Retomada do Turismo no Litoral Norte: Governo de SP apresenta ações

Continua depois da publicidade

O Circuito Litoral Norte de São Paulo organizou uma reunião com Governo de SP para debater ações para retomada do turismo no Litoral Norte

Nesta terça-feira, 28, o Circuito Litoral Norte de São Paulo, composto pelas cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, coordenou uma reunião com o Governo de SP. Assim, o encontro, realizado em Caraguatatuba, contou com a presença de Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado.

Além de representantes dos municípios da Região Turística do Litoral Norte, banco público de desenvolvimento, associações comerciais, entidades de defesa do consumidor e de apoio às micro e pequenas empresas. Nesse sentido, para apresentar ações para a retomada do turismo nos municípios do litoral norte de São Paulo afetados pelas recentes chuvas.

Linhas de crédito e divulgação para a retomada do turismo no litoral norte

Na ocasião, Lucena apresentou um mapeamento dos impactos causados e um plano de ação emergencial. Além de abordar assuntos como crédito turístico para empreendedores e prefeituras locais. Assim como a recuperação de equipamentos e obras de infraestrutura, e a promoção do destino.

Também, em parceria com a Desenvolve-SP, disponibilizou-se uma linha de crédito de mais de R$ 500 milhões para o setor público e privado investir na recuperação de infraestrutura e empreendimentos da região. Para micro e pequenos empresários do setor turístico, serão R$ 100 milhões em crédito.

Veja também as mais lidas do DT

Inclusive, uma plataforma online da Secretaria já está oferecendo apoio gratuito para a elaboração de projetos e planos de negócios. Assim como orientação ao crédito e consultorias individuais, em parceria com o Sebrae-SP.

Ainda, a Secretaria de Turismo e Viagens de SP se comprometeu a promover os destinos afetados. Isso acontecerá assim que a defesa civil, autoridades de meio ambiente e infraestrutura sinalizarem que não há riscos para visitantes e moradores, bem como comércios e serviços locais.

Ademais, a Secretaria apresentou uma campanha de fomento ao turismo para aquecer a economia local fora de temporada.

União entre os prefeitos para a retomada do turismo do litoral norte

No encontro, estiveram presentes autoridades das cinco prefeituras, bem como presidentes de conselhos de turismo regionais, representantes de associações do comércio local, de entidade de defesa do consumidor.

Assim como representantes de entidades de apoio à micro e pequenas empresas, de banco público de desenvolvimento e, virtualmente, o secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Henguel.

Além disso, Aguilar Júnior, prefeito de Caraguatatuba, destacou a união dos prefeitos da região e do governo estadual como caminho para superar esse momento, que é delicado. Já Flávia Paschoal, prefeita de Ubatuba, mencionou ações como o apoio às vítimas e os esforços da defesa civil, em parceria com o governo do estado.

Por sua vez, Toninho Colucci, prefeito de Ilhabela, abordou a solidariedade das cidades não afetadas, como a própria Ilhabela. É importante dizer que a cidade cedeu leitos em seus hospitais e arrecadou mantimentos para a população desalojada.

Já secretária de Turismo de São Sebastião, Adriana Augusto Balbo, que representou o prefeito da cidade, Felipe Augusto, reforçou a ajuda e solidariedade do governador Tarcísio e do secretário Lucena.

Por fim, Caio Matheus, presidente do Consórcio Litoral Norte e prefeito de Bertioga, citou a importância de um plano de retomada que leve em conta também as cidades menos afetadas, como Ilhabela e Bertioga.

Ainda, o coronel Henguel enfatizou que algumas localidades, como São Sebastião, ainda se encontram em situação delicada, o que requer cuidado na retomada da atividade turística.

Ações do Circuito Litoral Norte continuam

Para colaborar com a reestruturação do planejamento de turismo regional, o Circuito Litoral Norte continua alinhando parcerias e ações com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado. Assim como o Ministério do Turismo, Embratur, Sebrae e ABIH, entre outras entidades.

Para mais informações, acesse o site oficial do Circuito.


EDIÇÃO DO DT (CF) com agências.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade