por Paulo Atzingen* (De Porto de Galinhas)
Hoteleiros e empresários do turismo de Porto de Galinhas (PE), integrantes da Associação de Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG) e Porto de Galinhas Conventions Visitors Bureau realizam neste fim de semana de 23 a 25 de novembro o “SOU Porto de Galinhas”, um evento de reconhecimento aos parceiros comerciais que durante o ano de 2018 mais venderam o destino pernambucano.
Sem citar números totais, o novo presidente do Conventions de Porto de Galinhas, Eduardo Tiburtius disse que o ano de 2018 apresentou números e percentuais acima do esperado. “´Não temos números totais ainda, mas posso afirmar que 2018 superará em torno de 5% o número de visitantes e também o número de receita, o que nos surpreendeu por ser um ano atípico”, afirmou se referindo às eleições e ao panorama econômico brasileiro. Tiburtius acaba de ser eleito para presidente do Conventions para um mandato de quatro anos.
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No que se refere a números, é preciso destacar que uma pesquisa encomendada pelo Porto de Galinhas Convention &Visitors Bureau (PGCVB) ao Departamento de Hotelaria e Turismo (DHT) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (e publicada no DT) aponta que em 2017 mais de 1,2 milhão de turistas desembarcaram no destino, com cerca de 240 mil estrangeiros – o equivalente a 20% do total.
Quinto destino de lazer mais visitado do país e o primeiro do Estado de Pernambuco, o balneário é considerado a melhor praia do Nordeste, de acordo com a pesquisa DataFolha.
Evento com parceiros
Para Massimo Pellitteri, vice presidente do Conventions de Porto de Galinhas, o objetivo do evento é prestigiar, homenagear e agradecer parceiros do trade. “Temos parceiros de muitos anos. São operadores, companhias aéreas, que são realmente parceiros e que merecem ser homenageados.
Massimo lembrou que o número de turistas estrangeiros é liderado ainda por argentinos (20%), seguido por chilenos, uruguaios, paraguaios e colombianos.
Para o novo presidente do Conventions, Eduardo Tiburtius, eleito em chapa única este mês em substituição a Otaviano Maroja, o trabalho de promoção do destino terá a mesma toada de Otaviano. “Durante esse ano já auferimos uma aceitação 98% dos famtours (viagens de familiarização) tanto com agentes de viagens como de jornalistas. Todos aprovaram o destino, os serviços e a infraestrutura em geral de Porto de Galinhas. A gente concorda que essa é a melhor forma de divulgar um destino, através de fampress e famtrips”, adiantou ao DIÁRIO.
Por que Sou?
O verbo ser foi escolhido como uma peça do marketing da Associação de Hotéis de Porto de Galinhas. “Sou Porto de Galinhas, somos Porto de Galinhas. É uma forma de integrar, principalmente porque vivemos um tempo de compartilhamento, interação. É uma forma de aproximar ainda mais o visitante. Seja Porto de Galinhas”, disse Otaviano Maroja ao DIÁRIO.
Os nomes das empresas parceiras de Porto de Galinhas em 2018 serão anunciados neste sábado (24) em evento no hotel Village Porto de Galinhas.
*O jornalista viajou convidado pela Associação de Hotéis de Porto de Galinhas