Empresa recebe selo de qualidade no turismo paranaense
A De Angeli Eventos – empresa responsável pela organização do Festival das Cataratas – foi contemplada na última sexta-feira (8) com o Selo de Qualidade no Turismo do Paraná 2025. A iniciativa, promovida pela ABIH Paraná Regional Oeste em parceria com o Sebrae-PR, visa aprimorar os serviços turísticos e reconhecer a qualidade das empresas do setor.
A entrega ocorreu durante o Encontro da Hotelaria e Turismo, promovido pela ABIH-PR Regional Oeste no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, em alusão ao Dia do Hoteleiro. Mais de 300 empresários, autoridades e representantes do setor participaram do encontro.
O selo é destinado a micro e pequenas empresas dos segmentos de hospedagem, gastronomia, agências de turismo, transportadoras, locadoras de veículos, organizadoras de eventos, atrativos turísticos e travel techs.
Para André Angeli, diretor da De Angeli Eventos, receber o Selo de Qualidade no Turismo do Paraná é um reconhecimento gratificante para qualquer empresário do setor. “Este selo é uma prova do comprometimento com a excelência nos serviços oferecidos, além de destacar o empenho em proporcionar experiências memoráveis aos clientes. É uma motivação extra para continuar investindo em inovação e qualidade, impulsionando o turismo local e elevando o padrão do setor”, destaca.
Além do Festival das Cataratas, a De Angeli Eventos se destaca por outras iniciativas como o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu e o Hackatour Cataratas, além de ter sido pioneira nas ações socioambientais, de sustentabilidade e de valorização do turismo regional.
Empresa reforça time de SP com profissionais experientes
Dando continuidade ao processo de expansão em São Paulo, a FRT Operadora acaba de anunciar a contratação de quatro profissionais com ampla experiência no setor para atuar na filial paulista: Sérgio Protti, Sérgio Silva e Alexandre Vaz no time comercial, e Ingrid Reis como consultora de vendas.
Ary Xavier, gestor da filial da Frt em São Paulo, destaca a importância das novas contratações: “Entendemos a necessidade do mercado de São Paulo e estamos reforçando o time com pessoas muito experientes, que estavam atuando em plena forma. Sabemos do potencial dos agentes deste mercado e que podemos ter um grande crescimento. Estamos à disposição em nossa base para atender aos agentes do Estado de São Paulo.”
Sérgio Protti soma 40 anos de experiência no relacionamento com agentes de viagens. Em seu currículo estão empresas renomadas como Stella Barros, CVC, Flytour Viagens e Cativa Operadora. Com um extenso histórico no setor, Sérgio atuará de forma estratégica para estreitar os laços entre a FRT e as agências da região.
Alexandre Gomes, que também reforça o time comercial, possui mais de 25 anos de carreira no setor e traz sua experiência em operadoras como Cibratur, Soletur, Valetur, Nascimento, Flytour, Cativa e, mais recentemente, Viagens Promo.
Sergio Silva, mais conhecido como Serginho na área do turismo, possui 39 anos de experiência no setor, com passagens pelas operadoras Wellcome, Intravel, AAvtur, Panexpress, CVC, onde atuou como supervisor de vendas, e Flytour Viagens, onde trabalhou no atendimento às agências.
Já Ingrid Reis chega à Frt para atuar como Consultora de Vendas, trazendo 21 anos de experiência em atendimento a clientes e agências. Em sua trajetória, Ingrid trabalhou em empresas como Valetur, CVC, Nascimento Turismo, Tâmega Turismo e Viagens Promo.
A companhia é a única a operar voos diretos para a Costa Rica a partir do Brasil e também é líder na oferta de voos sem escalas para diferentes destinos no Caribe
Nesta terça-feira, 12 de novembro, a GOL realizou o voo inaugural para San José, na Costa Rica. A operação atende ao propósito da Companhia de integrar cada vez mais os países da região, fomentando o turismo nas Américas e as viagens a negócios.
Um cerimonial no aeroporto de Guarulhos (GRU), com pronunciamentos e corte de faixa, marcou esse grande momento. Na sala de embarque, estavam presentes Rafael Araújo, diretor de Planejamento de Malha Aérea da GOL, Andrea Albuquerque, gerente regional de Aeroportos da GOL, Andrea Piagentini, gerente de marketing da GOL, Alberto Fajerman, conselheiro da Presidência da GOL, Adalberto Rodriguez, responsável por Campanhas Cooperativas e Trade do ICT – Instituto Costarriquenho de Turismo, Norman Lizano Ortiz, embaixador da Costa Rica no Brasil, Randall Saenz Aguero, vice-presidente da Skylark Consulting Group, e João Pita, diretor Comercial e de Cargas do GRU Airport.
O voo inaugural para San José (SJO), G3 7718, deixou o aeroporto de Guarulhos (GRU) às 13h55 e pousou às 18h25 no Aeroporto Internacional Juan Santamaría.
“Com San José, a GOL passa a atender 13 destinos internacionais distribuídos em todas as Américas e, com otimismo, seguirá fortalecendo sua presença fora do País. A entrada da Costa Rica em nossa malha aérea nos enche de orgulho e reitera o foco da Companhia na expansão internacional contínua. Destino inédito, San José é ainda exclusivo, operado com voos sem escalas a partir do Brasil unicamente pela GOL. O objetivo é aproximar cada vez mais nossos povos e contribuir para o desenvolvimento do turismo e dos negócios em toda a região”, afirmou Rafael Araújo, diretor de Planejamento de Malha Aérea da GOL.
Ministros do Brasil e Costa Rica
O ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, ressalta a importância dessa ligação entre os países: “Uma das nossas prioridades é ampliar e diversificar a conectividade aérea brasileira com novas e mais opções que estimulem o turista estrangeiro a conhecer a diversidade dos destinos do Brasil. Esse voo ligando a Costa Rica significa mais uma porta de entrada para esses visitantes e certamente trará ganhos para o turismo brasileiro”.
Por sua vez, William Rodríguez, Ministro do Turismo da Costa Rica, expressou sua enorme satisfação ao receber um voo que representa um marco histórico para o país com a primeira conexão direta e sem escalas com o Brasil. “Sentimo-nos gratos e orgulhosos em receber o voo inaugural da rota San José – São Paulo, uma conexão estratégica que fortalecerá o turismo entre dois países irmãos. Damos as mais cordiais boas-vindas e um sincero ‘Pura Vida’ a todos os viajantes brasileiros e sul-americanos que, a partir de hoje, poderão desfrutar plenamente de nossas riquezas naturais: biodiversidade, praias, vulcões, gastronomia e a variada oferta turística que nosso país oferece. Nosso modelo de turismo sustentável gera cadeias produtivas, progresso social em nossas comunidades e novos empregos e, sem dúvida, a chegada da GOL contribuirá significativamente para reforçar esses esforços”, disse Rodríguez.
“Ficamos muito felizes com essa notícia de mais um novo voo internacional vindo direto para o Brasil. Tenho certeza de que essa operação de San José, na Costa Rica, irá fortalecer tanto o turismo de negócios quanto o de lazer no país. Este novo destino não só facilita a conexão entre o Brasil e a América Central, como também abre novas oportunidades para que mais turistas e empresários possam explorar o que nosso país tem a oferecer. Esse aumento da movimentação aeroportuária brasileira é um reflexo claro de que estamos no caminho certo para promover o crescimento econômico. Cada novo voo representa mais intercâmbio cultural, mais comércio, e, sem dúvida, mais desenvolvimento para nossas cidades e regiões. Estamos confiantes de que essa operação será um grande sucesso e contribuirá ainda mais para consolidar o Brasil como um destino atrativo e acessível no cenário global,” comemora Silvio Costa Filho, Ministro de Portos de Aeroportos.
Gerenciamento dos aeroportos
“GRU Airport fica feliz de ser parte integrante da estratégia de expansão internacional da GOL. Temos oportunidades para ter mais conectividade para a América Central e Caribe com voos diretos. E, ter rota direta entre São Paulo e San José – 49º destino internacional de GRU Airport e 11º da GOL no Aeroporto – é uma realização e conquista para um destino muito esperado tanto por brasileiros como por costarriquenhos”, disse Julia Orrico, gerente de Negócios Aéreos da GRU Airport.
“A chegada da GOL é um marco importante para o turismo na Costa Rica. Graças ao esforço contínuo da ICT para promover nosso país como um destino turístico de classe mundial, esta nova rota facilitará o aumento de visitantes brasileiros, impulsionando o crescimento econômico e fortalecendo os laços culturais entre nossas nações. Estamos entusiasmados com as oportunidades que essa colaboração trará para todos”, afirmou Ricardo Hernández, diretor executivo da AERIS, operadora do aeroporto Juan Santamaría.
“Já temos a GOL como uma importante parceira no Brasil e, com essa nova rota, estenderemos a aliança para além das fronteiras do País. Os brasileiros que desembarcarem na Costa Rica pelo Aeroporto Internacional Juan Santamaria desfrutarão de ótimas experiências, já que o terminal administrado pela CCR Aeroportos está alinhado às melhores práticas e padrões do mercado global”, comentou Fabio Russo, CEO da CCR Aeroportos.
Voo inaugural San José-São Paulo
Nesta terça-feira (12) também foi realizado o primeiro voo da GOL a partir da Costa Rica rumo ao Brasil. O G3 7719 decolou às 20h40 do Aeroporto Juan Santamaría, com aterrissagem em GRU às 7h15 da quarta-feira (13). As frequências, três por semana, são as mesmas do voo GRU-SJO: às terças, quintas e sábados.
Costa Rica: sustentável e plural
San José é a porta de entrada para múltiplas atrações turísticas no país da América Central, reconhecido pela prática do ecoturismo e pela biodiversidade. Uma nação rica na variedade de praias, que atraem surfistas do mundo inteiro, além de parques nacionais e reservas florestais, cachoeiras, dezenas de vulcões, cidades históricas, como Cartago (a antiga capital), e uma ampla rede hoteleira, apta a atender às diversas necessidades dos viajantes.
Mais de 120 mil turistas da América do Sul visitaram a Costa Rica em 2023, e o Brasil tem representatividade importante nesse número. A expectativa da GOL é contribuir com o fomento do turismo nos dois países e aproximar os destinos, povos e culturas. Já os mais de 5 milhões de costarriquenhos agora podem visitar o Brasil com rápidas conexões em São Paulo/Guarulhos para nossos maiores atrativos turísticos e culturais, como as cidades do Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Florianópolis, Recife, Foz do Iguaçu, Fortaleza, Belém, entre outros.
Os voos entre São Paulo/Guarulhos (GRU) e San José (SJO) serão operados com o modelo Boeing 737 MAX 8, aeronave mais sustentável da frota da GOL, que em configuração internacional tem capacidade para até 176 passageiros.
Os bilhetes entre São Paulo/Guarulhos (GRU) e San José (SJO) estão disponíveis nosite e aplicativo da GOL, nas lojas GOL nos aeroportos, pelo site e aplicativo da Smiles, pelo telefone da Central de Relacionamento (0300 115 2121) e nas agências de viagem.
Confira, abaixo, as frequências e os horários dos voos:
As vagas são direcionadas aos níveis técnicos e a trainees;
A Azul, principal companhia aérea do Brasil em número de voos diários e destinos atendidos, está com 17 vagas de trabalho abertas para atuação no Aeroporto de Belo Horizonte/ Confins (MG). São 10 vagas para Técnico de Manutenção (T4), 5 vagas para Técnico de Manutenção (T3) e outras 2 vagas para Trainee de Técnico de Manutenção.
Todas as vagas são para contratação efetiva e trabalho presencial na área de Manutenção de Linha da base da Azul em Confins / BH Airport. As oportunidades também estão disponíveis para Pessoas com Deficiência (PcD).
Entre os principais requisitos e qualificações básicas para Técnico de Manutenção (T3 e T4), a companhia exige ensino médio completo, níveis intermediário e avançado em inglês e Certificado de Habilitação Técnica (CHT) validado pela Agência Nacional de Aviação
Civil (ANAC), entre outros. Os candidatos às vagas para Trainee precisam ter ensino médio completo, nível técnico em inglês e Certificado de Conhecimento Teórico (CCT) válido.
A partir do BH Airport, os Clientes da Companhia podem se conectar com mais de 60 destinos, como Brasília, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo, além de fazer voos internacionais para locais como Orlando e Fort Lauderdale, nos Estados Unidos; e Curaçao, no Caribe.
As inscrições podem ser feitas até 1º de dezembro. Mais detalhes sobre as vagas, requisitos e qualificações, bem como inscrições, estão disponíveis no site https://voeazul.gupy.io/.
Em linha com esse resultado, as operações da companhia geraram Caixa R$ 208,8 milhões maior em relação ao mesmo período do ano passado. A geração de caixa operacional foi de R$ 118 milhões no 3T24, positiva pelo segundo trimestre consecutivo, contribuindo assim para a redução de R$ 239 milhões em seu endividamento
A CVC Corp apresenta os resultados financeiros do terceiro trimestre de 2024, evidenciando uma forte performance operacional e uma significativa melhoria na rentabilidade, bem como avanços na estrutura de capital da Companhia. Esses resultados foram alcançados mesmo frente a um cenário macroeconômico desafiador na Argentina e no Brasil, ainda impactado pelo fechamento do aeroporto no Rio Grande do Sul.
Em Assembleia Geral de Debenturistas (AGD), realizada em outubro de 2024, a Companhia concluiu a renegociação das debêntures emitidas, o que proporciona maior flexibilidade financeira e condições favoráveis para o crescimento sustentável da CVC Corp, incluindo redução da dívida, extensão dos prazos de pagamento e redução de custos.
No mesmo mês, a Fitch Ratings atribuiu à CVC Corp o rating “BBB” (triplo B), com perspectiva estável. Este reconhecimento reflete a projeção de resultados robustos, apoiados por uma estrutura de capital sólida e eficiente.
Resultados operacionais
Em relação aos resultados operacionais, alcançamos um recorde histórico de abertura de lojas: 90 novas unidades inauguradas no trimestre, sendo 72 no Brasil e 18 na Argentina, todas franquias. Além disso, vale ressaltar que desde junho de 2023, a Companhia inaugurou 250 lojas. O 3T24 foi encerrado com um total de 1.196 lojas da CVC Lazer, sendo 162 inaugurações nos nove meses de 2024, reforçando sua presença em mercados estratégicos e a proximidade com seus clientes.
B2C
No Brasil, no segmento B2C, apesar da retração do varejo local e dos desafios no turismo, as Reservas Confirmadas cresceram 10% em comparação ao 3T23. Isso demonstra a eficácia dos pilares estratégicos da Companhia, que incluem a expansão de lojas, o incremento de produtos exclusivos, vendas no modelo Figital e a diversificação de meios de pagamento.
B2B
No segmento B2B, a estratégia implementada desde junho de 2023 também apresenta resultados positivos, com o crescimento das Reservas Confirmadas em comparação anual. O Take Rate no Brasil alcançou 10% no 3T24, em linha com o mesmo período do ano anterior.
Mercado argentino
Na Argentina, embora o ambiente macroeconômico continue desafiador, com redução no consumo, o cenário de negócios melhorou nos últimos meses. O 3T24 registrou uma queda de 22% na comparação anual, uma melhoria significativa em relação à queda de 44% no primeiro semestre de 2024. O trimestre encerrou com EBITDA e lucro líquido positivos na unidade, além de forte geração de caixa. A CVC Corp permanece confiante no potencial de crescimento do mercado argentino e continua seu plano de expansão de franquias.
EBITDA com aumento significativo
Os resultados consolidados mostram que o EBITDA ajustado atingiu R$ 125 milhões no 3T24, um aumento de 29% em relação ao 3T23, acumulando R$ 368 milhões nos últimos doze meses. A geração de caixa operacional foi de R$ 118 milhões no 3T24, positiva pelo segundo trimestre consecutivo, fruto da gestão eficiente do capital de giro e da alocação estratégica de investimentos, contribuindo assim para a redução de R$ 239 milhões em seu endividamento, comparando com o mesmo período de 2023.
Por fim, após 20 trimestres registrando prejuízo contábil, no 3T24, a CVC Corp registra R$14,4 milhões de Lucro Líquido, trazendo o sinal de eficácia econômica das estratégias adotadas pela administração.
A CVC Corp acredita que os resultados do 3T24 evidenciam a eficácia das ações tomadas ao longo do último ano. A Companhia permanece confiante no seu potencial de crescimento nos negócios e na execução de sua estratégia focada em expansão e rentabilidade.
FBHA anuncia para 2025 edições na Paraíba, Bahia, Paraná e São Paulo
O Encontro Fluminense da FBHA – Integração do Turismo Regional, promovido pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), chega à sua oitava edição consolidado como um importante espaço de discussão e networking para o setor de turismo, hospitalidade e alimentação fora do lar. Desde sua estréia, o evento vem se destacando pela promoção de novas conexões e parcerias estratégicas e por sua grade de palestras com atualizações sobre as melhores práticas e tendências do mercado.
Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), destaca a relevância dos eventos: “Os encontros atingiram nosso principal objetivo que foi promover um debate de alto nível sobre as potencialidades e as soluções para os empresários ligados ao turismo e, pelo retorno que tivemos, têm se mostrado importante para o fortalecimento do setor de hospitalidade e gastronomia, um dos principais segmentos que interagem com o turismo. A cada edição, constatamos um aumento no engajamento dos profissionais e uma ampliação das discussões sobre os desafios e oportunidades na área”.
Ao longo de suas 72 horas de programação, os Encontros FBHA reuniram cerca de dois mil participantes, entre empresários, líderes setoriais e gestores públicos em torno de 40 palestras, entre as quais a de Giovane Gálvio, bicampeão mundial do vôlei; Diego Hypólito, ginasta e medalhista olímpico; Roberta Werner, diretora do Visit Rio; Adriana Homem de Carvalho, diretora de Turismo Social, Hotelaria e Alimentação do Sesc RJ, além de consultores da CNC, Fecomércio RJ, Sesc, Senac Rio e do SEBRAE que compartilharam suas experiências e visões sobre o futuro do turismo no Brasil.
Além da grade institucional, os Encontros Fluminenses também receberam apoio de 35 parceiros comerciais, aula show com equipamentos de alta tecnologia, apresentação de produtos exclusivos para o setor de hospitalidade e alimentação, além de exposição de marcas regionais.
“Estamos muito felizes por ter realizado encontros tão produtivos, com inúmeras trocas de experiências, bastante networking e a certeza de que nossos parceiros comerciais tiveram a oportunidade de interagir com os responsáveis pela tomada de decisões de todas as regiões abrangidas. Agora é continuar investindo para que cada vez mais os setores de gastronomia e de hospedagem se fortaleçam, melhorando ainda mais seus serviços e aprimorando sua gestão”, concluiu Alexandre Sampaio.
De acordo com Sampaio, a expectativa para 2025 é de dar continuidade aos Encontros Fluminenses FBHA e estender o projeto para a Paraíba, Bahia, Paraná e São Paulo.
No Rio de Janeiro os eventos já passaram pelos municípios de Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis, Armação dos Búzios por duas edições, Nova Iguaçu, Niterói e Campos dos Goytacazes, gerando cerca de 400 empregos diretos e indiretos. As edições foram realizadas em parceria com os sindicatos de hospedagem e alimentação fluminenses, com o apoio do Sistema Comércio (Fecomércio RJ/ Sesc/Senac RJ) e do Sebrae RJ.
Reconhecimento celebra o potencial do Destino Iguaçu no setor de eventos e a trajetória de Elaine Tenerello, diretora-executiva do Visit Iguassu, novamente indicada ao prêmio
O Destino Iguaçu e seus protagonistas conquistam uma nova e expressiva conquista: oito empresas associadas ao Visit Iguassu foram indicadas ao Prêmio Caio, considerado o “Oscar” do setor de eventos no Brasil. A premiação, que homenageia Caio de Alcântara Machado – pioneiro na área de eventos e feiras de negócios –, tem como missão reconhecer e valorizar o trabalho de empresas e profissionais de destaque na indústria de eventos e turismo.
“A indicação dos nossos associados é motivo de grande orgulho para o Visit Iguassu. O Prêmio Caio é uma das maiores premiações do setor, e ver Foz do Iguaçu representada reflete a excelência e inovação de nossos parceiros”, comemora Jaime Mendes, presidente do Visit Iguassu.
Entre os finalistas, estão hotéis e resorts da cidade, cada um disputando em categorias que destacam a infraestrutura de Foz do Iguaçu para o turismo de eventos. São eles:
– Hotel com Espaço para Eventos de Grande Porte do Sul: Golden Park e Rafain Palace Hotel & Convention Center
– Hotel com Espaço para Eventos de Médio Porte do Sul: Interludium Iguassu Convention by Atlantica
– Hotel com Espaço para Eventos de Pequeno Porte do Sul: Hotel das Cataratas, A Belmond Hotel
– Resort Urbano ou de Campo do Sul: Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort, Mabu Thermas & Resort, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, e Wish Resort Golf Convention Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu também concorre como Destino para Eventos da Região Sul, um reconhecimento que consolida sua posição como destino versátil e atrativo para o setor.
Elaine Tenerello é indicada ao Grande Prix Jacaré de Ouro pelo terceiro ano consecutivo
Além das indicações de empresas associadas ao Visit Iguassu, Elaine Tenerello, diretora-executiva da instituição, foi indicada pelo terceiro ano consecutivo ao Prêmio Caio na categoria Marketing de Destinos. Com uma trajetória de 24 anos no setor, Elaine tem sido uma voz atuante e inovadora em prol do turismo iguaçuense e nacional. Em 2023, ela conquistou o Grand Prix Prêmio Caio, uma vitória que simboliza sua influência e o impacto do seu trabalho.
“Recebi a notícia com imensa gratidão e um orgulho que não cabe no peito. Representar Foz do Iguaçu, um destino que não é capital, ao lado de gigantes do setor, é algo que me emociona e faz meu olho brilhar”, compartilha Elaine.
“Recebi a notícia com imensa gratidão e um orgulho que não cabe no peito. Representar Foz do Iguaçu, um destino que não é capital, ao lado de gigantes do setor, é algo que me emociona e faz meus olhos brilharem”, compartilha Elaine.
Elaine segue na disputa ao lado de profissionais renomados de Brasília e São Paulo, numa jornada que agora depende do voto popular para eleger o vencedor. O destaque nacional reflete a credibilidade e confiança conquistadas junto aos Conselhos, Associados e à equipe que a acompanha, consolidando o trabalho de promoção do Destino Iguaçu.
O livro Memórias do Carnaval, da editora CRV, coordenado por Matheus Oliveira foi lançado em evento temático na noite desta terça-feira (12), no salão Copacabana, do Fairmont Copacabana com mais de 300 convidados.
A obra que tem a participação de 13 co-autores é prefaciada por João Pedro Figueira e traz relatos que preconizam uma história do Carnaval Carioca. Nestor Guimarães Rocha foi homenageado por ter idealizado a Passarela do Samba.
Veja que passou por lá nas lentes de Messias Martins:
O tradicional Mercado Municipal de São Paulo, conhecido como Mercadão, foi palco da 4ª reunião de governança do Observatório de Gastronomia da Cidade de São Paulo, evento que celebrou o lançamento do Guia Identidade Gastronômica Paulistana.
Organizado pelo Observatório em parceria com a Universidade Anhembi Morumbi, o guia exalta a diversidade da culinária paulistana, destacando estabelecimentos icônicos como Bar do Mané, Hocca, Brasileirinho e Banca do Ramon.
A publicação reúne aproximadamente 70 estabelecimentos que simbolizam a autenticidade gastronômica e cultural de São Paulo, valorizando a tradição em uma metrópole de sabores e influências. “A inclusão dos nossos restaurantes no Guia Identidade Gastronômica Paulistana é um reconhecimento ao talento e à dedicação de todos que fazem parte do Mercadão. Este é um espaço que se renova constantemente, mas sem perder suas raízes,” comentou Aldo Bonametti, CEO da Mercado SP, responsável pela administração do Mercadão e do Mercado Kinjo Yamato.
Inaugurado em 1933, o Bar do Mané – famoso pelo tradicional sanduíche de mortadela – é um dos pioneiros no Mercadão e representa a essência do espaço. “Estar nesse guia é motivo de grande orgulho, pois o bar cresceu junto ao Mercadão, preservando tradições familiares e a história da cidade,” declarou Marco Antonio Loureiro, neto do fundador do Bar do Mané.
Para Moracy Mariano, proprietário do restaurante Brasileirinho, a inclusão é uma honra e um reconhecimento à dedicação e ao comprometimento com a gastronomia local. “Fazer parte desse guia ao lado de outros empreendedores comprometidos é um privilégio”, afirmou.
O Guia Identidade Gastronômica Paulistana, desenvolvido a partir de pesquisas e entrevistas conduzidas por estudantes de Gastronomia da Anhembi Morumbi, destaca a importância de estabelecer um mapeamento que valoriza não apenas a economia local, mas também o patrimônio cultural e histórico dos estabelecimentos. Coordenado pelo Observatório da Gastronomia, o projeto segue expandindo o conhecimento e reconhecimento da rica herança gastronômica paulistana, atraindo olhares para o centro da cidade.
Sobre o Observatório da Gastronomia
Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, o Observatório da Gastronomia une associações, cooperativas, instituições de ensino, ONGs e representantes do setor alimentício com o objetivo de fortalecer a gastronomia como patrimônio cultural. Em parceria com a Anhembi Morumbi, o Projeto Identidade Gastronômica Paulistana mapeia, por regiões, os elementos que compõem a essência gastronômica da cidade, promovendo estabelecimentos que combinam relevância histórica e cultural.
Sobre o Mercadão e a Mercado SP SPE S.A.
Desde 2021 sob a administração da Mercado SP SPE S.A., o Mercadão e o Mercado Kinjo Yamato recebem melhorias de infraestrutura e inovação, reforçando sua posição como referência gastronômica e cultural. Inaugurado em 25 de janeiro de 1933, o Mercadão é um marco turístico e histórico de São Paulo, e a concessão visa torná-lo a maior experiência gastronômica do mundo, preservando sua história e atraindo novos públicos ao coração paulistano. (REDAÇÃO DO DIÁRIO com assessorias)
“Bicho do cerrado”. É assim que Seleucia Fontes se afirma em sua mais pura característica. Nasceu em Brasília, migrou para Goiânia na adolescência e foi na capital goiana que descobriu o jornalismo, formando-se na Universidade Federal de Goiás. Em busca de ares novos e independentes, a comunicadora se mudou para Palmas, onde tinha uma ligação profissional, afinal, era contratada como editora de cultura do Jornal do Tocantins. O ano era 1997. De lá nunca mais saiu.
Em entrevista ao DIÁRIO, Seleucia narra sua trajetória, desde o início no jornalismo até alçar cargos públicos pelos quais teve a chance de atravessar o Tocantins de norte a sul, conhecendo suas belezas, seu povo, suas dificuldades e lutas. Além disso, desbravou todos os traços do turismo do Estado-berço do surpreendente Jalapão.
Nos últimos anos, a profissional tem atuado na Secretaria de Turismo do Estado e na presidência da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur), a qual ajudou a criar pela “necessidade de colocar a comunicação especializada em seu devido lugar, o que não é missão simples no país do agronegócio”, diz Seleucia, que também é sócia da Tekoá Brasil, empresa que foca no desenvolvimento de projetos de turismo sustentável e administração de pousadas. Confira a seguir a entrevista, que integra a série Mulheres que Escrevem o Turismo do DIÁRIO:
DIÁRIO – Por que você escolheu o jornalismo? Com qual editoria sonhava em trabalhar?
O sonho de adolescente era ser escritora. O jornalismo me pareceu o caminho para alcançar esse objetivo de forma remunerada. Claro que não demorou muito para perceber que são duas realidades bem distintas, apesar de muitos jornalistas conseguirem conciliar com muita competência.
Quando comecei a estudar na Universidade Federal de Goiás havia uma discussão entre ser um jornalista especializado em uma área ou ser um ‘generalista’. Eu tinha o desejo de explorar os vários campos possíveis, mas desde o início tinha uma preferência pela editoria de cultura e as oportunidades me levaram sempre para esta temática, desde estágios na Secretaria de Cultura de Goiânia e na Rádio UFT, passando pela primeira experiência em jornal, justamente na editoria de Cultura e depois em revista de variedades.
Com a mudança para Palmas (TO), assumi a editoria de Cultura do principal jornal, e a partir daí fui conquistada também pelo turismo.
DIÁRIO – Como foi a mudança para Palmas? Além da pouca concorrência no jornalismo, o que te impactou nessa ida para outro estado?
Em 1997 Palmas era o espelho da Brasília da minha infância. Além disso, trazia oportunidades de crescimento profissional e pessoal, de busca de autoconhecimento.
DIÁRIO – Pode falar mais sobre os prêmios que recebeu?
Enquanto editora de Cultura de um jornal diário não tinha tempo para me dedicar a matérias especiais, mas ao assumir a edição geral de um semanário, foi possível buscar pautas com temas variados. Meu primeiro prêmio veio com uma matéria sobre a Associação de Catadores de Lixo.
O foco era mostrar como os personagens levavam tanta dignidade a um trabalho tão difícil, desvalorizado e invisível. A premiação era do Sebrae Tocantins, o prêmio nacional no modelo que hoje conhecemos só foi lançado depois.
Conquistei outro Prêmio Sebrae, etapa estadual, com matéria sobre o desenvolvimento da piscicultura no Estado do Tocantins.
Conquistei o segundo lugar em outras duas premiações, sendo uma da Fecomércio Tocantins, sobre a mudança de perfil dos empresários que começavam a atuar com turismo no Jalapão. Essas pessoas ajudaram a elevar o nível de profissionalismo do receptivo local.
DIÁRIO – Depois de anos de experiência, o que ainda te encanta no jornalismo de turismo hoje?
Pessoas. O profissional de comunicação que não se interessa em conhecer as histórias, dores e conquistas de seus personagens desconhece a verdadeira essência do seu trabalho.
Isso vale para todas as profissões e relacionamentos em todos os níveis. O mundo seria melhor se fosse movido por mais empatia.
DIÁRIO – Qual a importância da Febtur para a comunicação voltada para o turismo? A instituição tem colhido os frutos que almejou? Como tem sido essa experiência?
A comunicação mudou completamente nos últimos anos. As redes sociais trouxeram questões e dúvidas sobre o poder do jornalismo de massa. Especificamente na cobertura turística, uma área que surgiu no Brasil há cerca de sete décadas, a Internet e a Inteligência Artificial podem ser inimigas ou aliadas, a depender da capacidade de adaptação de cada um.
A Febtur é uma resposta ao anseio de profissionais que cumprem um papel muito importante, mas estão perdendo espaço para pessoas que não têm a mesma vivência profissional e intimidade com o tema, mas sabem fazer bons vídeos e imagens com seus celulares. Não estou falando aqui dos profissionais comprometidos com a informação, tanto que integramos uma entidade de jornalistas e comunicadores.
Recentemente, a Febtur completou 3 anos de criação. É uma criança começando a andar, mas já está presente em várias cidades e estados, conta com pessoas comprometidas e respeitadas no trade turístico. É uma experiência de aprendizado constante. Eis a magia: aprender sempre, jamais estacionar.
DIÁRIO – Fale mais sobre sua atuação na secretaria de turismo, como é estar do outro lado?
Antes de atuar na Secretaria do Turismo passei pela pastas da Cultura, do Meio Ambiente, da Educação, da Administração, sempre absorvendo aprendizados e conquistando amigos. O que sou enquanto profissional é resultado das experiências em veículos e assessorias. A pasta do Turismo é especial, porque traz o conhecimento dos bastidores e a oportunidade de conviver com pessoas muito comprometidas com a temática. Claro, tudo com muito cuidado, para evitar conflitos.
DIÁRIO – Como você vê o turismo do Tocantins hoje? O Jalapão surge como carro-chefe, né? E o que mais está em alta também?
Ainda temos muito espaço para crescer no turismo. O Jalapão oferece experiências e desafios únicos, mas as Serras Gerais e o Cantão também são regiões com atrativos incríveis. Mesmo a capital, Palmas, conta com uma grande variedade de atrações, como um lago com praias e acesso muito fácil para pescadores esportivos e um distrito, Taquaruçu, com cerca de 30 atrativos naturais, entre cachoeiras, trilhas, mirantes, além de cultura e gastronomia de qualidade. Há muito espaço para empreender, o Etnoturismo, o Afroturismo e o Turismo Rural são alguns exemplos. A Febtur e seus associados sempre serão parceiros.
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