Rio, eu te amo – por Bayard Do Coutto Boiteux*

Continua depois da publicidade

Hoje é um dia muito importante para a cidade do Rio de Janeiro. Ela comemora seu aniversário e nos enche de orgulho e alegria, apesar de todas as contradições que existem em grandes metrópoles. Acordamos todo dia numa das cidades mais bonitas do mundo e com uma população alegre e feliz que encarna o chamado “espirito carioca”, um jeito diferente de ser feliz e sobretudo de compartilhar felicidade com os outros. Nossa marca é justamente a vontade de deixar estampado em nossos rostos, apesar da crise, uma vontade muito grande de nunca perder a esperança de que teremos uma cidade melhor.

A administração do prefeito Eduardo Paes fez uma revolução na cidade. Parece que hoje, ao comemorar seu aniversário, o Rio está finalmente conseguindo sair do “deja-vu” e partir para a esperança de um produto turístico real. Vivemos um momento especial, apesar das obras terem tornado o transito infernal e aumentado nosso nível de estresse diário. No entanto, o carioca parece dizer para si próprio que é um exercício para uma cidade melhor.

Nunca perdi a esperança e nunca perderei. Amo o Rio como um coração que se entrega mas que às vezes é magoado e grita por socorro.

Veja também as mais lidas do DT

Precisamos também melhorar a forma como lidamos com o patrimônio publico e com os outros. Faz-se necessário uma campanha de respeito ao que pertence ao Rio: Não destruir os monumentos, não se comportar inadequadamente dentro dos transportes públicos e não destruir o que existe, sob o pretexto de que não funciona bem.

Pequenos gestos como não ouvir música dentro dos transportes públicos, deixar que os lugares especiais sejam ocupados por quem de direito, falar baixo, não sair correndo nas estações de metrô, nomeadamente Botafogo, quando os vagões chegam, não sujar os locais de uso comum, enfim buscar na cidadania e gentileza, uma forma de colaborar com o aprimoramento da cidade.

Nunca perdi a esperança e nunca perderei. Amo o Rio como um coração que se entrega mas que às vezes é magoado e grita por socorro.

Feliz aniversário, meu Rio, e que possa melhorar saúde, educação, transporte e segurança, mas que nunca deixe de lado seu espirito solidário, amante da diversidade e sobretudo de uma cidade mais justa e democrática.

Rio, eu te amo para sempre…

* Bayard Do Coutto Boiteux

Coordenador do curso de Turismo da Unisuam, vice-presidente executivo da Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ, gerente de turismo do Preservale e presidente do site Consultoria em Turismo.

www.bayardboiteux.com.br

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade