Reginaldo Marinho assina coluna “Bahia de todos os Cantos” no DIÁRIO

Continua depois da publicidade

As reportagens, artigos, matérias e textos que gravitam em torno da lógica matemática e da fluidez filosófica começam a ser publicadas este mês no DIÁRIO DO TURISMO. Quem escreve é o nosso nosso amigo e colaborador, Reginaldo Marinho, atualmente vivendo em Lençóis, na Bahia.

REDAÇÃO DO DIÁRIO


De natureza inquieta e talentos diversificados, Reginaldo Marinho ingressou na Escola de Engenharia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1967 e, no mesmo ano, foi convidado para assistente do então professor Argemiro Brito, notável engenheiro calculista, na disciplina de Geometria Descritiva do Colégio Universitário da mesma UFPB. No ano seguinte, em 1968, assumiu, por notório saber, a titularidade da disciplina.

Veja também as mais lidas do DT

Os seus estudos na Escola de Engenharia foram interrompidos, mas ele continuou estudando as relações da matemática com a física nas estruturas, tendo como mestre e incentivador o engenheiro calculista Argemiro Brito da Franca, ex-professor de Estruturas da UFPB. Ele quem fez o cálculo da estátua de Santa Rita de Cássia, que é a maior estátua católica do mundo, em Seridó, no Rio Grande do Norte.

Marinho foi para Brasília, em 1969, estudar Arquitetura na Universidade de Brasília (UnB). Em 1972, com outros colegas egressos da UnB, fundou a primeira produtora de publicidade de Brasília. Em 1974, ingressou no Jornalismo e foi editor de fotografia do Jornal de Brasília. Em 1977, trabalhou na imprensa espanhola como repórter fotográfico da revista Interviú.

Voltou ao Brasil e trabalhou no Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, atual Fundação Joaquim Nabuco. Em 1980, retornou a Brasília e trabalhou na revista OCB da Organização das Cooperativas Brasileiras. Foi selecionado para participar da exposição inaugural da Galeria de Fotografia da Funarte, já extinta.

O olhar jornalístico, associado à linguagem matemática, se destaca nas fotografias de Reginaldo Marinho como imagens limpas, precisas e de comunicação objetiva

O olhar jornalístico, associado à linguagem matemática, se destaca nas fotografias de Reginaldo Marinho como imagens limpas, precisas e de comunicação objetiva. Atualmente, escreve para o portal Wscom, Revista Nordeste, jornal Folha do Meio Ambientee agora para o DIÁRIO DO TURISMO.

Publicou dois álbuns fotográficos. Espanha: Via Democrática, sobre a redemocratização espanhola e Verde Que Te Quero Ver, sobre a Cidade de João Pessoa. Além da exposição coletiva da Funarte, fez a exposição individual “Arte e Vida Nordestina”, na Galeria A da Fundação Cultural do Distrito Federal; “Espanha: Via Democrática”, no Instituto de Arquitetos do Brasil/São Paulo e no Salão Negro do Congresso Nacional, por ocasião da visita oficial do primeiro-ministro espanhol Felipe Gonzalez; “Mosaicus” no Hotel Tambaú e “Verde Que Te Quero Ver”, no Centro Cultural Zarinha e no Instituto de Arquitetos do Brasil/Paraíba.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade