Pela primeira vez certificação de balão brasileiro é solicitado à Anac

Continua depois da publicidade

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) ANAC recebeu, nessa na última quinta-feira, 31 de março, o pedido de certificação de tipo para um balão desenvolvido no Brasil.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


É a primeira vez que um balão brasileiro será submetido ao processo de certificação de tipo. Há anos, a empresa requerente, Rubic Balões, vem desenvolvendo e construindo balões experimentais para voo livre, competições, balões de formato especial para exibições, entre outros.

Veja também as mais lidas do DT

A certificação visa assegurar padrões de desempenho e segurança ao projeto e, com isso, abrir novas possibilidades de uso para os balões, como a realização de voos panorâmicos e treinamentos em Centros de Instrução de Aviação Civil (CIAC). Além disso, ao se ter um produto certificado, há a possibilidade de acessar mercados internacionais, que exigem nível de segurança adequado.

Com a MP do Voo Simples, a Medida Provisória nº 1.089, de 29 de dezembro de 2021, e a Resolução nº 653, de 20 de dezembro de 2021, a Taxa de Fiscalização da Aviação Civil (TFAC) para a certificação de balões caiu de aproximadamente R$ 900 mil para R$ 20 mil, viabilizando, assim, o desenvolvimento e a certificação de balões nacionais.

Muitas das antigas taxas cobradas eram desproporcionais à realidade do setor, criando barreiras à certificação dos regulados no país. Com a revisão da tabela da TFAC, os valores estabelecidos tornaram-se mais aderentes à realidade nacional, viabilizando projetos que, sob os parâmetros de cobrança anteriores, emperravam diante de custos regulatórios elevados.

Veja mais detalhes em MP do Voo Simples: Saiba o que mudou nas TFACs e Simplificação e racionalização tornam TFAC aderente à realidade do setor aéreo (clique nos links para acessar).

As primeiras etapas do processo envolvem a determinação dos requisitos a serem cumpridos, bem como do cronograma de relatórios e testes a serem realizados por parte da empresa.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Anac

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade