Por Marcos J. T. Oliveira, repórter freelancer do DT
Quem passou pelo estande do Estado do Pará no Festuris 2015 pode provar algumas iguarias gastronômicas regionais, como o chocolate com pitadas locais e licores variados.
Alexandre Távora, diretor da Amazônia cacau era um dos empresários participantes do estande. Ele comentou ao DIÁRIO que o evento é uma oportunidade para apresentar os produtos típicos da Amazônia, no caso dele chocolates produzidos artesanalmente e com percentuais diferentes. “Minha empresa foi fundada em 2005, mas a produção em larga escala começou somente em 2011. Sempre buscamos agregar novos sabores ao chocolate com ingredientes locais como a castanha e a amendoa”. citou Távora.
Veja também as mais lidas do DT
O empresário comentou também que dentre as opções mais consumidas é o chocolate amargo, além das opções de produção com o chocolate a 70% e ao leite. Outros itens ofertados aos visitantes do Festuris foram licores de Jambu, Cupuaçu, Cacau e Açaí, frutas e folhas típicas da culinária paraense. Ainda na progranação do Salão de Gastronomia nesta sexta-feira, o chef de cozinha Fábio Sicília apresentou o “Petit Gateau de Castanha do Pará com Recheio de Cupuaçu”. No sábado, 7, foi a vez da chef Daniele Martins apresentar a “Pizza de Tapioca com Chocolate e Taperebá”.
Para fortalecer a divulgação do destino Pará no evento, a Setur conta com a parceria de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (Abav-Pa), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-Pa), Instituto Paulo Martins e Amazônia Cacau. No estande, a secretaria de turismo paraense também faz a orientação sobre o Cadastur, apresentação do programa Passaporte Pará e da Rota Turística Belém-Bragança.