terça-feira, dezembro 23, 2025
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Subsecretaria de Gastronomia do Rio é apresentada no encontro da FBHA

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O subsecretário de Gastronomia, Tiago Moura, apresentou a recém-criada Subsecretaria — sob sua liderança — destacando os avanços já em curso (Crédito: Thais Siqueira)

O Encontro Fluminense da Federação Brasileira de Hospitalidade e Alimentação – FBHA, que acontece em Macaé marcou um momento histórico para o setor de alimentação do estado. O subsecretário de Gastronomia, Tiago Moura, apresentou a recém-criada Subsecretaria — sob sua liderança — destacando os avanços já em curso.

por Paulo Atzingen, de Macaé (RJ)*

Tiago Moura iniciou sua fala com um breve panorama de sua trajetória, como empresário da área de alimentação. Ele contou que, ao longo dos anos, identificou gargalos na qualificação da mão de obra. “É preciso identificar as etapas e os processos que facilitam o acesso a cursos e programas de desenvolvimento…”, argumentou, enfatizando a importância de oferecer suporte eficaz tanto a profissionais quanto a empresários. Segundo ele, os maiores desafios estão na qualificação, segurança e conformidade do setor.

Tiago ressaltou a visão estratégica de sua subsecretaria, que foi lançada em julho deste ano pelo governador Cláudio Castro. “Estamos atuando em diferentes regiões do Rio: expandindo para Nova Iguaçu e Barra Mansa, até construir uma rede estadual”. Com o apoio de sindicatos como o SindRio, ele explicou que trabalham em colaboração com a prefeitura e o estado para conectar empresários e pequenos produtores, valorizando produtos locais e promovendo capacitação.

Primeira do Mundo

Utilizando os polos como ferramentas estratégicas, Moura detalhou como eventos sociais e culturais ajudam a mapear o setor e fortalecer sua voz. Ele explicou ainda que a história da gastronomia no Rio de Janeiro é referência mundial: “Trata-se da primeira subsecretaria de gastronomia do mundo”, disse, elogiando a visão do governador Cláudio Castro ao apostar na iniciativa.

De acordo com o  sub‑secretário sua Subsecretaria abrange turismo, economia, agricultura, educação, cultura e inovação. “O Rio é o terceiro maior mercado consumidor do Brasil, e o objetivo é organizar essa força, simplificar processos como alvarás e apoiar empreendedores e pequenos produtores”, afirmou.

Subsecretaria de Gastronomia
Thomas Weber, secretário de Turismo de Armação de Búzios; Edson Bia, presidente do Síndicato de Nova Friburgo, Alexis Japiassu, representando Alexandre Sampaio, Tiago Moura, Subsecretário de gastronomia do Estado do Rio de Janeiro, Marco Navega, presidente do Condetur Costa do Sol e Ricardo Menezes, presidente do Convention da Costa Doce

Números da Alimentação fluminense

Para ilustrar a relevância do setor, Tiago citou dados significativos: o estado tem 17,7 milhões de habitantes e mais de 177 mil empresas no setor de alimentação, gerando 3,5 milhões de empregos diretos. Ainda segundo ele, esses números reforçam a importância da gastronomia como eixo de políticas públicas, com dados disponíveis via Sebrae para consulta e transparência.

Quanto às metas da Subsecretaria, Moura informou que participam de um projeto comunitário em Ipanema, no complexo Pavão‑Pavãozinho e Cantagalo, onde o governo estadual investiu R$ 80 milhões. “A intenção é oferecer um curso de gastronomia para a comunidade e criar um restaurante que promova a integração entre moradores, empresários e visitantes”, explicou.

Subsecretaria de Gastronomia
O subsecretário de Gastronomia, Tiago Moura, apresentou a recém-criada Subsecretaria — sob sua liderança — destacando os avanços já em curso (Crédito: Thais Siqueira)

Objetivos

Por fim, Tiago destacou os principais objetivos de sua subsecretaria recém-criada: desenvolvimento regional sustentável, incentivo à formalização e à inovação, promoção da qualificação profissional, integração entre políticas públicas e valorização da cultura e do turismo gastronômico. Moura ressaltou que pretendem atuar em conjunto com a FBHA, Indicações Geográficas Regionais e sindicatos, focando no fortalecimento de projetos já existentes e não em iniciativas isoladas.

*O jornalista viajou a Macaé convidado pela FBHA

 

 

 

Cassinos no Brasil? Projeto pode liberar US$ 70 bilhões em investimentos

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Se aprovada, lei que regulariza cassinos vai permitir investimentos de US$ 70 bilhões no Brasil - Foto: Pixabay
Se aprovada, lei que regulariza cassinos vai permitir investimentos de US$ 70 bilhões no Brasil - Foto: Pixabay

Atualmente, o Brasil proíbe o funcionamento de cassinos e bingos. No entanto, um Projeto de Lei em tramitação no Congresso Nacional, em Brasília (DF), pode mudar esse cenário. A proposta busca legalizar os jogos de aposta e, se aprovada, deve atrair até US$ 70 bilhões em investimentos para o país. A estimativa é da Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp), que defende a regulamentação do setor. Segundo a entidade, a liberação dos cassinos pode gerar cerca de 10 mil empregos, entre diretos e indiretos, além de arrecadar R$ 20 bilhões para os cofres públicos.

O PL 2.234/22, que trata da liberação dos jogos de azar no Brasil, prevê a permissão para a instalação de cassinos em polos turísticos ou em complexos integrados de lazer, como resorts e hotéis de alto padrão. Em discussão desde 2022, a proposta já foi aprovada na Câmara dos Deputados e teve aval da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal.

De acordo com nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, a matéria chegou a ser incluída na pauta de votação, no início de julho deste ano, pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil–AP). Contudo, foi retirada antes mesmo de ir a Plenário. A expectativa é que, com o fim do recesso legislativo, neste mês de agosto, a proposta volte a ser apreciada pela Casa de Leis.

Segundo a Fhoresp, a legalização dos jogos pode atrair US$ 70 bilhões em investimentos para o Brasil. A estimativa bilionária abarca toda a operação dos cassinos, incluindo a construção de novos empreendimentos, a qualificação de mão-de-obra, operações em Marketing e a produção de eventos, só para citar algumas possibilidades.

Na opinião do diretor-executivo da Federação, Edson Pinto, a legalização e a devida regulamentação das casas de apostas não irá, tão somente, atrair capital financeiro vultuoso para o Brasil, mas, também, movimentar toda a cadeia do Turismo nacional – um dos segmentos que, inclusive, mais emprega no País:

“Precisamos dessa legislação (2.234/22), para conseguir ampliar o potencial do Brasil na rota do Turismo, atraindo não somente os visitantes estrangeiros, mas, também, o público interno. Temos esperança que o presidente do Senado (Davi Alcolumbre) coloque esta pauta em votação logo após a retomada das atividades parlamentares”, torce.

A Fhoresp projeta, ainda, com a nova lei em vigor, a criação de aproximadamente 10 mil empregos, entre diretos e terceirizados, e a arrecadação de até R$ 20 bilhões em impostos.

O diretor de Jogos e Hospitalidade da Federação paulista, Bruno Omori, corrobora a alta expectativa do mercado, com direito a fundos de investimentos que aguardam a aprovação da lei no Congresso Nacional para começarem a operar em curto e médio prazos no Brasil:

“Já há fundos de investimentos dando como certa a sanção da legislação 2.234/22. E, não estou falando apenas de fundos brasileiros, mas, também, do exterior. Estados Unidos, China, Coréia do Norte, Europa e América do Sul querem investir em terras brasileiras, caso cassinos e bingos sejam legalizados. Isso significa injeção econômica em todo o trade turístico. Por isso, é preciso urgência na aprovação da matéria”, afirma Omori.

Regramento

O PL que regulamenta os jogos de azar no País prevê regras rígidas e fixa uma série de limites, conforme o tamanho da população e do território. Será possível, por exemplo, uma licença por cassino para cada estado e no Distrito Federal, com exceção de São Paulo, que poderá receber até três empreendimentos, e Minas Gerais, Rio de Janeiro, Amazonas e Pará, com direito a dois, cada.

Os cassinos também terão instalação permitida em embarcações marítimas (limitadas a dez no País) e em navios fluviais com pelo menos 50 quartos.

Outros jogos

A matéria em apreciação no Senado Federal também antevê a regulamentação de bingos, de máquinas caça-níqueis, de jogo do bicho e de apostas em corridas de cavalo.

Natal e Ano Novo no mar? Veja os cruzeiros especiais da MSC para as festas

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MSC Preziosa - Foto: Divulgação
MSC Preziosa - Foto: Divulgação

As celebrações de fim de ano ganham um toque especial a bordo dos navios da MSC Cruzeiros. Para o Natal e o Réveillon, a companhia preparou experiências inesquecíveis, com roteiros encantadores e uma programação exclusiva. Os hóspedes poderão viver momentos únicos, cercados por uma atmosfera festiva, com decoração temática, atividades animadas e toda a sofisticação que marca os cruzeiros da MSC. É a oportunidade perfeita para celebrar em alto-mar, com conforto, alegria e muito estilo.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o MSC Sinfonia oferecerá um cruzeiro de Natal de sete noites, com embarque no Rio de Janeiro, dia 18 de dezembro, visitando Búzios, Itajaí, Santos, Ilhabela e Angra dos Reis. Também será possível embarcar em Itajaí, no dia 21 de dezembro, e em Santos, no dia 22 de dezembro para esse mesmo roteiro. Os hóspedes que desejam celebrar o Réveillon a bordo do MSC Sinfonia poderão embarcar para um itinerário de sete noites, no Rio de Janeiro, dia 25 de dezembro, com visitas a Búzios, Itajaí, Santos, Ilhabela, Ilha Grande e Copacabana, onde irão acompanhar a famosa queima de fogos de artifício a bordo do navio. Também será possível embarcar em Itajaí, 28 de dezembro, e Santos, dia 29 de dezembro.

MSC Sinfonia - Foto: divulgação
MSC Sinfonia – Foto: divulgação

O cruzeiro de Natal do MSC Seaview, terá embarque em Santos, no dia 19 de dezembro, para um roteiro sete noites com visitas a Búzios, Salvador e Maceió. Também será possível embarcar em Salvador, no dia 22 de dezembro, para um roteiro de 6 noites, visitando Maceió e Santos. Já o cruzeiro de Ano Novo terá embarque em Santos, no dia 26 de dezembro, e um itinerário de oito noites, com escalas em Salvador (com pernoite), Copacabana, no Rio de Janeiro, onde os hóspedes terão a oportunidade de ver o famoso espetáculo com fogos de artifício a bordo do navio, Búzios e Ilha Grande. Também será possível embarcar em Salvador, no dia 29 de dezembro.

Com embarque no Rio de Janeiro, dia 20 de dezembro, o cruzeiro de Natal do MSC Armonia oferecerá um itinerário de 7 noites com escalas em Ilhéus, Salvador e Maceió. Já o cruzeiro de Réveillon, conta também com embarque no Rio de Janeiro, no dia 27 de dezembro, e fará um itinerário de oito noites visitando Salvador, Copacabana, no Rio de Janeiro, onde ficará posicionado para o mundialmente famoso show de fogos no Réveillon, Angra dos Reis, Búzios e Ilhabela.

MSC Seaview - Foto: divulgação
MSC Seaview – Foto: divulgação

O cruzeiro de Natal do MSC Preziosa terá embarque em Santos, no dia 23 de dezembro, para um itinerário de seis noites com escalas em Ilha Grande, Salvador e Búzios.

Os hóspedes que buscam por uma viagem exclusiva e personalizada podem se hospedar no MSC Yacht Club – um produto premium onde os viajantes podem viver a experiência de estar em um iate dentro de um navio. Quem opta por esse produto possui embarque e desembarque prioritário, recepção dedicada com concierge 24 horas, serviço de mordomo 24 horas e espaços privativos com área de piscina, restaurante e lounge. Além disso, os viajantes contarão com pacote de bebidas, incluindo o minibar na cabine, pacote de internet e acesso à área termal do MSC Aurea Spa.

As reservas para cruzeiros de Natal e Réveillon já estão disponíveis. Todas as tarifas são em reais e podem ser parceladas em até 12 vezes, sem entrada e sem juros, e os viajantes podem realizar a compra antecipada de serviços, como pacotes de bebidas, tratamentos no spa, reservas em restaurantes de especialidades, pacote de internet, games e excursões e pagar junto com a tarifa do cruzeiro, com opção também de parcelamento.

Para conhecer todos os itinerários de Natal e Réveillon, clique aqui.

MSC Armonia - Foto: divulgação
MSC Armonia – Foto: divulgação

Comissão extra para reservas de grupos é prorrogada até 31 de agosto

A Companhia prorrogou a comissão extra em reservas para grupos e essa também é uma excelente oportunidade pois é válida também para os cruzeiros de Natal e Ano Novo. Agentes de viagens que realizarem reservas via MSC Book até 31 de agosto de 2025 continuam recebendo comissão extra de 2%, totalizando 17% de comissão. Além dessas vantagens, a MSC Cruzeiros também oferece benefícios comerciais adicionais para reservas de grupos:

– Gratuidade de 1 leito a cada 8 cabines vendidas. A condição é válida para grupos de até 32 cabines e não se aplica às taxas portuárias.

– Venda fora do bloqueio pode ser somada à venda do grupo para alcançar os benefícios, desde que 50% das cabines do grupo sejam vendidas.

– Gratuidade em excursões para reservas de grupos para a temporada 2025/2026 na América do Sul. A cada 30 excursões vendidas, a 31ª é cortesia. Essa condição é válida para a mesma excursão em um mesmo porto, durante o mesmo cruzeiro. As excursões devem ser inseridas nas reservas via plataforma MSC Book.

Encontro Fluminense da FBHA em Macaé debate pautas empresariais do setor (Veja Fotos)

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Lideranças do turismo e da hotelaria se reúnem no 9º Encontro Fluminense da FBHA, em Macaé (RJ), para debater políticas e demandas do setor empresarial - Crédito: DT
Lideranças do turismo e da hotelaria se reúnem no 9º Encontro Fluminense da FBHA, em Macaé (RJ), para debater políticas e demandas do setor empresarial - Crédito: DT

Durante o 9º Encontro Fluminense da FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação), realizado nesta terça-feira (6), no Hotel Mercure, em Macaé (RJ), o DIÁRIO DO TURISMO conversou com dois importantes mediadores do evento: Alexis Japiassu, representante da FBHA, e Marco Navega, presidente do Condetur Costa do Sol. Ambos destacaram o papel estratégico do turismo para a economia fluminense, a relevância da organização sindical e a necessidade de políticas públicas robustas para impulsionar o setor.

por Paulo Atzingen, de Macaé*

O encontro reuniu empresários, autoridades, gestores públicos e entidades técnicas, como o Sebrae, promovendo painéis voltados à hotelaria, à alimentação fora do lar e à integração regional. Confira as entrevistas com os mediadores.

Marco Navega e Alexis Japiassu durante o 9º Encontro Fluminense da FBHA, realizado em Macaé (RJ). - Foto: Paulo Atzingen / DT
Marco Navega e Alexis Japiassu durante o 9º Encontro Fluminense da FBHA, realizado em Macaé (RJ). – Foto: Paulo Atzingen / DT

Alexis Japiassu: “O turismo é a ponte entre economia e qualidade de vida”

Com atuação destacada na FBHA, Alexis Japiassu defendeu o turismo como ferramenta de desenvolvimento social e econômico. Para ele, o Encontro Fluminense é mais do que um fórum de debates: é uma ação concreta de fortalecimento da cadeia produtiva.

Integração e fortalecimento: os objetivos do Encontro Fluminense

Durante a realização do 9º Encontro Fluminense, o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexis Japiassu, destacou ao Diário do Turismo que o evento foi criado com o propósito de integrar todos os players do setor turístico no estado do Rio de Janeiro. Segundo ele, a iniciativa já extrapolou as fronteiras fluminenses, com uma edição realizada em Feira de Santana (BA), considerada um sucesso.

“Acreditamos que o turismo é a principal mola propulsora do desenvolvimento econômico e social fluminense”, afirmou Japiassu. Ele explicou que a federação tem atuado fortemente na organização sindical das áreas de hotelaria e alimentação, com sete sindicatos já estruturados e dois em processo de formação — um deles no município de Macaé.

O encontro contou com empreendedores de Macaé e do Rio de Janeiro ( Crédito: Thais Siqueira)

Atuação prática da FBHA: proteção e articulação

Japiassu detalhou que o trabalho da FBHA está centrado na proteção do empresariado do turismo, com foco tanto na hotelaria quanto na alimentação fora do lar. Essa proteção, segundo ele, ocorre principalmente no campo jurídico, com a elaboração de convenções coletivas ajustadas à realidade econômica local.

“Isso reduziu drasticamente os litígios trabalhistas e dá tranquilidade ao empreendedor”, afirmou. Além disso, destacou seu papel como elo entre o setor produtivo e o poder público. “Estamos em contato constante com organismos públicos, com o Estado e com entidades paraestatais. Nosso objetivo é integrar o setor econômico ao ambiente institucional e fomentar o desenvolvimento regional”, completou.

Cerca de 150 pessoas se credenciaram para o encontro (Thais Siqueira)
Produtos regionais apresentados pelos expositores (Thais Siqueira)

Gastronomia como vetor de união

Entre os destaques do encontro, Japiassu mencionou a criação da Subsecretaria Estadual de Gastronomia, medida que ele considera simbólica e estratégica. “Muita gente achou irrelevante, mas gosto de fazer uma metáfora: qual o lugar onde todos se reúnem numa casa? A cozinha. A gastronomia tem esse papel de união. A missão do subsecretário é justamente essa: reunir todos à mesa, promover integração e diálogo.”

Macaé: um polo de hospitalidade

Quando o assunto é a infraestrutura hoteleira, Japiassu foi enfático ao destacar o potencial de Macaé. “A cidade tem o segundo maior parque hoteleiro do estado do Rio, atrás apenas da capital. É uma estrutura robusta, que precisa de políticas públicas para continuar crescendo.”

Para ele, a estratégia da FBHA está alinhada à valorização do turismo como instrumento de desenvolvimento. “O turismo é a ponte entre economia e qualidade de vida. Nosso papel é garantir que essa ponte continue firme, conectando oportunidades e promovendo crescimento com responsabilidade.”

Participantes foram recepcionados com uma bolsa dourada (Thais Siqueira)

Turismo de alto padrão: a vocação de Macaé

Também presente no evento, Marco Navega, presidente do Condetur Costa do Sol e referência no turismo regional, reforçou a importância política e econômica do Encontro Fluminense. Segundo ele, “a FBHA é uma entidade sindical patronal de relevância nacional. O evento em Macaé reforça o movimento sindical local. Queremos mostrar à comunidade empresarial que há representatividade junto ao Congresso e à Câmara. A CNC faz isso muito bem, por meio das federações.”

Navega apontou que Macaé ocupa posição de destaque no cenário estadual, conforme dados do Ministério do Turismo. “A cidade tem a segunda maior rede hoteleira do estado. Em hospitalidade geral, Paraty, Búzios e Angra se destacam, mas em hotéis, Macaé só perde para o Rio. Isso é reflexo da vocação para o setor de petróleo e gás, que exige padrões internacionais de atendimento.”

Márcia Alves, consultora da CNC, participou do painel “O que ganha quando se conecta: Negócios que se convergem, crescem juntos” (Thaís Siqueira)

Impactos e desafios com o fim do Perse

Sobre os impactos econômicos locais, Navega foi direto ao afirmar que “a cidade precisa oferecer estrutura hoteleira, restaurantes e serviços de apoio à altura. Isso gera empregos e movimenta a economia”. Mas também chamou atenção para os desafios recentes enfrentados pelo setor.

O encerramento do Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos), há dois meses, foi descrito como um golpe duro. “Estamos tentando nos recuperar, e a queda do Perse atingiu em cheio os empresários — tanto aqui quanto no resto do país.”

Ele revelou que há articulações em andamento para buscar soluções. “A FBHA, junto com a CETUR da CNC, está em diálogo com o Congresso. A ideia é criar uma alternativa, algo que alivie a carga sobre os empresários. Quem sabe a gente saia daqui com uma proposta concreta.”

*O jornalista viajou a Macaé convidado pela FBHA

Confira ALBUM DE IMAGENS (Crédito das fotos: Thais Siqueira)

Crédito: Thais Siqueira

Ministério do Turismo aposta em capacitação para modernizar destinos brasileiros

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Ministério do Turismo investe em qualificação para ampliar a transformação de cidades brasileiras em Destinos Turísticos Inteligentes - Crédito: MTur
Ministério do Turismo investe em qualificação para ampliar a transformação de cidades brasileiras em Destinos Turísticos Inteligentes - Crédito: MTur

Brasília (DF) recebeu, nesta terça-feira (6), o 1º Workshop Regional de Disseminação da Temática de Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs). A iniciativa marca o início de uma série de encontros promovidos pelo Ministério do Turismo para incentivar municípios brasileiros a adotarem o modelo de gestão inovador baseado em tecnologia, sustentabilidade e acessibilidade.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur*

A proposta é modernizar a atividade turística por meio da aplicação da metodologia DTI, que fortalece a governança local e promove experiências mais qualificadas tanto para visitantes quanto para moradores.

Durante a abertura do evento, a secretária-executiva do MTur, Ana Carla Lopes, ressaltou a relevância da iniciativa e o pioneirismo do Brasil na América Latina. “Temos a oportunidade de fazer e acontecer. Vamos percorrer todas as regiões do país, apoiando os municípios na transformação de seus destinos com inovação, sustentabilidade e inteligência territorial”, afirmou.

A estratégia brasileira é destaque internacional: o país é o primeiro na América Latina a institucionalizar o conceito de Destinos Turísticos Inteligentes em nível federal. Atualmente, quase 30 cidades já aplicam a metodologia, com resultados expressivos em áreas como acessibilidade, inovação, tecnologia e segurança.

Segundo Bárbara Blaudt, coordenadora-geral de Inovação, Inteligência e Estatísticas do Ministério do Turismo, o modelo visa transformar a gestão pública nos destinos. “Queremos incentivar ecossistemas turísticos com acessibilidade universal, sustentabilidade, uso de dados e melhoria da experiência turística. Isso impacta positivamente a vida nos municípios”, afirmou.

O projeto é uma parceria entre o Ministério do Turismo, a Anseditur (Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo) e o Instituto Ciudades del Futuro. Conta ainda com o apoio da CNC, do Fornatur, da Embratur e do Sebrae Nacional.

Próximas paradas

Os próximos workshops já têm data e local definidos:

  • Curitiba (PR) – 2 de setembro

  • Belo Horizonte (MG) – 9 de setembro

  • Salvador (BA) – 23 de setembro

  • Belém (PA) – data a confirmar

A expectativa é que a jornada de disseminação da metodologia fortaleça os destinos nacionais e consolide os DTIs como uma política pública essencial para o desenvolvimento do turismo no Brasil.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur

Rio Grande do Norte ganha rota internacional da JetSMART para a Argentina

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JetSMART estreia no Rio Grande do Norte com vôos diários e fortalece conectividade internacional ligando estado à Argentina - Foto: Instagram JetSMART Brasil
JetSMART estreia no Rio Grande do Norte com vôos diários e fortalece conectividade internacional ligando estado à Argentina - Foto: Instagram JetSMART Brasil

A conexão entre o Rio Grande do Norte e a Argentina ficará ainda mais forte até o fim de 2025. A partir de 30 de dezembro, a JetSMART inicia uma nova rota aérea internacional entre Buenos Aires e Natal. A companhia aérea de baixo custo vai operar o trecho com voos diretos, reforçando a malha aérea entre a América do Sul e o Nordeste brasileiro. A novidade deve impulsionar o turismo e fortalecer os laços entre os dois destinos.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, as passagens já estão disponíveis no site, com preços a partir de R$ 866 por trecho, mais taxas e impostos, e a operação parte com sete voos semanais. Na baixa temporada, A JetSMART é reconhecida por oferecer opções de viagem com foco na eficiência e em passagens mais acessíveis, permitindo que mais turistas argentinos visitem a capital Potiguar e outros destinos do estado.

“Com esta nova rota, a JetSMART continua avançando em seu plano de oferecer mais e melhores opções de conectividade para brasileiros e argentinos, que desejam viajar pelo continente. Esta expansão foi possível graças ao nosso investimento contínuo no Brasil e na Argentina, à chegada de mais aeronaves e o desenvolvimento de novas rotas que acompanham a necessidade dos passageiros, sinalizou Verónica Marambio, Gerente de Mercados Internacionais e Desenvolvimento Comercial da JetSMART.

As negociações que deram origem ao novo voo foram finalizadas pelo Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Turismo do Estado e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), e pela Zurich Airport Brasil, demonstrando o potencial de colaboração entre diferentes esferas públicas e privadas para fortalecer o turismo internacional no Brasil.

De acordo com a governadora Fátima Bezerra, “o Rio Grande do Norte vive um momento excepcional no turismo internacional, os dados apontam um crescimento acima de 50%, no primeiro semestre deste ano. O início dessa rota direto para Argentina, fruto da parceria com a Embratur e Zurich, promoverá ainda mais esse aumento. Nossa gestão trabalha sempre no sentido de envidar esforços, com ações estratégicas da Emprotur e Secretaria de Turismo, e também na permanente busca por melhorias na na Infraestrutura e Segurança Pública, o que torna o Rio Grande do Norte um destino convidativo”.

A Embratur intermedia, desde o início da atual gestão, negociações entre companhias aéreas, aeroportos e destinos brasileiros para fortalecer a conectividade internacional do país. Procurada pela JetSMART, a Agência facilitou as conversas entre a empresa e o potencial destino, o que resultou na concretização desta conexão para o Rio Grande do Norte.

Diante da nova rota que surge em direção ao Brasil, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ressalta que “o trabalho da Embratur, integrando companhias aéreas, aeroportos e destinos, para trazer mais turistas internacionais para o Brasil, tem sido essencial no fomento de novos negócios, entrada de divisas na nossa economia e geração de emprego e renda para milhares de brasileiros”.

A chegada de argentinos no Brasil no primeiro semestre deste ano foi de mais de 2,3 milhões, 94,1% a mais que no mesmo período do ano passado, quando o registro foi de pouco mais de 1,1 milhão de entradas. E a chegada de turistas internacionais no Rio Grande do Norte nesse intervalo apresentou um crescimento de 55%. Considerando somente a entrada de argentinos em solo potiguar, o crescimento é de 137%.

Prestes a receber o novo voo, a Zurich Airport Brasil, administradora da principal porta de entrada aérea do Rio Grande do Norte, também comemora a chegada da rota.

“A chegada da JetSMART reforça nosso compromisso em posicionar o Rio Grande do Norte como uma das principais portas de entrada do turismo internacional no Brasil. Ampliamos as opções de viajantes sul-americanos que buscam sol, praia e experiências únicas no Nordeste brasileiro e contribuímos para desenvolver a vocação turística do estado”, afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.

A nova rota terá um momento especial de celebração no dia 27 de setembro, durante a Feira Internacional de Turismo, em Buenos Aires, com um evento promovido pela Embratur, Governo do Rio Grande do Norte e Zurich Airport Brasil.

A JetSMART continua expandindo sua presença no Brasil, com 11 rotas internacionais conectando o país a destinos estratégicos na América do Sul. A companhia aérea opera voos do Rio de Janeiro para Santiago, Buenos Aires, Montevidéu, Mendoza e Córdoba, além de rotas entre Foz do Iguaçu e Santiago, Recife e Buenos Aires, e de Florianópolis para Buenos Aires e Santiago — estas duas últimas de forma sazonal. São Paulo também oferece voos sazonais para Santiago.

Turistas estrangeiros movimentam o Brasil: quase 6 milhões até julho

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Chegadas de turistas internacionais somam quase 6 milhões até julho - Foto: Freepik - Brasil
Chegadas de turistas internacionais somam quase 6 milhões até julho - Foto: Freepik

O turismo internacional no Brasil vive um de seus melhores momentos. Entre janeiro e julho de 2025, o país recebeu 5.952.254 visitantes estrangeiros, o maior número já registrado para o período. O crescimento foi de 47,5% em relação ao ano passado. Para efeito de comparação, o volume de turistas equivale ao dobro da população do Distrito Federal, hoje estimada em 2,9 milhões de habitantes.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur*

Somente em julho, foram 620.143 chegadas internacionais. O número representa um salto de 41,9% na comparação com julho de 2024 — um acréscimo de mais de 183 mil turistas em apenas um mês.

Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, o desempenho mostra uma nova fase do setor. “Receber quase 6 milhões de estrangeiros em sete meses é um feito histórico. O Brasil voltou ao protagonismo internacional. Isso representa mais empregos, mais renda e mais oportunidades para o nosso povo”, afirmou.

A América do Sul lidera o ranking de países emissores, com 3,7 milhões de turistas, principalmente da Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. Os Estados Unidos também se destacam, com 465 mil visitantes. Da Europa, o Brasil recebeu mais de 532 mil turistas, com destaque para França, Portugal, Alemanha e Reino Unido.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou o impacto econômico da alta no turismo. “Cada turista que escolhe o Brasil movimenta a economia, gera empregos, fortalece a cultura e abre novas oportunidades. O crescimento não é por acaso. É fruto de uma política pública que vê o turismo como vetor de desenvolvimento e inclusão”, afirmou.

O bom resultado é reflexo direto das ações de promoção do Brasil no exterior, ampliação da conectividade aérea e investimentos em infraestrutura. A imagem do país como destino turístico também tem se fortalecido globalmente, impulsionando o setor e consolidando o Brasil no cenário internacional.

*Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur

Turismo no Brasil cresce 16% e abre mais de 114 mil vagas em 2025

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Em seis meses, turismo brasileiro cria mais de 114 mil vagas de empregos formais e cresce quase 16% comparado a 2024 - Foto: Freepik
Em seis meses, turismo brasileiro cria mais de 114 mil vagas de empregos formais e cresce quase 16% comparado a 2024 - Foto: Freepik

O setor de turismo no Brasil gerou 114.059 vagas com carteira assinada nos seis primeiros meses de 2025. O número representa um crescimento de 15,8% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram criadas 98,6 mil vagas. A análise foi feita pelo Ministério do Turismo com base nos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur*

As atividades de alojamento e alimentação lideraram o avanço no setor, com um saldo de 36.574 novos postos de trabalho. Em seguida aparecem os segmentos de arte e cultura, com 19.238 vagas, e organização de eventos, que registrou 11.574 empregos formais no período.

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, os resultados mostram a força do setor na economia nacional. “O turismo brasileiro continua sendo um dos principais motores da geração de empregos formais no país. O crescimento do fluxo de turistas, tanto estrangeiros quanto nacionais, fortalece o mercado e aquece a economia”, afirmou.

Somente em junho, foram criadas 13.397 novas vagas em atividades ligadas ao turismo, reforçando a importância do setor na expansão do mercado de trabalho no país.

Faturamento do turismo bate recorde histórico

Entre janeiro e maio, o setor de turismo no Brasil faturou R$ 90,4 bilhões, o maior valor já registrado desde o início da série histórica em 2012. Os dados são da FecomercioSP, com base em informações do IBGE. O crescimento foi de 7% em comparação ao mesmo período de 2024.

O mês de maio também foi recorde: o setor faturou R$ 17 bilhões, o maior valor já alcançado para esse mês, com alta de quase 8% em relação a maio do ano anterior.

*Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur

Iberostar reforça inclusão e empregabilidade entre jovens baianos

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Iberostar capacita jovens na Bahia com o Programa Jovem Aprendiz, em parceria com o Instituto Imbassaí, promovendo inclusão e desenvolvimento local - Foto: divulgação
Iberostar capacita jovens na Bahia com o Programa Jovem Aprendiz, em parceria com o Instituto Imbassaí, promovendo inclusão e desenvolvimento local - Foto: divulgação

Desde 2015, a Iberostar Hotels & Resorts mantém no Brasil uma parceria sólida com o Instituto Imbassaí por meio do Programa Jovem Aprendiz. A iniciativa oferece oportunidades reais de crescimento profissional para jovens da região. Além de promover a qualificação, o projeto fortalece a comunidade local e incentiva a inclusão no mercado de trabalho.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, ao longo de quase uma década, mais de 820 jovens participaram do programa, que oferece formação teórica e prática em áreas estratégicas da operação, como cozinha, recepção, manutenção, entretenimento, lavanderia, administração e governança. A qualificação é conduzida pelo Instituto Imbassaí, entidade qualificada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, com turmas abertas duas vezes ao ano.

Mais do que formação, o programa tem gerado resultados concretos em inclusão e empregabilidade: desde sua criação, a Iberostar já efetivou 265 aprendizes, o que representa mais de 30% dos participantes. Os dados evidenciam o compromisso da companhia com a criação de carreiras e o investimento em talentos locais como parte do seu modelo de turismo responsável.

Um exemplo que ilustra a relevância do programa é a trajetória de Hugo Vinícius da Silva, que ingressou na Iberostar em 2015 como Jovem Aprendiz no setor de Governança. Após 11 meses de formação, foi efetivado e hoje é subgovernanto. “A oportunidade que tive no Programa Jovem Aprendiz foi essencial para que eu conseguisse trilhar esse caminho do conhecimento. Foi uma experiência enriquecedora, onde pude obter um vasto conhecimento da área e desenvolver habilidades que carrego até hoje”, destaca.

Essa trajetória de cuidado e desenvolvimento está diretamente alinhada à área foco “Cuidando da Nossa Gente”, do movimento Iberostar Wave of Change, que norteia a atuação do grupo globalmente. A companhia acredita que fomentar carreiras, oferecer oportunidades de crescimento e priorizar o bem-estar de seus colaboradores são ações essenciais para promover um ambiente inclusivo com forte senso de pertencimento.

A edição mais recente do programa, iniciada em abril de 2025, conta com 37 jovens aprendizes em formação nos hotéis Iberostar Waves Bahia e Iberostar Selection Praia do Forte. Com ciclos anuais e contínuos, a Iberostar segue firme em seu compromisso de formar, inspirar e contratar talentos que contribuam para um futuro mais justo e sustentável.

Mais informações sobre o trabalho desenvolvido pelo Instituto Imbassaí em seu site.

Nova York: dicas para curtir sua primeira ou próxima viagem à Big Apple

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Times Square, Nova York (foto: Simone Barros)
Times Square, Nova York (foto: Simone Barros)

Nova York é uma cidade que lança tendências e atrai visitantes do mundo inteiro que querem conhecer de perto novidades em moda, gastronomia e cultura

*Por Simone Barros @viagemelifestyle – colaboradora do DT

O turismo na ilha de Manhattan – onde fica a maioria dos turistas – é muito mais do que visitar os ícones locais como a Estátua da Liberdade, o Empire State Building e a Times Square. Viver Nova York de perto é uma experiência que vai muito além do que se vê nos filmes — a cidade tem uma energia única, abraça a diversidade cultural e oferece atrações para todos os gostos. Para quem vai visitar a cidade pela primeira vez ou está de volta à Big Apple algumas dicas podem ser úteis para aproveitar o que de melhor ela tem a oferecer.

Vista a partir do Empire State (Foto - Simone Barros) Nova York
Vista a partir do Empire State (Foto – Simone Barros)

Observatórios

Quando o assunto é ter vistas de tirar o fôlego, Nova York é o paraíso dos observatórios. Há opções turísticas conhecidas e também rooftop de hotéis e bares que são ótimas opções para visitar. Dentre os mais conhecidos mirantes da cidade estão o Empire State Building; o Top of the Rock, no Rockefeller Center; e o moderno The Edge, o mais alto deck externo do hemisfério ocidental, com chão de vidro para os mais corajosos. Nesse verão duas boas dicas para curtir rooftops , boa bebida e boa música são: o 230 Fifth Rooftop e o bar do Hard Rock Hotel na 48th St.

Cultura e atrações

À noite, Nova York continua vibrante e oferece entretenimento de alto nível. Assistir a um musical da Broadway é opção que encanta a vários públicos há anos. Há opções para todos os gostos — desde os clássicos como The Lion King e Chicago até estreias surpreendentes que renovam a cena teatral da cidade, como o atual MJ The musical ( sobre a vida de Michael Jackson).

Para os turistas que gostam de museus e galerias de arte, três locais são visitas imperdíveis em Manhattan. O museu Metropolitan, mais conhecido como The Met, é como fazer uma viagem ao redor do mundo e através do tempo. O museu impressiona já na entrada, com sua escadaria monumental e fachada clássica. No seu acervo mais de 2 milhões de obras de arte que cobrem mais de 5.000 anos da história da humanidade.

Morgan Biblioteca e museu (Foto: Simone Barros)
Morgan Biblioteca e museu ( foto Simone Barros)

Localizado na Madison Avenue, o Morgan Library and Museum  é muito mais do que uma biblioteca — é um mergulho no mundo de J.P. Morgan, o famoso banqueiro e colecionador que ajudou a moldar a cultura e a economia dos Estados Unidos no início do século XX. Por lá impressionam a biblioteca e o vasto acervo de obras de arte. A biblioteca original, projetada por Charles McKim, tem painéis de madeira esculpida, tapeçarias ricas e prateleiras de livros que vão até o teto que criam a sensação de estar em um castelo renascentista. E a Morgan Library não é só para amantes da literatura. O seu acervo inclui obras de arte, antiguidades, além de exposições temporárias.

Já a Frick Collection, no upper East side, acaba de reabrir e é um achado. Instalado na antiga mansão do magnata Henry Clay Frick, esse museu é uma joia escondida que mistura arte europeia, arquitetura clássica em um ambiente intimista. O acervo é pequeno se comparado aos grandes museus nova-iorquinos, mas riquíssimo em qualidade: inclui obras-primas de artistas como Vermeer, Rembrandt, Goya, Turner, El Greco, Velázquez, dentre outros . As obras estão dispostas nos salões originais da mansão.

Noites com música 

Para quem prefere programas mais sofisticados e intimistas, são boas pedidas o Dizzy Jazz Club e o Baretto.  Na casa de jazz que tem vista para o Central Park, o visitante conta com uma programação diária de shows. Já o Baretto é um elegante bar com música ao vivo, da marca Fasano.

Lobby do NH hotel Collection NY (Foto: Simone Barros)
Lobby do NH hotel Collection NY (Foto: Simone Barros)
Vista da suíte do NH hotel Collection para o Empire State (Foto: Simone Barros) Nova York
Vista da suíte do NH hotel Collection para o Empire State (Foto: Simone Barros)

Hospedagem

Ao pensar na estadia cabe avaliar uma localização privilegiada. Ficar bem próximo aos pontos de interesse, ótimos restaurantes e com opções de metrô logo na porta faz diferença na experiência de estadia em Nova York. Uma opção de hospedagem que reúne esses atrativos é o NH Hotel Collection New York Madison Avenue, localizado na 38th Street, a poucos minutos da Grand Central, da Quinta Avenida e da Avenida Madison. O hotel combina elegância e praticidade, sendo uma base perfeita para explorar Manhattan. O destaque vai para o café da manhã servido no restaurante Serafina, com opções deliciosas, desde clássicos americanos a la carte a um buffet com sucos e frutas frescas, variedade de pães, frios e pratos quentes. Um dos destaques do hotel é o seu bar no térreo que oferece, em alguns dias da semana, shows de música ao vivo, como noites de jazz. E para quem não abre mão de uma vista especial, várias acomodações do NH Hotel Collection têm uma vista incrível da cidade com direito à vista privilegiada para o Empire State.

Vista do passeio de barco Circle Line pelo rio Hudson (Foto: Simone Barros) Nova York
Vista do passeio de barco Circle Line pelo rio Hudson (Foto: Simone Barros)

Dicas para economizar em Nova York

Para quem deseja explorar as principais atrações da cidade de forma econômica e prática, a dica é usar o New York CityPASS. Com ele, é possível economizar até 40% em entradas e evitar filas em atrações como o Top of the Rock, um passeio pelo rio Hudson com a Circle Line, e o Memorial do 11 de Setembro. Outra dica imperdível – até mesmo para quem já esteve na cidade – é o passeio com o Big Bus, o famoso ônibus panorâmico hop-on hop-off. Ele permite uma vista diferente da arquitetura local e permite aos usuários descer e subir quantas vezes quiser em pontos turísticos tanto de uptown como downtown ( são dois os roteiros principais oferecidos na cidade). Há paradas imperdíveis como o Central Park, Soho e Wall Street, tudo isso com narração (são oferecidos fones durante a viagem) para entender melhor a história e algumas curiosidades da cidade.

Com tantas opções de lazer, cultura e gastronomia, é fácil entender por que Nova York está sempre no topo da lista dos destinos mais desejados do mundo. Com planejamento, um roteiro adequado ao seu perfil e dicas como essas, você pode aproveitar sua viagem mais do que imagina. E saiba que caminhar pelas ruas e avenidas da cidade oferece grandes descobertas. Prepare-se para andar bastante, se surpreender a cada esquina e, certamente, querer voltar muitas vezes a Nova York.