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Cyan Resort by Atlantica terá Festival Gastronômico Europeu em setembro

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Neste mês de setembro, os hóspedes do Cyan Resort by Atlantica, situado em Itupeva (SP), poderão embarcar numa experiência culinária inesquecível. O Festival Gastronômico “Volta ao Mundo” será uma oportunidade de criar memórias deliciosas e degustar pratos icônicos do Brasil, Itália, Espanha e Alemanha.

Em nota enviada ao DIÁRIO, o hotel informa que a cada fim de semana celebra a culinária de um país diferente. A programação começou no dia 7 de setembro, com o melhor da culinária brasileira, destacando pratos que exaltam a rica diversidade cultural do país, como picanha à moda brasileira com farofa de cebola tostada, mandioca na manteiga de garrafa e o irresistível brigadeiro de colher.

No segundo fim de semana do Festival, os hóspedes vão se deliciar com pratos tradicionais da Itália, com uma estação de pizzas, risoto de Guanciale com parmesão e o clássico Tiramisú. Já a Espanha será a estrela do terceiro fim de semana, com a Paella Valenciana e uma versão diet do Creme Catalão, cuidadosamente elaborada pelos chefs do resort. O Festival chega ao fim com um toque germânico. Desta vez o país é a Alemanha e os destaques ficarão por conta de Eisbein (joelho de porco) com chucrute, salsichas variadas e o famoso strudel de maçã com calda de baunilha.

“Nesta edição do Festival Gastronômico a proposta é oferecer uma experiência única a cada fim de semana, destacando o que há de melhor na culinária dos países escolhidos. Cada prato será preparado com carinho pelos nossos chefs para proporcionar aos hóspedes uma verdadeira viagem pelos mais encantadores sabores”, comenta Francisco Henriques, gerente geral do Cyan Resort.

Cyan Resort
Além do Festival, o resort terá uma programação de lazer diversificada para toda a família e grupos (Crédito: divulgação)

Além do Festival, o resort terá uma programação de lazer diversificada para toda a família e grupos. Haverá apresentações de grupos de dança, atividades na piscina para todas as idades, festa da espuma com música ao vivo e eventos noturnos especialmente pensados para os adolescentes.

O Cyan Resort, situado a apenas 45 minutos de São Paulo e próximo de atrações como Hopi Hari, Wet’n Wild e Outlet Premium, oferece ainda um ambiente para relaxar, apreciar a natureza ou drinks, como o Moa Bar e o bar molhado Brisa Bar, piscinas e quadras de beach tennis, garantindo uma estadia completa e memorável. (EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências)


Serviço

Telefone: (11) 4290-3977 ou 2136-5300

Endereço: Rodovia dos Bandeirantes, KM 72, Rio Abaixo, Itupeva, São Paulo.

Email: reservas.cyan@ahi.com.br

Site: cyanresort.com.br

  Quais são os direitos dos passageiros aéreos com necessidades adicionais?

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Viajar de avião pode ser uma árdua tarefa para passageiros com necessidades adicionais. Confira as principais regulamentações e os direitos garantidos aos passageiros aéreos com deficiência, idosos, gestantes, lactantes ou com mobilidade reduzida.  As informações são da AirHelp.

“É importante lembrar que os passageiros com necessidades adicionais têm os mesmos direitos de acesso às viagens que as pessoas que não necessitam de auxílio. As regulamentações estabelecem padrões de assistência nos aeroportos e aviões para garantir que todos tenham a possibilidade de se locomover com tranquilidade e segurança para qualquer destino”, afirma Luciano Barreto, diretor geral da AirHelp no Brasil.

Regulação pelo mundo – muitas leis garantem que os passageiros aéreos com deficiência, idosos, gestantes, lactantes, com mobilidade reduzida e necessidades adicionais tenham apoio para viajar com dignidade em todas as etapas, desde a partida até a chegada. O serviço é conhecido como assistência especial e é prestado por companhia aéreas e aeroportos.

Em alguns países, as regulamentações estabelecem limites específicos. No Reino Unido, os passageiros precisam entrar em contato com as companhias aéreas e os aeroportos pelo menos 48 horas antes da viagem, já no Brasil, em alguns casos, é necessário um aviso de 72 horas. Nos EUA, as empresas podem não exigir um aviso com antecedência, a menos que sua solicitação exija muito planejamento.

Informação – os aeroportos devem garantir que as informações estejam sempre disponíveis ao público sobre os serviços prestados durante a partida e chegada para pessoas com necessidades adicionais.

Assistência prioritária – a Resolução nº 280/2013 da ANAC abrange todos os passageiros com deficiência, com mais de 60 anos, gestantes, lactantes, pessoas com mobilidade reduzida ou quem esteja viajando com crianças pequenas. As regras valem para todos os voos que partem ou chegam ao Brasil, garantindo prioridade no check-in, despacho de bagagem, no controle de fronteira, na disposição dos assentos e locomoção dentro do avião e aeroporto, arrumação de bagagem de mão, demonstração individualizada de procedimentos de emergência, transferências, conexões e outros.

Como solicitar a assistência especial – o passageiro pode solicitar o serviço entrando em contato com o aeroporto que está visitando ou a companhia aérea que está viajando. Questione todos os serviços de apoio que podem ser utilizados.

Auxílio para chegar ao assento do avião – é dever das companhias fornecerem assistência gratuita para ajudá-lo a chegar ao seu assento. Caso precise de auxílio para locomoção, pode ser incluso o uso de um elevador ou cadeira de rodas no corredor. Verifique se essa assistência está disponível em seu país ou região no momento da reserva.

Entre em contato com a empresa e com os aeroportos de partida e chegada a fim de garantir que eles saibam que você está viajando. Não é permitido transportar um passageiro manualmente durante o embarque ou procedimentos de desembarque (exceto em situações de emergência e se a aeronave precisar ser evacuada).

Assentos especiais – com a evolução da legislação, pessoas com necessidades adicionais não têm direito a assentos especiais apenas na parte frontal da aeronave, mas também na traseira do avião, já que em muitos aeroportos brasileiros o embarque e desembarque pode ocorrer em qualquer porta da aeronave.

Em aeronaves com 30 ou mais assentos, pelo menos metade do corredor deve ter cadeiras com apoios de braços móveis. Aviões com mais de 100 assentos devem ter pelo menos uma cadeira de rodas a bordo. É importante lembrar que os assentos especiais não podem ser localizados próximos às saídas de emergência.

Equipamentos técnicos – grávidas, idosos, lactantes, pessoas com mobilidade reduzida ou que estejam viajando com crianças pequenas podem precisar de equipamentos técnicos para auxiliarem suas atividades, como andadores, bengalas, carrinhos de bebê e muletas. É dever das companhias aéreas realizarem o serviço de despacho dos objetos gratuitamente. Apenas um equipamento pode ser transportado sem custos e, se houver espaço suficiente, deve ser levado na cabine
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O equipamento deve ser apresentado, identificado e a companhia precisa fornecer um recibo ao passageiro. As empresas precisam ter precauções apropriadas com itens frágeis ou prioritários e os objetos devem ser transportados na mesma aeronave que o passageiro está viajando. Ao chegar ao destino, o equipamento deve ser entregue imediatamente. Caso o produto seja perdido ou danificiado, a companhia deve fornecer um equivalente para substituição.

Companheiros de viagem – o passageiro precisa ser acompanhado caso esteja viajando em uma maca ou incubadora, seja portador de deficiência mental ou intelectual que o impeça de entender as instruções de segurança do voo e caso não consiga utilizar as instalações sanitárias sem assistência. Nessas situações, a companhia área precisa fornecer um companheiro de viagem sem nenhum custo extra ou solicitar que o passageiro viaje com seu acompanhante escolhido, que deverá pagar no máximo 20% da tarifa paga pelo passageiro.

O acompanhante deverá viajar na mesma aeronove, em um assento próximo, deve ter pelo menos 18 anos e ser capaz de fornecer qualquer auxílio necessário.

Cão-guia – é permitido viajar com um animal de apoio, como um cão-guia. Esse procedimento deve ser facilitado pelos aeroportos e companhias aéreas. É comum que as empresas solicitem uma comprovação de que seu cachorro recebeu o treinamento adequado e orientações sobre a alimentação e cuidados necessários com o animal. Os cães-guia devem ser transportados com espaço fornecido no piso da aeronave e perto do passageiro. Faça contato com a empresa para saber mais informações sobre o procedimento.

Maus-tratos ou discriminação – a legislação exige que as companhias aéreas e aeroportos estabeleçam programas de treinamento de equipes e implementem sistemas de controle de qualidade do serviço oferecido. Também é necessário que as empresas tenham um colaborador responsável pela acessibilidade durante todo o período de operação com passageiros que necessitam de auxílio.

Caso sofra algum tipo de discriminação ou maus-tratos, o passageiro deve entrar em contato com a companhia aérea ou aeroporto para registrar uma reclamação. Caso a resposta não seja satisfatória, as queixas podem ser encaminhadas aos órgãos nacionais de fiscalização.

Leis de passageiros no Brasil 

Quem voa no Brasil está amparado pelo Código de Defesa do Consumidor e pela legislação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que são os instrumentos jurídicos mais relevantes para o passageiro. Essas leis definem claramente as responsabilidades das companhias aéreas para com seus passageiros sempre que houver problemas de voo.

A legislação brasileira abrange voos domésticos dentro do Brasil, voos internacionais com partida ou chegada em aeroportos brasileiros, bem como voos com conexão em um aeroporto brasileiro.

A legislação brasileira protege os passageiros, desde que seus voos atendam aos 4 critérios a seguir:

● O voo pousou ou decolou em um aeroporto brasileiro

● O voo foi cancelado com aviso tardio, o voo estava com mais de 3 horas de atraso ou estava com overbook

● Os passageiros não foram atendidos adequadamente pela companhia aérea

● O problema ocorreu nos últimos 5 anos (2 anos para voos internacionais)

Para mais informações, visite www.airhelp.com/pt-br/

 

Metodologia

ABIH-RJ e Ecad assim acordo com benefícios para hotéis fluminenses

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ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) e o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fecharam, na última semana, uma parceria que garantirá aos hotéis do estado do Rio de Janeiro descontos de até 60% em débitos que os hotéis tenham junto ao escritório.

Em nota enviada ao DIÁRIO, a associação informa também de um outro benefício: trata-se de um desconto na mensalidade de empreendimentos hoteleiros enquadrados no Simples, incluindo unidades habitacionais e áreas comuns. A iniciativa, inédita, foi apresentada durante reunião de diretoria do HotéisRIO, realizada no Fairmont Rio de Janeiro.

Para ter direito a esses benefícios exclusivos garantidos pelo convênio, o hotel tem que estar adimplente com o devido pagamento do direito autoral, ser associado à ABIH-RJ e/ou ao HotéisRIO e estar em dia com suas obrigações junto às entidades.

O Ecad é uma instituição privada, sem fins lucrativos e trabalha pautada pelas leis federais 9.610/98 e 12.853/13. É responsabilidade do Ecad cobrar o pagamento de direitos autorais em nome de compositores e artistas quando uma música é executada publicamente em locais de frequência coletiva, como hotéis, emissoras de rádio e TV, shows, eventos, internet, bares, restaurantes, casas de show, lojas, boates, cinemas, academias, plataformas de streaming e outros.

Direitos Autorais

A cobrança de direitos autorais de execução pública aos hotéis baseia-se na Lei 9.610/98 que, em seu artigo 68, determina que todo local de frequência coletiva que utilize música publicamente deve pagar direitos autorais aos artistas. Nas áreas comuns, onde os hotéis utilizam principalmente sonorização ambiental, o cálculo é realizado de acordo com a metragem da área sonorizada e região socioeconômica. Já o valor a ser pago pelos quartos é baseado na quantidade de aposentos, na taxa de ocupação do estabelecimento (que pode ser informada pelo próprio hotel ou, na sua ausência, na taxa apurada pelo Ibope) e a região socioeconômica em que o estabelecimento está localizado. Informações a respeito do convênio podem ser solicitadas pelos e-mails julio.correa@hoteisrio.com.br e julio.correa@abihrj.com.br.

Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO, ressaltou que é preciso que o poder público destine recursos para a promoção do Rio de Janeiro. “Temos que fazer campanhas para atrair mais visitantes. Também precisamos ter informações organizadas sobre os eventos da cidade, como a festa de Réveillon”.

Na ocasião, também foi abordado acordo que está sendo estudado em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Hoteleiro e Similares do Município do Rio de Janeiro. A presidente do sindicato, Conceição Cassiano, disse que a proposta oferecerá incentivos educacionais aos colaboradores de hotéis e seus dependentes, com descontos em escolas e universidades privadas. Outro ponto consiste em plano de saúde privado, com direito a descontos em exames e farmácias e auxílio-funeral, entre outros benefícios.

Royal Palm Hotels & Resort anuncia novo Diretor Comercial e de Marketing

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Leandro Cássio é o novo Diretor Comercial e de Marketing do Grupo

O Grupo Royal Palm Hotels & Resort tem o prazer de anunciar a chegada de Leandro Cássio como seu novo Diretor Comercial e de Marketing. Leandro traz consigo 17 anos de vasta experiência nos setores de hospitalidade, turismo e entretenimento.

Com passagens por renomadas empresas nacionais e multinacionais, como Palácio Tangará, AVIPAM Turismo, Avianca Brasil, Grupo Rio Quente (atual Aviva), Trend Operadora, Carlson Wagonlit Travel, Grand Hyatt São Paulo e L’Hotel São Paulo, o executivo assume a posição com o objetivo de fortalecer a presença do grupo no mercado e ampliar suas estratégias comerciais.

Ao longo de sua carreira, Leandro atuou diretamente nas áreas de vendas, eventos, reservas, revenue management, marketing, eCommerce e programas de fidelidade. Sua experiência inclui participação nos Comitês Executivos dos hotéis em que trabalhou, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias de negócios e aprimoramento do desempenho operacional, sempre com foco na satisfação e fidelização de clientes.

Reconhecido por sua expertise em gestão de equipes e reestruturação de processos, Leandro também traz um sólido conhecimento em posicionamento de marcas, canais de distribuição e marketing digital. Seu histórico de gestão de equipes de vendas multipropriedades e operações em mercados internacionais será uma grande contribuição para o crescimento contínuo do Royal Palm Hotels & Resort.

Com um perfil estratégico, analítico e comunicativo, Leandro Cássio assume o desafio de liderar as áreas de vendas e marketing do grupo, fortalecendo o posicionamento do complexo Royal Palm e ampliando o reconhecimento do produto no mercado.

Veja os finalistas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024

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26 iniciativas de diversas categorias foram selecionadas para a final do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024

Após uma criteriosa avaliação conduzida pelo corpo de jurados especialistas, 26 iniciativas foram selecionadas como finalistas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024. Essas ações, comprometidas com práticas sustentáveis no turismo brasileiro, se destacaram por suas soluções inovadoras e impactos relevantes, entre as 83 inscrições válidas, provenientes de Operadoras Braztoa, Parceiros de Negócios e Institucionais de 18 estados, representando todas as regiões do país. O prêmio reforça o compromisso do setor com a sustentabilidade, reconhecendo ações que atendem aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Entre os finalistas, destacam-se 10 iniciativas na categoria Gestão e Governança e 16 na categoria Experiências. Três delas são de Operadoras Braztoa, enquanto 16 são de parceiros de negócios, abrangendo áreas como hospedagem, atrativos turísticos, roteiros e alimentação. Além disso, sete iniciativas são de parceiros institucionais, incluindo instituições, fundações e associações. Os finalistas representam a diversidade do Brasil, com projetos de 14 estados distribuídos pelas cinco macrorregiões do país.

O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024 entra agora em sua fase decisiva. Nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, os finalistas apresentarão suas iniciativas em pitches on-line de cinco minutos, detalhando a execução, os resultados e o impacto gerado. As informações sobre data, horário e orientações serão enviadas por e-mail.

Após essa etapa, os jurados terão a tarefa desafiadora de selecionar até 10 vencedores entre as categorias Gestão/Governança e Experiência/Produto, abrangendo tanto as Operadoras Braztoa quanto os parceiros de negócios e institucionais.

A aguardada cerimônia de premiação acontecerá no dia 9 de novembro, em parceria inédita com a Festuris, em Gramado, na charmosa Serra Gaúcha. O local exato será anunciado em breve. Durante o evento, os vencedores serão revelados e reconhecidos por suas contribuições ao turismo sustentável. A celebração contará com importantes nomes do setor e será transmitida ao vivo pelo YouTube, permitindo que todos acompanhem e celebrem os premiados.

A lista completa dos finalistas está disponível no site da BRAZTOA (www.braztoa.com.br). Os selecionados receberão informações sobre os próximos passos via e-mail.

Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024

  • Apoio Institucional: Embratur e PNUMA.
  • Destino Anfitrião: Gramado – Festuris
  • Consultoria: SPRINT Dados

Atlantica Hospitality International apresenta novo Diretor Financeiro

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José Augusto Bechara é o novo executivo financeiro da Atlantica Hospitality International 

A Atlantica Hospitality International, rede hoteleira com mais de 180 empreendimentos e 28 mil quartos em todo o país, anuncia José Augusto Bechara como novo Diretor de FP&A (Financial Planning & Analysis).

O executivo, formado em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo e MBA em Gestão de Negócios e Tecnologia pela Fundação Getúlio Vargas, possui mais de 20 anos de experiência profissional em consultoria, com vasta experiência em transformações financeiras.

Bechara será responsável por liderar as atividades de planejamento financeiro e análise na administradora, atuando como um elo entre as operações e a estratégia, garantindo que as decisões sejam baseadas em dados financeiros sólidos.

Sobre a Atlantica Hospitality International

Fundada em 1998, a Atlantica Hospitality International, sediada no estado de São Paulo, conta hoje com um portfólio com mais de 180 empreendimentos, que agregam a oferta de mais de 28 mil quartos, em mais de 70 cidades no Brasil. Possui mais de seis mil colaboradores capacitados para atender da melhor forma seus investidores e hóspedes, por meio da transparência e da alta qualidade.

É líder na categoria administradoras hoteleiras com mais empreendimentos no Brasil, pelo ranking Hotelaria em Números 2023, produzido pela Jones Lang LaSalle Incorporated (JLL), em parceria com o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) e Associação Brasileira de Resorts (ABR), um dos mais importantes do setor.

Detém alianças exclusivas com três redes hoteleiras do mundo – Choice Hotels (dona das marcas Sleep Inn, Comfort, Comfort Suites, Quality, Clarion, Radisson, Radisson BLU, Radisson Collection, Radisson RED, Park Plaza, Park Inn by Radisson e Country Inn & Suites by Radisson), Hilton (bandeiras Hilton Garden Inn, Motto by Hilton e DoubleTree by Hilton) e Wyndham (Wyndham, Ramada Hotel & Suites, Ramada e Ramada Encore) -, além de contar com a família de marcas próprias Transamerica Hotels (Transamerica Fit, Transamerica Executive, Transamerica, e Transamerica Collection, Go Inn Transamerica e Esuites Transamerica) e a chancela by Atlantica. Os empreendimentos de hotelaria da companhia seguem padrões internacionais de excelência, com infraestrutura completa, acomodações modernas e bem equipadas, e serviços cortesia, como conexão para internet wireless e café da manhã.

Pioneira no Brasil entre as administradoras de hotel, a Atlantica faz a gestão de locações de residenciais com serviços e locação flexível dentro da sua vertical Roomo e Radisson Serviced Apartments. E em uma terceira área de atuação, a empresa administra empreendimentos de Multipropriedade, modalidade praticada principalmente em destinos de lazer, com conceito de segunda moradia ou casa de temporada.

LATAM investe mais de US$ 360 milhões em novas cabines

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Renovação inclui a incorporação de novas cabines Premium Business com portas, sendo o primeiro grupo de aéreas da América do Sul a oferecer essa nova experiência aos passageiros

Com o objetivo de aperfeiçoar a sua frota e oferecer a melhor experiência a bordo, o Grupo LATAM acaba de anunciar que iniciará em setembro deste ano um processo de renovação das cabines de 24 aeronaves Boeing 787. O investimento de mais de US$ 360 milhões redesenha completamente o interior das cabines com novos assentos, entretenimento a bordo e melhor design. Do total de aviões que serão renovados, 10 são do modelo Boeing 787-8 (exclusivos para o mercado chileno) e 14 são Boeing 787-9, que operam no Brasil, Chile e Peru. Os primeiros aviões com cabines remodeladas serão os 787-8, que começarão a voar comercialmente no primeiro semestre de 2025.

Entre as mudanças que serão implementadas, destaque para a nova cabine Premium Business, que passará a contar com o assento Recaro R7 (anteriormente conhecido como CL6720), da Recaro Aircraft Seating. Este modelo foi desenhado para oferecer mais espaço e comodidade, e conta com portas que entregam mais privacidade ao passageiro, sendo a LATAM o único grupo de aéreas da América do Sul a oferecer esse produto.

Os assentos da cabine Economy serão completamente renovados por modelos de última geração, desenhados ergonomicamente para oferecer mais espaço e comodidade. Também poderão viajar com mais conforto nos assentos Economy Plus, que oferecem mais espaço, maior reclinação, apoio aos pés e espaço exclusivo para malas.

Além disso, todas as poltronas das cabines Premium Business e Economy serão revestidas com couro até 70% reciclado, mesmo material utilizado nas aeronaves de corredor único (narrow body) da companhia. Este revestimento, vale ressaltar, permite reduzir em até 87% a quantidade de água usada na produção desse material em comparação com couro regular e até o momento já evitou o envio de 21 toneladas de resíduos a aterros sanitários, segundo os dados do fabricante Gen Phoenix.

Os passageiros da Economy poderão se conectar à plataforma de entretenimento LATAM Play utilizando o Bluetooth de seus próprios fones de ouvido e desfrutar, com telas renovadas de 12 polegadas, alta definição e tecnologia touch screen, o conteúdo mais completo entre as companhias aéreas da região, com mais de 240 filmes, 740 episódios de programas de televisão, 1,5 mil músicas e conteúdos do Max, Paramount+ e Disney+.

Todas as 24 aeronaves passarão a contar também com mapa 3D interativo da Panasonic’s Arc™, que oferece informações detalhadas sobre a região sobrevoada para que o passageiro descubra lugares emblemáticos das diferentes cidades.

“Com um design que reflete a essência única do grupo LATAM e atenção aos mínimos detalhes, nossas novas cabines foram criadas pensando em uma experiência de viagem de classe mundial. Os novos assentos Premium Business marcam um avanço significativo, aliando conforto, privacidade e elegância. Essas renovações posicionam a LATAM como líder no setor, proporcionando aos nossos passageiros um nível de conforto sem precedentes e uma experiência de voo exclusiva”, explica Paulo Miranda, vice-presidente de clientes do Grupo LATAM.

“Nossa estreita colaboração com a LATAM deu origem a um assento verdadeiramente único para os passageiros de sua classe executiva”, afirma o Dr. Mark Hiller, CEO da RECARO Aircraft Seating e RECARO Holding. “O R7 oferece uma comodidade premium, eleva a privacidade a um outro nível e será um diferencial destacado em sua frota e no mercado sulamericano”.

O processo completo de renovação dos 24 aviões será realizado nas bases de manutenção da LATAM em São Carlos (SP) e Santiago. O processo completo deve ser concluído no segundo semestre de 2026, considerando que cada retrofit exige de 2 a 4 meses para ter suas melhorias implementadas.

Incêndio não afeta a visitação no Parque da Chapada dos Veadeiros; entenda

Um incêndio afeta a área do grandioso Parque da Chapada dos Veadeiros, localizado em Alto Paraíso de Goiás, em Goiás, desde a última quinta-feira (5)

Nesta segunda-feira (9), a queimada que atinge o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros completa cinco dias. Brigadistas informaram que dois aviões do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) atuam na região para controlar o fogo.

Segundo informações do site da EBC, do governo federal, o incêndio já destruiu 10 mil hectares da reserva.

Comunicado: visitação no Parque da Chapada dos Veadeiros está mantida

Em nota oficial enviada à imprensa, os responsáveis pela administração do local afirmam que a área afetada pelo fogo não é próxima à que recebe o público.

Confira o comunicado:

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) – ICMBio e Parquetur, concessionária responsável pela gestão do uso público do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – esclarece que o incêndio ocorre em uma região que não afeta nem coloca em risco a área de visitação do parque, que neste momento mantém seu funcionamento em São Jorge normalmente.

Esclarecemos, ainda, que pedidos de informações relacionadas ao assunto deverão ser encaminhados à Chefe do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que também está atuando como Oficial de Informações Públicas, Nayara Stacheski – nayara.stacheski@icmbio.gov.br.

A Parquetur reforça que é importante que as visitações ao entorno continuem a ocorrer, para não gerar impactos negativos ao mercado turístico local”.

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Sete parques com natureza deslumbrante espalhados pelo Brasil

Conheça a nova parceria entre a Schultz e o Hot Beach

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Visita técnica, fam trip, treinamentos e capacitações, além de comissão diferenciada são parte da iniciativa. Trilha do Conhecimento será realizada amanhã, dia 10 de setembro, online e gratuita para agentes de viagem de todo o Brasil

Já está em vigor a ação #HotBeachÉComASchultz, iniciativa que resulta da parceria estratégica entre a operadora e o Hot Beach, complexo de resorts que conta com os parques aquáticos mais visitados da América Latina.

Amplo e completo, o projeto teve início na semana passada, quando foram realizadas duas ações: fam trip para 40 agentes de viagem de Sorocaba e Campinas, e treinamento online para quase 50 integrantes da equipe comercial da operadora em todo o Brasil.

Treinamento realizado na última sexta-feira, 6/9 (Foto: Divulgação / Schultz)
Treinamento realizado na última sexta-feira, 6/9 (Foto: Divulgação / Schultz)

As iniciativas de capacitação seguem com a realização, nesta terça-feira (10/9), às 15h, da Trilha do Conhecimento, projeto que oferece treinamento online e flexível para agentes de viagens de todo o Brasil. A iniciativa será conduzida por Ricardo Moretto, do Hot Beach Parque & Resorts, e Rodrigo Rodrigues, da Schultz Operadora. Para participar, basta acessar este link, que direciona para o canal da Schultz no YouTube.

Uma visita técnica com os executivos comerciais da Schutz dos estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais também está prevista para os próximos meses.

Comissionamento diferenciado

Para além das ações de capacitação, treinamento, workshops e experiência, a ação #HotBeachÉComASchultz também conta com campanha promocional que prevê comissionamento de 16% para todos os agentes que comercializarem o destino.

A campanha com comissionamento especial já está em vigor e é válida para vendas até 30 de setembro de 2024. “Nós estamos muito felizes em iniciar mais esta ação especial com o Hot Beach, que é considerado um destino por si, só. Temos outras iniciativas em desenvolvimento, como a possibilidade de fazer roadshows, que nos permitirão ampliar ainda mais as ações”, diz Rodrigo rodrigues, diretor Comercial da Schultz.

Rodrigo Rodrigues, diretor comercial Schultz (Foto divulgação)
Rodrigo Rodrigues, diretor comercial Schultz (Foto divulgação)

Paralisação da Air Canada: companhia divulga comunicado

A Air Canada e a Air Canada Rouge se preparam para suspender gradualmente os voos ao longo de três dias, possivelmente a partir de 15 de setembro de 2024. Os clientes estão sendo aconselhados a utilizar a política de flexibilidade da companhia aérea, que permite adiar viagens iminentes sem custo

A Air Canada anunciou nesta segunda-feira (9) que está finalizando planos de contingência para suspender a maioria de suas operações. As negociações entre a empresa e a Associação de Pilotos de Linhas Aéreas (ALPA), que representa mais de 5.200 pilotos da Air Canada e da Air Canada Rouge, continuam, mas as partes ainda estão distantes de um acordo.

Conforme nota oficial, se um acordo não for alcançado, a partir de 15 de setembro de 2024 qualquer uma das partes poderá emitir um aviso de greve ou de bloqueio de 72 horas, o que desencadearia o plano de redução gradual da companhia aérea em três dias.

“A Air Canada acredita que ainda há tempo para chegar a um acordo com nosso grupo de pilotos, desde que a ALPA modere suas exigências salariais, que excedem muito a média de aumentos salariais no Canadá. No entanto, os canadenses viram recentemente o caos que as paralisações abruptas de companhias aéreas causam aos viajantes, o que nos obriga a fazer tudo o que for possível para proteger nossos clientes de uma interrupção de trabalho cada vez mais provável. Isso inclui a decisão extremamente difícil de iniciar uma paralisação ordenada da Air Canada e da Air Canada Rouge assim que for emitido um aviso de greve ou de bloqueio de 72 horas, possivelmente já neste domingo”, disse Michael Rousseau, Presidente e Diretor Executivo da Air Canada.

“Entendemos e pedimos desculpas pelo transtorno que isso causaria aos nossos clientes. No entanto, uma paralisação controlada é a única medida responsável disponível para nós. Estamos divulgando nossos planos para oferecer maior certeza às mais de 110.000 pessoas que viajam conosco diariamente e dar-lhes a oportunidade de reduzir o risco de ficarem presas, por meio da utilização da nossa política de flexibilidade para alterar ou adiar viagens iminentes sem custo. Também estamos alertando o Governo do Canadá sobre o impacto potencial dessa interrupção sobre os canadenses.”

Os voos da Air Canada Express vão continuar operando, pois as empresas terceirizadas Jazz e PAL Airlines são as fornecedoras desses serviços. No entanto, esses parceiros regionais transportam apenas cerca de 20% dos clientes diários da Air Canada, muitos dos quais acabam se conectando a voos da Air Canada.

Aeronaves da Air Canada (Foto: Carlos Osorio / Reuters)
Aeronaves da Air Canada (Foto: Carlos Osorio / Reuters)

Orientações aos clientes da Air Canada

A prioridade, segundo a Air Canada, é atender às necessidades dos clientes e proporcionar tranquilidade. Para informações detalhadas, a empresa indicou o site oficial www.aircanada.com/action.

Clientes que tiverem voos cancelados pela Air Canada, serão notificados e terão direito a um reembolso total, que pode ser obtido online pelo site www.aircanada.com ou pelo aplicativo de celular da Air Canada.

A companhia aérea também está organizando com outras transportadoras para garantir espaço para os clientes no caso de cancelamentos de voos da Air Canada. Se forem identificadas opções de viagem em outras transportadoras, os clientes serão notificados pela Air Canada ou por sua agência de viagens. Infelizmente, a expectativa é de que os assentos em outras companhias aéreas sejam muito limitados, e os reembolsos, solicitação de crédito para viagens futuras ou concordância em viajar com a Air Canada em uma data posterior podem ser as únicas opções disponíveis.

Desde 27 de agosto, a Air Canada mantém em vigor uma política de flexibilidade que permite que os os clientes com reservas em qualquer tipo de tarifa, com viagens entre 15 e 23 de setembro de 2024, façam alterações, se desejarem, sem custo ou recebam um crédito para viagens futuras. Esta política será ampliada conforme o necessário.

Regulamento

De acordo com o Regulamento de Proteção de Passageiros Aéreos do Canadá, os clientes no Canadá não têm direito a compensação por voos atrasados ou cancelados, refeições, hotéis ou outras despesas incidentais em situações fora do controle da companhia aérea, como uma interrupção trabalhista(1). A Air Canada informará os passageiros, em todos os casos, sobre seus direitos sob as regras aplicáveis, se o voo for cancelado ou atrasado.

Quatro voos adicionais foram incluídos entre SP e Montreal (Foto: Boeing 787 / Air Canada)
(Foto: Boeing 787 / Air Canada)

Os clientes com reservas em voos cancelados no caso de uma interrupção trabalhista, são fortemente aconselhados a não irem ao aeroporto sem uma reserva confirmada para um novo voo (verifique o status do seu voo em www.aircanada.com antes de ir ao aeroporto). Também é recomendável que os clientes usem ferramentas de autoatendimento, pois os tempos de espera nos centros de atendimento devem ser extremamente elevados.

Impacto

Atualmente, a Air Canada e a Air Canada Rouge operam cerca de 670 voos diários em média e transportam mais de 110.000 passageiros dentro do Canadá ou internacionalmente. Todos os dias, os voos da Air Canada levam cerca de 24.000 canadenses do exterior de volta para casa e devolvem cerca de 15.000 estrangeiros que visitam o Canadá aos seus países de origem.

De acordo com o plano anunciado hoje para potencialmente suspender os voos, uma redução ordenada das operações começaria assim que um aviso de greve ou bloqueio de 72 horas fosse emitido, o que pode ocorrer a qualquer momento após 00:01 EDT do domingo, 15 de setembro. Os voos em todo o sistema seriam progressivamente cancelados ao longo de três dias, com uma paralisação completa a partir de 00:01 EDT na quarta feira, 18 de setembro. Algumas atividades teriam que começar já na sexta-feira, 13 de setembro, incluindo o cancelamento de alguns pacotes de férias e o solo de algumas aeronaves.

A Air Canada projeta que, a menos que um acordo seja alcançado dentro do período de aviso de 72 horas, o número de passageiros afetados pelo plano de suspensão aumentará progressivamente durante o período para atingir aproximadamente 110.000 diários após 72 horas.

(Foto: Divulgação / Air Canada)
(Foto: Divulgação / Air Canada)

Uma paralisação gradual é necessária porque é a única maneira responsável de gerenciar tal interrupção trabalhista para clientes e funcionários. A Air Canada opera globalmente para 47 países em seis continentes com uma frota de 252 aeronaves, que precisarão ser reposicionadas ou repatriadas junto com suas tripulações. Ao posicionar as aeronaves antes de uma possível interrupção, a Air Canada será capaz de restaurar mais rapidamente o serviço regular para os clientes com planos de viagem nesse período. As aeronaves também serão devidamente protegidas e receberão toda a manutenção de rotina necessária durante esse período.

Operações de carga

As operações de carga também serão afetadas. Todos os dias, a Air Canada Cargo transporta nas baias de suas aeronaves e cargueiros mercadorias perecíveis ou vivas, componentes para fabricantes e outros itens sensíveis ao tempo para os canadenses. Já a companhia aérea começou a limitar a aceitação de alguns desses bens, dado o tempo médio de envio.

No caso de uma suspensão das operações, a Air Canada fará todos os esforços para retomar e normalizar as operações o mais rápido possível, uma vez que um acordo com a ALPA seja alcançado. No entanto, estima-se que, após uma paralisação completa, isso levará de 7 a 10 dias.

Negociações entre Air Canada e ALPA

A Air Canada e a ALPA vêm conversando há 15 meses. Embora tenha sido alcançado um acordo provisório sobre muitos itens para um novo acordo coletivo, o sindicato continua inflexível em relação às suas exigências salariais inadequadas.

A empresa está comprometida em manter a posição histórica de seus pilotos como os mais bem pagos do setor comercial no Canadá e continua negociando para garantir um acordo dessa natureza.

Alternativamente, a companhia ofereceu ao sindicato a possibilidade de submeter a questão à arbitragem. Até o momento, o Ministro Federal do Trabalho auxiliou no processo de negociação ao nomear um conciliador e mediador. E se um acordo negociado não for alcançado, a Air Canada buscará a intervenção do governo, como tem feito em disputas trabalhistas recentes, para evitar uma grande interrupção para os viajantes canadenses e outros stakeholders. Um cronograma das discussões, informações sobre os problemas, compensação dos pilotos e outras informações sobre as negociações estarão disponíveis em nosso Centro de Mídia.