Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional: “sempre fomos contra o Airbnb”

Continua depois da publicidade

A partir das matérias publicadas na terça-feira (6) na revista Exame ““Fim da guerra: Airbnb firma parceria com associação de hotéis em São Paulo” e nesta quinta-feira (8) no DIÁRIO DO TURISMO “Ricardo Roman se posiciona sobre o acordo ABIH-SP e Airbnb“, a ABIH Nacional – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, por meio de seu presidente, Manoel Linhares, enviou à redação um documento em que se manifesta não endossar acordos bilaterais sem a sua anuência “tendo em vista que as ABIHs estaduais devem observar as diretrizes da entidade nacional”.

O DIÁRIO, no entanto, também falou com Manoel Linhares.

“O Airbnb é uma concorrência desleal com os hoteleiros. E foi com muita surpresa que vi anunciada esse acordo da associação paulista”, disse Manoel ao DT.

Veja também as mais lidas do DT

Segundo ele, dentre as questões que a ABIH Nacional vem trabalhando como diretrizes, constam pleitos de interesse de toda a classe hoteleira nacional, e os mais importantes são questões relativas ao próprio Airbnb e ao Ecad.

“Esses assuntos são de grande relevância, com amplas discussões inclusive no Congresso Nacional para sua regulamentação e/ou mudanças, eles devem contar com as diretrizes e com as políticas adotadas pela ABIH Nacional.”, disse Manoel.

“Sempre defendemos um tratamento tributário similar ao que é aplicado aos hoteleiros, tanto o Airbnb quanto o Mercado Livre não recolhem as contribuições que os hoteleiros recolhem. Todo hoteleiro tem custos operacionais e de pessoal que oneram a folha. A hotelaria nacional empregava (antes do coronavírus) mais de 1 milhão de pessoas, trabalhando em três turnos”, quantifica Manoel.

Manoel aproveita o espaço para informar aos associados e ao público de maneira geral que a ABIH Nacional não endossa o memorando de intenções firmado entre a ABIH-SP e a plataforma Airbnb.

Segundo ele, a ABIH Nacional tem trabalhado incansavelmente para que a legislação que trata da regulamentação dessas plataformas seja apreciada pelo Congresso Nacional, fazendo assim Justiça e dando o tratamento imparcial às partes, evitando distorções que coloquem a hotelaria formal em desvantagem tributária em relação às referidas plataformas.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade