Quando Marketing, Entretenimento e Arquitetura andam juntos

Continua depois da publicidade

Por Leonardo Fontenele*

Limitada a planejar e construir edificações, a arquitetura convencional nem sempre nos permite atingir os melhores resultados. Para ampliar o potencial de um empreendimento, técnicas de Entretenimento e Marketing são um grande diferencial. Essa é a base para entender a Arquitetura do Conteúdo, um conceito originário dos parques temáticos que ganha espaço no Brasil com soluções voltadas às mais diferentes finalidades.

Mundialmente, a lista de estabelecimentos que se beneficiaram dessa junção de técnicas é bastante vasta. Podemos destacar os de natureza comercial (lojas, redes de franquias, restaurantes e shopping centers), os que mesclam seu caráter comercial com marketing (concept stores e atrações corporativas), os de foco comercial com entretenimento (museus, parques temáticos, hotéis, resorts, buffets e casas de festa), além daqueles institucionais que buscam oferecer lazer (praças públicas, aquários, zoológicos, teatros, bibliotecas e museus), entre outros (essa forma de abordagem é tão versátil que já foi até utilizada por um hospital que desejava se posicionar como um centro médico infantil).

Veja também as mais lidas do DT

Em resumo, todo ambiente pode transmitir uma mensagem e se posicionar. No mercado atual, mais do que simplesmente produtos e serviços, o público deseja três coisas: uma identidade clara que expresse a alma da empresa e de seus produtos/serviços, valores com os quais ele se identifique e coerência na concretização desse discurso. É exatamente isso que a Arquitetura do Conteúdo faz – constrói identidades e conecta o consumidor aos valores e ideias representadas por um local, promovendo fidelização.

Para atingir esse objetivo, a fórmula do sucesso é combinar técnicas inovadoras de Entretenimento e Marketing aos princípios da Arquitetura, como ferramenta de criação para realizar experiências marcantes. Ao transmitir fatos e emoções, um empreendimento consegue estabelecer, de forma definitiva, uma conexão emocional com o visitante. A principal vantagem é fazer com que o público abandone um julgamento lógico da marca, passando a avaliar e apreciá-la de forma afetiva.

A Arquitetura do Conteúdo tem muito a oferecer, mas para isso é fundamental que se definam preliminarmente os objetivos e o posicionamento desejado de uma forma clara, com uma abordagem precisa do público-alvo e do mercado em questão. A partir dessa conclusão, serão avaliadas entre as ferramentais disponíveis (Arquitetura, Entretenimento e Marketing) quais serão utilizadas, em qual intensidade, em que proporção e de que forma. Como arremate final, é necessário integrá-las de forma harmônica visando criar sólidas experiências, um diferencial atrelado a mais vendas, visitação e fortalecimento da marca – benefícios que vão muito além da arquitetura…

* Leonardo Fontenele é CEO da IMAGIC!, empresa de arquitetura com escritórios espalhados no Brasil, Estados Unidos e Europa

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade