Por Mary Ellen Aquino
Destino a ser descoberto, a cidade de Anchieta (ES) apresentou as suas riquezas naturais e patrimônios arquitetônicos no 33º Festuris (Feira Internacional de Turismo de Gramado).
Anfitrião do pequeno e acolhedor estande do destino na feira, o secretário de Turismo de Anchieta, Caio Mozer, conversou com o Diário sobre as prioridades para fomentar o turismo na cidade.
Mozer contou que a valorização da identidade local é o que fortalece o destino. “A mídia espontânea do próprio morador divulga o próprio destino”.
Veja também as mais lidas do DT
“Temos em nosso município 23 belas praias, o Santuário Nacional de São José de Anchieta, ruínas jesuíticas, parques florestais, agroindústrias, dois circuitos rurais, área de ecoturismo no Monte Urubú, onde é explorado voo livre entre outras atividade”, relaciona.
Ele ressalta que a secretária de Turismo está trabalhando junto com o governo do Estado para melhorar a infraestrutura nas orlas. “A maioria dos turistas que vão a Anchieta buscam ainda pelo turismo de praia e sol”, conta.
O secretário projeta uma expansão do turismo religioso no destino com a restauração do Santuário Nacional de São José de Anchieta, que está em andamento.
Na cidade, o Circuito Cultura e Fé apresenta as Ruínas Jesuíticas, o Centro Histórico, Santuário Nacional de São José de Anchieta, e o Museu – Centro de Interpretação São José de Anchieta.
O destino também avança no agroturismo. No distrito de Alto Pongal é possível conhecer o Circuito dos Imigrantes, comunidade italiana formada por cerca de 1.200 habitantes. Ali são produzidos cachaça, biscoitos, massas, picolés, hortaliças e embutidos.
Ouça o PODCAST DIÁRIO com o secretário de Turismo de Anchieta (ES) Caio Mozer