Pinhão na Austrália é noz! – por Werner Schumacher*

Continua depois da publicidade

Basta estar vivo pra ver que pode ocorrer um fato novo. Era impensável crer que havia pinhão em outro pais latino-americano, principalmente, além do Brasil.


A Austrália tem, mas lá não é pinhão, é noz. Ignorada a décadas, a noz ou pinhão australiano volta com tudo, resgatando as tradições aborígenes, quando esses viajavam longas distâncias para celebrar a colheita.

Se a nominamos noz ou pinhão é mera questão de linguagem.

Mas há diferenças, como podem reparar o pinheiro australiano que o produz.

Veja também as mais lidas do DT

Lá as pinhas, como aqui chamamos, pesam 20, sim 20 kg e precisam de um cara forte como o barbudo da foto abaixo para carregá-las.

O aborígene Leeton Lee, depois de passar um tempo com um dos anciões de Cherbourg, uma comunidade de Queensland, é que teve a sua primeira noz bunya, como chamam por lá o pinhão. A colheita, outra diferença, se dava a cada três anos, se reuniam para a colheita as montanhas Bunya. Durante séculos, diferentes tribos viajavam, deixavam as diferenças para negociar, arranjar casamentos e festejar a bunya, que se deliciavam com ela crua, torrada, fervida e as vezes moída em farinha.

Lee posa com dois cones de bunya que são enormes CORTESIA DE LEETON LEE

O último festival da Bunya ocorreu em 1920!

Em 2018 Lee inicio um workshop gratuito de bunya, pra surpresa dele, 100% das pessoas que se registraram eram australianos e não aborígenes. Desde então em inúmeros restaurantes e nas casas a bunya ou pinhão está presente na culinária australiana.
Creio que caberia um intercâmbio cultural sobre a bunya/pinhão entre Brasil e Austrália.

Aqui no Brasil

Um ex-vizinho da Santa Lúcia do Vale dos Vinhedos, o Pedrinho, que infelizmente foi colher pinhão em outras bandas, subia pelo tronco vertical da araucária e derrubava todas as pinhas assim.

Na parte que me tocou da propriedade não tenho pinheiros, portanto, me resta comprar e plantar pinheiros, nessa idade, não os verei produzir frutos. Exceto se comprar mudas de um pinheiro ‘inventado’ pela grande Embrapa, alcança mais ou menos 3 metros de altura e
em 6 anos já produz frutos, trata-se de uma araucária anã.

Creio que caberia um intercâmbio cultural sobre a bunya/pinhão
entre Brasil e Austrália.(Arquivo DT)

Como podem ver, de anã não tem nada a nossa Embrapa que já publicou um livro de receitas com o uso da pinhão na nossa culinária.

Em Lages-SC se realiza a Festa do Pinhão, onde se prepara um prato a base de pinhão preparado em um disco de arado sobre brasas, com Frescal, uma carne secada ao sol, mas diferente da carne de sol nordestina e do charque gaúcho, junto a pimentão, cebola e tomate, fica uma loucura de bom.


Vale dos Vinhedos, Outono de 2021

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade