Passageiros avaliam aeroportos brasileiros após o pior da crise

Continua depois da publicidade

Essa é a primeira pesquisa de satisfação dos viajantes em relação à estrutura aeroportuária realizada após a fase mais crítica da pandemia no país.

Edição DIÁRIO com agências

Uma recente pesquisa, promovida entre agosto e setembro pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), do Ministério da Infraestrutura (MInfra), avaliou o índice de satisfação dos passageiros em relação aos serviços, ao atendimento e à infraestrutura dos aeroportos do Brasil.

De acordo com a pesquisa, os aeroportos de Confins (MG), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC) foram os líderes em suas categorias, respectivamente: acima de 10 milhões de passageiros; entre 5 e 10 milhões de passageiros; e com até 5 milhões de passageiros.

Veja também as mais lidas do DT

Completam o “pódio” de cada uma das três categorias os aeroportos do Galeão (RJ) e Congonhas (SP); de Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS); e de Vitória (ES) e Maceió (AL).

Para 92% dos 12.978 passageiros entrevistados, os 20 principais aeroportos do país são bons ou muito bons.

Juntos os 20 terminais aéreos analisados concentram 87% do total de passageiros da aviação regular transportados no país. Todos receberam pontuação acima de 4 (bom), sendo que a média foi de 4,46 quanto à satisfação geral dos usuários. A escala de avaliação vai de 1 (muito ruim) a 5 (muito bom).

Os entrevistados avaliaram ainda 17 itens de infraestrutura, atendimento e serviços, além do desempenho de diferentes processos do aeroporto, como check-in, inspeção de segurança e restituição de bagagens. A boa notícia é que 16 desses quesitos obtiveram média superior a 4, meta estabelecida pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero).

As melhores avaliações foram para os itens: processo de inspeção de segurança, com média geral de 4,65 e índice de aprovação de 94,4%; e limpeza geral, com média de 4,60 e aprovada por 94,6% dos passageiros.

Em relação aos aeroportos de operação internacional, em razão da Covid-19, apenas cinco aeroportos com voos para fora do país tiveram seus serviços e estruturas avaliados: Brasília (DF), Campinas (SP), Confins, Galeão e Guarulhos (SP).

Todos registraram 100% de validação quanto aos principais procedimentos internacionais: tempo de espera em fila igual ou inferior a 15 minutos na inspeção de segurança em embarque internacional, e igual ou inferior a 30 minutos no check-in internacional.

Segundo o secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, “a iniciativa contribui para o desenvolvimento da gestão aeroportuária e o aumento da capacidade e eficiência da infraestrutura dos aeroportos do país. É, portanto, importante referencial para administração dos aeroportos pesquisados”.

PC

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade