Rota Turística do Cacau ao Chocolate lançada em Altamira (PA)

Continua depois da publicidade

A Rota Turística do Cacau ao Chocolate foi oficialmente lançada na quinta-feira (11) em Altamira.

por Paulo Atzingen* (atualizada no sábado, 13/1 – às 12h24)


O evento ocorre a partir dos esforços dos empreendedores do setor de turismo, produtores de cacau e de chocolate e tem o apoio da Prefeitura de Altamira, por meio de sua Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR).

Veja também as mais lidas do DT

Trata-se de um produto que servirá para dar uma maior visibilidade ao turismo do interior do Estado do Pará e principalmente aos seus micro-produtores. O DIÁRIO conversou com a Secretária de Turismo de Altamira, Eliana Couto que comanda a pasta desde 2021.

“Tudo começou com o Chocolat Xingu 2023 – um evento realizado aqui em Altamira no ano passado que nasceu com o objetivo de promover o chocolate de origem aqui da nossa região e fomentar os negócios da cacauicultura”, disse Eliana ao DIÁRIO.

“Como governo somos impulsionadores, incentivadores, mas na verdade é a iniciativa privada que faz as coisas acontecerem”, falou reforçando que Altamira e região já possuem centenas de pequenos e médios produtores que já recebem – por conta própria – turistas e visitantes em suas propriedades.

Rota do Cacau
Eliana , secretária de Turismo de Altamira, falou da Rota Turística Cacau ao Chocolate

Eliana fala da Rota Turística Cacau ao Chocolate e lembra que – embora no folder apareçam apenas 8 fazendas produtoras e aptas para receber o visitante – o turista e o visitante são livres para escolher e decidir quem e qual fazenda visitará.

A Rota

A Rota Turística Cacau ao Chocolate será integrada ao roteiro de visitação da Região Turística do Xingu e integrará cinco municípios localizados ao longo da BR-230, a Transamazônica, sendo eles: Anapu, Altamira, Brasil Novo, Medicilândia e Uruará.
Segundo a Prefeitura de Altamira, nesta área concentra-se a maior produção de amêndoas de cacau do Estado do Pará, além de várias unidades de produção de chocolates artesanais.

Cacau
A produção e o processo de transformação do cacau em chocolate é oferecido na rota (Crédito: Fazenda Panorama – divulgação)

Imersão

“A Rota do Cacau ao Chocolate propõe uma imersão completa. Desde visitas às fazendas ao conhecimento das etapas do cultivo e da colheita do cacau, desde degustar o chocolate puro e artesanal, ao conhecimento da história da nossa região”, sintetiza a secretária.
Ainda segundo Eliana, o lançamento da Rota ocorrerá nesta quinta-feira (11) em Altamira, no Centro de Eventos Vilmar Soares, às 17 horas e deverá contar com autoridades locais, estaduais, empreendedores do setor de turismo, além de pessoas ligadas à produção de cacau e chocolate na região.

Rota do Cacau
Altamira e região já possuem centenas de pequenos e médios produtores que já recebem – por conta própria – turistas e visitantes em suas propriedades (Reprodução)

Planta protetora da floresta

O DIÁRIO recebeu na redação Eunice Gutzeit, uma das produtoras de Cacau da região, integrante da família Gutzeit, pioneira na região da Transamazônica, que cultiva o cacau desde a década de 1980.

A Família Gutzeit é proprietária da Fazenda Panorama que integra a Rota. “Minha família trabalha há muitos anos com cacau e agora, por meio de projetos consistentes e da aproximação da Cop 30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas que acontece em 2025 em Belém do Pará) algumas linhas de incentivo estão surgindo, assim como sensibilidade para os nossos projetos”, afirma Eunice ao DIÁRIO.

Rota do Cacau
Eunice visitou a Redação do DIÁRIO em São Paulo (Crédito: arquivo pessoal)

Segundo ela, a escolha pelo cultivo do cacau foi motivada pelo fato de ser uma planta nativa e que desempenha um papel fundamental na proteção da floresta. “Temos nos destacado, assim como outros produtores de Altamira e Região, no cultivo de amêndoas de cacau de alta qualidade e já fomos classificados entre as melhores do Brasil”, disse Eunice. Em 2019 a Fazenda Panorama teve suas amêndoas premiadas entre as melhores do mundo no Cocoa Awards, em Paris.

A cidade de Altamira recebe diariamente dois voos da Azul, que partem de Belém, a capital do Pará.


*Paulo Atzingen é jornalista e Fundador do DIÁRIO DO TURISMO

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade