PERSE: Frente Parlamentar reúne mais de mil pessoas no plenário da Câmara dos Deputados

Continua depois da publicidade

A sessão, que contou com a FPhotel e associações do setor de turismo e eventos, teve como principal objetivo afirmar a importância do programa para as empresas de turismo


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

A Frente Parlamentar Mista da Hotelaria Brasileira (FPhotel) reuniu na manhã do dia 27 de março mais de mil empresários entre hoteleiros e representantes de entidades de classe e sindicatos laborais de todo o Brasil para participarem da Comissão Geral no Plenário da Câmara dos Deputados em defesa do Programa Emergencial de Recuperação do Setor de Eventos (PERSE).

Veja também as mais lidas do DT

Com a presença de mais de 200 parlamentares, a finalidade da comissão é debater os impactos para os setores de turismo, hotéis e eventos da publicação da medida provisória 1202/2023 que determina a extinção do programa. A MP provocou movimentações nos setores afetados que apresentaram argumentações para propor um acordo junto ao Governo Federal e ao Congresso.

Com fortes discursos sobre a importância da manutenção do Perse que foi aprovado no Congresso Nacional, entre eles, destacou-se a manifestação do deputado federal Gilson Daniel, líder da Frente Parlamentar Mista da Hotelaria. “No dia de hoje, os parlamentares fizeram história na luta pelo turismo e pela manutenção do Perse”, afirmou ele. Destacou-se também o presidente da Comissão de Turismo, Paulo Litro, que reforçou que uma das principais pautas na comissão envolve o programa, devido ao seu grande impacto econômico.

Um dos protagonistas do evento e muito aplaudido em seu discurso histórico que homenageou vários pontos turísticos do Brasil, Manoel Linhares, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH Nacional, também reforçou a importância do programa para o setor de hotelaria.

Câmara dos Deputados em votação sobre o PERSE - Foto Folha de S.Paulo
Câmara dos Deputados em votação sobre o PERSE – Foto Folha de S.Paulo

Os presidentes do Sindepat, FOHB, Unedestinos, Hi Hostel e Abmoteis também fizeram discursos fortes em defesa do PERSE, apontando que a proposta do Governo sobre o lucro real afeta mais de 98% das empresas do setor de turismo.

A sessão teve como principal objetivo afirmar a importância do programa para as empresas de turismo, demonstrar o desacordo do setor com a medida, além de ressaltar os danos que ela pode trazer para diversos segmentos.

O Perse foi aprovado em maio de 2021 e desempenhou um papel crucial na recuperação de empresas do setor de turismo, viagens e eventos, segmentos que somam 6,5 milhões de postos de trabalho e representam 8,1% do PIB nacional. Apenas em 2023, geraram mais de 234 mil novos empregos, aumentando a arrecadação do governo federal em mais de 20 bilhões de reais.

Durante o evento, os deputados defenderam a manutenção das empresas do Lucro Real e manutenção do Perse sem mudanças, destacando que ele é crucial para a recuperação de diversos segmentos econômicos, incluindo o hoteleiro, parques, eventos, agenciamento e destinos. Sua existência está sob ameaça e é necessária uma união de forças para garantir sua continuidade.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade