InícioEconomia do turismoRoland Bonadona: "quadro econômico não deve mudar significativamente em...

Roland Bonadona: “quadro econômico não deve mudar significativamente em 2016”

Da Redação

Nesta quarta-feira (11) ocorreu o XVI Encontro Comercial FOHB, com o intuito de promover discussões e trazer oportunidades de negócios. O evento é destinado aos executivos das áreas comercial, de marketing e distribuição das redes associadas ao Forum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB). Debates, perguntas e respostas, em um ambiente quase informal contou com executivos da rede hoteleira, diretores de empresas e mídia. O evento ocorreu no Novotel Center Norte zona norte de São Paulo.

Juan Jensen (sócio da 4E consultoria e professor do Insper) e Roland Bonadona (senior advisor AccorHotels e vice-presidente do conselho da FOHB) foram alguns dos palestrantes e abordaram o tema “crise econômica – o que ainda está por vir e os impactos na hotelaria”. Dentre os vários sub-temas falaram sobre consumo, inflação e política monetária.

Atualmente há um cenário de baixa confiança, o que limita a reação a curto prazo, desta forma o desafio é recuperar a confiança dos agentes; 2016 deve mostrar nova retração da economia brasileira, que deve ocorrer recuperação a partir de 2017″, afirmou Juan Jensen a uma platéia de cerca de 100 pessoas.

No setor hoteleiro a crise trouxe queda de demanda, por conta disso, redução drástica de preços por conta da baixa ocupação que acabou gerando fortes reduções na receita“, completou Juan. Ainda, segundo ele, para o setor, o ideal neste momento de redução de demanda seria manter as margens operacionais.

Segundo Bonadona, inflação elevada, desvalorização cambial, deterioração do mercado de trabalho e esfriamento do crédito foram os responsáveis pela queda do consumo, ” e este quadro não deve mudar significativamente em 2016″. De acordo com Bonadona, o início da recuperação da economia virá sobretudo do setor externo, com mais exportações e menos importações.

Os debatedores concordaram que a recuperação do consumo e em consequência a estabilidade da economia só virá efetivamente em 2017.

 

Matérias relacionadas

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique por dentro das notícias de turismo do DT!

Assine nossa newsletter e confira.




    Enriqueça o Diário com o seu comentário!

    Participe e leia opiniões de outros leitores.
    Ao final de cada matéria, em comentários.

    Matérias em destaque