Problema de software do Google afeta sites de reservas de companhias aéreas

Continua depois da publicidade

Um problema de software do Google deixou os sites de várias das principais companhias aéreas dos Estados Unidos temporariamente fora do ar na segunda-feira. 

Agências internacionais com EDIÇÃO DO DIÁRIO


O software, fornecido pelo Google, normalmente exibe dados de voos e preços. Mas o bug impediu os passageiros em potencial de pesquisar ou reservar voos. Entre as companhias aéreas afetadas estão Delta Air Lines, American Airlines e United Airlines.

“Um erro de dados afetou nosso software de compra de voos, o que impediu as companhias aéreas parceiras, assim como o Google Flights, de mostrar informações sobre as tarifas”, disse o Google em um comunicado à mídia.

“Implementamos uma correção e o problema agora foi mitigado. Continuaremos monitorando para garantir que isso seja totalmente resolvido. ”

Veja também as mais lidas do DT

O problema afetou os passageiros na tarde de segunda-feira (horário do leste dos EUA). As pessoas notaram os problemas iniciais por volta do meio-dia. No entanto, o Google havia resolvido a maioria dos problemas técnicos no final da tarde.

“O problema foi causado pela falha da tecnologia fornecida à Delta e várias companhias aéreas pelo Google. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente que isso tenha causado ”, disse um porta-voz da Delta Air Lines.

Por sua vez, a American Airlines não estava revelando muito, respondendo nas redes sociais com mensagens genéricas do tipo “ obrigado pela paciência, estamos trabalhando muito para resolver o problema ”.

“Estou tentando fazer com que meus cartões de embarque apareçam no aplicativo móvel e recebo um erro informando que ele não pode se conectar ao servidor tanto no meu telefone quanto no do meu marido”, disse uma pessoa em um feed de mídia social.

Versão do ITA Matrix do Google

Essas três companhias aéreas usam uma versão do ITA Matrix. ITA Matrix é um software do Google que ajuda a gerenciar voos e inventário. Muitos motivos estão familiarizados com o ITA Fare Matrix , uma plataforma com aparência de escola antiga que analisa rotas e preços para chegar a alguns negócios muito bons.

Plane Silhouette Nova York
As companhias aéreas dependem fortemente de sistemas de TI. Foto: Getty Images

Com o ITA temporariamente fora do ar, as companhias aéreas que usam uma versão dele para alimentar seus sistemas de reservas não podiam fazer reservas ou exibir informações de voos. Isso impactou não apenas as reservas online, mas também as feitas por telefone ou pessoalmente. Em resposta, os passageiros lotaram os call centers das companhias aéreas na tarde de segunda-feira. O que agravou o problema foi que a equipe do call center também considerou partes de seus sistemas de TI inoperantes.

No entanto, o problema do software do Google parecia ter pouco impacto nos voos reais. Houve atrasos e cancelamentos mínimos nos Estados Unidos na segunda-feira.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade