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7º FNH termina em SP com reflexões estratégicas para a hotelaria

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7ª edição do Fórum Nacional da Hotelaria aconteceu na capital paulista nesta segunda-feira (15) - Foto: Bruno Almeida / DT
7ª edição do Fórum Nacional da Hotelaria aconteceu na capital paulista nesta segunda-feira (15) - Foto: Bruno Almeida / DT

Encontro reuniu líderes do setor, apresentou tendências e trouxe dicas para uma gestão mais eficiente

São Paulo recebeu nesta segunda-feira (15) a sétima edição do Fórum Nacional da Hotelaria (FNH), realizado no Pullman São Paulo Vila Olímpia. Promovido pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), o evento reuniu executivos, investidores, fornecedores e especialistas do setor em uma programação que se estendeu do início da manhã até o final da tarde.

Por Bruno Almeida, colaborador do DIÁRIO 

Com o tema “Conhecimento e Inspiração”, o encontro começou com o designer Hans Donner apresentou a palestra “Live Your Time: Design, Tempo e Vida“, na qual refletiu sobre como o design influencia a percepção do tempo e pode inspirar novas experiências.

Segundo Paulo Mâncio, da CBRE Brasil, hotelaria do Brasil hotelaria brasileira deve alcançar recordes de 2013 e 2014 - Foto: Bruno Almeida / DT
Segundo Paulo Mâncio, da CBRE Brasil, hotelaria do Brasil hotelaria brasileira deve alcançar recordes de 2013 e 2014 – Foto: Bruno Almeida / DT

Na sequência, o presidente do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), Guilherme Dietze, abordou a economia brasileira e destacou o papel estratégico do turismo no desenvolvimento do país. “A mensagem que eu quero deixar para vocês aqui é que o turismo e a hospedagem são um processo de resiliência”, afirmou.

Após Dietze, o professor da ESSEC Business School Paris e sócio da Noctua Advisory, Paulo Salvador, apresentou a pesquisa “Tendências dos Canais de Distribuição”, realizada em parceria com o FOHB. Ele destacou que a gestão eficiente desses canais pode trazer maior rentabilidade aos hotéis. “Passar para o lado da distribuição direta representa uma economia da ordem de R$ 10 milhões em pagamento de comissão, portanto isso é geração de valor”, disse.

O economista Fábio Bentes, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), deu continuidade ao encontro explicando como a tendência de servitização pode trazer novas oportunidades para o setor. Para ele, apesar dos desafios conjunturais, “o setor tem conseguido crescer ano a ano. Hoje o nível de volume de receita do setor é quase 20% acima do que era antes da pandemia, mesmo com tudo que o setor passou”.

Cristina Souza, da Gouvêa Foodservice, pede uso da tecnologia para 'resolver problemas do futuro' - Foto: Bruno Almeida / DT
Cristina Souza, da Gouvêa Foodservice, pede uso da tecnologia para ‘resolver problemas do futuro’ – Foto: Bruno Almeida / DT

Alimentos e hotelaria

Em Foodservice no Coração da Hospitalidade: Inovação, Tecnologia e a Jornada do Novo Consumidor, a CEO da Gouvêa Foodservice, Cristina Souza, expôs as principais tendências de consumo alimentar e começou com uma provocação para o setor, questionando se ainda há resistência ao uso de tecnologia. “Todo mundo vai se lembrar do famoso bloquinho do garçom que ia lá tirar o pedido”, brinca.

“Uma pergunta que a gente pode se fazer é se a gente está utilizando a tecnologia para resolver problemas do futuro ou se a gente está usando a tecnologia só para resolver os problemas do passado. (…) Hoje a gente tem falado muito sobre eficiência extrema, gente. Não dá mais para gerenciar de uma forma flexível o setor de alimentos e bebidas de uma forma geral”, afirma.

Ela defende atendimentos mais digitalizados como forma de não “perder competitividade”.

Na parte da tarde, Toni Sando, presidente executivo do Visite São Paulo, defendeu a importância dos Convention Bureaus para o aumento do fluxo de viajantes. “O destino está muito ligado aos equipamentos”, afirmou, ao reforçar a necessidade de ações integradas entre turismo, hotéis e a cadeia produtiva.

O sócio-diretor da HotelInvest, Cristiano Vasques, apresentou o Panorama da Hotelaria, estudo que revelou custos ainda elevados para novos empreendimentos, mas apontou aumento no número de turistas vindos de países do Mercosul. “O foco hoje em dia é de produto mid-scale, super econômico, mas mais mid-scale do que o econômico, e principalmente franquias, que estão ganhando espaço das administrações tradicionais”, explicou.

Especialista de matriz energética, Wilson Ferreira Jr. apontou caminhos para uma hotelaria sustentável - Foto: Bruno Almeida / DT
Especialista de matriz energética, Wilson Ferreira Jr. apontou caminhos para uma hotelaria sustentável – Foto: Bruno Almeida / DT

Hotelaria sustentável

Na palestra A Evolução da Matriz Energética do Brasil, o especialista de matriz energética Wilson Ferreira Jr. falou sobre fontes sustentáveis e o mercado livre de energia e a relação com os hotéis. “A maioria de vocês têm hotéis em áreas litorâneas”, alertou no início da palestra ao lembrar que as regiões costeiras serão ser as primeiras afetadas pelo aumento do nível do mar e das variações climáticas extremas, como as tempestades mais violentas que atingem o planeta.

Ele aponta três caminhos com os quais o setor hoteleiro pode contribuir para uma transição energética sustentável e ajudar na adaptação para resistir por mais tempo a esses efeitos.

  • “Identificar os riscos e a vulnerabilidade das cidades a essas mudanças climáticas e ajustar o comportamento. Por exemplo, os locais de construção — certamente nós vamos colocar as construções mais longe de onde a gente pode ter problema, principalmente com o aumento de água nas costas”.
  • “Adaptação de infraestrutura, que é construir estradas e edifícios fora das zonas de exploração. Vocês viram muito isso no caso (das enchentes) do Rio Grande do Sul. Várias cidades alagadas, várias rodovias alagadas. Isso são coisas que a gente tem que começar a olhar, são condições da adaptação”.
  • “Você tem que adaptar também às inundações, às ondas de calor, onde que há mais probabilidade dessas coisas acontecerem. E em algumas adaptações climáticas, eu vou exigir transformações completas, como mover o desenvolvimento para fora da área costeira por conta da elevação no nível do mar”.
Guilherme Horn, do WhatsApp para Brasil, Índia e Indonésia, lembra que IA 'não é para daqui dez anos', 'é para agora', inclusive para setor da hotelaria; chatbots são exemplo positivo, aponta investidor - Foto: Bruno Almeida / DT
Guilherme Horn, do WhatsApp para Brasil, Índia e Indonésia, lembra que IA ‘não é para daqui dez anos’, ‘é para agora’, inclusive para setor da hotelaria; chatbots são exemplo positivo, aponta investidor – Foto: Bruno Almeida / DT

O investidor e head do WhatsApp para Brasil, Índia e Indonésia, Guilherme Horn, abordou o papel da inteligência artificial (IA) na palestra “O Mindset da Inteligência Artificial”. “Não é para daqui a dez anos, não é para daqui a vinte anos, isso é agora”, afirmou ao ressaltar como a tecnologia já é decisiva para o setor.

Ele cita os chatbots — software para simular conversas humanas e interagir com usuários — como exemplo bem-sucedido da IA na hotelaria. “Não tenha medo de experimentar”, pediu o executivo ao público.

O evento seguiu com o debate Hospitality Real Estate: de volta ao protagonismo. Para o diretor executivo da CBRE Brasil, empresa de serviços imobiliários comerciais, Paulo Mâncio “se o Brasil não tiver um problema muito grave com relação à economia, nós somos muito resilientes e a gente está construindo um ciclo importante”, começou. “A gente teve em 2013, 2014, a melhor performance da hotelaria no Brasil (na hospitalidade), e agora a gente está muito próximo. Alguns indicadores dizem que a gente já passou, alguns indicadores dizem que a gente está empatado”, revela.

Filósofo Mario Sergio Cortella encerra edição de 2025 do FNH, com palestra Cenários turbulentos, mudanças velozes - Foto: Bruno Almeida / DT
Filósofo Mario Sergio Cortella encerra edição de 2025 do FNH, com palestra Cenários turbulentos, mudanças velozes – Foto: Bruno Almeida / DT

A sétima edição do FNH foi encerrada com a palestra do filósofo Mário Sérgio Cortella, que tratou de liderança, propósito e o papel das pessoas na transformação organizacional, trazendo uma reflexão inspiradora aos participantes.

A organização do Fórum anunciou a data da edição de 2026: 14 de setembro.

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Atrio lança marca própria Aēra e amplia presença no segmento lifestyle

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Atrio lança a marca própria Aēra com a inauguração do primeiro hotel em São José, na Grande Florianópolis (SC) - Foto: divulgação
Atrio lança a marca própria Aēra com a inauguração do primeiro hotel em São José, na Grande Florianópolis (SC) - Foto: divulgação

A Atrio Hotel Management, maior operadora hoteleira de capital 100% nacional, anunciou o lançamento da Aēra, sua primeira marca própria de hotelaria. A estreia acontece com a abertura do Aēra São José Floripa, na Grande Florianópolis (SC), ampliando a atuação da companhia no competitivo segmento lifestyle.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

Segundo Beto Caputo, CEO da Atrio, a proposta é unir características dos segmentos econômico e midscale em um modelo de operação ágil e focado na experiência do hóspede. “A Aēra é uma resposta direta aos novos tempos da hotelaria: no final do dia, estamos oferecendo simplicidade com qualidade”, destaca. O conceito valoriza ambientes modernos, serviços enxutos, soluções práticas e um café da manhã exclusivo batizado de “despertar Aēra”.

Além do público final, a marca foi pensada para atender colaboradores e investidores. Para os profissionais, oferece oportunidades de crescimento em uma rede em expansão e reforça uma cultura de proximidade e hospitalidade genuína. Para o mercado, apresenta um modelo de negócio rentável, flexível e sustentável, baseado em mais de 35 anos de experiência da Atrio, com padronização inteligente, custos controlados, inovação e forte capacidade de distribuição.

A empresa reforça que a expansão com bandeiras do Grupo Accor — como Grand Mercure, Mercure, Novotel, ibis, ibis Styles e ibis Budget — continua em paralelo, com novas aberturas programadas.

Sobre a Atrio Hotel Management

Com mais de 35 anos de história, a Atrio é a maior operadora hoteleira de capital 100% nacional e ocupa a terceira posição no ranking geral do país. Atualmente, administra cerca de 80 hotéis em 15 estados e mais de 50 cidades brasileiras. Além das marcas Accor, é responsável pela gestão do LK Design Hotel, em Florianópolis, e do K-Platz Hotel, em São José (SC), além de ser acionista das Livá Hotéis & Resorts e da Xtay. Saiba mais no site.

Panorama da Hotelaria aponta custos elevados para novos hotéis e aumento de turistas do Mercosul

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Cristiano Vasques, da HotelInvest, apresenta o Panorama da Hotelaria durante o VII Fórum Nacional da Hotelaria (FNH) – Crédito: Bruno Almeida / DT
Cristiano Vasques, da HotelInvest, apresenta o Panorama da Hotelaria durante o VII Fórum Nacional da Hotelaria (FNH) – Crédito: Bruno Almeida / DT

No VII Fórum Nacional da Hotelaria, Cristiano Vasques, da HotelInvest, também provocou hoteleiros por um turismo mais consciente

Sócio-diretor da HotelInvest, Cristiano Vasques apresentou, no VII Fórum Nacional da Hotelaria (FNH), os destaques do estudo Panorama da Hotelaria, realizado em parceria com o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB). Os dados revelam o desempenho dos hotéis pertencentes às redes associadas à entidade e traz informações sobre novos empreendimentos em desenvolvimento e estratégias de expansão.

Por Bruno Almeida, colaborador do DIÁRIO

No encontro, realizado nesta segunda-feira (15), em São Paulo, Vasques celebrou aumento no número de turistas de países do Mercosul vindos para o Brasil, puxado por eventos como o Todo Mundo no Rio. Rio de Janeiro, Fortaleza e Salvador se destacam como os principais destinos. Além disso, São Paulo mantém participação expressiva no turismo voltado a eventos. Ele também comemorou a retomada, ainda que tímida, de Porto Alegre após as chuvas que inundaram a capital do Rio Grande do Sul e outros municípios gaúchos em maio de 2024.

Para ele, no entanto, o desenvolvimento de novos hotéis ainda esbarra em custos elevados e falta de terrenos. Por isso, o Panorama da Hotelaria destaca a participação do interior, onde estão a grande maioria dos hotéis em produção hoje, “não as capitais nem as regiões metropolitanas”. “O foco hoje em dia é de produto mid-scale, super econômico, mas mais mid-scale do que o econômico, e principalmente que a gente vê a administração perder o espaço para a franquia. A franquia está comendo o mercado. Eu acho que isso aqui resolve bem o que é que esse novo ciclo de desenvolvimento atendendo o Brasil com a Covid”, aponta.

Grandes tendências hoteleira

Por fim, ele identifica três grandes tendências para o setor daqui para frente. A primeira é uma maior integração entre desenvolvimento de hotel junto com complexo imobiliário urbano. “Vai surgir muito hotel bacana neste modelo (…) esse arranjo faz a gente pensar no hotel não isolado, mas em um contexto com outros usos. Traz benefícios para todo mundo”, pondera.

Ele afirma, também, que a presença de investidores qualificados entrando em hotelaria, que passaram a enxergar mais valor e estabiliadde nesse negócio.

E a última tendência, a gestão de destinos, é a mais complexa. Ele explica que, com o dólar alto, há quase que um convite para estrangeiros virem ao Brasil e “esse estrangeiro com vontade de viajar olha para o Brasil e vê isso”, aponta Vasques ao mostrar fotos de destinos paradisíacos brasileiros.

Ele alerta, no entanto, que o país ainda tem problemas básicos e falta “infraestrutura institucional e capacidade técnica para lidar com o aumento de turistas”. “A gente está lidando com o turismo brasileiro como se fosse uma macieira, que a gente vai lá e só pega uma maçã e ela continua lá, ou tirando bife de uma vaca viva? A gente está fazendo isso de uma maneira que traz desenvolvimento para os lugares?”, provoca.

Panorama da Hotelaria

O Panorama da Hotelaria estudo é resultado de dados de desempenho de 187 hotéis e 32.755 unidades habitacionais pertencentes às redes associadas ao FOHB. Além disso, 29 das principais redes hoteleiras do país contribuíram com informações sobre seus pipelines de novos empreendimentos.

Os detalhes do estudo podem ser conferidos aqui.

VII Fórum Nacional da Hotelaria

Organizado pelo FOHB, o VII Fórum Nacional da Hotelaria é o principal ponto de encontro dos grandes nomes do setor hoteleiro no Brasil. A programação do evento é repleta de palestras com especialistas renomados e líderes do mercado.

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Fortalecer atuação dos Convention Bureaus é aumentar fluxo de consumo nos destinos, defende Visite SP no VII FNH

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Toni Sando, do Visite SP, explica como bureaus aumentam fluxo de visitantes - Foto: Bruno Almeida / DT
Toni Sando, do Visite SP, explica como bureaus aumentam fluxo de visitantes - Foto: Bruno Almeida / DT

Presidente da entidade, Toni Sando afirma que atuação dos bureaus tem importância nacional no aumento do fluxo de viajantes

Toni Sando, Presidente Executivo Visite São Paulo, refletiu sobre a importância dos Conventions Bureaus brasileiros em sua palestra no VII Fórum Nacional de Hotelaria (FNH) no início da tarde desta segunda-feira (15). Sando destacou como o potencial turístico é fomentado com a atuação das entidades, em especial com a captação de eventos, área em que Visite São Paulo é especialista.

“O destino está muito ligado aos equipamentos”, alerta Sando ao reforçar a conectividade entre atração de turistas, hotéis e o restante da cadeia produtiva do turismo e a importância de ações integradas de hospitalidade.

Por Bruno Almeida, colaborador do DIÁRIO

Ele iniciou a palestra relembrando outras edições do FNH e como os assuntos discutidos em momentos anteriores contribuíram com o fortalecimento de instituições que representam o setor e a defesa de interesses hoteleiros. Ele cita do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), passando pela reforma tributária, à pauta da insalubridade das camareiras como exemplos de resultados da influência da atuação de bureaus por todo o Brasil, incluindo o Visite São Paulo.

“Desde então, a gente segue a risca o propósito de aumentar fluxo de visitantes. Mas para aumentar fluxo de visitantes, tem que promover estímulo para trazer pessoas, seja a lazer, seja negócio, e trazer eventos”, diz.

Invisível aos olhos

Sando destacou como a maior parte dos participantes dos bureaus são da hotelaria e como a entidade liderada por ele virou referência nacional por conta do sucesso de São Paulo na promoção de eventos no destino. “A cada evento captado, é gente chegando nos hotéis. A cada evento captado, é gente ocupando os quartos. A cada evento captado, são clientes consumindo. A cada evento captado, é ocupação aumentando. A cada evento captado, são mais empresas da hotelaria, fornecedores, dos produtos inseridos. Apesar de uma atuação invisível aos olhos, nós precisamos trazer visibilidade para esse trabalho”, defende.

VII Fórum Nacional da Hotelaria

Organizado pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), o VII Fórum Nacional da Hotelaria é o principal ponto de encontro dos grandes nomes do setor hoteleiro no Brasil. A programação do evento é repleta de palestras com especialistas renomados e líderes do mercado.

GTA fecha parcerias com Protec Bag e e-SIM’s e amplia benefícios

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Celso Guelfi - GTA
Celso Guelfi, fundador e CEO da Global Travel Assistance (Crédito: Paulo Atzingen / DT)

Durante a 27ª edição da Avirrp, realizada em 5 e 6 de setembro, a GTA – Global Travel Assistance apresentou novas vantagens para os passageiros que contratam seu seguro viagem. A empresa fechou parceria com a Protec Bag, especialista em embalagens de bagagem, e com a e-SIM’s, provedora global de chips virtuais para celular.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

“Estamos muito felizes em anunciar essas parcerias, que agregam ainda mais soluções ao nosso portfólio. São vantagens que reforçam nosso compromisso de cuidar da experiência dos passageiros em cada etapa da viagem”, destacou Celso Guelfi, presidente da GTA.

Com o novo acordo, clientes que adquirirem o seguro da GTA passam a ter R$ 20 de desconto na embalagem de malas da Protec Bag. O benefício é válido para bagagens de qualquer tamanho, em voos nacionais e internacionais, e pode ser utilizado nos principais aeroportos brasileiros no momento do embarque, conforme o início da apólice.

“É um privilégio celebrar o acordo entre duas empresas tão importantes para a segurança dos passageiros. Nossas ações conjuntas ajudarão a empoderar os clientes”, afirmou Paulo Fabra, CEO e fundador da Protec Bag.

Outra novidade é o desconto de 20% na compra do chip internacional da e-SIM’s para quem adquirir planos com cobertura internacional. Junto com a apólice, o cliente receberá por e-mail um link para acessar o site da marca, escolher o cartão virtual e contratar o pacote de dados.

“Essa colaboração reforça nosso compromisso de ajudar empresas do setor a oferecerem benefícios reais e relevantes aos passageiros. A conectividade é uma das partes mais importantes da jornada internacional e o momento da compra do seguro viagem é perfeito para apresentar essa solução”, explicou Jan Cavalcanti, fundador da e-SIM’s.

Sobre a GTA

Com 35 anos de atuação, a GTA – Global Travel Assistance é referência em seguro viagem nacional e internacional. Amiga do agente de viagens, opera com vendas 100% B2B e conta com uma central 24h, 3 mil colaboradores, 530 linhas telefônicas, 40 centros operacionais e 300 postos de coordenação, atendendo a mais de 95 mil chamadas. A empresa, sediada em São Paulo, possui 17 representantes em todo o Brasil e é vencedora do Prêmio Top Aviesp na categoria Melhor Empresa de Seguro Viagem por 16 anos consecutivos.

VII Fórum Nacional de Hotelaria tem manhã com insights econômicos e dicas de marketing

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Paulo Salvador apresenta a Pesquisa Tendências dos Canais de Distribuição do FOHB - Foto: Paulo Atzingen
Paulo Salvador apresenta a Pesquisa Tendências dos Canais de Distribuição do FOHB - Foto: Paulo Atzingen

VII Fórum Nacional de Hotelaria acontece em São Paulo (SP) e traz palestras de nomes importantes do setor de hotéis

A manhã desta segunda-feira (15) no VII Fórum Nacional da Hotelaria (FNH) foi marcada pelo compartilhamento de insights econômicos, maneiras mais eficazes e baseadas em dados e em tecnologia para promover hotéis pelo Brasil, e momentos inspiradores e filosóficos sobre o setor. O evento, promovido pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), tem como tema “Conhecimento e Inspiração”.

Por Bruno Almeida, colaborador do DIÁRIO

A edição deste ano iniciou com a palestra “Live Your Time: Design, Tempo e Vida”, do designer Hans Donner, conhecido por seu trabalho com a Rede Globo. Na ocasião, o austríaco refletiu sobre como o design influencia a percepção do tempo. Considerado um dos nomes do Design associado à inovação, Donner apresentou uma abordagem de como viver experiências mais inspiradoras, resgatando sua experiência de 40 anos no design da emissora.

Hans Donner durante sua participação no evento do FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) - Crédito: Paulo Atzingen
Hans Donner durante sua participação no evento do FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) – Crédito: Paulo Atzingen

Resiliência

Na sequência, o presidente do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), Guilherme Dietze, trouxe um pano de fundo para a economia brasileira e destacou como o turismo é estratégico para o desenvolvimento do país.

Guilherme Dietze, economista da Fecomercio São Paulo, durante a palestra “Perspectivas da Economia Brasileira”. Crédito: Paulo Atzingen
Guilherme Dietze, economista da Fecomercio São Paulo, durante a palestra “Perspectivas da Economia Brasileira”. Crédito: Paulo Atzingen

Dietze descreveu cenários gerais historicamente enfrentados pela economia brasileira: inflação, gastos públicos altos, desaceleramento do crescimento. Se indicadores nem sempre costumam animar, ele lembra que a hotelaria é setor marcado, principalmente, pela “resiliência”. “A mensagem que eu quero deixar para vocês aqui é o turismo e hospedagem, é um processo de resiliência”, afirma.

“Diante de todos os desafios que são colocados, diante de todos os desafios que são impostos ou tentados ser colocados no dia a dia de vocês, vocês conseguem ter um resultado maravilhoso de crescimento, de recorde, de faturamento”, continua Dietze.

Pesquisa

O palestrante seguinte, o professor da ESSEC Business School Paris e sócio da Noctua Advisory, Paulo Salvador, analisou a nova edição da pesquisa “Tendências dos Canais de Distribuição”. Realizado pelo FOHB em parceria com a Noctua Advisory, o trabalho destaca como uma gestão dos canais eficiente pode gera mais rentabilidade dos hotéis.

No estudo feito com mais de 900 hotéis de 27 redes associadas ao Fórum, Salvador observa que consumidores fazem 45% das reservas em canais diretos, como sites próprios, enquanto o restante passa por canais indiretos. Com isso, ele afirma que, como algumas redes podem chegar a ter 60% de suas reservas concentradas em Agências de Viagem Online (OTAs), isso pode gerar vulnerabilidade por conta de custos de comissão, por exemplo.

“Passar para o lado da distribuição direta representa uma economia da ordem de R$ 10 milhões em pagamento de comissão, portanto isso é geração de valor”, afirma, ao lembrar que, em 2024, os hotéis do FOHB foram responsáveis por R$ 14 bilhões em reservas — e deste total, R$ 338 milhões foram pagos em comissões.

Professor da ESSEC Business School Paris, Paulo Salvador analisa pesquisa 'Tendências dos Canais de Distribuição' - Foto: Bruno Almeida
Professor da ESSEC Business School Paris, Paulo Salvador analisa pesquisa ‘Tendências dos Canais de Distribuição’ – Foto: Bruno Almeida

Executivo, palestrante e professor de marketing, Salvador aconselha que o setor invista em “plataformas de topline”, combinando planejamento de gastos de vendas e marketing, utilização de recursos de inteligência artificial (IA) e impulsionamento de rentabilidade. “Em função do mix de canais, você consegue ver claramente a diferença e ter uma rentabilidade e maior governança. Ou seja, os investidores, deveriam acompanhar esses indicadores”, resume.

Servitização

No painel seguinte, o economista Fábio Bentes, da Confederação Nacional do Comércio (CNC), explicou como a tendência de servitização — estratégia que adiciona serviços aos produtos vendidos para agregar valor ao cliente — pode representar um “recado otimista”, mesmo que fique um “asterisco” pelo hábito de estado brasileiro em “abocanhar” riquezas do setor produtivo.

Para Bentes, a hotelaria, assim como serviços de transporte e de alimentação, “são atividades econômicas cada vez mais importantes na nossa economia“.

“O que me preocupa não é a conjuntura. O setor de turismo está nadando de braçada? Não, não está. Mas o setor tem conseguido crescer ano a ano. Hoje o nível de volume de receita do setor é quase 20% acima do que era antes da pandemia, mesmo com tudo que o setor passou”, diz.

Orlando de Souza, presidente do FOHB, faz a abertura do VII Fórum Nacional da Hotelaria (FNH) - Foto: Paulo Atzingen
Orlando de Souza, presidente do FOHB, faz a abertura do VII Fórum Nacional da Hotelaria – Foto: Paulo Atzingen

Taxação de grandes fortunas ajudaria na reforma tributária?

Durante o FNH, Fábio Bentes destacou que a proposta de taxar grandes fortunas não resolveria os desafios fiscais do país. Segundo ele, “está dado que o Estado não está disposto a baixar a sua arrecadação. Então, se a gente isenta um grupo maior de pessoas do pagamento de imposto de renda, isso terá de ser compensado de alguma forma”.

Fábio Bentes, economista da Confederação Nacional do Comércio (CNC), em palestra no VII Fórum Nacional da Hotelaria (FNH). - Foto: Paulo Atzingen / DT
Fábio Bentes, economista da Confederação Nacional do Comércio (CNC), em palestra no VII Fórum Nacional da Hotelaria – Foto: Paulo Atzingen / DT

O economista lembrou que a quantidade de contribuintes é tão grande que, mesmo tributando o que se chama de grande fortuna — conceito difícil de definir no Brasil —, a arrecadação não seria suficiente. “Um sujeito que ganha R$ 20 mil por mês tem grande fortuna? De certo que tem R$ 200 mil, R$ 300 mil no banco, uma indenização, uma grande fortuna? É muito difícil fazer isso. Eu acredito que essa proposta vai na direção equivocada”, argumentou.

Para Bentes, o caminho mais adequado seria ampliar a base de contribuintes, inclusive com alíquotas simbólicas para quem tem renda menor, de forma a compartilhar o esforço fiscal. “Caso contrário, vamos acabar penalizando quem tem renda maior. E qual é o problema? Quem tem renda maior acaba remetendo fortunas para o exterior. Isso vai levar a uma nova revisão dos parâmetros da reforma da renda. A chave seria o Estado gastar menos, ser mais eficiente, para que todos paguem menos”, defendeu.

O debate também abordou o cenário político-econômico de 2026, quando o país viverá novas eleições. Para Guilherme Dietze, anos eleitorais costumam estimular o aumento de gastos públicos, o que pode aquecer o consumo, mas também pressionar preços. “Todo plano eleitoral traz um excesso de gasto público, evidentemente, com um processo de reeleição do governo que está no momento. Isso impacta o consumo por meio de crédito ou investimento de empresas, contratação e etc. Há um estímulo ao consumo nesse período”, explicou.

Dietze alerta, porém, que a atual transição de uma inflação alta para níveis mais baixos pode ser afetada. “Esses gastos podem pressionar a inflação, sobretudo de serviços, ao longo de 2026. É sempre um ponto de atenção para o setor”, concluiu.

Público lota auditório do Pullman São Paulo Vila Olímpia para o VII Fórum Nacional da Hotelaria - Foto: Bruno Almeida
Público lota auditório do Pullman São Paulo Vila Olímpia para o VII Fórum Nacional da Hotelaria – Foto: Bruno Almeida

VII Fórum Nacional de Hotelaria

O VIII FNH acontece no Pullman São Paulo Vila Olímpia. A sétima edição promove um encontro entre executivos, investidores, fornecedores e especialistas da hospitalidade.

Otavio Leite lança livro sobre Tax Free e recebe título de Doutor em Turismo

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Otavio Leite lança livro sobre impactos do Tax Free e recebe título de Doutor em Turismo - Foto: Arteiras Comunicação
Otavio Leite lança livro sobre impactos do Tax Free e recebe título de Doutor em Turismo - Foto: Arteiras Comunicação

Em uma noite prestigiada por autoridades e lideranças do turismo, o consultor da Presidência da Fecomércio RJ, Otavio Leite, lançou na sexta-feira (12/09) o livro Tax Free: Efeitos no consumo, na atratividade turística e no desenvolvimento econômico de um destino. A publicação da Editora Senac foi apresentada no tradicional Clube dos Marimbás, em Copacabana.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

O encontro contou com a presença do presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, que destacou a relevância do tema e a contribuição de Leite para o fortalecimento do turismo no Rio e no Brasil.

“O turismo é um ativo do Rio de Janeiro. A Fecomércio RJ foi protagonista na implementação do Tax Free no Brasil. Entendemos que o programa não é o final, é o começo. Ainda temos muito trabalho pela frente para ver como podemos usufruir dessa ferramenta. O Otavio Leite nos ajudou muito a carregar essa bandeira”, afirmou.

Otavio Leite lança livro sobre impactos do Tax Free - Foto: Cláudia Dantas
Otavio Leite lança livro sobre impactos do Tax Free –

A noite também marcou a diplomação oficial de Otavio Leite como Doutor em Turismo, título entregue pelos professores doutores Carlos Costa, da Universidade de Aveiro (Portugal), e Alexandre Panosso, coordenador do doutorado em Turismo da USP.

“Tive o prazer de orientar o Otavio Leite nesse importante trabalho em uma área pouco explorada no turismo. Em termos científicos, ele trouxe grande conteúdo para o desenvolvimento do setor no Brasil. Trata-se de uma obra inovadora”, destacou Carlos Costa.

A obra analisa de forma inédita como a isenção de impostos para turistas estrangeiros pode ampliar o consumo, atrair visitantes e gerar desenvolvimento econômico. O livro reflete a trajetória de Leite como gestor público e consultor, com foco em soluções inovadoras para o setor.

Otavio Leite lança livro sobre os impactos do Tax Free e é diplomado Doutor em Turismo durante evento no Clube dos Marimbás, em Copacabana
Otavio Leite lança livro sobre os impactos do Tax Free e é diplomado Doutor em Turismo durante evento no Clube dos Marimbás, em Copacabana – Foto: Cláudia Dantas

“Esse livro parte de uma aflição minha que diz respeito à balança de pagamentos do turismo brasileiro. Em 2024, deixamos no exterior US$ 14,8 bilhões, enquanto estrangeiros deixaram aqui US$ 7,3 bilhões. Como combater esse déficit? Só há dois caminhos: trazer mais turistas e fazer com que eles gastem mais em nossas terras. Aí entra o Tax Free, que nasce no Rio de Janeiro e irá se espraiar pelo Brasil”, disse o autor.

Sobre a Fecomércio RJ

A Fecomércio RJ reúne 59 sindicatos patronais e representa mais de 392 mil estabelecimentos, responsáveis por cerca de 60% da atividade econômica fluminense e 1,8 milhão de empregos formais. A entidade atua no fortalecimento do comércio, serviços e turismo, além de desenvolver projetos sociais, culturais e educacionais por meio do Sesc RJ e Senac RJ.

São Paulo realiza missão inédita na Turquia para fortalecer turismo de negócios

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Delegação do Discover/Descubra São Paulo participa da Istanbul Tourism Fair, em missão inédita de turismo de negócios na Turquia - Foto: Pixabay
Delegação do Discover/Descubra São Paulo participa da Istanbul Tourism Fair, em missão inédita de turismo de negócios na Turquia - Foto: Pixabay

Com o objetivo de fortalecer a presença internacional de São Paulo no turismo de negócios, uma delegação do governo do estado e da prefeitura embarca para a Turquia no próximo dia 24. O grupo participará da Istanbul Tourism Fair, uma das principais feiras globais do setor, dedicada ao segmento MICE — reuniões, incentivos, conferências e exposições.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

A Istanbul Tourism Fair recebeu, em 2024, mais de 15 mil profissionais de 37 países, incluindo agências de viagens, companhias aéreas, operadoras, hotéis, centros de convenções, empresas de tecnologia e marketing. A missão será a primeira do programa Discover/Descubra São Paulo no país, em parceria com a InvestSP, e terá a participação das empresas Mercado SP SPE e Acangatá Filmes.

Segundo Rui Alves, secretário municipal de Turismo de São Paulo, a ação reforça a estratégia de apresentar a capital como um dos principais destinos de negócios da América Latina. “Nossa expectativa para essa missão inédita em Istambul é nos conectar com os setores de sustentabilidade, inovação e gastronomia, que são muito fortes na Turquia. Vamos poder levar a nossa experiência paulistana e aprender com o que é feito de melhor lá”, afirma.

A delegação contará ainda com o suporte do escritório da InvestSP em Dubai, que atua para atrair investimentos estrangeiros e ampliar oportunidades para empresas paulistas no Oriente Médio e Norte da África. Durante o evento, o Discover/Descubra São Paulo terá um estande próprio para apresentar atrativos e oportunidades de negócios da capital paulista.

Programa Discover/Descubra São Paulo

Lançado em 2025, o programa tem como meta posicionar São Paulo entre os principais destinos turísticos e de negócios do Brasil e da América Latina. As empresas selecionadas recebem reembolso de até US$ 3 mil em despesas elegíveis, cobrindo 50% dos custos de viagem.

Somente no primeiro semestre de 2025, sete missões internacionais já projetaram negócios na ordem de R$ 80 milhões para 19 empresas. Até o fim do ano, estão previstas mais três missões internacionais — WTM Londres, ILTM Cannes e Festuris em Gramado — e duas nacionais. O programa já passou por eventos de destaque como Fitur Madrid, ITB Berlin, SXSW (EUA), BTL Lisboa, WTM Africa, ATM Dubai, IBTM Américas e WTM Latin America, e segue com agenda na FIT Buenos Aires e na ABAV Expo.

Aeroportos do Brasil terão shoppings, hotéis e centros comerciais com novo programa federal

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Aeroportos terão shoppings
A proposta do programa é flexibilizar os contratos de cessão de uso das áreas localizadas dentro dos aeroportos (PIXABAY)

Com o objetivo de diversificar e ampliar as fontes de receita nos aeroportos concedidos à iniciativa privada, o Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos, lançará nesta segunda-feira (15) o programa Investe Mais + Aeroportos.

REDAÇÃO DO DIÁRIO com assessorias

A iniciativa visa transformar os terminais aéreos em hubs multifuncionais, com a instalação de empreendimentos como shoppings centers, hotéis, hospitais, galpões logísticos e centros de convenções, reposicionando os aeroportos como centros estratégicos de negócios, serviços e entretenimento.

A proposta do programa é flexibilizar os contratos de cessão de uso das áreas localizadas dentro dos aeroportos, permitindo que as concessionárias firmem acordos com prazos mais extensos — o que facilita a amortização de investimentos substanciais em infraestrutura. Essa medida representa uma guinada na gestão aeroportuária, alinhando o Brasil às tendências internacionais, onde até 60% das receitas de grandes aeroportos provêm de fontes não tarifárias, como lojas, serviços e atividades corporativas.

De acordo com Clarissa Barros, secretária nacional de Aviação Civil substituta, essa nova abordagem pode inclusive tornar viável financeiramente a operação de aeroportos de menor porte, cuja sustentabilidade depende fortemente de receitas alternativas. “A expansão desse tipo de contrato permite a instalação de grandes empreendimentos, o que muitas vezes é essencial para a sobrevivência econômica de aeroportos regionais”, ressalta.

Entre 2023 e 2025, o setor já aprovou 19 novos empreendimentos comerciais em aeroportos brasileiros, resultando em um volume de investimentos da ordem de R$ 4,5 bilhões. A expectativa é de que o Investe Mais + Aeroportos potencialize ainda mais esse movimento, atraindo investidores nacionais e internacionais para explorar o alto fluxo de passageiros e a localização estratégica dos terminais. Com a abertura para escolas, casas de espetáculo e até usinas de energia, o programa promete redesenhar o ecossistema dos aeroportos brasileiros, conectando mobilidade, comércio e inovação.

Ilha dos Martírios

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Por Paulo Atzingen (texto e fotos)*

I

Esta ave tomando luz na pedra
e o réptil que corre para trás da sombra
movimentam o dia na Ilha dos Martírios.

Tudo é sol e feixes de claridade
lavam o traço, o risco, o rasgo
sobre a laje da imprecisa idade.

II

Sei que piso sobre distantes eras
o rio abraça a rocha aqui e agora
esculpe-a e segue sua trajetória
criando formas e uma nova atmosfera
o que vejo hoje, não vi outrora.

III

Na placa entalhada vejo o Santo Graal
uma coroa de espinhos em forma solar
O manifesto esculpido com pedra mais dura
seria a fé dos tempos passados?
Ou uma declaração de amor a uma civilização futura?

IV

Estes símbolos riscados pelo antepassado
compõem o conjunto de um tempo inacabado
são marcas, são traços sobre o quartzito
silenciosos ecoam uma mensagem como um grito.

V

O que quer dizer este risco rupestre
É a pergunta da alma de todos no mundo
Viemos do pó de estrelas cadentes?
Somos um sopro do Espírito Santo?
Ou rude resposta de um erro celeste?

* São Geraldo do Araguaia, setembro 2025