Febre amarela: pontos turísticos no interior de SP são interditados

Continua depois da publicidade

Mata de Santa Genebra e o Tênis Clube, em Campinas; Observatório Municipal Jean Nicollini, em Joaquim Egídio; Clube Atlético de Araraquara, em Américo Brasiliense; e Trilhas da Mata dos Macacos, em Bady Bassit são os pontos interditados

Agências com Edição do DIÁRIO

Por conta da confirmação de casos de febre amarela em pessoas ou da presença do vírus em macacos mortos, cinco pontos turísticos em regiões rurais de São Paulo estão interditados:  Mata de Santa Genebra e o Tênis Clube, em Campinas; Observatório Municipal Jean Nicollini, em Joaquim Egídio; Clube Atlético de Araraquara, em Américo Brasiliense; e Trilhas da Mata dos Macacos, em Bady Bassit. O veto à visitação deve durar aproximadamente 15 dias, tempo para que o Ministério da Saúde dê um novo parecer a respeito, após análise do monitoramento que será realizado com os primatas.

Transmitida pela picada de mosquitos dos gêneros Haemagogus ou Sabethes infectados com o vírus, a Febre Amarela, se não tratada rapidamente, pode levar à morte em cerca de uma semana. “Por isso, vale ficar atento aos sinais que a doença provoca, que podem ser calafrios, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Para casos mais graves, os sinais mais frequentes são febre alta, icterícia e hemorragia”, alerta o Biólogo Horácio Teles, membro do CRBio-01 – Conselho Regional de Biologia – 1ª Região (SP, MT e MS).

Veja também as mais lidas do DT

O especialista reforça que, apesar de algumas contraindicações, o principal meio de prevenção da doença é a vacina. “Recomendada para a população a partir dos seis meses de vida, uma única dose da vacina já é o suficiente para a proteção contra a doença”, explica o Biólogo. “O mais rápido possível, pelo menos nas áreas com o registro de epizootias e onde a circulação do vírus é endêmica”, completa.

Outro apelo do Biólogo é que não atentem contra a vida dos macacos. “Infelizmente, alguns animais já foram vítimas de violência e mortos por homens, equivocadamente apontados como culpados pela doença. Na verdade, os bichos são nossos aliados. Além de não serem os responsáveis pela transmissão da febre amarela, mas sim os mosquitos, eles nos ajudam a identificar os locais onde o vírus está presente, justamente porque são acometidos pela doença”, conclui Teles.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade