um dos 10 destinos mais visitados do mundo, o México é uma porta de entrada para as Américas para o turismo internacional. Em geral, a América Latina tem um grande potencial para aumentar o número de turistas internacionais. Países como Peru, Argentina, Chile e Colômbia se destacam por sua natureza única e cultura vibrante.

Expansão e novas marcas

Durante a visita, Morin também destacou dois novos projetos regionais que serão inaugurados antes do final de 2024, ambos localizados no Brasil: ibis Styles Maragogi (Alagoas), o primeiro hotel de frente para a praia “pé na areia” da marca nas Américas, e ibis budget Guarulhos Airport (São Paulo), o segundo maior hotel do Brasil inaugurado este ano em termos de número de quartos.

Além de expandir suas marcas conhecidas e populares, a Accor continua a lançar novas marcas nas Américas, como Handwritten Collection e TRIBE. Lançada em 2023, a marca Handwritten Collection é uma rede global de hotéis com curadoria cuidadosa, cada um celebrando a personalidade de seus dedicados anfitriões. Os primeiros hotéis Handwritten Collection das Américas são o Hotel Stratford San Francisco, nos Estados Unidos e Marival Distinct, em Nuevo Vallarta, México. O último é um hotel exclusivo desenvolvido em colaboração estratégica com o Grupo Marival. Enquanto isso, a marca TRIBE está levando sua filosofia de design moderno para Medellín, na Colômbia, e abrirá seu primeiro hotel brasileiro em Belo Horizonte em 2025.

“Estamos nos concentrando em adicionar novos hotéis e resorts all-inclusive e introduzir várias marcas (Pullman, Novotel, Mövenpick e Handwritten) em quatro países: Panamá, Costa Rica, República Dominicana e Jamaica. E reforçaremos nossa posição atual com os franqueadores existentes e novos parceiros de negócios no Chile, Argentina, Peru e Colômbia, tendo como objetivo chegar a mais de 80 hotéis PM&E nestes países até 2027 (em relação aos 66 atuais)”, disse Morin.

Jean-Jacques Morin durante evento com colaboradores - Foto: divulgação
Jean-Jacques Morin durante evento com colaboradores – Foto: divulgação

Liderança em sustentabilidade

A Accor está liderando o setor quando se trata de um balanço positivo em hospitalidade, com a sustentabilidade no centro de sua estratégia global, garantindo que suas operações na região das Américas estejam alinhadas com o propósito, os princípios e as metas do Grupo. A rede hoteleira busca reduzir sua pegada de carbono em 46% até 2030 e alcançar a neutralidade até 2050.  Morin destacou a crescente demanda por hospedagens sustentáveis, com uma pesquisa da Accor revelando que 70% dos viajantes consideram fatores ESG ao escolher suas acomodações.

Na vanguarda das tendências sociais

Ao longo de sua visita, Morin destacou o crescimento contínuo das experiências de viagem “bleisure”, aquelas viagens que combinam negócios e lazer. Quase 40% dos viajantes globais estão combinando negócios com lazer, e a Accor está criando ativamente mais experiências hoteleiras que atendam a esses tipos de hóspedes. Os hotéis da Accor também estão investindo cada vez mais em entretenimento e experiências gastronômicas que atraem tanto os moradores locais quanto os hóspedes. Com mais de 1.200 bares e restaurantes em toda a região das Américas, a Accor acredita que a integração do entretenimento com o A&B pode ser um diferencial em um mercado competitivo, ao mesmo tempo em que cria um fator de atração extra para atrair não apenas hóspedes, mas também moradores locais.

Para finalizar

Antes de voar de volta para a sede da Accor na França, Morin também ressaltou o sucesso da Accor como um dos principais patrocinadores dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Como um parceiro Premium, a Accor gerenciou a hotelaria na Vila Olímpica e ofereceu experiências exclusivas aos membros do programa de fidelidade ALL, além de patrocinar atletas da “ALL Champions Family”.

“Nossa participação nos Jogos Olímpicos superou as expectativas, comprovando nossa capacidade de proporcionar experiências inigualáveis de hospitalidade”, disse Morin. “O legado mais importante desse patrocínio foi a criação de um selo de reconhecimento para hotéis que oferecem soluções acolhedoras para pessoas com deficiência e o fortalecimento geral de nossa estratégia de diversidade e inclusão”.

Azul revela os destinos mais procurados para os feriados de novembro; confira

Os três primeiros lugares foram ocupados pelos principais hubs da companhia 

A Azul, a maior companhia aérea em número de voos diários e destinos atendidos no Brasil, divulgou os dez destinos mais procurados na companhia para os feriados de novembro. Para feriados do dia 15 e 20 de novembro, os três primeiros lugares foram ocupados pelos principais hubs da companhia: o aeroporto de Viracopos, em Campinas, o BH Airport, em Belo Horizonte e o de Guararapes, no Recife.

O aeroporto de Congonhas, em São Paulo, também se destacou no ranking, ocupando a quarta posição. Guarulhos aparece em quinto lugar, seguido pelo aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, que retomou suas operações em outubro deste ano e é o ponto de entrada dos Clientes para a cidade de Gramado, onde a programação do Natal Luz já começou.

Além da malha tradicional, a Azul Conecta, empresa responsável pelos voos regionais da Azul, também divulgou as cidades turísticas mais procuradas durante o período. Em primeiro lugar, apareceu o aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, conectado ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo, pela aeronave Cessna Grand Caravan. A operação é uma alternativa importante para aqueles que precisam ir para a zona oeste do Rio de Janeiro. O aeroporto de Jacarepaguá está localizado na Avenida Ayrton Senna, uma das principais da região e bem próxima da Barra da Tijuca. O local fica a aproximadamente 30 quilômetros do centro da cidade.

Outras duas cidades que apareceram entre as mais procuradas foram Jericoacoara e Parnaíba, que fazem parte da Rota das Emoções. A rota, em um voo panorâmico, liga as cidades de Aracati, Fortaleza, Jericoacoara, Parnaíba, Barreirinhas e São Luís, mostrando bem de perto as belezas paradisíacas de cada destino. Neste roteiro vale destacar as águas claras e a areia branca da Praia de Canoa Quebrada, o exuberante Delta do Parnaíba e a entrada dos belíssimos Lençóis Maranhenses.

Confira abaixo os destinos mais procurados na Azul Linhas Aéreas para os feriados de novembro:

1. Campinas (VCP)

2. Belo Horizonte

3. Recife

4. São Paulo – Congonhas

5. São Paulo – Guarulhos

6. Porto Alegre

7. Curitiba

8. Rio de Janeiro – Galeão

9. Rio de Janeiro – Santos Dumont

10. Brasília

Parque Nacional do Iguaçu terá horário ampliado no feriado do dia 15

A expectativa é de receber 25 mil visitantes entre sexta-feira e domingo

O Parque Nacional do Iguaçu abrirá uma hora mais cedo, das 8h às 16h, no feriado prolongado da Proclamação da República, de 15 a 17 de novembro (sexta-feira a domingo). A ampliação visa proporcionar mais comodidade aos visitantes, com recomendação para a visita na primeira hora de abertura ou após as 13h, quando há menos movimento.

A unidade de conservação terá reforço operacional em todo o circuito de visitação. O feriado da Proclamação da República costuma ser um dos mais movimentados do ano no Patrimônio Mundial Natural. Os visitantes terão a oportunidade de realizar um passeio mais tranquilo e aproveitar a contemplação das belezas naturais.

Dicas para a visita

A previsão é de dias limpos, com sol e temperaturas mais altas na unidade, condições perfeitas para refrescar-se nas quedas-d’água e sentir a natureza. É recomendado o uso de roupas leves e confortáveis, além de proteção solar e a manutenção da hidratação. Para evitar o grande fluxo de pessoas, os melhores horários para a visita são às 8h e após as 13h.

Atividades imersivas

No Parque Nacional do Iguaçu, além de contemplar as majestosas Cataratas do Iguaçu, os visitantes podem aproveitar uma variedade de passeios imersivos pela Mata Atlântica, todos incluídos no bilhete de entrada. Entre eles, destacam-se o Caminho das Bananeiras (1,3km), o Caminho do Poço Preto (9km) e a Trilha Ytepopo (5km), opções perfeitas para caminhadas ou deslocamentos de bicicleta. Esses passeios estão abertos diariamente e proporcionam uma experiência única de contato com o Patrimônio Mundial Natural.

Experiências

Para ampliar a experiência e encantar-se com a beleza da Maravilha Mundial da Natureza, o parque oferece cenários exclusivos em períodos específicos do dia, como os passeios do Pôr do Sol e Noite nas Cataratas. Este último inclui jantar de massas no Restaurante Porto Canoas, proporcionando momentos especiais e diferenciados para conhecer o maior conjunto de quedas-d’água do mundo.

Feriadão com horário ampliado no Parque Nacional do Iguaçu - Foto: Bruna Nieradka
Feriadão com horário ampliado no Parque Nacional do Iguaçu – Foto: Bruna Nieradka

Como comprovar a residência

São aceitos diversos documentos para comprovar residência: carteirinha de estudante válida com foto, carteira de trabalho, título de eleitor, conta de água, conta de luz, e conta de telefone fixo e/ou móvel pós-pago. Lembrando que os documentos devem ser nominais e individuais. Consulte mais informações: https://cataratasdoiguacu.com.br/ajuda-e-cuidados/passe-comunidade/.

As cidades vizinhas ao parque são: Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel, Medianeira, Serranópolis do Iguaçu, Matelândia, Ramilândia, Céu Azul, Vera Cruz do Oeste, Santa Tereza do Oeste, Lindoeste, Santa Lúcia, Capitão Leônidas Marques e Capanema.

Funcionamento na alta temporada 

O Parque Nacional do Iguaçu terá horário ampliado na alta temporada, período de final de ano e férias escolares. A partir do dia 21 de dezembro até 31 de janeiro de 2025, o parque abrirá todos os dias das 8h às 16h. O aumento no horário de visitação proporciona mais tempo aos visitantes e melhora a experiência do passeio na Maravilha Mundial da Natureza.

Visite o Patrimônio Mundial Natural

Para visitar o Parque Nacional do Iguaçu, é recomendado adquirir o ingresso antecipadamente pelo site oficial, escolhendo o dia e horário. Em caso de necessidade, é possível reagendar a visita por meio do cadastro feito no momento da compra. Os passeios ao amanhecer, pôr do sol e durante a noite possuem vagas limitadas.

Para mais informações sobre o Parque Nacional do Iguaçu, entre em contato com a Naipi, assistente virtual do parque, pelo WhatsApp: 45 3521-4438.

Saint-Exupéry e sua noiva vestida de preto

Você sabia que Consuelo Suncin, esposa de Antoine de Saint-Exupéry, autor de “O Pequeno Principe”, se casou com um vestido, véu e grinalda de noiva pretos?*

Para uns é conhecida justamente por isso, por ser a esposa dessa grande personalidade literária, e para outros, a mulher que inspirou a criação da personagem Rosa, par romântico do principezinho na obra.

Mas para conhecer tanto a Rosa, quanto a Sra Saint-Exupéry, a noiva de preto, precisamos conhecer melhor essa mulher misteriosa, geniosa e cheia de personalidade para tentar entender o que a fez fazer tal ato.

Consuelo, foi uma mulher salvadorenha que fez com que o piloto e escritor francês se apaixonasse tão fortemente que a pediu em casamento no dia seguinte em que a conheceu. O encontro se deu pois Saint-Exupéry, enquanto responsável pela subsidiária da Aéropostale, a Aéroposta, participa de um coquetel promovido pela Aliança Francesa, onde conhece Consuelo, que estava em Buenos Aires para resolver questões do inventário de seu falecido marido. Tamanho foi o encanto de Saint-Exupéry, que convidou a jovem de 27 anos para um passeio em seu avião. Já no avião, Saint-Exupéry a pediu em casamento e a fez um ultimato: “Se responder que não, esse avião não descerá”. Mas Consuelo foi muito mais que uma forte paixão, foi uma amante das artes, uma talentosa contadora de histórias, pintora e escultora.

Filha de um rico plantador de café em El Salvador – América Central, teve uma excelente educação, e já na infância, seu talento para a poesia começava a desabrochar. Também era muito inteligente, falava com perfeição, o espanhol, o inglês e o francês.

Tinha um temperamento forte demais para a época em que vivia, pode-se dizer, uma mulher de atitude, diferente das moças da década de 1920, que eram mais reservadas e dependentes dos maridos.

Fumava, bebia, dirigia e viajava o que era exatamente ao contrário da época. Era conhecida inclusive, pelo apelido dado pelos próprios amigos de Saint-Exupéry, de “Vulcão da América Central”, cuja referência pode ser notada no asteroide do principezinho, que tinha, dos três vulcões, um adormecido, e dois ativos, fazendo homenagem ao país de Consuelo.

Até no dia de seu casamento não deixou a discrição prevalecer: Usou um vestido de noiva e véu pretos, mesmo sendo recíproca ao forte amor de seu marido, não foi aceita pela família do escritor e piloto, assim como também, pela sociedade literária da qual participava, uma forma de protesto e de desafiar a sua futura família, o que relatou em cartas: “Eu estava de luto por mim mesma, o que eu realmente era e o que eles me negaram a ser”. Uma mulher a frente de seu tempo, que por amor, decide “dançar conforme a música” ao que se espera de uma mulher casada, ainda mais naquela época.

Saint-Exupéry
Consuelo foi uma mulher salvadorenha que fez com que o piloto e escritor francês se apaixonasse tão fortemente que a pediu em casamento no dia seguinte em que a conheceu (Crédito: divulgação)

Mesmo com espinhos na vida amorosa do casal, ela foi uma grande apoiadora, incentivando seu marido a escrever Voo Noturno, obra que lhe deu o Prêmio Femina de 1931, considerado o maior prêmio literário da França. Além é claro, de “O Pequeno Príncipe”, último livro em que escreveu, tendo estado sempre presente na vida do escritor.

E uma curiosidade, é que um livro foi escrito inteiramente inspirado na víuva negra, chamado “Uma Noiva Vestida de Preto”, escrita por Marie Helene Carbonel e Martine Fransioli Martinez, esposa do herdeiro de Consuelo, José Martinez Fructuoso. O livro, que reúne 600 páginas de texto e 32 de ilustrações, contém relatos íntimos dos seus diários, além de vídeos no final de sua vida, já avançada, onde sentia mais dificuldade de escrever.

Crédito José Augusto Cavalcanti Wanderley
Colaborou: Nicole B. Vieira da Rocha Santos

TJ-SP investiga possível fraude de advogado contra site de hospedagens

0

De acordo com o site Consultor Jurídico, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) está investigando um caso de possível fraude em ação movida por um advogado e sua mãe contra uma plataforma de hospedagem. A 28ª Câmara de Direito Privado do tribunal reconheceu indícios de litigância de má-fé e encaminhou o caso para análise do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) por suspeita de conduta antiética e possível ilícito criminal.

O advogado e sua mãe relataram ter reservado um hotel de luxo em Nova York por meio de uma agência de viagens online, mas, segundo eles, foram direcionados para um hotel em condições precárias. Entre as queixas, estavam lixeiras transbordando, elevadores quebrados e, no quarto, infestação de percevejos. No entanto, de acordo com o Consultor Jurídico, as fotos apresentadas como prova mostravam apenas pequenos danos, como um colchão sujo e um tapete desgastado.

O tribunal também observou que os autores da ação não apresentaram comprovantes da reserva nem passagens de viagem, o que dificultou a verificação de sua versão dos fatos. Questionados em juízo, os autores forneceram novas fotos, que foram identificadas pela agência de hospedagem como pertencentes a outro viajante, em uma plataforma de hospedagem diferente.

Conforme o Consultor Jurídico, o site de viagens demonstrou que os mesmos autores já haviam movido processos semelhantes contra a empresa, alegando problemas em outros destinos, como Miami, Cartagena e Toronto. Em sua decisão, o relator do caso, desembargador Rodrigues Torres, classificou o comportamento como “litigância de má-fé”.

As advogadas Carolina Vilas Boas Nogueira e Alice de Lemos Maccacchero, do escritório Fragata e Antunes Advogados, atuaram em defesa da agência de hospedagem. (REDAÇÃO DO DIÁRIO com fonte CONSULTOR JURÍDICO – CONJUR)

Encontro Nacional da Abrasel: inovação no setor de alimentação

0

Começou na última terça-feira (12), em Cuiabá, no coração do Mato Grosso, o aguardado 41º Encontro Nacional da Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. Com uma agenda cuidadosamente elaborada, o evento promete até esta quinta-feira (14) uma imersão completa nas principais tendências e transformações que moldam o futuro do setor de Alimentação Fora do Lar.

Realizado no Centro de Eventos Pantanal, o encontro traz ao público uma programação dinâmica e gratuita, que reúne palestras enriquecedoras, experiências ao vivo na renomada Cozinha Viva e uma feira vibrante de expositores que valoriza produtos locais e artesanato regional.

Os Encontros Nacionais da Abrasel destacam-se como uma tradição essencial no calendário da associação, movimentando anualmente diferentes regiões do Brasil em um formato itinerante e sempre inovador. Este ano, o evento consolida-se como um espaço privilegiado para empreendedores, gestores e profissionais do setor que buscam não apenas aprimoramento e inovação, mas também oportunidades de networking e novos negócios. A programação inclui um passeio pelo encantador Pantanal Mato-grossense, visitas técnicas à fábrica de cerveja, além de painéis temáticos e uma agenda especial conduzida por chefs nacionais e regionais.

Na cerimônia de abertura, o evento contou com a presença de figuras de destaque, incluindo Lorena Bezerra, presidente da Abrasel no Mato Grosso; Paulo Solmucci, presidente-executivo da entidade; Abílio Brunini, prefeito eleito de Cuiabá; Flávia Moretti, prefeita eleita de Várzea Grande; Fábio Garcia, secretário-chefe da Casa Civil; o deputado estadual Diego Guimarães, além de outras autoridades e representantes do setor.

Durante o discurso inaugural, Lorena Bezerra trouxe um panorama sobre o expressivo impacto econômico do setor de alimentação fora do lar no Mato Grosso, composto por aproximadamente 34 mil estabelecimentos, que juntos empregam 100 mil pessoas e movimentam mais de R$ 10 bilhões. A maioria desses negócios – cerca de 80% – é formada por pequenas empresas familiares, cuja relevância econômica e social reforça o compromisso da Abrasel com o desenvolvimento e a sustentabilidade desses empreendimentos.

Eficiência e Produtividade para Fortalecer o Setor

Sob o tema “Eficiência e Produtividade”, a edição deste ano busca promover discussões e propor soluções inovadoras que sustentem o crescimento de bares e restaurantes, especialmente os de pequeno porte. “Nosso objetivo é oferecer ferramentas e conhecimento para que esses empreendedores possam evoluir e transformar seus negócios em pilares ainda mais fortes para a economia e a sociedade”, destacou Lorena Bezerra. “A Abrasel está comprometida em simplificar o ato de empreender, impulsionando o setor como uma verdadeira força vital para o desenvolvimento socioeconômico do país.”

O evento, que já se consolidou como um dos principais pontos de encontro para o setor, conta com o patrocínio de empresas renomadas como Ambev, BAT, Getnet, Nogueira Brinquedos, Pluxee, Santander e Tectoy. Interessados em participar ou acompanhar a programação podem acessar mais informações no site oficial: www.encontroabrasel.com.br.

O 41º Encontro Nacional da Abrasel segue até quinta-feira, trazendo uma visão inspiradora e promissora para o setor, com eventos e experiências que, sem dúvida, ecoarão nas futuras edições.