EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
“O Governo do Estado de Santa Catarina tem sido um grande apoiador das iniciativas do turismo, não apenas por meio do Inovatur. Já são mais de R$ 20 milhões empenhados para viabilizar projetos em todo o estado”, destacou o presidente da Santur, Leandro “Mané” Ferrari, que representou o governador Carlos Moisés.
Além de apoio financeiro, serão promovidos workshops de capacitação e mentorias para aprimoramento e preparação dos modelos de negócio. Depois disso, os proponentes terão a oportunidade de participar de uma rodada de negócios com possíveis investidores para alavancar as iniciativas.
Veja também as mais lidas do DT
Além do Inovatur, o presidente da Santur também destacou outros trabalhos desenvolvidos pela Santur para fomentar e dinamizar o setor.
“Hoje temos o Almanach dentro da Central de Inteligência da Santur, que foi um passo importantíssimo, porque agora temos números reais para trabalhar políticas públicas e a promoção turística. Também criamos o Viaje+SC para continuar alavancando o turismo seguro e na parte do crédito, estamos trabalhando com o Fungetur”, completou Ferrari.
O Inovatur é desenvolvido pela Santur, em cooperação com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc) e a empresa Gestalt Open Innovation, para incentivar os segmentos turísticos a avançar no quesito inovação e fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras e novas empresas.
Os representantes de cada proposta contemplada receberam certificados de participação. O evento também contou com a presença da diretora de Estudos e Inovação da Santur, Luana Emmendoerfer, o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, o presidente da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio e da Federação dos Convention & Visitors Bureaux, Marco Aurélio Floriani.
Propostas contempladas:
Região Turística Grande Florianópolis
> Food Analytics – Florianópolis
Valor R$ 21,5 mil
Plataforma que tem como propósito levar análise de dados e de comportamento para melhoria da gestão de pequenas e médias empresas do food service/gastronomia, possibilitando um turismo gastronômico mais eficaz.
> Limpme – Florianópolis
Valor R$ 21 mil
Sanitização das frotas de transporte de passageiros das empresas de ônibus intermunicipais, interestaduais e locais, e de ambientes da rede hoteleira, através da utilização de um revestimento antiviral baseado em nanopartículas para atuar no combate de vírus, incluindo o Covid-19.
> City ex – Florianópolis
Valor R$ 23 mil
Sistema de recomendações turísticas, disponível por aplicativo. O assistente inteligente interage com o usuário e permite que ele faça escolhas de acordo com o seu interesse, com mais segurança e em tempo real.
Região Turística Serra Catarinense
> Personal2travel – Lages
Valor R$ 23 mil
Plataforma de personalização da relação entre os viajantes e a indústria de turismo (empresas, destinos). É a inteligência que vai embarcada nos sites das organizações do turismo, conectando-os entre si e com os turistas, proporcionando uma nova e única jornada de viagem e possibilitando que os destinos se apresentem de forma distinta a cada turista, adaptando-se automaticamente ao perfil de cada viagem.
> Beer hub – Lages
Valor R$ 20,8 mil
Clube de assinaturas de cervejas artesanais, tendo como foco a rota da cerveja de Santa Catarina. Entregam a experiência de tomar no conforto da sua casa as cervejas artesanais de todo o estado e ainda proporcionar o encontro entre o cliente e o fabricante da cerveja artesanal.
> Natural Extremo – Urubici
Valor R$ 23 mil
Experiência de aventura que consiste de uma atividade de salto de pêndulo (semelhante a um bungee jump), localizado na cascata do avencal, na cidade de urubici.
Região Turística Costa Verde & Mar
> Escaper – Balneário Camboriú
Valor R$ 23 mil
Plataforma exclusiva para reservas de última hora. O aplicativo disponível para ios e android oferece ofertas em hotéis e atrações. O foco principal é negociar apenas o tempo ocioso dos parceiros e oferecer com um desconto especial para quem deseja escapar da rotina, incentivando moradores locais e turistas de outras regiões a curtir uma nova experiência ao fazer uma reserva com vantagens.
> Relty – Balneário Camboriú
Valor R$ 23 mil
Plataforma digital (aplicativo e site) de cadastro de serviços de turismo de aventura por meio de mapeamento digital participativo a fim de fortalecer o ecossistema empreendedor e impulsionar a inovação no setor de turismo de aventura.
Região Turística Caminho dos Príncipes
> Jd Consultoria – São Francisco do Sul
Valor R$ 22,8 mil
Aplicativo que permite ao visitante se conectar com o receptivo local e regional, oferecendo dicas sobre hotéis e restaurantes, promovendo a informação sobre atrações turísticas e oferecendo a programação de eventos do calendário da cidade. O aplicativo pode ainda oferecer descontos para o pacote com as principais atrações turísticas e programa de recompensas.
> Raeasy – Campo Alegre
Valor R$ 22,9 mil
Plataforma online para turismo rural, voltado para a agricultura familiar. Proporciona experiências para as pessoas acompanharem a origem de seus alimentos, visitando as propriedades rurais que produzem produtos coloniais, e tenham passeios, colheitas e/ou acomodação no local.
Região Turística Encantos do Sul
> Meu 2 por 1 – Tubarão
Valor R$ 22,1 mil
Guia de oportunidades nos setores de gastronomia, lazer e entretenimento. Com descritivo de local, opções de uso e vantagens. com os dados na palma da mão, o usuário saberá as informações, como acesso a cada local escolhido. A ideia é consolidar o formato de rota dentro do App e disponibilizá-lo para acesso a cada cidade e depois aplicar roteiros por região, fazendo deste projeto escalável.
> Route Raiders – Tubarão
Valor R$ 19,5 mil
Aplicativo de gamificação do circuito cicloturístico Desafio de Anita, com 30 checkpoints localizados nos municípios de Tubarão e Laguna.
Região Turística Caminhos do Alto Vale
> E-camping – Rio do Sul
Valor R$ 22,9 mil
Plataforma para campistas, aventureiros e amantes da natureza, conectando lugares, atividades e eventos ao ar livre, oferecendo uma experiência personalizada, mostrando aos usuários características e atividades específicas de cada lugar e atividade. Para os espaços de campings a ferramenta oferece a gestão financeira e de reservas, como também marketing e divulgação segmentado.