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Festival dedicado à cultura gaúcha começa dia 19 em Gramado

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“Gaúchos – Festival da História, Cultura e Tradição” terá programação cultural gratuita de 19 a 29 de setembro em diferentes pontos de Gramado 

De 19 a 29 de setembro, Gramado recebe o evento Gaúchos – Festival da História, Cultura e Tradição. Serão dez dias de celebração à cultura gaúcha com diferentes atrações como apresentações de música e dança, piquete, roda de chimarrão, circuito gastronômico em restaurantes da cidade, decoração temática, exposições e atrações dedicadas às crianças.

Realizado pelo Instituto RSNASCE, o projeto irá levar para a cidade uma programação cultural e artística gratuita em diferentes locais. “Depois do que o Rio Grande do Sul viveu este ano, mais do que nunca o orgulho de ser gaúcho está aflorado em todos nós e também nos milhões de brasileiros que abraçaram nosso estado. Este será o momento para celebrarmos juntos a história, a cultura e a tradição gaúcha”, explica Thomas Fontana, um dos idealizadores do projeto e vice-presidente do Instituto RSNASCE.

A programação é extensa, serão mais de 50 atrações em diferentes pontos de Gramado: Praça Major Nicoletti, Lago Joaquina Rita Bier, Avenida Borges de Medeiros, Rua Coberta e Largo da Borges.

No dia 21, sábado, às 20h acontece a cerimônia oficial de abertura com um espetáculo que terá duração de 50 minutos unindo música, dança, teatro e história. A apresentação será na Rua Coberta, onde também acontecem shows musicais diários ao longo de toda a programação.

Diariamente, já no dia 19, às 10h30, acontecerá um momento de reverência ao estado com a execução do hino rio-grandense nos postes da Avenida Borges de Medeiros, bem no centro de Gramado. A expectativa da organização é que comerciantes, comunidade e turistas participem da homenagem. Além do hino, a Rádio Poste também terá programação musical durante todo o dia com avisos sobre as atrações do evento.

A Chama Crioula, acesa desde o dia 12 em Gramado, ganhará uma nova casa a partir do dia 20, quando o festival assume sua guarda no Piquete do evento. Durante o festival, a cidade estará vestida de verde, vermelho e amarelo para receber os visitantes com as cores da bandeira do Rio Grande do Sul.

Costela será protagonista da gastronomia

Um dos cortes mais identificados com o churrasco gaúcho, a costela será protagonista das atrações gastronômicas do festival. No piquete instalado no Lago Joaquina Rita Bier acontecerá o Costelaço com alguns dos maiores assadores do Rio Grande do Sul e curadoria da plataforma Destemperados. Os churrasqueiros Marcos Livi, Schima, Josué Teg e Marcelo Sartori estão entre os nomes confirmados.

Para além das fronteiras do piquete, a costela também estará no menu de 12 restaurantes que irão participar da Cozinha Gaúcha, o circuito gastronômico do festival. Cada um deles criou um prato exclusivo para o evento onde a costela é ingrediente fundamental. São eles: El Fuego, Mlbk, Di Pietro, Nonno Mio, Piacere, Cantina Pastasciutta, Pastasciutta Rua Coberta, Josephina, Vino Lab, Giostra, Felsen e La Braise.

Palco na Rua Coberta terá grandes nomes da música e da dança gaúchas

Mais de 30 artistas passarão pelo palco “Querência Ramada” instalado na Rua Coberta. Entre eles, nomes de grande relevância da música e da dança gaúchas como Elton Saldanha, Shana Müller, César Oliveira e Rogério Melo, César e Zéu, Cadica Cia de Dança e Renato Borghetti. As apresentações serão diárias com pelo menos um show por dia. Além de nomes conhecidos, novos talentos do cenário musical do estado terão espaço para mostrarem seu trabalho como os jovens participantes do The Voice Kids Luiza Barbosa e Thomas Machado.

Nos dias 22 e 23 de setembro, a partir das 19h30, acontece o Festival dos Festivais, um espetáculo de música regional gaúcha, passando pela Milonga, Vanerão, Xote, o Chamamé, a Vaneira, a Valsa e a Rancheira, com artistas de grupos regionais.

E no último final de semana, nos dias 28 e 29 de setembro, das 9h às 23h, a Rua Coberta recebe a Dança Rio Grande, competição de danças folclóricas tradicionais do Rio Grande do Sul que premiará as melhores coreografias do primeiro ao quinto lugar nas categorias Mirim, Juvenil, Adulto e Veterano.

História passada adiante

O festival quer cultivar e celebrar a história do povo gaúcho. Para isso, em parceria com o Largo da Borges, realiza uma exposição com indumentárias, prataria, ferramentas e obras de artistas e estudiosos do Rio Grande do Sul. Já no piquete do Lago Joaquina Rita Bier, as crianças poderão escutar histórias das lendas gaúchas e conhecer as brincadeiras do Jogo do Osso, Escravos de Jó, chula e tiro de laço.

O chimarrão, símbolo da cultura gaúcha, também terá sua história contada na bolanta da Matería Capitão Rodrigo, instalada na Praça Major Nicoletti. Além de experimentar diferentes maneiras de degustar o mate, os visitantes poderão conhecer as origens da bebida com especialistas do assunto.

“Temos certeza de que este será mais um grande sucesso em Gramado, um evento que celebra a força e a identidade do povo gaúcho. Em um momento de retomada do turismo, trazer o espírito gaúcho para o centro do palco é fundamental para inspirar todos que nos visitam. Nós, gaúchos, saímos mais fortes de todos os desafios, e essa força, esse amor incondicional ao nosso estado, estarão retratados em cada detalhe do festival, através da arte, história e cultura que tanto nos orgulham. E tudo isso acontecerá em Gramado, onde a nossa cidade se transforma mais uma vez no cenário perfeito para celebrar o que temos de melhor: a nossa tradição, a nossa cultura e o nosso povo”, destaca Joe Cardoso, Secretário de Cultura de Gramado.

Segundo os organizadores, a partir da primeira edição que acontece este ano, o festival passará a ser realizado anualmente durante todo o mês de setembro com ampliação das atrações. “Sabemos que, além do forte apelo emocional e histórico do mês, setembro também costuma ser um período de baixa temporada em Gramado, por isso nosso objetivo também é movimentar a cidade e a região durante este mês”, explica Vinícius Garcia, presidente e um dos fundadores do Instituto RSNASCE.

“Gaúchos – Festival da história, cultura e tradição”

  • De 19 a 29 de setembro de 2024 em Gramado
  • Locais: Praça Major Nicoletti, Lago Joaquina Rita Bier, Avenida Borges de Medeiros, Rua Coberta e Largo da Borges
  • Informações: @festivalgauchos

MSC Cruzeiros e Europ Assistance lançam seguro-viagem exclusivo

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Já estão disponíveis dois produtos, sendo um para cruzeiros pela América do Sul e outro para cruzeiros internacionais, com dois diferentes planos para escolher em cada um, além de cobertura ampliada em todos eles

A MSC Cruzeiros e a Europ Assistance Brasil anunciam o lançamento de um seguro-viagem customizado, especialmente desenvolvido para os hóspedes da companhia. Este seguro oferece uma experiência de viagem ainda mais segura e tranquila, com uma série de benefícios e coberturas únicas no mercado.

Os dois produtos de seguro-viagem para cruzeiros na América do Sul e internacionais contam agora com duas novas opções de categorias para atender a todos os tipos de viajantes: BÁSICO e PREMIUM. Todas elas tiveram limites ampliados de cobertura para despesas médicas e hospitalares e, adicionalmente, uma nova cobertura para interrupção de viagem foi incluída, garantindo mais vantagens aos hóspedes. Em caso de eventualidades que impossibilitem o passageiro de viajar, cada uma dessas opções cobre 29 motivos de cancelamento, quando o seguro for contratado junto ao pacote do cruzeiro, e 5 motivos se ele for contratado após a data da compra da viagem.

Entre os principais diferenciais, destacam-se o aumento significativo das coberturas médicas e de cancelamento de viagem, que passam a contar com valores mais elevados e, para aqueles hóspedes mais exigentes, a possibilidade de uma cobertura médica ainda superior com o produto PREMIUM e a inclusão da nova cobertura de interrupção da viagem, um produto único no mercado, que garante o reembolso das noites de cruzeiro não navegadas em caso de desembarque médico durante a viagem.

Os hóspedes agora também podem contar com um atendimento exclusivo pelo canal direto entre o navio e a equipe operacional da Europ Assistance, que garante assistência médica 24 horas por dia, os conectando com a maior rede de serviços de atendimento, incluindo ambulâncias próximas e dedicadas, prontamente disponíveis nos portos em casos de emergência. A parceria também assegura acesso a mais de 4.500 médicos especializados em atendimento durante as viagens, proporcionando cuidados de saúde de alta qualidade e em tempo hábil.

“As novas opções dos aprimorados produtos de seguro-viagem da Europ Assistance, lançados em parceria com a MSC Cruzeiros, demonstram o compromisso com a segurança e o bem-estar que queremos oferecer aos nossos hóspedes em todas as regiões onde navegamos. Esse novo produto também está disponível para que nossos agentes de viagens ofereçam aos seus clientes, podendo executar seu negócio com mais tranquilidade. Agora, cada viajante poderá escolher a melhor opção que atende ao seu perfil para uma viagem segura e tranquila e, com certeza, inesquecível”, afirmou Ignacio Palacios, Diretor de Vendas e Revenue da MSC Cruzeiros no Brasil.

A Europ Assistance Brasil também expressou entusiasmo com a renovação do serviço. “Estamos honrados em continuar nossa parceria com a MSC Cruzeiros, oferecendo um serviço de assistência completo e exclusivo. Nosso objetivo é garantir que os viajantes estejam protegidos 24 horas por dia, em qualquer lugar do mundo”, disse Gabriel Rego, Diretor Travel da Europ Assistance Brasil.

Esse seguro exclusivo é mais um passo na direção de um cuidado integral aos viajantes, garantindo que cada jornada a bordo de um navio MSC Cruzeiros seja memorável e livre de preocupações.

Para mais informações sobre o seguro-viagem da MSC Cruzeiros com a Europ Assistance Brasil, acesse aqui.

Aeroméxico comemora 90 anos em grande evento na capital mexicana

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Evento da Aeroméxico foi liderado pelo Diretor Geral, Andrés Conesa, que fez uma retrospectiva das nove décadas de existência da companhia aérea, que hoje apresenta uma nova imagem para sua frota.

Durante a solenidade, foram destacados recordes de investimentos e conquistas que marcam esse momento, incluindo avanços na frota, serviços, tecnologia, conectividade, alianças, sustentabilidade, experiência do cliente e colaboradores.​

O Grupo Aeroméxico realizou um evento comemorativo no Hangar Oriente para seus 90 anos, onde foi destacada sua evolução desde o primeiro voo em setembro de 1934, até o estado atual da companhia.

Em nota enviada ao DIÁRIO, o Diretor Geral da aérea, Andrés Conesa declarou: “Quero expressar meu mais profundo e sincero agradecimento aos mais de 16 mil colaboradores que fazem parte da grande família Aeroméxico. Seu compromisso, esforço e dedicação são o motor que impulsiona nossa querida companhia aérea a voar cada vez mais alto. Também quero agradecer a todos os nossos aliados, que ao longo dessas nove décadas foram parte fundamental da construção dessa história. E, em especial, aos nossos clientes, que são o pilar essencial para que possamos celebrar nossos primeiros 90 anos nos céus.”

 

Aeroméxico
O evento no Hangar foi uma experiência de imagem, história, novidades e um cenário espetacular, vestido com a presença de três aviões…
Aeroméxico
…entre eles Boeing 737-800, que exibe a nova imagem que será adotada por toda a frota da companhia aérea.​ (Crédito: Aeroméxico – divulgação)

​Experiência de imagem

O evento no Hangar foi uma experiência de imagem, história, novidades e um cenário espetacular, vestido com a presença de três aviões: o lendário Stinson SR, que foi o primeiro avião da Aeroméxico e que hoje se encontra conservado de tal forma que segue sendo aeronavegável, Kukulcán, um Boeing 737 MAX-9 cuja imagem na fuselagem foi desenhada pelo artista Edgar Flores “Saner”, fazendo referência ao deus da cultura maia e incorporando outros elementos icônicos do México, como flores, aves e espécies endêmicas; e um Boeing 737-800, que exibe a nova imagem que será adotada por toda a frota da companhia aérea.​

Aeroméxico passa por 2024 consolidando uma transformação histórica, mantendo sua liderança em frota, serviço, conectividade, alianças, padrões e reconhecimentos de nível internacional.​

Nos últimos 3 anos, a companhia recebeu 60 aeronaves. Atualmente, conta com 157 equipamentos, posicionando-se como a frota mais robusta da indústria no México.

Ao longo de seus 90 anos, transportou mais de 500 milhões de clientes. (EDIÇÃO DO DIÁRIO com assessorias internacionais)

 

CVC Corp anuncia novo acordo com credores

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A CVC Brasil Operadora e Agência de Viagens S.A. (CVC Corp) divulgou nesta quarta-feira (11) Fato Relevante informando que firmou um acordo com os credores das debêntures da quarta e quinta emissão, que será ratificado em Assembleia a ser convocada. Este acordo tem como objetivo reorganizar as condições de pagamento das debêntures, passo importante para sanar a saúde financeira da empresa.

 Em nota a operadora destaca os principais aspectos da negociação:

  • Redução da dívida bruta da companhia com o pagamento antecipado de R$ 160 milhões aos credores;
  • Extensão do prazo de pagamento das debêntures em 2 anos, saindo de novembro de 2026 e indo para outubro de 2028. Além disso, um prazo adicional (carência) de 2 anos para efetuar o próximo pagamento de principal, ou seja, a próxima parcela será apenas em outubro de 2026;
  • A empresa terá a opção de resgatar ou amortizar antecipadamente as debêntures a partir de março de 2025, o que dará maior flexibilidade financeira;
  • As taxas de juros serão reduzidas de “CDI + 5,50%” podendo chegar a “CDI + 4,50%” após a revisão de rating;
  • Este acordo irá melhorar a gestão financeira da CVC Corp, permitindo o crescimento sustentável e expansão de investimentos, retirando qualquer risco de solvência da companhia relacionado a esse tema.

Conforme mencionado, a implementação das novas condições será ratificada em assembleia geral de debenturistas que deverá ocorrer em outubro 2024.

A CVC Corp se compromete a manter seus acionistas e o mercado informados sobre os avanços deste processo, seguindo as melhores práticas de governança e respeitando a legislação vigente.

 

Indústria de cruzeiros buscam zerar emissões líquidas até 2050, diz relatório da CLIA

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A Cruise Lines International Association (CLIA), principal representante global da indústria de cruzeiros, divulgou seu relatório anual de tecnologias e práticas ambientais, destacando o progresso com foco na sustentabilidade, com investimentos em navios e tecnologias que utilizam combustíveis alternativos e de transição.

“As companhias de cruzeiro continuam reduzindo suas emissões no mar e nos ancoradouros, na busca de emissões líquidas zero até 2050”, afirma Kelly Craighead, presidente e CEO da CLIA.

“O relatório deste ano mostra como a indústria está investindo em tecnologias que permitirão o uso de mais fontes de energia renováveis e adotando práticas ambientais que apoiam a sustentabilidade do setor.”

Principais destaques do relatório:

Perfil da Frota de navios cruzeiros

A frota oceânica da CLIA conta com 303 navios e capacidade para 635 mil passageiros, operados por 45 marcas, o que representa 90% da capacidade global do setor. Esse número reflete um aumento de 3,6% no número de navios e 3,34% na capacidade em comparação ao ano anterior.

  • 35% da frota é composta por navios pequenos (menos de 1.000 passageiros)
  • 38% são navios de médio porte (1.000 a 3.000 passageiros)
  • 26% são navios de grande porte (mais de 3.000 passageiros)

Flexibilidade de Combustível

As empresas membros da CLIA estão investindo em novos navios com motores que permitem a utilização de combustíveis mais sustentáveis, como biodiesel renovável, metanol verde e gás natural liquefeito (GNL).

19 navios (7% da frota) utilizam GNL, que praticamente elimina emissões de enxofre e partículas, reduzindo as emissões de NOx em 85% e as de gases de efeito estufa (GEE) em até 20%.

Como o seguro viagem pode ajudar os viajantes de cruzeiros - Foto: Maurício Mascaro/Pexels
26% são navios cruzeiros de grande porte (mais de 3.000 passageiros) (Foto: Maurício Mascaro/Pexels)

Redução Catalítica Seletiva (SCR)

71 navios (25% da frota) já utilizam tecnologia SCR, que reduz partículas e NOx, ajudando-os a atender aos rigorosos padrões de emissões da Organização Marítima Internacional (IMO). O número de navios com SCR cresceu 34% em relação a 2023.

Energia em Terra (OPS)

147 navios (52% da frota) são capazes de se conectar ao fornecimento de energia elétrica em terra (OPS), permitindo o desligamento dos motores nos portos e uma redução de emissões em até 98%.

A previsão é que até 2028, 239 navios estejam equipados para utilizar OPS, incluindo os 64 navios que já estão em serviço e os 28 novos que serão entregues até 2028.

Atualmente, apenas 35 portos no mundo oferecem infraestrutura OPS, mas há financiamento para 22 portos adicionais e 16 estão planejando instalar o sistema.

Sistemas Avançados de Tratamento de Águas Residuais (AWTS)

225 navios (80% da frota) contam com sistemas avançados de tratamento de águas residuais, que excedem os requisitos internacionais da MARPOL. Esses sistemas têm desempenho superior ao das estações de tratamento de algumas cidades costeiras e mais de um terço dos navios com AWTS atendem aos rigorosos padrões de liberação do Mar Báltico.

Produção de Água Doce

94% dos navios da CLIA produzem sua própria água doce, e 60% da frota consegue gerar água suficiente para atender todo o consumo a bordo.

Para conferir o relatório na íntegra, acesse: https://cruising.org/en/environmental-sustainability

R$ 10 Milhões: esse é o investimento do Blue Park em nova atração

O Super Maverick será o destaque de 2024, reforçando a estratégia de expansão do parque com novas atrações a cada dois anos

Inaugurado no final de 2018, o Blue Park, uma das principais atrações do Grupo Mabu, localizado em uma área de 62 mil m² em Foz do Iguaçu, segue em constante expansão, consolidando-se como referência nacional no segmento de parques aquáticos. Desses, 11 mil m² são dedicados à praia com ondas e areia, atraindo turistas e moradores locais ao longo de todo o ano.

Desde o início de suas operações, o Blue Park demonstrou um crescimento exponencial, embora tenha enfrentado o impacto da pandemia em 2020, momento que desafiou o Grupo Mabu a repensar suas estratégias de crescimento.

Tecnologia

A rápida recuperação e expansão do parque devem-se, em grande parte, ao investimento massivo em tecnologia. Hoje, o Blue Park é completamente automatizado, com sistemas de controle de acesso, compras e gestão de armários geridos de forma digital.

Aqueles que possuem o passaporte anual ou semestral podem acessar o parque através de reconhecimento facial, tornando a experiência mais fluida e moderna. Toda a operação interna do parque, incluindo o controle da capacidade de visitantes e dos serviços oferecidos, é monitorada online.

“Nosso objetivo sempre foi oferecer uma experiência diferenciada, e a tecnologia tem sido uma aliada fundamental para isso. Com os sistemas automatizados, desde a entrada até a compra de um lanche, tornamos a jornada do visitante mais ágil e segura”, destaca Elvio Andrade, diretor do Blue Park.

Blue Park (créditos Marcos Labanca/ divulgação)
Blue Park (créditos Marcos Labanca/ divulgação)

Gastronomia e aventura

Além das atrações aquáticas, o Blue Park oferece uma infraestrutura completa de gastronomia, com diversas opções de alimentação que complementam a experiência do visitante. O parque também oferece atividades para os aventureiros, como tirolesa e, em fase de construção, o arvorismo. Vale ressaltar que o Blue Park também recebeu o selo amigo do autista e alguns dos brinquedos são adaptados para pessoas com deficiência, reforçando o compromisso com a inclusão.

Outras opções de lazer incluem uma quadra de Beach Tênis e aulas de Wakeboard, ampliando o leque de atividades esportivas e de entretenimento para diferentes perfis de visitantes. “Estamos sempre buscando diversificar a experiência oferecida no parque, para que o público encontre uma variedade de opções de lazer que vão além dos brinquedos aquáticos”, comenta Luciano Motta, CEO dos Hotéis Mabu e Blue Park.

Atualmente, o Blue Park conta com mais de 3 mil pessoas cadastradas no sistema de passaportes, que oferece diferentes opções, como assinaturas anuais, semestrais e com acesso ilimitado. “A capacidade diária do parque é de 5 mil pessoas, sendo que, durante a alta temporada, 50% dessa capacidade é reservada para os visitantes externos e 50% para os hóspedes do complexo hoteleiro Mabu, consolidando a sinergia entre o parque e o setor de hospedagem da região”, afirma Elvio.

Planos ambiciosos

Os planos de expansão do Blue Park são ambiciosos. Desde sua inauguração, o parque recebeu mais de R$ 100 milhões em investimentos, com novas atrações sendo lançadas regularmente. Em 2022, a terceira fase da ampliação trouxe a Ilha Kids, voltada para o público infantil. “Este ano, a novidade é o Super Maverick, uma atração que será inaugurada em novembro, com um investimento estimado em R$ 10 milhões. A expectativa é que essa atração não só incremente o número de visitantes como também aumente o tempo de permanência no parque, gerando ainda mais empregos e visibilidade para a região”, salienta Motta.

Com essas expansões, o parque segue sua meta de lançar uma nova atração a cada dois anos, o que promete garantir um incremento significativo no fluxo de turistas e nas receitas do Grupo Mabu. “Em 2023, o parque registrou um crescimento de 26% em relação ao ano anterior, e a expectativa é de que esse número cresça ainda mais com a chegada do Super Maverick”, pontua Elvio.

Nova atração

O Super Maverick é uma atração para os verdadeiros corajosos. Em uma boia para duas pessoas, com uma mega curva de 360°, projeções translúcidas e uma rampa gigante, você despenca de 18 metros de altura, atingindo velocidades de até 60 km/h em um percurso emocionante de 155 metros. O brinquedo tem uma parte translúcidas com sonorização exclusiva interna, ou seja, no momento da descida os visitantes terão essa experiência dentro dos slides. O brinquedo passa a funcionar na temporada de verão, a partir de 30 de novembro.

Outro destaque do Blue Park é o uso consciente de recursos naturais. Toda a água utilizada nos brinquedos, cerca de 5,5 milhões de litros, é extraída do aquífero Guarani e 100% reutilizada e tratada internamente, garantindo segurança operacional e eliminando o desperdício.

Com a combinação de inovação, expansão, sustentabilidade e inclusão, o Blue Park se reafirma como uma das atrações mais importantes de Foz do Iguaçu, atraindo cada vez mais visitantes e reforçando o turismo na região.

Grupo Wish promove famtour com gestores de viagens do RS

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Em parceria com a Maiorca Turismo, evento destacou a hospitalidade do Wish Serrano e as atrações de Gramado, com palestras, visitas técnicas e experiências

Nos dias 7 e 8 de setembro, o Wish Serrano, em parceria com a Maiorca Turismo, recebeu o Grupo de Gestores de Viagens do Rio Grande do Sul (GVRS), na charmosa cidade de Gramado, proporcionando uma imersão em experiências que uniram lazer, aprendizado e networking.

A ocasião reuniu mais de 20 representantes da Timac Agro, Yara Fertilizantes, FIERGS, Grupo Simpala, Grupo SLC, Kaizen / AS Schneider, Unimed Federação RS, Harman do Brasil, Group Indigo, Sicredi, Jesuítas do Brasil, SLC Agrícola, Unicred e HT Micron grupo que reúne os principais gestores de viagens do Rio Grande do Sul.

A recepção aconteceu na manhã de sábado, quando o grupo foi recebido pelo carismático Mr. Wish, mascote do resort, para uma animada sessão de fotos no Wish Serrano. Logo após, os participantes foram convidados a um almoço no Restaurante Garda, onde puderam se apresentar e iniciar as conexões do evento.

Palestra de destaque

O destaque da tarde foi a palestra de Marcelo Perpétuo, que abordou temas como perdão, gratidão e espiritualidade, gerando reflexões profundas entre os presentes. O momento de descontração veio em seguida, com um divertido treino de arremessos no NBA Park Gramado, onde as mascotes das ligas de basquete deram um show à parte.

A noite de sábado foi dedicada à música, com o grupo visitando o Hard Rock Café Gramado para uma noite memorável. As apresentações da Rock Station Band e do pocket show tributo a Freddie Mercury, por Marcio Leal, encerraram o primeiro dia com muita animação.

Visita técnica

No domingo, Dóris Alves, gerente comercial do Grupo Wish para RS e SC, conduziu o grupo em uma visita técnica pelo Wish Serrano, mostrando toda a infraestrutura do resort e seu centro de eventos. Além disso, foram apresentadas as diferentes unidades do Grupo Wish, reforçando o compromisso com a excelência em hospitalidade.

A Maiorca Turismo apresentou seu diferencial de atendimento personalizado, enquanto a Onne Travel destacou sua expertise na organização de eventos em destinos internacionais. O Convention & Visitors Bureau de Gramado e Canela também marcou presença, apresentando o potencial da Região das Hortênsias para eventos e viagens de incentivo.

Azul Viagens inaugura loja em Varginha (MG)

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Com a recente abertura no bairro de Buritis, na capital mineira, e, agora, na cidade de Varginha, a operadora de Turismo da Azul expande para 26 unidades a sua presença no Estado

A Azul Viagens, operadora de Turismo da Azul, continua a expandir sua presença pelo estado de Minas Gerais, o segundo principal hub da companhia no Sudeste. A mais recente inauguração foi no município de Varginha, e, agora, o estado mineiro conta com 26 lojas – somando um total de 106 unidades no Brasil e nos Estados Unidos.

Com 123 mil habitantes e destaque entre as seis melhores cidades de Minas Gerais no Ranking de Competitividade dos Municípios, Varginha foi mais uma importante destino escolhido para apoiar a Azul Viagens em sua estratégia de expansão, que segue com um cronograma de inaugurações em todo o país até o final do ano.

A nova loja está situada a apenas 7,2 km do Aeroporto de Varginha e oferece fácil conexão também ao Aeroporto de Confins.

Para Ricardo Bezerra, gerente Comercial da Azul Viagens, a expansão é uma estratégia crucial para atender um número crescente de Clientes em diferentes regiões do país. “Minas Gerais é um estado de grande importância para a Azul Viagens, com um potencial enorme de mercado para nossos planos de ampliar, cada vez mais, o acesso aos nossos produtos e serviços, bem como a demanda por todos eles”, comemora.

Loja Azul em Varginha (MG)

  • Local: Rua Humberto Pizzo, nº 999, loja 220, Jardim Petrópolis, Varginha/MG
  • Horário de Atendimento:
    Segunda a sábado, das 10:00 às 22:00;
    domingo, das 13:00 às 19:00.

Edição Costa Doce do Encontro Fluminense FBHA debate o turismo nas cidades do norte fluminense 

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A edição Costa Doce do Encontro Fluminense FBHA – Integração do Turismo Regional reuniu na última segunda-feira (09), no Sesc de Campos, representantes do setor de turismo de cidades do norte fluminense, como Campos dos Goytacazes, São João da Barra, São Fidélis, Cardoso Moreira e São João da Barra, para debater formas de incentivos à atividade turística na região.

Em nota enviada ao DIÁRIO, a organização informa que o evento foi promovido pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e pelo Sindicato de Hotéis, Restaurante e Bares da Costa Doce, com apoio da Fecomércio RJ, Sesc, Senac e Sebrae, com o objetivo de integrar representantes do poder público e da iniciativa privada para encontrar caminhos para fomentar o turismo regional. Participaram da sua abertura o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, a gerente da Unidade do Sesc, Débora Nascimento, o presidente do Sindicato de Bares e Restaurantes, Ricardo Meyle, e o representante regional do Sebrae, Guilherme Reche. Segundo o presidente da FBHA, o objetivo dos Encontros Fluminenses, que vêm acontecendo em várias regiões do estado, é unir forças para fomentar o turismo e, por meio dessas parcerias, fortalecer o segmento.

A diretora executiva do Visit Rio Convention Bureau e especialista em Marketing e Turismo, Roberta Werner, falou da importância da união entre a capital e as cidades do interior para aquecer o setor. Em sua apresentação, Roberta apresentou dicas para captar eventos e gerar mais negócios para os destinos da região. Ela também destacou que a parceria entre a sociedade civil e o poder público é fundamental e que eles precisam andar na mesma direção e, principalmente, identificar qual é a vocação turística do município, se é turismo de negócios, rural ou de atrativos para poder trabalhar o destino de forma mais eficiente e direcionada.

A diretora executiva do Visit Rio Convention Bureau e especialista em Marketing e Turismo, Roberta Werner, falou da importância da união entre a capital e as cidades do interior para aquecer o setor (Crédito: divulgação)

O turismólogo e Consultor do Sebrae, Maurício Weichert abordou as tendências e oportunidades emergentes e destacou novas ferramentas tecnológicas como Easy Trip, Var, Ifriend e 9.9 Nômade, que trabalham com  dados que podem ajudar o turismo a obter melhores resultados. Segundo Weichert, o Easy Trip, por exemplo, é um aplicativo que apresenta a programação turística de forma on-line e sustentável, reduzindo a emissão de papel. Ele encerrou sua apresentação destacando a importância econômica do turismo e também afirmou que o setor precisa unir forças para expandir sua atuação.

A advogada Luciana Diniz, especialista em direito trabalhista e sindical da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), abordou as questões relativas ao passivo trabalhista e qual é a importância de medidas preventivas nessa área como ferramenta de gestão e apresentou alternativas para o contato de trabalho.

Márcia Alves, analista de Turismo da CNC, falou sobre o programa Vai Turismo – Rumo ao Futuro e destacou a necessidade de alinhar projetos de política pública voltadas para o turismo entre secretarias estaduais e municipais de turismo além de entidades de classe e associações comerciais, salientando que a implementação de ações é sim função dos governos mas, no turismo, é preciso que haja uma construção participativa uma vez que a atividade depende de vários atores para se desenvolver.

A edição Costa Doce do Encontro Fluminense FBHA – Integração do Turismo Regional é uma iniciativa da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e, em Campos dos Goytacazes/RJ, foi realizado através de uma construção coletiva com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Industrial e Comercial de Campos dos Goytacazes (ACIC), Sindicato do Comércio Varejista de Campos dos Goytacazes (SindVarejo), Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) e Costa Doce Convention & Visitors Bureau

Estiveram presentes na edição da Costa Doce do Encontro Fluminense, Patrícia Cordeiro, secretária de turismo de Campos dos Goytacazes; Edivar Chagas Júnior, subsecretário de Turismo de Campos dos Goytacazes; Edivaldo Machado, secretário Turismo e Lazer de São João da Barra; Cristiano Berenger, secretário executivo do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (CIDENNF); Guilherme Reche; coordenador regional do Sebrae Norte Fluminense; Alander Duarte, presidente do Costa Doce Convention & Visitors Bureau; Ricardo Gonçalves de Carvalho, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurante e Bares da Costa Doce; José Ricardo Menezes, presidente eleito para o próximo mandato do Sindicato de Hotéis, Restaurante e Bares da Costa Doce e Débora Magalhães, gerente da unidade do Sesc Campos.

 

Toni Sando, do Visite Sao Paulo: “A renovação facilita muito a comunicação”

Em entrevista exclusiva ao DIÁRIO, Toni Sando, diretor executivo do Visite São Paulo Convention Bureau fala sobre o novo momento da entidade e do turismo brasileiro

O São Paulo Convention & Visitors Bureau agora se chama Visite São Paulo Convention Bureau. A atualização do nome acompanha as renovações do mercado, explica o diretor executivo da entidade, Toni Sando. “As organizações Convention & Visitors Bureau são praticamente agências de promoção que precisam acompanhar o ritmo do turismo”, define.

Por Zaqueu Rodrigues (Colaboração) com EDIÇÃO DO DIÁRIO

Toni aponta que o Visite São Paulo expandiu a atuação no correr do tempo. A inteligência artificial é parte do cotidiano de trabalho. Após lançar em 2023 a LINA, guia turística IA com conhecimento focado em serviços e agendas do destino, a entidade lançou agora a LINA MICE, atendente virtual IA corporativa especialista na geração de negócios em São Paulo.

Os eventos também foram renovados. Em 2023, a associação realizou o 1º Hackathon Visite São Paulo, evento estratégico que conectou outros setores econômicos em busca de inovações para o turismo. Neste ano, o evento Expo Fórum Visite São Paulo, tradicional vitrine do turismo paulista, inspirou a criação do Expo Fórum Edição Capital, com uma programação dedicada ao turismo da cidade de São Paulo.

Essas são algumas das diretrizes que iluminam o trabalho do Visite São Paulo Convention Bureau, que chega aos 41 anos como referência em captação de eventos e promoção do turismo paulista. Para Toni Sando, a manutenção da equipe profissional, o trabalho em parceria com outras associações e setores público e privado fundamentam a atuação da entidade.

A seguir Toni fala sobre o atual momento da entidade, sobre os desafios e oportunidades do turismo brasileiro, destaca o potencial do turismo doméstico, comenta a aprovação da Lei Geral do Turismo e afirma que o trade turístico aprendeu a ter mais consciência política.

O nome São Paulo Convention & Visitors Bureau foi atualizado para Visite São Paulo Convention Bureau. O que essa mudança representa?

TONI SANDO: Qualquer organização precisa estar sempre se atualizando e voltada ao mercado atual, seja na defesa do setor junto aos parlamentares, seja na representação de conselhos estaduais e municipais… As organizações Convention & Visitors Bureau são entidades mercadológicas, entidades de marketing, praticamente agências de promoção que precisam acompanhar o ritmo do mercado.

Estávamos com duas marcas, cada uma voltada a uma atividade [São Paulo Convention & Visitors Bureau falava com o mercado; enquanto o Visite São Paulo focava no público final]. Chegamos à conclusão de que o Visite São Paulo é o grande guarda-chuva das nossas atividades. Com a marca Visite São Paulo dando referência ao destino, a nomenclatura Convention Bureau virou sobrenome.

Essa renovação facilita muito a comunicação. Não precisamos fazer dois materiais. Quando falamos com o público final acabamos induzindo o público intermediário a entender como ele vai atrair o público final.

Ao mostrar aos organizadores de eventos os atrativos do destino, com a grife Visite São Paulo, isso ajuda a convencê-los de que estão indo para o melhor lugar para realizar o seu congresso, feira, evento, reuniões… A nossa atuação hoje está mais ampla.

Mais ampla em que sentido?

TONI SANDO: De atuação. Quando colocamos em nossas plataformas inteligência artificial, campanhas como a de Stopover, quando participamos de feiras e roadshow nacionais e internacionais em parceria com a ABEAR ( Associação Brasileira de Empresas Aéreas) e a Secretaria de Viagens e Turismo do Estado de São Paulo, dinamizamos cada vez mais o destino.

Isso não é privilégio só de São Paulo. Por meio da Unedestinos estamos induzindo os Convention & Visitors Bureau do Brasil a utilizarem a marca Visite. Então, tem Visite Ceará, Visite Iguaçu, Visite Rio…

Essa uniformização facilita para saber quem é o protagonista do destino, quem consegue juntar setores econômicos como meio de hospedagem, cultura, espaços de eventos, companhias aéreas… Agregamos todos com a marca Visite.

Trabalhamos o Visite São Paulo Convention Bureau sempre voltado à relação B2B. Mas, cada vez mais, a relação B2C tem dado mais oportunidades para promover o turismo.

O que o Visite São Paulo faz, quando se trata de público final, é embalar. Conseguimos embalar o que é turismo cultural, turismo de vinho, religioso, negócios… O nosso trabalho é ficar atento aos movimentos no destino e colocar eles em evidência. Somos um grande Hub de oportunidades.

São Paulo, destino consagrado pelo turismo corporativo, investe no potencial turístico de lazer. Como o senhor analisa esse cenário?

TONI SANDO: São Paulo é uma cidade com cerca de 12 milhões de habitantes, com centros culturais, centros econômicos, sede das principais empresas. O destino reúne uma diversidade enorme de museus, cinemas, shows…

Depois da pandemia as pessoas começaram a olhar mais para dentro da própria aldeia. Os turistas, ao invés de irem a outra cidade, começaram a aproveitar o final de semana em suas próprias cidades. Esse movimento está fazendo com que o paulistano descubra São Paulo, assim como os cariocas estão descobrindo o Rio, os cearenses estão descobrindo o Ceará…

Como foi o desempenho do turismo de São Paulo no primeiro semestre de 2024?

TONI SANDO: São Paulo está indo muito bem. Mas é um trabalho de anos de investimentos. No ano passado, só para se ter uma ideia, a gente deu 14 voltas ao mundo promovendo São Paulo no Brasil e no exterior.

O aumento de visitantes na cidade é reflexo do trabalho coletivo. Com o apoio da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), fizemos uma grande campanha SP Pra Todos que está no ar há quatro anos. Mesmo com a mudança de governo, ela se manteve.

Desde 2019 estamos com essa campanha no Brasil e no mundo. Então, o aumento de visitantes que acontece na cidade de São Paulo é resultado de um trabalho coletivo de ações de comunicação, roadshows, feiras, anúncios, visitas e encontros.

São Paulo é um destino que tem público que compra e público que expõe. É uma cidade que tem 10 centros de convenções, 45 mil apartamentos de hotéis, mais de 15 mil restaurantes e bares, mais de 70 shoppings centers… Tudo isso são ingredientes que estimulam a vinda para cá.

As viagens locais ganharam os holofotes durante a pandemia de Covid-19. Como analisa o momento do turismo doméstico brasileiro?

TONI SANDO: Se o brasileiro pudesse conhecer o Brasil antes de conhecer o resto do mundo, com certeza fortaleceria o destino doméstico.

Quando os Estados Unidos entraram em crise na bolsa, há alguns anos, o então presidente Barack Obama estimulou todo mundo a consumir internamente para economia do país se movimentar.

O Salão do Turismo e Feirão de Turismo, que foram bem rápidos, com pouco tempo para organizar, são sementes jogadas para ver frutos no futuro.

O que falta aqui no Brasil é exatamente esse estímulo. Precisamos incentivar as viagens domésticas. Sempre se escuta: “O Brasil é caro. Cancun é mais barato que o Nordeste. Tá, mas quantas pessoas vão para Cancun e quantas vão para o Nordeste?

Quanto turismo regional a gente tem e que podemos fazer com baixo custo? Quantas pessoas conhecem os roteiros, experiências e destinos no estado de São Paulo?

Há tantos destinos em São Paulo. O turismo longo é caro mesmo. Não vai mudar só porque a pessoa acha caro. E vai continuar caro por ser um mercado de demanda e de oferta.

O Brasil tem a oportunidade de potencializar o seu turismo doméstico. O brasileiro não conhece o Brasil.

Como mudar essa realidade do turismo doméstico?

TONI SANDO: A resposta é simples. Em um país que tem 20 anos de Ministério do Turismo e trocou 20 vezes de ministro – 1 por ano – não tem política pública que sobreviva, não tem plano turístico que sobreviva, como aconteceu com o Plano Aquarela criado em 2004.

Se ele estivesse em vigência, completaria 20 anos. E com certeza o Brasil seria outro. A continuidade de planos nacionais ou regionais tem que vir do poder público. É ele quem define as políticas, a infraestrutura…

O empresário, isoladamente, não consegue fazer tantos movimentos a não ser pegar a mala e promover o seu negócio. A promoção coletiva tem muito mais força.

Faremos um roadshow em Roma e, no mês que vem, em Nova York. E estamos convidando nossos associados a participarem para fortalecer o destino e ampliar a oferta apresentada.

Toni Sando
“É constitucional olhar o turismo como socioeconômico, e não apenas como lazer”, afirma Toni Sando

O que é essencial para alavancar o turismo no Brasil? 

TONI SANDO: O turismo tem que ser pauta socioeconômica. O dia que isso de fato acontecer não vai ter pra ninguém.

A grande dificuldade é muito simples. Temos 70 milhões de habitantes nos demais países da América do Sul e mais de 210 milhões de habitantes no Brasil.

O Brasil tem muito mais turistas para dar à América do Sul do que a América do Sul tem a dar ao Brasil. Se dividir por classe social, não tem tanta gente na América do Sul com recursos suficientes para fazer viagens internacionais.

Quando a gente olha para um oceano de 12 horas de voo para poder atravessá-lo, destinos europeus próximos, os Estados Unidos, que é uma potência que tem ao redor países fortes d turismo como México e Canadá… O Brasil tem um desafio muito grande.

Por isso eu acredito no turismo doméstico como grande fortalecedor do turismo brasileiro e acredito que todo o trabalho que fazemos no mercado internacional precisa ser replicado aqui para o brasileiro saber o que falamos dele lá fora.

Tudo requer movimentos. Não vai aparecer um salvador da pátria. É importante que a sociedade civil esteja cada vez mais organizada para fazer e cobrar. Precisamos caminhar juntos.

Como avalia o turismo no governo Lula? 

TONI SANDO: Na teoria, existe um Plano Nacional de Turismo que está homologado. Temos uma Embratur que conseguiu resolver o seu problema financeiro com aportes de capital que faz com que ela seja dinâmica na promoção internacional do Brasil.

Tivemos a experiência do Salão do Turismo pelo ministério do Turismo, que foi uma primeira provocação para estimular o mercado brasileiro a se movimentar. Acabou de ser sancionada a Lei Nacional do Turismo, que foi aprovada pelo Congresso e agora vai para o presidente Lula assinar e sancionar.

A Lei apresenta os direitos e obrigações do setor de uma forma muito clara, o que que é turismo de verdade, o que é transporte, até onde vai, até onde não vai, quais as linhas de crédito que podem ser usadas….

Gostou do texto da Lei?

TONI SANDO: Ela estava parada há alguns anos nas mãos de alguns senadores e agora foi finalmente liberada. É melhor ter algo que precisa ser aprimorado do que não ter nada. É uma lei que nasceu e que agora precisa de revisão posterior. Mas precisa regulamentar. Uma vez regulamentada, é um setor que tem tudo para dar certo.

Se olharmos a Constituição, tem um artigo do José Maria Eymael, que foi deputado constitucionalista e primeiro presidente da Abeoc (Associação Brasileira de Empresas de Eventos), abordando o turismo no Brasil.

Ele fala que tanto o Município, quanto o Estado e quanto o Federal tem obrigação de promover o turismo como ato socioeconômico. Ele coloca na Constituição a importância que o turismo tem para o Brasil. Isso nunca foi levado tão a sério. E a culpa, muitas vezes, é da gente, que não cobrou os políticos sobre isso.

É constitucional olhar o turismo como socioeconômico, e não apenas como lazer. Quando você instala um hotel em uma cidade pequena, automaticamente vai criando e gerando empregos locais e formando um novo polo de desenvolvimento econômico. E é disso que o artigo está falando.

Por isso que eu falo que, diante do tamanho do território do Brasil, a oportunidade que temos aqui é imensa.

A política serve para dar linha de crédito, para facilitar os alvarás, fazer com que tenha um ambiente empresarial competitivo. Uma vez feito isso, como disse, não tem para ninguém. Tudo o que há no mundo você acha no Brasil, seja litoral, montanha, cidade…