Salvador e Curitiba fazem aniversário e têm programação especial

Continua depois da publicidade

Hoje, 29, Salvador e Curitiba fazem aniversário e têm programações culturais gratuitas; confira

Nesta quarta-feira, 29, duas grandes capitais brasileiras comemoram uma data especial: Salvador e Curitiba fazem aniversário e completam 474 e 330 anos, respectivamente.

As duas cidades prepararam atividades especiais para moradores e turistas celebrarem essa data tão importante.

O DIÁRIO reúne abaixo as principais atividades que acontecem hoje nas capitais baiana e paranaense. Confira!

Salvador faz aniversário

A primeira capital do Brasil, localizada na região Nordeste e que reúne vários atrativos naturais, históricos e culturais, completa 474 anos. Para celebrar a data, 4 museus tem programação gratuita.

São eles: Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), o Palacete das Artes; o Museu de Arte da Bahia (MAB); e o Museu Udo Knoff.

Veja também as mais lidas do DT

MAM

No MAM, localizado no Solar do Unhão, será aberta a exposição “Uanga”, do artista baiano J Cunha. A exposição é uma retrospectiva da vida do artista, de 1960 a 2023.

Para compor a exposição “Uanga”, que significa encantamento na língua bantu (conferir), retiraram da casa do artista três caminhões de obras e peças entre telas, documentos, e instalações referentes à cultura indígena e negra. A inauguração da mostra ocorre hoje, 29, às 18h, e permanecerá até setembro para visitação gratuita.

Palacete das Artes

Já o Palacete das Artes realiza apresentações musicais de Cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). Hoje, ás 17h, haverá a Opus Lumen, e na quinta, 30, a camerata Quarteto Novo, ás 16h.

Além de assistir as apresentações musicais, o público também poderá conferir a exposição “As poéticas visuais de Juarez Paraiso”. Com mais de 90 obras de sete décadas de vida do multiartista Juarez Paraíso, a exposição continua aberta para visitação.

Museu de Arte da Bahia (MAB)

Localizado no Corredor da Vitória, o Museu de Arte da Bahia (MAB), realiza uma exposição virtual e um bate-papo presencial. A exposição “Salvador, Memória das Águas” do fotógrafo e artista visual Diego Sei e da arquiteta e urbanista Camila Novaes será lançada nesta quarta, 29, no Instagram do MAB.

Já na quinta-feira, 30, a roda de conversa sobre o tema “Salvador 474 anos e os 100 anos da festa de Iemanjá”, será com o historiador Rafael Dantas e o fotógrafo e artista visual Diego Sei. O bate-papo acontece na Biblioteca de Artes José Pedreira do MAB, ás 17h.

Museu Udo Knoff

No Pelourinho, o Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, lança a exposição “Cidade Rosa: Alteridade, diversidade e performance”, em parceria com Wagner Lacerda, professor doutor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia.

A exposição possui 20 obras, incluindo imagens fotográficas impressas em canvas. Além de pinturas em acrílico sobre tela, instalações, vídeos e projeções. Ainda, a curadoria é de Ricardo Biriba. A abertura acontece hoje, 29, às 15h.

Gastronomia e muito mais

Além dessas atividades nos museus, há o Festival da Cidade, que acontece em Salvador para celebrar o aniversário da capital.

O Festival traz diversas iniciativas ligadas à gastronomia, arte, música, lazer e esporte, e segue com sua programação até o dia 2 de abril.

Curitiba faz aniversário

Na capital paranaense, famosa por seu clima ameno e atrativos turísticos emblemáticos, como o Jardim Botânico de Curitiba, também oferece vários eventos até o fim de março. Para conferir a programação completa, acesse o site oficial da cidade.

Promovida pela Prefeitura, a programação inclui shows, atividades esportivas e artísticas, oficinas, e mais. Quase todas as atrações são gratuitas. Entre elas, hoje, 29, haverá um aulão de ritmos gratuito, na Rua da Cidadania Cajuru.

Também, no dia do aniversário da cidade, a cantora lírica norte-americana Isabel Leonard, se apresenta com a Camerata Antiqua de Curitiba. Ela já ganhou três vezes o Grammy Awards.

A apresentação será no Teatro Positivo e é paga. Os ingressos custam de R$ 25 a R$ 100 e podem ser comprados no site.


Por Caroline Figueiredo, repórter do DT, com informações do g1 Bahia e g1 Paraná.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade