Ricardo Roman se posiciona sobre acordo ABIH-SP e Airbnb

Continua depois da publicidade

O anúncio esta semana do acordo entre a a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo – ABIH-SP e o Airbnb, empresa global de compartilhamento de experiências em viagens, causou uma certa preocupação ao segmento hoteleiro. Como se sabe, as representações da hotelaria nacional discutem há algum tempo a inserção assimétrica do Airbnb no já disputado mercado de hospedagens. (sabe-se que a bigtech não se enquadra na legislação hoteleira – mas se ampara na Lei Federal 8.245/91 – artigos 48 e 49 – que tratam da locação residencial por temporada – e pela Lei complementar 99/2017).

REDAÇÃO DO DIÁRIO (por Paulo Atzingen)


O DIÁRIO ouviu o hoteleiro e presidente da ABIH-SP, Ricardo Roman que defende a ideia afirmando que o objetivo é fomentar negócios entre as partes. Segundo ele, o acordo inclui inteligência de mercado, a partir do intercâmbio de informações estatísticas sobre o fluxo turístico para o Estado de São Paulo.

Veja também as mais lidas do DT

Ricardo foi informado pelo DIÁRIO que alguns grupos de turismo onde se discutem os assuntos da hotelaria se comentava haver uma certa condescendência da ABIH-SP diante do acordo com o AirbnB.

Roman desconhece os argumentos de quem crítica. “Não há condescendência de parte a parte, mas sim a união de forças em favor do desenvolvimento do turismo paulista. Toda disrupção gera crítica”, afirma ao DIÁRIO.

Questionado a respeito de uma afirmação sua à revista Exame de quarta-feira (7) sobre a interface dos hotéis com a plataforma, e que começarão a oferecer serviços aos hóspedes como city-tours – e se isso não estaria invadindo o espaço dos agentes de viagem e dos guias de turismo, ele explicou:

“Quem trabalha com turismo sabe que é preciso aumentar o tempo de permanência do turista no destino visitado. A tecnologia está colocada em nosso dia e nós, hoteleiros e todos os stakeholders, precisamos aproveitá-la de forma eficiente, para incrementar a economia a nosso favor”, afirmou.

Segundo ele, com recursos das mídias digitais, é natural que a oferta de experiências ganhe mais atratividade e todos possam livremente promover seus serviços em diferentes plataformas, canais e redes. “Não é segredo para quem está minimamente acostumado a investir em marketing digital, que a geração de vendas está diretamente relacionada aos investimentos feitos em publicidade. O que todo agente de viagens deseja é ser reconhecido e valorizado como ele merece. Ou seja, pela qualidade dos serviços profissionais especializados que presta aos seus clientes”, respondeu. Ricardo reforçou que o comissionamento para hotéis que não possuem concierge não diminui a importância, nem reduz espaço à atuação proativa das agências de viagens parceiras.

Ele complementa fazendo um comparação. “Falar que o Airbnb é o responsável pela regulamentação do aluguel de temporada é como se falássemos que a Accor é a responsável por regulamentar o setor hoteleiro”.

“Hoje temos várias plataformas vendendo residências (Booking.com, decolar e etc.). Sem exceção, todas as redes hoteleiras têm sua plataforma de aluguel residencial. Os hotéis precisam estar atualizados com o mundo digital e com as plataformas!! É nossa obrigação como entidade fazer isso para o segmento”, esclareceu.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade