Exclusivo: Rede Mabu apresenta novos produtos ao mercado

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Por Kika Martins, repórter freelancer do DT

Nada mais apropriado do que falar em compartilhamento em um território tão fronteiriço como Foz do Iguaçu (PR). Três países e uma área em comum. Ali, o desenvolvimento da região é ponto de acordo entre argentinos, paraguaios e brasileiros. Neste sentido, uma rede nacional de hotelaria tem investido agressivamente, provando que ainda é possível propor um novo conceito de férias em família.

Neste ano, a categoria de eventos ficou abaixo da média atendida pela rede Mabu Hotéis & Resorts, enquanto o turismo de lazer registrou um aumento de quase 20%, segundo o CEO da rede, Wellington Estruquel. Não por acaso, no último dia 20 de novembro, o Mabu Thermas Grand Resort Foz do Iguaçu acolheu o evento de lançamento de dois novos empreendimentos da rede voltados a este nicho.

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Na ocasião, a empresa destacou um projeto de propriedade compartilhada inédito no Paraná, o My Mabu. Seguindo um conceito de hospedagem muito sólido nos Estados Unidos e na Europa, onde conta com a participação de grandes redes hoteleiras, agora o modelo imobiliário também pode ser negociado no Sul do Brasil. “O sistema consiste na venda de apartamentos com direito de uso válido por 50 anos, dividido em 12 frações para serem comercializadas, dando ao comprador o direito de acesso por esse período e usufruto de quatro semanas por ano – uma Premium, uma na Alta Temporada e duas na Média Temporada -, por meio de um calendário rotativo”, esclarece Wellington.

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Lançamento

Inicialmente, a rede oferecerá 420 apartamentos decorados neste modelo de negócios, divididos em três categorias: Suíte Master para acomodação de quatro pessoas, Master Family para seis pessoas e Suíte Premium para até oito pessoas. A ideia do imóvel com 12 proprietários é oferecer uma segunda residência, com direito de uso registrado em cartório (um contrato para cada fração), unindo a praticidade e conforto dos serviços hoteleiros a um preço atrativo, tanto na divisão de custos como na manutenção do mesmo. “O My Mabu segue um modelo muito apropriado a este cenário econômico que estamos vivendo”, pondera o executivo.

O preço de lançamento é de R$ 64.900,00 para apartamentos de quatro e seis lugares – ambos com 50 m2 e variação apenas da varanda posicionada de frente para o parque aquático que, no segundo caso, se converte em espaço interno. A manutenção mensal do imóvel por sua vez, gira em torno de R$ 300,00.

Apartamento decorado com capacidade para acomodação de até 6 pessoas
Apartamento decorado com capacidade para acomodação de até 6 pessoas

Já as suítes para oito pessoas possuem o dobro de tamanho – 100 m2 –, decoração diferenciada e dão direito a alguns serviços extras pelo valor total de R$ 155.000,00.

Blue Park

O segundo lançamento apresentado pela rede será o maior parque aquático da região Sul. Com previsão de entrega para dezembro de 2017, nesta primeira fase o Blue Park demandará um investimento de R$ 50 milhões para o grupo. Durante a hospedagem prevista pelo contrato, os proprietários do My Mabu terão acesso livre à atração. Praia de ondas, tobogã e um rio lento, entre outras atrações infantis são algumas das diversões do complexo cuja meta é agradar a todas as idades. “Numa segunda etapa, prevista para 2020, devem ser investidos outros R$ 40 milhões no Blue Park”, anuncia Wellington. O parque também será aberto ao público em geral.

As duas torres do My Mabu terão uma área com restaurantes, lojas de conveniência, gifts e coffee shop, além de todos os serviços oferecidos pelo resort. Valorizando ainda mais o destino, em breve será inaugurado o maior shopping de Foz do Iguaçu bem em frente ao hotel.

Com base em estudos internacionais, a rede estima um acréscimo de 90% nos índices de ocupação nos cinco primeiros anos, o equivalente a 1,6 mil pessoas a mais em circulação, além dos hóspedes já recebidos.

Cataratas: atrativo indiscutível para os hóspedes do Mabu
Cataratas: atrativo indiscutível para os hóspedes do Mabu

De acordo com o CEO, a entrega do My Mabu está prevista para julho de 2019. Num primeiro momento, serão injetados cerca de R$ 150 milhões neste projeto. Considerando a construção do parque, um total de R$ 200 milhões inicialmente.

My Mabu

  •     Forma de pagamento – Entrada de 20% e financiamento em até 48 parcelas.
  •     Modelo comercial – Vendas realizadas tanto pelo time da rede como por algumas imobiliárias parceiras.
  •     Após 30% das aquisições, os valores dos imóveis sofrerão um reajuste de 15%.
  •    Fluxo de caixa: Período estimado em 6 meses para início das obras (julho 2016).

Flexibilidade de destino

Para arrematar, os empreendedores anunciaram uma parceria com a Resorts Condominium International – RCI, maior intercambiadora do mundo, dando outra dimensão ao projeto My Mabu. Presente em mais de 100 países, a empresa americana oferece cerca de 4,5 mil hotéis pelo mundo e trabalha para oferecer flexibilidade de destino aos usuários de seu sistema. No caso desta associação, os proprietários poderão trocar uma semana de hospedagem premium por um outro destino atrelado à RCI, seja ele nacional ou internacional. “Esta novidade inovadora é uma grande tendência no mercado brasileiro. A RCI tem 40 anos e, no Brasil, está presente há 24 anos. Neste período, investimos muito no País, por acreditar que o sistema de propriedade compartilhada aconteceria aqui e é isso que estamos vivenciando”, anunciou publicamente durante o evento a diretora da RCI no Brasil, Maria Carolina Pinheiro.

Atualmente, cerca de 4 milhões de famílias viajam pela companhia no mundo. Pelo My Mabu, os associados poderão usufruir de suas férias durante a construção do empreendimento e, assim que estiver pronto, terão início as trocas de semanas. “Somente no Brasil, a RCI tem 170 empreendimentos afiliados disponíveis para viagens. É um investimento no lazer, nas férias e na família”, concluiu a diretora.

Vale ressaltar que os proprietários da Suíte Premium terão acesso aos empreendimentos de altíssimo nível da RCI, pertencentes a outro patamar de resorts e serviços oferecidos pela empresa.

“Somente no Brasil, a RCI tem 170 empreendimentos afiliados disponíveis para viagens. É um investimento no lazer, nas férias e na família”, concluiu a diretora
“Somente no Brasil, a RCI tem 170 empreendimentos afiliados disponíveis para viagens. É um investimento no lazer, nas férias e na família”, concluiu a diretora

 

Balanço e perspectivas

Embora a rede Mabu sempre tenha equilibrado as categorias de eventos e lazer, este foi um ano de resultados atípicos. Ainda assim, segundo o CEO, o balanço de 2015 é positivo. ”Devemos fechar o ano com um incremento de aproximadamente 13% em relação a 2014, especialmente pelo aquecimento do segmento de lazer”, analisa.

Há dois anos e meio, a rede de hotéis estuda este modelo de propriedade compartilhada. “Nos últimos doze meses, passamos a nos dedicar mais intensamente. Debruçados tanto sobre o projeto arquitetônico como conceitual, entendemos que o mercado tem uma carência de uma proposta como esta. Somado a isso, o parque aquático para a região de Foz também enriquecerá não somente a cidade como todo o entorno”, salienta Wellington.

Praia termal inaugurada em dezembro de 2014 no Mabu Thermas Grand Resort. Em julho deste ano, empreendimento recebeu 25 mil hóspedes, comprovando a opção dos brasileiros por destinos nacionais, em razão da alta do dólar
Praia termal inaugurada em dezembro de 2014 no Mabu Thermas Grand Resort. Em julho deste ano, empreendimento recebeu 25 mil hóspedes, comprovando a opção dos brasileiros por destinos nacionais, em razão da alta do dólar

*Kika Martins viajou a Foz do Iguaçu a convite da rede Mabu

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