“Transformar o limão em limonada. Esta a razão do sucesso do Ritter Hotel que, em 1970, quando os irmãos Renato e Pedro Paulo Ritter viram a cinquentenária Cerealista S/A ter grande parte das suas instalações desapropriadas para a construção da Estação Rodoviária. Resolveram esquecer o ramo dos atacados e aproveitar o restante das terras para implantar um hotel de três estrelas, exatamente em frente à própria Rodoviária.”
EDIÇÃO DO DIÁRIO
O trecho acima é parte de uma reportagem do caderno de economia da Zero Hora de 26 de abril de 1987, intitulada pelo jornalista Matzembacher de “Açúcar no limão fez surgir a rede Ritter”.
Veja também as mais lidas do DT
A postagem no instagram feita por Fernanda Estivallet Ritter – uma representante da terceira geração da família hoteleira Ritter – nessa quinta-feira (22) foi para comemorar os 47 anos que o hotel.
“Esta reportagem, marcante na época, mostra o DNA do Ritter Hotéis, que desde sua fundação teve o pioneirismo e resiliência como suas características. No dia de hoje, 22 de abril de 2021, nossa história completa 47 anos desde que recebemos nossos primeiros hóspedes”, escreve Fernanda.
Segundo ela, a data reveste-se de muito especial pois jamais havíamos imaginado que passaríamos por uma crise como esta, jamais experimentada.
“Desde o ano passado, o Ritter Hotéis teve que se reinventar e usar sua resiliência e pioneirismo para enfrentar a pandemia do COVID-19 e suas consequências”, diz.
De acordo com ela, foi necessário usar da mesma inventividade dos pioneiros Renato e Pedro Paulo para criar alternativas para a sobrevivência do negócio.
“Remetemos novamente aos nossos fundadores Renato e Pedro Paulo, e assim criamos o @hauscoliving – o 1° coliving com serviços de hotelaria pay per use do Brasil – e ajustamos nossos serviços para nos mantermos competitivos no mercado e continuar oferecendo uma experiência encantadora aos nossos fiéis hóspedes“, afirma Fernanda.
“Transformar o limão em limonada é um reflexo de empreender em nosso país, mas queremos continuar colocando açúcar no limão para continuar esta linda história que hoje é liderada pelos filhos dos fundadores, Ricardo e José Reinaldo Ritter. A família Ritter gere a empresa até hoje, já com a 3ª geração na administração da empresa, com a filha do Ricardo”, escreve Fernanda no perfil do Instagram do hotel.
“Finalizo com nossos desejos nesta data especial: que o Ritter Hotéis esteja sempre em renovação e evolução, e que as características dos pioneiros e resilientes irmãos Ritter continuem em nosso DNA pelas próximas décadas!”
Com carinho,
Fernanda Estivallet Ritter