Secretarias de Turismo do Norte do país estudam roteiros amazônicos integrados

Continua depois da publicidade

Os Estados que compõem a chamada Amazônia Legal – Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia,  Roraima e Tocantins – unem-se para criar ações integradas com intenção de fortalecer o turismo na região.

por Patrícia de Campos*


O alto potencial da região nos segmentos de turismo de pesca, de natureza e aventura, até então pouco explorado, fez com que “o olhar” dos atuais gestores busquem de forma unida a promoção de seus destinos junto ao trade nacional e internacional, já negociando parceria com uma empresa de representações.

Veja também as mais lidas do DT

A reunião online que ocorreu na última sexta-feira (5), reuniu a superintendente de turismo do Tocantins e Rondônia, Maria Antonia Valadares e Gilvan Pereira Júnior, o diretor de turismo de Roraima, Bruno Muniz de Brito, o secretário de Turismo do Pará, André Orengel Dias além de técnicos das pastas de turismo dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia,  Roraima e Tocantins.

Nichos

A Amazônia Brasileira sempre recebeu uma grande demanda de turistas estrangeiros, oriundos principalmente dos Estados Unidos e parte da Europa, que adentram os rios que cortam a floresta, para pescarias, tanto em barcos hotéis como em hospedagens tipo “jungle lodges”. Outros tantos buscam o destino para o turismo de aventura como o Monte Roraima (Roraima), Presidente Figueiredo e Rota 174 (Amazonas), entre outros. Além desses nichos, outros serão impulsionados com a integração dos roteiros amazônicos como turismo rural, etnoturismo, todos criando grande impacto na economia local.

Nesse primeiro momento o foco será o turismo de pesca esportiva, com a criação de um portfólio de produtos turísticos unificado com os principais atrativos de cada Estado, com divulgação em revistas, mapas, redes sociais, sites, feiras, congressos e demais eventos direcionados ao turismo.

Paulatinamente novas ações serão tomadas através de reuniões e que devem ser executadas pelos gestores para construir uma agenda de produção de informações para compartilhamento entre os estados visando a integração de conteúdo promocional para peças publicitárias; e um calendário de eventos híbridos (presencial e virtual) da região para lançar os segmentos prioritários em cada Estado e à elaboração da Carta Turismo na Amazônia – Roteiros Amazônicos Integrados pelos Secretários de Turismo da Região Norte.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade