Presidente da Braztoa, Roberto Nedelciu, recebe titulo de rei em comunidade africana

As tradições não falam alto aqui na África, elas gritam.

Por Paulo Atzingen (de Bouaké – Costa do Marfim)

No quarto dia do press trip de jornalistas e operadores na Costa do Marfim e seguindo a programação de encontros com comunidades e imersão na cultura local, os líderes da aldeia Gbomizambo – região central do país – decidiram homenagear os visitantes com uma cerimônia de boas vindas.

Praticamente toda comunidade – cerca de 500 pessoas entre crianças, jovens e adultos – compareceram para ver Roberto Nedelciu, presidente da Braztoa, ser coroado como chefe tradicional da região, em outras palavras, rei. Mantendo a tradição secular, o rei Nana Kouakou Yao deu uma nova denominação a Nedelciu, que passou a se chamar na comunidade africana de Nanan Konan, em tradução literal (na lingua Bauole): Rei que é entronizado na quarta-feira. Simbolicamente,  Nanan Konan terá mandato vitalício.

“É uma tradição muito forte, mas também é uma forma de estabelecer vínculos com instituições e países, criando empatia com nossa terra”, afirma Kouassi Jean Jacques, representante do Ministério do Turismo da embaixada na Costa do Marfim no Brasil. Lembra Kouassi que esse tipo de deferência já ocorreu com Michael Jackson, quando esteve na Costa do Marfim em 1992.

Nedelciu, já coroado, com o rei local e súditos (credito: De Cola)

Batalhão de meninos e guerreiros

O grupo de brasileiros foi recebido por um batalhão de meninos e meninas, de todas as idades, muitos alegres, outros espantados por verem talvez, pela primeira vez ao vivo, equipamentos de jornalismo como máquinas fotográficas e filmadoras.

Três guerreiros besuntados em uma tinta negra a e que portavam espadas e lanças, traduzindo a seriedade do cerimonial (crédito: De Cola)

O clima de receptividade e festa só era quebrado com a presença de três guerreiros besuntados em uma tinta negra a e que portavam espadas e lanças, traduzindo a seriedade do cerimonial. Guarda Imperial, não sorriam em nenhuma circunstância.

O trono, revestido de um tecido vermelho sob uma tenda estava vazio e o rei Kouakou Yao sentava sob um toldo lateral junto aos seus súditos – em uma atitude de reverência e cordialidade – esperava o cerimonial anunciar o visitante homenageado.

O ritual foi todo conduzido na língua Bauolé e a população de Gbomizambo assistia também a dança tradicional Goly como complemento da cerimônia.

A jornalista Márcia Santos com o batalhão de crianças (Crédito: De Cola)

Coroamento

Finalmente, Roberto Nedelciu desce em direção ao trono e o rei local vai ao seu encontro. Em fila, o rei cumprimenta Nedelciu e em seguida os súditos do rei local cumprimentam o novo rei.

Ao final, o cerimonialista declara o senhor Roberto Haro Nedelciu, rei da região de Bouale e com o seu nome que será registrado na Costa do Marfim: Nanan Konan.

Em sinal de deferência o grupo de operadores e jornalistas recebeu cada um uma bata típica com motivos marfinenses.

Rei local dirige -se ao rei coroado (Crédito: De Cola)

_____________________________
*O jornalista Paulo Atzingen viajou South African convidado pelo Ministério do Turismo da Costa do Marfim, com seguro GTA

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Hoteleiros questionam altas cifras do Ecad em tempos de pandemia

Pleito antigo da hotelaria, a revisão das cobranças das altas taxas do Ecad ganhou destaque na agenda de debates da hotelaria em tempos de...

Accor anuncia Romulo Silva como novo diretor de Desenvolvimento para Franquias

A Accor acaba de anunciar Romulo Silva como novo diretor de Desenvolvimento para Franquias Accor Brasil. EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências O executivo, que teve importante...

Organização Mundial de Enoturismo é criada com sede na Espanha

REDAÇÃO E TRADUÇÃO DO DIÁRIO com agências internacionais Acaba de ser anunciada na Espanha a criação da Organização Mundial de Enoturismo (GWTO) que nasce junto...

Movimento de Viracopos (SP) apresenta recuperação gradual em junho

A recuperação no setor de passageiros apresenta tendência de crescimento após uma queda brusca registrada a partir de março EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências Em nota,...

Califórnia retrocede na reabertura com expansão do coronavírus nos EUA

SACRAMENTO, Estados Unidos (Reuters) - O governador da Califórnia decretou nesta segunda-feira um recuo no plano de reabertura da economia do Estado norte-americano, após...

La Casa de Papel: a transferência de liquidez relatada pelo refém brasileiro**

Por Paulo Atzingen* (de Madri) Só depois de passados alguns anos do assalto à Casa da Moeda da Espanha e me tornado refém por aquele...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias