domingo, julho 6, 2025
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Turismo em foco: Goiânia é palco da maior feira do setor no Centro-Oeste

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Expo Turismo Goiás 2024 - foto: divulgação
Expo Turismo Goiás 2024 - foto: divulgação

Goiânia se prepara para sediar, nos dias 3 e 4 de julho, a Expo Turismo Goiás 2025, a maior feira do setor da região Centro-Oeste. O evento voltado para profissionais do turismo, especialmente agentes de viagem, vai acontecer no Centro de Convenções de Goiânia, com entrada gratuita. Entre os principais objetivos da feira estão capacitar e promover negócios para o seu público, além de impulsionar os destinos e atrações turísticas no estado. 

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a realização da feira acompanha um momento positivo para o turismo goiano: em abril de 2025, o volume de atividades turísticas em Goiás avançou 13,5% na comparação ao mesmo período em de 2024, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) realizada pelo IBGE. No Brasil, esse crescimento foi de 9,3%. No mesmo mês, o estado também registrou o maior crescimento mensal do país, com uma alta de 10,8% em relação a março.

Outros dados levantados pela PMS indicam que o estado apresentou avanço de 6,6% no volume de atividades turísticas nos últimos 12 meses, enquanto nacionalmente a média de crescimento no período foi de 5,1%.

Destinos como Goiânia, Pirenópolis (que terá um estande próprio na feira), Caldas Novas e Rio Quente estão entre os mais procurados por turistas que visitam Goiás e oferecem experiências que combinam lazer, ecoturismo, gastronomia e cultura. Pirenópolis se destaca pela arquitetura colonial, trilhas e cachoeiras em meio ao Cerrado e por seus festivais culturais ao longo do ano. Já Caldas Novas e Rio Quente formam o maior manancial hidrotermal do mundo, com parques aquáticos, spas e resorts. Já Goiânia atrai visitantes com sua rede hoteleira ampla, gastronomia atrativa, vida noturna animada e um circuito de feiras e parques urbanos. O público da Expo Turismo Goiás terá a oportunidade de conhecer a capital durante o evento.

O Governo de Goiás também marcará presença com um estande, representando outros municípios goianos, destacando as potencialidades do estado. A expectativa das organizadoras é que a Expo Turismo Goiás ajude a fortalecer ainda mais esse cenário, promovendo encontros entre profissionais, ampliando a rede de contatos e estimulando negócios. “Goiás tem se consolidado como um pólo turístico brasileiro, e a Expo Turismo Goiás é uma vitrine importante, que promoverá a conexão entre profissionais, a capacitação de agentes de viagem e o impulsionamento de destinos. Cada encontro representará uma oportunidade real de crescimento para o turismo regional”, afirma Rose Páscoa, co-idealizadora da feira.

Inscrições abertas

As inscrições para a Expo Turismo Goiás de 2025 estão abertas e podem ser feitas gratuitamente no site oficial (www.expoturismogoias.com.br). O evento contará com 180 expositores e tem como objetivo gerar negócios e conectar profissionais do turismo a marcas, destinos e pessoas, criando oportunidades estratégicas e fomentando a economia local.

A programação da feira contempla rodadas de negócios, mais de 20 horas de palestras, treinamentos e networking de alto nível. A expectativa é reunir mais de 4 mil pessoas entre empresários, agentes de viagens, gestores públicos e entusiastas do turismo em dois dias de intensa troca de conhecimentos para proporcionar capacitação e oportunidades de negócios. Entre os patrocinadores de destaque do evento estão o Ministério do Turismo  (MTur), o Governo do Estado de Goiás, por meio da Goiás Turismo, e a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).

Serviço

  • 5ª Expo Turismo Goiás 2025
  • Data: 3 e 4 de julho de 2025
  • Local: Centro de Convenções de Goiânia
  • Endereço: Rua 4, 1400 – Setor Central, Goiânia (GO)
  • Informações e Inscriçõeswww.expoturismogoias.com.br

Air Europa recebe seu primeiro Boeing 737 MAX e moderniza frota

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Air Europa incorpora à sua frota o primeiro Boeing 737 MAX - Foto: divulgação
Air Europa incorpora à sua frota o primeiro Boeing 737 MAX - Foto: divulgação

A Air Europa acaba de incorporar à sua frota o primeiro Boeing 737 MAX. Com isso, a companhia se torna a primeira empresa espanhola a operar o modelo 737-8, marcando o início de uma nova fase na renovação de suas aeronaves de curta e média distância. O novo jato representa um avanço significativo em conforto, eficiência e sustentabilidade. Graças ao design moderno e aos sistemas de última geração, o 737 MAX oferece desempenho superior em relação à geração anterior, reduzindo o consumo de combustível e melhorando a experiência de voo.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, este 737-8 é o primeiro dos adquiridos junto à AerCap, a maior empresa de leasing aeronáutico do mundo, com quem a Air Europa mantém uma estreita relação de colaboração. Ao longo deste ano, serão quatro aviões deste modelo, aos quais se somarão mais dez em 2026, até completar 20 aeronaves em meados de 2027.

A Air Europa começará a incorporar os 737-8 para cobrir rotas continentais de média distância e, futuramente, de forma eventual, também algumas rotas de curta distância entre destinos nacionais. Com isso, continua o processo de renovação da frota da companhia aérea, que a unificou exclusivamente com modelos Boeing há alguns anos.

O novo Boeing 737 MAX 8 representa um avanço significativo em sua categoria. Além de atender aos mais exigentes padrões de qualidade e segurança, oferece uma importante melhoria em sustentabilidade. Com uma aerodinâmica otimizada graças ao seu design, conta com dois motores LEAP-1B que permitem um alcance de até 3.500 milhas, o que aumenta sua eficiência operacional. Somado ao uso dos sistemas mais avançados para calcular as rotas mais adequadas em tempo real, ele possibilita reduzir o consumo de combustível em até 20% e evitar a emissão de até 3,6 milhões de toneladas de CO₂ por ano. Com isso, a companhia acelera rumo ao seu objetivo de reduzir essas emissões em 30% até 2030, em relação aos níveis de 2015.

Em termos de conforto, o novo avião da família 737 MAX representa uma melhoria notável frente à concorrência. Construído com 90% de materiais reutilizáveis e com uma estrutura e componentes mais leves — como os assentos —, dispõe de janelas 20% maiores, iluminação LED dinâmica e compartimentos superiores muito mais espaçosos para os 189 passageiros que pode transportar.

“A incorporação desta unidade marca uma nova etapa para a Air Europa. Além de consolidar nosso contínuo processo de modernização da frota, seguimos inovando com a tecnologia mais avançada por meio de aeronaves que nos permitem continuar liderando em sustentabilidade e eficiência. Trata-se, ainda, de um modelo que contribui para reduzir os custos operacionais, inclusive os de manutenção, o que nos ajuda a cumprir nossos objetivos de rentabilidade em longo prazo”, afirma Juan José Hidalgo, presidente da Air Europa.

Ricardo Cavero, vice-presidente de Vendas e Marketing Comercial para Europa e Israel da Boeing, declara: “A entrega hoje do primeiro 737 MAX representa mais um passo no posicionamento da companhia aérea para o futuro, com investimento na tecnologia aeronáutica mais avançada, que apoiará os planos de crescimento da Air Europa e a descarbonização de sua frota. Além de reduzir o consumo total de combustível e as emissões, o 737 MAX ajudará a diminuir em 50% a pegada sonora, diminuindo o ruído durante decolagens e pousos nos hubs da Air Europa nos aeroportos de Madri e Palma de Maiorca.”

Aengus Kelly, CEO da AerCap, conclui: “A entrega do primeiro 737 MAX marca um marco importante para a Air Europa, ao se tornar a primeira operadora do Boeing 737 MAX na Espanha. A AerCap se orgulha de apoiar o compromisso da companhia aérea de modernizar sua frota com os aviões mais eficientes em consumo de combustível e mais sustentáveis do setor. Agradecemos a Juan José Hidalgo, Richard Clark e toda a equipe da Air Europa pela contínua colaboração e esperamos continuar apoiando seu sucesso nos próximos anos.”

“O país está de luto”, lamenta Marcelo Freixo sobre morte de Juliana Marins na Indonésia

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Brasileira morre após acidente na Indonésia — Crédito: Instagram / Resgate Juliana Marins
Brasileira morre após acidente na Indonésia — Crédito: Instagram / Resgate Juliana Marins

Juliana Marins, de 26 anos, estava desaparecida desde sábado (21) após cair de um penhasco no Monte Rinjani. Corpo foi localizado por equipe de resgate nesta terça-feira (24).

REDAÇÃO DO DIÁRIO 

A turista brasileira Juliana Marins, de 26 anos, foi encontrada sem vida na manhã desta terça-feira (24), após quatro dias de intensas buscas na região do Monte Rinjani, na Indonésia. A confirmação veio por meio da família, que agradeceu o apoio recebido desde o início das operações de resgate.

“Hoje, a equipe de resgate conseguiu chegar até o local onde Juliana Marins estava. Com imensa tristeza, informamos que ela não resistiu. Seguimos muito gratos por todas as orações, mensagens de carinho e apoio que temos recebido”, diz comunicado da família no perfil do Instagram chamado Resgate Juliana Marins.

Juliana sofreu uma queda de um penhasco enquanto fazia uma trilha no Parque Nacional de Rinjani, destino conhecido por suas paisagens montanhosas e grande atratividade entre aventureiros. Desde sábado, autoridades locais e voluntários atuavam em uma operação desafiadora de resgate.

Na segunda-feira (23), um drone operado por socorristas localizou a jovem, que estava imóvel a cerca de 500 metros abaixo da trilha. No dia seguinte, com o avanço dos trabalhos, foi constatado que o corpo havia escorregado ainda mais, atingindo uma profundidade de 650 metros em relação ao ponto inicial da queda.

O difícil acesso ao local exigiu que as equipes descessem por encostas íngremes, equivalentes à altura do Corcovado, no Rio de Janeiro. Um acampamento avançado chegou a ser montado próximo ao local para dar suporte à operação.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, lamentou a tragédia por meio de nota publicada nas redes sociais:

“O Brasil inteiro acompanhava com esperança o resgate de Juliana Marins, jovem brasileira que sofreu um grave acidente na Indonésia. Infelizmente, recebemos a notícia que ninguém queria. Neste momento de profunda dor, expressamos nossa solidariedade à família, aos amigos e a todos que se comoveram com sua história. O país está de luto e compartilha desse sentimento de tristeza. Que Juliana seja lembrada por sua coragem, alegria e pela mobilização de amor que inspirou.”

O caso gerou comoção nacional, com milhares de mensagens de apoio nas redes sociais desde o desaparecimento da jovem.

O Monte Rinjani, localizado na ilha de Lombok, é o segundo vulcão mais alto da Indonésia e atrai turistas do mundo todo por sua beleza natural. A tragédia reforça os riscos associados a trilhas de alta complexidade e a importância da segurança em atividades de ecoturismo internacional.

Setor de balonismo solicitou regulamentação ao governo três dias antes do acidente em SC

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regulamentação de balonismo
O balão caiu na manhã de sábado (21) em uma área de vegetação, distante cerca de 9 quilômetros do centro da cidade. O acidente matou oito pessoas e deixou 13 feridos. (Reprodução de tela)

De acordo com a Folha de S.Paulo, no dia 18 de junho, três dias antes do trágico acidente de balão em Praia Grande (SC), empresários, Sebrae, Prefeitura e empresas do setor enviaram ao Ministério do Turismo e à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) um ofício com proposta para regulamentar e legalizar o balonismo turístico comercial em todo o Brasil

O documento, elaborado a partir de um encontro realizado em 6 de junho na própria Praia Grande, destacou a necessidade de criar um marco regulatório nacional para o setor, com normas que assegurem segurança, sustentabilidade e boas práticas. O objetivo era envolver tanto entidades públicas quanto privadas, buscando construir um caminho estruturado para o desenvolvimento do balonismo turístico no país.

Na mensagem, o Sebrae de Santa Catarina reforçou a importância da participação da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, com o intuito de proporcionar “segurança jurídica, fomentar o desenvolvimento do setor e promover a atividade de forma estruturada em todo o território nacional”.

Também em 6 de junho, o Sebrae lançou um projeto turístico junto à Prefeitura de Praia Grande, no qual o balonismo é apontado como a principal atração local,

Ao ser procurada, a Anac informou que entende o balonismo como “atividade aerodesportiva”, de alto risco, na qual não há certificação de aeronavegabilidade das aeronaves nem habilitação técnica padronizada — questões que ficam a cargo de cada praticante — e que operadores que colocarem terceiros em risco podem ser penalizados sob a legislação penal vigente.

O balão caiu na manhã de sábado (21) em uma área de vegetação, distante cerca de 9 quilômetros do centro da cidade. O acidente matou oito pessoas e deixou 13 feridos.

 

Voos diretos da Azul entre São Paulo e Bariloche começam nesta temporada

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Azul inicia operações sazonais entre São Paulo e Bariloche - Foto: divulgação
Azul inicia operações sazonais entre São Paulo e Bariloche - Foto: divulgação

A Azul iniciou nesta segunda-feira (23) seus voos sazonais para Bariloche, um dos destinos mais procurados da Argentina durante o inverno. A rota parte do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), com destino à cidade localizada no norte da Patagônia. Ao todo, serão 84 operações de ida e volta para o destino conhecido como a “Suíça argentina”.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, os voos serão operados por aeronaves A320, com capacidade para 174 Clientes por trecho. As operações ocorrem às segundas, terças, quintas, sextas e sábados, com partidas às 10h10 e chegadas às 11h50. O retorno para Campinas acontece às 15h50, com chegada às 19h50.

“Este ano, pretendemos repetir o mesmo sucesso dos nossos voos sazonais no ano passado para Bariloche, que totalizaram 90% de ocupação. A rota é uma das mais procuradas pelos nossos Clientes brasileiros, pois ocorrem durante as férias escolares de julho, criando uma alternativa a mais de viagens em família. As operações reforçam a conectividade da companhia com o país vizinho, de onde os viajantes podem se conectar com a capital Buenos Aires e outras cidades turísticas argentinas”, observa Cesar Grandolfo, gerente de Relações Institucionais, da Azul.

Localizada na província de Río Negro, Bariloche oferece uma variedade de atividades, desde explorar a Calle Mitre, conhecida por suas lojas de chocolates e cervejarias artesanais, até aventuras ao ar livre como esqui no Cerro Catedral e passeios panorâmicos pelo Circuito Chico. Para os que dispõem de mais tempo, é recomendada a Ruta de Los Siete Lagos, que conecta Bariloche a San Martín de Los Andes, passando por belas paisagens e lagos cristalinos. Com uma combinação de belezas naturais, infraestrutura turística de qualidade e uma forte influência da colonização europeia, Bariloche é um destino versátil, ideal para viajantes que buscam aventura, relaxamento e boa gastronomia. Saiba mais no site.

Confira abaixo os dias e horários dos voos entre Viracopos e Bariloche

Conflito entre Israel e Irã impacta turismo no Oriente Médio. ABAV faz recomendações

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Oriente Médio
Em nota, a ABAV Nacional reafirma seu compromisso em manter os agentes e turistas informados e seguros. (Crédito: Pixabay - divulgação)

A escalada da crise geopolítica no Oriente Médio leva à suspensão de voos, fechamento de espaços aéreos e gera incertezas para turistas. ABAV Nacional orienta viajantes e reforça a importância da assistência profissional no setor

REDAÇÃO DO DIÁRIO com assessorias

A tensão crescente entre Israel e Irã na última semana trouxe impactos diretos para o turismo em países como Israel, Emirados Árabes Unidos, Egito e Jordânia – destinos populares entre os brasileiros. O fechamento temporário de espaços aéreos e a suspensão de voos geraram incerteza e mobilizaram agentes de viagens, operadores e companhias aéreas. Em resposta, a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional) reforçou a relevância dos profissionais do turismo para orientar e oferecer suporte técnico durante períodos de instabilidade.

Mudanças nos voos e conexões nos hubs da região

A ABAV Nacional está monitorando a situação em tempo real, em contato direto com autoridades. Segundo a entidade, além de voos cancelados nos países diretamente envolvidos no conflito, há risco de alterações e atrasos em conexões realizadas nos grandes hubs do Oriente Médio, como Dubai (Emirados Árabes) e Doha (Catar). A recomendação é que passageiros evitem deslocamentos não essenciais e sigam as orientações de segurança.

“O agente de viagens é a ponte entre o passageiro e toda a cadeia do turismo”, afirma Ana Carolina Medeiros, presidente da ABAV Nacional. “Em momentos como este, ter um agente ao lado faz toda a diferença, pois ele está preparado para lidar com imprevistos.”

Orientações práticas para quem tem viagem marcada

A entidade alerta para os riscos de decisões precipitadas. “Cancelar passagens ou reservas por conta própria pode resultar em perdas financeiras”, orienta a ABAV. A recomendação é manter contato constante com a agência de viagens contratada e aguardar informações atualizadas dos fornecedores para tomar decisões seguras.

A seguir, as principais recomendações da ABAV para quem está com viagem programada:

Fale com seu agente de viagens: ele pode verificar políticas de reembolso, crédito ou remarcação.

Evite cancelamentos diretos: isso pode resultar na perda de direitos ou valores pagos.

Espere antes de remarcar: aguardar instruções dos fornecedores evita decisões equivocadas.

Priorize a segurança: siga orientações do agente de viagens e das autoridades locais.

Orientações específicas do Itamaraty por país

Israel: Brasileiros devem permanecer em seus locais de hospedagem e seguir instruções do Comando da Frente Interna. Quem desejar deixar o país deve preencher o formulário indicado pela Embaixada do Brasil em Tel Aviv. (acesso ao formulário)

Irã: Em caso de emergência, a Embaixada pode ser contatada pelo número +98 912 148 5200.

Jordânia: A situação é estável, mas podem ocorrer manifestações e interrupções de voos. Evitar aglomerações e áreas de fronteira é recomendado.

Egito: País segue em normalidade, mas com alerta para fronteiras terrestres como a de Taba-Eilat. Recomenda-se atenção aos documentos de viagem e evitar regiões instáveis. Emergências podem ser atendidas pelo consulado brasileiro no Cairo ou pelo Itamaraty.

Em nota, a ABAV Nacional reafirma seu compromisso em manter os agentes e turistas informados e seguros. A entidade manifesta esperança na resolução pacífica do conflito e na retomada da normalidade nos fluxos turísticos da região.

Rede Bristol investe em turismo olfativo com fragrância exclusiva

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Segundo nota enviada ao DIÁRIO, a proposta nasceu do desejo de criar uma identidade olfativa única, capaz de ser reconhecida instantaneamente em qualquer uma das 17 unidades da rede (Crédito: divulgação)

A Rede Bristol Hotéis & Resorts dá um passo inovador ao lançar o aroma exclusivo Bristol Fresh Buquet, desenvolvido em parceria com a Spartan do Brasil. Com notas de algodão, chá branco e pitanga, a fragrância será incorporada às áreas comuns das unidades, promovendo uma conexão emocional profunda com os hóspedes e elevando a experiência sensorial como diferencial competitivo.

Turismo olfativo e identidade sensorial

Segundo nota enviada ao DIÁRIO, a proposta nasceu do desejo de criar uma identidade olfativa única, capaz de ser reconhecida instantaneamente em qualquer uma das 17 unidades da rede. O projeto, liderado por Leonardo Pires Ferreira, gerente de Alimentos e Bebidas, foi desenvolvido ao longo de anos com base em testes sensoriais e escuta ativa de colaboradores e hóspedes. A iniciativa segue a tendência do turismo olfativo, em que o cheiro torna-se parte fundamental da memória afetiva da estadia.

Sustentabilidade e territorialidade

A fragrância foi criada com insumos de baixo impacto ambiental, sem o uso de substâncias agressivas como Nonilfenol e EDTA, em linha com a política de sustentabilidade da rede. Além disso, foram consideradas referências culturais e naturais das regiões onde a Bristol atua, resultando em um aroma que reflete o clima e a vegetação locais. Para Adriana Alves, CMO da Rede, o aroma vai além da personalização: é a materialização sensorial da essência Bristol, um passo estratégico rumo à diferenciação e fidelização no mercado. (DA REDAÇÃO com assessorias)

Sobre a Rede Bristol 

A Rede Bristol Hotéis & Resorts nasceu em Curitiba (PR), em 1994 e conta com 17 empreendimentos em operação e mais quatro em construção, totalizando 21 hotéis, presentes em pontos estratégicos em oito Estados do país. A Bristol conta com cinco categorias de empreendimentos, segundo sua vocação, tipo de acomodação e serviços disponíveis.

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Bristol International Airport, em Guarulhos: localização estratégica, conforto e experiência sensorial

PRT em Ação chega a Rondônia com foco em turismo e gestão regional

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“PRT em Ação” chega a Rondônia para impulsionar o turismo e qualificar a gestão regional - Crédito: Silva Júnior - MTUR
“PRT em Ação” chega a Rondônia para impulsionar o turismo e qualificar a gestão regional - Crédito: Silva Júnior - MTUR

Entre os dias 23 e 26 de junho, Rondônia será palco do PRT em Ação, iniciativa do Ministério do Turismo (MTur) que visa fortalecer o setor turístico em todo o país. Após passar por diversos estados das regiões Norte, Nordeste e Sudeste, o programa chega ao estado com a missão de capacitar gestores municipais e incentivar a inclusão de novas cidades no Mapa do Turismo Brasileiro.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur*

A proposta do PRT em Ação é mobilizar e qualificar lideranças locais, facilitando o acesso a políticas públicas e a recursos federais voltados ao turismo. Estar presente no Mapa do Turismo amplia a visibilidade dos destinos e fortalece o desenvolvimento regional, tanto do ponto de vista econômico quanto social.

Segundo Ana Carla Moura, coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo no MTur, o programa é uma ponte entre o governo federal e os agentes que atuam diretamente no setor.

“A iniciativa aproxima o Ministério do Turismo da realidade vivida pelos gestores municipais. Queremos apoiar com conhecimento, ferramentas práticas e escuta ativa, ajudando a estruturar políticas públicas eficientes e a criar oportunidades reais de desenvolvimento”, afirma Ana Carla.

Ela também ressalta que o projeto vai além da teoria.

“Cada visita é uma oportunidade de ouvir as lideranças locais e as comunidades. Em Rondônia, levaremos todas as etapas do projeto: palestras, oficinas e atendimentos técnicos, compondo o Diagnóstico Estratégico da gestão turística”, completa.

A secretária nacional de Políticas de Turismo, Cristiane Sampaio, destaca que o programa é uma prioridade da gestão e está alinhado à diretriz do ministro do Turismo, Celso Sabino.

“O PRT em Ação coloca em prática a visão do ministro Celso Sabino: um Ministério mais próximo de quem realmente faz o turismo acontecer. Ao apoiar as governanças locais e regionais, estamos consolidando uma Política Nacional de Turismo mais integrada, técnica e participativa”, afirma.

Programação em Rondônia

Durante três dias, a equipe técnica do Ministério do Turismo passará por Cacoal, Ouro Preto do Oeste e Porto Velho, promovendo oficinas e ações de capacitação. As atividades incluem orientações técnicas, escuta das demandas locais e apoio estratégico às lideranças do setor.

O público-alvo é formado por prefeitos, secretários municipais de turismo, empresários, representantes de conselhos e das Instâncias de Governança Regional (IGRs), além de interlocutores estaduais e membros da sociedade civil.

Desde seu lançamento em 2025, o PRT em Ação já alcançou mais de 110 municípios brasileiros. A iniciativa se consolida como um dos pilares da atual gestão, com foco na valorização das particularidades de cada destino, na geração de empregos e na criação de oportunidades para o crescimento do turismo regional.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur

Corretor na Real: evento inédito une setor de seguros, turismo e economia local em Diamantina

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Corretor na Real: evento inédito une setor de seguros, turismo e economia local em Diamantina - Crédito: divulgação
Corretor na Real: evento inédito une setor de seguros, turismo e economia local em Diamantina - Crédito: divulgação

Entre os dias 6 e 8 de agosto de 2025, a charmosa e histórica cidade de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, será palco do Corretor na Real, projeto inédito promovido pelo Sindicato dos Corretores de Seguros de Minas Gerais (Sincor-MG). Com expectativa de reunir entre 700 e 1.200 profissionais do setor, o evento vai muito além de uma programação técnica: será um produto turístico, que irá movimentar a economia local e envolver a população com ações a céu aberto.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o objetivo principal do Corretor na Real é descomplicar o seguro e mostrar, de forma acessível e próxima do público, a importância desse serviço para a vida das pessoas. O evento propõe uma abordagem prática e cotidiana, como explica Gustavo Bentes, presidente do Sincor-MG: “Nosso objetivo é mostrar o óbvio: o seguro é algo essencial e presente na vida de todos. Por isso escolhemos fazer esse evento a céu aberto, para que ele aconteça enquanto a vida acontece. Queremos que a população se envolva, participe, reflita. Nada de salas fechadas: o seguro precisa ser vivido, sentido, compreendido pelas pessoas comuns, no dia a dia.”

A proposta inovadora foi reforçada no dia 17 de junho, durante uma visita técnica promovida pelo Sincor-MG para os patrocinadores do projeto. O grupo percorreu os principais pontos turísticos da cidade, que também servirão como pontos de apoio e vivência durante os dias do evento.

Para os moradores e empresários locais, a chegada do Corretor na Real já é motivo de celebração. O empresário Léo Nascimento, proprietário da Pousada Relíquias do Tempo, destacou a importância da iniciativa: “A cidade de Diamantina tem que agradecer por sediar um evento como esse. É um turismo de negócios que chega fora das capitais, valorizando o interior. E Diamantina está pronta para acolher. Escolher uma cidade que preserva seu patrimônio e cuida do ambiente é simbólico — assim como o segurador cuida do segurado”.

Combinando conhecimento, negócios e cultura local, o Corretor na Real promete ser um marco para o setor de seguros e um catalisador de desenvolvimento para Diamantina e toda a região.

Serviço – Corretor na Real

  • Data: 6 a 8 de agosto de 2025
  • Local: Diamantina, MG
  • Ingressos e inscrições: acessando aqui
  • Organização: Sindicato dos Corretores de Seguros de Minas Gerais (Sincor-MG).

Passageiro indisciplinado pode pagar multa? Entenda decisão da Ryanair

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Ryanair
Rodrigo Alvim: - Mestre em Direito pela PUC/MG. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com um semestre na Univesidad de Barcelona. Possui MBA em gestão empresarial pela FGV. É especialista em Direito dos Passageiros Aéreos - Crédito: divulgação

A companhia aérea europeia Ryanair anunciou uma medida polêmica, mas que pode se tornar tendência no setor: a aplicação de multas aos passageiros que causarem transtornos durante os voos. A penalidade chega cerca de R$ 3,2 mil e tem como objetivo desencorajar comportamentos agressivos, discussões, brigas e qualquer ato que coloque em risco a segurança, o conforto e a pontualidade das operações.

O motivo não é apenas evitar desconforto. Em muitos casos, atitudes de passageiros indisciplinados obrigam aeronaves a realizarem pousos não programados, o que gera prejuízos financeiros, perda de conexões, atrasos e uma série de transtornos para outros clientes.

“A ideia da companhia é punir passageiros que gerem problemas nos voos. Porque, além do transtorno, isso pode gerar um dano muito maior. Imagine que, por conta de um passageiro agressivo, o comandante precise desviar a rota e pousar antes do destino. Isso gera prejuízo para a empresa, atraso para outros passageiros e até risco operacional”, explica o advogado especializado em Direito dos Passageiros Aéreos, Rodrigo Alvim.

Quem paga a conta?

Segundo o advogado, do ponto de vista jurídico, existe um entendimento de que, enquanto o passageiro está no voo, a companhia responde pelos danos que ele venha a causar, independentemente de culpa. Isso significa que, mesmo sem ser a responsável direta pela conduta do passageiro, a empresa pode ser acionada judicialmente por quem se sentir prejudicado.

“A companhia responde pelos danos causados por aquele passageiro, justamente por ter permitido seu embarque. E muitas vezes, ao invés de processar a pessoa física, que pode ser difícil ou inviável, os prejudicados acionam diretamente a companhia aérea”, explica Alvim.

Ele cita que a própria Ryanair já foi vitoriosa em uma ação de regresso, cobrando de um passageiro cerca de R$ 100 mil, após um episódio em que o comportamento inadequado forçou um pouso emergencial.

Multa como estratégia de prevenção

A aplicação da multa, para a companhia aérea, pode servir como forma de prevenção. “A empresa quer que o passageiro pense duas vezes antes de ter uma atitude agressiva, impulsiva ou desrespeitosa. O custo financeiro imediato pode ser um freio para esse tipo de comportamento”, analisa Rodrigo.

No Brasil, a aplicação de multas diretamente pelas empresas aos passageiros ainda não é uma prática comum e poderia gerar discussões jurídicas.

“É perfeitamente possível a empresa cobrar judicialmente um passageiro que causou danos. A dificuldade está mais na execução contra pessoa física, que pode não ter patrimônio suficiente para pagar. Por isso, muitas vezes, a companhia acaba arcando com o prejuízo diante dos demais passageiros, mas pode buscar esse valor depois na Justiça”, conclui Alvim.

Fonte: Rodrigo Alvim – Mestre em Direito pela PUC/MG, graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com intercâmbio na Universidad de Barcelona. Possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV e é especialista em Direito dos Passageiros Aéreos.

Artigo enviado ao DIÁRIO DO TURISMO por e-mail.