sábado, dezembro 20, 2025
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Conotel começa com discussões sobre economia e política

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Público assiste à palestra do jornalista William Waack, na abertura do Conotel - Foto: Bruno Almeida / DT
Público assiste à palestra do jornalista William Waack, na abertura do Conotel - Foto: Bruno Almeida / DT

Congresso Nacional de Hotéis acontece junto com programação do Equipotel

Com discussões sobre economia, política e qualidade de vida, o 63º do Congresso Nacional de Hotéis (Conotel) teve início na tarde desta terça-feira (16) no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). O tema da edição de 2025 é Eficiência e inovação para um futuro vitorioso.

Promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), o Conotel é um dos mais importantes eventos do setor de hotelaria no Brasil e integra a programação da Equipotel, evento referência na geração de negócios e soluções inovadoras para todo o mercado de hospitalidade.

Entre os convidados que deram início ao encontro estiveram o jornalista William Waack, que abordou cenários econômicos e políticos e criticou o que chamou de falta de liderança empresarial e política no país.

“As instituições não estão produzindo mais confiança na população. Isso vale para a grande mídia, para a igreja, para a academia”, provocou durante a palestra Cenários econômicos e políticos: onde estamos e para onde vamos?.

Educador físico Marcio Atalla fala na abertura do Conotel 2025 - Foto: Bruno Almeida / DT

Na sequência, o educador físico Marcio Atalla falou sobre qualidade de vida e saúde. A palestra intitulada Tempestade perfeita: vida em movimento vitorioso trouxe reflexões importantes sobre os hábitos dos brasileiros.

“Se eu perguntar para todo mundo aqui uma dieta, todo mundo sabe. Se eu perguntar o benefício das fibras, todo mundo sabe. Mas por que o Brasil ainda é um dos campeões em obesidade?”, questiona.

A programação do Congresso também contará com palestres da ginasta campeã mundial Daiane dos Santos e do navegador Amyr Klink. As discussões promovidas pelo encontro acontecem nas áreas técnicas, legislativas e jurídicas, apresentar as principais inovações e tendências dos mais diversos segmentos da hotelaria e turismo.

BWH Hotels quer expandir rede para 30 estabelecimentos no Brasil até 2030, dizem executivos durante Equipotel

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Ricardo Manarini e Richard Rehwaldt projetam expansão da BWH Hotels no Brasil e querem rede com 30 hotéis até 2030 - Bruno Almeida / DT
Ricardo Manarini e Richard Rehwaldt projetam expansão da BWH Hotels no Brasil e querem rede com 30 hotéis até 2030 - Bruno Almeida / DT

Ao DIÁRIO, VP para América Latina e country manager explicam estratégias e importância do país para negócios da empresa

A BWH Hotels pretende aumentar em cinco vezes, até 2030, o número de hotéis ligados à empresa atualmente. Em conversa com o DIÁRIO durante o 62º Equipotel nesta terça-feira (16), os executivos Ricardo Manarini e Richard Rehwaldt projetam que, agora, com a volta do escritório da companhia ao Brasil, a meta deverá ser alcançada com sucesso.

Por Bruno Almeida, colaborador do DIÁRIO

Para Richard Rehwaldt, vice-presidente para a América Latina da BWH, o Brasil tem posição estratégica para a empresa pelas dimensões continentais do país e pela variedade de destinos. O grupo, fundado em 1946 nos Estados Unidos, tem hoje mais de quatro mil propriedades sob administração nos mercados que vão do luxo ao econômico, por mais de cem países no mundo. “Tem demanda”, garante. “O Brasil é obviamente muito importante para a rede. É o mercado onde a gente vê o maior potencial. A ideia é a gente poder penetrar mais país e a gente sabe que o brasileiro viaja muito”.

Ele vê que a empresa voltar os olhos para o Brasil traz visibilidade dos hotéis da administradora para brasileiros visitarem mais estabelecimentos dentro do país e ainda buscarem hotéis estrangeiros. O México, por exemplo, atualmente o líder na quantidade na América Latina com o maior número estabelecimentos — quase 50 – exemplifica o ponto de vista do executivo: para ele, a proximidade com os Estados Unidos é fator para o bom desempenho do México sobre o Brasil. “Queremos que seja reconhecida pelo consumidor brasileiro”, pontua Rehwaldt.

Com a projeção da empresa em expandir o portfólio em terras brasileiras dos seis estabelecimentos que estão ligados à rede atualmente para 30 até 2030, o papel do country manager da BWH Hotels no Brasil, Ricardo Manarini, será fundamental. Segundo ele, reforçar o escritório no Brasil ajuda na comunicação com hoteleiros individuais, que geralmente não falam inglês e têm receio de firmar contratos com empresas estrangeiras.

“A gente tem a maior parte de nossos clientes no Nordeste. A ideia é aproveitar o que a gente já tem lá e ampliar para o Norte e o Centro-Oeste. (…) Em planejamento, temos basicamente 10 contratos em negociação. A gente sabe que alguns podem ou não virar. E tem outros que a gente tem trabalhado e que às vezes vai levar um pouco mais de tempo para ficar pronto. Dentro dessas negociações que a gente tem, a maioria são de conversões, ou seja, daqui três ou seis meses entrarão já para a rede. A minoria é de projetos novos. Aí a gente está falando de dois a três anos para ficarem prontos para entrarem no portfólio”.

Além disso, ele conta que o modelo de negócio da BWH Hotels ainda enfrenta resistência de alguns hoteleiros individuais que têm medo de anularem as marcas próprias para privilegiar regras da gestora. Manarini garante que não há motivo para preocupação.

“Há uma barreira que queremos quebrar. O hoteleiro às vezes tem aquela impressão de que a gente vai entrar e vai entrar na gestão deles, na gestão do hotel dele, e colocar uma série de regras. Não”, afirma.

Ele celebra a participação no Equipotel para abrir diálogo justamente com este público. “Esse é nosso público-alvo, a gente precisa estar aqui”, conclui Manarini.

62ª Equipotel abre e convoca setor da hospitalidade a ampliar conexões

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Ministro Celso Sabino, fala na abertura da Equipotel, observado pelo prefeito Ricardo Nunes - Foto: Paulo Atzingen / DT
Ministro Celso Sabino, fala na abertura da Equipotel, observado pelo prefeito Ricardo Nunes - Foto: Paulo Atzingen / DT

Na manhã desta terça-feira (16), no Expo Center Norte, na capital paulista, o maior evento do segmento na América Latina, uma realização da ABIH Nacional, com organização e promoção da RX Brasil, traduziu o momento de pujança do setor e convocação do olhar voltado para o futuro.

Por Cecília Fazzini – Colaboradora do DIÁRIO

O evento, realizado simultaneamente à 67ª. edição do Congresso Nacional de Hotéis – Conotel, tradicionalmente reúne novidade em produtos, serviços e tecnologias voltadas ao segmento de hotéis, resorts, motéis e afins. Voltada ao trade hoteleiro, a feira se estende até a próxima sexta-feira (19).

Mayra Nardy, diretora do portfólio Building & Hospitality da RX Brasil, ressaltou a importância do encontro de negócios que atrai 22 mil visitantes, 450 marcas e 15 experiências imersivas. O tema que inspira a Equipotel em 2025, de acordo com a executiva, “Conexões Infinitas” convida à perspectiva de olhar para o horizonte e antevê, através da união da cadeia do setor, o fortalecimento da atividade econômica que se dedica ao bem-receber.

Com lastro institucional e prestígio, a Equipotel contou na inauguração dos trabalhos com as presenças do Ministro do Turismo, Celso Sabino; do prefeito paulistano, Ricardo Nunes; do Secretário do Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena; o presidente da ABIH-Nacional, Manoel Linhares; Orlando de Sousa, presidente do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil – FOHB; Marcelo Picka Van Roey, presidente da Resorts Brasil; Larissa Calabrese, presidente da Associação Brasileira de Motéis – ABMotéis, entre outras autoridades.

Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional e Sérgio Gaspar, vice-presidente da ABIH Nacional - Foto: Paulo Atzingen / DT
Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional e Sérgio Gaspar, vice-presidente da ABIH Nacional – Foto: Paulo Atzingen / DT

Entusiasta e autoridade reconhecida pelo esforço empreendido para situar a hotelaria nacional no centro das principais decisões, Manoel Linhares, à frente da ABIH destacou o relevante papel da feira no cenário hoteleiro nacional e internacional.

O dirigente, que se prepara para deixar a entidade no final do atual exercício, depois de quatro mandatos consecutivos, afirmou que “a união da hotelaria faz a diferença e a Equipotel com 30% expositores estreantes e crescimento de 18%, se consolida como o principal polo e negócios do setor”. Anunciou que o Conotel nesta edição de 2025 salienta como temática “A eficiência e inovação para um futuro vitorioso”. Sinalizou, ainda, sobre a importância do que vem sendo alcançado, no sentido do fortalecimento do associativismo de uma área que é mola propulsora do crescimento.

Elo fundamental

Para Orlando de Souza, do FOHB a Equipotel é uma feira parceira e local de convergência de fornecedores e compradores, um autêntico elo de negócios. O sucesso contínuo do evento foi reconhecido por Marcelo Picka, da Resorts Brasil que, segundo relatou, estreou na feira há 27 anos. “Uma parceria que só evolui baseada na força da união”. Além de destacar a Arena Inovação ESG da entidade dos resorts no evento, nesta edição a entidade promove o primeiro encontro de gestores de hotelaria e resorts, além da iniciativa de A&B que promove, até o final do evento, a concorrida disputa do melhor pudim de resort. Larissa Calabrese, da ABMOTÉIS, chamou a atenção para as inovações no segmento e brindou a troca de experiências e união de interesses, em sua opinião o ponto alto do evento.

Marcelo Picka Van Roey, presidente da Resorts Brasil, durante a abertura da Equipotel (Foto: Paulo Atzingen / DT)
Marcelo Picka Van Roey, presidente da Resorts Brasil, durante a abertura da Equipotel (Foto: Paulo Atzingen / DT)

A contribuição do Turismo

Na interpretação da principal autoridade presente, Celso Sabino, ministro do Turismo, a Equipotel reúne novas tecnologias, mobiliário, produtos e serviços e é vetor do crescimento que o País como um todo vem experimentando com a evolução das chegadas. Com muito otimismo revelou que a meta de atingir os dois dígitos no número de turistas no País está próxima de ser alcançada, saltando dos atuais cerca de 7 milhões para 10 milhões de desembarques, até dezembro. “O Turismo no Brasil vive o melhor momento da sua história, com reflexo em toda a cadeia”, concluiu Sabino que, durante a abertura da Equipotel assinou a portaria que institui a ficha de hóspede em modo digital.

Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, durante a abertura da Equipotel (Foto: Paulo Atzingen / DT)

Surpreso com a grandiosidade da Equipotel, Roberto de Lucena, titular da pasta do Turismo paulista, que representou na cerimônia o governador Tarcísio de Freitas, afirmou que o encontro da hotelaria é um presente para a cidade e para o Estado. Ao citar o peso da hospedagem na conta da atividade turística, Lucena lembrou que o setor já responde por 10% do PIB estadual.

Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, durante a abertura da Equipotel (Foto: Paulo Atzingen / DT )

Ricardo Nunes, prefeito paulistano, igualmente revelou a satisfação de ver a Equipotel crescendo e ao frisar que o setor hoteleiro no Brasil vem dado um show na arte de bem receber. Citou eventos de grandes dimensões na capital e que a hospedagem se torna um cartão postal que contribui para fidelizar o visitante.

Governo federal oficializa Festa de San Gennaro como patrimônio cultural

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Festa de San Gennaro anima a Mooca com música, fé e gastronomia italiana (Foto: Instagram @festasangennaro)
Festa de San Gennaro anima a Mooca com música, fé e gastronomia italiana (Foto: Instagram @festasangennaro)

O perfume da macarronada, o som da tarantela e a animação que une gerações no bairro da Mooca, em São Paulo, ganharam um reconhecimento histórico. A tradicional Festa de San Gennaro, uma das maiores celebrações populares da capital paulista, passa a ser oficialmente considerada manifestação da cultura nacional.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur

A lei, sancionada nesta segunda-feira (15) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, reforça o valor de um evento que desde 1973 preserva a herança dos imigrantes italianos na cidade. A festa, que já integra o calendário oficial do município, é também referência de solidariedade: toda a renda arrecadada é destinada a obras assistenciais da Igreja de San Gennaro.

Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, a decisão fortalece o turismo cultural e gastronômico do país. “A Festa de San Gennaro é um símbolo e um ótimo exemplo da riqueza da nossa cultura. Ao sancionar esta lei, celebramos mais uma importante tradição, que é também um valioso produto turístico, que atrai visitantes, movimenta a economia local e preserva um legado de fé e união”, afirma.

Realizada sempre em setembro, a festa reúne barracas de comidas típicas italianas, como massas e vinhos, além de missas, procissão e shows em um grande salão. O evento também é um convite para moradores e turistas vivenciarem a cultura ítalo-brasileira em um ambiente de celebração e fé.

O reconhecimento integra um esforço do governo federal para valorizar festejos e expressões culturais que impulsionam a economia e o turismo. Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa (BA), Carnaval de Salvador e a Guitarrada, ritmo típico do Pará, já receberam a mesma distinção.

“Navegar pode ser simples e acessível”, diz diretora do Boat Show Eventos sobre turismo naútico

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Thalita Vicentini, Diretora do Grupo Náutica/Boat Show Eventos - Crédito: Grupo Naútica / divulgação
Thalita Vicentini, Diretora do Grupo Náutica/Boat Show Eventos - Crédito: Grupo Naútica / divulgação

De 18 a 23 de setembro, o São Paulo Expo será palco do São Paulo Boat Show 2025, maior salão náutico da América Latina. O evento reunirá mais de 120 marcas nacionais e internacionais e promete superar o recorde de 2024, quando 700 barcos foram vendidos e 40 mil visitantes passaram pelo pavilhão. Em entrevista ao DIÁRIO, Thalita Vicentini, diretora do Grupo Náutica/Boat Show Eventos, destacou o potencial do segmento no Brasil e as principais tendências.

Por Clara Ribeiro, da redação do DIÁRIO

A nova edição do São Paulo Boat Show traz aos holofotes embarcações de luxo, tecnologia de ponta e soluções que ampliam o acesso à vida sobre as águas.

38 mil pessoas são esperadas nesta edição da São Paulo Boat Show (Foto: Paulo Atzingen / DT)
Edição 2024 do São Paulo Boat Show (Foto: Paulo Atzingen/DT)

Brasil, potência natural para o turismo náutico

O Brasil possui mais de 8,5 mil km de litoral e uma malha de rios e lagos que faz inveja a qualquer destino náutico. Essa combinação de água doce e salgada, somada a um clima favorável quase o ano inteiro, cria oportunidades únicas para o lazer, o esporte e a mobilidade. Thalita Vicentini, diretora do Grupo Náutica/Boat Show Eventos, avalia que esse conjunto de fatores coloca o país em posição estratégica para o crescimento do setor.

“Nosso maior diferencial é a diversidade. Além dos mais de 8,5 mil km de costa, o país concentra a maior reserva de água doce do mundo, com 42 mil km de rios navegáveis e inúmeros lagos e represas. Essa geografia nos coloca em posição estratégica para desenvolver o turismo náutico em todas as frentes: lazer, esporte, transporte e até logística. Poucos países no mundo reúnem tantos atributos em um só território”, afirma.

Público confere embarcações de luxo na edição 2024 do São Paulo Boat Show (Foto: Divulgação/Boat Show Eventos)
Público confere embarcações de luxo na edição 2024 do São Paulo Boat Show (Foto: Divulgação/Boat Show Eventos)

Luxo, design e tendências

O São Paulo Boat Show é conhecido por apresentar embarcações de alto padrão que unem sofisticação e tecnologia. Em 2025, o evento reforça essa vocação ao exibir modelos entre 48 e 70 pés, ideais para quem busca espaço e conforto de primeira classe. Marcas como Intermarine, Azimut, Sessa, Schaefer, NX e De Antonio prometem encantar os visitantes com linhas arrojadas e inovações de engenharia.

“As embarcações acima de 48 pés vêm conquistando o mercado e clientes exigentes que desejam trocar sua lancha por um modelo maior e inovador. Mas também teremos opções para quem busca o primeiro barco ou alternativas mais compactas, além de serviços como compras compartilhadas, aluguéis e consórcios”, destaca Thalita.

São Paulo Boat Show de 2024 (Foto: Paulo Atzingen / DT)
São Paulo Boat Show de 2024 (Foto: Paulo Atzingen / DT)

Inovação e novos públicos

Nos últimos anos, o perfil do consumidor náutico mudou. Se antes ter um barco era sinônimo de exclusividade, hoje o acesso é mais democrático. Novos modelos de compra e compartilhamento atraem um público jovem, conectado e interessado em experiências. Thalita explica como essas mudanças impactam o mercado.

“Ferramentas como consórcios, cotas compartilhadas e aplicativos de locação aproximaram a náutica de quem antes via o barco apenas como um luxo distante. Hoje já é possível compartilhar uma embarcação entre amigos, planejar a compra com parcelas acessíveis ou alugar barcos sob demanda. Isso trouxe um público mais jovem, diverso e conectado, interessado em experiências e não apenas na posse do bem.”

Lanchas e iates chamaram atenção dos visitantes no São Paulo Boat Show 2024 (Foto: Divulgação/Boat Show Eventos)

O futuro da navegação

O salão não se limita à exposição de barcos. Ele também aponta para onde o setor caminha, revelando tecnologias e ideias que podem mudar a forma de navegar. Em 2025, as novidades prometem surpreender até os mais experientes.

“O São Paulo Boat Show 2025 será a vitrine do futuro da navegação de lazer. O público conhecerá de perto lançamentos de lanchas, pontoon boats, jets a combustão e elétricos, infláveis, barcos de pesca e de alumínio. Haverá também um barco voador e um em formato de Kombi. Espaços como o Shopping Náutico e o Espaço dos Desejos, além do Náutica Talks, completam a experiência com debates e soluções de luxo e lifestyle.”

Impacto econômico

Por trás do glamour, a náutica é um setor estratégico que movimenta empregos e investimentos em todo o país. Os eventos organizados pelo Grupo Náutica, especialmente o São Paulo Boat Show, são peças-chave nessa engrenagem econômica.

“Os eventos Boat Show reúnem toda a cadeia produtiva e movimentam hotelaria, gastronomia e transporte. O São Paulo Boat Show projeta o setor no cenário internacional e cria um ambiente de inovação, onde tendências se consolidam e a indústria ganha força para competir dentro e fora do país”, explica Thalita.

Exposição de barcos e tecnologia marcou a edição 2024 - Foto: Divulgação/Boat Show Eventos
Exposição de barcos e tecnologia marcou a edição 2024 do São Paulo Boat Show – Foto: Divulgação/Boat Show

Desmistificar para crescer

Mesmo com avanços significativos, ainda há um longo caminho para que a navegação seja vista como parte natural do lazer dos brasileiros. Tornar essa experiência mais simples e acessível é a prioridade para ampliar a base de consumidores.

“É fundamental ampliar marinas e pontos de apoio, criar políticas de incentivo e divulgar as opções de acesso que já existem. Navegar pode ser simples, acessível e seguro. À medida que mais brasileiros perceberem isso, o estilo de vida sobre as águas deixará de ser um sonho distante e fará parte do dia a dia.”

Serviço

  • São Paulo Boat Show 2025
  • Quando: 18 a 23 de setembro
  • Onde: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – São Paulo (SP)
  • Ingressos: R$ 110 + taxas, em www.saopauloboatshow.com.br

Reforma tributária pode pesar no bolso de quem viaja a trabalho

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Reforma tributária pode elevar em até 19,5% o custo de hospedagem para empresas - Foto: Freepik
Reforma tributária pode elevar em até 19,5% o custo de hospedagem para empresas - Foto: Freepik

A reforma tributária, em discussão no Congresso, deve trazer um impacto expressivo para companhias que utilizam serviços de hotelaria com frequência. De acordo com cálculos de Eduardo Pontes, sócio-fundador da Infis Consultoria, o custo da hospedagem corporativa pode subir em até 19,5%.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

Atualmente, os serviços de hospedagem são tributados pelo ISS, que varia entre 2% e 5%, somado ao PIS (0,65%) e à Cofins (3%) no regime cumulativo, resultando em uma carga entre 5,65% e 8,65%. Algumas empresas ainda conseguem recuperar créditos de PIS/Cofins, o que reduz o peso no caixa.

Com a reforma, esses tributos serão substituídos pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). A alíquota padrão é estimada em 26,5%. Para o setor de hotelaria, está prevista redução de 40%, o que resultaria em 15,9%. No entanto, apenas empresas cuja atividade-fim seja a própria hotelaria poderão recuperar crédito. As demais ficarão sem essa compensação, mesmo quando o gasto for essencial.

Aumento de custo direto

“Mesmo com alíquota reduzida, o novo regime pode representar um acréscimo de até 10,25% na alíquota total e de até 19,5% no custo final da hospedagem para empresas, já que o imposto será embutido no preço e não recuperável”, explica Pontes.

Setores mais sensíveis

O setor de óleo e gás é um dos mais expostos. Em plataformas e sondas de perfuração, a hospedagem offshore — que inclui manutenção e limpeza — é considerada insumo básico. A Infis Consultoria calcula que cada unidade gaste em média R$ 10 milhões por ano apenas com hospedagem, valor que pode subir cerca de R$ 2 milhões anuais com a impossibilidade de crédito tributário. Com cerca de 100 unidades em operação nas águas brasileiras, o impacto agregado pode chegar a R$ 200 milhões ao ano.

Pontes alerta que a alta de custos afeta a competitividade, especialmente em atividades que demandam grande mobilização de equipes, como apoio marítimo, produção de petróleo e operação de plataformas. “No setor de óleo e gás, a hotelaria não é luxo, mas insumo essencial. Ao negar crédito sobre essas despesas, a reforma contraria o princípio de neutralidade e cria distorções que comprometem investimentos estratégicos no Brasil”, conclui.

Wyndham Ibirapuera reforça segurança com integração total ao Smart Sampa

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Wyndham São Paulo Ibirapuera integra 100% do seu sistema de monitoramento ao Smart Sampa - Foto: divulgação
Wyndham São Paulo Ibirapuera integra 100% do seu sistema de monitoramento ao Smart Sampa - Foto: divulgação

O Wyndham São Paulo Ibirapuera Convention Plaza, segundo maior empreendimento hoteleiro da capital paulista, concluiu a integração de todo o seu sistema de monitoramento ao Smart Sampa, programa da Prefeitura de São Paulo que conecta câmeras privadas à rede pública. A parceria, firmada com a empresa CoSecurity, amplia a proteção de hóspedes, visitantes e colaboradores, unindo investimentos próprios e tecnologia urbana de ponta.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

Lançado em 2023 e gerido pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), o Smart Sampa é um dos maiores programas de vigilância colaborativa do país. Com mais de 20 mil câmeras em pontos estratégicos da cidade, o sistema usa inteligência artificial para identificar furtos, atos de vandalismo, veículos roubados e até localizar pessoas desaparecidas. Todo o monitoramento é feito 24 horas na Central Smart Sampa, no centro de São Paulo, por cerca de 250 agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da Defesa Civil.

Com a adesão, as mais de 650 câmeras do Wyndham Ibirapuera passam a reforçar essa malha de segurança. O hotel, que já investe mais de R$ 1 milhão por ano em proteção e conta com uma equipe dedicada de 20 profissionais, ganha suporte imediato das forças públicas em eventuais ocorrências.

“Recebemos, em média, mais de 15 mil hóspedes por mês. Garantir que todos se sintam seguros é prioridade. Com o Smart Sampa, somamos esforços ao poder público e elevamos nosso nível de proteção”, afirma Luciano Miranda, síndico do empreendimento e representante dos investidores. O gerente de segurança e patrimônio, Daniel Mendes, acrescenta que a parceria “amplia ainda mais a capacidade de resposta em um hotel que já é referência em estrutura de segurança”.

Localizado em Moema, o Wyndham São Paulo Ibirapuera tem 656 apartamentos, ampla área de eventos com capacidade para até 1.300 pessoas, restaurante YVÁ Gastronomia, piscina coberta e fitness center. A unidade é administrada pela Trul Hotéis e integra a rede Wyndham Hotels & Resorts, maior franqueadora de hotéis do mundo.

Orla Bardot: point de hotelaria de luxo e boa gastronomia em Búzios

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Armação de Búzios. Praia da Armação (Foto: Simone Barros)
Armação de Búzios. Praia da Armação (Foto: Simone Barros)

Búzios é um balneário charmoso, rústico e com natureza exuberante que fica a cerca de três horas de carro, saindo do Rio de Janeiro.

Por Simone Barros – @viagemelifestyle, colaboradora do DT

A cidade que fica na região dos Lagos é, com certeza, uma das mais conhecidas e badaladas por lá. Muito procurada como opção de férias e turismo de lazer em diversas épocas do ano, conta com 23 praias e oferece lazer , cultura e boa gastronomia para todos os gostos.

Depois de um passeio pela badalada rua das Pedras, onde há muito comércio, bares e restaurantes, indo no sentido da praia de Ossos, é possível chegar na orla Bardot. Esse é um ótimo passeio que oferece vistas da cidade de tirar o fôlego. A orla Bardot se estende desde o cais do píer do centro, até o fim da praia da Armação. Instalado em 1999, o calçadão da Orla Bardot tem como cenário o mar e dezenas de barcos coloridos de pescadores, bem típicos de Búzios.

Estátua de Brigitte Bardot em Búzios (Foto: Simone Barros)

Um dos pontos que mais atrai turistas e chama a atenção nesse trecho da orla é uma homenagem à Brigitte Bardot que visitou o balneário na década de 60. É ali onde fica a famosa escultura criada pela artista plástica Christina Motta que homenageia a atriz francesa, sentada observando o pôr do sol. A visita da atriz ao balneário naquela época impulsionou o turismo local.

Casas Brancas boutique hotel & Spa na Orla Bardot ( Foto Simone Barros)
Casas Brancas boutique hotel & Spa na Orla Bardot ( Foto Simone Barros)

Hospedagem de luxo

O Casas Brancas é um hotel boutique debruçado na Orla Bardot, em Búzios, região dos Lagos ( RJ). A localização é privilegiada e oferece vistas panorâmicas da praia da Armação. Do hotel é muito fácil o acesso até a estátua de Brigitte Bardot, à Rua das Pedras e praias como Ossos, João Fernandes, Azeda e Azedinha.

Foto do acervo do hotel Casas Brancas (Foto: divulgação)
Foto do acervo do hotel Casas Brancas (Foto: divulgação)

O que hoje é um hotel charmoso e de renome começou como uma simples casa de veraneio nos anos 70. Fundado por Amália de La Maria e Affonso Carlos Bebianno Montenegro, o local recebeu hóspedes e foi, no início, uma pousada com apenas quatro quartos. A arquitetura e decoração do hotel como conhecemos hoje tem toque praiano e também grego, com obras de arte e peças de antiquários trazidos de viagens. O ambiente é elegante, casual e também acolhedor.

Búzios
Vista da The Suite Casas Brancas com pôr do sol (Foto: Simone Barros)

As acomodações são únicas, cuidadosamente decoradas e oferecem vista mar. A The Suite, por exemplo, é muito exclusiva – conta com piscina privativa, e é muito ampla. Durante a estadia alguns mimos são oferecidos no quarto e a abertura de cama todas as noites ( algo raro nas hospedagens em Búzios).

Búzios
Almoço com vista da varanda do 74 Restaurant (Foto: Simone Barros)

Gastronomia

Passear na orla Bardot tem como boa pedida uma parada para um drink ao pôr do sol ou um jantar especial. O 74 Restaurant é uma opção charmosa e romântica. Oferece uma varanda com vista da praia e da orla e conta com com cardápio que une influências regionais e mediterrâneas. Nesse restaurante é servido o café da manhã para hóspedes do hotel Casas Brancas, que também atende a não hóspedes mediante reserva. A experiência de café conta com pães, bolos e biscoitos feitos na casa; frutas e sucos frescos; tapiocas , panquecas, omeletes e outras opções preparadas na hora, além de bebidas quentes, pães de queijo, pain au chocolat e croissants.

Culinária italiana e variedade de drinks no 74 Osteria (Foto: Simone Barros)
Culinária italiana e variedade de drinks no 74 Osteria (Foto: Simone Barros)

Outra opção é o 74 Osteria, que apresenta culinária italiana, é bem decorado e aconchegante. No menu são destaque: entradinhas para compartilhar como arancini e steak tartare; para principal a boa pedida é provar uma das massas feitas na casa. A opção servida com bife à parmegiana está entre as mais pedidas. Não deixe de conferir a carta de drinks e provar opções autorais, e uma bem elaborada carta de vinhos.

Búzios
Hidromassagem no spa do hotel Casas Brancas (Foto: Simone Barros)

Spa e bem-estar

O hotel Casas Brancas conta com um spa muito amplo e com menu completo de serviços, como massagens e procedimentos estéticos. O spa tem ainda uma sala de yoga , área de relaxamento e hidromassagem. Para completar an experiência de bem-estar em sua estadia, o hotel conta com academia e piscina de frente para a praia da Armação .

O Casas Brancas Boutique Hotel & Spa oferece uma hospedagem elegante e acolhedora, onde a história, o design, a vista, o bom gosto gastronômico são pontos altos da experiência.

Serviço: Casas Brancas Boutique Hotel & Spa- Rua alto do Humaitá, 10. Centro. Armação dos Búzios. Rio de Janeiro.

COP30: Parque da Cidade em Belém entra na reta final das obras

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Celso Sabino, ministro do Turismo e presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, acompanha as obras do Parque da Cidade em Belém, palco central da COP30 - Foto: Aimée Balbi/MTur
Celso Sabino, ministro do Turismo e presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, acompanha as obras do Parque da Cidade em Belém, palco central da COP30 - Foto: Aimée Balbi/MTur

A dois meses da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), o ministro do Turismo e presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, Celso Sabino, esteve em Belém (PA) na quinta-feira (10) para acompanhar de perto as obras do Parque da Cidade, um dos principais palcos do evento.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur

Com 500 mil m² e quase 80% das obras concluídas, o parque concentra um investimento de R$ 980 milhões. O espaço reunirá áreas verdes, centro gastronômico e espaços culturais. Durante a conferência, abrigará a Blue Zone, destinada às negociações diplomáticas, e a Green Zone, voltada para a interação com a sociedade civil. A construção é executada pelas empresas DMDL e Consórcio Pronto RG, em parceria com a ONU e o governo federal.

“A COP30 será a maior já realizada e Belém está preparada para receber líderes de todo o mundo. O Parque da Cidade será um espaço emblemático, que ficará como legado para a população paraense e para o Brasil, integrando natureza, cultura e desenvolvimento sustentável”, destacou Celso Sabino.

O ministro também se reuniu com o governador do Pará, Helder Barbalho, para alinhar os últimos detalhes das obras estratégicas que contam com a parceria do governo federal e estadual.

Até o momento, 74 países confirmaram presença e outros 35 negociam participação entre as 196 partes convidadas pela ONU. Para Celso Sabino, que é paraense, a COP30 representa uma oportunidade histórica.

“Tenho muito orgulho de ver minha terra se preparando para receber o mundo. A COP30 não é apenas um evento, mas uma chance de mostrar a Amazônia e o Brasil como protagonistas no enfrentamento às mudanças climáticas. O legado será de infraestrutura, visibilidade internacional e esperança em um futuro mais sustentável”, disse.

Apoio do Fungetur

Durante a visita, Sabino reforçou o papel do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), que tem financiado a modernização e a ampliação da infraestrutura turística em todo o país. Até agora, mais de R$ 185 milhões foram contratados para obras e melhorias em meios de hospedagem, agências de viagens, transportadoras e organizadoras de eventos. O objetivo é fortalecer a cadeia produtiva e preparar destinos para receber visitantes durante e após a COP30.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur

Turismo responsável: Instituto Bancorbrás participa de fórum nacional

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Marianne Costa, CEO do Grupo Vivejar; Rutti Cutrim, Fundadora da Mova Experiência; e Roberta Abreu, Gerente Executiva do Instituto Bancorbrás
Marianne Costa, CEO do Grupo Vivejar; Rutti Cutrim, Fundadora da Mova Experiência; e Roberta Abreu, Gerente Executiva do Instituto Bancorbrás

Entre 11 e 14 de setembro, Brasília sediou o 1º Fórum Brasileiro de Turismo Responsável. O Instituto Bancorbrás esteve entre os apoiadores e participou ativamente do encontro, que reuniu comunidades tradicionais, empreendedores, pesquisadores e profissionais do setor para debater práticas de turismo mais justas e sustentáveis.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

Roberta Abreu, gerente executiva do Instituto Bancorbrás, destacou a importância do momento. “Estar presente em um espaço que promove o diálogo com comunidades, empreendedores e especialistas reforça nosso compromisso com um turismo mais justo, sustentável e transformador. Além de ampliar nosso conhecimento, fortalecemos conexões importantes com atores que compartilham da mesma visão de futuro para o setor”, afirmou.

A programação incluiu oficinas, palestras, feira cultural e uma visita técnica ao Quilombo Kalunga Engenho Dois, na Chapada dos Veadeiros (GO). O objetivo foi valorizar a diversidade de vozes, estimular iniciativas transformadoras e marcar um novo rumo para o turismo brasileiro.

Um dos destaques do fórum foi a entrega do Prêmio Vitrine do Turismo Responsável, em 11 de setembro. A premiação reconhece ações que geram impactos sociais, culturais, ambientais e econômicos positivos. Foram 72 projetos inscritos e 15 finalistas. Em primeiro lugar ficou o projeto de turismo de base comunitária na Comunidade Indígena Kauwê, em Pacaraima (RR), seguido pelas iniciativas Sirinhaém Marisqueiras de Aver-o-Mar (PE) e Mova Experiências, de São Luís (MA).

Sobre o Instituto Bancorbrás

O Instituto Bancorbrás é o braço social do Grupo Bancorbrás. Há 17 anos atua no fortalecimento do Terceiro Setor e na promoção do turismo sustentável no Brasil. Com foco em empreendedorismo, filantropia colaborativa e investimento social privado, já beneficiou mais de 280 mil pessoas e 750 organizações sociais. A instituição acredita na responsabilidade social e no protagonismo coletivo como forças de transformação. Saiba mais no site.