Parque Ibirapuera celebra aniversário de São Paulo com programação especial 

Continua depois da publicidade

Parque Ibirapuera oferece entrada gratuita em equipamentos culturais e sessões para todas as idades no Planetário Ibirapuera

Para celebrar os 469 anos da cidade de São Paulo, nesta quarta-feira (25), o Parque Ibirapuera, que é administrado pela Urbia, preparou uma programação especial com diversas atividades gratuitas para os visitantes. Um dos destaques é o show da Orquestra Furiosa da Escola de Música do Parque Ibirapuera, no Auditório Ibirapuera. Além desta atração, o espaço para pets contará com customização de medalhinhas de identificação, entrada gratuita no Pavilhão Japonês até o fim de semana, programação do Planetário e muito mais. Confira abaixo:

Show gratuito no Auditório Ibirapuera

Veja também as mais lidas do DT

A Orquestra Furiosa da Escola de Música do Parque Ibirapuera vai realizar uma apresentação em homenagem à cidade de São Paulo na quarta-feira (25), a partir das 11h, no Auditório Ibirapuera. Sob regência de Nailor Proveta, um dos principais nomes da música instrumental do Brasil, a Orquestra vai apresentar um repertório composto por canções de grandes artistas nacionais, como Adoniran Barbosa, Paulinho da Viola e Milton Nascimento. O evento terá participação da Banda Aldeia.

Festa no Quintal

Para os tutores de pets, o parque mais amado de São Paulo contará com uma ativação muito especial. A Petlove realizará a “Festa no Quintal”, na quarta-feira (25), das 10h às 18h, com entrada gratuita. Na data, a empresa oferecerá customização de medalhinhas de identificação (dogtag), em estilo de grafite, criadas pelos artistas paulistanos Nayara Kliner, do Nayara Setelinhas Oficina, e João Marcelo. Também será instalado um bolo cenográfico gigante para a celebração da data, além de um espaço personalizado para fotos de pets e tutores. Vale a pena visitar o local.

Planetário Ibirapuera

O Planetário Ibirapuera apresentará o espetáculo “Show de Luna”, que destaca diversas histórias de Luna, uma garota apaixonada por ciências, e que usa a imaginação para descobrir respostas do universo juntamente com seu irmãozinho Júpiter e seu furão de estimação Cláudio. Com duração de 40 minutos, a sessão é destinada ao público infantil, de dois a seis anos de idade. O espetáculo está previsto para quarta-feira (25), às 13h.

Outra sessão programada para a data é “Olhar o Céu de São Paulo Outra Vez”, que destacará o céu da capital paulista, que há muito não se vê por causa da poluição luminosa e crescimento desenfreado da cidade. Os horários das exibições são: 15h e 17h.

“Planetas do Universo” é outro evento da celebração do aniversário de São Paulo, a sessão faz uma reflexão sobre as descobertas que mexem com a humanidade e que trazem à tona questões profundas dos seres humanos: será que estamos sozinhos no universo? “Planetas do Universo” acontece às 15h.

Ainda faz parte da programação a palestra “Sob os Céus de São Paulo”, conduzida por Denis Zoqbi, gestor do Clube de Astronomia de São Paulo-CASP, na quarta-feira (25), às 19h. Os interessados devem adquirir o ingresso gratuito no Urbiapass. O evento fará uma retrospectiva de 1960, período no qual o Brasil vivia uma revolução que remodelava o pensamento industrial e educacional de todo o país. Durante o governo de Juscelino Kubistchek, integrantes da Associação de Amadores de Astronomia A.A.A, sediada em São Paulo, inauguraram, no Planetário do Ibirapuera, o primeiro radiotelescópio amador totalmente voltado à pesquisa espacial, montado no Brasil.

Pavilhão Japonês com entrada gratuita até domingo (29)

Considerado um dos principais locais para mergulhar na história e cultura japonesa na capital paulista, o Pavilhão Japonês prestará uma homenagem à cidade de São Paulo com entrada gratuita de quarta-feira (25) a domingo (29), das 10h às 17h.

Além da gratuidade, o espaço oferecerá uma atividade para aprender a técnica japonesa do kokedama (plantio em bola de musgo). Trata-se de um cultivo sustentável e tendência no paisagismo. Com duração de uma hora e turmas de até 20 pessoas (por ordem de chegada), a atividade acontecerá em três horários: às 11h, às 14h e às 16h. O evento é realizado pela Matsu Store e o Pavilhão Japonês.

Já no sábado (28), a partir das 11h, o espaço realizará uma apresentação e oficinas de taiko (tambores japoneses), regado com muita música e performance de cantores e grupos. No mesmo dia, a partir das 12h40, será feita a apresentação do trabalho realizado no Kodomo no Sono (entidade sem fins lucrativos voltada à assistência e amparo às pessoas com necessidades especiais).

Localizado às margens do lago do Ibirapuera, próximo ao Planetário e ao Museu Afro Brasil, o Pavilhão Japonês foi construído por meio de uma parceria entre o governo japonês e a comunidade nipo-brasileira, conta com um salão nobre e diversas salas anexas. Em seu Salão de Exposição é possível conferir peças doadas pelo governo japonês que retratam as belezas do Japão. No espaço, também é possível apreciar o jardim repleto de plantas e árvores ornamentais, além de um lindo lago de carpas.

Para quem deseja saborear algumas das delícias da culinária japonesa, o Pavilhão conta com uma cafeteria estilo take away, o Na Na Ya, que serve opções variadas de pratos doces e salgados. O espaço tem ainda uma loja de souvenir com temática japonesa, da Matsu Store.

Planetário do Ibirapuera (Crédito: Urbia)

Museu Afro Brasil

Com um acervo composto por mais de 8 mil obras, que incluem pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documento, entre outros, na quarta-feira (25) o Museu Afro Brasil funcionará das 10h às 17h (permanência até 18h), com entrada gratuita. O acervo do MAB é composto por peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidas entre o século XVIII e os dias de hoje, que retratam diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a escravidão, registrando a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira. Os ingressos gratuitos podem ser adquiridos no site do Museu.

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade