São Paulo emprega diretamente quase 100 mil em atividades de turismo

Continua depois da publicidade

O Observatório de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo, núcleo de estudos e pesquisas da SPTuris finalizou um estudo sobre o mercado de trabalho das atividades características ao turismo na capital paulista. O resultado apontou que a cidade possui 99 mil postos de trabalho formais e diretos ligados às atividades de turismo. Segundo estimativas, somando os indiretos, esse número pode saltar para 443 mil.

Gráfico da pesquisa sobre mercado de trabalho em SP
Gráfico da pesquisa sobre mercado de trabalho em SP

A maior porcentagem está relacionada ao setor de alimentação, com 44,5% dos empregos, seguido por transporte aéreo (22,2%); meios de hospedagem (14,7%) e agências de viagem (13,1%). A área de transportes ainda figura com 3,4% para transporte terrestre e 1,9% para aluguel de veículos. Juntos, transporte aquaviário e cultura e lazer somam 0,3%.

“O mercado de trabalho do segmento de turismo é analisado desde o taxista, que tem o primeiro contato com o visitante quando ele desembarca no aeroporto, até o garçom, que servirá sua refeição em um dos mais de 15 mil restaurantes espalhados pela cidade”, afirma o presidente da SPTuris, Wilson Poit.

Veja também as mais lidas do DT

O levantamento aponta um crescimento de 40% nos postos de trabalho em poucos anos. Em 2006, eram 70 mil cargos. As áreas que mais registraram elevação foram alimentação, que passou de 29.556 para 44.089 mil pessoas empregadas; transporte aéreo, de 15.518 para 21.953; e agências de viagem, que saltou de 8.516 para 12.976 profissionais.

A pesquisa na íntegra pode ser acessada no site: www.observatoriodoturismo.com.br

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade