Sete de Setembro em Curaçao é comemorado com o 1º Curaçao Brazilian Week

Continua depois da publicidade

Com comidas tipicas brasileiras, caipirinha, show de capoeira e de Bossa Nova, a comemoração do 197º aniversário da Independência do Brasil não passou em branco em Curaçao. Com a presença de brasileiros residentes e turistas, representantes do governo de Curaçao e moradores locais, a primeira versão do Curaçao Brazilian Week aconteceu na tarde deste sábado (7), em Punda, um dos principais centros turísticos da capital do país, Willemstad.

A cônsul honorária do Brasil em Curaçao, a gaúcha Waleska Schumacher, idealizadora do evento, conversou com o DIÁRIO e falou das peculiaridades entre Brasil e a ilha holandesa e adiantou o que a fez criar o Curaçao Brazilian Week. ” Quando idealizei o Curaçao Brazilian Week, o principal motivo era a necessidade de se cantar o hino nacional aqui em Curaçao e cantá-lo em praça pública, pois além de emocionante, é um símbolo do nosso país.  A data de 7 de setembro foi perfeita para isso e é a primeira vez que acontece em Curaçao”, afirmou a cônsul.

 

Outra forma

 

Veja também as mais lidas do DT

Segundo ela, a ideia recebeu  apoio tanto do governo de Curaçao como da iniciativa privada e, de um ato simbólico, quase cívico, tomou outra forma, crescendo em significado .  “A ideia foi tão bem recebida pelos empresários que o Curaçao Brazilian Week se estenderá por uma semana (de 7 a 14 de setembro) com a participação de diversos restaurantes que comercializarão pratos típicos brasileiros como a moqueca, o bobo de camarão, o ravioli de abóbora, o bife à parmegiana e  picanha à vinagrete”, enumera Waleska.

 

A cerimônia teve a participação de autoridades locais como Giselle Mc William, ministra da economia de Curaçao, Peter Jan de Vin, general-brigadeiro, além de membros do conselho consular do país.

 

Em seu discurso (em inglês), Waleska lembrou da cultura comum entre os dois países e do trabalho que seu consulado vem prestando junto à comunidade de brasileiros, relativamente pequena, girando em torno de 200 pessoas oficialmente registrados.

 

“Hoje, Brasil e Curaçao compartilham experiências e interesses comuns. Podemos ver nossas conexões passadas durante o carnaval, por exemplo. Ou mesmo quando falamos, porque o papiamento (uma das línguas oficiais depois do holandês e inglês) tem muitas palavras oriundas do português”, afirmou.

Um grupo de Capoeira de Curaçauenses se apresentou (Crédito: DT)

Número de turistas brasileiros em Curaçao

Waleska lembrou que o número de turistas brasileiros que visitam Curaçao continua aumentando ano a ano. Dados do Curaçao Tourist Board apontam que no ano passado foram 15 mil turistas verde-amarelos que pisaram na ilha. Este ano a expectativa é de 19 mil. “Trabalho tanto no sentido de aumentar o número de ingressos em Curaçao, como pretendo trabalhar com agências de viagens locais para incentivar o turismo no Brasil. Somos um povo caloroso e amigável e os turistas de Curaçao se sentirão muito bem-vindos”, anunciou.

 

Ao final, Waleska lembrou de enfatizar a presença da comunidade brasileira de Curaçao: “Não somos muitos, mas estamos bem integrados e felizes por estar aqui. Nos sentimos em casa e queremos contribuir para a prosperidade de Curaçao”, afirmou “Eu não poderia ter organizado esse evento sem o apoio da comunidade brasileira”, e agradeceu, emocionada,  em bom português.

Brasileiros participam das comemorações de 7 de setembro em Curaçao (Crédito: DT)
______________________
*O jornalista Paulo Atzingen viajou com bilhetes da RXT Travel Operadora, seguro GTA e tem o apoio de Curaçao Tourism Board.
#curacao #visitecuracao #sintavocemesmo #dushicuracao
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade