Visita técnica, fam trip, treinamentos e capacitações, além de comissão diferenciada são parte da iniciativa. Trilha do Conhecimento será realizada amanhã, dia 10 de setembro, online e gratuita para agentes de viagem de todo o Brasil
Já está em vigor a ação #HotBeachÉComASchultz, iniciativa que resulta da parceria estratégica entre a operadora e o Hot Beach, complexo de resorts que conta com os parques aquáticos mais visitados da América Latina.
Amplo e completo, o projeto teve início na semana passada, quando foram realizadas duas ações: fam trip para 40 agentes de viagem de Sorocaba e Campinas, e treinamento online para quase 50 integrantes da equipe comercial da operadora em todo o Brasil.
As iniciativas de capacitação seguem com a realização, nesta terça-feira (10/9), às 15h, da Trilha do Conhecimento, projeto que oferece treinamento online e flexível para agentes de viagens de todo o Brasil. A iniciativa será conduzida por Ricardo Moretto, do Hot Beach Parque & Resorts, e Rodrigo Rodrigues, da Schultz Operadora. Para participar, basta acessar este link, que direciona para o canal da Schultz no YouTube.
Uma visita técnica com os executivos comerciais da Schutz dos estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais também está prevista para os próximos meses.
Comissionamento diferenciado
Para além das ações de capacitação, treinamento, workshops e experiência, a ação #HotBeachÉComASchultz também conta com campanha promocional que prevê comissionamento de 16% para todos os agentes que comercializarem o destino.
A campanha com comissionamento especial já está em vigor e é válida para vendas até 30 de setembro de 2024. “Nós estamos muito felizes em iniciar mais esta ação especial com o Hot Beach, que é considerado um destino por si, só. Temos outras iniciativas em desenvolvimento, como a possibilidade de fazer roadshows, que nos permitirão ampliar ainda mais as ações”, diz Rodrigo rodrigues, diretor Comercial da Schultz.
A Air Canada e a Air Canada Rouge se preparam para suspender gradualmente os voos ao longo de três dias, possivelmente a partir de 15 de setembro de 2024. Os clientes estão sendo aconselhados a utilizar a política de flexibilidade da companhia aérea, que permite adiar viagens iminentes sem custo
A Air Canada anunciou nesta segunda-feira (9) que está finalizando planos de contingência para suspender a maioria de suas operações. As negociações entre a empresa e a Associação de Pilotos de Linhas Aéreas (ALPA), que representa mais de 5.200 pilotos da Air Canada e da Air Canada Rouge, continuam, mas as partes ainda estão distantes de um acordo.
Conforme nota oficial, se um acordo não for alcançado, a partir de 15 de setembro de 2024 qualquer uma das partes poderá emitir um aviso de greve ou de bloqueio de 72 horas, o que desencadearia o plano de redução gradual da companhia aérea em três dias.
“A Air Canada acredita que ainda há tempo para chegar a um acordo com nosso grupo de pilotos, desde que a ALPA modere suas exigências salariais, que excedem muito a média de aumentos salariais no Canadá. No entanto, os canadenses viram recentemente o caos que as paralisações abruptas de companhias aéreas causam aos viajantes, o que nos obriga a fazer tudo o que for possível para proteger nossos clientes de uma interrupção de trabalho cada vez mais provável. Isso inclui a decisão extremamente difícil de iniciar uma paralisação ordenada da Air Canada e da Air Canada Rouge assim que for emitido um aviso de greve ou de bloqueio de 72 horas, possivelmente já neste domingo”, disse Michael Rousseau, Presidente e Diretor Executivo da Air Canada.
“Entendemos e pedimos desculpas pelo transtorno que isso causaria aos nossos clientes. No entanto, uma paralisação controlada é a única medida responsável disponível para nós. Estamos divulgando nossos planos para oferecer maior certeza às mais de 110.000 pessoas que viajam conosco diariamente e dar-lhes a oportunidade de reduzir o risco de ficarem presas, por meio da utilização da nossa política de flexibilidade para alterar ou adiar viagens iminentes sem custo. Também estamos alertando o Governo do Canadá sobre o impacto potencial dessa interrupção sobre os canadenses.”
Os voos da Air Canada Express vão continuar operando, pois as empresas terceirizadas Jazz e PAL Airlines são as fornecedoras desses serviços. No entanto, esses parceiros regionais transportam apenas cerca de 20% dos clientes diários da Air Canada, muitos dos quais acabam se conectando a voos da Air Canada.
Orientações aos clientes da Air Canada
A prioridade, segundo a Air Canada, é atender às necessidades dos clientes e proporcionar tranquilidade. Para informações detalhadas, a empresa indicou o site oficial www.aircanada.com/action.
Clientes que tiverem voos cancelados pela Air Canada, serão notificados e terão direito a um reembolso total, que pode ser obtido online pelo site www.aircanada.com ou pelo aplicativo de celular da Air Canada.
A companhia aérea também está organizando com outras transportadoras para garantir espaço para os clientes no caso de cancelamentos de voos da Air Canada. Se forem identificadas opções de viagem em outras transportadoras, os clientes serão notificados pela Air Canada ou por sua agência de viagens. Infelizmente, a expectativa é de que os assentos em outras companhias aéreas sejam muito limitados, e os reembolsos, solicitação de crédito para viagens futuras ou concordância em viajar com a Air Canada em uma data posterior podem ser as únicas opções disponíveis.
Desde 27 de agosto, a Air Canada mantém em vigor uma política de flexibilidade que permite que os os clientes com reservas em qualquer tipo de tarifa, com viagens entre 15 e 23 de setembro de 2024, façam alterações, se desejarem, sem custo ou recebam um crédito para viagens futuras. Esta política será ampliada conforme o necessário.
Regulamento
De acordo com o Regulamento de Proteção de Passageiros Aéreos do Canadá, os clientes no Canadá não têm direito a compensação por voos atrasados ou cancelados, refeições, hotéis ou outras despesas incidentais em situações fora do controle da companhia aérea, como uma interrupção trabalhista(1). A Air Canada informará os passageiros, em todos os casos, sobre seus direitos sob as regras aplicáveis, se o voo for cancelado ou atrasado.
Os clientes com reservas em voos cancelados no caso de uma interrupção trabalhista, são fortemente aconselhados a não irem ao aeroporto sem uma reserva confirmada para um novo voo (verifique o status do seu voo em www.aircanada.com antes de ir ao aeroporto). Também é recomendável que os clientes usem ferramentas de autoatendimento, pois os tempos de espera nos centros de atendimento devem ser extremamente elevados.
Impacto
Atualmente, a Air Canada e a Air Canada Rouge operam cerca de 670 voos diários em média e transportam mais de 110.000 passageiros dentro do Canadá ou internacionalmente. Todos os dias, os voos da Air Canada levam cerca de 24.000 canadenses do exterior de volta para casa e devolvem cerca de 15.000 estrangeiros que visitam o Canadá aos seus países de origem.
De acordo com o plano anunciado hoje para potencialmente suspender os voos, uma redução ordenada das operações começaria assim que um aviso de greve ou bloqueio de 72 horas fosse emitido, o que pode ocorrer a qualquer momento após 00:01 EDT do domingo, 15 de setembro. Os voos em todo o sistema seriam progressivamente cancelados ao longo de três dias, com uma paralisação completa a partir de 00:01 EDT na quarta feira, 18 de setembro. Algumas atividades teriam que começar já na sexta-feira, 13 de setembro, incluindo o cancelamento de alguns pacotes de férias e o solo de algumas aeronaves.
A Air Canada projeta que, a menos que um acordo seja alcançado dentro do período de aviso de 72 horas, o número de passageiros afetados pelo plano de suspensão aumentará progressivamente durante o período para atingir aproximadamente 110.000 diários após 72 horas.
Uma paralisação gradual é necessária porque é a única maneira responsável de gerenciar tal interrupção trabalhista para clientes e funcionários. A Air Canada opera globalmente para 47 países em seis continentes com uma frota de 252 aeronaves, que precisarão ser reposicionadas ou repatriadas junto com suas tripulações. Ao posicionar as aeronaves antes de uma possível interrupção, a Air Canada será capaz de restaurar mais rapidamente o serviço regular para os clientes com planos de viagem nesse período. As aeronaves também serão devidamente protegidas e receberão toda a manutenção de rotina necessária durante esse período.
Operações de carga
As operações de carga também serão afetadas. Todos os dias, a Air Canada Cargo transporta nas baias de suas aeronaves e cargueiros mercadorias perecíveis ou vivas, componentes para fabricantes e outros itens sensíveis ao tempo para os canadenses. Já a companhia aérea começou a limitar a aceitação de alguns desses bens, dado o tempo médio de envio.
No caso de uma suspensão das operações, a Air Canada fará todos os esforços para retomar e normalizar as operações o mais rápido possível, uma vez que um acordo com a ALPA seja alcançado. No entanto, estima-se que, após uma paralisação completa, isso levará de 7 a 10 dias.
Negociações entre Air Canada e ALPA
A Air Canada e a ALPA vêm conversando há 15 meses. Embora tenha sido alcançado um acordo provisório sobre muitos itens para um novo acordo coletivo, o sindicato continua inflexível em relação às suas exigências salariais inadequadas.
A empresa está comprometida em manter a posição histórica de seus pilotos como os mais bem pagos do setor comercial no Canadá e continua negociando para garantir um acordo dessa natureza.
Alternativamente, a companhia ofereceu ao sindicato a possibilidade de submeter a questão à arbitragem. Até o momento, o Ministro Federal do Trabalho auxiliou no processo de negociação ao nomear um conciliador e mediador. E se um acordo negociado não for alcançado, a Air Canada buscará a intervenção do governo, como tem feito em disputas trabalhistas recentes, para evitar uma grande interrupção para os viajantes canadenses e outros stakeholders. Um cronograma das discussões, informações sobre os problemas, compensação dos pilotos e outras informações sobre as negociações estarão disponíveis em nosso Centro de Mídia.
Evento acontecerá nos dois primeiros dias da HFN – Hotel & Food Nordeste em outubro no Pernambuco Centro de Convenções
O Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste (FHAN), um dos destaques da HFN – Hotel & Food Nordeste, ocorrerá este ano nos dois primeiros dias da feira, nos dias 2 e 3 de outubro.
Conforme nota enviada ao DIÁRIO, a programação de palestras e painéis tem a curadoria do Hotelier News com mediação de seu CEO e fundador, Peter Kutuchian, com a organização da ABIH-PE.
Agenda
No primeiro dia do evento, o debate será sobre a distribuição com foco na estratégia omnichannel, os processos ESG na hotelaria, além das tendências e desafios para 2025, com base em uma pesquisa realizada em parceria com a Noctua.
Já no segundo dia, o cerne do Fórum será a contratação de mão de obra, considerando as mudanças demográficas e entre gerações. Além disso, a realização de eventos será apontada como uma estratégia fundamental para a geração de novas receitas. E mais, soluções e cases para restaurantes dentro de meios de hospedagem serão elencadas durante painel.
Segundo o presidente da ABIH-PE, Artur Maroja, foi realizada uma pesquisa prévia entre os associados da entidade para identificar os temas mais procurados para atualização dos profissionais do setor. ”A principal preocupação indicada foi a questão da mão de obra, um desafio significativo para a hotelaria. Por isso, estamos trazendo a Lucila Quintino, que é CEO e fundadora do Hotel Consult, para apresentar uma pesquisa que ela está realizando com hoteleiros da região. A pesquisa abordará as mudanças e os desafios geracionais enfrentados pelo setor, entre outros temas e palestrantes renomados nacionais.”
Presenças confirmadas
O Fórum terá a participação de outros profissionais renomados no cenário nacional, a exemplo do VP da Atrio Hotels, Cesar Nunes, da diretora de Estratégia e Gestão de Pessoas da Amarante, Carol Meneses, além de nomes do trade turístico de Pernambuco, a exemplo da diretora executiva do Recife Convention Bureau, Gabriela Diaz, da gerente de alimentos e bebidas do Novotel Recife Marina, Raquel Alves, e do gerente Geral, Luiz Gustavo Alves.
Considerado um evento anual muito esperado pelos empresários do setor, o FHAN oferece uma ampla gama de temas que visam trazer conhecimento e inovação ao mercado nordestino. A programação inclui dois dias de palestras, com três temas diferentes abordados diariamente, e contará com a participação de especialistas de todo o Brasil.
A HFN é a única da região que conecta fornecedores de serviços, tecnologia e produtos aos meios de hospedagem e de alimentação fora do lar. É realizada por quem entende as necessidades do setor no Nordeste, a ABIH-PE (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Pernambuco), a ABRASEL-PE (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco) e a Insight Feiras & Negócios com patrocínio da Pan Cristal. A entrada na feira é gratuita para profissionais do setor mediante cadastro no site www.hfne.com.br. Vale ressaltar que a HFN acontece simultaneamente à Super Mix, a maior feira de varejo do Norte e Nordeste.
Confira a programação completa
02/10
15h – COMO INICIAR O PROCESSO DE ESG EM SEU HOTEL?
Juliana Mesquita – Consultora e arquiteta especializada em sustentabilidade
Julio Batista16h30 – DISTRIBUIÇÃO: COMO MONTAR UMA BOA ESTRATÉGIA OMNICHANNEL?
Eduy Azevedo – CEO Upsell
Cesar Nunes – VP Atrio Hotels
18h – TENDÊNCIAS E DESAFIOS PARA 2025 – RESULTADOS DA PESQUISA ORÇAMENTOS HOTELEIROS
Henrique Campolina – sócio da Noctua03/10
15h – CASE E TENDÊNCIAS PARA O RESTAURANTE DO SEU HOTEL
Raphael Martini – GG Novotel Morumbi SP
Raquel Alves – Gerente de A&B Novotel Recife Marina
16h30 – MÃO DE OBRA: MUDANÇAS DEMOGRÁFICAS E CHOQUE DE GERAÇÕES: COMO REAGIR?
Lucila Quintino – Diretora Executiva HotelConsult
Carol Meneses – Diretora de Estratégia e Gestão de Pessoas Amarante
18h – EVENTOS: QUAL A ESTRATÉGIA PARA AUMENTAR A RECEITA?
Luiz Gustavo Alves – GG Novotel Recife
Gabriela Diaz – Diretora Executiva Recife Convention Bureau
Edição de 2024 do 6º E&F&B reúne representantes do setor de gastronomia em São Paulo com tendências e boas práticas
*Por Bruno Almeida, colaborador do DIÁRIO
Com auditório lotado e ampla programação de imersões no mundo das experiências para hóspedes, a 6a Edição do E&F&B Academy teve início na manhã desta segunda-feira (9), no Hotéis Grand Mercure Vila Olímpia São Paulo e Pullman Vila Olimpia, em São Paulo. Realizado pela Accor, o evento anual reúne gerentes, coordenadores do setor de alimentos e bebidas (A&B), além de chefs de cozinha e colaboradores de hotéis para conhecer boas práticas que direcionarão o segmento.
CEO da Accor, Thomas Dubaere abriu a rodada de apresentações com as tendências no setor de hospitalidade no Brasil e no mundo, entre as quais destacam-se ações de ESG (ambiental, social and governança, na sigla em inglês) e melhorias na experiência do hóspede como prioridades nos hotéis.
Desde o ano passado, 85% dos hotéis da empresa eliminaram o plástico de uso único da experiência dos hóspedes, de acordo com o CEO. Dubaere mostrou como a adoção de medidas de gerenciamento de carbono e a implantação de estratégias de diversidade entre colaboradores se fazem necessárias em todo hotel, inclusive nas áreas de A&B. Para ele, o conceito de “bleisure” (mistura do segmentos corporativo com o de lazer, ou business travel e leisure, em inglês) deve guiar a hotelaria nos próximos anos.
“Colocar alimentos e bebidas no meio do nosso hotel é crucial porque a experiência do hóspede vem do restaurante, do bar. Eles (os hóspedes) vão tirar fotos dos móveis? Não, eles vão falar do atendimento de um recepcionista, do barman, do chef que veio falar com ele de dentro do restaurante”, disse, sobre a importância de fortalecer a proposta de valor de cafés da manhã e de tornar bares e restaurantes mais atrativos.
Cozinhas mais organizadas e fornecedores
Ainda durante a manhã, o primeiro painel do evento, Boas práticas na cozinha e como isso influenciará no restaurante, reuniu três renomados chefs do segmento gastronômico. Marcelo Pinheiro, do Royal Palm Plaza, e Giuseppe Gerundino, do La Pastina, foram recebidos pelo mediador da sessão, Willian Carvalho, chef executivo do Grand Mercure e Pullman Vila Olímpia.
A programação continuou com o painel Importância da Hotelaria no Mercado de Food e Beverage Service, no qual Ronei Borba, gerente geral dos hotéis Pullman e Grand Mercure Vila Olímpia, recomendou a procura de grandes indústrias pensando em baratear o preço pago pelo consumidor, além de garantir qualidade das refeições.
O executivo mediou uma discussão entre Gontijo Jordan Pinto, CEO do Grupo La Pastina , e Antonio Sobrinho Almeida Souza, diretor comercial da Friboi Food Solutions, que refletiram sobre como a hotelaria pode se beneficiar da proximidade com seus fornecedores na área de A&B. “A gente não é só fornecedor, a gente também é cliente. A JBS (dona do grupo Friboi) tem um departamento só para cuidar de reserva. Quando a gente vai a um hotel e a gente pergunta para a equipe ‘onde a gente come bem?’, nunca respondem ‘aqui (no hotel)’. Já indicam um restaurante na rua. Não é sobre o menor preço, é sobre a entrega de valor”, afirmou Souza.
“Os hotéis têm que deixar de ser um ponto de cama e café da manhã. ‘Ah, mas o meu hotel é mais de baixo custo’. Mas na sua cidade você pode ser referência de gastronomia. (…) Vocês são cultura. São um portal na cidade de vocês de trazer povos distintos para viverem experiências. (…) Não é sobre vender produto, é sobre criar hábito de consumo”, refletiu Pinto.
Sustentabilidade
Fechando a manhã desta segunda, o painel Sustentabilidade na cadeia produtiva do café discutiu como a importância deste item para a gastronomia brasileira é refletida dentro dos hotéis. A sustentabilidade mais uma vez voltou para o centro do debate, mediado por Bruno Latini, gerente de Alimentos, Bebidas e Entretenimento para as marcas Premium, Midscale e Econômica da Accor para o Brasil.
Participaram da sessão Alexis Andrades, analista do time ESG da Accor, Alex Södeberg, CMO e co-fundadora da Naveia, Gabriel Pesciallo, gerente de consultoria da Domani Global, e João Paulo Lopes, diretor da Blend Coffee.
Entre os tópicos discutidos, destacaram-se a redução da degradação das terras produtoras de café, a melhoria nas condições de trabalho nesta indústria, a profissionalização do marketing que trata da produção de café brasileiro e como essas questões podem resultar na atração de clientes e agregar valor para hóspedes preocupados com a sustentabilidade, tendência que requer adequação urgente no setor.
6a Edição do E&F&B Academy
A edição de 2024 do E&F&B Academy continua nesta segunda e terça-feira (10), com uma extensa programação que inclui painéis sobre uso da tecnologia e automação na criação de experiências dos hóspedes e estratégias ESG e de marketing para as áreas de A&B em hotéis.
Um crescente movimento de empresários e representantes da sociedade civil se organiza para defender o Simples Nacional, que está sob ameaça com a implementação de novas regras tributárias propostas na reforma, como a criação da CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços), do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), e a limitação no repasse de créditos fiscais para micro e pequenas empresas. As informações são do Diário do Comércio, de São Paulo.
Em um encontro realizado na última quarta-feira (4) pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), mais de 20 entidades empresariais se comprometeram a pressionar o Senado para que o Projeto de Lei Complementar (PLP) 68, que trata da primeira etapa da reforma tributária sobre o consumo, seja ajustado. O objetivo é garantir que as empresas optantes pelo Simples Nacional continuem a usufruir de tratamento diferenciado, preservando sua competitividade no mercado.
Roberto Mateus Ordine, presidente da ACSP, que recentemente participou de uma audiência pública no Senado sobre a reforma tributária, destacou a abertura para o diálogo com o presidente da casa, Rodrigo Pacheco. “Juntos, somos mais fortes do que imaginamos. Precisamos aproveitar essa oportunidade para aperfeiçoar o texto e lutar pelo Simples Nacional”, declarou Ordine, reforçando a urgência do movimento.
Para Sarina Manata, assessora jurídica da Fecomercio-SP, que também esteve presente na reunião, a prioridade é garantir não só a continuidade do regime, mas a sobrevivência das empresas dentro dele. Manata informou que já foram apresentadas cinco emendas no Senado visando mitigar os impactos da reforma para as empresas do Simples. Ela ressaltou que é fundamental remover o caráter de urgência da tramitação do PLP 68, dando tempo para uma mobilização robusta no Congresso. “Precisamos nos unir para retirar o regime de urgência e marcar presença na audiência pública da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), que ocorrerá no dia 1º de outubro”, explicou Manata. Segundo ela, o governo argumenta que é possível excluir os novos tributos para garantir a competitividade das empresas, mas isso não é suficiente. “Não adianta apenas garantir a manutenção do regime, é preciso assegurar que as empresas possam sobreviver nesse cenário tributário.”
Impacto sobre a maioria
Marcel Solimeo, economista da ACSP, demonstrou a relevância do Simples Nacional com números contundentes: excluindo os MEIs (Microempreendedores Individuais), que somam 14 milhões, há cerca de nove milhões de empresas optantes pelo Simples, enquanto apenas um milhão utiliza o regime de Lucro Real ou Presumido. “Estamos discutindo um novo sistema tributário que afeta uma minoria”, destacou Solimeo, sugerindo que o impacto das mudanças não está sendo devidamente considerado.
Carlos Alberto Baptistão, presidente do Sescon-SP, enfatizou o papel vital das micro e pequenas empresas, responsáveis por cerca de 70% dos empregos no país. Ele alertou que a reforma tributária pode trazer prejuízos não só às empresas que estão no meio da cadeia produtiva, mas a todas as que dependem do regime simplificado. “Mesmo que o Simples se mantenha, os produtos ficarão mais caros após a reforma. Se não houver redução de custos, o regime tributário favorecido perde seu sentido”, concluiu Baptistão.
A mobilização está apenas começando, e os empresários esperam que sua pressão sobre o Senado resulte em mudanças que protejam um dos pilares da economia nacional. (EDIÇÃO DO DIÁRIO)
Fonte: Silvia Pimentel, Diário do Comércio, 06/09/2024.
Pesquisa da Setur-BA foi feita por equipes do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT) espalhadas no circuito, para orientações sobre o Roteiro LGBTQIAPN+
A 21ª Parada do Orgulho LGBT+ encerrou, neste domingo (8), a Semana da Diversidade na Bahia, arrastando uma multidão, puxada por 14 trios elétricos no circuito Barra/Ondina, em Salvador. Com o tema “Orgulho Jovem”, a manifestação pelos direitos do segmento foi promovida pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), com o apoio do Governo do Estado, por meio de diversas secretarias. Antes do desfile, no Farol da Barra, houve apresentações de transformistas e atrações musicais, como Ju Moraes e Samba Trevo de Mulher.
“Este ano trabalhamos para atrair um número maior de turistas, oferecendo um circuito com mais comodidade. O evento movimenta toda uma cadeia produtiva, que vai dos fornecedores de material publicitário aos setores de transporte, bares e restaurantes, gerando trabalho e receita”, declarou o presidente do GGB, Marcelo Cerqueira.
A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) participou da festa com equipes do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT) espalhadas no circuito, para orientações sobre o Roteiro LGBTQIAPN+, desenvolvido por meio de parceria entre a pasta, o GGB e a Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav). Ele contempla atrativos das zonas turísticas Baía de Todos-os-Santos e Costa dos Coqueiros, com fatos históricos, personagens da comunidade e serviços disponíveis. O órgão também aplicou a pesquisa que identifica o perfil do visitante, levantando informações sobre origem, meios de transporte e hospedagem, gasto e tempo de permanência, além da avaliação das atividades no destino.
“Salvador ficou mais especial ainda, porque, além dos seus atrativos e espaços para o público LGBT+, tem uma festa como essa. O circuito da parada é maravilhoso para o turismo”, destacou o jornalista Welton Trindade, de São Paulo.
“Um evento grande como esse serve para mostrar o quanto é importante respeitar o direito do outro. Nosso grupo foi muito bem acolhido pelo pessoal da Bahia, que tem um calor diferente. Essa pesquisa é muito importante”, completou o psicólogo Bruno Ferreira, de Goiás.
O presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, Ricardo Gomes, participou do desfile e ressaltou o crescimento da manifestação baiana. “A cada ano, a parada na Bahia vem mais forte e firme no propósito de lutar pelos nossos direitos e também impulsionar o turismo, um dos grandes empregadores da comunidade”.
Durante a Semana da Diversidade, a Setur-BA também capacitou trabalhadores do trade turístico da capital, para qualificar o atendimento inclusivo. “O Governo do Estado atua na divulgação da Bahia entre os destinos gay friendly mais procurados do país, em feiras nacionais e internacionais, e reforçou os cursos de capacitação, sempre apoiando a semana dedicada ao segmento”, explicou a coordenadora de Regionalização e Promoção do Turismo LGBTQIAPN+ da Setur-BA, Jeane dos Anjos.
Revitalização do Centro de São Paulo tem beneficiado hotelaria
Benefício gera vantagem competitiva a meios de hospedagem tradicionais e estimula a redescoberta de uma das regiões culturais mais efervescentes do país
Os hóspedes que optarem por hotéis tradicionais do centro histórico de São Paulo terão transporte rodoviário gratuito durante as feiras Beauty Fair e Equipotel, que acontecem entre os dias 7 e 10 de setembro e 17 e 20 de setembro, no Expo Center Norte.
A proposta é atrair novos hóspedes para 19 hotéis clássicos da região, como o hotel América do Sul e Real Castilha, da Rede Buenas Hotéis; o Windsor, da Rede Ibérica; o Gran Barão e o Apollo Plaza; da Rede Ibérica; o Excelsior e Marabá, da Rede Del Plaza; além do Gran Corona, do King, do Castelar, do San Raphael, do San Michel, entre outros que integram a ação, além de convidar os turistas a experimentarem os atrativos culturais e gastronômicos da cidade.
“Sem dúvidas é uma vantagem competitiva aos meios de hospedagem da região central da cidade. É um movimento de redescoberta da qualidade da hotelaria pelos participantes de feiras e congressos”, afirma Roberto de Lucena, da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP). Atualmente, o centro conta com uma oferta de cerca de quatro mil quartos.
A ação está sendo coordenada por empreendedores da Comissão de Hotelaria do Centro, com o apoio da Prefeitura de São Paulo, por meio do movimento #TodospeloCentro, do Distrito Turístico Urbano de São Paulo, da Setur-SP e o Pró-Centro SP.
Esta é a segunda experiência de transporte gratuito liderada por empreendedores hoteleiros do centro. A primeira iniciativa aconteceu em julho e levou 250 pessoas à Fipam, maior feira de panificação e confeitaria da América Latina. Nove em cada dez hóspedes que usaram o serviço aprovaram o transporte, segundo pesquisa do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET). “O incentivo é também um estímulo aos turistas de feiras”, afirma Fábio Redondo, da Rede Buenas Hotéis.
As saídas de ônibus para a Beauty Fair, na Expo Center Norte, acontecem no dia 07 às 10h,11h30 e 13h e nos dias 08 e 09 às 8h30, 10h e 11h30. Já as saídas para a Equipotel acontecem nos dias 17, 18 e 19, às 11h30, 13h e 14h30. Mais informações com os hotéis participantes. EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências)
Skål Lima e Skål São Paulo Firmam Convênio de Cooperação para Fortalecer o Turismo entre Brasil e Peru e Contribuir para Integração Latino-americana
A Skål Internacional São Paulo e a Skål Internacional Lima formalizaram, no dia 5 de setembro, na sede do Grupo Tour House, em São Paulo, Brasil, um importante Convênio de Cooperação Interinstitucional.
A assinatura do convênio contou com a presença do vice-presidente Ian Gillespie e, online, do presidente Jorge Jochamowitz (Skål Lima); dos presidentes Aristides Cury, do Conselho Carlos Prado (Skål São Paulo), e on line, da presidente Vera de Camillis (Skål Brasil), além de outros dirigentes, parceiros e membros de ambas as associações, consolidando uma aliança estratégica para promover o desenvolvimento do turismo nos dois países.
Objetivos do Convênio
O convênio visa fortalecer a colaboração entre as duas entidades, promovendo a troca de boas práticas e a realização de ações conjuntas para o crescimento sustentável do setor de turismo no Brasil e no Peru. Entre os principais objetivos, destacam-se:
– Apoio mútuo em reuniões e eventos com autoridades do setor de turismo e entidades governamentais de ambos os países.
– Promoção de negócios entre os associados das duas instituições.
– Organização, cooperação e divulgação de eventos de interesse comum para ambos os países.
– Uso compartilhado dos logotipos das entidades para ações de comunicação, mediante prévia concordância.
Compromissos Assumidos
Ambas as entidades se comprometeram a trabalhar de forma colaborativa em prol do desenvolvimento turístico, incentivando boas práticas empresariais, promovendo a concorrência saudável e fortalecendo a formalização do setor em seus respectivos países. Além disso, acordaram em realizar ações conjuntas para apoiar a sustentabilidade, a responsabilidade social e a preservação ambiental, contribuindo para a melhoria contínua do turismo no Brasil e no Peru, e contribuir para a integração turística da América Latina.
Sobre a Skål Internacional
A Skål Internacional é a maior organização mundial de profissionais de turismo, presente em mais de 100 países e com cerca de 15.000 membros. A entidade promove a amizade, o networking e a colaboração entre seus associados, incentivando boas práticas empresariais e a sustentabilidade no setor.
Bustour inicia operação do Clube de Vantagens com descontos e prêmios para passageiros
O Bustour, city tour oficial das cidades de Gramado e Canela, acaba de lançar o Clube de Vantagens, um programa criado para oferecer ainda mais benefícios aos passageiros. A nova iniciativa, que já está em operação, proporciona aos turistas uma série de descontos exclusivos em diversas atrações da Serra Gaúcha, além da oportunidade de concorrer a prêmios.
Com a adesão ao Clube de Vantagens, cada passageiro recebe uma pulseira com QR Code ao embarcar. Essa pulseira permite o acesso a descontos em mais de 20 atrações da região, como parques, museus e restaurantes. “Queremos proporcionar uma experiência turística mais rica e econômica, incentivando nossos passageiros a explorar as melhores atrações da região com benefícios exclusivos e a chance de concorrer a prêmios”, explica a CEO do Grupo Brocker, Adriane Brocker Boeira Guimarães.
Além de descontos, os passageiros podem se cadastrar na promoção Compra Premiada. Ao visitar mais atrações e validar os benefícios, aumentam as chances de ganhar prêmios como uma viagem para Gramado com acompanhante. “O Clube de Vantagens é mais uma iniciativa que reforça o compromisso do Bustour em oferecer uma experiência turística completa e acessível, sendo uma opção inteligente para quem deseja conhecer a Serra Gaúcha de forma prática e econômica”, reforça Any. Segundo ela, com um bom planejamento, o turista pode fazer com que seu ingresso praticamente se pague sozinho, aproveitando ao máximo tudo que a região oferece.
Sobre o Bustour
Conhecido pelos ônibus panorâmicos vermelhos que percorrem mais de 40 paradas nas duas cidades, o Bustour iniciou sua jornada em 2003, quando Adriane Brocker Boeira Guimarães começou a idealizar seu projeto. Após anos de estruturação e planejamento, inspirado nos veículos de dois andares usados na Europa e nos principais destinos turísticos do mundo, em 2013 o Bustour ganhou as ruas da Serra Gaúcha.
Acompanhando a evolução da nossa região no que diz respeito ao entretenimento, as rotas do Bustour tiveram um papel de grande importância para facilitar a conexão de diversos parques de Gramado e Canela. Além disso, a tecnologia tornou-se um dos principais diferenciais do atrativo, que oferece um aplicativo de uso gratuito, que garante aos usuários acompanharem em tempo real onde o Bustour está e em quanto tempo chegará à parada mais próxima do turista.
A Cidade Maravilhosa é cheia de pontos turísticos perfeitos para conhecer pedalando.
Existem diversas formas de explorar os pontos históricos e turísticos do Rio de Janeiro e fazer isso de bike. Além de conhecer mais sobre a história da cidade, você aproveita para praticar uma atividade física ao ar livre, e para quem não tem bike própria, pode utilizar as bikes compartilhadas do bike Itaú. Com isso a Tembici, empresa líder em tecnologia para micromobilidade dá dicas de 4 lugares para explorar na cidade maravilhosa. Confira!
Monumento Estácio de Sá
Quem passa pelo Aterro, quase na divisa entre os bairros Flamengo e Botafogo, na Zona Sul do Rio, sempre se depara com um monumento feito em pedra, que fica localizado de frente para o impressionante morro do Pão de Açúcar. O espaço também é muito requisitado na hora de registrar, em fotos, o passeio na cidade. É um ponto muito interessante de se conhecer e tem fácil acesso para quem estiver pedalando.
Aterro do Flamengo
O Aterro do Flamengo é conhecido por ser um dos maiores complexos de lazer da cidade do Rio de Janeiro, pois o local é ideal para quem quer aproveitar um dia de sol e fazer atividades ao ar livre. A área – que vai do Aeroporto Santos Dumont, no Centro, até o início da praia de Botafogo, passa pelos bairros da Glória e do Flamengo – é procurada, principalmente nos finais de semana, para a prática de esportes como caminhada, corrida, bicicleta, skate, patins e outros.
Museu do Amanhã
O museu é um ponto bem famoso e procurado no Rio de Janeiro, principalmente por ser um local com uma arquitetura bem única e marcante. Tem ótimas praças para passeio e é ideal para andar de bicicleta, patins e skate. É o tipo de programa ideal para os finais de semana, principalmente para dias mais amenos.
Boulevard Olímpico
O Boulevard Olímpico surgiu como parte dos esforços de revitalização da região portuária do Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos de 2016. Anteriormente, essa área era conhecida como Porto Maravilha e passou por um processo de renovação urbana para se tornar um espaço moderno e atrativo digno de ser incluído nos roteiros.
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