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Festuris anuncia país convidado de honra de 2024; veja qual é

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A 36ª edição do Festuris Gramado já tem o seu país convidado de honra

A ilha tropical caribenha com praias paradisíacas de areias branquinhas e água cristalina é a convidada de honra do 36º Festuris – Feira Internacional de Turismo, a mais efetiva feira de negócios turísticos das Américas, que ocorre em Gramado de 7 a 10 de novembro.

Exaltar a República Dominicana no Festuris é uma forma de reconhecer e valorizar o destino que registra crescimento significativo em sua movimentação turística. De acordo com Paola Gómez, diretora do Escritório de Turismo da República Dominicana no Brasil, este reconhecimento também exalta a participação contínua do seu país no evento e a divulgação entre os viajantes brasileiros.

“Aceitamos com especial emoção a distinção que nos homenageia como país convidado do Festuris Gramado 2024 por ser a primeira edição da feira após as terríveis enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul, com a certeza de que, graças ao esforço dos gaúchos e com um trabalho digno, o estado emergirá mais forte”, sublinha Paola.

A República Dominicana é o terceiro país convidado, o primeiro foi a Argentina e no ano passado o Uruguai, ambos com participação no Festuris desde as primeiras edições. “É uma honra muito grande poder contar com a República Dominicana com esse status de país convidado para representar esse destino com potencial gigantesco que é o caribe. Eles estão conosco há muitos anos, o país já era representado nas primeiras edições e passou a ter estande próprio em meados dos anos 2000, um estande lindo, dinâmico e vivo. É um orgulho tê-los com a gente, porque o Brasil é um alto consumidor dos atrativos e do produto República Dominicana, especialmente das praias, à exemplo da tão conhecida Punta Cana”, comentou Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris.

A ilha possui 1.600 km de costa e mais de 200 praias, muitas delas reconhecidas como as mais paradisíacas do mundo. E além das belas praias, o destino também tem uma oferta diversificada de aventuras como tirolesa, espeleologia (cavernas), rapel, parapente, rafting, canoagem, surf e mergulho. O turismo histórico é outra opção com igrejas e museus. E os passeios e experiências também são marcantes em atrações como rios e cachoeiras e muitos parques.

Economia e história

A principal atividade econômica é o turismo, com uma ampla oferta de hotéis localizados sobretudo nas belas praias, atraem turistas de diferentes partes do mundo, especialmente dos Estados Unidos, Canadá, Rússia, Europa e da América Latina. As principais regiões turísticas são Punta Cana, Bávaro, Santo Domingo, Puerto Plata e Samaná. A gastronomia também é um ponto de destaque do país. A ilha possui sete aeroportos.

A agricultura foi substituída como a principal atividade econômica, mas ainda continua sendo uma importante fonte de geração de recursos, com cultivos importantes como a cana de açúcar, arroz, mandioca, cacau, café, tabaco, tomate, banana, manga e banana da terra. A moeda da República Dominicana é o peso dominicano (0,017 dólar).

A ilha foi descoberta por Cristóvão Colombo durante sua primeira viagem ao Novo Mundo, em 5 de dezembro de 1492, e foi colonizada pelos espanhóis. A população atual do país é 10,5 milhões de habitantes.

Seis milhões de visitantes

Em apenas seis meses, a República Dominicana registrou uma movimentação turística de quase seis milhões de visitantes. Entre janeiro e junho, o país recebeu por via aérea 4.474.981 turistas, um crescimento de 9% em relação ao mesmo período de 2023. Já os passageiros de cruzeiros marítimos foram 1.475.745, registando um crescimento de 16% face ao ano passado. O montante chega a um total de 5.950.726. A informação foi divulgada pelo ministro do Turismo, David Collado.

“O turismo dominicano alcançou não só a sua plena recuperação pós-pandemia, mas também um desempenho sem precedentes, tendo atingido a meta de 10 milhões de visitantes ao destino em 2023. Esse crescimento continuará em 2024 e o Brasil é parte essencial desses resultados, estando atualmente entre os 15 maiores em número de passageiros para a República Dominicana”, observa Paola.

Sobre o Festuris

O Festuris – Feira Internacional de Turismo é um evento que acontece em Gramado desde 1989. É um palco de debates de temas relevantes da atualidade e uma feira de negócios, considerada a mais efetiva em resultados para os expositores. Em 2023, vieram 2500 marcas, 15 mil participantes e 40 destinos internacionais. Ocupou três pavilhões que totalizaram 27 mil metros quadrados de área. A edição deste ano ocorre de 7 a 10 de novembro.

Grupo Mabu anuncia cinco novas contratações

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As contratações fazem parte de uma estratégia de fortalecimento e inovação para expandir a atuação do Grupo Mabu no mercado

O Grupo Mabu anuncia a contratação de cinco novos profissionais para reforçar suas equipes nas áreas de Governança, Manutenção, Marketing, Revenue Management e Gerência de Multipropriedade.

Robson Santos

Robson Santos, com mais de uma década de experiência na gestão de grandes equipes e na implementação de processos de governança, assume o desafio de manter a excelência operacional em todas as unidades do Grupo Mabu. Sua vasta experiência será fundamental para aprimorar ainda mais os padrões de qualidade e eficiência nos serviços oferecidos aos hóspedes. “Estamos comprometidos em proporcionar experiências memoráveis aos nossos clientes e, para isso, é essencial contar com uma governança sólida e eficiente”, afirmou Santos.

Reginaldo Franco

No setor de manutenção, Reginaldo Franco, que possui uma sólida trajetória em manutenção hoteleira, será responsável por garantir que todas as unidades do grupo estejam sempre em condições ideais para proporcionar a melhor experiência aos clientes. Com um foco intenso na manutenção preventiva e corretiva, Franco assegurará o conforto e a segurança dos hóspedes, elementos chave para a reputação do Grupo Mabu.

Kethleen Gluczkovski

Com 12 anos de experiência no setor hoteleiro, Kethleen Gluczkovski é outra adição estratégica ao time, assumindo a posição de Revenue Manager. Kethleen, que se destacou no VIHP 2022 pela excelência em Gerenciamento de Receitas, traz uma visão estratégica em Revenue Management e Distribuição de Canais. “Acredito que uma abordagem estratégica e inovadora é crucial para o crescimento sustentável. Estou ansiosa para contribuir com minha experiência e ajudar o Mabu a alcançar novos patamares,” comentou Kethleen, destacando sua visão de impulsionar a inovação e a rentabilidade da rede.

Fernanda Lanza

No My Mabu, um dos empreendimentos de maior destaque no segmento de multipropriedade, Fernanda Lanza assume como nova Gerente Geral de Multipropriedade. Com uma sólida formação em Turismo e Gestão Empresarial e vasta experiência adquirida em renomadas redes hoteleiras, como Promenade Apart-Hotéis e Atlantica Hotels, Fernanda traz uma mentalidade focada na excelência no atendimento ao cliente e na eficiência operacional. “Minha experiência me ensinou a importância da excelência no atendimento ao cliente e na eficiência operacional. Estou animada para trazer essa mentalidade para o My Mabu e ajudar a elevar a experiência dos nossos hóspedes”, ressaltou Fernanda.

Bianca Conicelli

Reforçando a área de marketing, o Grupo Mabu contratou Bianca Conicelli como nova gerente. Bianca, com mais de uma década de experiência em Comunicação e Marketing, é reconhecida por sua abordagem inovadora e expertise em gestão de conteúdo 360. Ela já liderou importantes projetos de Branding e Comunicação Institucional, com foco no crescimento orgânico e na otimização de recursos. “Estou entusiasmada para aplicar minhas habilidades no Mabu, desenvolvendo campanhas que alinhem os objetivos da empresa com as demandas do mercado, promovendo um crescimento sustentável e impactante,” afirmou Bianca.

“A chegada desses novos gestores ao Grupo Mabu é um marco significativo que reflete o contínuo crescimento da nossa companhia e a força da nossa marca empregadora. Com profissionais altamente qualificados e com experiências ricas e diversificadas, estamos não apenas ampliando nossa capacidade de inovação e liderança no setor, mas também reafirmando nossa posição como uma das empresas de destaque no setor para se trabalhar no Brasil”, destacou Karla Amaral, diretora de Desenvolvimento Humano e Organizacional do Grupo Mabu.

Abreu relança campanha de Vendas Antecipadas de Circuitos Europeus

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Até o dia 31 de dezembro, as agências têm a oportunidade de alavancar as vendas com preços da temporada atual para viagens no próximo ano

Nesta semana, a Abreu lançou a temporada 2025/2026 da campanha de Vendas Antecipadas de Circuitos Europeus, mais conhecida como VAN. Até o dia 31 de dezembro, as agências poderão vender roteiros para a Europa pelo preço deste ano, proporcionando ao cliente uma oportunidade imperdível de garantir a viagem do próximo ano com valores atuais.

Nesta edição, a campanha conta com 85 roteiros para diversos destinos europeus, com mais de 900 saídas com preços atrativos e viagens que podem ser realizadas de abril de 2025 a março de 2026.

De acordo com Adriana Boeckh, diretora de marketing e comunicação da Abreu no Brasil, a nova campanha traz melhorias significativas em diversos roteiros.

“Houve uma revisão dos roteiros, com intuito de tornar a viagem ainda mais proveitosa. Também revisamos as atividades turísticas e trouxemos mais opções de passeios relacionados a vinhos, azeites e de interesse histórico e cultural, além de priorizar o tempo livre dentro de cada itinerário para que os clientes possam desfrutar com calma de tudo que o destino tem para oferecer”, explica a executiva.

Além de preços especiais, os roteiros da nova campanha estão disponíveis da seguinte forma:
  • 31 Circuitos Europa Primeira Classe, com hotelaria 4 e 5 estrelas em regiões centrais das cidades, guia Abreu falando apenas português no ônibus, serviço de bagageiro na entrada e saída dos hotéis e traslados.
  • 40 Circuitos Europa Para Todos, com hotelaria 4 estrelas dentro das cidades, guia Abreu falando português e espanhol, serviço de bagageiro na saída dos hotéis e traslados.
  • 14 Roteiros Low Cost para quem opta por uma viagem econômica, mas com a segurança da operação Abreu, hotelaria de 3 ou 4 estrelas nos arredores das cidades, guia Abreu falando português ou espanhol e traslado na chegada.

“A campanha de Vendas Antecipadas de Circuitos Europeus é a oportunidade perfeita para as agências alavancarem as vendas deste ano, proporcionando ao cliente viagens incríveis para o Velho Continente com preços reduzidos antes do aumento da hotelaria e serviços nos países”, destaca Adriana Boeckh.

Manoel Linhares: “Lei Geral do Turismo vai à sanção presidencial garantindo direitos as plataformas on-line de vendas”

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Artigo de Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional, anuncia a aprovação da Lei Geral do Turismo pelo Confresso Nacional e que agora aguarda sanção presidencial, confira:

A Lei Geral do Turismo (LGT) foi aprovada no Congresso Nacional e agora aguarda sanção presidencial, sendo razão de muita preocupação para a indústria de hotéis do país que esperava que a atualização da legislação trouxesse ajustes compatíveis com as novas modalidades de negócios do planeta, equiparando nosso ordenamento jurídico relativo à venda de pernoites, realizadas através das plataformas digitais de vendas de hospedagem, aos padrões que regem os atuais códigos comerciais e estabelecem algum tipo de regulamentação com relação ao tema, como Paris, Berlim, Barcelona, Londres, Nova York e Tóquio, entre outros destinos.

O texto da LGT como foi aprovado no Congresso, no parágrafo 5, do seu artigo 23, diz que “O disposto nesta lei não se aplica aos empreendimentos imobiliários organizados sob a forma de condomínio com instalações e serviços de hotelaria à disposição dos moradores, cujos proprietários disponibilizem as unidades exclusivamente para uso residencial próprio ou por terceiros, conforme legislação específica”, e nos mantêm presos ao século passado, sendo ainda exatamente o oposto dos anseios de um setor que não só emprega, mas pela sua própria natureza, possibilita a ascensão social de milhares de brasileiros.

A nova versão da lei assegura uma concorrência desleal entre os meios de hospedagem formais, que pagam impostos e têm obrigações inerentes com sua atribuição, com as plataformas de vendas de hospedagem on line que, além de não serem obrigados a cumprir nenhuma norma estabelecida para os meios de hospedagem oficiais, não contribuem com o pagamento de tributos compatíveis à sua atuação, o que ocasiona perdas para a União, que deixa de receber seus tributos; Para os estados, que perdem arrecadação de IRPF (distribuição via governo federal) e para os municípios, que deixam de recolher um de seus principais impostos, o ISS. Além disso, é preciso destacar a falta de pagamento do IPTU comercial pelas unidades alugadas, a não conformidade com a Lei de Acessibilidade, com a taxa do ECAD relacionada aos direitos autorais de composições executadas em ambientes comerciais, além do desrespeito evidente ao Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei do Inquilinato.

Tal dispositivo legal chancelará a concorrência desleal das plataformas digitais de reservas de hospedagem e desafiará a lei da livre concorrência contrariando o artigo 150 da Constituição Federal que define que a paridade tributária é exigida para empresas e pessoas físicas que praticam a mesma atividade econômica.

Dentro desse contexto, é importante ressaltar ainda que estão sendo construídos, nos grandes centros urbanos do país, enormes edifícios com apartamentos compactos que, já na assinatura do contrato, ficam disponibilizados para hospedagem através da venda de pernoites. Sendo assim, seria de grande valia que o governo federal, assim como outros níveis do poder público, fizessem uma pesquisa sobre os números de alvarás residenciais expedidos para esse tipo de imóvel, que na verdade terão uso comercial, e um cálculo rápido mostraria o impacto dessas construções não só na ausência de arrecadação, mas também com o resultado social imediato causado pelo aumento do preço do aluguel e dos preços dos imóveis e as conseqüências sociais futuras, relacionadas à urbanização mal planejada.

Como presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), entidade que representa mais de 32 mil meios de hospedagem independentes e formais, reafirmo a perplexidade de todo um segmento diante de uma situação que vem afetando o setor nos últimos anos e que, pelo visto, se perpetuará por mais algumas décadas. Agora, seria a hora de incluir esse novo modelo de negócios no mercado formal, aumentando a arrecadação e contribuindo para que o governo federal pudesse investir na área social, destinando mais recursos no seu orçamento para saúde, educação, lazer e, porque não, divulgação do nosso Brasil no exterior.

Mas, como dizem por aí que a esperança é a última que morre, torçamos para que, no apagar das luzes, as regras que estão vigorando no mundo sejam comparadas com as que estamos prestes a estabelecer, pois caso contrário, seremos obrigados a nos conformar com a posição periférica que ocupamos no ranking do turismo mundial e adotar mais uma vez a classificação de país com industrialização tardia.

*Manoel Linhares, presidente nacional da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional)

Avião Solidário da LATAM leva gratuitamente aves jacutingas de Foz do Iguaçu para Mata Atlântica 

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Em quase 13 anos, programa Avião Solidário LATAM já ajudou a proteger mais de 4,6 mil animais no Brasil

Graças ao transporte gratuito realizado nesta terça-feira (3/9) pelo programa Avião Solidário da LATAM, quatro aves jacutingas (Aburria jacutinga) criadas através do projeto “Voa, Jacutinga” serão possivelmente reintroduzidas na Mata Atlântica na Serra da Mantiqueira (SP) por meio do Projeto Jacutinga da SAVE Brasil (Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil).

Avião Solidário LATAM
Graças ao Avião Solidário da LATAM, quatro aves jacutingas serão possivelmente reintroduzidas na Mata Atlântica em São Paulo. Crédito: Parque das Aves

Em nota enviada ao DIÁRIO a LATAM informa que as aves nasceram no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu (PR), que desde 2017 contribui com este projeto. Os filhotes foram criados seguindo rigorosos protocolos do projeto de conservação do Parque das Aves “Voa, Jacutinga” e agora são direcionados para a SAVE Brasil para serem avaliados, treinados e possivelmente reintroduzidos em seu ambiente natural. Essa ação conjunta entre várias entidades atua diretamente nos esforços de conservação dessa espécie endêmica da Mata Atlântica, que é considerada ameaçada de extinção pela UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza), na categoria EN (Em Perigo).

O projeto “Voa, Jacutinga” conta com o trabalho integrado de diversas áreas do Parque das Aves, que cuidam de aspectos reprodutivos, neonatais, veterinários e comportamentais dos animais. Todos esses cuidados garantem que essas jacutingas tenham uma maior chance de aceitação no Projeto Jacutinga, da SAVE Brasil, para que sejam reintroduzidas em área de Mata Atlântica para um dia repovoar áreas onde a espécie já desapareceu por conta da ação humana.

 

O Projeto Jacutinga tem como objetivo aumentar a população de jacutingas em seu ambiente natural por meio de reintrodução e monitoramento, baseado em pesquisa científica, educação ambiental e articulação com órgãos ambientais. Os animais recebidos pelo Projeto são oriundos de zoológicos ou criadouros e passam por um período de ambientação com treinamento para aprimorar os sucessos da sua reintrodução em seu ambiente natural. Após esse período, ocorre uma reintrodução branda dos indivíduos, que são monitorados via transmissor VHF.

O transporte gratuito foi realizado por meio da LATAM Cargo em voo direto que partiu de Foz do Iguaçu com destino ao aeroporto de Guarulhos. O transporte aéreo foi realizado de forma gratuita pelo Avião Solidário da LATAM e evitou um deslocamento terrestre de mais de 1 mil quilômetros entre as instituições, reduzindo para 1h45 um percurso que levaria mais de 13 horas por via terrestre.

AVIÃO SOLIDÁRIO JÁ PROTEGEU MAIS DE 4,6 MIL ANIMAIS NO BRASIL

Avião Solidário LATAM
O transporte gratuito foi realizado por meio da LATAM Cargo em voo direto que partiu de Foz do Iguaçu com destino ao aeroporto de Guarulhos (Divulgação)

Com 13 anos, o programa Avião Solidário da LATAM em conjunto com instituições parceiras já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil e realizou o transporte de mais de 4,6 mil animais. Além dos 282 milhões de vacinas contra a COVID-19 transportadas gratuitamente para todos os estados brasileiros, o programa completou a marca de mais de 200 toneladas de doações (cestas básicas, água, fraldas descartáveis, cobertores, entre outros itens) e 130 voluntários (médicos, enfermeiros, veterinários e bombeiros) transportados gratuitamente na recente crise do Rio Grande do Sul desde 4 de maio de 2024.

O Avião Solidário está conectado com a frente de Valor Compartilhado da Estratégia de Sustentabilidade do grupo LATAM, para colocar à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia. Atualmente, o Avião Solidário também tem parcerias com diferentes instituições no Brasil, como Amigos do Bem, Movimento União BR, Gastromotiva, Por1Sorriso, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se e SOS Mata Atlântica.

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Redescobrindo o Zoológico de São Paulo: o grande projeto que transformou o parque

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Estrutura modernizada, ambientes mais acolhedores, animais estreantes, preservação intensiva da natureza e até espaços instagramáveis. Esses são os pontos altos do ‘renascimento’ do Zoológico de São Paulo. Sob o nome (Re)descubra o Zoológico, o projeto de transformação foi colocado em prática neste ano e o passeio familiar mais emblemático da Terra da Garoa já vem colhendo excelentes frutos.

O DIÁRIO conversou com Régis Acosta Rodrigues, diretor Comercial e Marketing do Zoo, e descobriu tudo o que o público vai aproveitar ao visitar o complexo que agrega também o Jardim Botânico.

Desde julho de 2024 o Zoológico de São Paulo, o maior da América Latina, está diferente. Gerenciado pelo Grupo Oceanic, famoso pela gestão de parques no sul do País, o Zoo da capital paulista está ganhando uma repaginação completa. O investimento até o final deste ano será de 80 milhões de reais.

Zoo de SP visto do alto (Foto: Divulgação)
Zoo de SP visto do alto (Foto: Divulgação)

“Quando a gente viu todo o cenário dos parques em São Paulo, enxergamos o grande complexo que envolve lazer, a fauna e a flora da forma mais ampla possível. Nós temos animais, temos toda a flora, quando se fala no Jardim Botânico, todo espaço para caminhada, para trilhas, para contemplação. Então tudo isso faz parte de uma grande grande projeto”, explica Régis Acosta Rodrigues, diretor Comercial e Marketing do Zoológico.

Segundo o executivo, o projeto vislumbrou toda parte de conservação e de preservação, considerando que o local onde o Zoo e o Jardim Botânico estão é de fato um refúgio de Mata Atlântica dentro de uma grande metrópole, contendo mais de 1 milhão de metros quadrados.

Com a modernização, espera-se um boom de público, superando a marca de 975 mil obtida em 2023. A expectativa é que 2024 seja um marco, principalmente no que se refere ao período pós-pandemia, que vem em uma crescente desde 2020, quando o número de visitação esteve em baixa: 602 mil no ano todo, menos do que os oito primeiros meses deste ano.

Animais de volta ao Zoo e conservação

Quando se fala em experiências com animais, há pontos específicos que chamam a atenção em relação ao investimento nesta nova gestão. O centro de conservação da Ararinha-Azul é um deles, no qual foi injetado mais de 2 milhões de reais e abriga 27 exemplares dessa espécie que é extinta na natureza.

“O próximo passo agora é fomentar a reprodução para assim possibilitar o retorno dos indivíduos para a natureza”, pontua Regis, ressaltando que há vários outros animais recebendo a atenção em centros de conservação no Zoo, como o cachorro-vinagre, a perereca pintada, etc.

Centro de Conservação da Ararinha-Azul (Foto: Divulgação)
Centro de Conservação da Ararinha-Azul (Foto: Divulgação)

Outro destaque é o retorno dos Pinguins de Magalhães após 15 anos fora do Zoo de SP. Os animais agora têm um aquário de água salgada totalmente remodelado, com estrutura apropriada.

“Nosso foco é cada vez mais trazer animais que sejam de interesse da população”, especifica.

Junto à volta de animais que um dia já brilharam no local e agora podem ser vistos novamente, há novidades que prometem entreter e informar os visitantes. Esse é o caso do berçário, onde é possível acompanhar o cuidado dos técnicos com filhotes que precisaram ser retirados da natureza (e também do próprio Zoo) para obter tratamento humano.

Fora isso, alguns animais ganharam reformas necessárias em suas ‘casas’ dentro do Zoo.

“A gente já revitalizou mais de 100 espaços e incluímos ambientes novos. Um exemplo é o novo recinto para os chimpanzés, que está todo revitalizado”, afirma o executivo.

Chimpanzés do Zoológico de São Paulo. Local dos animais ganhou reforma (Foto: Divulgação)
Chimpanzés do Zoológico de São Paulo. Local dos animais ganhou reforma (Foto: Divulgação)

Revitalização de espaços e serviços

Pensando em proporcionar um lazer seguro e completo para todos os públicos, sobretudo para as famílias, a gestão do Zoológico de São Paulo quis remodelar alguns serviços que antes eram considerados defasados pelo próprio público.

“Havia algumas carências e gente só evoluiu nisso. Pontos que eu acho que são muito importantes para quem visita: toda parte de estacionamento foi revista, a locação de carrinhos pra quem vai aproveitar do espaço do zoológico, porque como ele é muito amplo, dá uma maior comodidade para o público. Toda a parte de serviços e alimentação a gente mudou tudo”, cita Regis Acosta.

Há alguns anos, as reclamações do público que visitava o Zoo giravam em torno principalmente dos serviços, bem como da estrutura. Não havia carrinhos infantis para quem quisesse alugar, por exemplo. Assim, as famílias precisavam carregar suas crianças no colo por todo o local ou então fazer diversas pausas para descanso.

Além dos carrinhos, agora também há uma empresa nova que assumiu o segmento de alimentação do parque, sendo que todos os restaurantes presentes são tematizados – e segundo Regis, instagramáveis.

Ele também ressalta a implementação de um novo Hospital Veterinário, com uma área com mais de 800 mil metros quadrados.

Aluguel de carrinhos para crianças no Zoo de SP
Aluguel de carrinhos para crianças no Zoo de SP (Foto: Reprodução Site oficial)

Acesso ao Jardim Botânico

Quem visita o Zoológico de São Paulo tem a opção de contemplar a beleza do Jardim Botânico, fundado em 1928. O local tem cerca de 360 mil metros quadrados, espaço que abriga 380 espécies diferentes de árvores e animais como os tucanos-de-bico-verde, preguiças e bugios.

Para facilitar o acesso entre os dois parques, há agora uma van que faz essa integração gratuitamente. Os ingressos do Jardim Botânico são vendidos separadamente, mas são disponibilizados combos para aqueles que desejam visitar os dois lugares em um só dia.

Jardim Botânico, em São Paulo (Foto: Divulgação)
Jardim Botânico, em São Paulo (Foto: Divulgação)

Bilheteria dinâmica

Segundo Regis Acosta, o projeto de modernização contemplou ainda o acesso à bilheteria e a organização das filas.

“Foi tudo remodelado. A estrutura do [metrô] Jabaquara [onde há um transfer pago para o Zoo] também foi remodelada, refeita. Hoje a estrutura é bonita, super agradável. A bilheteria onde tu faz o acesso à van foi toda tematizada. Antes tinham grades, agora tem vidro”, explica.

Bilheteria do Zoológico de São Paulo (Foto: Divulgação)
Bilheteria do Zoológico de São Paulo (Foto: Divulgação)

“Tem toda a matemática estrutural para evitar fila, para reduzir tempo. Antes o pessoal ficava duas horas na fila. Hoje o pico de fila no dia mais alto não chega a 25 minutos. O estacionamento a gente modificou, pois as pessoas reclamavam que ficavam na fila para chegarem no estacionamento. Ele gosta, curte o passeio, mas deixa de ir por conta disso, né?”, comenta Regis.

Mundo Dino

Uma das grandes novidades do Zoológico de São Paulo é, sem dúvidas, o Mundo Dino, uma atração a parte que tem dado muito certo.

O passeio apresenta réplicas de Dinossauros em tamanho original e um acervo original, com vestígios de animais, além de arvorismo e um cinema interativo.

“O mundo Dino foi inaugurado agora em julho e tem uma adesão incrível, porque é para toda a família. Você vê o animal com som, com movimento. Isso encanta não só a criança, mas o adulto também”, diz o diretor de Marketing do Zoo paulista.

Entrada do Mundo Dino, no Zoológico de São Paulo (Foto: Divulgação)
Entrada do Mundo Dino, no Zoológico de São Paulo (Foto: Divulgação)

Noite Animal

O que acha de conhecer de perto os hábitos noturnos dos animais? Essa foi outra sacada de mestre da nova gestão do Zoológico, que lançou o Noite Animal como um produto extra para usuários que desejam um passeio bem diferenciado.

“É uma visita noturna ao zoológico. Visa a a visualização daquele a animal que ele tem hábitos noturnos, é algo que chama a atenção por si só. Vou dar um exemplo. O felino é mais tranquilo durante o dia e ele fica muito mais ativo durante a noite, então na visita no  Noite Animal há um trajeto delimitado onde os animais são mais ativos. [É possível ver] serpente, coruja, um felino seja grande ou pequeno”, conta Regis.

Passeio Noturno - Noite Animal no Zoo de SP - Foto - Carlos Nader
Passeio Noturno – Noite Animal no Zoo de SP (Foto – Carlos Nader)

(Re)descubra o Zoológico de SP

Na visão do grupo Oceanic, o Zoo de São Paulo precisava ser redescoberto pelos paulistas, além de ser descoberto por novos públicos. Por isso a campanha que nasceu com o projeto de restruturação e modernização foi o Redescubra.

Segundo Regis, os visitantes antigos têm na memória um outro Zoológico. “O redescubra é exatamente assim: é voltar para esse zoológico e ver como ele está hoje”, afirma.

Seja para redescobrir ou descobrir o Zoo de SP, o público se depara agora com ambientes cheios de vida e cor. Para garantir esse feito, a artista Carol Wang, apresentadora do programa  Art Attack, programa da Disney+, que já pintou o parque de dinossauros Aventura Jurássica, em Santa Catarina, também gerido pelo Oceanic, foi convidada para colorir os espaços. “Hoje tudo é tematizado com a arte dela. É encantador”, finaliza o diretor Comercial e Mkt do Zoo.

(Foto: Reprodução / Instagram)
(Foto: Reprodução / Instagram)

Serviço:

  • Funcionamento: das 9h às 17h e bilheteria até às 16h
  • Ingressos: a partir de R$39,90
  • Endereço: Avenida Miguel Estefano, 4241, Água Funda – São Paulo – SP – CEP 04301-905
  • Para mais informações também sobre o Mundo Dino e Jardim Botânico, acesse o site oficial do Zoo de SP.

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Festival Sabores de Canela inicia nesta quarta-feira (4) na Serra Gaúcha

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Começa nesta quarta-feira, dia 4 de setembro, e segue até o dia 15,  o Festival de Gastronomia e Cultura, Sabores de Canela. A abertura ocorre no centenário Grande Hotel Canela com um jantar assinado pelos chefs Roberta Rech e Fernando Schimanoski.

Sabores de Canela
Containner Bistrot apresenta sua Beringela recheada com queijo colonial

A gastronomia da cidade como protagonista com a apresentação de receitas exclusivas desenvolvidas para o período do evento pelos 22 empreendimentos participantes.

Os visitantes, moradores e turistas poderão provar as receitas desenvolvidas para o evento nos restaurantes, hotéis e pousadas participantes. Os valores variam de R$ 19 a 120 reais, dependendo do prato escolhido.

Canela
O Pato Esfumaçado, do restaurante Magnólia

A lista completa com a descrição dos pratos e receitas ofertadas para o festival pelos empreendimentos, além da programação cultural e artística está disponível no link: www.acicanela.com.br/sabores-de-canela.

A cidade já recebe decoração temática com a identidade visual do evento e totens nas ruas onde os visitantes podem acessar a lista dos locais e receitas participantes através de QR Code. Já os personagens Chef Canelone e Chef Maria Risoto divulgarão o evento por todo período.

Canela
Panni Padaria Artesanal com seu Croissant

Profissionais como músicos, dançarinos, bonequeiros, poetas e atores que darão um colorido especial e muita arte na programação do evento trazendo músicas autorais e peças exclusivas desenvolvidas especialmente para o festival. Atrações surpresa nos parques e empreendimentos participantes também estão sendo preparadas.

Sabor Canela
Empório Canela com seu Costela 12 horas

Estão confirmados no Sabores de Canela os seguintes empreendimentos: Casa da Velha Bruxa, Sabor e Flor, Empório Canela, Magnólia, La Estación, Pappardelle Massas Finas, Zê Arts Doces, Panni Padaria Artesanal e Brunch, Restaurante dos Alemão, Leña Cafeteria, Capullo, Galangal, Meu Pudim, Eat+Kitchen, Container Bistrô, Cafeteria É de Chocolate, Blumen Hotel Boutique, Pousada Spa Don Ramon, Grande Hotel Canela, Hotel Pousada do Bosque, Pousada Vila 505, Estalagem Vila Suzana, Parque Terra Mágica Florybal, Roda Canela e Alpen Park.

O Sabores de Canela- Festival de Gastronomia e Cultura é realizado pela ACIC- Associação Comercial e Industrial de Canela e Abrasel Hortênsias.

Apresentação: Sicredi Pioneira e Sulgás. Patrocínio: UCS- Universidade de Caxias do Sul.

Apoio: Grande Hotel Canela, Restaurante Capullo e Vinícola Jolimont.

SERVIÇO
Sabores de Canela – Festival de Gastronomia e Cultura
De 4 a 15 de setembro de 2024
Canela/RS

Informações e programação: @festivalsaboresdecanela e no site www.acicanela.com.br/sabores-de-canela

 

Museu do Futebol faz encontro para debater “Inclusão de pessoas com deficiência nos esportes”

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No clima dos Jogos Paralímpicos, evento gratuito abre o diálogo sobre os desafios para a prática universal das modalidades esportivas. Encontro será transmitido pelo Youtube

Os Jogos Paralímpicos, em Paris, promovem até 8 de setembro a maior reunião mundial de atletas de alta performance competindo em variadas modalidades esportivas adaptadas para pessoas com deficiência.

Por trás da festa transmitida internacionalmente, no entanto, há muitas histórias pessoais que demonstram os desafios que a inclusão universal nos esportes ainda enfrenta – como alta exigência, pressão por resultados e dificuldades na obtenção de patrocínios.

Para discutir essas questões, o Museu do Futebol promove na sexta-feira (6/9), a partir das 19h, o Fut-encontro os desafios da inclusão de pessoas com deficiência nos esportes, com acesso gratuito. Instalado no Estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo.

O encontro acontecerá na Sala Grande Área, no térreo do Museu do Futebol, e também terá transmissão pelo canal da instituição no Youtube. Terá a participação de Adriano Dolph, jornalista esportivo com passagem pela TV Gazeta, mestre de cerimônia, escritor e CEO da plataforma digital de conteúdo esportivo Goool de Placa; Giane Vieira, técnica em enfermagem e colunista do jornal Emancipados; Vinicius Gomes, animador gráfico e baterista; Claudinei dos Santos, atleta de futebol para amputados, com passagens por Corinthians, Bola pra Frente e atualmente no Mamonas Futebol para Amputados; Diego Nunes, um dos fundadores da Confederação Paulista de Futebol para Amputados; e Leandro Gatto, engenheiro, palestrante e atleta com atuação em vários setores dos esportes adaptados, como tênis de cadeira, handbike e paratriatlo.

A ideia é que o encontro seja uma conversa pública sobre o ciclo paralímpico e o tema acessibilidade no esporte, pensando no alto rendimento e na prática esportiva como ferramenta de lazer, atividade física e terapia corporal. A mesa vai abordar o momento do Brasil nos esportes paralímpicos, os grandes nomes que fizeram história, o trabalho de base e instituições e pessoas de referência que atuam na área.

Campanha Jogos Paralímpicos na Wikipédia

Para ajudar a aumentar a visibilidade dos atletas dos Jogos Paralímpicos, o Museu do Futebol, o Wiki Movimento Brasil e o Comitê Paralímpico Brasileiro se uniram para realizar a Campanha Jogos Paralímpicos na Wikipédia. De 20 de julho a 8 de setembro, os internautas e editores da Wikipédia serão estimulados a criar e a editar verbetes com informações sobre atletas e as modalidades paralímpicas, ampliando a existência e a sistematização de dados relevantes na internet sobre o tema.

O período da campanha abarca toda a realização dos Jogos Paralímpicos, que ocorrem de 28 de agosto a 8 de setembro – ou seja, os participantes terão muito material para incluir na Wikipédia a partir dos resultados e das notícias e informações que forem surgindo durante a competição. Para participar, é necessário criar uma conta de usuário na Wikipédia e se inscrever na campanha.

Todas as informações sobre como participar e a lista de verbetes que podem ser editados ou criados estão disponíveis na página oficial da campanha).

As cinco pessoas que editarem o maior volume de dados no período da campanha vão ganhar um kit exclusivo e um par de convites para visitar o Museu do Futebol.

SERVIÇO

  • Fut-encontro os desafios da inclusão de pessoas com deficiência nos esportes
  • 6 de setembro, sexta-feira, 19h
  • GRATUITO
  • Museu do Futebol – Auditório
  • Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu – São Paulo
  • Estacionamento com Zona Azul no local

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Costa Doce do Encontro Fluminense acontece em Campos dos Goytacazes

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O evento debate o fomento da vocação da região para o turismo e têm como objetivo conectar empresários e profissionais do setor, empresários do ramos de hospedagem e alimentação, associações e entidades de classe

O Sesc de Campos dos Goytacazes/ RJ recebe, no próximo dia 09 de setembro, a edição da Costa Doce do Encontro Fluminense FBHA – Integração do Turismo Regional. O evento, que já percorreu seis cidades turísticas do estado, tem como objetivo promover, através do compartilhamento de informações, a conectividade entre os empresários e profissionais do setor de turismo e dos segmentos de hospedagem e alimentação da região com associações e entidades de classe.

Na programação, temas que apontam ferramentas para ativar a economia do turismo e fomentar a vocação da Costa Doce para o setor em todas as suas vertentes. Entre os destaques, Roberta Werner, diretora executiva do Visit Rio Convention Bureau desde 2020 e especialista em Marketing e Turismo, apresenta a metodologia de trabalho que vem realizando na captação de eventos, tanto nacionais quanto internacionais, para a capital do estado e aponta as possibilidades que a Costa Doce pode desenvolver com sua vocação nesse segmento, aproveitando assim as oportunidades trazidas por grandes empresas instaladas na área, como no Porto de Açu, maior complexo portuário e industrial privado de águas profundas da América Latina, que nos últimos quatro anos vem mudando o perfil de visitantes de Campos e da região.

Seguindo essa linha, o incentivo à criação de políticas públicas com a participação da iniciativa privada será abordado por Márcia Alves, analista de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que falará sobre o programa Vai Turismo – Rumo ao Futuro. O projeto reúne 30 entidades empresárias participantes Fórum Nacional de Secretário e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), colegiado técnico do Ministério do Turismo, e vem mobilizando os principais atores e instituições de cada estado do país a desenvolverem políticas públicas tendo o turismo como vetor de desenvolvimento socioeconômico sustentável.

Além do fomento ao turismo como vetor econômico, o Encontro Fluminense também apresenta palestras técnicas, voltadas para os desafios enfrentados pelos empresários do setor, como “Legislação trabalhista e seus impactos para o setor do turismo”; “Crescimento através da inovação e parcerias: explorando novas fronteiras no turismo e hospitalidade”, além de apresentações sobre a atuação em todo o território fluminense da Fecomercio RJ, Sesc, Senac e Sebrae, apoiadores do evento.

O evento, estruturado através de uma construção coletiva, é realizado pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e pelo Sindicato de Hotéis, Restaurante e Bares da Costa Doce, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Industrial e Comercial de Campos dos Goytacazes (ACIC), Sindicato do Comércio Varejista de Campos dos Goytacazes (SindVarejo), Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) e Costa Doce Convention & Visitors Bureau.

Programação

  • 8h30 às 9h – Credenciamento
  • 9h às 9h30 – Welcome coffee
  • 9h30 às 10h20 – Sessão Solene
  • 10h20 às 11h20 – Palestra: Como captar eventos e gerar mais negócios para seu destino
  • Palestrante: Roberta Werner, diretora executiva do Visit Rio Convention Bureau
  • 11h20 às 11h50 – Apresentação do Sistema Fecomércio Sesc-Senac e sua atuação no setor do turismo.
  • 11h50 às 12h30 – Palestra: Crescimento Através da Inovação e Parcerias: Explorando Novas Fronteiras no Turismo e Hospitalidade
  • Palestrante: Maurício A. Weichert, gestor público no segmento de turismo, especialista em gestão de negócios e consultor e instrutor do SEBRAE
  • 12h30 às 13h – Apresentação Sebrae Regional sobre sua atuação no território fluminense
  • 13h às 13h20 – Networking
  • 13h20 às 14h40 – Almoço por adesão
  • 14h40 às 15h40 – Palestra: Legislação trabalhista e seus impactos para o setor do turismo
  • Palestrante: Dra. Luciana Diniz, advogada especialista em direito trabalhista e sindical da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)
  • 15h40 às 16h20 – Palestra: Inteligência Turística do programa Vai Turismo – Rumo ao Futuro
  • Palestrante: Márcia Alves, analista do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da CNC
  • 16h20 – Networking e Happy Hour de encerramento

Inscrições

“Não existe nada igual ao sabor do pão partilhado” – Antoine de Saint-Exupéry

Com certeza, Saint-Exupéry passou por diversas dificuldades em suas missões, ele relatava isso inclusive em diversos livros sobre o quão desafiador era ser um pioneiro da aviação. Momentos de perigo, risco contra a vida, sede e fome.

Saint-Exupéry, por experiência própria, e por testemunhar no contexto em que vivia em missões pelo deserto na África e durante a Segunda Guerra Mundial, ele sabia claramente o que era passar por dificuldades, e muitas vezes tinha que racionar bebida e alimento não apenas para si mas para seus companheiros.

O alimento partilhado, em quantidades ideais são sempre gentis, mas quando se decide dividir até o pouco que tem, é uma atitude para poucos, é a preocupação e o zelo com o próximo que não dão espaço para o egoísmo.

O “compartilhar” tão escasso nos dias de hoje, se torna um momento precioso de comunhão. Não atoa, as maiores datas comemorativas são sempre comemoradas a mesa, não por esbanjamento, mas por uma alegria em compartilhar o pão, ainda que seja apenas um, ou um banquete.

Crédito: José Augusto Cavalcanti Wanderley
Colaboração: Nicole B. Vieira da Rocha Santos