Os  Embaixadores do Rio e a retomada do turismo fluminense

Continua depois da publicidade

Bayard Do Coutto Boiteux*

O Rio  de Janeiro com a pandemia causada pelo Covid-19 passa o pior momento de sua história turística nas últimas décadas. São momentos difíceis de empresas que foram fechadas e de atividades artísticas que não puderam mais se desenvolver. Como todo o mundo, os Embaixadores e sua associação estão tendo que se reinventar, buscar soluções de sobrevivência mas também apoiar com toda nossa solidariedade um grande percentual de pessoas que precisa de nossa ajuda humanitária, incluindo a própria cadeia produtiva do turismo.

Nossa primeira ação foi passar para o formato on line todas nossas atividades, que começaram com a posse dos novos embaixadores do Turismo do Rio, realização de diversas exposições de fotos e objetos turísticos nas redes sociais, Workshops e sobretudo lives que permitiram que a sociedade conhecesse melhor o trabalho desenvolvido por cada Embaixador.

Veja também as mais lidas do DT

Assim, como as ações que estão desenvolvendo inclusive sociais junto à organizações não governamentais e projetos que atendem comunidades carentes. Vários membros de nosso time passaram a contribuir individualmente também doando direitos autorais de seus livros, fazendo shows com doações para que projetos em comunidades mais vulneráveis pudessem ter colaboração, distribuindo quentinhas e produtos de primeira necessidade..

Para manter acesa a imagem positiva do destino turístico Rio fizemos um vídeo promocional com vários depoimentos de personalidades e estamos agora finalizando um segundo sobre os encantos do Rio, sempre lembrando que o mais importante no momento é salvar vidas e ajudar na busca de soluções para os inúmeros desempregados, que precisam de alguma forma serem amparados. Sabemos que o isolamento social é vital no atual momento e que não podemos desenvolver projetos que não tenham amparo de especialistas e estudiosos, na chamada retomada econômica ou ainda início de desconfinamento. Tais medidas se não forem colocadas em prática de forma racional e levando em consideração a curva que apresenta, os infectados e os óbitos poderão piorar a situação existente.

Uma das soluções encontradas foi o delivery, no caso de restaurantes e outros serviços gastronômicos, com o estabelecimento de protocolos de segurança. Há de se ressaltar o importante trabalho do Vale do Café Convention & Visitors Bureau, onde vários de nossos Embaixadores estão presentes com um manual de segurança para prestadores de serviços Turísticos e turistas e revoluções feitas on line para manter a qualidade do ensino, como a desenvolvida pela Escola de Turismo Cieth ou o novo protocolo de segurança  de visitação de casas e aptos para venda/Aluguel da Sergio castro Imoveis.

O instagram passou a ser um instrumento efetivo de registro de ações sociais e locais turísticos, fugindo a pseudos influenciadores digitais que vendiam suas imagens.

Pela Primeira vez na história da escolha dos Embaixadores 2021, seis serão eleitos pelo voto indireto ou seja podendo ser indicados por qualquer pessoa, dentro de uma nova visão de solidariedade e sobretudo de respeito pela diversidade e pela democracia, fatores que norteiam e sempre vão nortear nossas ações.

Devo confessar que um grupo de heróis permite que consigamos continuar sobrevivendo, como médicos, enfermeiros, porteiros, garis, taxistas, motoristas de aplicativos e transportes coletivos, caminhoneiros, policiais, agricultores, funcionários de supermercados e farmácias, guardas municipais, entregadores de delivery, faxineiros de prédios, professores, psicólogos entre outros. São, devo confessar, nossos homenageados especiais para a eternidade. O respeito que temos  por cada uma de tais funções é tão grande que nos emociona e nos mostra onde devem ser feitos investimentos de fato, como na educação, saúde, trabalho, pesquisa, arte….Se não fosse a arte encabeçadas por escritores, artistas, jardineiros, bailarinos, cantores, músicos nossa vida teria ficado impossível.

Com muita cautela, estamos pensando na retomada do turismo, que acredito deva ocorrer de forma plena a partir da segunda quinzena de outubro. E neste momento estamos desenhando um livro com dicas do Rio, através de experiências vividas por cada um de nossos amigos abnegados pelo Rio, que nunca deixaram de lutar pela sobrevivência de nossos irmãos brasileiros.


*Bayard Do Coutto Boiteux é professor universitário,pesquisador e integra de forma voluntária a Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ e o Instituto Preservale.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade