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Edição Costa Doce do Encontro Fluminense FBHA debate o turismo nas cidades do norte fluminense 

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A edição Costa Doce do Encontro Fluminense FBHA – Integração do Turismo Regional reuniu na última segunda-feira (09), no Sesc de Campos, representantes do setor de turismo de cidades do norte fluminense, como Campos dos Goytacazes, São João da Barra, São Fidélis, Cardoso Moreira e São João da Barra, para debater formas de incentivos à atividade turística na região.

Em nota enviada ao DIÁRIO, a organização informa que o evento foi promovido pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e pelo Sindicato de Hotéis, Restaurante e Bares da Costa Doce, com apoio da Fecomércio RJ, Sesc, Senac e Sebrae, com o objetivo de integrar representantes do poder público e da iniciativa privada para encontrar caminhos para fomentar o turismo regional. Participaram da sua abertura o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, a gerente da Unidade do Sesc, Débora Nascimento, o presidente do Sindicato de Bares e Restaurantes, Ricardo Meyle, e o representante regional do Sebrae, Guilherme Reche. Segundo o presidente da FBHA, o objetivo dos Encontros Fluminenses, que vêm acontecendo em várias regiões do estado, é unir forças para fomentar o turismo e, por meio dessas parcerias, fortalecer o segmento.

A diretora executiva do Visit Rio Convention Bureau e especialista em Marketing e Turismo, Roberta Werner, falou da importância da união entre a capital e as cidades do interior para aquecer o setor. Em sua apresentação, Roberta apresentou dicas para captar eventos e gerar mais negócios para os destinos da região. Ela também destacou que a parceria entre a sociedade civil e o poder público é fundamental e que eles precisam andar na mesma direção e, principalmente, identificar qual é a vocação turística do município, se é turismo de negócios, rural ou de atrativos para poder trabalhar o destino de forma mais eficiente e direcionada.

A diretora executiva do Visit Rio Convention Bureau e especialista em Marketing e Turismo, Roberta Werner, falou da importância da união entre a capital e as cidades do interior para aquecer o setor (Crédito: divulgação)

O turismólogo e Consultor do Sebrae, Maurício Weichert abordou as tendências e oportunidades emergentes e destacou novas ferramentas tecnológicas como Easy Trip, Var, Ifriend e 9.9 Nômade, que trabalham com  dados que podem ajudar o turismo a obter melhores resultados. Segundo Weichert, o Easy Trip, por exemplo, é um aplicativo que apresenta a programação turística de forma on-line e sustentável, reduzindo a emissão de papel. Ele encerrou sua apresentação destacando a importância econômica do turismo e também afirmou que o setor precisa unir forças para expandir sua atuação.

A advogada Luciana Diniz, especialista em direito trabalhista e sindical da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), abordou as questões relativas ao passivo trabalhista e qual é a importância de medidas preventivas nessa área como ferramenta de gestão e apresentou alternativas para o contato de trabalho.

Márcia Alves, analista de Turismo da CNC, falou sobre o programa Vai Turismo – Rumo ao Futuro e destacou a necessidade de alinhar projetos de política pública voltadas para o turismo entre secretarias estaduais e municipais de turismo além de entidades de classe e associações comerciais, salientando que a implementação de ações é sim função dos governos mas, no turismo, é preciso que haja uma construção participativa uma vez que a atividade depende de vários atores para se desenvolver.

A edição Costa Doce do Encontro Fluminense FBHA – Integração do Turismo Regional é uma iniciativa da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e, em Campos dos Goytacazes/RJ, foi realizado através de uma construção coletiva com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Industrial e Comercial de Campos dos Goytacazes (ACIC), Sindicato do Comércio Varejista de Campos dos Goytacazes (SindVarejo), Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) e Costa Doce Convention & Visitors Bureau

Estiveram presentes na edição da Costa Doce do Encontro Fluminense, Patrícia Cordeiro, secretária de turismo de Campos dos Goytacazes; Edivar Chagas Júnior, subsecretário de Turismo de Campos dos Goytacazes; Edivaldo Machado, secretário Turismo e Lazer de São João da Barra; Cristiano Berenger, secretário executivo do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (CIDENNF); Guilherme Reche; coordenador regional do Sebrae Norte Fluminense; Alander Duarte, presidente do Costa Doce Convention & Visitors Bureau; Ricardo Gonçalves de Carvalho, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurante e Bares da Costa Doce; José Ricardo Menezes, presidente eleito para o próximo mandato do Sindicato de Hotéis, Restaurante e Bares da Costa Doce e Débora Magalhães, gerente da unidade do Sesc Campos.

 

Toni Sando, do Visite Sao Paulo: “A renovação facilita muito a comunicação”

Em entrevista exclusiva ao DIÁRIO, Toni Sando, diretor executivo do Visite São Paulo Convention Bureau fala sobre o novo momento da entidade e do turismo brasileiro

O São Paulo Convention & Visitors Bureau agora se chama Visite São Paulo Convention Bureau. A atualização do nome acompanha as renovações do mercado, explica o diretor executivo da entidade, Toni Sando. “As organizações Convention & Visitors Bureau são praticamente agências de promoção que precisam acompanhar o ritmo do turismo”, define.

Por Zaqueu Rodrigues (Colaboração) com EDIÇÃO DO DIÁRIO

Toni aponta que o Visite São Paulo expandiu a atuação no correr do tempo. A inteligência artificial é parte do cotidiano de trabalho. Após lançar em 2023 a LINA, guia turística IA com conhecimento focado em serviços e agendas do destino, a entidade lançou agora a LINA MICE, atendente virtual IA corporativa especialista na geração de negócios em São Paulo.

Os eventos também foram renovados. Em 2023, a associação realizou o 1º Hackathon Visite São Paulo, evento estratégico que conectou outros setores econômicos em busca de inovações para o turismo. Neste ano, o evento Expo Fórum Visite São Paulo, tradicional vitrine do turismo paulista, inspirou a criação do Expo Fórum Edição Capital, com uma programação dedicada ao turismo da cidade de São Paulo.

Essas são algumas das diretrizes que iluminam o trabalho do Visite São Paulo Convention Bureau, que chega aos 41 anos como referência em captação de eventos e promoção do turismo paulista. Para Toni Sando, a manutenção da equipe profissional, o trabalho em parceria com outras associações e setores público e privado fundamentam a atuação da entidade.

A seguir Toni fala sobre o atual momento da entidade, sobre os desafios e oportunidades do turismo brasileiro, destaca o potencial do turismo doméstico, comenta a aprovação da Lei Geral do Turismo e afirma que o trade turístico aprendeu a ter mais consciência política.

O nome São Paulo Convention & Visitors Bureau foi atualizado para Visite São Paulo Convention Bureau. O que essa mudança representa?

TONI SANDO: Qualquer organização precisa estar sempre se atualizando e voltada ao mercado atual, seja na defesa do setor junto aos parlamentares, seja na representação de conselhos estaduais e municipais… As organizações Convention & Visitors Bureau são entidades mercadológicas, entidades de marketing, praticamente agências de promoção que precisam acompanhar o ritmo do mercado.

Estávamos com duas marcas, cada uma voltada a uma atividade [São Paulo Convention & Visitors Bureau falava com o mercado; enquanto o Visite São Paulo focava no público final]. Chegamos à conclusão de que o Visite São Paulo é o grande guarda-chuva das nossas atividades. Com a marca Visite São Paulo dando referência ao destino, a nomenclatura Convention Bureau virou sobrenome.

Essa renovação facilita muito a comunicação. Não precisamos fazer dois materiais. Quando falamos com o público final acabamos induzindo o público intermediário a entender como ele vai atrair o público final.

Ao mostrar aos organizadores de eventos os atrativos do destino, com a grife Visite São Paulo, isso ajuda a convencê-los de que estão indo para o melhor lugar para realizar o seu congresso, feira, evento, reuniões… A nossa atuação hoje está mais ampla.

Mais ampla em que sentido?

TONI SANDO: De atuação. Quando colocamos em nossas plataformas inteligência artificial, campanhas como a de Stopover, quando participamos de feiras e roadshow nacionais e internacionais em parceria com a ABEAR ( Associação Brasileira de Empresas Aéreas) e a Secretaria de Viagens e Turismo do Estado de São Paulo, dinamizamos cada vez mais o destino.

Isso não é privilégio só de São Paulo. Por meio da Unedestinos estamos induzindo os Convention & Visitors Bureau do Brasil a utilizarem a marca Visite. Então, tem Visite Ceará, Visite Iguaçu, Visite Rio…

Essa uniformização facilita para saber quem é o protagonista do destino, quem consegue juntar setores econômicos como meio de hospedagem, cultura, espaços de eventos, companhias aéreas… Agregamos todos com a marca Visite.

Trabalhamos o Visite São Paulo Convention Bureau sempre voltado à relação B2B. Mas, cada vez mais, a relação B2C tem dado mais oportunidades para promover o turismo.

O que o Visite São Paulo faz, quando se trata de público final, é embalar. Conseguimos embalar o que é turismo cultural, turismo de vinho, religioso, negócios… O nosso trabalho é ficar atento aos movimentos no destino e colocar eles em evidência. Somos um grande Hub de oportunidades.

São Paulo, destino consagrado pelo turismo corporativo, investe no potencial turístico de lazer. Como o senhor analisa esse cenário?

TONI SANDO: São Paulo é uma cidade com cerca de 12 milhões de habitantes, com centros culturais, centros econômicos, sede das principais empresas. O destino reúne uma diversidade enorme de museus, cinemas, shows…

Depois da pandemia as pessoas começaram a olhar mais para dentro da própria aldeia. Os turistas, ao invés de irem a outra cidade, começaram a aproveitar o final de semana em suas próprias cidades. Esse movimento está fazendo com que o paulistano descubra São Paulo, assim como os cariocas estão descobrindo o Rio, os cearenses estão descobrindo o Ceará…

Como foi o desempenho do turismo de São Paulo no primeiro semestre de 2024?

TONI SANDO: São Paulo está indo muito bem. Mas é um trabalho de anos de investimentos. No ano passado, só para se ter uma ideia, a gente deu 14 voltas ao mundo promovendo São Paulo no Brasil e no exterior.

O aumento de visitantes na cidade é reflexo do trabalho coletivo. Com o apoio da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), fizemos uma grande campanha SP Pra Todos que está no ar há quatro anos. Mesmo com a mudança de governo, ela se manteve.

Desde 2019 estamos com essa campanha no Brasil e no mundo. Então, o aumento de visitantes que acontece na cidade de São Paulo é resultado de um trabalho coletivo de ações de comunicação, roadshows, feiras, anúncios, visitas e encontros.

São Paulo é um destino que tem público que compra e público que expõe. É uma cidade que tem 10 centros de convenções, 45 mil apartamentos de hotéis, mais de 15 mil restaurantes e bares, mais de 70 shoppings centers… Tudo isso são ingredientes que estimulam a vinda para cá.

As viagens locais ganharam os holofotes durante a pandemia de Covid-19. Como analisa o momento do turismo doméstico brasileiro?

TONI SANDO: Se o brasileiro pudesse conhecer o Brasil antes de conhecer o resto do mundo, com certeza fortaleceria o destino doméstico.

Quando os Estados Unidos entraram em crise na bolsa, há alguns anos, o então presidente Barack Obama estimulou todo mundo a consumir internamente para economia do país se movimentar.

O Salão do Turismo e Feirão de Turismo, que foram bem rápidos, com pouco tempo para organizar, são sementes jogadas para ver frutos no futuro.

O que falta aqui no Brasil é exatamente esse estímulo. Precisamos incentivar as viagens domésticas. Sempre se escuta: “O Brasil é caro. Cancun é mais barato que o Nordeste. Tá, mas quantas pessoas vão para Cancun e quantas vão para o Nordeste?

Quanto turismo regional a gente tem e que podemos fazer com baixo custo? Quantas pessoas conhecem os roteiros, experiências e destinos no estado de São Paulo?

Há tantos destinos em São Paulo. O turismo longo é caro mesmo. Não vai mudar só porque a pessoa acha caro. E vai continuar caro por ser um mercado de demanda e de oferta.

O Brasil tem a oportunidade de potencializar o seu turismo doméstico. O brasileiro não conhece o Brasil.

Como mudar essa realidade do turismo doméstico?

TONI SANDO: A resposta é simples. Em um país que tem 20 anos de Ministério do Turismo e trocou 20 vezes de ministro – 1 por ano – não tem política pública que sobreviva, não tem plano turístico que sobreviva, como aconteceu com o Plano Aquarela criado em 2004.

Se ele estivesse em vigência, completaria 20 anos. E com certeza o Brasil seria outro. A continuidade de planos nacionais ou regionais tem que vir do poder público. É ele quem define as políticas, a infraestrutura…

O empresário, isoladamente, não consegue fazer tantos movimentos a não ser pegar a mala e promover o seu negócio. A promoção coletiva tem muito mais força.

Faremos um roadshow em Roma e, no mês que vem, em Nova York. E estamos convidando nossos associados a participarem para fortalecer o destino e ampliar a oferta apresentada.

Toni Sando
“É constitucional olhar o turismo como socioeconômico, e não apenas como lazer”, afirma Toni Sando

O que é essencial para alavancar o turismo no Brasil? 

TONI SANDO: O turismo tem que ser pauta socioeconômica. O dia que isso de fato acontecer não vai ter pra ninguém.

A grande dificuldade é muito simples. Temos 70 milhões de habitantes nos demais países da América do Sul e mais de 210 milhões de habitantes no Brasil.

O Brasil tem muito mais turistas para dar à América do Sul do que a América do Sul tem a dar ao Brasil. Se dividir por classe social, não tem tanta gente na América do Sul com recursos suficientes para fazer viagens internacionais.

Quando a gente olha para um oceano de 12 horas de voo para poder atravessá-lo, destinos europeus próximos, os Estados Unidos, que é uma potência que tem ao redor países fortes d turismo como México e Canadá… O Brasil tem um desafio muito grande.

Por isso eu acredito no turismo doméstico como grande fortalecedor do turismo brasileiro e acredito que todo o trabalho que fazemos no mercado internacional precisa ser replicado aqui para o brasileiro saber o que falamos dele lá fora.

Tudo requer movimentos. Não vai aparecer um salvador da pátria. É importante que a sociedade civil esteja cada vez mais organizada para fazer e cobrar. Precisamos caminhar juntos.

Como avalia o turismo no governo Lula? 

TONI SANDO: Na teoria, existe um Plano Nacional de Turismo que está homologado. Temos uma Embratur que conseguiu resolver o seu problema financeiro com aportes de capital que faz com que ela seja dinâmica na promoção internacional do Brasil.

Tivemos a experiência do Salão do Turismo pelo ministério do Turismo, que foi uma primeira provocação para estimular o mercado brasileiro a se movimentar. Acabou de ser sancionada a Lei Nacional do Turismo, que foi aprovada pelo Congresso e agora vai para o presidente Lula assinar e sancionar.

A Lei apresenta os direitos e obrigações do setor de uma forma muito clara, o que que é turismo de verdade, o que é transporte, até onde vai, até onde não vai, quais as linhas de crédito que podem ser usadas….

Gostou do texto da Lei?

TONI SANDO: Ela estava parada há alguns anos nas mãos de alguns senadores e agora foi finalmente liberada. É melhor ter algo que precisa ser aprimorado do que não ter nada. É uma lei que nasceu e que agora precisa de revisão posterior. Mas precisa regulamentar. Uma vez regulamentada, é um setor que tem tudo para dar certo.

Se olharmos a Constituição, tem um artigo do José Maria Eymael, que foi deputado constitucionalista e primeiro presidente da Abeoc (Associação Brasileira de Empresas de Eventos), abordando o turismo no Brasil.

Ele fala que tanto o Município, quanto o Estado e quanto o Federal tem obrigação de promover o turismo como ato socioeconômico. Ele coloca na Constituição a importância que o turismo tem para o Brasil. Isso nunca foi levado tão a sério. E a culpa, muitas vezes, é da gente, que não cobrou os políticos sobre isso.

É constitucional olhar o turismo como socioeconômico, e não apenas como lazer. Quando você instala um hotel em uma cidade pequena, automaticamente vai criando e gerando empregos locais e formando um novo polo de desenvolvimento econômico. E é disso que o artigo está falando.

Por isso que eu falo que, diante do tamanho do território do Brasil, a oportunidade que temos aqui é imensa.

A política serve para dar linha de crédito, para facilitar os alvarás, fazer com que tenha um ambiente empresarial competitivo. Uma vez feito isso, como disse, não tem para ninguém. Tudo o que há no mundo você acha no Brasil, seja litoral, montanha, cidade…

Paraná leva empresas do turismo para a FIT América Latina, em Buenos Aires

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O Governo do Paraná levará empresas do segmento turístico para oferecer seus produtos e serviços no estande do Viaje Paraná na Feira Internacional do Turismo (FIT), em Buenos Aires, capital da Argentina – maior evento do gênero no continente, entre os dias 28 de setembro e 1 de outubro. As empresas são dos ramos de hotelaria, operadoras, receptivos turísticos e outras áreas ligadas ao setor.

Na feira, onde mais de 87 mil pessoas são esperadas (público geral da última edição), o estado tem como propósito fomentar e reforçar a posição do Paraná como importante destino turístico brasileiro ao público argentino, aproveitando a existência de voos diretos entre Buenos Aires e Curitiba.

“Quando levamos o nosso empresariado a eventos desta magnitude, de alcance internacional, o Estado como um todo ganha”, afirma o secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes. “Ao mesmo tempo em que divulgamos os nossos atrativos e belezas naturais, o público estrangeiro também passa a enxergar no Paraná um local que vai atendê-lo bem durante a viagem, com serviços variados e qualificados. Isso passa muito pelo empresário, que estará nos acompanhando na feira”, completa.

“O Viaje Paraná nasceu com o objetivo de unir o público e o privado na promoção do turismo paranaense, e levando as empresas para as grandes feiras nacionais e internacionais estamos cumprindo com o nosso papel e, com certeza, estimulando negócios e gerando renda para o Paraná”, diz o presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes.

OPORTUNIDADES – Os atrativos turísticos paranaenses serão divulgados por meio de um estande do turismo do Estado, que terá também a participação de Curitiba e Foz do Iguaçu. É neste local que os empresários poderão apresentar e comercializar seus produtos e serviços.

 

Para Adonai Arruda Filho, diretor-geral da Serra Verde Express, uma das empresas que estarão no estande, a participação do receptivo na FIT é uma oportunidade de consolidar o relacionamento com o mercado argentino, que tem um grande potencial para o turismo ferroviário. “Queremos mostrar nossos produtos para um público que valoriza experiências autênticas e culturais. O interesse do turista argentino pelo Brasil vem crescendo, e a FIT é o cenário ideal para apresentar o Paraná como um destino atraente e acessível”, afirma.

Já Valéria Moura, gerente do departamento de produto da EB Group, agência de viagens que atua em Foz do Iguaçu e nas cidades de Puerto Iguazu e Missiones (Argentina), reforça que é fundamental ao negócio participar de uma feira dessa grandeza ao lado do Estado. “É muito importante para o desenvolvimento do turismo do Estado o investimento e a presença nas melhores feiras do setor, gerando mais visibilidade e negócios. No caso da FIT, que não atende apenas empresários, mas também alcança o público final, ou seja, os turistas argentinos e latinos, participar do evento dá ao público a oportunidade de conhecer mais das belezas e atrativos turísticos do Paraná”, disse.

ATRAÇÕES – Os dois primeiros dias do evento são voltados ao público final – ou seja, população argentina, turistas e viajantes –, enquanto os demais contam com capacitações e palestras voltadas ao trade e profissionais do setor.

Ao longo dos quatro dias de evento, serão realizadas ações para promover de forma mais lúdica o contato entre o público e o turismo paranaense. A famosa Kapivara, figura que acompanha a Setu e o Viaje Paraná em eventos, estará circulando pela feira, promovendo o nome e marca dos atrativos locais.

Além disso, o Estado também leva à FIT experiências gastronômicas, como a degustação do barreado – prato típico do Litoral do Paraná – além da presença do chef Rui Morschel, conhecido por promover o uso de ingredientes paranaenses dentro da alta culinária.

A lista completa com as empresas que participam ao lado do Estado na FIT América Latina está disponível no site do Viaje Paraná.

Atlantica Hospitality International anuncia administração de hotel em Gramado

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Com localização privilegiada, hotel combina alta arquitetura, com uma decoração elegante e estrutura de qualidade

A Atlantica Hospitality International, rede de hospitalidade com mais de 180 empreendimentos e 28 mil quartos em todo o país, anuncia a assinatura de contrato para a operação de mais uma unidade da bandeira Transamerica Collection, desta vez na cidade turística de Gramado, no Rio Grande do Sul.

Localizado na Avenida Borges de Medeiros, a principal da região, e próximo da Estação Rodoviária de Gramado e do Lago Negro, o Daara Transamerica Collection, que tem previsão de conversão em outubro, será o quinto empreendimento da Atlantica no Rio Grande do Sul, consolidando ainda mais a expansão da marca em território brasileiro.

“O Daara Transamerica Collection possui arquitetura clássica com projeto assinado pela mesma profissional do famoso hotel Colline de France. A construção com inspiração inglesa foi elaborada pensando nos detalhes tanto de acústica, térmica e bem-estar para o hóspede que viaja a lazer para a cidade”, explica Alexandre Dartiballi, investidor e um dos sócios do empreendimento.

O Daara Transamerica Collection possui 76 quartos, com centro de relaxamento, espaço kids, garagem, academia, bicicletas para passeios na cidade, entre outros. “Estamos entusiasmados em expandir a bandeira em um dos mais importantes destinos turísticos do Brasil que conta com um mercado de hospitalidade consolidado e com um produto upscale como o Transamerica Collection”, conclui Ricardo Bluvol, VP de Desenvolvimento e Relação com Investidor da Atlantica Hospitality International

Lazer e turismo

Em meio ao crescente interesse pelas viagens híbridas, que unem tanto negócios quanto lazer – tendência conhecida como bleisure – a Atlantica Hospitality International tem buscado cada vez mais ser referência em viagens a lazer. Com a retomada gradual do turismo após a pandemia, a rede hoteleira assinou oito novos contratos de hotéis no primeiro semestre de 2024, com aberturas previstas nos próximos anos. Com isso, a rede caminha para se consolidar como uma das principais escolhas para o viajante que busca uma experiência além do que uma simples estadia.

Azul Fidelidade lança novo serviço voltado para empresas

Programa transformará pontos em benefício corporativo para colaboradores

Atento à crescente demanda pelos benefícios gerados por programas de fidelização, o Azul Fidelidade, programa de fidelidade da Azul, lança uma novidade no mercado de pontos: o Azul Incentivo. A partir de agora, empresas e instituições poderão adquirir pontos do programa para utilizar como reconhecimento a funcionários.

O novo serviço é pioneiro no mercado, entre as companhias de aviação, e chega no momento em que os pontos e benefícios gerados por fidelizações estão cada vez mais populares, especialmente no meio aéreo. Somente no primeiro semestre deste ano, a Azul Fidelidade registrou aumento de 20% nos resgates de passagens com pontos, em relação a 2023.

A expectativa é que o novo programa de incentivo para empresas movimente 1 bilhão de pontos do Azul Fidelidade em um ano. Os funcionários que receberem o benefício de suas empresas poderão trocar os pontos não somente por passagens aéreas, mas também por pacotes, serviços da Azul Viagens e até por mais de 550 mil produtos disponíveis no Shopping Azul.

“A iniciativa vai ao encontro da crescente demanda pelos programas de fidelidade e representa uma nova forma do mercado corporativo incentivar as equipes, reforçando o desempenho e o engajamento dos colaboradores. A gestão dos pontos é realizada por meio de uma plataforma online exclusiva, o que torna o processo simples e eficiente para as empresas”, comenta Cristina Yoshida, diretora do Azul Fidelidade.

A Azul Fidelidade completou em agosto 15 anos, com uma base de mais de 17 milhões de Clientes cadastrados. A marca foi atingida em abril, em um rápido crescimento, depois de chegar aos 16 milhões de Clientes, ainda em 2023.

Recorde de emissão de passagens

Somente no primeiro semestre deste ano, 2,7 milhões de passagens foram emitidas pelo Azul Fidelidade no primeiro semestre, recorde do programa, número 20% maior que os primeiros seis meses do ano passado. O número de resgates neste ano já representa mais que o dobro que o mesmo período antes da pandemia da Covid-19. “A pandemia parece ter sido um divisor de águas no comportamento dos usuários, como maior interesse do público aos programas de fidelidade, assim como adesão a cartões de crédito que facilitam os acúmulos. Desde então, o número de resgates tem crescido ano a ano”, complementa Cristina.

Além do interesse dos viajantes em relação aos programas de fidelidade, também foi percebido, principalmente no último ano, mudança no comportamento dos clientes do Azul Fidelidade, com a maior diversidade nos resgates. A troca de pontos por outros serviços
além de bilhetes aéreos dobrou de 2023 para este ano. No primeiro semestre do ano passado, 15% de todos os resgates efetuados foram em serviços da Azul Viagens, contra 85% em passagens. Já em 2024, o percentual de resgates diversos foi de 27%, enquanto o resgate aéreo foi de 73%.

Accor revela propósito: “Pioneiros na arte da hospitalidade responsável, conectando culturas com paixão e generosidade”

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Após a conclusão da Assembleia Geral Anual do Grupo de 2024, a Accor  tem o prazer de revelar a sua declaração de Propósito: “Pioneiros na arte da hospitalidade responsável, conectando culturas com paixão e generosidade”.

Reconhecendo a importância do Propósito, a Accor construiu esta estrutura após um extenso processo de consulta em toda a empresa, aproveitando workshops do grupo de trabalho e do Comitê de Ética, bem como entrevistas com membros do comitê executivo global, Heartists (como são chamados os funcionários da Accor) e stakeholders externos, reunindo mais de 50.000 citações de quase 10.000 pessoas.

A Accor tem um longo compromisso com a sustentabilidade e com uma abordagem centrada na comunidade, cuidado com as pessoas e com o planeta presente em toda a nossa estratégia. O propósito está inserido no centro de tudo o que o Grupo faz, moldando a Accor à medida que esta tornou-se um coletivo global diversificado de líderes de hospitalidade responsáveis, adotando práticas éticas e imaginando novas formas de promover ligações significativas. Hoje, o Grupo dá o próximo passo natural ao estabelecer uma estrutura formal que define e nos responsabiliza por estes valores.

Sébastien Bazin, Chairman & CEO Accor, comenta: “Na Accor, somos mestres da hospitalidade, atores responsáveis que conectam culturas e, acima de tudo, somos Heartists. A declaração de propósito que revelamos é o culminar de anos de hospitalidade liderada por Propósitos e é o próximo passo natural para nós, à medida que procuramos ser pioneiros nas viagens responsáveis de amanhã. Esta estrutura fornecerá mais inspiração para impulsionar ações e desempenhos intencionais da maneira mais significativa.”

Thomas Dubaere, CEO Accor Américas, Premium, Midscale & Economy Division, complementa: “Acreditamos que a hospitalidade é uma forma de arte viva, guiada pelo cuidado genuíno e pela responsabilidade além do serviço. Redefinimos a hospitalidade criando memórias duradouras e fomentando conexões culturais. Estamos comprometidos em proporcionar uma experiência excepcional que valoriza o meio ambiente e respeita as culturas locais, e nossa abordagem inovadora inspira mudanças positivas”.

A declaração de propósito está estruturada em torno de quatro pilares estratégicos principais e, em cada um deles, a Accor assume uma série de compromissos que são construídos sobre ações concretas e avaliados através de KPIs.

  • A arte da hospitalidade – expressa o compromisso da Accor em criar uma cultura de excelência através da capacitação dos nossos Heartists® para desafiar o status quo e encontrar novas formas de oferecer experiências autênticas aos hóspedes.
  • Hospitalidade responsável – reflete o compromisso do Grupo em tornar cada estadia uma contribuição positiva para a sociedade e o meio ambiente, e reflete o desejo de longa data da Accor de estabelecer o padrão da indústria para uma hospitalidade responsável.
  • Conectando culturas – representa o compromisso da Accor de transformar todos os dias em uma viagem intercultural, preservando e nutrindo as identidades locais.
  • Cuidado com as pessoas – resume o compromisso da Accor em promover a empatia e o bem-estar no local de trabalho, incorporando uma cultura de oportunidades justas e o elevador social em todo o Grupo.

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Mini Mundo passará por mudanças: veja as novidades do parque de Gramado

Em seu ano 40, o Mini Mundo, atrativo pioneiro de Gramado/RS terá sua área ampliada a partir de outubro com novos espaços para qualificar experiência dos visitantes

O Mini Mundo, considerado o primeiro parque temático de Gramado/RS e um dos mais visitados da região, está prestes a reinaugurar o seu castelo de entrada, ampliando e qualificando sua experiência de visitação, ao mesmo tempo em que resgata características originais do parque.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, a revitalização do castelo de entrada e a criação deste novo complexo tornará o atrativo ainda mais imponente.

Novidades em sua estrutura

O espaço a ser inaugurado nesta primeira etapa – prevista para o início de outubro de 2024 – contará com 806m². Nele estará incluso um novo hall de entrada onde funcionará a bilheteria, além de contemplar a ampliação da loja do parque e a instalação de estruturas complementares como banheiros e salas de apoio.

A obra acrescenta 1.581m² de área construída no total, contando todos os pavimentos, inclusive os terraços, onde em uma segunda etapa serão criadas novas atrações. As torres mais altas da fachada têm cerca de 8 metros de altura.

Nova entrada do Mini Mundo
Nova entrada do Mini Mundo

“O projeto de revitalização do castelo de entrada parte do princípio de manter a estética e a proposta da concepção original de 1983, inspirada nas antigas cidades muradas europeias, muitas delas preservadas até os dias de hoje. Utilizando elementos medievais e clássicos, o objetivo foi criar um espaço acolhedor, com materiais e formas que se integram ao castelo original, preservando seu desenho e valor histórico, mas também oferecendo uma jornada inédita com mais conforto e acessibilidade aos visitantes”, destaca o diretor do Mini Mundo, Guilherme Höppner.

Lugar agradável e lúdico

Além do resgate histórico, o Mini Mundo busca por meio da revitalização ampliar a experiência de visitação das milhares de pessoas que anualmente frequentam o parque, oferecendo um ambiente ainda mais agradável e lúdico para fortalecer a imersão nos detalhes da cidade em miniatura, que segue em constante evolução com novas réplicas nacionais e internacionais.

Sobre o Mini Mundo

Inspirar pelos detalhes, conectar gerações e construir um mundo melhor. Desde a sua criação, este sempre foi o objetivo do Mini Mundo, um parque ao ar livre, formado por réplicas fieis de obras de várias partes do mundo, que está localizado em Gramado/RS.

As construções são ricas em detalhes e únicas, elaboradas na oficina do próprio atrativo. Juntas, as réplicas compõem uma cidade 24 vezes menor que o mundo real, animada por milhares de habitantes reproduzindo cenas do cotidiano.

Em Roma, Setur-SP busca trazer mais turistas italianos para o Estado

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A ação promove destinos paulistas em parceria com o São Paulo Convention & Visitors Bureau e a Prefeitura Municipal de São Paulo. Estado foi, em 2023, o destino de mais de 55 mil turistas italianos

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) participa, a partir do dia 10, de uma missão internacional na Itália, com o objetivo de promover os destinos do Estado em um dos países europeus que mais enviam turistas para o Estado. A 3ª etapa da série de roadshows Meu Destino é São Paulo acontece em Roma, com a capacitação de agentes e operadores de viagem e a divulgação dos destinos paulistas.

Engajamento de profissionais do turismo

A iniciativa de promoção com empreendedores italianos, no dia 12, além de visitas estratégicas pelo país, é uma parceria da Setur-SP com o Visite São Paulo Convention Bureau e a Prefeitura Municipal de São Paulo, com o apoio da Embaixada do Brasil em Roma. “Será uma excelente oportunidade para gerar engajamento nos profissionais do setor e despertar o interesse pelos destinos paulistas”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de SP.

Maior polo de turistas italianos

O Brasil é o destino da América Latina que mais recebeu viajantes da Itália (129,4 mil) no ano passado, segundo a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, a Embratur.

Vagas de Turismo na Itália: setor impulsiona criação de empregos
Bandeira italiana (Foto de: JÉSHOOTS on Pexels)

São Paulo foi o destino de mais de 55 mil turistas italianos, número que deve aumentar em até 50% este ano, de acordo a Embratur. O Brasil também está na mira dos viajantes italianos, segundo a Embratur. Um estudo realizado com turistas do país revelou que 76% dos italianos têm interesse em visitar o País.

Conectividade aérea

A boa notícia é que São Paulo oferece ampla conectividade aérea: são 35 voos semanais e uma lista de desejos dos viajantes italianos que o Estado atende muito bem: clima ameno, destinos de sol e praia, atrativos culturas, de natureza, hospitalidade e gastronomia de qualidade.

Guia em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Brasil

O legado italiano é marcante em diversos aspectos da sociedade brasileira, da gastronomia às tradições culturais. O Estado de São Paulo tem 13 milhões de pessoas descendentes de italianos, o que representa 32,5% da população paulista – e revela a forte presença da cultura italiana na região.

Por ocasião do aniversário de 150 anos da Imigração Italiana no Brasil, a Setur-SP lançou em fevereiro o guia “Turismo de Raízes – Cultura Italiana” – acessado neste link, uma publicação com atrativos turísticos, roteiros temáticos, opções gastronômicas, curiosidades e mais de 30 eventos, que destacam o legado dos imigrantes italianos em diversos municípios do estado.

Guia Cultura Italiana
Guia Cultura Italiana (Foto: Cecília Fazzini)

O guia promove festas tradicionais, como a da Achiropita, na capital paulista, que atrai mais de 30 mil pessoas por dia para o bairro do Bixiga; festivais como o Gastronômico e Cultural di San Gennaro, em Batatais, com comidas e danças típicas italianas; e museus como o Memorial do Imigrante Italiano Tuto Gasparini, em Vinhedo.

A publicação também traz atrativos surpreendentes como os de Pedrinhas Paulista, com a Arena de Eventos Coliseu, que se assemelha ao famoso anfiteatro de Roma, palco de eventos culturais e sociais. O guia “Turismo de Raízes – Cultura Italiana” tem o apoio institucional da Agência de Turismo da Itália (ENIT), do Consulado da Itália e da Secretaria Estadual de Negócios Internacionais.

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Visual Turismo anuncia contratação de dois novos executivos

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A Visual Turismo anuncia a chegada de dois novos executivos, com reporte ao Diretor Geral da marca, Hugo Lagares.

Na área de vendas, a operadora anuncia o retorno de Leandro Roberto Pinto como Gerente Regional de Vendas. Essa é sua segunda passagem do executivo pela Visual, onde trabalhou por mais de 9 anos.

De volta à Visual, Leandro ficará responsável pela estruturação do Departamento Comercial de Vendas, atuando no estado de São Paulo e no Sul do país. Bacharel em Turismo, ele chega com o objetivo de impulsionar as vendas e expandir ainda mais o alcance da empresa nessas regiões.

Área de produtos da Visual Turismo

Já na área de produtos, a Visual Turismo anuncia a chegada de Natália Marques, como Coordenadora de Produtos. Natália possui mais de 20 anos de experiência no setor de turismo e traz sua expertise em planejamento de viagens para reforçar a equipe da Visual Turismo. Ao longo de sua carreira, atuou em importantes operadoras como New It, Milessis e, mais recentemente, Avant Garde.

“Estamos com time experiente e totalmente focado em apoiar o agente de viagem de ponta a ponta. Desta forma estamos fortalecendo ainda mais a marca Visual no mercado, com os seus diferenciais, produtos exclusivos e excelência em atendimento”, afirma Hugo Lagares.

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Santa Teresa, no Rio: o que fazer e como aproveitar essa maravilha de bairro?

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Santa Teresa é um dos bairros mais bucólicos e pitorescos do Rio de Janeiro. Histórico, cheio de importantes referências artísticas e culturais, é um bairro que respira arte e de lá de cima se tem uma vista ampla e linda da cidade. Bem próximo à região central da cidade, é uma delícia fazer uma caminhada pelas ladeiras e facilmente chegar aos arcos da Lapa, a Escadaria Sélaron, ou aos diversos atelieres do bairro.

Por Simone Barros @ viagemelifestyle

Os arcos da Lapa ficam no Centro do Rio , na base do bairro e foi construído entre os anos de 1723 e 1744. Uma das principais razões da sua construção foi porque naquele tempo a população do Rio de Janeiro sofria com a falta d’água. O então aqueduto é hoje um cartão postal da cidade e tem 42 arcos que chegam a uma altura de quase dezoito metros.

O famoso Bondinho de Santa Teresa (foto Simone Barros)
O famoso Bondinho de Santa Teresa (foto Simone Barros)

Conhecer mais a fundo a história

Falando nos arcos, como não destacar os famosos bondinhos do bairro? Os bondinhos são muito mais do que um meio de transporte para moradores.  Esse é, sem dúvida, um dos maiores atrativos do bairro. A atração foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) em 1988.

O Largo dos Guimarães é um importante ponto para tomar o bondinho e estão em seu  entorno os bares e restaurantes de Santa Teresa, além de lojinhas. Entre eles, o tradicional Bar do Mineiro, que combina gastronomia com arte, servindo petiscos como bolinhos de linguiça com queijo, pastéis variados e feijoada. Ali perto inaugurou recentemente o Cine Santa Teresa, única sala de cinema do bairro que tem 60 lugares.

A Escadaria Selaron é mais um marco artístico e ponto de muitas fotos por quem passeia ali. É um marco arquitetônico que une o Centro à Santa Tereza.  Os azulejos que compõem a escadaria foram colocados ali pelo artista chileno radicado no Brasil, Jorge Selarón, que declarou seu trabalho como uma “homenagem ao povo brasileiro”.

O bairro tem ainda o Parque das Ruínas, que recentemente foi renomado para centro cultural Glória Maria , em homenagem à conhecida jornalista. É recomendado reservar previamente os ingressos para visita ao local.

Uma forma de conhecer mais a fundo a história , a arquitetura e a cultura do bairro é contratando um guia local. Você vai se surpreender com tantos casarões históricos, tombados pelo Patrimônio.

Hall de entrada do hotel ( foto Simone Barros)
Hall de entrada do hotel (foto Simone Barros)

Santa Teresa MGallery

E já que falamos dos casarões, Santa Teresa também é ótima opção para se hospedar na Cidade Maravilhosa.  Uma boa escolha é o hotel boutique intimista e acolhedor, elegante e descolado Santa Teresa MGallery – ele foi o primeiro a levar o selo de hotéis-boutique MGallery no Brasil.

Vista vai até até a Baía de Guanabara

A piscina do hotel debruçada sobre o bairro é um charme e a vista vai até até a Baía de Guanabara. Ali também acontecem experiências do hotel que remetem a história do casarão onde fica a sede – a experiência do café e da cachaça, com aula e degustação. O prédio onde estão os 42 apartamentos sediou uma antiga fazenda de café em 1850.

Piscina do hotel Santa Teresa MGallery (foto: Simone Barros)
Piscina do hotel Santa Teresa MGallery (foto: Simone Barros)
Experiência de degustação de cafés, já que o hotel fica num terreno onde já foi uma fazenda de café ( fotos Simone Barros)
Experiência de degustação de cafés, já que o hotel fica num terreno onde já foi uma fazenda de café ( fotos Simone Barros)

O dia no hotel começa preguiçoso que tem um clima tranquilo e avança pelo café da manhã delicioso, servido com vista para as ruas de Santa Teresa, repletas de casas coloridas e gente que passeia a pé e de bicicleta.  Aos fins de semana é possível fazer uma aula de yoga nos jardins, uma deliciosa experiência para começar bem o dia.

Fachada e jardins do Santa Teresa MGallery (foto Simone Barros)
Fachada e jardins do Santa Teresa MGallery (foto Simone Barros)

Suítes do Santa Teresa MGallery

As suítes do hotel Santa Teresa MGallery são espaçosas e lindamente decoradas, assim como todos os ambientes da casa principal – cheio de objetos que remetem a história do Rio nos tempos áureos do café.  Na recepção foi mantida uma parede de tijolos e porta datada daquele época.  Detalhes da decoração e paredes em cimento queimado, cal, ardósia vinho ou dourada, madeiras tropicais, fibras da bananeira, do buriti ou da bacaba, se juntam ali ao design contemporâneo de peças de Sergio Rodrigues, Rock Lane, Studio Vitty, Zemog e Oficina de Agosto.

Restaurante Tèrèze que atende também a não hóspedes e sobremesas especiais do cardápio (fotos Simone Barros)
Restaurante Tèrèze que atende também a não hóspedes e sobremesas especiais do cardápio (fotos Simone Barros)

O restaurante Térèze, que fica dentro da propriedade, é uma experiência a parte.  A casa oferece uma viagem gastronômica com o melhor da cozinha local combinando a culinária francesa com toques de brasilidade. A gastronomia do hotel fica por conta da chef Luanna Malheiros que reformulou o menu da casa, do bar da piscina e ainda agregou como destaque no cardápio sobremesas que são verdadeiras obras de arte em homenagem ao bairro e à cidade.

Restaurante Tèrèze que atende também a não hóspedes e sobremesas especiais do cardápio (fotos Simone Barros)
Restaurante Tèrèze que atende também a não hóspedes e sobremesas especiais do cardápio (fotos Simone Barros)
Santa Teresa MGallery e restaurante Térèze –  Rua Almirante Alexandrino 660, Santa Tereza, Rio de Janeiro . Acesse Aqui

*Simone Barros é jornalista parceira do DIÁRIO DO TURISMO. Assina o @ viagemelifestyle
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