Roland Bonadona: “quadro econômico não deve mudar significativamente em 2016”

Continua depois da publicidade

Da Redação

Nesta quarta-feira (11) ocorreu o XVI Encontro Comercial FOHB, com o intuito de promover discussões e trazer oportunidades de negócios. O evento é destinado aos executivos das áreas comercial, de marketing e distribuição das redes associadas ao Forum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB). Debates, perguntas e respostas, em um ambiente quase informal contou com executivos da rede hoteleira, diretores de empresas e mídia. O evento ocorreu no Novotel Center Norte zona norte de São Paulo.

Juan Jensen (sócio da 4E consultoria e professor do Insper) e Roland Bonadona (senior advisor AccorHotels e vice-presidente do conselho da FOHB) foram alguns dos palestrantes e abordaram o tema “crise econômica – o que ainda está por vir e os impactos na hotelaria”. Dentre os vários sub-temas falaram sobre consumo, inflação e política monetária.

Veja também as mais lidas do DT

Atualmente há um cenário de baixa confiança, o que limita a reação a curto prazo, desta forma o desafio é recuperar a confiança dos agentes; 2016 deve mostrar nova retração da economia brasileira, que deve ocorrer recuperação a partir de 2017″, afirmou Juan Jensen a uma platéia de cerca de 100 pessoas.

No setor hoteleiro a crise trouxe queda de demanda, por conta disso, redução drástica de preços por conta da baixa ocupação que acabou gerando fortes reduções na receita“, completou Juan. Ainda, segundo ele, para o setor, o ideal neste momento de redução de demanda seria manter as margens operacionais.

Segundo Bonadona, inflação elevada, desvalorização cambial, deterioração do mercado de trabalho e esfriamento do crédito foram os responsáveis pela queda do consumo, ” e este quadro não deve mudar significativamente em 2016″. De acordo com Bonadona, o início da recuperação da economia virá sobretudo do setor externo, com mais exportações e menos importações.

Os debatedores concordaram que a recuperação do consumo e em consequência a estabilidade da economia só virá efetivamente em 2017.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade