Resort em Porto Seguro preserva Mata Atlântica, faz reciclagem e valoriza cultura Pataxó

Continua depois da publicidade

Projeto de gestão hoteleira ambiental no Ondas Praia Resort, no sul da Bahia, plantou mudas nativas de Pau Brasil e aroeiras vermelhas, além de reciclar mais de 3 toneladas de lixo até junho de 2022

Uma das rotas turísticas mais bonitas do país é a Costa dos Descobrimentos, no sul da Bahia, tombada como Patrimônio Natural Mundial pela Unesco. Muitos desconhecem, mas a região possui mais de 40% de sua cobertura de vegetal florestal da Mata Atlântica. Além de abrigar cerca de 11,5 mil índios Pataxós em 19 aldeias e quatro Terras Indígenas, segundo a organização Povos Indígenas no Brasil.

A preservação dos povos originais e da Mata Atlântica é uma preocupação das principais lideranças políticas e empresariais da região, pois Porto Seguro é o sexto destino mais procurado do Brasil, segundo o Ministério do Turismo. O setor corresponde a quase 90% do PIB (Produto Interno Bruto), 40% da mão de obra e 17 segmentos dependem diretamente dele, segundo o Secretaria de turismo da cidade.

Veja também as mais lidas do DT

Diante da importância de uma gestão mais sustentável, há um ano o Ondas Praia Resort, da WAM Hotéis, um dos mais importantes grupos hoteleiros do país, iniciou um ambicioso projeto de gestão do meio ambiente, envolvendo colaboradores, fornecedores, terceirizados e clientes.

O projeto está dividido em duas frentes: Onda Verde / Movimento Ondas e Praia do Amanhã.

Pau-Brasil, flora original do Brasil (Crédito: arquivo DT)

Onda Verde
O projeto Onda Verde tem como proposta a gestão do lixo com sustentabilidade. Iniciativas com os descartes corretos, e com foco no reaproveitamento de água, reciclagem e reutilização de embalagens estão entre as ações promovidas dentro do Ondas Praias Resort.

Todo o material recolhido vem do hotel e da Praia Kaxynawã Ondas Bar e Mar. Até o início de junho de 2022, foram recicladas 3 toneladas de materiais entre papelão, latas de alumínio, vidro, plástico, óleo de fritura, orgânicose e pilhas. Para se ter uma dimensão, só em óleo de frituras foram reciclados mais de 850 litros do produto.

O resort também adotou a utilização de bicicletas para a fiscalização e segurança da propriedade. Além disso, foram abolidos os copos de plástico dos refeitórios dos colaboradores, sendo substituídos por squeezes. Vários produtos consumidos, como o palmito, têm suas embalagens customizadas. Os vidros viraram potes de biscoitos.

Praia do Amanhã
A proposta de sustentabilidade do resort em Porto Seguro se estende até a Praia do Mutá, por meio de práticas de atividades ecológicas, com foco nas famílias (clientes) e nas gerações futuras de moradores no entorno.

Com 3.500 metros de extensão, a Praia do Mutá reúne belezas naturais, sol, uma fauna e flora e está próxima das aldeias dos Pataxós. Em frente ao resort, localiza-se o Kaxynawã Ondas Bar e Mar, um dos bares mais agitados da região, que possui parceria com o hotel. Lá, canudos de metal estão sendo vendidos a preço de custo.

Na praia também foram fixadas placas com informações de bioindicardores que mostram a qualidade tanto da praia, quanto da água do mar na região. O gerente do Ondas Praia Resort, Walter Luiz, ainda reforça que a Praia do Amanhã também está preservando áreas de restinga com o replantio da vegetação. “Já foi feito o plantio de 20 mudas de Pau-Brasil, além do paisagismo com plantas nativas da Mata Atlântica. A limpeza da praia é feita diariamente”, reforça.

Walter também reforça que os índios que vivem na região também têm com o empreendimento oportunidade de emprego formal ou geração de renda. “Temos parcerias com as Aldeias: Jaqueira, Novos Guerreiros, Mirapé, Itapororoca e Coroa vermelha. Além de empregabilidade também os contratamos para apresentações culturais e abrimos o espaço interno do Ondas Praia Resort para exposições de artesanatos indígenas”, reforça.

Sobre a WAM Hotéis

Administradora de empreendimentos turísticos, a WAM Hotéis atua com 13 produtos hoteleiros entre pousadas, resorts e hotéis em seis destinos: Caldas Novas-GO, Aquiraz-CE, Penha-SC, Porto Seguro-BA, Búzios-RJ e Rio de Janeiro-RJ. Apostando em regiões turísticas celebradas, o lema é fazer o cliente se sentir em casa, agregando serviços de qualidade, opcionais de lazer e, acima de tudo, experiências positivas memoráveis.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade