Os Estados que compõem a chamada Amazônia Legal – Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins – unem-se para criar ações integradas com intenção de fortalecer o turismo na região.
por Patrícia de Campos*
O alto potencial da região nos segmentos de turismo de pesca, de natureza e aventura, até então pouco explorado, fez com que “o olhar” dos atuais gestores busquem de forma unida a promoção de seus destinos junto ao trade nacional e internacional, já negociando parceria com uma empresa de representações.
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A reunião online que ocorreu na última sexta-feira (5), reuniu a superintendente de turismo do Tocantins e Rondônia, Maria Antonia Valadares e Gilvan Pereira Júnior, o diretor de turismo de Roraima, Bruno Muniz de Brito, o secretário de Turismo do Pará, André Orengel Dias além de técnicos das pastas de turismo dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Nichos
A Amazônia Brasileira sempre recebeu uma grande demanda de turistas estrangeiros, oriundos principalmente dos Estados Unidos e parte da Europa, que adentram os rios que cortam a floresta, para pescarias, tanto em barcos hotéis como em hospedagens tipo “jungle lodges”. Outros tantos buscam o destino para o turismo de aventura como o Monte Roraima (Roraima), Presidente Figueiredo e Rota 174 (Amazonas), entre outros. Além desses nichos, outros serão impulsionados com a integração dos roteiros amazônicos como turismo rural, etnoturismo, todos criando grande impacto na economia local.
Nesse primeiro momento o foco será o turismo de pesca esportiva, com a criação de um portfólio de produtos turísticos unificado com os principais atrativos de cada Estado, com divulgação em revistas, mapas, redes sociais, sites, feiras, congressos e demais eventos direcionados ao turismo.
Paulatinamente novas ações serão tomadas através de reuniões e que devem ser executadas pelos gestores para construir uma agenda de produção de informações para compartilhamento entre os estados visando a integração de conteúdo promocional para peças publicitárias; e um calendário de eventos híbridos (presencial e virtual) da região para lançar os segmentos prioritários em cada Estado e à elaboração da Carta Turismo na Amazônia – Roteiros Amazônicos Integrados pelos Secretários de Turismo da Região Norte.