Quito comemora Carnaval no fim de fevereiro com festas típicas

Continua depois da publicidade

De 25 de fevereiro a 3 de março, Quito ganha vida com as celebrações anuais de Carnaval que comemoram o fim do ano solar indígena no Equador. A riqueza cultural da cidade dá lugar, durante estes dias, a vários festejos populares cheios de cor, alegria e tradições, oferecendo aos turistas a possibilidade de aproveitar de perto as festas mais animadas e originais do continente.

Este ano, o Carnaval acontece oficialmente no domingo (26), segunda (27) e terça (28) de fevereiro, feriados no Equador. No entanto, os festejos e o clima de celebração começam no sábado (25) e seguem por quase uma semana.

Em Quito, as comemorações acontecem ao ar livre. As ruas, praças e avenidas dos bairros do norte, sul e centro da cidade se transformam em um palco a céu aberto com diversos eventos artísticos e culturais. Desfiles, procissões, máscaras, fantasias, música, jogos e diversão, além da rica gastronomia, se misturam nesta alegre festa em que todos participam.

Veja também as mais lidas do DT

O carnaval foi originalmente um festejo pagão que consistia, basicamente, em vários dias de diversão desenfreada e troca de papéis antes do início da Quaresma. Em Quito, o costume era usar máscaras de personalidades públicas e fazer danças de animais inspirados na vida silvestre da cidade.

Embora os rituais e celebrações tenham evoluído ao longo do tempo, eles ainda mantêm sua essência. Hoje em dia, os moradores e visitantes que participam da festa se vestem e usam fantasias e máscaras que imitam figuras políticas ou profissões populares, como sapateiros, palhaços, barbeiros e padeiros, assim como excluídos socialmente. Também celebram os povos indígenas pintando os rostos com farinha e jogando talco, balões de água e espuma.

Além dos clássicos desfiles de foliões, grupos artísticos, batucadas e bandas da cidade se juntam às celebrações, transformando esta festa em uma excelente opção para redescobrir um dos melhores destinos da América do Sul.

Para mais informações sobre o destino, visite www.descubraquito.com.br

(Edição do DIÁRIO com agências)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade